Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Brawn segue exterminando

May 13th, 2009 por | Categorias: Fórmula-1.
I'll be back

I'll be back

O sempre previsível GP da Espanha, em Barcelona, até teve seus momentos de imprevisibilidade. Mas no final, estavam lá os gasparzinhos da Brawn GP em outro 1-2, novamente com Jenson Button na frente. E dessa vez, a competição entre os dois pilotos do time pegou fogo, na pista e fora dela. A disputa entre os dois promete se acirrar. E tem tudo para ser no bom sentido. Desde que o Barrichello esqueça a paranoia e parta para a reação contra seu parceiro de equipe. O campeonato para eles está apenas começando e ainda há muitos pontos em jogo.

Sai de baixo

Sai de baixo!!!

O inglês, que conquistara a posição de honra no grid no finalzinho do treino de classificação, foi superado por Barrichello – largando em terceiro – antes da primeira curva. Felipe Massa, carregando sua Ferrari nas costas, também ultrapassou Vettel. Seguiu-se um esparrame que deixou os dois carros da Toro Rosso (o Bourdais passou voando sobre a frente do carro do Buemi); Trulli (que largou muito mal, levou um toque e não conseguiu evitar que seu Toyota voltasse à pista atravessando na frente de todo mundo) e Adrian Sutil (fez a primeira curva pela área de escape, e quando voltou, pregou no carro desgovernado do Trulli). Safety car.

Depois disso, com raras exceções em alguns pegas como Webber X Alonso e a intensa disputa entre Massa e Vettel pela terceira posição, foi a maior mesmice. A corrida passou a ser Brawn contra Brawn. Na liderança, Barrichello barbarizava e deixava Button para trás. Porém, na primeira série de pits…

A Brawn, que definiu como melhor estratégia a de três paradas, alterou o procedimento para o piloto inglês, enquanto o brasileiro foi mantido no plano original. E ESTA ERA REALMENTE A ESTRATÉGIA VENCEDORA. Vimos durante tantos anos o mesmo Ross Brawn traçar esse plano para o Schumacher e ele vencia mesmo parando uma vez a mais. Por quê??

Simples: quando você tem um carrão nas mãos, pode se dar ao luxo de fazer continhas e ver que andando três quartos da corrida com o carro mais leve e com os pneus de melhor desempenho, a tendência é chegar muito à frente mesmo de quem faz uma parada a menos. Assim pensou a equipe. A alteração para Button foi pelo fato de que ele estava perdendo terreno e sairia do pit atrás do Nico Rosberg, o que aconteceu. Fatalmente perderia tempo e arruinaria a estratégia de três paradas. Na mudança, apareceu a sua estrela. Com o carro pesado, ele conseguiu virar tempos muito bons. Enquanto isso, Barrichello era quase um segundo mais rápido por volta. Até que…

Ao voltar do segundo pitstop, a Brawn do brasileiro não manteve o rendimento. Já Button, com suas borrachas bem descascadas, ainda estava mais rápido que Barrichello. Assim ele chegou à sua quarta vitória em cinco corridas. Por seu mérito, e não por benefício ou proteção do time. E ponto final.

Jenson e sua modelete japinha

Jenson e sua modelete japinha

Entrar na pilha de que há favorecimento é a pior coisa que o brasileiro pode fazer. E mesmo que fosse o caso, já vimos o Piquet pai vencer um piloto inglês dentro de uma equipe inglesa. Basta ser melhor do que o outro. E de preferência mais malandro. Só não vai dar para dizer que a mulher do Button é feia… ela é uma fofa.

Daí para trás, vimos a armada finlandesa afundar de novo. Ambos foram eliminados no Q1 e abandonaram a corrida devagar, quase parando, até parar de uma vez por todas. Primeiro foi Heikki Kovalainen, e mais tarde, o esquentadinho Kimi Räikkönen. Depois da deselegância na resposta ao seu engenheiro durante o treino de sexta e captada pela TV via rádio, a batata está tão assada que ele pode nem terminar a temporada, sendo substituído pelo eterno reserva Marc Gené. Infelizmente, o video hilário foi removido do youtube. Mas o diálogo foi assim:

Engenheiro: “Still no KERS Kimi, still no KERS”.

Kimi: “Yeah, you don’t have to tell me every lap and every corner, I can see it from the lights”.

Pois é.

Lewis Hamilton nadou, nadou, nadou, e morreu em nono. Piquet, décimo-segundo e nenhum brilho, mas pelo menos não pagou nenhum mico notável. E melhorou na classificação!!!! Vindo como que do nada, Mark Webber apareceu após a segunda série de pitstops à frente de Felipe Massa e Sebastian Vettel. Conseguiu seu segundo pódio do ano e de quebra ultrapassou Trulli no campeonato. Massa, coitado, fez de tudo para segurar o ímpeto de Vettel e se manter em quarto. Mas a Ferrari deu apagão de novo. Alguma falha espírita na bomba de combustível injetou menos gasolina do que devia, e o brasileiro foi forçado a tirar o pé e deixar o alemão passar para que a usina tradicionalmente beberrona da Ferrari não ficasse no seco. Perdeu posição para Alonso também – fazendo a festa da galera espanhola, e por pouco não foi superado por Heidfeld. Acabou a gasolina poucos metros após a bandeirada. Que fase… Ferrari aceita currículos, para todos os cargos!!!

Fora das pistas, o buxixo é sobre um boicote da FOTA – espécie de sindicato das equipes da F1 – em relação ao limite orçamentário imposto por Max Mosley, o presidente sadomasô da FIA, no regulamento de 2010. A ameaça de que todos – menos a Williams, até agora – abandonem a categoria se o regulamento não for rediscutido. Quando os interesses e os negócios se sobrepõem ao desporte, nem pecisa mencionar quem sai prejudicado. Pela história que foi vista com a Indy – que se separou e enfraqueceu, e agora  novamente unificada, já não é nem sombra do que foi um dia – eles sabem que dependem sim uns dos outros.

Por problemas técnicos do Blablagol, não postei sobre a corida anterior, no Bahrein. Então…

Pitadas de areia do deserto

– Button foi dominante e vimos a Ferrari marcar pontos pela primeira vez no ano.

– A Toyota fez a pole, mas em ritmo de corrida, os carros mais competitivos continuam Brawn e Red Bull. Aliás, Mark Webber conseguiu o melhor resultado de sua carreira com o segundo lugar.

– Hamilton mostrou alguma evolução na McLaren com um bom quarto lugar. Bom, mas não o suficiente para ele. Já não tem a menor chance de defender o número 1 que carrega.

– Galvão Bueno e Reginaldo Leme durante a transmissão cometeram a gafe interestelar de dizer que Rick Wright é ex-baterista do Pink Floyd e estava circulando pelo paddock. Ele foi tecladista. E não está mais entre nós. Que Deus o tenha, e que o Galvão pare urgentemente de falar besteira.  HUMPF!!!! Eric Clapton deu a bandeirada.

Dia 25, GP de Monte Carlo. No mesmo dia, 500 milhas de Indianápolis, com Hélio Castroneves largando na pole!!!!O campeão deve sair daí

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

28 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

28 Comentários para “Brawn segue exterminando”

  1. Victor
    13/05/09 - 10:46

    Gostaria muito que Barrichello não fosse brasileiro. Tenho profunda antipatia por esse sujeito. Ele é um perdedor em todos os aspectos possíveis.
    Além disso, é mau perdedor.
    Não desce ano passado a história dele puxando corinho anti-Schumacher na festa da Ferrari aqui no Brasil.
    Chorou, chorou, chorou das regalias do alemão, que ele não tinha o que fazer pelo espaço já conquistado por Schumacher dentro da Ferrari e agora começa a chorar por causa de… Button.
    Se ao menos ele não fosse brasileiro, eu não leria essas notícias.

    ****
    As notícias dos bastidores da F1 beiram dramalhão mexicano. A FIA invariavelmente tem esticado a corda ao limite para depois sentar e chegar a um meio-termo. Já emputeceu as equipes que um dia vão ficar de saco cheio desse joguinho.

    ****
    O Blá blá Gol teve suas semanas de Ferrari…

    ****
    Limite Extremo
    Pensei, pensei, e a única coisa próxima de um limite que não fosse extremo que cheguei é um canteiro central.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Quando Senna morreu, Barrichello foi eleito herdeiro pela Globo. Isso significa jogar sempre para a galera, e suas declarações cairiam muito bem para a audiência global SE os resultados viessem como se esperava. Como a F1 (e o mundo, em geral)não funciona assim, sobrou o escárnio. Isso é uma maldição que ele carrega até hoje.

    Ele não deixa de ser bom piloto por causa disso.

    Ele não é Emerson, nem Piquet, nem Senna simplesmente porque ninguém nunca será. O que ele pode ser é o Barrichello. O que, tirando fora nossos campeões, já é muito mais do que todos os outros pilotos que o Brasil já teve. E pelo mundo também.

    O Brasil não faz absolutamente nada por aqueles que vão “representar” o país lá fora. Mesmo assim, a imprensa tende a exigir deles um nacionalismo tão politicamente correto quanto irreal. O Brasil pode ser o país do futebol, da Fórmula 1 SE um brasileiro estiver andando na frente, o país do vôlei SE o time do Bernardinho ganha a olimpíada, o país da ginástica com a Daiane, o país do tênis nos anos do Guga… quem ainda vê tênis depois que o Guga parou? Quem não esculachou a Daiane e o Diego Hipólito quando perderam as “medalhas certas”? Os desafios são todos pessoais, mas as cobranças são nacionais. E todos eles pedem “desculpas para o Brasil” em suas derrotas. Apesar de ninguém no mundo ficar mais frustrado do que eles próprios.

    O Barrichello tem 17 temporadas nas costas e ainda tem disposição – e possibilidades reais – de disputar o título. Mas nenhuma vitória vai apagar o rótulo que já foi estampado nele. O pior é que ele mesmo ajudou a colocar.

    Responda a este comentário

  2. Serginho Valente
    13/05/09 - 11:42

    “Gostaria muito que Barrichello não fosse brasileiro. Tenho profunda antipatia por esse sujeito. Ele é um perdedor em todos os aspectos possíveis.
    Além disso, é mau perdedor.”
    [2]

    Acrescento, gostaria que não houvesse brasileiros na F1 hoje em dia. Estão jogando fora toda a mística que Fittipaldi, Piquet e Senna construíram com tanto brilhantismo.

    E mais, o Bruno Senna deve ser tão decepcionante quanto o Nelsinho. Afinal, ele perdeu sua vaga pro Rubinho.

    Responda a este comentário

    Robinson

    O Bruno Senna não fez absolutamente nada além de marketing do sobrenome para pleitear vaga na F1.

    Ele até venceu uma corrida da GP2 em Mônaco. Mas é muito pouco.

    Responda a este comentário

  3. Matheus
    13/05/09 - 14:10

    Fofa? Fofa você chama de irmã, mãe, prima…

    Essa mina aí é bem gata. Isso sim.

    Responda a este comentário

  4. Dudu
    13/05/09 - 16:38

    Webber foi terceiro, não?

    Responda a este comentário

  5. Dudu
    13/05/09 - 16:39

    Manchete do Globoesporte.com: “Barrichello aceita explicações da Brawn, mas avisa: ‘Continuo de olho aberto’”

    PQP, né?

    Responda a este comentário

    Robinson

    Não acredito muito em “explicações”, mas em “números”. Provavelmente mostraram os tempos de volta para ele, e os números mostram que ele estava melhor, até o ponto que o Button passou a andar muito mais do que ele e por isso ganhou a corrida.

    Ele deve mesmo abrir os olhos. O concorrente dele pelo título já abriu 14 pontos, e por enquanto ainda dá para reagir. Por enquanto.

    Responda a este comentário

  6. Rafael
    13/05/09 - 17:35

    Não sei o que vcs têm contra o Barrichello, ele me faz rir à beça.

    ****

    Robinson,
    certa vez em jogo do Brasil, Galvão tentou fazer um paralelo com John Lennon e os Beatles. Não lembro o que foi direito. Até escrevi aqui, mas tem muito tempo. Ele tá ficando cada vez mais Serg.. ops… gagá.

    ****

    Apesar do domínio do Button, eu to achando a temporada boa. E torço muito pra Ferrari parar de barbeiragem e arrumar um carro competitivo pro Massa.

    Responda a este comentário

  7. Robinson
    13/05/09 - 20:09

    Essa “mina” é uma das “top lingerie models” mais requisitadas do momento…

    Responda a este comentário

    Matheus

    OBRIGADO, MEU DEUS!!!

    Agora, com a ajuda do Google, poderemos todos admirar o botão (com trocadilho, por favor) da mina do Button.

    Responda a este comentário

  8. Rafael
    14/05/09 - 10:30

    Sra. Button

    Jessica Michibata

    Responda a este comentário

    Robinson

    :-D

    Por isso que ele está voando nas pistas…

    Estou tentando postar outras fotos da “fofa” desde ontem, mas não estou conseguindo.

    Mas o google images está aí pra isso mesmo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    8)
    Google Imagens consegue ser melhor que o Google.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Bender, seu post vale um Pullitzer.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Hehe.. qdo eu souber o que é isso, digo se é bom ou ruim.

    Responda a este comentário

    Alexandre

    Nossa… Que mar azul é esse!?!?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Mar? Não vi…onde?

    Responda a este comentário

    Alexandre

    risos… eu tava dando uma de Fry…

    Responda a este comentário

    Matheus

    É sempre assim, Alexandre?

    Tendo que explicar o óbvio???

    Responda a este comentário

    Alexandre

    O óbvio é q eu quero apertar os buttons dela! :P

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário