Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

CBF confirma inversão do mando de campo entre Botafogo x Flamengo

October 28th, 2008 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Brasileiro 2008, Estrutura, Flamengo.

Hoje a CBF confirmou a putaria de inverter o mando de campo para o clássico Botafogo x Flamengo.

Segundo a entidade, o jogo deverá ser realizado no Maracanã por recomendação da PM, consultada pela entidade sobre as condições de segurança para a partida.

Sem nenhum problema de segurança, aconteceram jogos entre Botafogo e Fluminense, Botafogo e Vasco, Seleção Brasileira e jogo do Flamengo inclusive.

No Brasileiro deste ano, 19 clubes jogaram ou jogarão no Engenhão sem o menor problema. Apenas o Mais Querido não pode.

Pragmaticamente, a diretoria rubro-negra se omitirá, em atitude nada desportiva (lembremos que quando foi do interesse do clube, a diretoria divulgou nota pedindo que seus torcedores que preservassem a casa do Botafogo). Não duvido que sejam diferentes as argumentações dos torcedores rubro-negros.

Desta vez o chororô alvinegro é justo. Justo e válido. Ao menos a mim, fere o bom senso que um clube não possa obter todas as vantagens de jogar em sua casa, ainda mais sendo a casa um estádio de 1º Mundo.

Mesmo desanimado, Bebeto recorrerá. Ainda que seja sucedido em seu pleito, é lamentável que tenha-se de ocorrer desta forma.

Normalmente o dono da casa era para ser o time com o 1º escudo

Normalmente o dono da casa era para ser o time com o 1º escudo

****

Antecipando aos chatos que buscarão discutir a semântica ao conteúdo, adianto que mesmo que digam que o Maracanã é campo neutro em clássicos, em minha opinião, ao menos neste Brasileirão, o estádio é casa de Fluminense e Flamengo, que no estádio mandam todas as suas partidas.

Neste estádio, que os jogadores dos times coloridos do Rio de Janeiro jogo sim, jogo não habituam-se com a grama, dimensões do gramado, posição do Sol, facilidades dos vestiários, etcetera, etcetera, etcetera.

Os alvinegros cariocas tem seus estádios próprios. Engenhão no caso botafoguense e São Januário no caso vascaíno. Onde da mesma forma de tricolores e rubro-negros em sua casa, conhecem todos os buracos, montinhos artilheiros, localização dos torcedores mais chatos, etcetera, etcetera, etcetera.

****

O pleito poderia ser o mesmo por parte do Vasco. Só que não vejo o pessoal de São Januário muito a fim de mandar seus clássicos em seu estádio.

****

Uma pena eu não ter comprado um camarote do Engenhão. Processaria o Botafogo caso não ocorresse o CLÁSSICO MAIS ESPERDO DO ANO por lá…

****

Parece até que o Vasco x Flamengo jogado no Maracanã com suas brigas combinadas pelo Orkut foi uma calmaria só.

****

Leia também:

Caso de Polícia por Futebol, Coisa & Tal.

Era para ser no Engenhão. Mas o Maraca não vai mudar o Campeonato por Blog do PVC.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

70 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

70 Comentários para “CBF confirma inversão do mando de campo entre Botafogo x Flamengo”

  1. Gaburah
    28/10/08 - 19:11

    O quê é que eu vou dizer? Putaria? Vergonha? Roubalheira?
    Seria igualmente inaceitável transferir o jogo para o Maracanã mantendo-se o mandante. Mas inverter o mando é enojante. Isso só acontece quando algum clube é punido pela torcida atirar coisas nos jogadores/trio de arbitragem, invasão de campo e etc.
    Eu estou cada vez mais desiludido com o futebol brasileiro e com a sua administração. E queria de verdade entender porque esse tipo de escrotice só acontece com o Botafogo.
    Falido, sofrendo diversas sabotagens internas, mas ainda assim se mantendo entre os melhores do campeonato. É, talvez só o Botafogo mesmo com toda a sua grandeza pra agüentar esse tipo de situação.
    Algum advogado pode me ajudar: e se o Botafogo não comparecesse ao jogo e ainda por cima entrasse na justiça comum contra a CBF?

    Responda a este comentário

    Victor

    A bem da verdade não inverteram o mandante.
    Mas é como dizer que o Grêmio seria o mandante do Gre-Nal no Beira-Rio.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Vi isso agora.
    Botafogo e framengo jogaram no Engenhão e clima muito mais tenso no Campeonato Carioca.

    Responda a este comentário

  2. Saulo
    28/10/08 - 19:49

    O mando do campo continua com o Botafogo. A única diferença é a mudança do local da partida. O maracanã continua ser um estádio neutro. Apenas o Botafogo raramente consegue lotar sozinho. A decisão da CBF foi política. Apenas vai ganhar mais dinheiro com um lugar muito mais espaçoso.

    Responda a este comentário

  3. Gaburah
    28/10/08 - 20:12

    Saulo, meu querido, por favor me explique: como é que apenas vai ganhar mais dinheiro com um lugar muito mais espaçoso (sic) se
    1. o Botafogo não pagaria nada além do que já paga (…) pelo Engenhão?
    2. essa merda de jogo não vai lotar?
    3. qual é a relação espaço/renda que existe na sua cabeça?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Outra coisa: até onde eu li (e duvido) o framengo terá direito a 20% dos ingressos disponíveis. Se dentro da sua lógica o Botafogo não lota o Engenhão (até concordo) qual é a desse “mais dinheiro” que o Botafogo vai ganhar?
    A decisão então é política ou econômica? A CBF – que boazinha – na verdade então está preocupada com as finanças do Botafogo? Que maravilha! Vou ligar pro Bebeto então e avisar que ele pode passar o cargo tranqüilo porque arranjei quem coloque as finanças do Fogão em ordem!
    Francamente, é cada um que me aparece…

    Responda a este comentário

  4. Victor
    28/10/08 - 20:15

    Atualizaei o artigo:

    Parece até que o Vasco x Flamengo jogado no Maracanã com suas brigas combinadas pelo Orkut foi uma calmaria só.

    Leia também:

    Caso de Polícia por Futebol, Coisa & Tal.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Mais um que ficou enojado. Bom saber que não fui o único.

    Responda a este comentário

  5. Serginho Valente
    29/10/08 - 4:10

    Bom, nada como notar que o Brasil continua a mesma merda de sempre.

    Antes que comecem as ponderações sobre qual estádio é melhor, ou qual estádio teria mais renda, simples ou ponderada, ou qual campo é maior, ou de quem é o Engenhão, ou se seria melhor lá, ou na puta que o pariu, quero deixar bem claro que…

    Inverteram um mando de campo do Botafogo sem nenhum motivo pra isso. Logo, a CBF tem que indenizar o Botafogo pelos prejuízos de arrendar um estádio, e não poder mandar seus jogos lá, sem nenhum motivo comprovado.

    O Flamengo foi beneficiado com um jogo em casa a mais que todos os outros clubes do campeonato, sem nenhuma razão pra isso. É bom que se explique a razão.

    De que adianta um clube carioca se sacrificicar pra ter um estádio? Seremos sempre reféns dos marginais rubro-negros. Que só podem assistir a jogos no Maracanã. Aliás, isto não é preconceito contra a torcida rubro-negra? Se lá só tem marginal, incapazes de assistir jogos fora do Maracanã, por que punem as outras torcidas?

    Onde está a porra do estatuto do torcedor?

    Paulo Affonso, há pouco tempo, falou sobre o Flamengo ser beneficiado. FATO: Todo ano o time da Gávea joga seus últimos dez jogos em casa. Isso é nojento. Ninguém percebe? Isso é normal?

    Deixei de levar o futebol a sério, se é zona, vamos zonear.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Concordo que o local do jogo não deveria ser mudado. O estádio comporta 45 mil cabeças e isso é mais do que suficiente. É diferente de um Caio Martins da vida. É função da PM organizar o evento pra que aconteça. Muito correta a reclamação. Agora, só não entendi a parte dos “marginais rubro-negros”. Por que isso?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Simples Zarga, a alegação pra tirar o mando de campo do Botafogo é falta de segurança, em função da torcida do Flamengo, já que Vasco, Fluminense e Seleção Brasileira jogaram lá, sem maiores problemas.

    Espero que você tenha notado que eu acho que quem trata a torcida do Flamengo como marginal não somos nós (exceção as eventuais brincadeiras), e sim quem inverteu o mando de campo.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Notei sim, cara. Mas ambos sabemos que esse “argumento” é puro despreparo e conformismo da polícia. Pra eles é muito mais cômodo manter o esquema do Maracanã mesmo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Pois é. Só que é apenas em relação a torcida do Flamengo “em que é muito mais cômodo manter o esquema do Maracanã”.

    Responda a este comentário

    Victor

    Zarga,
    Brincadeiras à parte, como o Serginho citou, eu acredito que a torcida do Flamengo seja realmente mais violenta. Talvez até mesmo pelo seu tamanho.
    Em todo caso, apenas mudando a escala, tudo quanto é torcida é violenta.

    Mas de qualquer forma Zarga, uma coisa comum são rubro-negros minimizando a violência de sua torcida, que se relativmente pode ser como as outras, porém de forma absoluta é bem pior, sendo de fato temerário ir a um jogo do Flamengo (tá, ir ao estádio é temerário por si só. Do Flamengo é mais).

    Nesse caso da inversão do mando de campo, que obviamente não se sustenta na questão da violência, os rubro-negros não se pronunciam indignados de serem OFICIALMENTE taxados de mais violentos (porque se tem de ter esquema especial, só podem ser marginais).
    Acho até que o parágrafo do Serginho mostra bem esse tom de deboche.

    Parece mesmo aquelas leis para índio. Inimputáveis.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Acho que a questão aí é realmente o tamanho. TODAS as torcidas cariocas já deram diversas demonstrações de não serem santas. Do jeito que falam da torcida do Flamengo, parece que se alguém passar com a camisa rubro-negra em frente a vascaínos, botafoguenses ou tricolores, vai ser aplaudido, ganhar carinho…

    Na boa, torcidas são organizações recheadas de marginais. Não importa o time. E é somente por esta lógica que eu concordo que a torcida do Flamengo tem, sim, mais marginais.

    Responda a este comentário

    Rafael

    É o óbvio Zarga, o óbvio… mas eu desisto cara. Eles nunca vão entender.

    Se eu não os conhecesse, pensaria que Serginho e Victor eram aqueles nerds que nunca foram num estádio.

    Responda a este comentário

    Victor

    Zarga, algo que fujo é estereotipização de torcida. Até porque em essência, exceção feita à Garra Norueguesa, acho mesmo que todas tem o mesmo comportamento (ao menos no Rio).

    Na boa, torcidas são organizações recheadas de marginais. Não importa o time. E é somente por esta lógica que eu concordo que a torcida do Flamengo tem, sim, mais marginais… e a ‘alegação’ oficial da PM e CBF com o silêncio do CRF foi o pretexto para que o Flamengo seja o único time a não poder jogar um clássico no Engenhão.
    Tanto não acho que a esterotipização se aplique somente à torcida do Flamengo, que para mim esse motivo é falso, ou no mínimo indolente.

    Mas o que fica, até mesmo para mim, é o pragmatismo de CRF e torcedores rubro-negros que aceitaram essa ‘oficializção’ de que a torcida é de marginais, é perigosa, é diferenciada pejorativamente.

    Em tempo, aconteceu com o CRF, mas tenho certeza que se acontecesse com qualquer outro, do Vasco ao pior time do Amapá, a mesma coisa aconteceria.

    Aliás, aconteceu com o Fluminense. Quando foi cogitado que Botafogo x Flu fosse disputado no Maracanã. Foi difícil encontrar um tricolor que tenha levantado voz contra.
    Ou se calaram ou ficaram felizes.

    Responda a este comentário

  6. Rafael
    29/10/08 - 9:33

    É incrível, muito incrível mesmo ver o nome do Flamengo citado de forma tão irresponsável aqui, dado que o clube, teoricamente, PORRA NENHUMA tem a ver com isso. Se na prática tem, é consequência.

    “Pragmaticamente, a diretoria rubro-negra se omitirá…”

    A coisa mais pragmática aqui é que NÃO HOUVE NENHUMA INVERSÃO DE NADA. O mandante é o Botafogo.

    Hehe… só rindo mesmo. Quer que o Flamengo faça o quê? Eu acho que quanto mais a Diretoria do Flamengo ficar quieta é melhor. Márcio Clodo Braga só fala merda ultimamente. Quando o time jogou contra o Ameriquinha um jogo do meio da tabela da Taça GB num sábado de carnaval, essa Diretoria divulgou nota devido à comentariozinhos de alguns babacas no Orkut.

    Gaburah tem todo o direito de achar ruim e ficar puto. Com toda a razão. Mas talvez não seja isso que a Diretoria do Botafogo pense. Setinha pra cima no fluxo de caixa é sempre bem-vinda.

    Do passional comentário do Serginho a única coisa que presta é “a CBF tem que indenizar o Botafogo pelos prejuízos de arrendar um estádio”. Boa. Que o Botafogo busque seus direitos. Depois só fala um monte de besteiras e continua com o papinho de marginal. To achando que Serginho é meio boiola.

    Aliás, muito bom os links com os textos. É o quê mais valeu do já discutido post. Concordo com PVC, não vai mudar muita coisa no campeonato. Concordo com o Futebol, Coisa e tal, desculpa da PM e palhaçadinha da CBF. Concordo com ambos quando não citam o Flamengo. Taí a diferença entre profissional sério e amador (ou profissional fanfarrão).

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    “NÃO HOUVE NENHUMA INVERSÃO DE NADA. O mandante é o Botafogo.”

    Então por que o jogo não é no campo do Botafogo?

    O jogo não será no Maracanã? Qual time manda seus jogos no Maracanã? Flamengo ou Botafogo?

    “To achando que Serginho é meio boiola.”

    Em momento algum agredi a torcida do Flamengo, ou você. Não entendi sua agressão.

    Responda a este comentário

    Rafael

    O mando é do Botafogo, que inclusive ficará com a receita do jogo, para a alegria do Bebeto. O mando continuaria sendo do Botafogo seja em Juiz de Fora, Volta Redonda ou na Arena da Ilha.

    Quem faz inversão aqui é você quando coloca a culpa da incompetência, despreparo ou preguiça da PM na torcida do Flamengo com coisas bizarras do tipo “Seremos sempre reféns dos marginais rubro-negros”.

    “Todo ano o time da Gávea joga seus últimos dez jogos em casa.”

    Fica falando que “o Flamengo é ajudado”, mas não pára nem pra contar os jogos antes de falar. Não enxerga que a tabela é sempre mais ou menos a mesma. Flamengo ainda tem 3 jogos em casa, 3 fora e 1 clássico. Vasco tem 4 jogos em casa, 2 fora e 1 clássico. Seria o Vasco ajudado por ter mais jogos em casa nessa reta final?

    “Não entendi sua agressão”

    Hehe… Não teve agrassão nenhuma, foi apenas um deboche, mas se vc ficou ofendido foi mal. Desculpe-me. Hehe…

    Responda a este comentário

  7. Gaburah
    29/10/08 - 14:26

    Ninguém me respondeu ainda: porque esse tipo de escrotice só acontece com o Botafogo?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Gaburah, não é do Botafogo que tentam roubar um título brasileiro no tapetão.

    Essa questão passa muito mais pela incompetência e preguiça da PM e da CBF em não querer trabalhar nem um pouco para promover o espetáculo. É cada um tirando o seu da reta e ponto.

    Eu queria o clássico Botafogo x Flamengo no Engenhão e ver como seria o trabalho para a chegada ao estádio, separação das torcidas, segurança, transporte, saída do estádio e, principalmente, como será se mais de 8 mil flamenguistas (20% de 40 mil) chegarem ao estádio. Como seria a logística para a venda dos ingressos. Se 8 mil para o Flamengo esgotados, eu vou e compro ingresso que supostamente seria destinado aos botafoguenses e quero entrar no estádio com a camisa do Fla. Imagina se comigo mais 10 mil fazem a mesma coisa? Quer saber? Coloca logo isso no Maracanã, se não vai dar muito trabalho.

    A única coisa que eu tenho certeza é que não irei no primeiro clássico que o Flamengo jogar no Engenhão.

    Responda a este comentário

    Dudu

    Ué, se vc entrar com a camisa do Flamengo na parte do Botafogo, vc se responsabiliza pelo que acontecer ou não com você. Se te fizerem algo e vc achar que cabe processo, que faça, ué.

    Se no Sul não dá merda aqui não vai dar também. E eles são mt mais escrotos em termos de rivalidade.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Putz… to lendo mesmo isso? Eu me responsabilizo pelo o quê mané?

    Sendo apenas 1 ou 10 mil a responsabilidade pela segurança é da Polícia e não minha.

    Vc é a favor de um pelotão (comando, família… ou qq porra escrota dessas) de uma torcida entrar num jogo na ala que seria destinada à outra torcida?

    Responda a este comentário

    Dudu

    Ok, é da polícia. Num mundo lindo e azul, é assim. Então faz o seguinte: apanha primeiro e depois vá atrás do seu direito. Ou então quando o primeiro levantar o braço pra você, vc pede pra esperar um pouquinho, chama a polícia, e pronto, tudo resolvido.

    Não é questão de ser a favor ou contra… a questão é que se um time tem direito a x ingressos, ela vai ter x ingressos. Se você vai querer tumultuar, o problema é seu. Se um vascaíno for tentar entrar pelo Bellini, a PM não vai deixar. É simples.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Não tem jeito, as pessoas perdem os valores mesmo. Triste ler esse seu comentário cara.

    O normal do mundo (lindo ou azul, sei lá) seria um vascaíno entrar no Maracanã por onde fosse a sua vontade, Belini, Uerj ou voando. O mesmo para qq um.

    Responda a este comentário

    Dudu

    Sim, o ideal é esse. O ideal é a gente ir a qualquer lugar a qualquer horário sem correr risco de tomar uma bala nos córno. Mas não é assim, infelizmente. Mas você pode fazê-lo. O Estado de Direito te garante isso.

    Engraçado, numa resposta você segue tudo ao pé da letra, na outra não.

    Victor, agora te entendo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Que numa resposta isso e na outra aquilo rapaz? Vc é louco mesmo. Apenas acho que as coisas devem ser assim. Se pra vc isso é ilusão num mundo bonito e azul, problema seu. Cara, chega por hoje.

    Entendeu o Victor? Que bonitinho. Sejam felizes.

    Responda a este comentário

    Dudu

    Porra, é só não concordar que vc já fica puto? Vai numa Sessão do Descarrego, cara. Eu heim.

    Não precisa responder, mas numa você dá a sua opinião, supondo que o Fla estava certo e supondo que não perderia pro Vasco mesmo assim. Na outra você acha que tudo tem que ser perfeito, e interpreta ao pé da letra.

    Enfim…

    Responda a este comentário

  8. Gaburah
    29/10/08 - 15:57

    Idiota

    Responda a este comentário

    Rafael

    Não consigo mais levar a sério caras como Kleber Leite, Márcio Braga, Montenegro… o foda é ver o Bebeto daqui a pouco entrando nessa lista.

    Responda a este comentário

  9. saulo
    29/10/08 - 16:29

    Isso é um absurdo que a CBF está fazendo com o Botafogo. O Botafogo não pode aceitar isso. É uma injustiça, uma roubalheira.

    Responda a este comentário

    Saulo

    Já vou logo dizer que esse comentário não foi meu.

    Responda a este comentário

    Victor

    Nem podia ser.
    Foi claro e simples de entender.

    Responda a este comentário

  10. Rafael
    29/10/08 - 16:53

    Hehe… Nota Oficial da Diretoria do Botafogo.

    “(…) há toda a questão financeira por trás (…) Os nossos camarotes são comercializados no início do campeonato e incluí em seu preço o clássico contra o Flamengo. Sem esse jogo, o consumidor será prejudicado em seu direito (…) O Botafogo ainda sai lesado na exposição de sua marca, já que o seu estádio é um patrimônio que pode ser explorado e, para isso, precisa de visibilidade. Sem a partida contra o Flamengo, esta diminuirá”.

    Obrigado Bebeto. A Nação agradece os elogios.

    Responda a este comentário

    Pablo Martinez

    Bender, a visibilidade da marca Botafogo (e de seu estádio) diminuiria com a retirada de qualquer jogo do Engenhão, seja contra Vasco, Ipatinga ou FRamengo.

    Responda a este comentário

    Pablo Martinez

    Engraçado é que o Fogo mandou o clássico contra o Vasco lá no engenhão (e foi roubado com um pênalti nos 3 minutos finais) e ninguem falou nada. Nem com relação aos ingressos, confusão, falta de policiamento.
    Mas contra o fRamengo tem problema?
    O que os flamenguistas (maioria) não entendem é que não é a torcida “arco-iris” se manifestando. É questão de bom senso e justiça. Não há qualquer motivo razoável que justifique a retirada do jogo em que o Fogo tem mando de campo para jogar em qualquer outro estádio do mundo.
    E queiram ou nao, essas “jogadas” são sempre coincidentemente em favor do FRamengo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Pablo, já comentei aqui hoje (e em outros dias) que acho desculpa esfarrapada da PM e incompetência CBF, ou vice-versa. E que o jogo deveria ser no Engenhão.

    Agora, que “jogadas” são sempre ’em favor do Flamengo’? Não lembro de nenhuma. Ainda não consegui ver a culpa do Flamengo nesse episódio. Estou desde a infeliz frase do Serginho “reféns dos marginais rubro-negros” tentando entender se o Flamengo é culpado pela PM, pela CBF ou pela enorme torcida que tem.

    Responda a este comentário

    Pablo Martinez

    Acho que o que mais irritou no fundo foi o flamengo ficar quieto e se beneficiar com essa palhaçada.
    Visivelmente o botafogo está sendo prejudicado.
    O Flamengo não precisa disso. Tem uma das campanhas mais regulares, luta pelo título, bom elenco e estabilidade.
    Acho que o sentimento que fica é da hipocrisia. Se fosse contra o flamengo o presidente rubro-negro estaria esperneando, mas como que é prejudicado é o botafogo, melhor ficar quieto. Esta não é uma atitude digna.
    A sociedade brasileira é consumida por este sentimento. Se o rapaz é tem uma preferencia sexual diferente, se é parente é homosexual, se é estranho é viado mesmo.
    Se a arbitragem prejudica meu time, é sacanagem, armação. Mas se a arbitragem erro e nos favoreceu, bom, paciência né?
    As regras devem ser aplicadas para todos. E, neste caso, o flamengo esta sendo sensivelmente favorecido, ainda mais numa reta final, com jogos importantíssimos em que 1 mísero ponto pode decidir um campeonato, ou rebaixar seu time de coração.. (força vasco!! hehehe)

    Responda a este comentário

    Victor

    Acho que o sentimento que fica é da hipocrisia. [2]

    Um ponto que eu chego é que a deportividade vai pra casa do caralho.
    Eu acredito que o Flamengo não tenha se mobilizado para que o jogo fosse no Maracanã, mas desde que o assunto veio à tona, não mexeu uma palha para evitar.
    Não me espanta que os torcedores em sua maioria, ilustrados aqui no fórum pelo Saulo (o antigo) e pelo John, compartilhem dos mesmos argumentos.

    Só que nesse caso acontece com o Flamengo. Mas não é privilégio rubro-negro.
    O Botafogo fez chororô com ou sem razão nas finais contra Flamengo e no jogo da Ana Paula Oliveira.
    Mas não achou nenhum absurdo o jogo do Simon contra o Galo no Maracanã.
    A hipocrisia impera em todos os lados.

    ****

    De qualquer forma, o Bebeto ainda assim é diferenciado. Embora sem muito alarde, foi o único que se posicionou contra o absurdo dos pequenos jogarem no Estadual só na casa dos grandes.

    Responda a este comentário

    Dudu

    O Flamengo é beneficiado indiretamente desde sempre pela CBF. Em 2006 adiaram as finais da Copa do Brasil. O Vasco não perdia a não sei quantos jogos. O Flamengo não vencia a não sei quantos jogos. Aí jogaram as finais pra depois da Copa. Jogadores lesionados voltaram, contratações, e… Flamengo campeão.
    Em 2007 Bota e Flu jogaram longe do Rio. O Flamengo teve o privilégio de esperar o Pan acabar pra jogar no Rio. Jogadores lesionados voltaram e contratações foram feitas. Aí o Fla surge como “herói” pq sai da “zona de rebaixamento” e foi pra Libertadores.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Dudu é o Serginho do dia.

    Agosto de 2006 até hoje virou “Desde sempre”.

    Não sei de onde os vascaínos têm tanta certeza que ganhariam do Flamengo se o jogo final fosse 1 mês antes.

    O caso do Pan americano já muito discutido aqui. Não dá mais não.

    Responda a este comentário

    Dudu

    2006, 2007 e 2008, num tá bom não?

    Se ganharia eu não sei, mas que foi errado, foi.

    E eu num sei definir se ser o Serginho do dia é bom ou ruim, hehehe…

    Responda a este comentário

    Rafael

    2006, 2007 e 2008 é “desde sempre” para alguém que tem 2 ou no máximo 3 anos de idade.

    Vc achou errado. Eu achei certo.

    O foda mesmo é ficar pior que o Serginho.

    Responda a este comentário

    Dudu

    Liga não, é que flamenguista tem disso mesmo. Tudo que foge o mundinho rubro-negro é errado e/ou não existe.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Pior ainda é ser Rafael, todo dia.

    Responda a este comentário

    Rafael

    2 Serginhos. Apenas com comentários emotivos sem nenhuma racionalidade. O papo será apenas de “ajudam o Flamengo”, “mundinho rubro-negro”, ” só tem marginais”, “leva um tiro noscórnio”, “apanha primeiro”…

    Chega. Dá não. Até amanhã.

    Responda a este comentário

    Victor

    Esse caso da Copa do Brasil trazem a minha lembrança as fases finais do Estadual de 1990.

    Responda a este comentário

    Victor

    Bebeto é o cara.
    Muito boa a Nota Oficial do Botafogo.
    Parece até que leu as considerações finais de meu artigo.

    Boa a observação que o clássico valoriza o Engenhão.
    Tanto quando hoje são marcantes as cenas dos clássicos antigos que passam dos jogos do Maracanã. O que fazem por exaltar o próprio estádio.
    Óbvio que no futuro o estádio só entrará para a história se grandes histórias acontecerem por lá.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Se não fosse o título (mais uma vez equivocado) e algumas poucas linhas no decorrer, o artigo seria muito bom.

    Responda a este comentário

  11. Nicolau
    29/10/08 - 18:34

    Palhaçada com o Botafogo, de fato. Mas como meu interesse nesse Brasileirão é só não ver Palmeiras ou São Paulo campeões, Vai Flamengo!

    Responda a este comentário

  12. Nicolau
    29/10/08 - 18:35

    Ah, sim! O Botafogo terá toda a minha torcida nessa noite, contra o Tricolor paulista! Vai Fogão!

    Responda a este comentário

  13. Serginho Valente
    30/10/08 - 0:37

    É engraçado.

    Tiraram o mando de campo do Botafogo, no jogo contra o Flamengo, alegando falta de segurança.

    O estádio é novo, e pelo que sei, não tem nenhum problema estrutural.

    Todos os outros times do mundo podem jogar no Engenhão contra o Botafogo. Menos o Flamengo.

    Me parece óbvio que o problema, para quem tomou essa decisão, é a torcida do Flamengo. Pra estas pessoas, a torcida do Flamengo é incapaz de assistir a um jogo de futebol, contra outro grande do Rio, fora do Maracanã, sem que aconteça uma tragédia.

    Ora, não acredito que torcedores do Flamengo, educados e boas pessoas, sejam incapazes de ir a outro estádio. E conviver tranqüilamente com outros torcedores.

    Logo, o problema são os marginais da torcida do Flamengo. Usados apenas como pretexto, ou não. Que são, pelo menos pra PM e CBF, piores do que os marginais das outras torcidas.

    Não sei porque diabo falar isso afronta torcedores flamenguistas, que eu considero torcedores de bem. Torcedores que sempre ficam ofendidos com brincadeiras e gritam que é preconceito, e que nesse caso, em que uma atitude preconceituosa é de fato tomada, não falam nada e até concordam.

    Dito isso, volto me ater a sacanagem explícita que fizeram com o Botafogo. Que ontem, contra o São Paulo, perdeu apenas sua 3ª partida no Engenhão. O prejuízo é evidente.

    Como já disse várias vezes, o Engenhão pode receber qualquer tipo de evento.

    A verdade é que fizeram uma manobra pra beneficiar o Flamengo. E muito provavelmente, armada pela diretoria do Flamengo, pela CBF, e com a cumplicidade da PM do Rio de Janeiro.

    Pra mim, beira a infantilidade achar que a diretoria do Flamengo não tem nada haver com isso. É claro que tem.

    Nem quando um clube é punido merecidamente, ele é obrigado a jogar na casa do adversário.

    Se eu fosse o Botafogo marcava o jogo em Porto Alegre no Olímpico, com telões transmitindo o jogo do Grêmio. Ou melhor ainda, fazia a preliminar de Cruzeiro x Fluminense no Mineirão. Queria ver qual seria a reação do Flamengo e da CBF.

    O Vasco tem projetos de ampliação e modernização de São Januário. Pra quê? Deveria usá-lo apenas pra treinos, e voltar a mandar seu jogos no Maracanã.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Merece algum comentário esse monte de besteira?

    Responda a este comentário

    Rhayssa

    Claro que merece que isso não é besteira.
    Estamos lutando pelo nosso direito.
    Vc não é botafoguense né?!
    qual é o seu time???

    Responda a este comentário

  14. Gaburah
    30/10/08 - 8:52

    A elitizada e educadíssima torcida do São Paulo depredou as cadeiras do setor destinado a ela no Engenhão ontem. Agora, graças à falta de segurança e risco à integridade do patrimônio, o Botafogo deverá ter o próximo mando de campo contra o tricolor paulista invertido. O próximo Botafogo X São Paulo (mando de campo do 1º) será disputado no Morumbi.

    Responda a este comentário

    Victor

    Caro Gaburah,
    por isso, com esse intuito de preservação, CBF, PM e FFC levar Botafogo x Fluminense para o Maracanã. Uma pena Bebeto não ter acatado. Por isso, só posso responsabilizar o Botafogo pela depredação dos torcedores do Fluminense ao seu estádio.

    Responda a este comentário

  15. Rafael
    30/10/08 - 9:22

    O sentimento de hipocrisia fica em diversos momentos. Principalmente quando seu time é roubado e a diretoria faz maior chiadeira, e quando é favorecido e todo mundo fica quieto.

    Pablo e Victor, nesse caso, “hipocrisia” por parte do Flamengo é pura opinião de vocês.

    Victor entra na onda do Serginho para tentar explicar as merdas que ele escreve. Continua invertendo com “os rubro-negros não se pronunciam indignados de serem OFICIALMENTE taxados de mais violentos”. Quer o quê? Que a torcida do Flamengo vá protestar em algum Batalhão da PM contra o jogo no Maracanã?

    Serginho generalizou e, como sempre, toda generalização é complicada de ser feita. Fez (faz) isso passionalmente, simplemente para atacar a sua maior torcida rival.

    Engraçado ontem o Barradão com aproximadamente 40% do estádio com a torcida do Flamengo. Estranho no Canindé 80% do estádio rubro negro, 20 mil no Morumbi, sempre dividindo metade do Serra Dourada com o Goiás… Será a Polícia da Bahia, de São Paulo, Goiania, Santa Catarina e de todo o Nordeste melhor que a do Rio de Janeiro?

    Responda a este comentário

  16. Serginho Valente
    30/10/08 - 14:54

    A torcida do Flamengo se fez notar em Salvador.

    Em tempo, cem anos de perdão.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Serginho tá tão gozadinho…

    No link abaixo está a presença da torcida do Flamengo no Barradão e o flagrante do desrespeito e preconceito que o tal “povo do Nordeste” tem com a própria população de lá.

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL842423-9865,00-FAIXA+AGRESSIVA+DA+TORCIDA+DO+VITORIA+INCOMODA+O+FLA.html

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Quem construiu o Engenhão devia ter pego umas dicas de segurança com quem construiu o Barradão.

    Responda a este comentário

  17. Rhayssa
    1/11/08 - 12:30

    Eu queria dizer,que a CBF está querendo ajudar o Flamengo,porque o Engenhão com certeza da conta de um Clássico.contra o Fluminense a CBF queria fazer a mesma coisa,mais não conseguiu,e ele queria que fosse no Maracanã porque seria melhor para o Fluminense.
    Não entendendo como que uma Confederação adora prejudicar uns e ajudar outros,quer dizer ajudar como sempre o “FLAMENGO”.Até parece que o Flamengo é o bom,o melhor de todos,como sempre tem que ter aquela ajudinha.
    Te garanto que a CBF quer que o jogo seja no Maraca,só porque la o publico maior com certeza vai ser do Flamengo,porque como a casa é deles,eles só liberam 20 ou 30% dos ingressos.
    Isso tudo é uma pouca vergonha.O nosso estádio o “Engenhão” tem muita segurança.

    Responda a este comentário

  18. Rhayssa
    1/11/08 - 12:32

    Eu queria saber o que a CBF ganha ajudando o flamengo?

    Responda a este comentário

    Victor

    Rhayssa,

    Acho que esse comentário pode ajudar a esclarecer um pouco a questão.

    Responda a este comentário

  19. Serginho Valente
    14/10/09 - 14:57

    Já vi esse filme…

    Responda a este comentário

  20. Segurança no Engenhão: O que mudou de lá para cá?
    21/10/10 - 11:42

    […] Em Outubro de 2008 a CBF confirmou a inversão de um Botafogo x Flamengo do Engenhão para o Maracanã, seguindo as recomendações da Polícia Militar quanto à falta de segurança do estádio, conforme registramos neste post. […]

Deixe seu comentário