Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Confusão pelo Engenhão

January 30th, 2008 por | Categorias: Campeonato Carioca 2008, Estrutura, Futebol.

Engraçado, no sábado tem Vasco x Botafogo, que possuem seus próprios estádios, no Maracanã. Nenhum dos dois tem acordo com a SUDERJ para pagarem as taxas reduzidas, como Fluminense e Flamengo, mas o regulamento do campeonato obriga que os clássicos ocorram ali.

Como se não bastasse isso, no mesmo sábado, tem América x Flamengo, marcado aonde? No Engenhão. É mole? Detalhe, segundo Bebeto de Freitas, quem quiser jogar lá tem que pagar uma taxa, e até hoje o Botafogo sequer foi consultado sobre o preço, ou se o estádio está disponível. Além disso, a torcida do Flamengo, pelo Orkut, já ameaça depredar o estádio alvi-negro.

Realmente é complicado entender o futebol brasileiro.

PS: Saudoso o tempo em que Flamengo x América era considerado um clássico.

Mais informações: o globo online

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

29 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

29 Comentários para “Confusão pelo Engenhão”

  1. Saulo
    30/01/08 - 10:41

    Não vejo nenhum problema do Flamengo jogar no Engenhão.Qualquer decisão tomada na FERJ é aprovada e assinada de acordo com o votos dos clubes nos conselhos arbitrais.Em relação a torcida depredar o Engenhão,cabe a polícia tomar suas providências para evitar esses transtornos.Não acredito que sejam burros ao extremo de fazer isso dentro de um estádio novo monitorado por câmeras de segurança para serem indentificados.
    Em relação a taxa,isso é normal.O próprio São Paulo cobra taxa para os outros clubes que utilizam seu estádio e o Botafogo não seria diferente.O clube arrendou com a prefeitura e tem que tirar proveito.

    Responda a este comentário

  2. Gaburah
    30/01/08 - 10:43

    Já tinha lido sobre isso, infelizmente.
    Bebeto não está errado, em absolutamente nada.
    O acessor de imprensa da SUDERJ, o jornalista Pedro Costa (aquele mesmo que ficava metendo o pau na federação no Mesa Redonda com o Garotinho) disse que tudo não passa de mal entendido e que estará resolvido até 5a feira.
    Quanto à depredação, a Federação é responsável por qualquer ato de vandalismo, caso não desloque o efetivo policial conveniente para a segurança do jogo. Ainda mais num caso onde uma torcida de antemão e aos quatro ventos alardeia e organiza um ataque em massa às instalações do estádio.
    A estupidez do ser humano parece não ter limites. Inclusive para marcar um jogo como Vasco X Botafogo, que dificilmente vai dar mais do que 30 mil pessoas, para o Maracanã.

    Responda a este comentário

  3. Rafael B.
    30/01/08 - 10:50

    Só faltou avisarem para o Bebeto que o mandante é o América.

    Responda a este comentário

  4. Serginho Valente
    30/01/08 - 10:51

    O problema está no lugar invertido dos jogos. O Flamengo não paga nada pra jogar no Maracanã, e vai ter que pagar a taxa do Botafogo. E o Botafogo não paga nada pra jogar no Engenhão e vai ter que pagar pra jogar no Maracanã.

    Com certeza, neste caso, o Bebeto de Freitas está coberto de razão.

    Segundo a Federação, se houver danos a responsabilidade será do Flamengo, que pelo jeito rejeita essa hipótese. Se eu fosse o Botafogo, não liberava o estádio.

    Responda a este comentário

  5. Gaburah
    30/01/08 - 11:12

    Nem acho que a questão seja liberar ou não. Acho que o problema é justamente o que você brilhantemente expôs: “O Flamengo não paga nada pra jogar no Maracanã, e vai ter que pagar a taxa do Botafogo. E o Botafogo não paga nada pra jogar no Engenhão e vai ter que pagar pra jogar no Maracanã”. Corretíssimo, ainda mais que o Engenhão comporta a público esperado, ainda mais com os preços do jeito que estão.
    Bender, acho que avisaram o Bebeto sim. Tanto que o Marcio Braga está até entre os que dão razão a ele.

    Responda a este comentário

  6. Victor
    30/01/08 - 11:18

    Não há problemas, pela ótica rubro-negra, do Flamengo jogar no Engenhão. Aliás, não há problema para time nenhum jogar. O Engenhão é um puta de um estádio e todo mundo adoraria jogar lá de graça.
    Só que o Engenhão agora está sob responsabilidade do Botafogo.

    E eu se sou o Bebeto e tivesse respaldo legal, exigiria um seguro da diretoria do Flamengo se responsabilizando pelo uso do estádio, assim como temos de nos responsabilizar quando alugamos qualquer coisa.

    Se eu sou responsável pela Ordem Pública, buscaria meios legais para punir os criminosos que tramam pela depredação do Patrimônio Público. Caso identifique-se que são fakes ainda dá para enquadrar por falsidade ideológica. Caso o atentado fosse confirmado, ainda buscaria a premeditação.

    Se eu sou torcedor do Flamengo, teria vergonha de pertencer a essa torcida e ficar buscando argumentos que encobrisse as ameaças desses vândalos, para justificar o pleito rubro-negro de jogar no Engenhão, tais como:

    Em relação a torcida depredar o Engenhão,cabe a polícia tomar suas providências para evitar esses transtornos.Não acredito que sejam burros ao extremo de fazer isso dentro de um estádio novo monitorado por câmeras de segurança para serem indentificados.

    Só faltou avisarem para o Bebeto que o mandante é o América.

    São burros ao extremos. E o risco da torcida do América trazer prejuízos para o Botafogo são infinitamente menores que a torcida do Flamengo os trazerem (e mesmo assim o América deveria se responsabilizar pelos seus torcedores).

    Responda a este comentário

  7. Rafael B.
    30/01/08 - 11:19

    O Bebeto disse que não falou com ninguém do Flamengo. Ele tem que falar com a Federação ou o mandante do jogo. O Flamengo não tem nada a ver com isso, e não pode ser responsabilizado por quaisquer danos que aconteçam no estádio.

    Responda a este comentário

  8. Victor
    30/01/08 - 11:21

    Adicionei esse parênteses ao final de meu comentário:

    (e mesmo assim o América deveria se responsabilizar pelos seus torcedores)

    Responda a este comentário

  9. Rafael B.
    30/01/08 - 11:32

    “Se eu sou torcedor do Flamengo, teria vergonha de pertencer a essa torcida…”

    Ainda bem que vc não é torcedor do Flamengo, e ainda bem que eu não pertenço a nenhuma dessas torcidas. Aliás, sou a favor do fim de Raças, Jovens, Fúrias, Forças…

    “…e ficar buscando argumentos que encobrisse as ameaças desses vândalos, para justificar o pleito rubro-negro de jogar no Engenhão”

    Não sei aonde vc viu isso. Mas se sua interpretação foi burra a esse ponto, só lamento pra vc.

    Cabe ao poder público tomar suas medidas. A polícia que coloque seu “departamento de inteligência” pra funcionar, rastreie (seja na internet ou por câmeras de segurança) e prenda os vândalos.

    O Bebeto está certo em querer preservar o Engenhão (que não é patrimônio do Botafogo), mas tem que falar com as pessoas certas. Márcio Braga concorda tb.

    Responda a este comentário

  10. Gaburah
    30/01/08 - 11:41

    Mais uma que vai loooonge…

    O Flamengo não tem nada a ver com isso, e não pode ser responsabilizado por quaisquer danos que aconteçam no estádio. Não é isso que diz o Estatuto do Torcedor. Aliás, talvez seja o maior ponto positivo do documento, uma vez que quando o torcedor burro se conscientizar de que qualquer ato imbecil de sua parte vai prejudicar na verdade o seu próprio time, talvez as coisas comecem a mudar de verdade.
    O Flamengo poderá ser responsabilizado sim, mas se ele vai procurar a culpa de quem deveria ter tomado as ações preventivas cabíveis (PM, Federação, o América, sei lá), aí são outros quinhentos. Eu me pergunto até que ponto a cúpula rubro-negra, bem como a de qualquer outro time, tenta de verdade conscientizar a torcida, educar seus torcedores, convencê-los de que não são animais ignorantes para encarar uma partida de futebol como uma guerra, e que no caso de uma depredação como a que se articula via Orkut ou seja lá como for, todos saem perdendo.

    Responda a este comentário

  11. Serginho Valente
    30/01/08 - 11:42

    Se o mando de campo é do América, por que não jogam no estádio do América? Que aliás, é um bom estádio. Responsabilizar o América é brincadeira. Time pequeno não tem mando de campo nesse campeonato.

    Se acontecer de quebrarem o estádio, vai ficar nesse jogo de empurra e quem vai acabar tendo prejuízo é o Botafogo.

    Responda a este comentário

  12. Victor
    30/01/08 - 11:47

    A minha interpretação que você diz ser burra decorre da incrível coincidência que exatamente os dois rubro-negros da discussão, neste caso, defendem burocraticamente que a responsabilidade é da Polícia, Federaçao, Estado e do Clube Mandante (que deve ter uns dois ou três torcedores e não pode mandar o jogo em seu estádio).

    Até onde sei, o Botafogo é quem arca com os custos de manutenção do estádio. E mesmo que não fosse de sua responsabilidade, é ele quem utiliza aquelas instalações e caso elas estivesses depredadas, seria um desconforto para sua torcida.

    Ao invés de lamentar-se por mim, simplesmente leia o que escrevi. Está escrito onde eu vi(sic) isso. Onde eu vi(sic) isso está citado em destaque no meu comentário.

    É comum ler a reclamanção que Serginho tem de repetir os mesmos argumentos. Mas não tem outra alternativa quando pelo visto eles são ignorados.

    Responda a este comentário

  13. Victor
    30/01/08 - 11:50

    Ih ferrou…
    Um tricolor, um botafoguense e um vascaíno concordam (independentemente, já que postaram praticamente ao mesmo tempo).
    Isso trará à galope mais um “brilhante” argumento:
    “O ARCO-ÍRIS NÃO QUER QUE O MENGÃO JOGUE NO ENGNEHÃO!”

    Responda a este comentário

  14. Guillermo
    30/01/08 - 12:45

    Isso é coisa do futebol carioca.

    DÁ-LHE GRÊMIO!!!

    Responda a este comentário

  15. Rafael B.
    30/01/08 - 14:36

    Na questão particular aqui, o flamenguista concorda em parte com os comentários do vascaíno, do botafoguense, e até o seu. O arco-íris se manifesta naturalmente, não tem nada a ver com isso.

    “..NÃO QUER QUE O MENGÃO JOGUE NO ENGNEHÃO!”
    Ainda na questão particular, eu prefiro um bilhão de vezes o Maraca ao Engenhão. Concordo com Serginho, os jogos de sábado estão apenas invertidos.

    “…cúpula rubro-negra… tenta de verdade conscientizar a torcida”
    Gaburah, acho que a função dos dirigentes é gerir de forma eficiênte e clara o clube. Seria estranho ser função dos clubes elaborar uma cartilha com dizeres do tipo: “não pode quebrar o estádio”.

    “Se o mando de campo é do América, por que não jogam no estádio do América?”
    Concordo. Mas vai perguntar isso pra Federeção.

    Victor, vc está certo. Apesar do Engenhão não ser do Botafogo, este arrendou-o, e paga caro por isso. Então, acho válida a preocupação do Bebeto. Só que ele tem que falar com as pessoas certas, exigir seguro…

    Só que a sua interpretação do meu comentário de que estou “buscando argumentos para encobrir as ameaças desses vândalos” é burra. MUITO BURRA.

    Acho apenas que cada um deve fazer seu trabalho bem feito, com o mínimo de dedicação, seja os clubes, a Federação ou a Polícia.

    Responda a este comentário

  16. Victor
    30/01/08 - 14:57

    A interpretação inteira é “ficar buscando argumentos que encobrisse as ameaças desses vândalos, para justificar o pleito rubro-negro de jogar no Engenhão“.

    Responda a este comentário

  17. Rafael B.
    30/01/08 - 15:05

    Caralho… não estou acreditando…

    Não existe “pleito rubro-negro de jogar no Engenhão”. A Federação decidiu que o jogo aconteceria lá.

    E a responsabilidade de prender os marginais é da Polícia!!!

    Na boa, é muito difícil entender isso??????

    Responda a este comentário

  18. Fernando
    30/01/08 - 15:32

    Não adianta reclamar das torcidas e achar q os dirigentes não devem fazer nada para educá-las. É do interesse deles, inclusive, ter torcidas mais civilizadas. Se eles não acreditam nisso, o estatuto do torcedor veio tentar fazê-los acreditar.
    Isso não exclui a responsabilidade do Estado, mas é muito fácil colocar no Estado a culpa e isentar os clubes de suas torcidas irracionais e seus atos de vandalismo.
    Falar q há falta de policiamento é lugar comum… difícil é haver policiamento em Campo Grande ou sei lá aonde enquanto infinito efetivo policial tem q estar ao redor desses estádios…

    Responda a este comentário

  19. Rafael B.
    30/01/08 - 16:30

    HUAUahuhUAHuhUAUUhua…
    Que bom. Agora os dirigentes do time que eu escolhi pra torcer TÊM O DEVER de me educar.

    Marginais que promovem vandalimos é caso de Polícia.

    Responda a este comentário

  20. Victor
    30/01/08 - 16:40

    Fernando,

    Teu comentário está quase perfeito. Eu só retocaria uma conjugação verbal para adequá-lo à realidade.

    Na segunda frase, trocaria É do interesse deles, inclusive, ter torcidas mais civilizadas por Deveria ser do interesse deles, inclusive, ter torcidas mais civilizadas.

    Não digo que seja interesse deles, pois eles sempre dão provas que migalhas imediatistas sobrepoem-se ao planejamento de longo prazo em direção a melhoria da qualidade de seu público consumidor.

    Este é realmente um negócio, e faria todo sentido que os envolvidos e interessados no negócio antecipassem-se ao Poder Público, especialmente onde este já demonstrou e demonstra incapacidade de resolver o problema.

    Responda a este comentário

  21. Serginho Valente
    30/01/08 - 17:15

    Em tempo, suspeito que é muito mais difícil alguém que paga R$40 programar vandalismo em estádio do que alguém que vai ao jogo de graça. Acho que por aí é que mora a maior responsabilidade da diretoria do Flamengo.

    Responda a este comentário

  22. Rafael B.
    30/01/08 - 17:35

    “Aliás, sou a favor do fim de Raças, Jovens, Fúrias, Forças…”

    Meu comentário já concorda com vc Serginho, mas essa é outra discussão.

    É um absurdo que dirigentes entreguem ingressos de graça para as organizadas. Mas aí não é só Flamengo.

    Responda a este comentário

  23. Serginho Valente
    30/01/08 - 18:36

    Mas eu acho que agente discorda quanto a responsabilidade. Uma vez que a diretoria do Flamengo (ou de qualquer outro time) financia esses caras, ela é diretamente responsável pelas conseqüências disso, independentemente de polícia, ou qualquer outra coisa.

    Responda a este comentário

  24. Fernando
    30/01/08 - 18:43

    Rafael, pelo visto então vc acha q os dirigentes do time que escolheu tem o DEVER de NÃO educá-lo… É a única interpretação possível do seu comentário sobre o meu…
    Eu não disse q eles têm o dever, e sim deveriam ter o interesse… é melhor para eles… se isso não os afetava, o estatuto do torcedor está para fazer afetar… enfim, não vou escrever o mesmo comentário todo de novo…
    O q eu disse foi tão engraçado assim pra provocar essas risadas?? Sinceramente, isso é falta de argumento e desrespeito…

    Responda a este comentário

  25. Serginho Valente
    30/01/08 - 19:09

    INTERESSANTE:

    No Artigo 9º do regulamento do Carioca fica definido que todos os clássicos da competição devem ser realizados no Maracanã. No segundo parágrafo é dito que são considerados clássicos os confrontos entre Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, e nas partidas que não envolvem dois destes clubes o mando de campo fica a cargo da associações colocadas à esquerda da tabela. A polêmica deu-se a partir do momento que a propria Ferj declara em seu site oficial que Flamengo x América é classico (veja a reprodução no link abaixo), e, por sua vez, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, afirma que o Rubro-Negro não é o mandante da partida, ao contrário do que diz a tabela.

    O Flamengo sempre tem muitas dificuldades na interpretação de regulamentos. Ainda mais quando o pessoal complica, afinal, qual deve ser a esquerda certa?

    Responda a este comentário

  26. Victor
    30/01/08 - 20:00

    O debate está lá no Open-Bar. Trago-o para cá.

    Rafael B. coloca o comentário irônico (ou não, já que a ironia é normalmente revelada apenas quando contraposto o argumento) de que o mandante era o América. Tal comentário faz parecer que o Flamengo e sua torcida nada tem a ver com a brincadeira (muito embora, mesmo o América sendo o mandante, teria, segundo o código de defesa do torcedor o Flamengo é responsável pelos atos de sua torcida, e já ocorreu do clube visitante ser punido).

    Eu, Victor, comentei que os comentários rubro-negros anteriores ao meu no tópico (de Saulo e Rafael B.) sobre esse assunto são totalmente clubísticos recheados de passionalidade. Nenhum dos dois se insurgiu ao verdadeiro problema decorrente das ameaças de vandalismo ao patrimônio alheio (entendam que por mais que o Engenhão não seja do Botafogo, é visto como casa do Botafogo por parte dos vândalos rubro-negros). Um, diante do prejuízo de seu clube de coração, profetizou que os vândalos serão controlados por câmeras de vigilância. O outro, diante do prejuízo de seu clube de opção, jogou a responsabilidade para o América (ou tirou a de seu clube de opção por este não ser o “mandante”).

    Depois, Rafael B. resolveu utilizar-se de gritos e desqualificações pouco civilizadas de meus argumentos e interpretações. Nas vezes em que saiu dos surtos de agressividades, utilizou do expediente de Marcio Braga de concordar com o pleito do Botafogo ao mesmo tempo que defende que o Flamengo deve se eximir de qualquer responsabilidade. Eu leio e re-leio o que escrevi, e o que Rafael B. escreveu, e continuo convicto que ele escreveu que o Flamengo não deve se responsabilizar pelo Engenhão, pois isso é da alçada da Polícia, Federação e do América. Não creio que tenha feito, então, interpretação errada.

    Rafael B. deve se ofender então porque eu defendo que a diretoria do Flamengo deveria ser responsabilizada, e que eu gostaria que os torcedores esclarecidos do Flamengo cobrassem que sua diretoria se responsabilizasse para jogar no Engenhão (como acho que as do Fluminense, Vasco, Grêmio, Real Madrid e Cardoso Moreira também devam se responsabilizar por sua torcida em qualquer estádio que ela esteja). Pelo visto, Rafael B. nesse ponto discorda de mim. Para ele, a diretoria do Flamengo nada tem a ver com isso pela questão do América ser o mandante, e o clube do Flamengo se aproveitar da falsa posição de “marionete” da Federação exime seu clube da responsabilidade.

    Só que depois de toda a xingação, Rafael B. cita uma reportagem que diz que pelo regulamento, América x Flamengo é considerado clássico, e nesse caso não há mandante. E aí, Rafael B. vem dizer agora que Bebeto deveria ir cobrar pelas garantias da integridade do Engenhão ameaçada pela torcida do Flamengo à Federação ou mesmo ao América (mesmo estando claro na reportagem citada pelo próprio Rafael B. que o América não é mandante de jogo – a não ser que ele queira ratificar a opinião totalmente casual da diretoria de seu clube de opção que como o jogo não é no Maracanã, um clássico deixa de ser um clássico).

    Para finalizar, Rafael B., que defende que a diretoria rubro-negra lave as mãos em relação aos vândalos abrigados em sua torcida apenas por não ser de sua responsabilidade ou por não ser mandante do jogo, qualificou meu comentário de que ele encobria as ameaças dos vândalos rubro-negros justificando o pleito rubro-negro para jogar no Engenhão sem se responsabilizar pela sua torcida de equivocado, irresponsável e burro.

    Responda a este comentário

  27. Victor
    30/01/08 - 20:53

    Ah… eu fui acusado de ser irresponsável por ter contestado este comentário:

    Só faltou avisarem para o Bebeto que o mandante é o América.

    Mas é estranho, que Rafael B. que fala da irresponsabilidade contradiz o artigo principal e a fonte que diz que o Flamengo é o mandante do jogo (está no primeiro parágrafo da reportagem) :

    O presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, declarou nesta terça-feira, em entrevista ao GLOBO ONLINE, que não sabe se vai ceder o Estádio Olímpico João Havelange para o jogo entre Flamengo e América, sábado, pela Taça Guanabara. O dirigente declarou que não foi procurado por ninguém do clube rubro-negro, mandante da partida, nem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e alegou que o Engenhão tem uma taxa de utilização que nenhuma das partes, até a tarde desta terça, procurou saber.

    Ele diz que confia no jornal O Globo, mas para se basear em informações sobre o Flamengo, prefere utilizar o que diz Marcio Braga, o Clodovil da Gávea, ou o Blog do Torcedor.

    Responda a este comentário

  28. Gaburah
    31/01/08 - 8:03

    Pra falar a verdade, mas a verdade mesmo, só posso acreditar que o Bender tá de mera implicância, zoação, botando lenha na fogueira, etc… quando diz “Que bom. Agora os dirigentes do time que eu escolhi pra torcer TÊM O DEVER de me educar“.
    Um cara esclarecido, formado, trabalhador, pagador de impostos como ele só pode mesmo estar brincando. Ainda que esse desvio comportamental (ser Framengo) fale alto, não deve ser o suficiente pra atrapalhar os valores éticos e cívicos do cara.
    É óbvio que ele sabe que não se trata de dever. Se trata de responsabilidade, de zêlo pelo patrimônio (e por patrimônio entende-se construções, imobilizados e PESSOAS. Do contrário, seria mesmo contraditório ao Bender defender os investimentos ambientais, sociais e esportivos da Petrobras (que tem por objetivo a formação de pessoas melhores, em última análise) enquanto pensasse que ninguém precisa ensinar ninguém.
    O Bender também sabe que o Framengo é um clube de massa, e que como tal, ainda que como instituição, tem sim o poder de formar a opinião da massa.
    Bender engana todo mundo. Ha ha ha.

    Responda a este comentário

  29. Rafael B.
    31/01/08 - 9:01

    O comentário do Serginho é pertinente. TODAS as tabelas que vi do campeonato no final de 2007 e início de 2008 colocavam América x Flamengo no Engenhão, ou seja, América como mandante.

    http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/0,,MUL223296-4274,00.html

    Se foi trocado, mudou, aí é outra história.

    Mas como disse antes, não volto no assunto.

    Victor, nem vou ler seu comentário.

    Minha opinião já deixei clara. Quem quiser interpretá-la dizendo que estou “encobrindo os vândalos” vai continuar sendo um irresponsável.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário