Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Botafogo 3×0 Americano – e um aviso

January 27th, 2008 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Carioca 2008, Futebol.

Diante do time mais fraco que o Americano apresenta dos quais tenho lembrança, o Botafogo marca três e configura sua liderança no grupo.

Realmente os times pequenos esse ano estão fazendo papel de figurantes no campeonato, com a minha ressalva – sempre – do Cabofriense e do Madureira. E mesmo assim, não sei se são times pra dar trabalho.

Talvez justamente por esse nível, é nítida a evolução do entrosamento do Botafogo a cada rodada. Jorge Henrique e Wellington estão atingindo uma sintonia quase perfeita, e o Cuca vai ter trabalho se quiser encaixar o Escalada nesse time.

Pra variar, quem assistiu a transmissão pela Globo pôde constatar que a campanha pelo favoritismo do alvinegro já foi lançada. Uma puxação de saco irritante, elogios rasgados e análises tendenciosas, fáceis de sustentar quando o time pega uma carne-seca que nem o Americano. Nem mesmo esses clássicos iniciais serão termômetro fiel. A porca só vai torcer o rabo mesmo nas finais. Até lá, ao que parece até agora, é tudo mera marcação de passo.

Castillo pareceu bem mais tranqüilo hoje. Mas ainda errou o tempo em uma saída de cobrança de escanteio. Já falei e digo de novo: Sr. preparador de goleiros do Botafogo, é necessário dar mais atenção aos treinamentos deste fundamento com o arqueiro, pois o cara é bom e pode ficar melhor ainda.

Avassalador no primeiro tempo, o Botafogo cansou e talvez tenha até relaxado diante da fragilidade do adversário, num jogo catimbado como todo Botafogo X Americano. E só por isso não vou falar de novo da queda de rendimento do time quando o placar está a favor.

pode-pedir.jpgÀ torcida botafoguense um aviso: não acreditem (como eu até o jogo de hoje) que Wellington veio pra ser um atacante matador, goleador, centro-avante clássico. Não será.

Wellington é sim um garçon excelente, tem uma apurada visão de jogo e não tem o menor pudor em colocar os companheiros na cara do gol. Tanto é que o Jorge Henrique mais uma vez se beneficiou disso. Wellington deu dois passos perfeitos nos dois primeiros gols, sendo que no primeiro colocou a bola caprichosamente nos pés do Túlio que, com categoria, só teve o trabalho de marcar. Assim que o YouTube disponibilizar o primeiro gol, colocamos aqui.

Nas finalizações Wellington é trombador, se atrapalha nos dribles e perde, mas perde mesmo. Chuta tudo por cima. Então, caro torcedor alvinegro – correndo o risco de queimar a língua – antes de começar a criticar o cara por não fazer ou isolar um monte de bola, lembrem-se que a grande maioria dos gols que o time marcou até agora passou pelos pés do atacante. Periga mesmo o Jorge Henrique trocar de posição com ele.

E antes que eu me esqueça, o Botafogo não é favorito de merda nenhuma.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

44 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

44 Comentários para “Botafogo 3×0 Americano – e um aviso”

  1. Saulo
    27/01/08 - 19:24

    Continuo afirmando o fraco nível do campeonato.O verdadeiro teste do Botafogo vai ser contra os grandes clubes.Por enquanto os grandes “treinam” na “pré-temporada”.

    Responda a este comentário

  2. Victor
    27/01/08 - 20:27

    Não vi os de ontem (os de Fluminense e Vasco). Mas Fernando aqui em casa disse que assim que o Macaé empatou em 1×1, o juíz passou a roubar em favor do Fluminense. Tanto Fernando quanto Mamãe disseram que o Macaé jogou bastante e que não ganhou porque o juíz foi tricolor. PVC achou que o Fluminense melhorou. Eu acredito em Mamãe e Fernando. E esses falaram que o Fluminense foi uma merda.

    Responda a este comentário

  3. Victor
    27/01/08 - 20:32

    Vi agora há pouco Flamengo 47×1 Duque de Caxias. Se não fossem pelas Itaipavas (favor entrar em contato com o departamento de marketing do Blá blá Gol para confirmar o número da conta para depósito) que Uchôa trouxe eu dormiria.
    Tirando as palhaçadas de Bruno querer bater pênalty e falta, e a repórter do Premiere que ficou putinha porque o juíz não deu trela para ela, nada a comentar do treino rubro-negro.

    Responda a este comentário

  4. Victor
    27/01/08 - 20:34

    Jorge Henrique e Cícero começaram com a corda toda 2008.

    Responda a este comentário

  5. Gaburah
    27/01/08 - 22:03

    Em tempo: a jogada do terceiro gol do Botafogo começou no Wellington, que chamou a marcação de dois zagueiros e achou Jorge Henrique livre, e este colocou a bola com a mão na cabeça do Zé Carlos.
    Uma pintura de jogada.

    Responda a este comentário

  6. Victor
    27/01/08 - 23:04

    Wellington Paulista?

    Responda a este comentário

  7. Serginho Valente
    27/01/08 - 23:10

    O Botafogo é favorito sim, assim como Flamengo, Fluminense e Vasco.
    Ainda mais com a bola que o Jorge Henrique está jogando.
    O ponto fraco do time continua sendo o goleiro, até porque Vasco, Flamengo e Fluminense tem atacantes altos e bons cabeceadores.

    Não vi nenhum jogo nesse fim de semana, já que estou em ritmo de carnaval. Mas acho que o campeonato mesmo começa sábado de carnaval, com Vasco x Botafogo, inexplicavelmente, no Maracanã. Deveriam jogar ou em São Januário, ou no Engenhão. Aliás, de repente, entre um bloco e outro, talvez eu dê um pulo lá pra assistir.

    O Renato Gaucho é o melhor técnico do Brasil, mas está perdendo um tempo valioso colocando o time do Fluminense pra jogar com três atacantes parecidos. Para esse esquema dar certo, o Fluminense deveria ter contratado o Jorge Henrique, ao invés do Dodô, por exemplo.

    O Flamengo, até o momento, está um pouco acima dos outros grandes. Tem um time forte e entrosado. Além de ter os melhores laterais do campeonato, o que é decisivo atualmente.

    Responda a este comentário

  8. Gaburah
    27/01/08 - 23:10

    Chutei a imprensa burra e mandei pro caralho junto com o Paulista.
    O time só tem UM Wellington. Qualquer alcunha é pejorativa e desnecessária.

    Responda a este comentário

  9. Victor
    28/01/08 - 0:10

    Vasco x Botafogo, inexplicavelmente, no Maracanã. Deveriam jogar ou em São Januário, ou no Engenhão. [2]

    Responda a este comentário

  10. Gaburah
    28/01/08 - 8:35

    Falando em Flamengo 47×1 Duque de Caxias, a seriedade com que o Flamengo encarou os 90 minutos foi impressionante.
    Diferente do Botafogo que se acomodou no segundo tempo contra o Americano. Mas não vou exigir tanto assim em início de campeonato. Fica apenas a observação.

    Responda a este comentário

  11. paulo affonso
    28/01/08 - 8:56

    Vcs falaram tudo. Só esperar os clássicos e as zebras.

    Responda a este comentário

  12. Rafael B.
    28/01/08 - 9:02

    “E antes que eu me esqueça, o Botafogo não é favorito de merda nenhuma”… hehe… Gaburah tá ficando paranóico.

    Lembro do ano passado sempre que via os gols da rodada, o Wellington Paulista fazendo gols e sempre participando das jogadas do Santos. Deve ser um bom jogador. Junto com o Jorge Henrique faz do Botafogo favorito junto com os outros 3 grandes.

    Aliás, acho que as semi-finais serão entre os 4. Pelo baixo nível dos outros e por jogarem sempre em casa.

    Responda a este comentário

  13. Gaburah
    28/01/08 - 9:33

    Não é questão de paranóia. É questão de não querer ver um filme que já vi e não curti, ainda que desde o início de 2007 eu falasse coisa parecida com o que falo neste início de 2008.
    Deu no que deu.

    Responda a este comentário

  14. Victor
    28/01/08 - 9:43

    É sério que ninguém acha que o Vasco corre por fora, e que é realmente favorito junto com Bota, Fla e Flu?

    Responda a este comentário

  15. Gaburah
    28/01/08 - 9:45

    Em tempo:
    Cabofriense 0x2 Friburguense, em Cabo Frio.
    Resende 1×0 Madureira.
    “Realmente os times pequenos esse ano estão fazendo papel de figurantes no campeonato, com a minha ressalva – sempre – do Cabofriense e do Madureira. E mesmo assim, não sei se são times pra dar trabalho”

    Responda a este comentário

  16. Rafael B.
    28/01/08 - 10:00

    Victor,
    chegando os 4 nas semi-finais, fica tudo igual.

    Responda a este comentário

  17. Gaburah
    28/01/08 - 10:16

    O Vasco é tão favorito quanto Botafogo, Framengo e Fluminense. O campeonato está só no início e tem tempo de sobra:
    1. Pro time da colina engrenar e Edmundo e Romário começarem a se estranhar;
    2. Pro Renato chegar a conclusão que três atacantes não dá e que vai ter mesmo que colocar o Dodô no banco;
    3. Pro Joel chegar a conclusão que o time está bom do jeito que está, que em time que está ganhando não se mexe e pro Léo Lima cair de produção;
    4. Pro Cuca começar a inventar, e assim que acontecerem as primeiras contusões de titulares vai ter que começar a improvisar tipo Renato Silva na lateral-esquerda;
    e 5. Pra algum time dito pequeno se enquadrar, ganhar moral e começar a dar dor-de-cabeça.

    Muita água passa de baixo da ponte até abril. Ou maio, sei lá quando o estadual acaba.

    Responda a este comentário

  18. Gaburah
    28/01/08 - 10:18

    Seria de baixo ou debaixo?

    Responda a este comentário

  19. Rafael B.
    28/01/08 - 10:28

    Isso tudo que vc disse são possibilidades, mas continuo achando que se os 4 grandes chegarem nas semi-finais da Taça GB, a única certeza que tenho é que vc perdeu a camisa da Portuguesa.

    Só faz pergunta difícil. Sei lá… debaixo, abaixo, embaixo… acho que a Gramática aceita tudo. É carnaval!

    Responda a este comentário

  20. Gaburah
    28/01/08 - 11:56

    mas continuo achando que se os 4 grandes chegarem nas semi-finais da Taça GB, a única certeza que tenho é que vc perdeu a camisa da Portuguesa.
    Sou obrigado a concordar :(

    Responda a este comentário

  21. Zargarotinho
    28/01/08 - 13:23

    Acho que esse ano vai dar os 4 grandes. Mas nem tanto por mérito, vai ser mesmo pelo baixo nível dos times pequenos.
    E já falando entre os grandes, acredito que a final da TG fica entre Flamengo e Fluminense. Isso só não acontece se a semi-final for Flu x Vas, o que tradicionalmente é uma mão na roda pro time da colina.

    Responda a este comentário

  22. Serginho Valente
    28/01/08 - 14:08

    Se o Botafogo tivesse feito isso ano passado, a história seria outra.

    Responda a este comentário

  23. Fabinho
    28/01/08 - 15:15

    Duas coisas:
    Ainda acho que o Botafogo está equilibrado. O porém é que os outros devem evoluir, principalmente Vasco e Flu. Aí o que temos que aguardar é se o Botafogo tb vai evoluir ou se vai ficar no mesmo patamar.

    Victor, sobre o Flu: acompanhei o jogo. Os times tiveram as mesmas chances, com a diferença que o Macaé jogava com os 11 no seu campo. E sobre o juiz, não entendi o q te falaram, pois foram dois pênaltis no mesmo lance a favor do tricolor: agarrão no Washington e o Zada colocando a mão intencionalmente na bola.

    Responda a este comentário

  24. Fabinho
    28/01/08 - 15:17

    Ah, e antes que rubro-negros chiem: disse acima que Vasco e Flu devem evoluir porque me parece que o Fla JÁ ESTÁ entrosado. Tá conseguindo pressionar, tanto que tem feito vários gols no abafa, aquele bate-rebate que parece totó e o Souza tanto gosta.

    Responda a este comentário

  25. Fabinho
    28/01/08 - 15:30

    Segue link do Globoesporte.com sobre a arbitragem

    Responda a este comentário

  26. paulo affonso
    28/01/08 - 16:56

    Gaburah astrólogo?
    Errou tudo.
    Cuca ai colocar Jorge Henrique na lateal e “avançar o Renato pra ponta de lança”.
    Não esqueça das fungadas no cangote.

    Responda a este comentário

  27. paulo affonso
    28/01/08 - 19:25

    Victor, abaixo reportagem do site terra. Eles puniram o árbitro pq prejudicou o tricolor?

    O árbitro Ubiraci Damásio, que cometeu alguns erros no empate entre o Fluminense e o Macaé, no sábado, no Maracanã, foi afastado pelas próximas três rodadas do Campeonato Carioca.

    A comissão de arbitragem da Federação de Futebol do Rio entendeu que o árbitro cometeu erros por causa da sua má forma física e técnica.

    “O árbitro não pode cometer erros grosseiros como aqueles. Ele fica de fora para se recondicionar”, disse o presidente da comissão, Jorge Rabello.

    A diretoria e os jogadores do time tricolor reclamaram de um pênalti e dos critérios adotados pelo árbitro.

    Responda a este comentário

  28. Victor
    28/01/08 - 20:06

    Paulinho,

    No Campeonato Estadual do Rio em 2008 tomaram uma iniciativa extremamente salutar, que será fazer um ranking da arbitragem.
    Claro que nada é perfeito, e este ranking é maluco de se entender.
    No fim das contas, os 5 “piores” irão apitar a Segundona de 2009 e os 5 “melhores” irão apitar a Primeirona.
    Mas a simples questão de haver um ranking, aumenta a fiscalização sobre a arbitragem.
    Já tiveram árbitros suspensos na 1ª rodada (os dos jogos do Vasco e do Botafogo se não me engano).

    O que eu sei sobre essa arbitragem, basicamente foi o que foi citado aqui nos comentários deste mesmo artigo (links inclusos), já que não vi esse jogo.
    Pelo GloboEsporte.com li que o presidente da Comissão da Arbitragem disse o seguinte à Rádio Tupi:

    Não estamos punindo o árbitro porque não marcou pênalti. Ele deixou a desejar no aspecto físico e de posicionamento. Por isso, como ele não cumpriu com os requisitos que a gente espera, será afastado por três rodadas. Vamos sempre exigir dos árbitros e dar explicações.

    À rigor, não podemos duvidar desta explicação. Inegavelmente ela é irrefutável.

    Claro que, podemos questionar se tal decisão seria tomada se fosse exatamente a mesma arbitragem em um jogo sem a mesma visibilidade. Por exemplo, Duque de Caxias x Cardoso Moreira.

    Responda a este comentário

  29. Flávio
    29/01/08 - 8:54

    O Botafogo não é favorito de merda nenhuma. Concordo em gênero, número e grau.

    Flamengo e Fluminense têm times muito superiores tecnicamente.

    Responda a este comentário

  30. Victor
    29/01/08 - 10:06

    Só sei que já li em algum lugar por aí na mídia a mesma história do Carrossel Alvinegro (com detalhe que esse ano nem esperaram o jogo contra o Vasco para falar).

    Responda a este comentário

  31. Rafael B.
    29/01/08 - 10:18

    Mídia é assim mesmo. “Carrossel Alvinegro”, “Rolo Compressor Rubro-Negro”, “Máquina Tricolor de volta”… os caras têm que vender jornal.

    O torcedor que quiser acreditar, blz. Mas cabe aos jogadores não cair nessa.

    Responda a este comentário

  32. Gaburah
    29/01/08 - 10:21

    Tô falando!
    Na transmissão só dava “futebol envolvente”, “favorito”, “time irresistível”, “Cuca é um excelente armador de times”, etc, etc, etc.

    Responda a este comentário

  33. Zargarotinho
    29/01/08 - 11:09

    Ano passado o Madureira era o Yellow Submarine do subúrbio! Hahahahah…

    Responda a este comentário

  34. paulo affonso
    29/01/08 - 11:10

    É o jeitão globo de vender seu peixe. O Faustão faz o mesmo.

    Responda a este comentário

  35. Rafael B.
    29/01/08 - 11:17

    Zarga falou no Madureira, o que me fez lembrar “seu melhor jogador”, o Marcelo, por onde andas?

    Responda a este comentário

  36. Serginho Valente
    29/01/08 - 13:32

    O Botafogo jogou mesmo muito bem contra o Americano, fazendo belas jogadas coletivas. O que o pessoal deveria dizer? Futebol medíocre? Já está eliminado?
    O Botafogo este ano é favorito sim, junto com os outros grandes. Até porque tem o melhor jogador da competição até agora, o Jorge Henrique.

    Responda a este comentário

  37. Gaburah
    29/01/08 - 13:48

    Alguém falou que o Botafogo não jogou bem?

    Responda a este comentário

  38. Gaburah
    29/01/08 - 13:48

    Leitura dinâmica é foda. Acontece essas merdas mesmo…

    Responda a este comentário

  39. Serginho Valente
    29/01/08 - 14:05

    Não, mas ao mesmo tempo em que o Botafogo jogou bem, rejeita os elogios da imprensa. Leitura dinâmica realmente é foda. A pergunta é o que vocês queriam que a imprensa falasse?
    Em um estadual fraco como esse, onde o time sequer joga fora de casa, rejeitar o favoritismo é só mandinga mesmo. Se não for, é negar a força e a tradição do Botafogo.

    Responda a este comentário

  40. Rafael B.
    29/01/08 - 15:25

    Concordo com Serginho (início de 2008 estranho mesmo), mas entendo Gaburah, já tem botafoguense chamando o destaque do início do campeonato de Jorge Henry.

    Responda a este comentário

  41. Gaburah
    29/01/08 - 15:49

    Pois é.
    Favoritismo acomoda.
    Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo favoritos não existe. Se chegarem às finais não fizeram mais do que obrigação.
    A imprensa dizer que algum time é favorito em duas rodadas é aceitável?

    Responda a este comentário

  42. Gaburah
    29/01/08 - 16:20

    Registrando:
    O Botafogo contratou o goleiro Eduardo, do Náutico.
    Mandinga do Cuca ou não (provavelmente foi), Lopes rompeu um monte de coisa no joelho e fica 6 meses fora. Como se isso fizesse diferença para o vilão do Sítio do Pica-Pau Amarelo…

    Responda a este comentário

  43. Rafael B.
    29/01/08 - 16:44

    “…algum time é favorito em duas rodadas é aceitável?”

    Acredito que no Carioca sim.

    Responda a este comentário

  44. Campanha por um apelido menos ridículo at Blá blá Gol
    17/04/08 - 16:18

    […] Já falei isso aqui. E não é nem questão de bairrismo. […]

Deixe seu comentário