Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Botafogo 2X2 Grêmio – Aprendendo com o Portaluppi

September 5th, 2010 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Brasileiro 2010, Futebol, Grêmio.

Se existe justiça no futebol, de certa forma ela foi feita ontem.

Pela 18° rodada, o Botafogo fez uma partida tenebrosa contra o Barueri Prudente. Tão ruim que eu nem quis escrever sobre, restando ao bravo Zé Fogão o trabalho de tentar achar explicação para aquele show de horror. Merecida ou imerecidamente, no entanto, os três pontos vieram.

Mas o Grêmio gaúcho – talvez tomando as dores do primo do interior – fez diferente. Correu atrás de um resultado que parecia distante, tamanha a superioridade do Botafogo até o segundo gol, ainda antes dos 20 minutos do primeiro tempo.

Mas aí entrou em campo a figura do Renato ‘Portaluppi’ Gaúcho.

Diferente do Joel contra o Inter, o treinador oficial do Fluminense emprestado ao Grêmio preferiu não insistir no erro de sua escalação. Renight teve o peito de fazer sua primeira (e necessária) substituição ainda antes da metade da primeira etapa, colocando mais um atacante no time no lugar de um volante. De imediato a alteração deu resultado. O Grêmio passou a pressionar e o Botafogo recuou de volta à boa e velha prática tão conhecida (e odiada) pelos botafoguenses do ‘tomando pressão e esperando oportunidade de contra-ataque’.

Mas o jogo foi muito bom, com as duas equipes alternaram claramente a superioridade em momentos distintos. Ao contrário do que o apaixonado Saulo prega, foi uma partida francamente ofensiva – principalmente da parte do Botafogo que buscou o gol a todo momento, mesmo quando já vencia por dois a zero.

Quanto aos destaques:

  • Público: 16.921 pagantes (20.593 presentes);
  • Herrera jogou muito bem e fez um gol de categoria, deslocando o bom goleiro Victor (bom, mas não melhor que o Jefferson) com calma unusual;
  • O ídolo ‘El Loco’ Abreu fez grande partida, escalado desde o início e desta forma ‘selando a paz’ com Joel – muito mais para a imprensa ver do que por real necessidade. Só ficou faltando o seu golzinho, tão procurado e possível, não fosse a fominha de Marcelo Cordeiro ou Herrera. Mas como o thiago botafogo e o André Loffredo disseram: ‘Loco Abreu puxando contra-ataque?? Aí não dá, né…’ Por tudo que demonstrou em campo e fora dele, saiu ovacionado pela torcida e sob os aplausos do time e do Joel. ÍDOLO;
  • Joel mexeu bem no time e fez o que tinha que fazer, mas esteve um passo atrás do seu discípulo durante todo o jogo – e foi isso que fez a diferença. O time terminou a partida com o Mago (outro MONSTRO em campo, principalmente no primeiro tempo) e Renato Cajá na armação e Edno e Caio no ataque;
  • Caio entrou voando no jogo, muito bem mesmo. Lembrou o jogador que encantou a torcida durante o Carioca. Tem muito potencial, e acho que Joel tem acertado com ele, a não ser quando inventa de torná-lo lateral. Deu canseira na defesa gremista, quase levando Renight à loucura;
  • A defesa deu dois moles capitais que custaram o placar. Leandro Guerreiro (que jogou bem até) fez lambança sozinho na entrada da área, perdendo uma bola para si mesmo DUAS vezes, o que resultou no primeiro gol gremista. No gol de empate dos gaúchos, após cobrança de falta a defesa deixou TRÊS jogadores tricolores entrarem LIVRES para cabecear. Jefferson não teve a menor chance;
  • Não sei quem é o camisa 4 do Grêmio, mas é um sujeito que deveria ser preso. Enfiou a porrada em geral e só ganhou amarelo por reclamação já no fim do jogo. No início, distribuiu cotoveladas criminosas no Herrera e no Alessandro num mesmo lance, absolutamente NA CARA DO BANDEIRINHA, que (oh, surpresa) nada fez.

Empate com todo sabor de derrota sim, mas longe de ser uma apresentação ruim do Botafogo. Em determinados momentos, a força ofensiva alvinegra era tão avassaladora que cheguei a acreditar que viria uma goleada.

Só não contava com a astúcia do Chapolin Colorado Tricolor.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

35 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

35 Comentários para “Botafogo 2X2 Grêmio – Aprendendo com o Portaluppi”

  1. Gaburah
    5/09/10 - 8:49

    Responda a este comentário

  2. Gaburah
    5/09/10 - 9:09

    Via @leofreitas_BFR

    Valeu @canedo_caio Jogou muito HJ!! nosso talimã tá voltando!!!!

    Responda a este comentário

  3. Julio Cesar, o Xerox
    5/09/10 - 12:27

    Alguns comentários pertinentes em relação aos comentários “gaburahzescos”:

    # quase 17.000 pagantes considerando o sábado, e considerando que é o Botafogo, ok! o que eu não me conformo é com esse nº de caronas…18% do público total é foda! esse dinheiro faz falta pro clube! hoje, todo o dinheiro que um clube pode e deve arrecadar vale muito!
    # gaburah posa de cara sensato mas ele tava se borrando, considerando a possibilidade do joel barrar o abreu. ao contrário, joel colocou o abreu em campo desde o início para “mostrar para a imprensa” e para “as tietes” do abreu que estava tudo bem…gaburah, menos!rsrsrs
    # também não sei quem é o camisa 4 do grêmio, mas merece meu respeito! bateu, deu cotovelada e cuspiu no olho de jogador adversário…futebol é esporte de contato e quem for sensível, que vá jogar futebol-de-botão! hehehehehe

    Responda a este comentário

    Gaburah

    #1 – ok
    #2 e #3 merecem um Girafales:

    Responda a este comentário

  4. thiago botafogo
    5/09/10 - 17:27

    O Zagueiro do Grêmio é o Rafael Marques nosso antigo zagueiro (!), não lembra Gaburah?
    http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Botafogo/0,,MUL232971-4399,00.html

    Ainda estou me recuperando do baque.

    • Renato pôs Roberson e o Botafogo perdeu a posse de bola, era para o senhor Joel ter colocado de cara o Caio, eles deram tantos, mas tantos contra-ataques que perdi a paciência, ver fahel e Loco Abreu puxando contra-ataque em super câmera lenta.

    • Leandro Guerreiro é ótimo jogador, mas é muito ingênuo, Joel estava esperando tomar o gol para colocar o Caio. Isso que não entendo.

    • Qualquer encostãozinho o juiz já marcava falta.

    • Ta falando um matador.

    • Quando o Marcelo Mattos jogou de meia colocou o Herrera na cara do gol, por que Joel não coloca logo de uma vez o Renato ou Lucio junto com Michel?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Putz, não lembrava mesmo. E olha que o rafael botafoguense já tinha falado desse merdão aqui.

    Concordo sobre o Guerreiro. Mole capital, mas não reflete nem a partida nem a atual fase dele. Pelo conjunto da obra, a zaga é muito mais fraca sem ele – basta recordar a época do #FAILhel recuado.

    O bandeirinha me impressionou no lance das cotoveladas. Um passo a mais e esse Marques tinha acertado o auxiliar, inclusive. Inacreditável.

    Também não entendo, mas tenho medo do 4-4-2 no Botafogo, pois nossa defesa é ruim. Está numa fase boa, mas efetivamente é ruim. Também acho um desperdício ao menos não tentar LF e Mago juntos.

    Responda a este comentário

    saulo

    Incorporou de vez a filosofia Joel Santana.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Torça Sauleta, torça como nunca.
    Joel recebeu proposta do mundo árabe.

    Responda a este comentário

    saulo

    Só vai embora se levar um pé na bunda do Botafogo.

    Responda a este comentário

    thiago botafogo

    Saulo, eu quase sempre quero a cabeça do Joel, mas saiba que um treinador não é feito apenas para escalar um time e realizar mudanças durante uma partida.

    Futebol tem dessas coisas, a gente segue um raciocínio que parece mais sensato, mas no campo ocorrem situações atípicas, anormais, sei lá. Acho que a experiência dele o atrapalha, cabeçudo, ele mantém o mesmo script de há 10, 15 anos, pode ser que seja ultrapassado, mas futebol é futebol e vice-versa.

    Creio que se em 2007 o técnico fosse ele com uma pitada de padrão tático do Cuca, venceríamos alguma competição. Ele fora de campo é essencial.

    Responda a este comentário

    saulo

    Se você se referiu a campanha do Botafogo deste ano, o grande culpado foi o Bebeto de Freitas. Os jogadores e a comissão técnica ficaram três meses sem receber.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Eu ainda sou mais radical. Acho que em 2007 o que faltou foi um técnico com personalidade.

    De um técnico que coloca seu time em campo motivado com chantagens emocionais não se pode esperar nada.

    O Botafogo pagou anos por esse desequilíbrio emocional instalado em 2007. Só mesmo o Natalino e sua malandragem pra reverter o quadro.

    *****

    Saulo falando do Bebeto de Freitas… nada muda. Só não entendo porque ele nunca se manifestou quando desmentiram todas as acusações contra o ex-dirigente.

    Responda a este comentário

    saulo

    Jogador de futebol não difere dos outros profissionais: ninguém fica satisfeito sem receber durante três mêses. Ninguém fica equilibrado emocionalmente diante desta situação.

    Responda a este comentário

    saulo

    Esqueci de completar: Cuca desde quando foi para o Cruzeiro, o time se acertou e subiu na tabela. Por que será??? Quando um clube paga seus profissionais em dia, tem critério nas contratações, estrutura…não ajuda aos bons treinadores????

    Responda a este comentário

    Thiago Botafogo

    Cuca não é um bom filtro. Joel sim.

    Responda a este comentário

    saulo

    Por acaso Joel faz café?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    http://www.instantrimshot.com

    Responda a este comentário

    thiagobotafogo

    Gaburah, explique pra mim, um simples mortal, o que é esse inanimado botãozinho vermelho?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Ele demora pra carregar, mas faz barulho sim.

    Aperta e verás! [2]

    Responda a este comentário

    thiago

    Apertei, maneiro!hehehehehehe

    Responda a este comentário

    thiagobotafogo

    Thiago responde. Hehehe…
    Saulo, os clubes passam por momentos de turbulência durante a temporada, uns mais, outros menos, sabemos que, não há problemas em ter problemas, desde que sejam resolvidos internamente, quando tu brigas com tua mulher ninguém precisa ficar sabendo.
    O diferencial é a estrutura do clube, a bomba estoura num setor e o Gerente, Supervisor, Vice-Presidente, seja lá quem for amortece. Agora, existem problemas que passam por todos até chegar à última resistência, o Técnico.
    Alexi Stival não conseguiu filtrar para a imprensa e seus comandados esses problemas, Joel Santana dá mostras que faz isso bem, até mesmo em situações que envolva ele, vide discussão com Loco Abreu.

    Só vou citar um exemplo da “cuca” para que minhas palavras não fiquem vazias.

    Quando Cuca afastou Zé Roberto, o fez sozinho, ele tinha mais poder no futebol que o próprio Rocambole (rarara), quando notou que o botafogo jogava em torno de Dodô e Zé Roberto ele voltou atrás, resumindo, perdemos um jogo chave no maracanã para o são Paulo que nos custou o título do primeiro turno e conseqüentemente uma vida mais tranqüila por causa da insegurança e instabilidade emocional do Alex S. Se ele fosse um bom filtro!

    *Existe diferença quando o jogador fica três meses sem receber lutando por título do que por rebaixamento.

    Responda a este comentário

    saulo

    Diferente da época do Cuca, o Botafogo começou a montar seu Departamento de Futebol apenas no fim da gestão Bebeto de Freitas. Antes, tudo era resolvido presidente, supervisor e treinador. Às vezes diretamente com o Cuca. Total amadorismo!! Nem foi pela imprensa, conheci um consultor de markenting esportivo e ele me disso isso quando conversou com o próprio antecessor do Maurício Assumpção.
    Joel pegou um clube mais organizado e depois de um ano do Maurício Assumpção na presidência. Bebeto de Freitas, deixou um clube praticamente cheio de pendências salariais e uma folha não compatível com a arrecadação. Não é difícil explicar o por quê ano passado o time era fraco e quase caiu.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Mas é muito amor, hein Sauleta?

    Meu Deus.

    Responda a este comentário

  5. Gaburah
    6/09/10 - 8:37

    [Via @iBotafogo] A verdade dos fatos:

    1. Loco Abreu não foi e não será multado pela a discussão com Joel Santana.
    2. Renato Cajá segue no clube.
    3. Joel Santana cumprirá seu contrato.

    O Fogão segue seu rumo, doa a quem doer.

    Responda a este comentário

  6. Gaburah
    6/09/10 - 8:41

    [Via @iBotafogo]
    Muito legal mesmo o vídeo de apresentação do Botafogo no Engenhão.
    Curtam aí:

    Responda a este comentário

    thiago botafogo

    Por que o Botafogo não adota números fixos?
    fahel com a 10, não dá né!

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    maneiro,mas com jogador merda num tem credibilidade.

    Responda a este comentário

  7. Flávio
    6/09/10 - 18:37

    Lamentavelmente, acho que a vaga para a Libertadores fica pelo caminho ao longo desse tortuoso segundo turno, com dificílimos jogos na metade inicial.

    Não temos elenco para suportar 2 partidas (com viagens) por semana.

    Acredito que São Paulo e Cruzeiro fiquem com as vagas para a Libertadores.

    Botafogo pagou caro por perder gols e não saber liquidar uma partida (na verdade, faz muito tempo que comete esses erros).

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Cara, ainda estou otimista. Tá muito cedo pra desesperar ainda. Estamos a poucos pontos de um líder e um vice irregulares.
    Acredito no Botafogo, apesar de reconhecer todas as não poucas fraquezas táticas e individuais do time. Acho que esta partida contra o Santos será o fiel da balança na campanha do Botafogo. Um resultado positivo dará o tom do segundo turno alvinegro.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    botafogo fica pelo caminho de novo. tá insuportável isso. sempre assim,sempre entregando,sempre peidando. se faz isso num jogo contra um time fudido da zona o que fará contra um dos líderes? peidará com força. tá mto 2008 esse ano. ficaremos em 7º e veremos o flu campeão no nosso estádio com o presidente filho da puta aplaudindo,veremos o fla e o flu jogando domingo no nosso estádio e nós jogando sábado. nem podemos treinar lá!!!! sério, sou a favor de um grupo de extermínio pra limpar essa nojeira.

    Responda a este comentário

    Thiago Botafogo

    Cara, a nossa guerra é exclusivamente contra o cruzeiro, Fluminense e Corinthians respectivamente.

    O Cruzeiro que está na nossa cola, o Tricolor ta caindo, e o Corinthians que tem mais chances de campeonar, venceu todas em casa e tem um elenco homogêneo.

    Quando perdermos Mattos ou Somália por exemplo, nosso time caiu de produção, muito por causa daquela ameba do Fahel.

    Responda a este comentário

  8. Marden
    7/09/10 - 19:14

    Eu acho que o titulo fica entre Fluminense,cruzeiro e Corinthians. Os outros times estão nivelados por baixo.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário