Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Cerveja ajuda na recuperação de atletas

July 7th, 2009 por | Categorias: Futebol.

Espantados com o sucesso dos atletas da Liga Marieta, estudiosos correram atrás do segredo de tão boa performance, e pelo que tudo indica descobriram como mostra matéria do Yahoo chupada na cara-dura íntegra, com os grifos nas partes mais relevantes.

Cerveja ajuda recuperação de atletas, diz pesquisa

Além de matar a sede e relaxar, a cerveja ajuda na recuperação após a prática esportiva. A afirmação é do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, que apresentou estudo defendendo o consumo moderado da cerveja para os atletas como fonte de hidratação diária.

O estudo “Idoneidade da cerveja na recuperação do metabolismo dos desportistas”, divulgado nesta terça-feira, foi baseado em relatórios e pesquisas de especialistas em medicina, fisiologia e nutrição da Universidade de Granada, com o aval do CSIC. Segundo o documento, os componentes da cerveja ajudam na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois da prática desportiva de alto rendimento, e também favorece a prevenção de dores musculares.

A tese é defendida pelo cardiologista e ex-jogador de basquete da seleção espanhola Juan Antonio Corbalán, medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles/1984. O estudo foi realizado em dois anos e recomenda o consumo de três tulipas de 200 ml de cerveja (ou de 20g a 24g de álcool) para homens e duas para mulheres (10g a 12g) por dia – volume que os autores do relatório definem como moderado. De acordo com os pesquisadores, a cerveja contém 95% de água e é a bebida alcoólica com menor gradação (5% em média). Uma tulipa de 200 ml possui 90 calorias, o mesmo que um copo de suco de laranja.

Para chegar a essa conclusão de consumo na dieta de esportistas, os cientistas fizeram pesquisa com 16 atletas universitários com idades entre 20 e 30 anos, em boa forma física e que alcançavam uma velocidade aeróbica máxima (VAM) de 14 km/h. Além disso, todos deveriam ser consumidores habituais e moderados de cerveja, manter uma dieta mediterrânea, não ter hábitos tóxicos nem antecedentes familiares de alcoolismo.

Os testes foram feitos durante três semanas em baterias diárias de uma hora de corrida, sob calor de 35º, 60% de umidade relativa e duas horas de pausa para hidratação. Nesse intervalo os atletas bebiam água ou cerveja (máximo de 660 ml), alternando as bebidas em cada pausa de hidratação para comparar resultados.

A conclusão foi de que a cerveja permitia recuperar as perdas hídricas e as alterações do metabolismo tão bem quanto a água. Os cientistas usaram parâmetros indicativos como: composição corporal, inflamatórios, imunológicos, endócrino-metabólicos e psico-cognitivos (coordenação, atenção, campo visual, tempos de percepção-reação, entre outros) para comprovar que o álcool não afetava a atividade de hidratação.

O estudo destaca ainda que a cerveja contém substratos metabólicos que substituem algumas substâncias perdidas durante o exercício físico como aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

10 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

10 Comentários para “Cerveja ajuda na recuperação de atletas”

  1. Matheus
    7/07/09 - 22:03

    Defina:

    “…manter uma dieta mediterrânea…”

    Responda a este comentário

    Victor

    eu entendi como comer italiana, grega e espanhola.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Agora fudeu.

    Male male como mineira!

    Responda a este comentário

    Matheus

    “Agora fudeu.

    Male male como mineira!”

    Melhor ter cuidado. As meninas que fazem parte da audiência Blablagoliana podem pensar besteira. É COMIDA mineira. Mas entendam como preferir. Hehehe.

    Responda a este comentário

  2. Marianna
    7/07/09 - 22:14

    hahahahahaha
    Agora eu entendi pq depois daquelas corridinhas o Belmont do aterro fica lotado.

    Responda a este comentário

  3. Victor
    7/07/09 - 22:19

    Fissurei meu pé. Rolou uma tal de fissura em ESPIRAL (que porra é essa?).

    Terei de aumentar minhas doses de cerveja no futebol para evitar que essas lesões voltem a se repetir.

    Responda a este comentário

    Marianna

    Como é que vc conseguiu isso?
    Geralmente esse tipo acontece quando o corpo gira e o pé fica.

    Responda a este comentário

    Victor

    Fiz o gol Moonwalker

    Responda a este comentário

    Marianna

    Esse deveria ir pro bola cheia.

    Responda a este comentário

  4. Tiago Gomes
    8/07/09 - 11:09

    Victor, li seu comentário sobre o processo que ajuizaste por ter ficado de fora em um jogo no Rio de Janeiro no blog impedimento. Fiquei de fora no jogo da libertadores Grêmio X Cruzeiro e irei ingressar com uma ação contra o Grêmio e o Estado do RS por danos morais e patrimoniais.

    Tens como conseguir o número do teu processo, para que eu possa ver a sentença?

    Sou advogado e já organizei todos os documentos necessários. Prentendo entrar no máximo até a próxima semana.

    Abraço.

    gomeztiago@gmail.com

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário