Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Botafogo 3×1 Atlético-MG

October 8th, 2009 por | Categorias: Atlético-MG, Botafogo, Campeonato Brasileiro 2009, Futebol.
Será que a cachorrada tá saindo do buraco?

Será que a cachorrada tá saindo do buraco?

Talvez assumindo a honrosa comparação com o Lédio Carmona (pelo menos até entender o porquê), fico com a opinião do comentarista sobre o jogo: o Botafogo fez, muito provavelmente sua melhor apresentação no Brasileiro 2009. Se não foi perfeito, foi por peças infelizes como Léo Silva e Fahel – pra variar.

O Botafogo dominou o jogo durante 90 minutos, fincando (ENFIM!) o pé no Engenhão e mostrando que entendeu o quer dizer mando de campo. Entendeu tão bem que também demonstrou mando EM campo. Palmas para Reinaldo pelo golaço (agora com toda certeza serão mais uns dois jogos no departamento médico e mais uns sete irritando pela inoperância); para André Lima (que finalmente voltou da Alemanha, fazendo um excelente primeiro tempo e mostrando grande visão de jogo durante os 90 minutos); para Victor Simões (porque, suspenso, não jogou – alguém sentiu falta?); para Lúcio Flávio (em outra noite de felizes lampejos) e principalmente (concordando com o Lédio de novo) para Jobson o filho do trabalho – dono do jogo. Infernal, Jobson arregaçava a defesa mineira toda a vez que tocava na bola. Fez jogadas brilhantes, se entendeu maravilhosamente bem com André Lima (a jogada do gol do camisa 9 nasceu dos pés do camisa 11). Cara, é MUITO cedo pra se falar do Jobson com empolgação, mas pra quem vem sofrendo tanto esse ano com a falta de criatividade total e absoluta do meio de campo alvinegro, o que se reflete no desempenho sofrível do ataque, a contratação e o desempenho do novo xodó botafoguense são um afago na alma.

Botafogo 3x1 Atlético-MGEstevam Soares (não sei se conscientemente ou não – prefiro crer que sim) parece que encontrou a formação (quase) ideal para o seu Botafogo. Pelo menos do meio campo pra frente. André Lima tem chegado bem ao ataque e alternado avanços com Jobson, o que deixa a tartaruga do Reinaldo mais livre pra marcar golaços como o de hoje. Tanto é assim que o técnico se deu ao prazer de lançar apenas duas substituições (Rodrigo Dantas e Batista – bom vê-lo de volta), deixando ainda Fahel em campo. O time jogava tão seguro que nem precisou se preocupar com a defesa. O meio campo poucas vezes deixou a bola chegar à meta alvinegra.

Léo Silva deveria ser demitido por justa causa ainda no vestiário, por fazer uma falta tão bisonha, tão descabida em um momento em que poderia ter complicado seriamente o resultado conquistado no primeiro tempo. Tanto é que o Atlético se empolgou e o Botafogo teve uns 4 minutos de tonteira após o pênalti insólito – reflexo da total falta de compromisso do jogador com a partida e com a atuação do resto do time. Merecia demissão sumária.

Menos displicente, o problema do Fahel é justamente que ele se leva à sério. Mais um caminhão de passes errados e o pé torto de sempre.

Hoje o Botafogo saiu do Z4. Uma vitória contra o Avaí sacramentaria de vez a envergada alvinegra no rumo certo.

YES, WE CAN!

*Durante o jogo recebi SMS do Matheus, que lá de Minas Gerais torcia fervorosamente pelo seu Fogão – mas de olho do Cruzeiro que dava outro sacode no Goiás.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

27 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

27 Comentários para “Botafogo 3×1 Atlético-MG”

  1. Matheus
    9/10/09 - 0:10

    Opa! Vamos com calma.

    Estava eu lá no Mineirão torcendo fervorosamente para o CRUZEIRO que deu um sapeca-iaiá só no 2º tempo do jogo (com post amanhã). Mandei duas mensagens pro Victor de forma desesperada. Pelo jeito que ele me respondeu, parece que ficou meio puto, mas vá lá.

    De qualquer forma, o meu time é o CRUZEIRO, Gaburéx. Tudo bem que juntamos o útil ao agradável nessa rodada e eu me solidarizo muito com o Botafogo como você pode ver aqui (mais até que com Fluminense, num resquício talvez da mágoa pelos 2 anos de jejum que o Cruzeiro aguentou até 2007). Mas daí a falar que eu “fiquei de olho só no Azul mais Lindo do Mundo e torci fervorosamente pra vocês” é um poquito demais. Hehehehe.

    Até porque semana que vem é Cruzeiro x Botafogo. E não espere hospitalidade da minha parte.

    Mas anote o número. Você ainda vai receber bastante SMS’s de zueira e/ou solidariedade.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu não estava “online”.
    Mas eu respondi depois com o número do Gaburah. Você recebeu?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Yeap.

    Mas como eu tinha feito um comentário na mensagem e você só respondeu com o número, fiquei meio receoso de ter atrapalhado.

    Responda a este comentário

  2. Victor
    9/10/09 - 0:47

    Só vi os gols.
    Bonitos por sinal. Inclusive de Lúcio Flávio.
    Ainda bem que nem ele mesmo deve se deslumbrar com isso, porque volta e meia faz, mas sabe que depois volta a ser o bom e velho Lúcio Flávio.

    Em tempo, por mais que impliquem com o cara, é legal que ele fique com o time. Já está um bom tempo com o Botafogo, né?
    Era o negócio que eu achava do Arouca. Não iria resolver os jogos, mas sabia jogar bola e já era identificado com o Fluminense.
    Torço para que Lúcio Flávio fique com o Botafogo.

    Já o Léo Silva, com aquele penalty que fez, não merecia ficar para se identificar com a camisa. Corre o risco de acontecer…

    Responda a este comentário

    Matheus

    “Já o Léo Silva, com aquele penalty que fez, não merecia ficar para se identificar com a camisa.”

    Gaburéx, dia desses você mandou outro post execrando o Léo Silva em função de um pênalti ainda mais bisonho que o de hoje.

    Tem como você me lembrar?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Xiii… vou tentar, mas não prometo.
    Minha memória já não é mais a mesma dos meus áureos 17 anos.
    Mas o que importa? Sempre falo mal dele! E com certeza ele ainda vai me dar muitos motivos pra falara ainda, pelo menos até dezembro.

    Responda a este comentário

    thiago f dos santos

    Não é o primieiro penalty cômico que ele faz!!!

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Cômico? Eu não ri nem um pouco.
    Se pudesse tinha dado um soco na cara dele…

    Responda a este comentário

  3. saulo
    9/10/09 - 1:53

    Finalmente o Botafogo jogou bem no Engenhão. O time parece estar mais arrumado,da mais esperanças ao torcedor em ficar mais longe da zona do rebaixamento. Ainda falta muitas rodadas e alguns jogadores parecem ter resgatado o bom futebol. O Lúcio Flávio é o maior exemplo. Fora esse Jóbson. Soube aproveitar sua última grande chance de se firmar em um grande clube.

    Responda a este comentário

  4. saulo
    9/10/09 - 9:21

    O primeiro tempo do Botafogo foi excelente, impecável e merecia terminar ganhando por 4×0 ou 5×0. Até que fim voltamos a ganhar no Engenhão e jogando muito bem.

    Força Fogão!!!

    Responda a este comentário

  5. Gaburah
    9/10/09 - 9:33

    DETALHE: nesta bela apresentação, o Botafogo lançou-se em 4-4-2.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Ou quase isso. Na verdade era mais tipo um 4-3-1-2, ou ainda um 3-4-1-2 sem lateral esquerdo.

    Responda a este comentário

  6. Serginho Valente
    9/10/09 - 10:15

    Infobola Rebaixamento:

    Rebaixados:

    20 . Fluminense 98%
    19 . Sport 94%
    18 . Náutico 87%

    Briga:

    17 . Santo André 59%
    16 . Botafogo 42%

    O Botafogo é bem melhor que o Santo André, mas acho que a tabela daqui por diante, apesar de equilibrada, é um pouco melhor pro time paulista.

    De qualquer jeito, acredito no Botafogo, que parece ter finalmente se acertado com o novo treinador.

    Responda a este comentário

  7. Salve Short
    9/10/09 - 11:39

    […] perigoso time catarinense pode ameaçar a boa fase alvinegra. Está na hora da torcida apoiar o time em peso, e ajudar nesse jogo que é importantíssimo, até […]

  8. Marsiglia, cê tá ligado no que eu tô falando
    9/10/09 - 12:02

    […]“Bem que eu tinha reparado que os jogadores do Atlético Mineiro não reclamaram do árbitro”, emendou nosso coleguinha.

    Para uma análise do jogo, visite o BláBláGol. Eles têm cabeça para essas coisas.[…]

    Responda a este comentário

  9. Zé Fogão
    9/10/09 - 15:21

    Estimado Gaburah

    Quero discordar de você.

    Paralelamente à entrada do Jobson (um Jorge Henrique que erra menos passe), a nova formação da defesa é que foi o verdadeiro coelho que saiu da cartola do Estevam.

    3-5-2, como antes, só funciona com meio-campo eficiente e rápido e bons laterais, o que o BFR não tem.

    Ao transformar o Alessandro num cara mais defensivo, escalar o Diego como um lateral-zagueiro e abrir mão do 3o. Zagueiro, o Estevam arrumou espaço para mais um atacante/ponta-de-lança.

    Ontem o time jogou num 4-4-2 (2 Cabeça de Área ; 2 caras pontas-de-lança e um ataque equilibrado: Um fixo na área/Pivot e outro rápido, de desafogo e assistência)

    Pode ter sido sem-querer… Mas o Estevam colocou Diego e Alessandro nos lugares devidos: Zagueiros… O BFR não tem alas no elenco. Não dá para jogar 3-5-2.

    Eu acho que esse foi o grande pulo do gato. Esse e o Jobson.

    E o Jeferson também, que é o melhor goleiro que ví jogar pelo BFR (eu comecei a sofrer a partir de Ricardo Cruz Credo).

    Responda a este comentário

    Gaburah

    A sua discordância me faz concordar com tudo o que foi dito.
    O Estevam (não sei se conscientemente ou não – prefiro crer que sim) arrumou o meio-de-campo/ataque no segundo tempo do jogo contra o Goiás. E repetiu a dose nessa partida.
    A única coisa que ainda não me convenceu muito foi essa sobre a defesa, porque o Alessandro subiu bastante ao ataque e continuou fazendo pataquadas atrás. E talvez até pelo fato do Diego ser zagueiro improvisado na lateral esquerda, seu trabalho ajudando a zaga tenha feito as coisas encaixarem da maneira que você acertadamente expôs.
    Quem dera o Botafogo jogasse assim desde o início do Brasileiro…

    Responda a este comentário

    Thiago Felix dos Santos

    Na minha humilde opinião, Estevan usou um 4-3-3.

    A meu ver, o Botafogo jogou com uma linha de 4 atrás;

    Na defesa Diego, Wellignton, Juninho e Alessandro.

    No meio Léo Silva cobrindo (tentando) os avanços do Alessandro (numa dessas coberturas ele fez o pênalti) com Fahel fazendo o outro lado, Lúcio Flavio fazia a ligação do meio para o ataque e aparecia à frente pra finalizar.

    Na Frente
    Reinaldo jogou como meio-atacante que buscava o meio trás, principalmente pelas laterais e armava o jogo com tabelas com Jobson.

    Jobson jogou como atacante sem posição fixa, ele se deslocava para os dois lados confundindo a marcação da zaga atleticana.

    André Lima centralizado.

    Eu enxerguei assim; uma linha de 4 zagueiros com um zagueiro-lateral(Alessandro), 3 meias com um criativo e finalizador(Lucio F.), e 3 atacantes com 2 ponteiros e um centro avante.

    OBS: 3 coisas mudaram o botafogo pra melhor

    1º – Jobson
    2º – Diego
    3º – Ter limado quem não tinha comprometimento.

    OBS2: Jogadores irregulares jogam razoavelmente bem quando o time vai bem, caso do Lucio Flavio que subiu de produção, mas vejam Léo Silva, nem com o time bem tecnicamente e taticamente. Ele só fez merda, depois dizem que é implicância minha. Coloca aí um volante que saiba sair pro jogo + o guerreiro e mantenha essa formação.

    Jéferson

    Teço / Wellignton / Diego / Alessandro

    Guerreiro / Jonatas (?) / Lucio F.

    Reinaldo / André L. / Jobson

    Abraços aos amigos do blog.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Grande Thiago,
    por mim Jônatas, Léo Silva, Eduardo e Michael não vestem a camisa do Botafogo nunca mais. Manda os quatro pro América.
    Basta associar a subida de produção do time ao simultâneo afastamento dessas pragas, como você bem frisou.

    Responda a este comentário

    Thiago Felix dos Santos

    Bom, eu coloquei um (?) no jonatas porque não tem nenhum jogador com as caracteristicas dele no elenco.

    Concordo com você, jonatas estava pregado em campo no jogo contra o vitória, como bem disse Estevan.

    Mas note que no caso do jonatas, me parece que ele vai retornar, diferentemente do caso do michel, essa história de briga com o marcio está muito nebulosa!

    Responda a este comentário

    saulo

    O Botafogo não pode dar o luxo de dispensar o Jônatas por um único motivo: Poucas opções no elenco e a falta de prazo para contratar outro no seu lugar.
    Em relação ao Reinaldo, ele praticamente jogou como um terceiro atacante. Isso funcionou no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Celso Roth corrigiu e o quase esboçou uma reação. A situação não piorou, porque o Galo não fez mais de um gol. Caso retorne, prefiro ver o Renato fazer esse função. Ele é o especialista e fazia boas atuações.

    Responda a este comentário

  10. Flávio
    9/10/09 - 16:21

    Só espero que o treinador do Botafogo não sacrifique o “novo Jorge Henrique” escalando-o na lateral-esquerda, como já fizeram alguns outros entendidos de futebol…

    Léo Silva já havia feito penalty bisonho contra o Corinthians.

    A pedreira vai ser contra o Avaí e depois nos 2 últimos jogos em casa, contra os atuais líder e vice-líder.

    Jogos-chave: Náutico e Coritiba, ambos em casa.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Valeu Flávio.

    Foi contra o Corinthians, em cima do Dentinho. O pênalti mais bisonho que já vi. Ou um dos.

    Responda a este comentário

    Thiago Felix dos Santos

    Caraca…show…muito bem lembrado!!! Ou o cara é muito anta, ou é má fé!

    Responda a este comentário

  11. Felippe Freire
    13/10/09 - 2:14

    Quero ver maluco vim falar d torcida agora …50 mil hj no Engenhão contra o Avaí ..//_\\

    Responda a este comentário

    Gustavo

    Mais que obrigação do foguinho, pra que um estádio daquele tamanho e não colocar nem 20 mil pessoas…

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário