Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Bom Senso, Responsabilidade e Consequências

December 10th, 2013 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2013, Justiça.

Sobre os acontecimentos em Santa Catarina, no jogo Atlético-PR x Vasco, pela última rodada do Campeonato Brasileiro 2013:

1- Segundo o presidente do STJD, o jogo não deveria sequer ter começado, uma vez que não havia segurança compatível com o evento. E não deveria ter sido reiniciado, pois além da falta de segurança persistir, segundo o regulamento, o prazo máximo para que isso aconteça é uma hora, e o jogo recomeçou após 71 minutos.

Por isso, o árbitro da partida, Ricardo Marques Ribeiro, poderá ser punido com suspensão de até 120 dias, além de multa de R$ 1 mil. Ora, uma eventual punição ao árbitro é uma confissão de que a partida não valeu.

2- O Vasco pede os pontos do jogo no Tapetão. Do ponto de vista da instituição, quem a comanda tem o dever de fazê-lo. Mesmo achando que isso cause danos severos a imagem do clube, não vejo alternativa para quem está investido de um cargo representativo.

Para mim, o ideal é que o jogo seja anulado e nova partida realizada. O problema é que o Vasco, fatalmente, perderá outra vez. Então será, caso ocorra, apenas mais uma humilhação imposta aos seus torcedores, por esta diretoria que monta um time para disputar um campeonato profissional sem goleiro.

3- Segundo o “BRILHANTE”  Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD, é prematuro dizer se o Vasco tem chance de sucesso em sua empreitada.

Tem que aguardar o protocolo e encaminhamento à Procuradoria para análise. Tentar rediscutir resultado de jogos após o encerramento do campeonato passa a idéia de desespero por tudo o que não se fez dentro dos gramados durante o ano para salvar do rebaixamento, no caso. Mas é precipitado falar sem avaliar os documentos e argumentos dos interessados.

Obviamente que o Campeonato se encerra após a última rodada. Porém, o problema aconteceu em um jogo da última rodada. As perguntas que deveriam ser feitas ao “gênio”  são:

– Se fosse, então, em uma partida entre dois times no meio da tabela, a partida teria outro tratamento?

– O regulamento dispõe regras específicas para times rebaixados e outras para os demais? Ou todos jogam sob as mesmas condições?

– O regulamento dispõe regras específicas para a última rodada? Ela é diferente das demais?

4- Onde estava o Bom Senso FC? Jogadores se rebelam por jogar duas vezes por semana, mas se sujeitam a jogar correndo riscos de segurança? Jogadores que tinham, inclusive, parentes na arquibancada, como se sujeitam a jogar futebol, com o que se viu no estádio? Com pessoas desacordadas e ensanguentadas? Se ali não havia interesse em cruzar os braços, onde haverá?

5- Já vi esse filme. De tempos em tempos, o futebol brasileiro, chega a um embaraço, aparentemente insolúvel, que tem como consequência a famosa “virada de mesa“. Me parece muito factível que a confusão jurídica aumente ao ponto de não haver rebaixados este ano, e termos 24 times na primeira divisão ano que vem. E, de repente, com a Copa, e o calendário espremido, até a volta do mata-mata.

 

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

136 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

136 Comentários para “Bom Senso, Responsabilidade e Consequências”

  1. Andre
    10/12/13 - 10:56

    Concordo que remarcar o jogo seria algo mais próximo da moralidade, em princípio.

    Mas…

    O prazo de 1 hora (30 30) é dado para que o mandante responsável pelo jogo, providencie as condições necessárias, o que não foi feito.

    Dessa forma, não acho tenebrosa a leitura de que dessa maneira, o mandante foi negligente (ou outro termo que Matheus indique) tanto na preparação anterior para o evento, quanto na correção da merda ocorrida.

    Sobre o fato, acho que tem a discussão se tem polícia ou não tem. acho que não tem que ter polícia dentro mesmo não. Evento privado. Privado e COBRADO. Os que defendem o mercado deveriam ter essa postura. Outra confusão nessa visão deturpada do nosso futebol escroto.

    O fato é o seguinte: se não é possível organizar eventos onde os organizadores são incapazes de garantir a segurança dos envolvidos, presume-se que o evento não tem condições de ser realizado. Dessa forma, na minha ótica, não está em cheque a participação ou responsabilização da polícia. Mas sim da capacidade das entidades “futebolítiscas” brasileiras fazerem ou nao campeonatos.

    Se nao tem condição de fazer, que nao tenha campeonato. Vamos ver Chelsea pela tv. Lá funciona.

    Responda a este comentário

    Andre

    Continuando…

    O erro do Vasco foi permitir a continuação do jogo. O que achei muito ruim mesmo foi que o presidente do clube, durante a paralisação, se posicionou até corretamente, contra o reinício com a alegação quase perfeita (comoção e bla bla bla)… dessa forma, entendo que alguém orientou o cidadão sobre esses termos que ele utilizou, pois batem com o texto do regulamento.

    O que foi FODA, foi ver os jogadores se aprontando e o repórter chegar pra ele e ele se espantar com reinício, como se não fosse um presidente do clube que pudesse retirar o time de campo. Ficou com medo de fazer. Acredito que por insegurança plena.

    Por isso, fosse eu fazer a defesa do furacão, diria que o Vasco se omitiu de exercer o direito que tinha de reclamar, ao prosseguir no jogo. Se bem que pode até alegar que acatou determinação do juiz para evitar outros tipos de punições.

    Enfim, um caso realmente difícil de resolver. Mas acho que o Vasco possui OBRIGAÇÃO de correr atrás do seu direito.

    Qto ao risco dos 24 pra 2014, esse risco aí eu acho que não existe. Se existir isso, putz, fecha a porra toda logo.

    Responda a este comentário

  2. Alexandre N.
    10/12/13 - 11:00

    E sabe o que eu achei mais ridículo em toda esta situação? A falta de vergonha na cara dos jogadores da partida que se prestaram ao ridículo de COMEMORAR os gols que foram marcados.

    E pra piorar mais ainda a situação, vejam só o que o foi publicado NO SITE OFICIAL DO CAP:
    http://www.atleticoparanaense.com/site/noticias/detalhe/32882/Confira-texto-publicado-pelo-Jornal-do-gua-Verde-sobre-incidentes-em-Joinville

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Achei ridículo jogarem. Se jogaram, comemorar gol não tem tanto problema.

    Já o texto do link, esse sim, ridículo pacas.

    Responda a este comentário

    Andre

    Pior que se eles sabiam disso tudo, porque fizeram aquela organização de merda?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Isso deve ser perguntado, formalmente.

    Responda a este comentário

    Victor

    Diante da invasão de seu espaço, a torcida atleticana – os Fanáticos – reagiu e impediu que os vascaínos agredissem os torcedores pais de famílias que se encontravam no local com mulheres e crianças. Portanto, a organizada do Atlético impediu que a tragédia tivesse resultados trágicos para a história do nosso futebol.

    Eu leio essa argumentação toda hora quando discutem Organizadas no grupo do Fluminense. A militância sempre salienta a importância dos Organizados para defenderem torcedores comuns. Sinto que há até gente que escreve isso acreditando de fato. Isso deve ser um mantra entre eles.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Torcidas Organizadas foram criadas para proteger os torcedores comuns de outras Torcidas Organizadas. O que seria do futebol então se as Torcidas Organizadas NÃO EXISTISSEM?

    Responda a este comentário

  3. Andre
    10/12/13 - 11:18

    Se a Ponte perder, a decisão favorável ao Vasco fica mais simples.

    Responda a este comentário

  4. Victor
    10/12/13 - 11:34

    Não existem jogadores no Bom Senso FC. Com uma situação campal inesperada nenhum jogador se portou como de um grupo político importante fizesse parte. O máximo que exposição que se viu foi um assustadíssimo Luiz Alberto em prantos e um perdido Pedro Ken falando de pai e mãe na arquibancada. Nenhum jogador se preocupou em tomar parte das decisões porque, de fato, nenhum jogador de futebol é um player pensante por si só no negócio.

    O Bom Senso FC não somente permitiu a realização de uma partida sem qualquer condições, como pior, permitiu sem que tivesse participado da deliberação de tomada de decisões. Na hora que a merda estancou deixaram toda a responsabilidade nas costas dos nefastos dirigentes de sempre…

    Os jogadores conseguem cumprir ordens pré-determinadas e fazer número. Servem aos condutores do Bom Senso FC como servem aos clubes e seus patrocinadores: modelos, outdoors, publicidade. Com os clubes ao menos possuem contratos.

    Responda a este comentário

    Andre

    Registre-se: Juninho, participante do Bom Senso, estava nos EUA (aliás já há algumas semanas… Caga pro Bom Senso e caga para o seu clube…

    Responda a este comentário

  5. Victor
    10/12/13 - 12:17

    5- E mais tuteladores…

    Responda a este comentário

    Andre

    A idéia é sempre criar algo diferente, onde ele possa fazer parte.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Brilhante não é mesmo? Com certeza será a única agência, entre todas, a funcionar.

    Responda a este comentário

  6. Yuri
    10/12/13 - 16:46

    Meu filho, e o Corinthians, que foi rebaixado numa partida onde O BATEDOR DO PÊNALTI FOI TROCADO (!!!!!!!!!) após o primeiro ter errado DUAS VEZES??? Isso sem falar na aberta entrega do Entregacional.

    Para mim esse argumento de 71 minutos é justo mas não vai dar em nada. Prevê-se multas por atraso que eu NUNCA VI. Aliás, cadê a multa do Fluminense por ter atrasado no jogo contra o Bahia? Não era XXX reais por minuto?

    Outra coisa: fosse eu presidente do Vasco, dava 61 minutos e eu retirava meu time de campo. Mas Dinamite e outros nem devem saber que isso existe.

    Responda a este comentário

    Victor

    Fluminense estava em campo 17h.
    Quem atrasou o jogo foi quem resolveu tocar hino antes de partida de futebol.

    Responda a este comentário

  7. Yuri
    10/12/13 - 16:50

    Partida rejogada e o JUSTÍSSIMO campeonato de 2005 ganha mais “respaldo” dos torcedores imbecis. Que a pena caia sobre o juiz, como foi naquela situação e tudo se acerte.

    Responda a este comentário

    Andre

    O furacão vacilou demais. ele está enquadrado em 3 itens do regulamento. Sinceramente, acho que o Vasco leva essa. Com todo o seu direito e respaldado no regulamento.

    E tem mais: se a Ponte perder amanhã, furacão perde os pontos mas permanece na liberta, botafogo entra e Vasco se salva.

    Eurico tá falando pra caralho. E ele não dá mole. Já vi os trocentos argumentos e já começo a acreditar que o Vasco só perde essa se for muito fraco.

    Responda a este comentário

  8. Rafael (Jota)
    10/12/13 - 18:22

    Mediante a toda essa polêmica, acho que todos os clubes que não estavam matematicamente rebaixados ao final da 37ª rodada deveriam permanecer na série A de 2014
    #Pizza

    Responda a este comentário

  9. Victor
    10/12/13 - 21:20

    5 – Portuguesa escala jogador irregular e pode ser rebaixada no Brasileirão. Serginho já elucidou essa questão.

    Responda a este comentário

    Andre

    Isso, da Lusa, nao vai dar em nada. Pelo seguinte: em 2002 o Flamengo tinha um jogador com 2 contratos. Wendel. Jogou 3 jogos e deveria ter perdido 15 pontos. Nada aconteceu. Porque aconteceria agora?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Vai vendo, um monte de confusão. Daqui a pouco a CBF se julga incapaz de organizar o Campeonato em 2014…

    Responda a este comentário

    Andre

    É. Com esse monte de confusão essa possibilidade aumenta…

    Os caras são capazes de criar o regulamento, mas incapazes de cumprí-lo. Deprimente.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Não sabia dessa.

    Responda a este comentário

    Andre

    Então observe a de HOJE, 2013.

    Só a Lusa perderá os pontos?

    Responda a este comentário

    Bender

    Como vc pode perceber, ignore tudo que o Andre falar sobre o Flamengo. Ele apenas replica a cartilha dessas bostas de netvasco, casaca e etc.

    Responda a este comentário

  10. Andre
    10/12/13 - 21:39

    Agora me sai a informação de que Flamengo também teria escalado jogador irregular e pode perder 4 pontos.

    http://www.netvasco.com.br/n/139595/lusa-e-urubu-escalaram-atletas-suspensos-na-ultima-rodada-e-podem-perder-4-pontos-lusa-seria-rebaixada-e-salvaria-o-flu

    Detalhe: na matéria diz que salvaria-se o Flu, por conta da suposta punição a Lusa. E o Vasco ficaria com 44… Mas e se o Vasco bater o Furacão? Como fica?

    Urubu rebaixado em 2013! Mas nao rola isso. Embora, caso seja realmente comprovado, quem deveria cair seria essa desgraça.

    Responda a este comentário

    O Justiceiro

    Final da Copa João Havelange. São Januário. Estádio superlotado por responsabilidade do Vasco. Pelo regulamento, os 3 pontos deveriam ir para o São Caetano. Isso ninguém gosta de relembrar, né?

    Responda a este comentário

    Andre

    Isso não precisa ser relembrado porque o caso foi outro, completamente diferente.

    Responda a este comentário

    Andre

    Aliás, podemos lembrar de um estadual recente onde o Vasco perdeu 6 pontos e foi eliminado das semifinais da TG pelos mesmos motivos que Lusa e Flamengo deveriam perder 4: escalação irregular de jogador.

    Responda a este comentário

    O Justiceiro

    É verdade, totalmente diferente! O desespero é grande!

    Responda a este comentário

    Andre

    Justiceiros normalmente não gostam de regulamentos…

    Responda a este comentário

    O Justiceiro

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Uma coisa nada tem a ver com outra.

    Porém, se alguém acha o contrário, se esse alguém acha que os pontos deveriam ter ido para o São Caetano, certamente esse alguém também deve achar que, agora, os pontos devem ir para o Vasco. Uma vez que um erro não justifica outro.

    Mas isso se estivéssemos falando de alguém que não se esconde atrás de um apelido meigo. Justiceiro de pica, deve ser.

    Responda a este comentário

    O Justiceiro

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Responda a este comentário

  11. Sancho
    10/12/13 - 23:36

    As punições impostas pelo STJD passam a valer no dia seguinte ao julgamento, como deixa claro o artigo 133 do CBJD, independentemente da publicação em órgãos oficiais.

    “Art. 133: Proclamado o resultado do julgamento, a decisão produzirá efeitos imediatamente, independentemente de publicação ou da presença das partes ou de seus procuradores, desde que regularmente intimados para a sessão de julgamento, salvo na hipótese de decisão condenatória, cujos efeitos produzir-se-ão a partir do dia seguinte à proclamação. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009)”.

    Como o julgamento foi na sexta-feira, o “dia seguinte” passa a ser segunda-feira. No domingo, a situação era legal.

    Responda a este comentário

    Andre

    O dia seguinte de sexta é segunda?

    Ah, sim dia útil… Mas dia de jogo não é útil para o futebol?

    Tá de sacanagem né…

    Responda a este comentário

    Sancho

    Não. Não estou, não. É assim que funciona.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Não sei quanto ao STJD, mas no Direito comum é exatamente assim que funciona

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Bem, parece que NÃO é assim. Pelo menos pelo teor de reportagens por aí. Em nenhum momento esse argumento é utilizado. Muito pelo contrário, estão sempre dizendo que ele não poderia ter jogado.

    “ele pegou mais um jogo de gancho em julgamento realizado na última sexta-feira e teria de ter cumprido no domingo. Os dirigentes da Lusa não sabiam dessa punição. De acordo com o vice-presidente da Lusa, Roberto dos Santos, o advogado Osvaldo Sestário, que representa a Lusa no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio, e defendeu Héverton, informou que o meia havia pego apenas um jogo.”

    Em tempo, Fluminense salvo:

    Depois que isso estourou, não consegui mais falar com nossos advogados. Só hoje (terça) chegou o comunicado de dois jogos. Na sexta, ele (Sestário) nos disse que era apenas um. Então, estamos meio perdidos – afirmou, em entrevista à ESPN Brasil.

    Responda a este comentário

    Andre

    E não se fala no rebaixamento do Flamengo…

    Responda a este comentário

    O Justiceiro

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    Responda a este comentário

    Andre

    Falaram sim hoje… várias vezes… rs… Mas o medo do urubu do tapetão é esse aí… salvo na malandragem… aposto.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Código Brasileiro de Justiça Desportiva:

    Art. 43. Os prazos correrão da intimação ou citação e serão contados excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o dia do vencimento, salvo disposição em contrário.

    § 1º Os prazos são contínuos, não se interrompendo ou suspendendo no sábado, domingo e feriado.

    § 2º Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil se o início ou vencimento cair em sábado, domingo, feriado ou em dia em que não houver expediente normal na sede do órgão judicante.

    Se o início cair num sábado, como foi o caso, começa-se a contar o prazo a partir do primeiro dia útil seguinte; ou seja, segunda.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    “O atleta foi julgado na sexta-feira e punido com dois jogos de suspensão. O artigo 133 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) diz que a validade da pena é imediata. Ou seja, o atleta não poderia ter jogado nem na sexta-feira. E tem mais. O advogado da Portuguesa, dr. Sestário, assinou a notificação. A situação da Portuguesa é extremamente complicada – avisou o dirigente.”

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/12/ex-presidente-do-stjd-ve-erro-da-lusa-e-diz-que-situacao-e-complicada.html

    Responda a este comentário

    Andre

    É, neste caso, Sancho, a interpretação é outra.

    A data de início é a sexta, mas ela estaria excluída conforme você compilou aí. Mas o sábado estaria incluído. O início não foi no sábado, foi na sexta.

    Responda a este comentário

    Andre

    Nada sobre o caso do Flamengo?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Infringiu o Artigo 171, claro.

    Responda a este comentário

    Sancho

    O Aprobatto precisa aprender a ler com mais atenção os documentos. De novo:

    Art. 133: Proclamado o resultado do julgamento, a decisão produzirá efeitos imediatamente, independentemente de publicação ou da presença das partes ou de seus procuradores, desde que regularmente intimados para a sessão de julgamento, salvo na hipótese de decisão condenatória, cujos efeitos produzir-se-ão a partir do dia seguinte à proclamação.

    Foi decisão condenatória, certo? Assim, a punição só começa a contar a partir do dia seguinte pelo que está escrito no próprio artigo. E faz todo o sentido.

    Se não, seria ridículo. Se o julgamento é na quinta, entra-se com recurso na sexta, e o atleta joga sem problemas no fim-de-semana. Se é na sexta, “si f*deu, merrmão”?! Não faz sentido nenhum…

    Responda a este comentário

    Andre

    Vamos aguardar o desfecho.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Claro, mas já adianto que uma decisão contra a Lusa é uma decisão contrária ao que diz o Código. Se essa é a prática corrente no STJD, o que revogaria tacitamente o dispositivo, aí já é uma outra questão.

    Responda a este comentário

    Andre

    Como falei abaixo, basta ver qual é a prática recorrente.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    “Diversos amigos tem feito comentários acerca do teor do art.43 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o qual contempla que prazos processuais não se iniciam, nem se findam em sábados, domingos e feriados. Acerca da questão, cumpre esclarecer que não estamos falando do prazo processual de recurso, mas sim do prazo a partir do qual a decisão começou a produzir efeitos jurídicos válidos, o que ocorreu no sábado, primeiro dia posterior ao julgamento, como bem estabelece o Art. 133 do CBJD.”

    http://globoesporte.globo.com/platb/esportelegal/2013/12/11/situacao-da-lusa-e-indefensavel/

    Responda a este comentário

    Sancho

    Buenas, isso é inconstitucional em tantos sentidos que eu não saberia dizer nem por onde começar.

    Responda a este comentário

    Andre

    Fácil. Basta olhar o modus operandi de várias situações análogas que rolaram durante o certame e que não eram na última rodada.

    Com toda certeza, essa discussão de prazo nem precisa ser discutida aqui. Basta observar o procedimento normal que ocorre em todos esses casos.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Foi o que eu disse acima. Ainda assim, mesmo que seja essa a prática corrente, ela fere o princípio da igualdade. Um clube e um jogador não podem ser prejudicados porque houve o julgamento na sexta-feira.

    É por isso que o prazo só começa a contar no dia seguinte caso haja condenação. Para que se o jogador for julgado e condenado no dia do jogo, ele ainda possa jogar, como foi treinado durante a semana. Para que se o jogador for julgado na sexta-feira, ele possa jogar no fim-de-semana como foi treinado durante a semana.

    Um recurso suspende o prazo. Há, ainda, o pedido de efeito suspensivo, que nada mais é do que um aviso de que o clube e o jogador têm interesse em recorrer, pelo que o início da suspensão é adiado até o final do prazo do recurso. Assim, se o julgamento ocorre entre segunda e quinta-feira, sempre há a possibilidade da defesa recorrer ou pedir efeito suspensivo no dia seguinte, garantindo que o jogador entre em campo.

    Agora, por essa interpretação tacanha, isso tudo muda se o julgamento é na sexta-feira. Aí, se o jogador é condenado, não há nada que se possa fazer para que ele jogue. Isso é absurdo.

    Responda a este comentário

    Andre

    Mas se o modus operandi for esse, ela nao fere o principio da igualdade. E digo mais: to me lembrando aqui de ter acompanhado alguns julgamentos de casos do Vasco ao vivo pela internet.

    E, ACHO, que sempre foram na sexta.

    Sobre ser sexta ou segunda, é irrelevante, porque na terça tem o mesmo problema. Existe jogo na quarta. Existe jogo na quinta. Até na segunda e terça…

    Os dias da semana não foram criados pela justiça. rs…

    Responda a este comentário

    Sancho

    Se eles sempre agem assim, podem ser COERENTES, mas ferem a igualdade todas as vezes.

    Eu falei ali em cima sobre julgamento em dia de jogo, e o porquê da pena começa a contar apenas no dia seguinte.

    Responda a este comentário

    Andre

    Cara, nem a Lusa tem esse entendimento que você ta falando.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Mas a Lusa não entende nada de coisa alguma!

    Responda a este comentário

    Andre

    Então Fluminense continua na segunda e Vasco sobe. Criciúma paga o pato.

    Se ponte perder hoje, é 100% certo. Mas não torcerei em hipótese alguma pelo insucesso da macaca. Pois isso seria um ajuste conveniente.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não sei se é assim, mas que é muito estranho, isso é. Coincidência? Para mim, não.

    Não duvido nada que tenham acertado com a Portuguesa isso. Colocaram o jogador supostamente irregular aos 32 do segundo tempo? Coritiba e Atlético-PR vencendo…

    Reparem nisso aqui:

    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2013/12/10/stjd-analisa-escalacao-irregular-da-portuguesa-e-flu-pode-se-livrar-de-queda.htm

    PRESIDENTE DA PORTUGUESA:

    Eu estava no Rio a tarde inteira com o José Maria Marin e com o Marco Polo Del Nero. Quando cheguei em São Paulo comecei a receber telefonemas. Estou tomando pé da situação, mas tenho confiança no departamento de futebol profissional. A gente não precisava de nada no jogo, já estávamos salvos, e o Heverton não era um jogador tão importante para o time neste momento”, disse.”

    O que fazia o presidente do clube com a cúpula da CBF a tarde inteira? Qual era a pauta da reunião?

    NA SEQUÊNCIA:

    “Já o o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, confirmou o caso, mas disse que o órgão só irá elaborar uma denúncia na quarta-feira.

    “Soubemos hoje [terça], através de um telefonema da CBF, que existe essa irregularidade. Já estamos analisando e, amanhã [quarta], iremos elaborar uma denúncia. Se confirmado o erro, a Portuguesa pode sim perder estes pontos. Vamos analisar o caso”, explicou o procurador.””

    E aí pessoal, não está claro?

    Responda a este comentário

    Andre

    Sim, tem todo sentido. Aí entramos na possibilidade que vc alertou lá atrás: 24 clubes em 2014.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Serginho, na Justiça Comum é assim e o STJD segue o procedimento da Justiça Comum. A decisão deverá ser cumprida no próximo dia útil. Inclusive pra contagem de prazo pra apresentação de recurso e tudo mais.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Matheus, sei que na Justiça Comum é assim, mas não estou vendo nenhum entendimento nesse sentido no caso. Muito pelo contrário, a própria Portuguesa dá a entender que não escalaria o jogador se soubesse do resultado do julgamento na sexta, e que só colocou porque foi informada por seus advogados que a punição foi de um jogo.

    Além disso, fosse este entendimento consolidado, não haveria essa polêmica toda, morreria no início.

    Ou então, estão apenas construindo motivos para a virada de mesa, o que, para mim, é totalmente possível.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ou então, estão apenas construindo motivos para a virada de mesa, o que, para mim, é totalmente possível.

    É o que penso. Os caras aproveitaram o que pode ser uma brecha legal e jogam isso pra ver o que dá.

    O problema é que os dirigentes da Portuguesa são tão imbecis que, além de ter contratado um advogado que não parece ser de sua confiança, botaram o cara pra jogar numa imensa burrice. Exigir conhecimento legal desses caras é imbecilidade.

    Responda a este comentário

  12. Fernando Romano Menezes
    11/12/13 - 11:31

    As manobras do Vasco/Fluminense são puro casuísmo jurídico, garotada. Alguém aqui acha que se tivessem ganho os pontos no campo haveria esta chicaneira toda? Eu não vi o jurídico do Flu entrando no tapetão quando o time foi “Guerreiro”. Na verdade, assumir a responsa de uma série B, se organizar, pagar as contas, voltar melhor, ninguém quer, é muito difícil… mais fácil é ir tocando o ‘putero’ todo com a barriga. E no caso do Vasco, sempre há o álibi do juiz dizer que prolongou aquele tempo extra JUSTAMENTE para que se desse tempo de a) chegar mais policiamento prometido (da PM de SC) e b) voltar a ambulância que estava levando os feridos e que, sem esta, não se poderia reiniciar o jogo, como diz a lei. ISSO QUE É PURO BOM SENSO, assim como foi do TIME do Vasco ao – corretamente, a meu ver – esperar o jogo recomeçar e tentar ganhar NO CAMPO. Levou uma surra, mas aí é do jogo (mesmo a DIRETORIA querendo cancelar, aos berros, a partida).

    Se não era nem pra ter começado, que o Vasco não entrasse em campo antes, oras. Jogar o jogo, perder e alegar falta de segurança depois pra mim não é motivo dessa porra toda nem querer seus “direitos” não…

    E outra hein… qual será o pronunciamento oficial do Bom ÇenÇu FC, depois de tudo?… Ansioso pra ver.

    Responda a este comentário

    Victor

    Quantos pontos o Fluminense ganhou que não foram no campo?

    Responda a este comentário

    Fernando Romano Menezes

    Quantos ele está tentando ganhar fora dele?

    Responda a este comentário

    Andre

    Eu acho que todos. Porque quando um clube contrata jogador, define treinos, forma equipe técnica, pré-temporada, locais de hospedagem, discute tabelas, horários, define os “corpo-mole”, prioriza uma competição em detrimento de outra, enfim, TUDO ISSO é fora de campo.

    E até pra colocar o time pra jogar, algo tem que acontecer fora de campo. Portanto, TUDO está relacionado COM O CAMPO DE JOGO.

    Essa conversa de dentro e fora, é conversa de imprensa babaca reverberada por quem não pensa.

    Deveria o Vasco escalado um monte de jogador irregular nas ultimas 3 rodadas, vencido e depois dizer que ganhou dentro de campo…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    “Se não era nem pra ter começado, que o Vasco não entrasse em campo antes, oras.”

    Não é atribuição de nenhum clube de futebol determinar se há ou não segurança para uma partida ser realizada. Esta atribuição é exclusiva do árbitro.

    E, evidentemente, se não houvesse jogo, a falta de segurança não apareceria. Qual justificativa o clube teria para não entrar em campo? Aliás, como ele poderia saber que havia a falta de segurança?

    “Jogar o jogo, perder e alegar falta de segurança depois”

    Tem razão, o Vasco, que pode ver o futuro, não deveria nem ir a Joinville. O engraçado, é que se o Vasco vence a partida, outra tragédia poderia ter acontecido. Já que não havia segurança, comprovadamente.

    O Vasco jogou porque o árbitro da partida determinou que jogasse. Árbitro que, inclusive, será punido por isso.

    Responda a este comentário

    Andre

    Além disso, a lógica dos 60 minutos (30+30) é justamente o prazo para que o mandante corrija as questões relativas aos aspectos que originaram a paralisação (sendo estes de sua responsabilidade), e devolva a condição normal de realização do evento.

    Como não fez no tempo hábil, não importa se estava esperando chegar polícia, corpo de bombeiros ou o que quer que seja. Aliás, essa espera demonstra flagrantemente o despreparo da organização e preparação da partida.

    Responda a este comentário

  13. Fernando Romano Menezes
    11/12/13 - 11:54

    Tirar os pontos da Lusa desse jeito já é casuísmo, Victor. Tivesse entrado com esse pedido lá naquela rodada, não agora… é isso que eu falei… os caras esperam pra ver se vão cair, se não, ótimo, se cair, a gente vê o que faz…

    Responda a este comentário

  14. Serginho Valente
    11/12/13 - 13:33

    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/futebol/tapetao-no-brasileirao-1-ao-contrario-do-flu-vasco-nao-tem-chances-de-escapar-da-segundona/

    Responda a este comentário

  15. Serginho Valente
    11/12/13 - 15:58

    http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/12/tribunal-pode-livrar-flu-e-vasco-e-rebaixar-fla-e-lusa-veja-cenarios.html

    Imaginem dois times brasileiros da 2ª divisão na Libertadores…

    Responda a este comentário

  16. Andre
    11/12/13 - 17:19

    CBF notifica irregularidades de Portuguesa e Urubu ao STJD

    http://www.netvasco.com.br/n/139662/cbf-notifica-irregularidades-de-portuguesa-e-urubu-ao-stjd

    Responda a este comentário

  17. Victor
    17/12/13 - 3:21

    5 – Parabéns, Serginho.
    Farejou e expôs publicamente as movimentações de bastidores antes de qualquer um, e consequentemente, deveria ser alçado ao status de grande autoridade no assunto.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Já vi acontecer muitas vezes. Mas ainda não é como eu imaginei.

    Responda a este comentário

    Andre

    Vai depender do COVARDE.

    Responda a este comentário

    Andre

    Serginho “farejou” é sacanagem…

    Responda a este comentário

    Victor

    Só nos resta acompanhar o desenvolvimento. Sobre o final Serginho já fez spoiler.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2014/01/torcedor-obtem-liminar-na-justica-que-exige-cumprimento-de-decisao-do-stjd.html

    Responda a este comentário

    Andre

    Infelizmente é isso mesmo. A virada é certa.

    Todo mundo é contra a virada de mesa, mas ela ocorrerá, salvando Portuguesa e Urubu.

    Responda a este comentário

  18. Bender
    17/12/13 - 8:13

    De novo, apenas li o post e passei os olhos em alguns comentários.

    De tempos em tempos, o futebol brasileiro, chega a um embaraço, aparentemente insolúvel, que tem como consequência a famosa “virada de mesa“

    Serginho mitou.

    Responda a este comentário

  19. Matheus
    17/12/13 - 8:59

    “ÍDOLO, MÍTICO, IMORTAL!” (GABURAH, Gustavo)

    Chupa, Loquita!

    Responda a este comentário

  20. Serginho Valente
    10/01/14 - 16:17

    http://extra.globo.com/esporte/flavio-zveiter-do-stjd-alerta-brasileirao-pode-nao-ser-realizado-11258481.html

    http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/diretor-juridico-da-cbf-justica-vai-ter-que-organizar-o-campeonato.html

    Responda a este comentário

    Andre

    Flamengo ganhou pontos na justiça comum hoje…

    Tão se cagando…

    To falando: virada de mesa favorecerá Flamengo.

    Responda a este comentário

  21. Andre
    10/01/14 - 18:12

    Advogado obtém liminar na Justiça comum e Portuguesa recupera pontos perdidos no STJD

    http://www.netvasco.com.br/n/140954/advogado-obtem-liminar-na-justica-comum-e-portuguesa-recupera-pontos-perdidos-no-stjd

    Juiz paulista suspende decisão do STJD, devolve pontos ao Urubu e pode complicar Brasileiro 2014

    http://www.netvasco.com.br/n/140937/juiz-paulista-suspende-decisao-do-stjd-devolve-pontos-ao-urubu-e-pode-complicar-brasileiro-2014

    Responda a este comentário

    Victor

    Fluminense agora teria de mitar.

    Fica quieto, simplesmente obrigando JORNAS a terem de o defender como um bastião da tal ética deles, diz que se a Lei mandou não há o que ser feito e se prepara a Série B, mas enfia um processo gigante na CBF pedindo ressarcimento pelos prejuízos de não jogar a Série A conforme a tabela do campeonato. CRÉU!

    Responda a este comentário

    Andre

    Fluminense nao tem nada a ver com isso. O esperneio pra nao cair é de Lusa e Urubu.

    Inclusive foi até interessante que a liminar do urubu saiu antes da Lusa. Interessantíssimo!

    Tivesse saído a da Lusa HOJE e a do Urubu segunda, nego ia ‘cortar prego’ o final de semana…

    Essa briga pra não cair tá tensa!

    Responda a este comentário

    Matheus

    E agora que a liminar do Flamengo foi caçada, ele perdeu os ponto, mas a Portuguesa ainda não? Hahahahahah

    Responda a este comentário

    Andre

    Nesse instante, Flamengo rebaixado. Eu sempre disse!

    Responda a este comentário

  22. Yuri
    10/01/14 - 18:20

    Acompanhem a COPA UNIÃO CAMISAL 2014. Será mais honesta e limpa que esse lixo.

    Nem quero ver essa porra ano que vem.

    Serginho, a voz da experiencia. Mitou.

    Responda a este comentário

  23. Victor
    21/01/14 - 7:59

    A CBF pode se livrar de uma aporrinhação jurídica sem gastar um tostão a mais que o normal e alguém acha isso um demérito?

    http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2014/01/dirigente-diz-que-foi-lusa-que-pediu-emprestimo-cbf-ainda-em-2013.html

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    O mais interessante é o fato do presidente da Portuguesa fazer papel de ofendido com toda esta história, mas de acordo com o diretor jurídico da CBF a conversa foi outra:

    http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/cbf-rebate-lusa-o-clube-havia-concordado-com-tudo.html

    E segue também o resumão do Márvio dos Anjos sobre toda esta nova confusão Portuguesa-CBF:

    http://globoesporte.globo.com/platb/marvio-dos-anjos/2014/01/20/entenda-o-caso-cbf-lusa-a-partir-do-que-foi-apurado/

    Responda a este comentário

    Andre

    De toda forma, qual relação existe entre uma coisa e outra? Nenhuma. CBF vacilou.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Claro que não. Porra, eu não vou emprestar grana pra quem move processo contra mim.

    Responda a este comentário

    Andre

    Adiantamento de cota. A cota já é da Lusa.

    Mas tudo bem, procede o argumento. O fato é que a CBF não deveria, na minha ótica, ter vinculado uma coisa a outra.

    Senão, a Lusa estaria vendendo os pontos que JULGA ter direito. Faz sentido?

    4 pontos por 4 milhoes.

    VENDEM-SE PONTOS!

    Responda a este comentário

    Matheus

    Pois é. Eu já não duvido que foi a Portuguesa quem propôs como condicionante porque essa diretoria dos caras…vou te contar.

    Mas enfim…

    Responda a este comentário

  24. Yuri
    21/01/14 - 12:22

    Comentários sensacionais:

    http://oglobo.globo.com/esportes/presidente-da-portuguesa-diz-que-clube-pediu-emprestimo-cbf-11349298

    Responda a este comentário

    Andre

    Yuri, o que intriga na matéria, é que a CBF vinculou ao contrato NÃO SOMENTE O PEDIDO DE ABANDONAR A JUSTIÇA COMUM, MAS TAMBÉM O DE ABANDONAR A CORTE ARBITRAL DO ESPORTE!

    – A Portuguesa renuncia de forma irrevogável e irretratável ao direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série A de 2014, como qualquer decisão do Poder Judiciário ou qualquer outro Tribunal venha a lhe conceder esse direito por decisão de qualquer natureza, inclusive liminar, antecipação de tutela ou por decisão tramitada em julgado.

    Depois dessa, vou comprar o PPV da série A. Vasco estará certamente lá. O trabalho que faltou ao Vasco fazer, é o seguinte: mostrar quem tá se beneficiando da virada: justamente os 2 que estão na foto desse artigo!

    Responda a este comentário

    Victor

    E finalmente colocaram a legenda correta na foto.

    Responda a este comentário

  25. Yuri
    22/01/14 - 10:23

    Aí sim!!!!!!!

    http://bandnewsfmcuritiba.com/2014/01/22/presidente-da-fanaticos-parabeniza-envolvidos-em-confusao-na-arena-joinville/

    hahahahahahahahahahahaha! Vai Furacão!

    Responda a este comentário

    Andre

    Os caras alegam ter agido em legítima defesa… foda né…

    Falar mais o que???

    Responda a este comentário

  26. Serginho Valente
    11/03/14 - 12:03

    Tão óbvio…

    http://linkis.com/veja.abril.com.br/bl/HrFJ6

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Agora vem outra pergunta interessantíssima: Se pagou em dinheiro vivo, não há a obrigação da emissão de uma nota fiscal?

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Perdão, na realidade o clube não teria que emitir um recibo para cada jogador que recebeu as quantias em dinheiro?

    Responda a este comentário

    Andre

    É o jogador que emite o recibo (ou a NF). Ele que tá recebendo. Se nao tiver CNPJ pra receber isso, teria que emitir uma RPA.

    MAS… esquece isso. o clube pagou em dinheiro pra nao ter comprovação de nada. E o jogador jumento deve gastar essa porra em cachaça, rock, puta e etc. gastando igualmente em dinheiro vivo com besteira.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Rock é legal. Eles gastam é com neosertanojo, funk e pagode, como macacos que são (vem me multar, Cruzeiro!).

    Responda a este comentário

    Andre

    Vou colocar a tradução pra vc compreender o que eu tava dizendo:

    No ES, rock = night = balada. Não importa o estilo musical.

    Diz-se:

    Vou pro rock hoje!

    Significa: Vou pra night hoje. Vou sair. Não importa o ritmo. É tudo “ir pro rock”.

    Uma vez, minha irmã, que é mais nova e, portanto, aprende as coisas com o irmão mais velho (isso lá quando eu tinha 25 anos e ela devia ter uns 18 ou 19) veio dizer que ia pro rock.

    Então eu a interpelei: disse que ela não sabia realmente o que era o rock.

    Que rock verdadeiramente, não era ir na balada. Mas sim, tipo, “se jogar” na night. Tipo pegar o carro e ir pra festa da puta que pariu no interior do Estado, dormir dentro dele em alguma pracinha… e tomar café descalço e de calça jeans numa padaria qualquer da tal cidade interiorana… e voltar no outro dia, como fazia com alguns colegas, entre outras coisas de atitude, como chegar na night, encontrar a galera e dizer: vamos pra onde agora? Vamos pra cidade tal (a 2 horas e meia de distancia).

    Logico, eu queria mitificar o simples ato de sair e criar uma diferença inconcebível e inalcançável para a guria.

    Assim, apelidei aquilo de: “o verdadeiro rock”.

    Mas tb nao importava o ritmo.

    Entendeu o que é rock, Yuri?

    como macacos que são (vem me multar, Cruzeiro!).

    haushuashuashuahsuas moleque louco!

    Responda a este comentário

    Andre

    Aliás, usando os termos capixabas corretos:

    Esse moleque é do Rock.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Aaaaaaah, entendi. É uma gíria local. Nao conhecia.

    Responda a este comentário

    Yuri

    A Lusa é “santa”! Não pode ter acontecido isso!

    Não é esse o raciocínio da IMPRENSA PIORLISTA?

    Timinho de merda. Se eu fosse da Leões da Faz Gulosa estaria putaço.

    Rubro-verdes foram feitos de TROUXA BONITAÇO. E pensar que até viajar pro Rio eles viajaram, hahahahahaha… mas são burros mesmo…

    Responda a este comentário

  27. Alexandre N.
    11/03/14 - 14:31

    E como a demência não tem limites, vejam ao papel que a Portuguesa AINDA se presta:

    https://www.facebook.com/portuguesaoficial/photos/a.167749606640355.41728.141923192556330/607698315978813/?type=1&theater

    Responda a este comentário

    Yuri

    Allice Di Mello MITOS! Se levarem à diante a ideia de copiar o uniforme do Fluminense, com esse patrocínio… compro a camisa e ainda torço na série B! HUAEHUAHE
    há 8 minutos

    Concordo plenamente. Se colocar camisa parecida com a do Flu e patrocinio TABACOW, é obrigação até de torcedores do FLUMINENSE comprarem, hahhaha…

    Vamos ver se a Portuguesa tem culhões de fazer isso…

    Responda a este comentário

    Andre

    Botafogo-Telexfree supera TUDO.

    Responda a este comentário

  28. Serginho Valente
    3/04/14 - 9:15

    AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS

    A CBF ainda não se pronunciou longamente sobre o assunto. O diretor jurídico da entidade, Carlos Eugênio Lopes, afirmou apenas que “a CBF vai se defender, como sempre fez”. Em entrevista recente, o vice-presidente Marco Polo Del Nero afirmou que tentaria cassar uma eventual liminar favorável a Portuguesa na Justiça Comum, “como fez com todas as outras”.

    A decisão fala apenas em “inclui-la [a Portuguesa] no Campeonato Brasileiro de 2014”, não fala em rebaixar outro clube. Segundo especialistas consultados pelo blog – advogados, juízes, promotores – a liminar permite várias interpretações.

    Uma delas, a mais “popular”, digamos: o Campeonato Brasileiro de 2014 neste momento teria 21 clubes. Isso porque a decisão fala apenas em incluir um time, o que a CBF poderia fazer.

    Isso acarretaria rasgar o regulamento do campeonato, que prevê acesso de quatro times e descenso de outros quatro. Qualquer um poderia evocar o Estatuto do Torcedor e tentar melar na Justiça o Campeonato Brasileiro de 2014.

    http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/portuguesa-consegue-liminar.html

    Responda a este comentário

    Yuri

    Flamengo rebaixado no momento.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Nós sabemos que isso não acontecerá.

    Responda a este comentário

    Matheus Caldas

    A decisão fala em devolver os pontos à Portuguesa.

    Por mim, Flamengo rebaixado.

    Mas deve cair a liminar.

    Responda a este comentário

    Andre

    Aí o flamengo dá um ctrl+c ctrl+v no processo da lusa e ganha tb.

    Cai flu.

    Responda a este comentário

    Andre

    Claro que vao cassar essa porra. MAS, em todo caso, eles já divulgaram que o certame terá 20 clubes.

    Dessa forma, colocar a Lusa é anular a decisão do STJD. E isso rebaixa o urubu.

    Sabemos que não vai acontecer. Nem se fosse na bola.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário