Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Botafoguenses não roubam nem furtam

July 14th, 2011 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Carioca 2008, Flamengo, Justiça.

Sétima Câmara Criminal
Apelação nº. 0056599-73.2008.8.19.0001(Processo nº antigo. 2008.001.055896-7, 35ª Vara Criminal da Capital)
Apelante: Sandro Eduardo Santos da Silva
Apelado: Ministério Público
Relator: Desembargador Nildson Araújo da Cruz

ACÓRDÃO

TENTATIVA DE ROUBO IMPRÓPRIO DE UMA CAMISA DO FLAMENGO PELO APELANTE, TORCEDOR DO BOTAFOGO. SENTENÇA CONDENATÓRIA. CONDUTA ATÍPICA. AUSÊNCIA DO DOLO DE ROUBAR E DE FURTAR. RECURSO PROVIDO PARA ABSOLVER O APELANTE.

Não tem o dolo de subtrair, para si ou para outrem, o torcedor do Botafogo que arranca de uma jovem a camisa do Flamengo. Ora, como torcedor do Botafogo, integrante da denominada torcida organizada, jamais iria querer para si a camisa do Flamengo. Nem para outrem.
E, certamente jamais a daria de presente a um rubro-negro. Afinal de contas, não iria aparelhar a torcida de clube de sua antipatia. O gesto intolerante traduziu, isto sim, sua agressividade projetada sobre a vítima, torcedora de time que ele considera adversário do seu. Foi animado pelo propósito de afrontar a jovem e de espezinhá-la truculentamente. É até possível cogitar que quisesse destruir a camisa. Mas, isto seria outra coisa. Roubo ou furto é que não é. Recurso provido por maioria para absolver o apelante.

Trecho do voto vencedor:

O apelante (…) parece até que é daquelas pessoas que sequer sabem perceber e aproveitar os momentos de felicidade, embora breves. E, todos temos os nossos bons tempos. Mas, em outras ocasiões, bem que gostaríamos de voltar para o aconchego do útero materno. Felizmente, a própria vida é passageira.Sandro tinha era de estar comemorando. Seu time acabara de vencer o Volta Redonda por 3 X 0 no Engenhão. Os gols foram de Wellington Júnior, Túlio e Alessandro. Era um jogo da segunda rodada da Taça Rio. O Botafogo foi até campeão da Taça Rio. Derrotou o Flamengo, campeão da Taça Guanabara, por 3 X 0. Só que, na decisão do campeonato carioca, as coisas se inverteram e o Flamengo, sagrando-se campeão – foi o seu trigésimo título – derrotou o Botafogo por 3 X 1 e os gols foram de Lúcio Flávio, Obina e Diego Tardelli.
A seu turno, a ofendida e suas amigas foram desatentas. É que tinham ido ao Maracanã assistir ao jogo do Flamengo e pegaram o ônibus 638, Saens Peña – Méier e vice-versa. Queriam chegar àquela praça de onde seguiriam de metrô para a Pavuna.
Todavia, pegaram o ônibus no sentido contrário e, quando perceberam, já estavam perto do Engenhão. O jogo do Botafogo com o Volta Redonda acabara de acabar. E, o apelante só foi capaz de imaginar o pior, isto é, que se tratava de provocação, pois o Flamengo havia derrotado o Americano por 3 X 1.
Porém, o que importa é que não foi roubo. Nem de vitórias. Aquelas dos dois times foram lícitas e suadas e merecidas. Foi truculência. A camisa do Flamengo jamais representaria qualquer acréscimo ao patrimônio do apelante. Nada valia, pelo menos para ele, embora, para a torcida rubro-negra, se trate de um manto sagrado.
E, com inspiração no Desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, Presidente deste Egrégio Tribunal e emérito rubro-negro, mestre, entre outras coisas, na arte de calemburar, o fato é que para não botar fogo na situação, submeto a este Colegiado do Poder Judiciário fluminense meu voto no sentido de ser provido o apelo de Sandro Eduardo Santos da Silva para absolvê-lo, nos termos do art. 386, III, do Código de Processo Penal.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

13 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

13 Comentários para “Botafoguenses não roubam nem furtam”

  1. letal
    14/07/11 - 23:44

    Enrolou, enrolou e só piorou.

    Responda a este comentário

  2. Jorge Caldas
    14/07/11 - 23:48

    Eu daria outro título:

    “Boçalidade não é exclusividade de uma torcida”.

    Mas, como “canta” o Gaburah, “sempre há quem se ofenda…”

    Responda a este comentário

    Victor

    O ideal seria que o post fosse sem título até hahahahaha

    Responda a este comentário

  3. rafael botafoguense
    15/07/11 - 0:33

    organizadas roubam camisas de outras para tirar fotinhas e postar em seus fotologs(?). são os chamados ‘troféus’ na linguagem deles. alguns são covardes e roubam de ‘torcedores comuns’ ou ‘povão’, na linguagem deles, pois é mais fácil. ainda mais de mulambinhas indefesas.

    muito fácil destruir o texto todo.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    muito fácil destruir o texto todo. [2]

    Boçais a gente encontra em qualquer torcida. Mas o que espanta mesmo é terem absolvido o cara…

    Responda a este comentário

  4. rafael botafoguense
    15/07/11 - 0:35

    O apelante (…) parece até que é daquelas pessoas que sequer sabem perceber e aproveitar os momentos de felicidade, embora breves. E, todos temos os nossos bons tempos. Mas, em outras ocasiões, bem que gostaríamos de voltar para o aconchego do útero materno. Felizmente, a própria vida é passageira.Sandro tinha era de estar comemorando. Seu time acabara de vencer o Volta Redonda por 3 X 0 no Engenhão.

    GARAMBONE,Sidney. (?)

    Responda a este comentário

  5. Daniel
    15/07/11 - 2:57

    Einh?

    Então seu eu, por exemplo, roubar um carro, deste desembargador por exemplo, só pra tacar fogo e não para usá-lo ou vendê-lo, então estarei absolvido? É esta a idéia? Eu sempre compreendi furto como o ato de subtrair algo que pertença a outrem deste outrem… e roubo como subtrair algo que pertence a outrem deste mesmo outrem usando de algum modo de violência ou ameaça (o que seria o caso aqui).Ponto.

    Nunca me passou que um roubo fosse menos roubo pelo fim que eu daria ao algo roubado.

    Responda a este comentário

  6. Gaburah
    15/07/11 - 9:01

    Desculpem, sou da área médica (lembrem-se).

    Esse é o veredito final ou ainda caberia recurso?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não dá pra saber quantos foram os votos e tal. Mas, normalmente, na área criminal um acórdão da Turma não é a última decisão.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Então há esperança.

    Acho que esse sujeito deveria ter uma punição exemplar, principalmente em se tratando de integrante de organizada do Botafogo (caso seja). Ainda que não seja, castigo pesado nele.

    Responda a este comentário

  7. Robinson
    15/07/11 - 10:13

    Essa é a justiça no Brasil…

    Responda a este comentário

    Bender

    Os exemplos que o Poder Judiciário do nosso país nos fornece são inacreditáveis. A moda é colocar a culpa nas próprias leis, códigos ou processos, que são antigos.

    Responda a este comentário

  8. Julio Bastos
    16/07/11 - 22:29

    #palhaçadafinal no pior sentido da campanha!

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário