Button contra-ataca
September 6th, 2012 por Robinson | Categorias: Automobilismo, Fórmula-1, Fórmula-1 2012.Breve resumo do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, no último final de semana:
– Nada como um weekend com Jessica Michibata. Jenson Button que o diga. O britânico já começara a temporada em plena forma vencendo a corrida de estreia na Austrália, e desde então estava praticamente hibernando Revigorado na volta da pausa de verão da F1 triunfou pela segunda vez sem dar qualquer bola para a concorrência. O resultado do britânico reafirma a McLaren em termos de disputa do campeonato. Apesar da distância de seus pilotos para o topo da tabela, foi a primeira equipe a conseguir a quarta vitória no ano, a segunda seguida. Button, que estava mais para líder do pelotão de trás, foi promovido a último entre os líderes.
– Romain Grosjean foi colocado no cantinho do pensamento por ter causado um strike na largada do GP, e assistirá ao GP da Itália pela TV. Vale lembrar que o franco-suísso já tem ficha corrida de confusões ao apagar das luzes vermelhas. De uma tacada só, o francês tirou da prova o resignado Fernando Alonso, o revoltado Lewis Hamilton e o inconsolável Sergio Pérez. A embolada na largada fez o mesmo em relação ao campeonato, já que com a zerada de Alonso, Sebastian Vettel (2º) já vê o líder mais de perto. Kimi Räikkönen completou o pódio.
– Outro piloto que está dirigindo à la “Carmageddon“, o jogo clássico do politicamente incorreto é Pastor Maldonado. Queimou a largada de forma caricata, e ficou de fora logo nas primeiras voltas ao estampar o carro de Timo Glock. O bolivariano já vai para Monza devendo dez posições no grid. O recordista de punições de 2012 já perdeu mais de 30 (33, em um levantamento feito às pressas…), entre trocas de câmbio e castigos por suas frequentes barbeiragens.
– Os brasileiros tiveram atuações bem fracas, na verdade. Felipe Massa viu vários pilotos que terminariam à sua frente ficarem pelo caminho e levou, burocraticamente, sua Ferrari à quinta posição. Pelo menos ganhou o duelo contra Mark Webber, o ex-segundo colocado no campeonato. Bruno Senna tentou uma duvidosa tática de uma única parada. Obviamente, seus pneus acabaram no final, a Williams se viu forçada a realizar um pitstop tardio e no final deu uma pobre 12ª posição. A situação dos brasileiros dentro de seus times não é a mais confortável do mundo. Enquanto para Massa tudo se encaminha para uma constrangedora renovação motivada pura e simplesmente por falta de opção, Senna ainda tem muito a provar que merece manter sua vaga em 2013. A sua sorte é que o seu vizinho de box anda gastando muito com funilaria e pontuando com menor frequência do que o astuto Frank Williams gostaria.
– A Force India reapareceu com tudo de novo. Nico Hülkenberg fez excelente corrida e chegou em quarto. O suficiente para tomar o sétimo lugar entre as equipes da Williams.
As ações em Monza começam amanhã.
Button já fez o depósito pro Grosjean?
Achava que Maldonado era venezuelano. Sempre confundi Hugo Chaves, Evo Morales… esses malucos são todos iguais mesmo.
Assisti os melhores momentos da corrida na RedeTV na madrugada de domingo pra segunda e omentei alguma coisa no open-bar. Esse programa é tarde bagarai, mas traz um resumão irado do esporte no final de semana.
A corrida parece ter sido maneira. GP da Bélgica no Mega Drive era o melhor – junto com o GP do Canadá. Vou ver se consigo assistir a próxima etapa.
Responda a este comentário
Sim, ele é venezuelano mesmo!!!
“Bolivariano” é referência à denominação oficial “República Bolivariana de Venezuela”, inspirada no Libertador das Américas Simón Bolívar. A moeda deles também se chama “bolívar fuerte”…
A corrida foi apenas razoável, tendo em vista que vários pilotos que disputariam loucamente a vitória ficaram de fora antes de fazerem a primeira curva. Valeu pela guiada perfeita de Button e pela excelente corrida de recuperação de Vettel, que largou em 10º.
Responda a este comentário
Valeu! Ah… então ninguém pode reclamar quando eu os confundo.
Responda a este comentário
Ahh… relax…
Responda a este comentário
hehe… trank!
Aê Robinson, vc falou da corrida de recuperação do Vettel. Massa largou lá na décima-caralhada posição e chegou em 5º. Ele foi apenas ‘burocrático’ mesmo? Não passou ninguém nessa pista com várias alternativas?
Responda a este comentário
Passou no início, por causa da confusão. Depois foi seguindo burocraticamente e conseguindo mais posições por causa da estratégia das paradas.
Responda a este comentário
Parece estranho, não é??
Mas foi assim mesmo.
Responda a este comentário
hehe… vindo dele nem parece tão estranho
Responda a este comentário
Como não vi a corrida, apertei CTRL-F para procurar logo qualquer citação a Chandok, este talento não reconhecido. Não encontrando, apreciei a Michibata da Jessica e aguardarei Monza.
Responda a este comentário
Babaca! Vai insistir nessa porra até qdo? Bolinhas ninja…
Responda a este comentário
????
Responda a este comentário
Mr. Robinson, é o veado do Victor que fica com essa sacanagem de Chandok aí…
Responda a este comentário
Agora que eu vi o papo do open-bar… ídolo do automobilismo zeropontista…
Tô me mijando de rir até agora!!!!
Responda a este comentário
HUahuahuahuhua… Chandok, mó orgulho!
Responda a este comentário
Alias, ele e Bender. Falávamos de Bruno Senna. As duas bestas vieram com essa historia de Chandok aí…
Responda a este comentário
Quem falou do cara foi vc. Eu nao conhecia o veloz Chandok!!!
Responda a este comentário
Vc nao é burro. Falávamos do Senna. Eu e Nardoni. Falávamos que é fraco. Vcs mandaram que o primeiro ano nao contava, que o carro dele era horrível.
Argumentamos que para medir o desempenho de um piloto com carro ruim, ninguém espera que ele marque pontos ou vença corridas. Mas que pelo menos seja superior ao concorrente da mesma equipe.
E nesse parâmetro, mostramos que TODOS os companheiros e comparações possíveis com B. Senna, foram superiores a ele. Na HRT, o superior foi Chandok.
Na Lotus, Petrov e Heidfield e, na Williams, Maldonado.
No caso da HRT, vcs diveram a desfaçatez de argumentar que ambos fizeram zero pontos. E que um ficou a frente do outro, mas que ambos nao fizeram merda nenhuma. Certo. Como alguem numa equipe merda daquela iria ficar 5, 6 posições a frente do outro? Impossível.
Daí vcs argumentaram onde estava Chandok agora, que nem corria mais. Eu argumentei (pacientemente, pois vcs sabem que não há critério técnico para essas equipes) que Heidfield, um piloto excelente e rápido, também nao estava mais.
No caso da Lotus, Petrov fez mais de 30 pontos. Mas nas mesmas provas, fez 5 pontos contra 2 de Senna. Vcs achara pouco. Interessante que Heidfield fez mais de 30 pontos na primeira metade da temporada. E foi justamente esse assento que B. Senna assumiu, pra fazer 2 pontos na metade seguinte. O desempenho da Lotus, portanto, caiu vertiginosamente.
Petrov tb foi muito mais rápido nas classificações. No Japão, Bruno largou na frente de Petrov por causa do número. Mas a globo-estatística computou ponto pra Senna. MESMO PETROV tendo sido mais rapido no Q1 e Q2.
Agora é Maldonado na frente, com vitória, pole e trezentas punições.
Aí resolveram dizer que é por conta da Km menor de Senna (sim, claro, ele nao é piloto! como poderia ter km?).
Entao resolveram desconsiderar também as posições de largada. “O que vale é a chegada”. Ótimo.
Agora, se ele é a mesma merda de todos eles, então porque perdeu pra todos os 3? Mesmo por pouco? Mas sempre atrás? Não, isso nao significa nada… né mesmo?
Afinal, se Senna começou na HRT, lembre-se que Alonso começou na Minardi.
Responda a este comentário
Bacana é que a discussão ainda esta la.
A primeira vez que o nome Chandok aparece é (nem vou colocar o link pq depois do reset nao vai funcionar)
“Entao resolveram desconsiderar também as posições de largada. “O que vale é a chegada”. Ótimo.”
Ai vc esta equivocado de novo. Ou com uma interpretaçao equivocada. Vc enche o saco com os 10×2. Eu disse varias vezes que essa era a estatistica que me fazia crer numa superioridade do menino do Chaves em relaçao ao seu menino.
Sao muitos comentarios la. Para registro, vou colar o que considero mais “completo” como minha visão para essa a discussão (que tem no final mais uma vez eu falando dos 10×2 de largadas)
Responda a este comentário
talvez uma outra possa ser de seu interesse.
Enquanto Bruno Senna chegou apenas 1 vez ao Q3, Maldonado chegou apenas 1 vez na pole position e talvez acho que nao tenha passado em 3 (das 13 corridas) para o Q3…
Responda a este comentário
Bender, nao vou continuar essa discussao, pq vc só colou o argumento que colocou. E nem precisa colar o resto pra nao emporcalhar tudo.
Responda a este comentário
Monza, treinos livres dessa sexta
14o Maldonado
17o Senna
Bonna delira!
Responda a este comentário
Alguma novidade?
11×2 agora. acho que se maldonado sair da f1, Senna nao vira mais essa conta.
Responda a este comentário
Nao Bonna. “treinos livres dessa sexta”
Senna largou na frente dele
10×3
Responda a este comentário
Nao Bender. Vc nao acompanha mesmo. O confronto é medido pelo tempo obtido. DEPOIS aplica-se a punição. MAldonado 11 x 2.
Responda a este comentário
O Maldonado trouxe uma punição da corrida anterior… menos 10 posições.
Ele classificou em 12º, largou em 22º.
Responda a este comentário
Exato, Mr F1.
Responda a este comentário
Não vi a corrida. Peguei na internet.
Maldonado largou em 22º, Senna em 13º.
10×3
Responda a este comentário
Bender-burro, vc quer medir o que? quem treina melhor ou quem larga na frente? nao fode. A conta é 11 x 2. Mas conte como quiser. à lá vontée!
Responda a este comentário
Vc pode usar um argumento que ainda não usou. E esse, eu não tenho como contra-argumentar…
A história da lebre e da tartaruga…
Responda a este comentário
Bona, ainda não sacou que a galera tá afim de trollar?
Responda a este comentário
kkkkk… não!
Burro pra caralho… rs…
Responda a este comentário
Sem dodoizice Bonna. As punições fazem parte do campeonato.
Segue novamente:
“Não vi a corrida. Peguei na internet.
Maldonado largou em 22º, Senna em 13º.
10×3”
Qual parte vc não entendeu?
Responda a este comentário
bla bla bla
Responda a este comentário
Mas isso é bem verdade. Se o cara fez merda e foi punido, bom…foda-se é dele, não?
Responda a este comentário
Claro. Ninguém disse o contrário.
O que eu digo é que, nos treinos de classificação, ao todo na temporada, Maldonado foi mais rápido do que Senna em 11. Senna foi mais rápido em 2.
É isso que to dizendo. Não sei qual a dificuldade de entendimento.
Responda a este comentário
Se Maldonado largou atrás por punição, demérito dele. E não, mérito de Senna.
Ano passado, no Japão, Senna e Petrov passaram ambos para o Q3. Petrov havia sido mais rápido no Q2, que é onde normalmente se fazem os melhores tempo. Porém, a equipe optou por nem colocá-los na pista, a fim de preservar os pneus. Bruno Senna largou na frente. Na transmissão, o idiota narrador não soube dizer o motivo. Ninguém sabia. Acabou a transmissão sem saber.
Depois, na internet, veio a explicação: como nenhum dos dois saiu dos boxes no Q3, o parâmetro de decisão foi o número do carro . Como Bruno Senna tinha o número ímpar e, portanto, menor, largou na dianteira.
Na corrida seguinte, Galão tratou de computar o ponto para Senna…
Enfim, se vc analisa dessa forma proposta pelo Bender, cai nessas coisas. Distorção.
Responda a este comentário
Estaria Bona se alinhando ao pensamento de Matheus e meu que o Sport Recife não é Campeão Brasileiro?
Responda a este comentário
Realidades distintas. Não vejo associação nenhuma.
Porém, devo dizer que essa semana algo me passou pela cabeça… E nesse algo, talvez dois campeões fizessem sentido e que nenhum campeonato brasileiro tivesse sido realizado…
Mas ainda to reunindo argumentos para embasar ou descartar.
Responda a este comentário
Quanto a isso, não há dúvidas no que você disse.
Mas veja bem, o que é melhor pra equipe? Um cara que é mais rápido, faz merda, perde posição e perde ponto? Um cara que é medíocre, não faz merda, não será campeão só no talento, mas ganha pontos?
Não sei quanto as montadoras estão preocupadas com o “talento futuro” do cara.
*****
Diga-se de passagem, esse não é o caso do Maldonado e do Senna, já que, fazendo merda e perdendo ponto, o cara já ganhou uma vez, o que deixa “o sobrinho” no chinelo.
É só uma pergunta conceitual mesmo.
Responda a este comentário
Matheus, eu acho que título mundial não virá de quem luta para sobreviver. Mas sim de quem tem sede pela vitória.
O nível de competitividade dos TOP 5 lá da frente, não condiz com a atitude conservadora de B. Senna. A única chance que ele teria de ser campeão, seria tendo o melhor carro indiscutivelmente. E ainda assim, teria muitas dificuldades com o seu companheiro.
Entendo que olhando para o futuro, o venezuelano poderá encontrar na maturidade a qualidade que não possui. Porém, não vejo como o Bruno encontrar a sede que não possui.
Um caso, o objetivo é conter o ímpeto. A ansiedade pelo resultado. No outro, vc tem que dar uma empurrada pra ver se pega… não fica claro isso?
Ou alguém aí vai dizer que Bruno Senna é algum piloto cerebral???
Agora podemos recorrer novamente a história da tartaruga e da lebre. Na história, a lebre dispara, fica sombando, para pra tirar um cochilo, é ultrapassada pela tartaruga, que vence.
Numa segunda corrida, a lembre faria o mesmo? Duvido.
Responda a este comentário
zombando.
Responda a este comentário
tá todo mundo vendo que o Maldonado é mais rápido que o Senna (pelo menos nessa temporada está sendo). Mas não adianta falar. Argumentar com lovers e/ou haters é brabo.
Responda a este comentário
Entao tá bom.
Responda a este comentário
Bom, o cara que é rápido e faz merda, se for bem assessorado pela equipe pode se tornar um piloto de futuro. Exemplos de pilotos que começaram mal e depois melhoraram existem aos montes. Pra ficar nos mais recentes (dos que me vêm a mente agora), temos Jenson Button e Takuma Sato (sim, o japa é bom piloto).
Responda a este comentário
Ok, mas a minha dúvida é se a equipe estaria disposta a apostar, ainda mais nessa época em que se ganha cockpit nas equipes médias mais por bolso do que por braço.
Enfim, se vocês dizem que sim, ok. Eu não vejo F1, mas nesse caso entendo que o Maldonado é melhor. Só é mais arriscado.
Responda a este comentário
Enquanto ele tiver a petroleira venezuelana por trás, ele terá essa possibilidade. Depois disso (se um dia acabar), não mais.
Ele deve fazer campanha pro Chaves. Mas sem dúvida, a Venezuela tem uma puta projeção com essa história. Se eu fosse o novo presidente, não mudaria.
Mas voltando ao critério técnico, concordo que Maldonado HOJE possui mais risco.
No entanto vc tem duas opções:
1) Sem retorno e sem risco
ou
2) Com risco e potencial de retorno
Bruno não se enquadra na categoria “menos risco com pequeno retorno”. Infelizmente, ele não dará retorno. Dessa forma, mesmo nesse cenário, Maldonado faz mais sentido.
Responda a este comentário
Até Mansel foi campeão do mundo sendo o maior idiota da F1 que assisti em todos esses anos. O campeão mais retardado, sem dúvida.
Maldonado é melhor que Mansel.
Responda a este comentário
Massa conseguiu uma ótima volta na classificação, terceiro melhor tempo.
Vai largar cercado de motores Mercedes (os melhores em Monza) por todos os lados.
Responda a este comentário
Vi o final da corrida. O tal do Perez veio voando. Mais um pouco ganhava.
Emerson, que estava no estudio (teve homenagem pelos 40 anos do 1o titulo), disse que Massa teve que aderir ao jogo de equipe, ja Reginaldo disse que Alonso estava mais rapido que Massa mesmo. O Massa abriu pra ele? Alguem sabe?
Acho que Alonso ja merece esse tri. O cara é o melhor piloto hoje.
Responda a este comentário
[2]
Responda a este comentário
Adiciono: pra mim, é o segundo melhor dos que já vi.
Responda a este comentário
Para você ver como as coisas são… na semana passada, Massa largou pra lá de décimo, chegou em quinto e a corrida foi burocrática. Ontem, ele largou em terceiro e chegou em quarto. E a sua corrida foi bastante boa. Andou forte, foi agressivo na largada… É verdade que a Ferrari sofreu demais com o desgaste dos pneus, e a minha impressão é de que o Massa até sofreu mais do que o Alonso.
Jogo de equipe ou não? Massa recebeu o aviso de que Alonso estava chegando, mais rápido, agora ele já pode usar a asa… na situação atual, não vale a pena brigar por isso. Melhor botar a carinha no quadro ‘funcionário do mês de Maranello’ e conseguir renovar o contrato.
Alonso foi sensacional, mas o Pérez foi irresistível. Como anda bem esse chicano…
Responda a este comentário
O interessante disso, foi Massa ter sofrido mais com os pneus, mesmo depois daquela escapada doidarássa de Alonso, qdo foi empurrado por Vetel.
O mesmo jogo de equipe feito pela Williams pra preservar a pontuação. Maldonado vinha tirando. Na última volta, abriu com 0,6 atrás de Senna. Mas fechou a corrida a quase 2 s. Tirada de pé… Afinal, já sabemos de que Maldonado é capaz em últimas voltas… rs…
Responda a este comentário
Aliás, Bruno tb fez uma corrida burocrática. Ganhou as posições dos abandonos. Nao passou ninguém.
Responda a este comentário
O problema do desgaste de pneus é uma questão de acerto do carro. No primeiro trecho da corrida, o Massa já havia tido uma queda drástica de rendimento, o que permitiu ao Button recuperar a segunda posição. No trecho final, deu o mesmo e ele perdeu as posições para Alonso e Pérez, e principalmente com o segundo, sem qualquer condição de argumentar.
Responda a este comentário
O Bruno Senna foi mal, muito mal. A largada até que foi boa, mas depois cometeu erros, andou muito fora da pista. Teve ritmo de retardatário, e só pontuou no final porque deu muita sorte com os abandonos.
O Pastor saiu lá do fundão, parou duas vezes e chegou babando atrás do Bruno, realmente a meio segundo do brasileiro.
Responda a este comentário
É. Me corrija se eu estiver errado. Mas acho que ele largou em 12o. 3 abandonaram em sua frente, e ele acabou em 10o. É isso? A posição que lhe garantiu o 10o. foi herdada de Ricciardo. aliás, gosto desse piloto. Pode ser interessante observá-lo.
Responda a este comentário
Vc está errado. BrunO seNNA largou em 13º.
Responda a este comentário
Ah é, vc tá certo. ele largou em 13o.
3 abandonaram. Ele estaria em 10o. Mas Ricciardo o havia passado durante a prova. E na ultima volta, com o problema de Ricciardo, ele recuperou a 10a. posição.
Responda a este comentário
“semana passada, Massa largou pra lá de décimo, chegou em quinto e a corrida foi burocrática. Ontem, ele largou em terceiro e chegou em quarto. E a sua corrida foi bastante boa.”
Hahahahaha… pode crer.
Mas o Massa tá é na pressão mesmo.
Responda a este comentário
Sob pressão, vc pode ser MAIS RADICAL ou MAIS CONSERVADOR. não dá pra ser é multimercado.
Responda a este comentário
Multimercado com alavancagem.
Responda a este comentário
Pode ser. Só nao pode ficar onde está. Tem que se mexer.
Responda a este comentário
Kimi merece destaque. 1 ponto atrás do Hamilton. Tá na briga!
Responda a este comentário
Razia vai testar na Force India essa semana…
Será que, depois da saída de Nelsinho da F1, finalmente a categoria terá um piloto brasileiro profissional?
Responda a este comentário
A não ser que o Razia faça chover nestes testes, infelizmente vai rolar da maneira de sempre: Só entra se pagar bem.
Responda a este comentário
Acredito na F India. Mas posso estar errado…
Responda a este comentário
Os dois pilotos do time são pagantes. Porém são realmente talentosos, o que facilita a vida da equipe.
Responda a este comentário
NUNCA houve um brasileiro tão profissional quanto Nelsinho. Funcionário-padrão do Briatore.
Responda a este comentário
Algo diferente de… Massa? Rubinho? Senna (2x)?
Responda a este comentário
triste, muito triste o Nelsinho não estar mais na F1.
Responda a este comentário
Né não. Na Nascar tem mais dinheiro.
Responda a este comentário
Schummy deve estar doidinho para guiar na Nascar.
Responda a este comentário
????? Só a F1 dá dinheiro e satisfação? Não sabia…
Responda a este comentário
Quando pôde optar, Nelsinho foi pra F1.
Responda a este comentário
Claro. Ele se preparou pra isso. A vida toda.
Porém, descobriu vida inteligente, lucrativa e satisfatória fora dela. Por que? Porque é um piloto profissional, tem respaldo na carreira. Não é aventureiro.
Responda a este comentário
Pistas nos EUA são cercadas por muros. O potencial para ele por lá é maior.
Responda a este comentário
Pois é. Piloto ruim não anda perto de muro.
Responda a este comentário
“Porque é um piloto profissional”
Estou certo de que ele é.
Responda a este comentário
Semana movimentada no automobilismo.
1) Kubica volta a competir de rali e vence prova!
2) Hamilton de saída, talvez pra Mercedez
3) Kovalainen especulado na Ferrari
4) Razia fez bons testes
E ainda tem o Perez… que tá com o passe valorizado…
Dança das cadeiras para o ano que vem. Os pagantes, só na virada do ano mesmo, após o leilão.
Responda a este comentário
Ah sim! Alonso igualou podiuns de Senna (Santo), na sua 11a. temporada.
Responda a este comentário