Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Centenário futebolero

December 26th, 2011 por | Categorias: Flamengo.

Há 100 anos (e 2 dias) surgia o departamento de futebol no CRF.

Sendo aprovada a sugestão presidencial, na primeira sessão da nova diretoria, realizada a 25 de novembro de 1911, o Presidente Edmundo de Azurém Furtado designou os sócios Souza Mendes, Virgílio Leite e Joaquim Magalhães para emitirem pareceres sobre a proposta de Borgeth, convocando para isso uma Assembléia Extraordinária que seria realizada em 24 de dezembro. O parecer foi favorável à criação não só de uma seção de futebol, mas de uma Seção de Desportos Terrestres, tendo sido designado para dirigi-la o próprio Borgeth (Coutinho, 1990, p. 100-101; Alencar, 1970, p. 69-71; Martins & Assaf, 1999, p. 20-21). Podemos dizer que foi talvez o passo mais decisivo do Flamengo, que o levaria às mais audaciosas conquistas, além dos inúmeros títulos que consagraria mais tarde como clube mais popular do Brasil.

KOWALSKI, Marizabel. Por que Flamengo?, pág. 139. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd107/por-que-flamengo.pdf

****

Outro texto e fonte da imagem aqui.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

16 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

16 Comentários para “Centenário futebolero”

  1. Bender
    26/12/11 - 13:35

    Pode-se embarcar o artigo da Marizabel na discussão sobre a popularidade dos times. Ainda não li na íntegra, mas o farei.

    Responda a este comentário

  2. rafael botafoguense
    30/12/11 - 14:22

    Engraçadona essas poses de Super-herói, haha!

    Há registro de um jogo entre remadores do Botafogo e do Flamengo em 1903, quando não havia Football Club no Botafogo muito menos seção de balompié no Flamengo. Veja:

    “A 27 de Outubro de 1903 o Jornal do Commercio narra uma partida de futebol realizada dois dias antes, precisamente entre os remadores do Club de Regatas Botafogo e do Clube de Regatas Flamengo. O jogo decorreu no campo do Paysandu e teve como resultado 5×1 favorável aos alvinegros, embora nenhum dos clubes possuísse secção de futebol. Porém, o Botafogo havia sido reforçado por atletas do Fluminense. Alinharam pelo clube da ‘estrela solitária’: Schuback, Freire e Cox; Shorts, M. Rocha e R. Rocha; Masset, Frias Júnior, Costa Santos, Hime e Chaves Júnior. Os gols foram marcados por Costa Santos (2), Chaves Júnior, Hime, e Frias Júnior.”

    http://mundobotafogo.blogspot.com/search/label/hist%C3%B3ria

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Bacana saber disso. Só me pintaram algumas dúvidas:

    1º- O Football Club de vocês já não existia nesse ano?

    2º- Esse campo do Paysandu era aquele mesmo que, quando da criação do departamento de esportes terrestres, ficou como o primeiro campo do CR Flamengo?

    E mais dois comentários:

    1º- “Papagaio-de-vintém” amaldiçoada desde o berço…

    2º- Engraçado nesse dia jogadores do Flu jogarem pelo Botafogo, sendo que 9 deles compuseram o primeiro time do Fla em 1912.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    1ª Não. Fomos fundados futeboleramente no dia 12 de Agosto de 1904.

    2ª Sim, esse mesmo. O campo do Paissandu ficava na Rua Paysandu dentro do Bairro do Flamengo.

    No link que postei do Mundo Botafogo há 4 textos fantásticos sobre os primórdios do Botafogo.
    Uma história legal sobre seu time é essa aqui abaixo. Hehe, foram fundados por recalque dos alvinegros…

    “Efectivamente, o Clube de Regatas Flamengo nasceu por reacção da rapaziada do Flamengo aos remadores do Botafogo. Ruy Castro, rubro-negro apaixonado, refere-se ao fenómeno dizendo que o desporto da moda era o remo e que os remadores do Botafogo “vinham remar no Flamengo e conquistavam as moças com seus músculos de ferro”. O autor descreve que os calões iam até aos joelhos e que as camisetas sem mangas mostravam braços capazes de carregar uma canoa e remar tal como ‘deuses da mitologia’. Ruy Castro conta que algumas moças aceitavam convites dos remadores botafoguenses para passearem na baleeira ‘Étincelle’, que à época era a mais famosa do clube da estrela solitária. Então, as moças sentiam-se entusiasmadas, mas “os rapazes da praia do Flamengo não gostavam nem um pouco daquilo. E quatro deles resolveram tomar providências”. [ver narração completa em Castro, Ruy (2004), Flamengo – o vermelho e o negro, Rio de Janeiro: Editora Ediouro].”

    Outra história legal é a do nosso fundador efetivo, Luiz Caldas. Fundou o Grupo de Regatas Botafogo em 1891. Ele lutou na Revolta da Armada com seus companheiros de remo, alguns acabaram mortos, inclusive o próprio. Após isso, em sua homenagem, os que restaram oficializaram a ideia de um Clube de Regatas em 1894. O Botafogo já nasceu de mãos dadas com a tragédia. Mas de curioso fica o fato de sermos de 1891, só fomos formalizados em 1894.

    http://mundobotafogo.blogspot.com/2007/12/luiz-caldas-o-almirante.html

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Blog insano que descobri (?). Fala do Rio sportero nos primórdios: cricket, remo, futebol…

    http://cidadesportiva.wordpress.com/2011/10/

    Tem uns posts sobre o campo do Payssandu, que o Flamengo jogava. Não sabia que era colado nas Laranjeiras… E essa antiga sede do Flamengo era muito feia, parecia uma igreja.

    http://cidadesportiva.wordpress.com/2011/06/25/%E2%80%9Ce-o-novo-ground%E2%80%9D-o-clube-de-regatas-do-flamengo/

    http://cidadesportiva.wordpress.com/2011/06/18/o-cricket-e-o-hotel-internacional/

    Responda a este comentário

    Bender

    Irado o blog.
    A história desse primeiro campo tem no livro que eu estava lendo (retomarei a leitura em maio). O Flamengo arrendou junto a Família Guinle pra mandar seus jogos. O fato de ser ao lado do campo do Fluminense gerou uns causos contados no livro.
    Maneira a foto do campo de treino do Fla na Glória. Perto da praia e perto do Centro da cidade. Foda. Mengão Teoria da Localização.
    Mais foda ainda é a crônica do cara publicada em 1917

    “Fazer sport há vinte anos ainda era para o Rio uma extravagância. As mães punham as mãos na cabeça, quando um dos meninos arranjava um altere. Estava perdido. Rapaz sem um pince-nez, sem discutir literatura dos outros, sem cursar as academias – era um homem estragado. E o Club de Regatas do Flamengo foi o núcleo de onde irradiou a avassaladora paixão pelos sports”.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Li umas paradas desse João do Rio ano passado, prum trabalho. Ele falava do frenesi do ‘rowing’. Não conhecia esse “A hora do football”. Legal. Maaaaas…

    “Então, de repente, veio outro clube, depois mais outro, enfim uma porção. O Boqueirão, o Misericórdia, Botafogo, Icaraí estavam cheios de centros de regatas. Rapazes discutiam muque em toda parte. Pela cidade, jovens, outrora raquíticos e balofos, ostentavam largos peitorais e a musculatura herculeana dos braços. Era o delírio do rowing, era a paixão dos esportes. Os dias de regatas tornavam-se acontecimentos urbanos. Faltava apenas a sagração de um poeta. Olavo Bilac escreveu a sua celebrada Salamina.”

    O CRB veio antes. João do Rio mente. e ainda omite que Salamina, consagrada por Bilac, seja o nome da baleeira botafoguense campeão brasileira de 1902.

    #FlapressBelleEpoque

    Responda a este comentário

    Bender

    Hahaha… Romantismo!
    To sem tempo pra entrar nos links de novo. Vou pelo que está colado aqui. O cara disse que o Flamengo foi “o núcleo de onde irradiou a avassaladora paixão pelos sports”, e não que o Flamengo “veio antes”.

    Vale ressaltar a citação ao Clube de Regatas Icaraí, que resiste bravamente ao BOOM imobiliário do Caldeirão que virou o principal bairro do bairro Niterói. O Icaraí Praia Clube, ao lado do clube “primo”, não resistiu.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    “Então, de repente, veio outro clube, depois mais outro, enfim uma porção.”

    Dá a entender que o Flamengo foi o pioneiro… Que irradiou e alastrou a paixão pelos sports.

    Responda a este comentário

    Bender

    A tese (está com o link no post) contém várias passagens nas quais é evidenciado que já havia prática do futebol antes da fundação do depto. de futebol no Flamengo. O que soa bem natural.

    Responda a este comentário

  3. Yuri
    30/12/11 - 22:42

    Fla já aceitando negros namoral, olha o CURIOL aí

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    O que causa ainda mais estranheza na justificativa dada ao pedido do vasco eliminar atletas de seus quadros. Se nao era preconceito, era cagada nas calças mesmo.

    Responda a este comentário

    Bender

    Pioneirismo banguense, alvinegro, rubronegro. E até tricolor.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Acho que na verdade, essa história de racismo dos antecessores do vasco é real.

    A historinha de 1924 foi na verdade uma conversa fiada do urubu se cagando de medo de tomar outra ferrada do vascão, como tomou logo de cara em 1923.

    Responda a este comentário

  4. Bender
    3/05/12 - 15:05

    E uns quatro meses depois da fundação do departamento de futebol no CRF, o time entrava em campo pela primeira vez há exatos 100 anos.

    Responda a este comentário

    Victor

    Vai ver por isso resolveram tirar essas férias longas em 2012.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário