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Como assim, Ferrari???

September 30th, 2008 por | Categorias: Fórmula-1.
A Ferrari e as suas incríveis trapalhadas

A Ferrari e as suas incríveis trapalhadas

A primeira corrida noturna da história da Fórmula 1 dificilmente será esquecida na mais tradicional das equipes da categoria. Superados momentaneamente pela McLaren na tabela de construtores, os italianos continuam colecionando trapalhadas desde a saída do trio Schumacher-Todt-Brawn. Recordemos que os títulos – de pilotos e de equipes – só vieram no ano passado por causa dos problemas internos do time de Ron Dennis: a ingerência dos pilotos e o caso de espionagem, que rendeu a eliminação da McLaren na disputa de construtores. Devem estar querendo retribuir a gentileza.

Com a total falta de cooperação dos seus mecânicos, Felipe Massa viu seu rival Lewis Hamilton abrir sete pontos de vantagem na tabela. O inglês correu só pensando no campeonato e o terceiro lugar caiu como uma luva. Basta “marcar” o brasileiro nas três provas restantes para garantir seu primeiro título.

Que Ferrari é essa, Dio mio???

Massa fazia uma corrida segura e caminharia tranqüilamente para a vitória, não tivesse – por culpa da Ferrari, mais precisamente do mecânico responsável pelo “pirulito eletrônico” – levado a mangueira de reabastecimento para passear pelo pitlane e ainda ser obrigado a realizar um drive-thru de quebra. Ele voltara perigosamente na frente de Adrian Sutil. A partir daí, partiu para o desespero e cometeu tantos erros que a recuperação não aconteceu. Ele tem potencial para virar o jogo no campeonato, mas dependerá de algum azar de Hamilton, ou que pelo menos seu time jogue junto.

Deve ser um saco pilotar uma Ferrari e passar por essas situações…

Fernando Alonso venceu a corrida com os cumprimentos do seu companheiro, Nelsinho Piquet. O acidente (novidade…) do brasileiro proporcionou a entrada do carro de segurança, condição fundamental para os pódios da Renault nesse ano. O bicampeão, uma vez na ponta, não deu mole para mais ninguém e chegou à sua vigésima vitória no GP de número 800 da F1. Não deve ter pretensão de outras façanhas como essa em 2008, mas o resultado anima o time e aumenta a barganha dos franceses na tentativa de mantê-lo em 2009.

Nico Rosberg mostrou seu melhor desempenho na carreira, chegando em segundo lugar mesmo tendo cumprido um stop & go por ter entrado para o primeiro pit com os boxes fechados durante a primeira bandeira amarela. Timo Glock foi o quarto, seguido de Sebastian Vettel, Nick Heidfeld, David Coulthard – sim!!! Ele pontuou!!! Pode ter sido a última do escocês, que pendura o capacete no fim do ano. Fechando a zona de pontuação veio Kazuki Nakajima.

Em resumo, os ares de Cingapura não fizeram nada bem aos brasileiros. Para completar as bizarrices acontecidas com nossos pilotos, o Honda de Rubens Barrichello infartou no meio da reta. Assim mesmo, morte súbita. Quando o carro estava sendo empurrado – o piloto fora do carro – um dos fiscais foi “atropelado”, se é que se pode dizer isso. Em seguida, Rubinho foi jogar a balaclava para a galera. Bateu um vento e ela voou para o lado errado, caindo no rio. Ô fase!!!

Falando em fase, quem sai chamuscado de Cingapura é Kimi Räikkönen. O finlandês que tanto resistiu à idéia de trabalhar pelo time – ou pelo companheiro – viu seu campeonato acabar de vez melancolicamente, arrebentando sua Ferrari no muro do circuito. Este muito desinteressante, por sinal. Sem pontos de ultrapassagem e com uma volta muito longa (a volta mais rápida foi em 1min45s599) num traçado de 5067m cheio de microrretas que não levam a nada além de uma corrida enfadonha, que só uma intervenção divina – ou do safety car – poderiam tirar a previsibilidade da prova.

A pista de Cingapura

A pista de Cingapura

A F1 não é feita apenas de belas imagens aéreas, de pistas iluminadas e cercadas de prédios contornados de neon. Isso tudo é espetacular, mas o espetáculo mesmo que nos interessa está ligado aos carros e pilotos, disputas e ultrapassagens. Valeu terem conhecido a ilhazinha, mas não faria a menor falta se sumissem do calendário do automobilismo.

Daqui a duas semanas tem o GP em Fuji. Aquela pista da neblina, e do duelo sensacional MassaKubica. Ainda vale a pena torcer pelo Massa. Se a equipe não atrapalhar… acho que esse ano é dele.

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19 Comentários para “Como assim, Ferrari???”

  1. Victor
    30/09/08 - 9:14

    Pelo visto, o verdadeiro jogo de equipe é feito pela Renault.

    Eu vou torcer para o Hamilton. Prefiro que Senna, Prost ou Stewart fiquem com o título, não Bergher, Stephen Johansson ou Michelle Alboreto.

    ****

    Acho que o Piquet (Pai) sacaneia o Rubinho não porque ele é fraco, mas porque ele deve ser o maior mané mesmo, “pele”.

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  2. Robinson
    30/09/08 - 9:16

    Se o Nelsinho não fosse fiho dele, o que ele estaria falando??

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    Victor

    Eu não tenho dúvidas que o Nelsinho deve escutar um bocado.

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  3. Robinson
    30/09/08 - 9:43

    Pô, do Alboreto eu gostava… foi o último italiano a pilotar dignamente uma Ferrari. Chegou a um vice-campeão numa fase em que a equipe passava por uma crise terrível, na esteira da morte de Gilles Villeneuve e do acidente de Didier Pironi, que afastou o francês definitivamente das pistas. Sem contar que seu último ano na equipe coincidiu com a morte do Comendador Enzo Ferrari, ou seja, a situação devia estar bem complicada.

    É mais fácil mesmo lembrar da decadência dele. depois do seu auge na Ferrari, ele se arrastou por times pequenos por vários anos.

    Eu fiquei triste quando ele morreu, em 2001, num treino para as 24h de LeMans.

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  4. Marcelão
    30/09/08 - 10:13

    No outro dia estava pensando com meus botões, o pirulito servia para: BRAKE – o piloto parar aguardando a troca de pneus, 1st GEAR: troca de pneu realizada aguardando o termino do reabastecimento, Retirada do Pirulito – Reabastecimento concluído e Pé na tábua.

    A Ferrari inovou com um sinaleiro eletronico para ganhar alguns milesimos, beleza, e passou a ser: Luz vermelha – o piloto parar aguardando a troca de pneus, Luzes piscando: troca de pneu realizada aguardando o termino do reabastecimento, Luz Verde – Reabastecimento concluído e Pé na tábua.

    Só que a “tecnologia” de ganhar alguns milesimos fica dependendo do reflexo de um mané lá que fica acompanhando as coisas e apertando um botão, ora.. se é pra inovar tecnologicamente e ganhar milesimos de segundo, pq esse sinal de transito portátil não tem um sensor eletronico onde no fim de cada atividade, automaticamente muda-se o sinal pro piloto, ou seja, a luz verde só iria acender quando o sensor reconhece-se que a mangueira foi desconectada do carro.

    Engenheiros, bachareis de plantão, que tal realizarmos um projeto, vendermos isso pra Ferrari e ficarmos ricos? rs

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    Robinson

    Mesmo com toda a tecnologia, rádio e telemetrias, as equipes não abrem mão da velha placa para se comunicar com os pilotos.

    O balanceamento das rodas na F1 é idêntico ao que o borracheiro da esquina faz no meu Corsa.

    Por mais que os avanços apareçam, nada é totalmente automático. E tudo pode falhar, seja o chip, seja a bic.

    O problema é a recorrência da Ferrari nessas falhas.

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  5. Rafael
    30/09/08 - 10:22

    Fica até difícil comentar ou acrescentar algo pois concordo em gênero e número com Robinson (não sei o que é “grau” na gramática).

    O Bom Dia Brasil mostrou hoje os diversos erros da Ferrari e que quem errou nesse último foi o cara que é o chefe de qq coisa lá na escuderia italiana.

    Como pode a FIA colocar mais um circuito de rua escroto que não permite ultrapassagens? Muita grana deve rolar. Cingapura é um “país” rico. Aliás, se Singapore é com S, pq não escrevemos Singapura? Português é um lixo mesmo.

    Os melhores pilotos atualmente são mesmo o Hamilton e Alonso, seguidos DE PERTO pelo Massa. Mas eu torço pro Massa mesmo. Uma coisa que eu invejo no americano é o patriotismo. Foda-se se o título vai ficar com o Alboreto, apesar de eu não achar o Massa um Alboreto. Ano passado o campeão foi o fraco Kimi.

    Mas agora ficou muito difícil. Não depende só do Massa. Ele precisa da ajuda da sorte para alguma infelicidade do Hamilton. Ajuda do Kimi não vai ter.

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    Robinson

    Quer saber o pior??

    Em português de Portugal, se escreve Singapura.

    Se a McLaren não tivesse implodido no ano passado, Kimi seria no máximo terceiro. Como ele não tem nada a ver com isso, no momento certo ele fez por merecer o título e ainda contou com a generosidade da equipe e do parceiro. Se não tiver a grandeza de retribuir, pode acabar vendo o Massa campeão e sendo taxado de babaca (o que eu já acho que ele é).

    Acho o Massa muito focado e competente para disputar esse título. Esse revés em (S)Cingapura foi terrível, pois ele poderia ter saído líder e agora não depende só dele. Mas não pensem que o brasileiro está morto.

    E se ele realmente vencer, o grande mérito terá sido bater um Hamilton muito melhor do que o do ano passado.

    A disputa vai pegar fogo.

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    Zargarotinho

    Ano passado, a esta altura do campeonato, Hamilton tinha 17 pontos de vantagens. Acho que mesmo com a Ferrari atrapalhando, vai dar pro Massa chegar lá.

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    Rafael

    Hehe… é Singapura em Portugal… É pior do que eu pensei.

    Pois é, enquanto houver chances matemáticas rola esperança. Mas ficou muito difícil. Esse ano a McLaren não tem conflitos internos, porrada entre os pilotos, casos de espionagem…

    Se o Massa ganhar os 3 GPs que faltam, o Hamilton pode chegar em 2º em todos que leva.

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    Marcelão

    Deve ser pela mesma razão entre Netherlands e Holanda, Deutschland e Germany e Alemanha, Brasil e Brazil…. po… vamos valorizar nossa lingua

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    Robinson

    Ah!!! Grau é se você usa superlativo, diminutivo, ou normal mesmo…

    Eu adoro a língua portuguesa. Agora me vi numa situação que, mesmo sendo contra a unificação ortográfica, achei estranho que em Portugal seja Singapura e aqui seja Cingapura.

    Não é como Stutgart (aqui) e Estugarda (lá). A diferença é muito pequena para precisar ser diferente…

    Coisa de doido!!!!

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    Rafael

    Valeu Robinson. Agora posso falar que concordo em gênero, número e GRAU.

    Putz… Estugarda? Não sei onde é pior, em Portugal ou aqui. Ou em outros países que falam português.

    Eu não gosto da língua portuguesa não. É muito complicada. Tem muitos detalhes e muita exceção.

    Inglês é mais fácil e prático. Além de não ter tantos tempos verbais, acentos e também não tem a porra do hífen!!!

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    Robinson

    O hífen está com os dias contados!!!!!

    Mas o português é muito mais rico do que o inglês. E bem mais difícil de aprender mesmo.

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    Victor

    Joguei fora ontem meu diploma da Alfabetização.
    Pô… o Lula assinou acordo ortográfico de qualquer coisa…
    Pare o Mundo que eu quero descer.

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    Zargarotinho

    Piada pronta isso, né…hahahaha

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  6. Vinicius Grissi
    30/09/08 - 11:37

    Realmente foi uma pena o que aconteceu com o Massa. Ele ia muito bem, se aproximando da liderança da competição.

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  7. Como comentar isso?
    11/09/09 - 0:37

    […] seus companheiros de profissão ao confessar que deliberadamente jogou seu carro contra o muro no GP de Cingapura no ano passado, provocando a entrada do safety-car. A manobra teria sido arquitetada pelos cabeças da equipe, […]

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