Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Como processar o Friburguense

March 25th, 2009 por | Categorias: Campeonato Carioca 2009, Estrutura, Futebol, Justiça.

Caso você tenha ficado de fora da partida Friburguense 1×3 Fluminense com o ingresso na mão, saiba o passo a passo para processar o Friburguense:

  1. Compareça ao Fórum próximo de sua casa (informe-se sobre o horário) com identidade, CPF e comprovante de residência (leva tudo xerocado também).
  2. Leve seu ingresso (e uma xerox)
  3. Caso tenha batido fotografias do lado de fora do estádio enquanto o jogo rolava, é legal levar para ilustrar o processo (embora ela não necessariamente sirva de prova)
  4. Quem viajou e tiver comprovantes de ônibus ou pedágio, ajuda
  5. Aqueles que porventura assinam o PFC, devem também anexar algo que comprove isso, para enfatizar a vontade de assistir ao jogo no estádio.
  6. Corra atrás de jornais de hoje com reportagens sobre o ocorrido para anexar ao processo.
  7. Pessoas especializadas no Fórum irão redigir e dar início ao processo.

Ontem, durante o jogo, o pessoal do PFC que transmitia alertou sobre o problema, e disseram que o dinheiro do ingresso deveria ser devolvido. Acho que eles até disseram com boa-fé o que para eles seria a reparação necessária.

Mas isso não é o suficiente frente ao absurdo que ocorreu.

Primeiro porque se o torcedor com ingresso na mão quisesse o dinheiro ao invés de ver a partida, simplesmente não teria comprado.

Pelos danos materiais, o valor do ingresso deve ser devolvido em dobro.

Mas entra aqui os danos morais também. Humilhação e constrangimento devem ser as palavras em português bem claro.

****

Infelizmente não achei onde encontrei, mas escrevi certa vez que ficaria curioso em um clássico entre Botafogo x Flamengo com mando alvinegro no Engenhão, onde a ideia fosse limitar a carga em torno de 10% para os rubronegros. Para isso acontecer, a única maneira possível seria priorizar a venda para alvinegros. Ou por algum cadastro do torcedor alvinegro (favor não confundir com a tal carteira do torcedor) ou loteando o estádio para suas Torcidas Organizadas.

Deixando os ingressos à venda no varejo, não seria possível controlar qual torcedor de que time compraria o ingresso, podendo ter muito mais de 10% de rubronegros no estádio. (citei algo à respeito aqui).

Pois bem. Em menor escala, foi o que deve ter acontecido ontem.

Torcedores do Fluminense compraram ingressos que teoricamente estariam destinados a torcedores do Friburguense.

Pelas alegadas medidas de segurança (sic) deve ter se proibido a entrada de torcedores do Flu para melhor proteger os torcedores do Friburguense.

Isto realmente explica, mas não justifica.

Uma vez tendo comprado ingresso, o sujeito tem de entrar. Se não entrou, algo está errado e alguém tem de se responsabilizar.

Vamos por partes:

Em primeiro lugar, vemos o exemplo de um lugar civilizado. Contudo, estamos longe de estar em um lugar assim.

Pois então, tranportemo-nos para nossa realidade.

Na nossa realidade, confesso que acredito que poderia dar problemas aquele excedente de torcedores do Fluminense no estádio. E não digo que a PM, ou quem tenha sido o responsável pela ordem de ter deixado-os de fora tenha errado. Se o sujeito agiu no intuito de evitar uma tragédia, fez certo. Porém, isso não invalida o erro de organização e tira a responsabilidade do Friburguense pelo abuso cometido (além de discriminação com a torcida visitante).

Como deveria ter procedido a organização do evento?

De uma forma bem simples. Matemática pura e simples.

Mas no caso de Friburguense 1×3 Fluminense, $ > X, o que pelo estudo apresentado no link anterior, leva-nos a um excedente Z que em português grosseiro traduz-se por: deu merda

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentario Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Um Comentário para “Como processar o Friburguense”

  1. Fabinho
    26/03/09 - 13:22

    Eu trabalhei em quase todos os jogos do Friburguense naquele estádio esse ano. É problemático pra jogos contra times grandes.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário