Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Boxe

July 27th, 2007 por | Categorias: Uncategorized.

pedro-lima.JPG

Sei que posso dar pano pra manga da sacanagem da rapaziada, mas tenho que registrar: poucas conquistas de atletas brasileiros realmente me emocionam tanto quanto as da galera do boxe. Taí um esporte de gente realmente sofrida, gente que treina em academias ao ar livre, debaixo de ponte, que come pão com salsicha e bebe água, mas não desiste. O boxe nas periferias de muitas grandes cidades brasileiras é a esperança de crianças, jovens e adultos para conseguir mudar os rumos da vida e trilhar um caminho de glórias. Mais ou menos como o futebol, mas a diferença é que o cara literalmente apanha muito pra conseguir.

Deve ser justamente essa empatia que tornou a série do Rocky Balboa uma referência tão carismática na vida das pessoas.

Hoje, depois de 44 anos de espera (e de espera nós alvinegros entendemos bem), um baiano deu ao Brasil a sofrida e tão sonhada medalha de ouro nos jogos Panamericanos. Pedro Lima derrotou o superfavorito campeão mundial Demetrius Andrade numa luta emocionante pelos contornos estratégicos utilizados. E como foi bonito ver um baiano com uma cara humilde, cansada e sofrida – o espelho de um brasileiro genuíno, da mais pura estirpe – atônito e radiante por uma conquista tão esperada, tão perseguida, tão sonhada, e que naquele momento finalmente estava em suas mãos cheias de esparadrapo.

Muito bonito, de verdade. Talvez a cena mais emblemática do Panamericano Rio 2007 até agora. E palmas pro Popó, um cara que não ganhou um centavo, nem crédito, e não sei nem se foi convidado pela comitiva do boxe, mas que esteve presente em absolutamente TODAS as lutas de TODAS as categorias onde havia um brasileiro aconselhando, orientando, torcendo, apoiando, e com os olhos cheios d’água pela conquista do humilde Pedro Lima. Em suas palavras, numa outra final: “Essa medalha tem que sair, porque isso vai mudar a vida dessas pessoas”.

Cara, nessas horas, mais ainda, SER BRASILEIRO É FODA.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

11 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

11 Comentários para “Boxe”

  1. Victor Pimentel
    28/07/07 - 3:45

    Pode parecer um paradoxo na linha editorial do Blá blá Gol, quando ao mesmo tempo que metemos o malho no Pan dizendo insistentemente ser uma competição esvaziada, e louvando os feitos dos atletas, contando ou ouros brasileiros e até mesmo nos emocionando.

    Mas não há paradoxo aí.

    A verdade é que as duas coisas de fato acontecem.

    A competição é esvaziada, e nada mudará isso. Não é culpa de ser no Brasil, ou em qualquer lugar. Afinal, alguém já ouviu falar no torneio olímpico europeu? (Eu não, mas deve existir – e esvaziado também).
    A competição é esvaziada para quem promove, para quem assiste e coisa e tal.

    CONTUDO, ponha-se no lugar de quem vive do Esporte (com letra maiúscula mesmo, como se fosse Medicina, Jornalismo, Engenharia ou Cinema). Para esses atletas que estão competindo, uma medalha Panamericana é quase Olimpo. Pode ser esvaziada para quem quer ver os atletas que quebram recordes mundiais nas Olimpíadas, que a facilidade das TV’s transmitindo tudo nos trazem. Mas ganhar um ouro Panamericano não é pouca merda não.

    Por isso louvamos os brasileiros que se destacam. E por isso sabemos que o choro dos atletas é autêntico. E nada melhor para o brasileiro, mesmo que seja para desabafar contra a apatia dos atletas de nossa Seleção de nosso principal esporte, que comemorar o esforço de um compatriota.

    Mas sempre com a ressalva que a competição é esvaziada.

    Responda a este comentário

  2. Victor Pimentel
    28/07/07 - 9:31

    Aliás… para não ser pernicioso, o Pan é uma competição esvaziada, CONTUDO (novamente), ressalto o que já foi dito por Gabura, e que vale ser repetido, Pedro Lima ganhou do Campeão Mundial de sua categoria.

    Responda a este comentário

  3. Gaburah
    28/07/07 - 12:03

    Verdade.
    E mais triste ainda é ter a consciência e as provas irrefutáveis de que os atletas do nosso principal esporte já perderam esse sentimento faz muito tempo.
    O choro é autêntico, quase um desabafo e/ou um êxtase, e as lágrimas que lavam as medalhas aumentam mais ainda o seu brilho.

    Responda a este comentário

  4. Vitor
    28/07/07 - 13:42

    Realmente foi um dos melhores momentos do pan… Assistindo a luta aqui em casa já estava conformado com a virada do americano, mas quando faltavam 25 segundos veio o empate, e faltando 13 segundos a virada!!! O próprio americano não acreditou!!!

    Responda a este comentário

  5. Ana Paula
    28/07/07 - 15:18

    Gaburah,
    Bacana o seu artigo sobre o boxe no PAN, mas não entendi uma coisa: o que o CAFU está fazendo nesta foto? O juiz estava de olhos bem fechados e deu a vitória do boxe a um jogador de futebol? hehehe Saudações inxserianas

    Responda a este comentário

  6. Victor Pimentel
    28/07/07 - 17:07

    Esse Toninho Cerezo aí não era o juíz. Era o vendedor de cuscuz (conferi a grafia com o professor google) do Rio Centro.

    Responda a este comentário

  7. Gaburah
    28/07/07 - 20:04

    Parece mais o Seu Manel da padaria.

    Responda a este comentário

  8. Rafael
    30/07/07 - 9:44

    Rapaz…. “…as lágrimas que lavam as medalhas aumentam mais ainda o seu brilho”. hehehe… Gaburah podia escrever um livro de poemas!

    Aliás Gaburah, o Popó vaiou um adversário do brasileiro. E vc o elogiou?

    Responda a este comentário

  9. Gaburah
    30/07/07 - 16:42

    Não vi isso.
    Se vc diz, eu acredito. Escrotice da parte dele.
    E antes que eu esqueça: VAI TOMAR NO CU, JULIO CESAR FILHO DA PUTA, MÃO DE PENEIRA DO CARALHO!

    Responda a este comentário

  10. Rafael
    31/07/07 - 9:53

    Vi o Popó com as mãos ao redor da boca com uma cara feia (não é pleonasmo) dizendo ou gritando alguma coisa. Me pareceu que ele estava vaiando o outro lutador, mas como a TV estava sem audio, não tenho certeza.

    Responda a este comentário

  11. vinicius
    7/03/10 - 23:28

    sou vinicius moro na fazenda grande 4 setor 2 bloco 39 apartamento 004 cajazeiras telefone para contato a e quero ser em gual a popó o melhor lutador de boxe do mundo

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário