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Cariocas não gostam de ingresso caro

July 2nd, 2012 por | Categorias: Campeonato Brasileiro, Marketing, Números.

Um dia vão descobrir o motivo do misterioso abandono da torcida carioca. Neste dia, os ingressos para jogos “super motivantes” como Vasco x Ponte Preta serão, no mínimo, 50% mais baratos.

Até lá, acostumem-se com estádios vazios.

A média carioca hoje está em 6.619 torcedores por jogo, 4 mil a menos que a média dos quatro grandes paulistas. No ranking dos nove estados que têm clubes na Série A, o Rio de Janeiro está em sétimo lugar, à frente apenas de Santa Catarina e Goiás.

Com números tão baixos, o Rio contribui negativamente para que o campeonato entre para a história. A média global de presença nas seis primeiras rodadas é a segunda pior neste período da competição desde a criação do sistema de pontos corridos: 10.244 torcedores por jogo.

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93 Comentários para “Cariocas não gostam de ingresso caro”

  1. Victor
    2/07/12 - 8:08

    Cadê os Juquetes?

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    Serginho Valente

    Pois é, se o Estadual é vazio a culpa é do modelo. Se o Brasileiro é vazio, a culpa pode ser da tv, do horário, dos clubes, do Ricardo Teixeira, menos do modelo.
    Não duvido começarem com o argumento de que vinte clubes na série A é um exagero.

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    saulo

    Estadual tem média um pouco acima de 2 mil torcedores. Se não fossem nas semifinais, estaria abaixo de mil sobrevivêntes.

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  2. Bender
    2/07/12 - 9:42

    O gráfico ideal para ilustrar o post seria o da página 16 do estudo linkado, que mostra que o preço relativamente alto, gera excesso de oferta, ou escassez de demanda (dá no mesmo). Enfim, acostumem-se com estádios vazios [2].

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  3. André
    2/07/12 - 9:51

    Querem encher os estádios num campeonato de 38 rodadas… Pensam que o torcedor é bobo.

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  4. Gaburah
    2/07/12 - 10:59

    Renato exime torcida de culpa pela média baixa de público no Engenhão – Volante do Botafogo faz comparação com o futebol europeu e diz que poder aquisitivo do brasileiro pesa na presença de torcedores nos estádios

    – O torcedor não tem poder aquisitivo bom para estar em todos os jogos. O pai vai com filho e esposa, e não é barato. São jogos seguidos e tem que disponibilizar um dinheiro que faz falta no fim do mês. A gente entende o torcedor, pois é diferente da Europa. Não pode culpá-lo por não ir ao estádio. Quem comparece deve ter o nosso respeito.

    O torcedor cobra porque é um clube grande. Passei por isso no Santos também. No Sevilla, não havia tanta cobrança, e lá existe o pacote de ingressos para a temporada inteira. Se ele não está vindo, algo acontece. Parte do time fazer o trabalho e esperar que o público compareça – explicou Renato.

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    André

    Falácia. a distribuição de renda no brasil é imensamente diferente da europa. dessa forma, 50 mil pessoas, 10 mil, 20 mil pessoas num jogo, só com classe média-alta, é suficiente.

    Diminua pra 5,00. Eu nao tenho certeza que isso tenha relação com o ingresso. Parece-me que há complicadores:

    1) A receita de bilheteria nao é significativa como as outras. por isso, negligencia-se. Ela não é mais um indicador sequer importante. Se fosse mesmo imprescindível, aquele esquema de nao transmitir jogo pra praça, ainda valia. Hoje isso direciona para o PPV.

    2) As leis impedem que o mercado flutue como poderia. Vc poderia ter jogos, num mesmo brasileiro, custando 200,00 e outros custando 5,00. de um mesmo time. Quando a demanda cresce, os procons nao permitem sob o argumento de ser abusivo. balela.

    Acho que esse troço vai acabar elitizando tudo. As empresas vao comprar os camarotes e oferecer apra seus clientes em promoções.

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  5. Bender
    2/07/12 - 11:47

    Meu chefe levou o filho pra Orlando nesse ano. Parada irada que ele me contou foi um ingresso expresso que existe lá na Disney, Universal, ou outro parque desses… onde o preço varia, não necessariamente em real time, de acordo com a demanda. Caso há uma relativa alta sobra, o preço do ticket cai.
    Ele optou pelo hedge e comprou antes para escapar das oscilações. Mas disse que existe um mercado secundário legal, onde a própria bilheteria pode recomprar seu ticket. Claro que os caras colocam um spread, mas vc pode minimizar uma possível perda.
    Argumentei com ele sobre a atuação de cambistas. Ele não viu nenhum. A porra é tão foda que inibe até tais “facilitadores”.

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    André

    As proprias companhias aéreas usam a politica de acordo com a demanda.

    Em serviços “perecíveis” como eventos, hospedagem, transportes, deveria ser permitido isso, uma vez que não é possível estocar o lugar no estádio e revendê-lo no futuro. Dessa forma, o lugar nao vendido NUNCA MAIS será recuperado.

    O que poderiam fazer era colocar os preços dos ingressos tabelados lá em cima: 300,00.

    E tudo pra baixo é promocional.

    Eua é foda. Os caras são muito inteligentes. Outro dia li em algum lugar que iam abrir uma bolsa de derivativos de cinema. Vc faz posição num filme, buscando como retorno parte da bilheteria. Muito louco.

    Essa possibilidade da recompra que vc mencionou então… muito bom!

    Daí pra que cambista? o cambista existe em função de uma oportunidade que não é atendida pelos meios normais. Se vc cobre essas oportunidades, não há que ter cambista…

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    Bender

    “bolsa de derivativos de cinema” – sensacional!
    E imaginar que aqui ainda é raro ter lugar marcado nas salas.

    Desviando um pouco, é impressionante como os EUA utilizam seus mecanismos de controle para fazer a coisa funcionar.
    Ainda no mesmo papo, meu chefe disse que nunca viu um parque TÃO CHEIO e se surpreendeu com a inexistência de engarrafamento no estacionamento na entrada e saída. O lance é que vc só pode estacionar no local onde o mexicano indica. Ali não é livre. Vc é obrigado a parar naquela vaga e ponto. E o sistema funciona de tal maneira que não há perda de tempo no estacionamento. Acaba que todos querem seguir as orientações do ramirez.

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  6. Yuri
    2/07/12 - 12:38

    Eu não tenho saco nem para assistir o Brasileirão, quanto mais ver jogo no estádio… totalmente compreensível.

    A pior média foi a de 2004. O Corinthians foi “campeão” daquele ano, com uns 12000 torcedores por jogo.

    Um troço chato é o preço mínimo. Não dá mais para fazer loucuras de ingresso a 1 real que nem já vi o Flamengo fazer.

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    André

    Rapaz, eu acho que se os ingressos forem DE GRAÇA, ainda assim, a média não se elevará muito.

    Esse negócio de ingresso barato é foda. Porque só vai funcionar se a elasticidade preço x demanda for maior que 1 (CERTO BENDER?, tenho dúvidas aqui).

    Exemplo:

    Qto cada real de desconto traz de novos torcedores.

    Se um ingresso custa 20,00 e leva 10 mil, e vc baixa pra 10,00, só vai valer a pena se MAIS DO QUE DOBRAR o publico. Sendo que o esgotamento da estrutura será ainda amior.

    Ou seja: colocar 10 mil a 20,00 ou 20 mil a 10,00, melhor a primeira alternativa.

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    André

    do ponto de vista econômico, é claro.

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    Serginho Valente

    Nessa conta entra o consumo dessas 10 mil pessoas a mais no estadio?
    Acho que tudo no Brasil é feito para acabar com os clubes de futebol. Desde a lei Pelé, passando pela proibição da cerveja, e terminando nessa idiotice do fim das promoções de ingressos.
    Não fosse a Globo, o futebol brasileiro já teria acabado.

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    André

    Não. Assim como nao entrou a conta do custo adicional unitário do torcedor: o custo marginal.

    Teria que saber o custo marginal do torcedor a partir do break-even.

    Troque “Globo” por “televisão”. Nada diferente do resto do mundo. Talvez uma quermesse venda mais produtos do que uma partida de futebol. Melhor mesmo é passar na tv e a lanchonete exibir pro brasil todo do que aquela receitinha ali.

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    Serginho Valente

    Os custos adicionais? Quais seriam? Papel higiênico? Porque o resto já é pago pelo clube para o lugar ficar vazio.
    Não troco. Nenhuma outra tv brasileira tem capacidade.
    Burrice achar que 10 mil seriam melhores que 20. Até porque os estádios tem setores distintos para os dois públicos.

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    André

    Dentro do custo de utilização existe o custo fixo, que é esse pago pelo clube invariavelmente, mais os custos variáveis relativos a cada pagante adicional, que é o custo marginal. Esse custo pode incluir o custo adicional com equipe de segurança, equipe de limpeza, desgaste do patrimônio.

    Em hotelaria, por exemplo, há uma distinção entre o custo do quarto ocupado e o custo do quarto desocupado. Talvez seja realmente burrice minha pensar que algum clube dessa joça faça esse tipo de conta.

    O fato é que trocar 10 por 20 pra ter a mesma arrecadação, na minha ótica, economicamente falando, não se justifica. Esportivamente (apoio ao time) pode ser.

    Os mais beneficiados seriam os flanelinhas. A loja do Vasco, por exemplo, nao vai atender a ninguém mais se tiver 10 ou 20 mil, pois não há estrutura para atender pessoas lá.

    Ah, vai entrar mais 5,00 de consumo médio por torcedor = 50.000,00 na loja de comida lá. Os royalties são quanto? 1% (500,00)? Esse valor adicionado é insignificante para as receitas dos clubes.

    Sem contar que o consumo médio do torcedor que paga mais caro, é mais elevado.

    Mas vc pode estar certo. Se a fórmula fosse tão simples assim, acredito que os animais já teriam baixado.

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    Serginho Valente

    Falando de São Januário e Engenhão, os dois estádios teriam setores para públicos diferentes. Os de R$10 e os de R$40. E até os de R$80.

    O problema é que o preço cobrado é sempre muito fora da realidade, para mais, ou para menos, em qualquer setor. Quando para mais, os estádios ficam vazios (maioria dos jogos). Quando para menos, os cambistas faturam alto.

    E tanto em um estádio quanto em outro, o custo marginal é mínimo.

    E outra, se os clubes não ganham dinheiro com a presença de 10 mil pessoas a mais POR JOGO, consumindo produtos, inclusive estacionamento (Engenhão e São Januário possuem capacidade para tal), isso é mais uma enorme burrice das administrações dos mesmos.

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    André

    Serginho, na realidade de hoje, eu entendo que é irrelevante 10 ou 20 mil com as diferenças de preços que simulamos, do ponto de vista economico.

    Porém…

    Pessoalmente eu acho que deveriam colocar as 20 mil também. Eu tb acho que é burrice. E acho ainda mais: se a receita de bilheteria torna-se cada dia menos significativa, deveriam simplesmente abrir as pernas e colocar a porra do ingresso de graça. sócios pegam os seus de graça, pelo menos.

    Lota de gente. Aí, cobra-se alguma coisa dos que vão explorar a presença do publico pra pagar os custos, amplia a loja, restaurantes, estacionamento pago (como vc bem mencionou) e tudo quanto é tipo de serviço, inclusive cabeleira do Carlos Alberto… Mas tem que ter uma ação de venda ostensiva, dentro do estádio.

    Nao me parece algo tão difícil.

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    André

    Aliás, a máfia dos cambistas, como sabemos, beneficia uma galera…

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    André

    inclusive há que mostre ingresso “cortesia” comprado na mão de cambista, em S. Januário…

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    Bender

    Isso. Se a elasticidade-preço da demanda for maior que 1 (em módulo) irá funcionar. Elasticidade-preço maior que 1 (demanda elástica) indica que o aumento da quantidade vendida será proporcionalmente maior que a redução do preço, ou seja, a receita total (preço x qtde) aumenta.

    O texto* que o Serginho linkou no post tem uma descrição

    Quantas vezes os torcedores iriam ao campo de futebol assistir a uma partida de seu time se o ingresso passasse de R$10,00 para R$50,00?
    Quanto maior for o preço do produto, menos unidades serão compradas. Por duas razões importantes: porque isso aumenta o custo do consumo e seu custo de oportunidade, ou seja, aquilo que o indivíduo deixa de comprar para poder pagar esse aumento pode levá-lo a não ter renda suficiente para comprar o produto mais caro, levando-o até a compra de bens substitutos.
    Tem-se aí a lei da demanda – quando o preço de um produto sobe e tudo se mantém constante, cai a quantidade demandada, ou o número de unidades compradas do produto. Quando o preço do ingresso sobe de R$10,00 para R$50,00, poucas pessoas estão dispostas ou podem pagar por esse aumento; conseqüentemente, cai a demanda por ingressos e o clube pode ter uma perda na receita total se a queda for muito grande.

    *apesar dos erros é um bom texto básico. Já no gráfico 1, onde deveria estar “redução no preço”, está “aumento”. Mas é impressionante como esses erros são muito comuns em livros de economia. É normal ver “mais” onde deveria estar “menos” e versa-vice.

    Estudos mais elaborados existem. Eu já vi um que a intenção do autor era provar que cerveja não poderia ser considerado um bem supérfluo, dado que um aumento no preço (até certo ponto claro), a redução da qtde vendida era percentualmente menor.

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    André

    É, mais ha que se considerar que existem produtos inelásticos… e há que se considerar que, dependendo do publico que se atrai, cobrar 10 ou 50 poderá nem interferir na quantidade. Se aumentar de 10 pra 50 atrair 4 vezes menos, vale a pena aumentar…

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    Bender

    A matemática é essa.
    No caso da elasticidade = 1 (receita total não alterar), tem que verificar se a discussão de “é melhor colocar 20 mil com ingresso a 10,00 ou 10 mil com ingresso a 20,00” faz sentido pela receita e custo marginais.

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    André

    é isso que, chutometramente, penso que nao vale. melhor 10 mil a 20,00.

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    Sancho

    Para o espetáculo, não.

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    Matheus

    Galo tem uma engraçada que foi a “Promoção do Pão-com-ovo”.

    Sensacional.

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    rafael botafoguense

    Botafogo já fez uma de 50 centavos. A maioria pagou meia (rá!).

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    Yuri

    Bota um link aí.

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    rafael botafoguense

    Olha o 4º link, hahaha!

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    Yuri

    O tricolor jogará com o Figueirense, que eliminou o Botafogo em pleno Maracanã (ahahahahahaha). Com ingressos a 50 centavos os botafoguenses lotaram o estádio, até o Tá Ligado, famoso mendigo de Niterói, compareceu. O time da estrela solitária precisava vencer por dois gols de diferença pra levar a decisão por pênaltis. E era o que estava acontecendo. Até que …

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAH
    HAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    Aqui perto de casa tinha um mendigo chamado HEY JOE, não, não é música do Jimi Hendrix, kkkkkkkkk

    Cara, lembrando de um dos momentos mais épicos: quando vi os jogos do Botafogo na Copinha aqui em SP tudo de graça em 2010, no último jogo (eliminação prá Lusa) a gente viu o jogo com um mendigo lokasso… jogo grátis, o maluco pintou BOTAFOGO no peito de preto e branco e uma estrela e ficava zanzando pelas arquibancadas falando com a gente… HISTÓRICO!!!! Momento mítico que levarei para sempre.

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    Bender

    HAHhahahaha…
    Canarada meu, Saulo (é outro Saulo) fez uma entrevista com o “Tá Ligado” no calçadão da praia de Icaraí e colcou no youtube. Depois eu vejo se acho e coloco o link.

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    André

    O “depois” do Bender, pelo que já notei, é um pouco antes da eternidade…

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    Bender

    Tah lah

    “eu que fiz Cristo Redentor”

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    rafael botafoguense

    Tem um por aqui muito loco, nem sei o nome dele, mas sei que UM DOS cachorros dele (ele anda com um matilha, mó comédia) chama MATRIX (nome foda demais). Outro fato curioso é ele ser tricolor alucinado. Mendigo tricolor é non-sense demais.

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  7. rafael botafoguense
    2/07/12 - 14:39

    Mas a torcida que não vai ao estádio é SÓ a do Botafogo…

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    Bender

    Não. A do Botafogo vai menos.

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    rafael botafoguense

    Em relação a quem? Isso muda muito, tá tudo no mesmo barco.

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    Gaburah

    Bona já provou isso por A+B.
    Relativizar é pros cornetas.

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    Bender

    Que soem
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol#M.C3.A9dia_geral_por_equipe

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    André

    Comprovado. Obrigado Bender. Urubu tem 7 milhoes de torcedores no RJ. Botafogo tem 800 mil. Um colocou de média 26 mil. Outro colocou 13. Torcida do Botafogo muito mais foda.

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    André

    Se o Botafogo tivesse a mesma proporção do urubu, teria colocado 3 mil de média.

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    Bender

    Bizarra essa conta de vcs.

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    André

    Bizarra?

    É realmente… baseada no cruzamento das pesquisas data-folha e no link que vc mandou.

    Qual das fontes está errada?

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    Bender

    Não falo de “certo” ou “errado”.
    O mundo não é linear. Fosse assim, vcs diriam que Floripa é fodona e tal, pois proporcionalmente deve ser a capital que é mais apaixonada por futebol do país.

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    André

    Bender, cara, nao viaja.

    Quando fizemos o calculo do potencial de mercado via PIB das torcidas, utilizamos os mesmos dados. Vc foi lá fez um post pois enxergou o desdobramento do cruzamento das planilhas com alguma lógica.

    Esse mesmo desdobramento também gerou esse indicador de assiduidade.

    Que as coisas não são lineares, isso é lógico. No entanto, são parâmetros de avaliação. Se eu pretendo atingir um determinado publico e meço o comparecimento, entendo que o torcedor A ou B é mais assíduo que o de C ou D. E por isso, está mais propenso a consumir em percentuais de aproveitamento diferentes.

    Se isso vai se confirmar ou não no futuro, é outra coisa. Mas o parâmetro é esse.

    O fato é que o Botafogo não estará errado se estimar determinado retorno de investimento com % de adesão maior do que do urubu.

    Sem dúvida, se Floripa possui publico com % de comparecimento maior, sim, terá o publico mais fanático.

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    André

    Ah, sim. Sobre Floripa, poder-se-ia concluir também que a capacidade de consumo é maior que de outros estados. Se cruzar o PIB per capta, pode ser que confirme. Se nao confirmar, é fanatismo campeão mesmo.

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    Bender

    “Sobre Floripa, poder-se-ia concluir também que a capacidade de consumo é maior que de outros estados.”

    Floripa deve humilhar São Paulo nesse quesito, né mermo?

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    Yuri

    A bola de Floripa eu levantei lá trás, mas para mim é facilmente justificável: ACESSO. Tão simples quanto isso.

    Lembro um jogo da segunda divisão paulista em que o Atlético Monte Azul botou quase 25% da população da cidade (Monte Azul) no estádio. É por aí. Fácil de ir, o povo vai.

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    Bender

    Gaburah outro dia disse que o acesso a um dos estádios de lá é uma MERDA sem tamanho.

    O Flamengo poderia ter uma média de 100 MIL por jogo que mesmo assim perderia pro Botafogo na “taxa de comparecimento”.

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    André

    exato.

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    Matheus

    Mas se tu entrar nessa ideia, cabe uma observação: independente do tamanho do estádio, o Botafogo vai sempre levar mais proporcionalmente.

    Mas a proporcionalidade pode enganar. Porque eu sei que o Flamengo, por exemplo, tem a maior média do Campeonato Brasileiro com 27.000 almas. O Botafogo tem 13.000. Só que é muito mais complicado manter a média alta do que a do Botafogo. Sem contar que com 800.000 torcedores em um só lugar, é fácil ter média de 30.000, pelo teu pensamento.

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    André

    Matheus, vc é dono da empresa ingressogarrincha.com

    Aí vc vai fazer seu plano de vendas anual com as projeções de vendas. Você sabe que terá, no RJ, um universo de 800 mil pessoas para vender os seus ingressos. aí vc olha pro ano anterior e viu que colocou de média 13 mil pessoas por jogo x número de jogos. Ou seja, vc estima vender 13 mil pessoas por jogo de um universo de 800 mil pessoas.

    Já o proprietário do ingressomulambo.com, tem um universo de 7 milhões de publico alvo, de onde deverá tirar seu resultado de vendas. aí ele vende 26 mil x o número de jogos.

    Os 7 milhoes do urubu também sao no RJ. e os 800 mil do botafogo também são só de torcedores no RJ.

    Claro que é muito melhor ser o ingressomulambo. vc, no final das contas, vai vender mais. no entanto, cabe o registro de que o ingressogarrincha é muito mais eficaz nessa venda. se o ingressogarrincha.com

    Caso a ingressogarrincha faça uma fusão com a ingressorivelino, somados terão um universo dentro do RJ para atacar de + ou – 2,3 milhoes de pessoas. E curiosamente, essas duas empresas somadas obterão uma média de 29 mil por jogo.

    Repare que nesse caso, a eficácia dessas duas empresas, mesmo com publico menor, as torna capazes de obter o mesmo resultado que a ingressomulambo, que teria um universo 3 vezes maior de publico-alvo.

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    André

    pode-se atribuir alguma coisa a propensão de consumo. mas tem um peso grande que deve ser atribuído à ineficácia rubro-negra-carioca… o que salta aos olhos. são os dois fatores.

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    Matheus

    Sim. Se duas empresas grandes precisam se juntar pra DISPUTAR com uma, então elas têm que fazer isso mesmo.

    Isso numa visão de empresas. Agora me diz quando isso vai acontecer no futebol? Dois clubes “grandes”, rivais diretos de um terceiro, precisariam se juntar pra equivaler o potencial de público. Nunca, cara. Isso nunca será real.

    Cara, não tem jeito. O Flamengo leva mais mesmo, até porque, logisticamente, é muito mais difícil e chato pro torcedor ir em jogos que dão mais de 30.000 pessoas (posto que a média é de 27k, não é raro que os jogos passem de 30k).

    O que eu diria pra facilitar as coisas pro Botafogo é que, possivelmente, a média caia porque o time jogou muito em Caio Martins, que é bem menor. A média de Cruzeiro e Galo cai drasticamente sem o Mineirão, apesar dos estádios lotados.

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    André

    Matheus, estamos falando de venda de ingressos e nao de fusao de clubes.

    Por isso, torna-se importante organizações como era o C-13 na negociação das cotas, pois eles impedem a criação de degraus absurdos nas cotas, como vemos hoje.

    Mas pelo que vimos, dinheiro na mao do urubu, é vendaval…

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    André

    Com toda certeza. Alguma dúvida?

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    Bender

    Parâmetro que não serve pra nada essa “indicador de assiduidade” pelo tamanho total da torcida.
    Entre outras discrepâncias, como se só quem fosse ao estádio fosse consumidor do time.

    Também faço essa “taxa de comparecimento” nos bares quando tem jogos. Percebo que nos jogos do Flamengo os bares ficam mais cheios do que nos jogos do Botafogo (inclusive com os consumidores trajados com seus respectivos mantos). Se for comparar com o tamanho das torcidas no meu bairro, o botafogo vai ter esse percentual maior.
    Quando estou em casa tb acompanho a “taxa de gritos” nos gols marcados. Um gritinho de um botafoguense já seria suficiente para superar, percentualmente, a histeria num gol do flamengo.
    São apenas contas-Fraga.

    Já o cruzamento dos PIB per capita com o tamanho das torcidas foi uma proposta de modelo GERAL para se estimar o potencial de consumo. Totalmente coerente.

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    André

    Impressionante como esse indicador pra vc tornou-se inválido por colocar a torcida do botafogo na frente… impressionante!

    É um indicador. o indicador de venda de ingressos, por exemplo. Uma ação para atingir o publico no estádio por um patrocinador, pode usar essa métrica. O % de presença/total da torcida utilizado por um patrocinador do botafogo certamente será maior do que do urubu. Isso é um fato.

    Os seus exemplos foram em termos absolutos e não descartamos eles. Est;a na conta total. De toda forma, o publico do urubu que vai ao campo é o dobro do botafogo. isso nao muda. mas muda pensar que, mantidas as proporções, se a torcida do botafogo dobrasse contendo o mesmo perfil comportamental que possui, poderia ter a mesma média de publico do urubu. isso é crível e lógico.

    Nao há porque refutar esse indicador. Ele existe.

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    Bender

    “tornou-se inválido por colocar a torcida do botafogo na frente”

    putz… vc fala de vc mesmo, já que achou um “indicador” onde o flamengo perde. É esse o seu interesse.
    Só não consegue perceber que tal derrota deve-se pelo alto denominador rubro-negro na conta. Nada mais que isso já que o outro Fator de Produção é fixo.

    Não refuto o seu indicador. Veja que eu o AMPLIEI para bares e gritos de gol, onde eu mesmo coloco a derrota rubro-negra.

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    André

    Bender, parei com vc. se meu intuito fosse achar um indicador com o urubu atrás, eu nem tinha te enviado a porra ta planilha. mané.

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    Bender

    Tem razão. Percebo melhora (diminuiçao) no radicalismo bonista.
    Tanto que até optou em ir para Sao Paulo ao invés de Floripa, que possui “capacidade de consumo maior do que outros estados”.

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    André

    nao falei capacidade de consumo de floripa. falei de % de venda de ingressos para jogos dividido por população/torcida.

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    rafael botafoguense

    Segundo as pesquisas a torcida do Flamengo é dez vezes maior que a do Botafogo, e vocês têm o dobro de média no geral. Proporcionalmente vamos mais ao estádio. Interessante.

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    André

    Portanto, RB, torcedor do urubu não gosta de futebol.

    Serginho fez uma análise fora da curva, quando falei isso no outro post. Disse que se um clube tem 1 milhão de torcida e coloca 100 mil e outro tem 10 milhoes, precisaria existir um estádio de 1 milhão de pessoas pra concluir.

    Nao é necessário. Neste caso, eu disse que, em decisões isso na verdade nao seria paramentro, mas sim nos outros jogos. E a média nao chega nem perto das capacidades dos estádios.

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    rafael botafoguense

    Torcida de modas, amargos, pecho frio, sem alento.

    O argentino racinguista confirma nesse vídeo:

    “Son menos, pero cantan más!”

    É a síntese.

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    Serginho Valente

    Bona o universo da torcida rubro-negra é muito desproporcional a qualquer outra. Engloba a maioria dos fanáticos, que não perdem nenhum jogo, a maioria dos que vão apenas em alguns jogos, a maioria dos que nunca vão a jogos, a maioria dos que nem sabem o nome de um jogador sequer.

    Posso te falar com certeza que se Vasco, Botafogo, Fluminense e Flamengo estiverem igualmente RUINS, a média de público do Flamengo será o dobro das demais.

    Se estiverem igualmente BONS, a média do Flamengo ainda será superior, apesar dos estádios terem a mesma capacidade.

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    Victor

    E se estiverem excelentes e os estádios lotarem, a média de renda do Flamengo será maior.

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    André

    Na verdade, Serginho, entendo que quanto maior a torcida, menor o percentual de comparecimento de qq forma. Porque ai entra um monte de gente na conta que nem sabe o que é impedimento…

    É uma curva. Apesar de entender que realmente numericamente e estatisticamente a torcida do Botafogo possui um % maior de comparecimento, entendo que se a torcida do botafogo for crescendo até chegar nos mesmos 7 milhoes, o % cairá. o público adicional comparecendo será residual.

    Mas aí entra uma outra coisa: então quer dizer que até determinado número a diferença em termos absolutos no estádio é significativa. Após esse número, o que existe é residual e a diferença efetiva entre 3 e 7 milhões em termos mercadológicos inexiste?

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    Serginho Valente

    Claro que existe, mas não é proporcional. Como os contratos comprovam.

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    André

    Certo. Então, ela é residual.

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    André

    Bona o universo da torcida rubro-negra é muito desproporcional a qualquer outra.

    Acho que quanto maior a torcida, mais isso vai acontecer.

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  8. André
    3/07/12 - 20:32

    Serginho, a hora de voltar à situação de adimplente no Vasco voltou. Faça isso.

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    Serginho Valente

    Não pretendo.

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    André

    Faça isso Serginho.

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  9. André
    3/07/12 - 22:33

    Eurico disse ontem, em sua participação no programa de rádio, que há uma norma no contrato dos clubes com a tv sobre a não transmissão das partidas para a praça em tv aberta ainda. E que o fla-flu de domingo desrespeitará essa cláusula.

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    Victor

    André,
    Ano passado eu vi alguém da TV Globo no twitter explicando que eles tinham em contrato 10 jogos no Brasileirão para transmitir para a praça. E que por estratégia, buscavam segurar para usar no final.
    Eu fiz uma conta e achei que 10 eram muitos, mas o cara estava até se lamentando e fiquei com a impressão que eram 10 para o campeonato inteiro, contando todas as praças. Aí é heavy-metal mesmo e faz sentido deixar o máximo para o final.

    Ainda mais que tem as malfadadas rodadas de clássicos.

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    André

    É. Nao sei como é o contrato realmente. Mas foi o que ele disse… Eu ouvi.

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    rafael botafoguense

    É para suplantar de alguma forma a maior contratação de um estrangeiro do futebol brasileiro. Vão “fazer” esse final de semana ser do Fla-Flu. Transformarão um joguinho tosco de início de campeonato numa peleja épica, imortal e cheia de CHARME.

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    André

    Pois é… a empresa de novela “enovela” tudo.

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    Victor

    Na verdade o Flamengo quem está se aproveitando pois fez um escarcéu com seu time de futebol no centenário do clube e agora ia ficar esquisito comemorar centenário do que importa à massa, o futebol.

    O Fluminense vai entrar na onda, claro… É tudo igual, mas relevante mesmo é para o Flamengo que foi quando seu futebol nasceu. 100 anos de Fla x Flu no fim das contas, comemora 100 anos de Flamengo.

    Entre os Eugenistas, qualquer comemoração de centenário deveria ser eclipsada por Fluminense x Botafogo porque ali comemorava-se também 100 anos de CLÁSSICOS.

    100 anos da CRIAÇÃO da marca Fla x Flu, seria ao meu ver, mais relevante para o Fluminense que este centenário.

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    rafael botafoguense

    Vovô foi ignorado. Fla x Flu vai ter festejos e entrega de medalhas com o logo da Globo Rio, haha! Nem disfarçam, assim perde a graça da conspiração.

    http://sportv.globo.com/videos/redacao-sportv/t/ultimos/v/sidney-garambone-comenta-sobre-as-festividades-para-o-fla-flu-especial-do-centenario/2022826/

    E essa questão de comemorar aniversário é engraçada. Botafogo e Flu são mais antigos, essa explicação vem sempre seguida da denominação do clássico, mas Flamengo e Vasco comemoram seus aniversários antes. tudo bem que comemora-se do clube e o futebol era um departamento, mas nunca nessas comemorações citam o remo e sempre exaltam os feitos futeboleros, que não têm 100 anos.

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    André

    RB, o vasco sempre cita o remo. Como vc nao acompanha o clube, nao sabe do destaque dado ao remo. Inclusive o remo do vasco tá pior do que o do botafogo e os atletas estao abandonando o clube… o vasco era o maior vencedor do remo até 2008… de lá pra cá, urubu empatou e virou a conta…

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    Yuri

    Como sempre digo, charmômetro é foda.

    O Galvão não vai narrar esse Fla-Flu aí ou eu tô errado?

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    rafael botafoguense

    sei não.

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    André

    só falta o gavião aparecer… aí fodeu total.

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    Victor

    Ele fala um monte de merda.

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    André

    Não fode, Victor. o cara é foda. No programa semanal ele fala livremente. Não tem repórter enchendo o saco.

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