Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Catimba, gandulas, pedradas…

March 6th, 2008 por | Categorias: Estrutura, Futebol, Libertadores.

Gandula do Nacional

Eu não vi o jogo do Flamengo. Deixo, obviamente, para que outros falem do jogo. Também não abri o artigo para criticar Toró pela expulsão, apesar da foto do gandula agredido por ele.

Há um tempo estou para escrever sobre este assunto, e o caso do Gandula de Nacional 3×0 Flamengo vem bem a calhar.

Já acostumamos a uma cena clássica, que para mim beira o bizarro: Policiais no gramado com escudos virados para as torcidas durante o jogo. Podem reparar quando os brasileiros forem jogar fora de casa em alguns estádios, que precisrão desses policiais para cobrar escanteios.

Atribui-se essa selvageria ao espírito de Libertadores, que é preciso saber jogar dessa forma para ganhá-la e bola pra frente. Na verdade, isto é nojento, assim como tudo o que cerca o tratamento a um time visitante.

Nem vou citar a Inglaterra como exemplo, porque aí já é sacanagem, mas eu não vejo com freqüência isto no Brasil. Acho que o rigor de punir com jogos sem público ajuda para tal.

Claro que as competições tupiniquins não estão imunes a essas práticas anti-desportivas. Por aqui, o expediente do gandula da casa retardar ou acelerar reposição de bola dependendo do resultado é muito comum. Vive-se pé de guerra em decisões no Brasil, vitórias e derrotas não são encaradas como coisas normais.Toró contra o Nacional

Talvez por esse hábito, teve muita gente indignada da forma como os jogadores brasileiros ao perderem para a França na Copa de 2006 sairam de campo, conversando cordialmente com os franceses vitoriosos. Não estão acostumados a um perdedor reconhecer que acabou a partida, simplesmente. Assisti ao fim de Milan 0x2 Arsenal e no fim, os jogadores tiveram os mesmos comportamentos de brasileiros e franceses ao fim daquele jogo.

Não sou uma autoridade para dizer isso por não acompanhar tão de perto os campeonatos europeus, mas não creio que jogadores de ponta na Europa tenham de se preocupar com gandulas e essas artimanhas quando vão na casa de um adversário.

Está certo que o Toró não podia fazer o que fez. Não tenho dúvidas que ele será seriamente criticado por aqui. Mas que o gandula estava de sacanagem, isso estava.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

41 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

41 Comentários para “Catimba, gandulas, pedradas…”

  1. Serginho Valente
    7/03/08 - 0:07

    O Nacional é horroroso, muito fraco mesmo. Só o atacante de 2m de altura, e que sabe jogar, chama atenção.

    Ibson não jogou nada, errou passes que normalmente não erra.

    Agressão, e covardia, injustificável do Toró.

    Léo Moura, segundo Saulo, deveria ser suspenso 120 dias. Até agora não entendi a voadora na costela do uruguaio.

    O Flamengo deve se classificar, os outros times do grupo são deprimentes.

    Responda a este comentário

  2. felipe
    7/03/08 - 9:15

    Concordo que o Flamengo deve ser classificar, mas deve tomar cuidado.

    O jogo com o Nacional aqui será chave e se der empate o Fla começa a correr risco.

    Digo isso porque o Nacional já conseguiu uma vitória fora de casa sobre o Bolonhesa, que é o pior do grupo e contra o qual o fla só empatou.

    Se o Cienciano ganhar do Bolonhesa fora de casa também, é bom o fla tratar de tirar ponto contra o cienciano fora de casa. Tarefa que para mim, a julgar pelo jogo de ida no Maracanã estará longe de ser fácil. Provavelmente já terá clima de Libertadores mesmo quando chegar na penúltima rodada…

    Assim, se o flamengo não vencer o nacional dia 19 é bom colocar as barbas de molho, pois o jogo seguinte contra o cienciano será de vida ou morte, e fora de casa.

    Responda a este comentário

  3. felipe
    7/03/08 - 9:23

    Quanto ao jogo, eu vi boa parte dele (metade do primeiro tempo e todo o segundo).

    O Flamengo não estava jogando mal até o Toró ser expulso.

    Detalhe do primeiro gol: Bruno falhou (se fosse FH estava sendo crucificado por ter aberto o caminho da derrota).

    No segundo tempo o flamengo ensaiou alguns ataques logo no início, mas em seguida Léo Moura foi justamente expulso. Para mim, esta expulsão é que foi a decisiva no jogo. Sem seu lateral o Fla é outro time.

    Aí passou a ser chutão pra frente e bola pro Nacional.

    Bruno falhou de novo no segundo gol. Saiu muito mal do gol.

    Depois, o terceiro gol foi azar, tendo a bola desviado no caminho e enganado Bruno.

    O Flamengo estava muito acostumado a arbitragens do campeonato carioca que sempre favorecem os grandes (todos, incluindo o Botafogo) em detrimento dos pequenos. Pegou um árbitro seguro, que botou pra fora sem pestanejar quando foi necessário e não inverteu faltas. Ibson está até agora sem entender nada… (ele tava nervosíssimo, já havia tomado um amarelo por reclamação no primeiro tempo e tava pra ser expulso no segundo).

    Agora, o Fla tem que ganhar dia 19 contra esse mesmo Nacional. E sem Leonardo Moura!!!!! Vamos ver se o Joel consegue…

    Responda a este comentário

  4. Gaburah
    7/03/08 - 9:50

    A máscara do Bruno ainda vai cair, mais cedo ou mais tarde. Digo isso não é de hoje.
    Quero ver agora como é que vai ficar o julgamento dos jogadores do Framengo, pois na minha opinião suspeita as agressões praticadas foram muito mais configuradas, claras, inquestionáveis, premeditadas etc, etc, etc e GRAVES… do que qualquer uma que tenha acontecido na final da TG (talvez com exceção a do Ferrero). Tá certo que são competições distintas, e por isso tribunais distintos, mas será um belo estudo.
    Gandula fazer merda não é de hoje. Já vi até gandula correr e tirar a bola prestes a entrar no gol e ninguém bateu no moleque por isso. Vontade dá, mas bater em criança é covardia (mesmo que seja chata). Houve um caso parecido num outro jogo em que o jogador foi lá, reclamou com o juiz e o gandula acabou expulso.
    Mas isso é coisa que com certeza não passa pela cabeça da quadrilha de Toró, Souza e Leo Moura. Tudo pra esses caras se justifica.
    Sorte que o Souza não estava armado, senão o gandula não ganhava bola no fim do jogo. Ganhava bala.

    Responda a este comentário

  5. Robinson
    7/03/08 - 10:08

    Gandula, aqui no Brasil: o melhor exemplo da mulambice é o poderoso São Paulo. Já viu o que acontece após o Rogério Ceni cobrar uma falta??

    Sou muito favorável ao comportamento civilizado e desportivo de quem perde, pois isso é o lado highlander do esporte. Só pode vencer um. Vimos essa semana o Milan ser derrotado em casa e a torcida aplaudir no final, não só os seus jogadores, mas todo o espetáculo, e também o adversário, que teve o grande mérito de chegar no San Siro e superar a equipe milanesa.

    Trocar camisas, conversar, isso tudo é normal, porque muitos deles jogam juntos, já se enfrentaram em outras ocasiões e alguns são até amigos pessoais. Mas o Robinho pulou no colo do Zidane. Isso é que foi demais da conta.

    Responda a este comentário

  6. Robinson
    7/03/08 - 10:14

    Ainda em tempo…

    O Toró pode não ter sido o jogador que o Fluminense acreditou que ele seria, mas é um bom menino. Deve ter sido coisa de momento. Agora o Souza… já parou para contar quantas confusões ele se meteu só neste ano??? E ainda não me desce uma covardia que ele fez com um jogador do Goiás, se não me engano, no ano passado. Sem querer é o c@#$%%#$. Ele encheu o pé mesmo pra chutar o cara caído no chão (com o vago pretexto de que queria acertar a bola) e o coitado saiu com uma fratura bizarra e o antebraço pendurado. Essa semana, mais uma vez, ele saiu absolvido.

    Responda a este comentário

  7. Serginho Valente
    7/03/08 - 10:19

    Robinson, não leva a mal não, mas o filhotinho de Souza é mau-caráter sim. Já vi em vários jogos ele entrando maldosamente em seus adversários.
    Ninguém que bate numa criança de 13 anos é um bom menino.
    Mas como ele é jovem, pode ainda mudar seu comportamento.

    Responda a este comentário

  8. Rafael B.
    7/03/08 - 10:31

    Vi os 20 minutos finais, ou seja, não dá para avaliar muita coisa. No lance com o gandula, o Toró foi infantil, deixou-se levar pelo nevorsismo.

    Mas então quer dizer que o gandula joga nas categorias de base do Nacional? E que resolveu fazer embaixadas ao invés de repor a bola (trabalho para o qual estava lá)? E logo num jogo de Libertadores e logo quando seu time fizera o primeiro gol? Queria saber o que a Comenbol acha disso.

    ****

    O Bruno falhou no primeiro gol e saiu mal no segundo. Mas o pouco tempo que vi do jogo, ele salvou mais uns 2 ou 3 gols.

    ****

    Não tenho tanta certeza da classificação do Flamengo. O time não ganhou do Bolonhesa (o mais fraco do grupo), o Nacional mostrou que não é bobo. O Flamengo terá dificuldades sem o Leo Moura. E o jogo contra o Cienciano é lá na montanha.

    Responda a este comentário

  9. Gaburah
    7/03/08 - 10:33

    Escalar Souza, Toró e Leo Moura configura formação de quadrilha. Se eu fosse o Joel abria o olho pra não passar de mandante…

    Responda a este comentário

  10. Serginho Valente
    7/03/08 - 10:39

    O engraçado no lance da expulsão do Toró, é que não havia nem 10 segundos que a bola tinha saído do campo.

    Responda a este comentário

  11. Vitor
    7/03/08 - 10:55

    Já disse e repito: 1ª fase da libertadores é mel na chupeta… Será um desastre pra qualquer time brasileiro não se classificar.

    Responda a este comentário

  12. Fabinho
    7/03/08 - 11:08

    Continuo achando que o Fla se classifica em primeiro do grupo. Só ficou um pouco mais pressionado. Na terça-feira, com qualquer resultado do jogo entre Cienciano e Bolonhota, o Fla cai pra terceiro.
    Tem os dois jogos no Maracanã, que podem garantir a classificação, nem que seja em segundo. O Joel aposta em sete pontos pra garantir, eu acho que é por aí mesmo.
    Fiquei um pouco surpreso foi com o lado emocional dos jogadores, que foi tão bem controlado na final da Taça GB.

    Responda a este comentário

  13. felipe
    7/03/08 - 11:16

    O problema são esses sete pontos aí.

    Três o flamengo já tem garantido contra o bolonhesa no maraca.

    faltam quatro em dois jogos.

    Um jogo é na altitude contra o cienciano, que só não saiu do rio com um resultado melhor graças a um gol mal anulado e a outro mgol nos minutos finais.

    e o outro jogo é o próximo, contra o nacional, sem o leo moura.

    da pra classificar e o fla tem time pra isso, mas mel na chupeta não vai ser não

    Responda a este comentário

  14. Flávio
    7/03/08 - 11:21

    E pensar que há duas semanas atrás o Jornal Nacional exibiu uma reportagem sobre a atividade de gandula e as emoções vividas por estes jovens em um estádio de futebol, no caso, o palco do Maracanâ, na final da TG.

    Foi-se o tempo em que os gandulas apenas torciam contidamente, choravam copiosamente (no caso da Sonja) ao final das partidas.

    Agora, esses meninos que, como qualquer um, têm seu clubes de coração, são instigados, instruídos e orientados por gente inescrupulosa a tentar influir no resultado do jogo.

    Não vi o jogo, tampouco o lance do Toró, mas isso contribuiu para escrever algo que estava refletindo há algum tempo, porém nada justifica a agressão desmedida e covarde do atleta rubro-negro.

    Bem disse Gaburah, se fosse o Souza, seria na bala…

    Responda a este comentário

  15. Victor
    7/03/08 - 11:31

    Essa mania de se dar bem é que faz com que tenha de se regular tudo.
    É bem legal que se deixe crianças, que sejam das divisões de base ou sócias do clube, que sejam, como gandulas.
    Acontece que quando este comportamento de torcedor, mesmo em uma criança onde não há como se exigir tamanha imparcialidade, atrapalha o jogo, alguma medida deve ser tomada (infelizmente).

    Por mim, o organizador do torneio, e não o clube mandante, deveria ficar à cargo dos gandulas. O organizador que coloque crianças, mas ele que se responsabilize.

    Responda a este comentário

  16. Serginho Valente
    7/03/08 - 11:47

    Victor, o problema do organizador se responsabilizar é que ele não vai se auto-punir caso o gandula faça besteira.

    Repito, no lance do Toró a bola tinha acabado de sair.

    Responda a este comentário

  17. Rafael B.
    7/03/08 - 12:09

    Vitor, 1ª fase é “mel na chupeta” é só pra quem tá de fora. Os colorados sabem disso.

    Felipe, o Flamengo tem esses 3 pontos contra o Bolonhesa no Maraca e só. O resto fudeu. Se empatar o próximo jogo contra o Nacional sem o Leo Moura pode dar adeus.

    Repetindo, a atitude do Toró foi infantil, boba. Mas o “sensato” Serginho usa a desculpa de que a “bola tinha acabado de sair” para encobrir o gandula, suas “brincadeiras” com a bola e a demora na reposição.

    Responda a este comentário

  18. Serginho Valente
    7/03/08 - 12:22

    Não deu nem tempo do gandula brincar com a bola, ou demorar a repor a mesma. Eu estava vendo o jogo, você estava? Ou está falando sem ter visto o lance inteiro?

    Responda a este comentário

  19. Vitor
    7/03/08 - 13:08

    Bender, é mel na chupeta mesmo, e isso há um bom tempo…

    O Flamengo não se classifica se não quiser, se der mole como deu ontem.. E olha que era pra ter perdido do cienciano aqui… Cienciano e Coronel Bolonhesa é sacanagem cara, só o Nacional tem alguma história…

    A última libertadores que o Vasco jogou, ganhou os 8 primeiros jogos, e só parou no Boca, nas quartas.

    – O São Paulo jogou mal na quarta, e foi só correr 15 minutos que ganhou o jogo…
    – O Cruzeiro tá humilhando geral no seu grupo, com dois garotos no ataque (um deles BOLIVIANO!!!)…
    – O Flu meteu 6 créus no principal rival da chave…
    – Até o Santos, semi-rebaixado no paulista é lider de seu grupo…

    Não começa com as desculpas não Bender, não começa…

    Responda a este comentário

  20. Vitor
    7/03/08 - 13:26

    Só rindo mesmo:
    ——————————————————

    Globoesporte.com:

    Flamengo eh roubado no uruguai

    Rubro-Negro luta bravamente contra o Nacional e a arbitragem, mas não evita derrota por 3 a 0.

    Não poderia ser pior para o Flamengo. Pior do que a derrota por 3 a 0, apenas a arbitragem do chileno Pablo Pozo. Toró foi expulso injustamente após simplesmente agredir um gandula uruguaio aos 40 minutos do primeiro tempo. No entanto, a diretoria do Rubro-Negro agiu rapidamente e o gandula será indiciado no STJD correndo o risco de ser suspenso de 120 a 500 dias. O comentarista de arbitragem José Roberto Wright afirmou que o gandula segurou a bola por 3 (TRÊS!!!!!!!) segundos, prejudicando o mengão.
    Não satisfeito em mandar o craque Toró para fora de campo, o chileno aprontou mais uma: um jogador do Nacional deu uma costelada no pé de Léo Moura e não foi expulso (confira imagens no Globo Esporte).
    Para completar a trágica exibição, Pablo Pozo ignorou uma falta grosseira do Nacional: O atacante golpeou o pé de Fábio Luciano com o rosto e não levou nem amarelo.
    Wright afirmou: “Foi um absurdo! O Flamengo foi garfado!”.
    Kléber Leite afirmou que vai tentar a anulação do jogo.

    Responda a este comentário

  21. Vitor
    7/03/08 - 13:27

    hauhauahuhauahuahuahuahuahuahauhua é piada galera, é piada…

    Quem é o comentarista de arbitragem? hauhauhauahuahuahuahuahuahauhauhauhauahuhauahuahuahuha

    Responda a este comentário

  22. Victor
    7/03/08 - 13:35

    Globoesporte.com ?

    Responda a este comentário

  23. Vitor
    7/03/08 - 13:41

    Na verdade não, eu ia fazer um trocadilho com o site, mas deixa pra lá…

    Responda a este comentário

  24. Gaburah
    7/03/08 - 13:43

    Responda a este comentário

  25. Saulo
    7/03/08 - 14:42

    Leonardo Moura assim como Toró deveria ser suspenso,mas a primeira expulsão causou a estabilidade emocional pela estupidez.Se pelo menos jogasse alguma coisa,poderia compensar pela técnica.Não é o caso.Joel gosta do Toró porque corre muito e ajuda na marcação em detrimento da criação do meio campo.Gostaria de ver Marcinho no meio para dar mais criatividade e menos sacrifício ao Souza que sempre volta para buscar a bola.

    Responda a este comentário

  26. Rafael B.
    7/03/08 - 15:34

    Caralho, agora o blablagol faz calúnia até do site do Globo. Lamentável.

    Responda a este comentário

  27. Rafael B.
    7/03/08 - 15:54

    Serginho, não vi o jogo todo. Mas vi o lance do Toró inteiro. Assim como o Toró fez merda, o garoto tb fez. Nada justifica o empurrão, mas a Comenbol deveria ficar mais atenta.

    Responda a este comentário

  28. paulo affonso
    7/03/08 - 16:11

    Grande reforço Gaburah!!! Seria nossa esperança no Maraca (se o Souza não linchar ele antes)

    Responda a este comentário

  29. Zargarotinho
    7/03/08 - 16:25

    A verdade é que o Flamengo jogou como time pequeno que não tem idéia do que é Libertadores. Porra, é CLARO que os caras catimbam de todas as formas, inclusive, com gandulas que fazem gracinhas. Errado é entrar nessa pilha e fazer merda! Foi muito estranho ver até o Fábio Luciano e o Ibson nervosos…time assim não vai longe. Talvez nem para a próxima fase. E o pior: por vacilo próprio, pq daria pra ser primeiro desse grupo tranquilamente.

    Em tempo, o Junior comentou o jogo e mandou um exemplo foda. Ele tomou uma pisada na cara jogando pela Libertadores de 81 e o Lico tomou uma cotovelada na cara que quase quebrou o seu nariz. Cartão amarelo? Vermelho? PORRA NENHUMA! E os caras não se desesperaram que nem esses manés de ontem. Aliás, se isso tivesse acontecido ontem, o jogo acabava por falta de flamenguistas em campo com tanta reclamação.

    Por essas e outras é que o time de 81 foi o melhor da história rubro-negra. Desse time só dá mesmo pra esperar briga pelo Carioca (na minha opinião grandes merdas).

    Responda a este comentário

  30. felipe
    7/03/08 - 17:08

    O flamengo deu mole ontem, isso é unanimidade.

    Mas, apesar disso, continuo achando que o time conseguirá a classificação, embora com mais dificuldades.

    Essas dificuldades, aliás, não são, sobretudo, pela derrota de ontem. O grande problema foi não vencer o Bolonhesa fora de casa.

    Acho que o Flamengo vai fazer um jogo duro com o nacional e pode vencer no rio.

    Jogará sua sorte mesmo é contra o Cienciano na altitude. esse jogo, caso o cienciano vença o Bolonhesa dentro e fora de casa (suas proximas partidas), será imperdível.

    Responda a este comentário

  31. Serginho Valente
    7/03/08 - 17:41

    É o garoto fez merda, apanhou.

    Responda a este comentário

  32. Guillermo
    7/03/08 - 17:53

    Quando falam que brasileiro precisa aprender a jogar Liber carioca fica brabinho e escreve artigo sobre isso.

    Sobre a torcida jogar coisas nos jogadores concordo que alguma atitude precisa ser tomada, mas até os guris que estão fora do campo devolvendo (ou não) a bola? Pô… aí já é demais, velho…

    Outra coisa pra piorar a situação do Framengo é que ano passado eles jogaram a Liber, não tem desculpa de estar desacostumados. O chororô do ano passado e deste têm sido a altitude, como se a Copa fosse decidida por isso (que digam os ZERO títulos de times bolivianos, peruanos, etc. na competição).

    Chora o presidente, chora o sofredor (digo, torcedor)…

    DÁ-LHE GRÊMIO!!!

    Responda a este comentário

  33. Vitor
    7/03/08 - 18:14

    Tenho que dar o braço a torcer e concordar com o colega (e aliado) gremista… Se tem um time brasileiro que conhece o espírito da libertadores é o Grêmio!!!

    Responda a este comentário

  34. Rafael B.
    7/03/08 - 18:18

    Qual é o espírito de Libertadores? Dar porrada?

    Responda a este comentário

  35. Carlão Azul
    7/03/08 - 18:44

    Lamentável a atuação do Flamengo no Uruguai, sob todos os aspectos.

    Saudações Celestes
    SITE/BLOG…..CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
    Sou Cruzeirense-Site
    Sou Cruzeirense-Blog
    ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

    Responda a este comentário

  36. Fernando
    7/03/08 - 18:51

    Se fosse só dar porrada o Flamengo era campeão pelo jogo de ontem… um chute na cara, uma voadora na costela e um empurrão no “di menor”… e ainda tinha o Souza em campo pra dar tiro em quem parasse em pé…

    PS: O souza quebrou o braço do cara do Paraná e não do Goiás, se não estou enganado…

    Responda a este comentário

  37. Serginho Valente
    7/03/08 - 18:52

    Se for dar porrada o Flamengo superou expecTÁtivAS!!!

    Responda a este comentário

  38. Victor
    7/03/08 - 18:55

    Foi do Paraná na Libertadores do ano passado

    Responda a este comentário

  39. Rafael B.
    7/03/08 - 19:04

    Qual é o espírito de Libertadores? Dar porrada? [2]

    Responda a este comentário

  40. Flávio
    7/03/08 - 19:23

    Sensacional, Gaburah.

    Responda a este comentário

  41. Saulo
    7/03/08 - 21:48

    Não vejo o Grêmio como espelho para ganhar libertadores,o São Paulo tem obtido mais sucesso no últimos anos.Muito em função da qualidade técnica e boa estrutura.Se porrada resolvesse alguma coisa,os lutadores do vale-tudo seriam campeões todos os anos.O próprio Boca sempre sobressai pela qualidade e quando jogou sem Riquelme contra o Milan,levou uma goleada.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário