Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

“Boca, muito prazer: Fluminense”

June 5th, 2008 por | Categorias: Fluminense, Futebol, Libertadores 2008.

Lá em cima, a frase emblemática do técnico Renato na entrevista coletiva. Uma verdade é que o Boca não chegou aqui com a confiança que tinham ao final do primeiro jogo. Não apenas pelo resultado, mas depois de assistir à queda do São Paulo, ficou mais claro e eles viram de perto que o Fluminense não era o Atlas.

Quem quis torcer pelo Boca, não posso culpar. Aquela camisa é realmente imponente. E o futebol deles, nem se fala. Força, velocidade, raça, técnica. Muita experiência na competição, jogando com a mesma alma, seja em casa ou na do adversário.

Mesmo assim, aqui de casa, não ouvi nenhuma voz, absolutamente ninguém comemorando o gol dos argentinos.

Quem sabe, os quinze torcedores do Fla-Boca estivessem no Maracanã, apanhando da torcida argentina e aprendendo do pior jeito possível que torcer para um clube é questão de paixão, sem espaço para molecagem.

O Boca dominou, jogou melhor nas duas partidas. Passeou. Mas… A grande equipe, que é na verdade muito grande, não era imbatível.

O Fluminense venceu porque teve a sorte de empatar logo em seguida do gol do Boca, nos dois confrontos. E teve muito coração. O time acreditou que era possível, e se taticamente era dominado, todos correram atrás. Porque se o Boca queria levar, pelo menos, que não fosse fácil. Se não fosse assim, provavelmente a história seria outra.

Contra um time que tinha plena consciência do que fazer para chegar ao topo da América, um caminho que eles conhecem muto bem, saiu do banco de reservas, Dodô. Triste, sentindo-se desvalorizado, foi ele quem mudou o rumo tricolor, quando sofreu a falta que originou o gol de empate. Puxou contra-ataques, como quando encontrou Conca, e este contou com o desvio na zaga para bater o goleiro adversário. Criou e perdeu chances claras de gol. Roubou bolas, e quis o destino que na derradeira delas, decretasse que àquela altura, os esforços do time argentino não adiantariam mais nada. Não comemorou.

Dodô reclama que está infeliz no banco, que tem futebol para ser titular. Mal sabe ele que, como diria Nélson Rodrigues, estava escrito que seria assim e de nenhum outro jeito que o jogador iria fazer a meia-hora de jogo mais importante, e a arrancada para o título maior de sua vida.

O Fluminense tem, incontestavelmente, a melhor campanha da Libertadores 2008. O Davi tricolor derrubou, numa mesma jornada, os dois Golias das Américas. O discurso do time pequeno, do franco-atirador não combina mais com a realidade. Já é hora de se vestir de favorito, e que isso não seja motivo de arrogância ou salto alto, o primeiro passo para a queda. Que seja o momento de fazer o adversário da final tremer antes de entrar em campo, ao constatar tudo o que o Fluminense superou para chegar até ali. É hora de mostrar ao mundo os mais de cem anos da tradição tricolor, que há dez anos estava no fundo do poço, e agora, almeja o topo do mundo.

Agora é hora do Fluminense se mostrar enorme. Mais do que nunca, será necessário acreditar, e ter coração. A derrota do Boca foi injusta? Não, porque o único fator que se opõe a qualquer domínio ou superioridade técnica no futebol é o coração. Assim o Fluminense venceu, e assim é a natureza do futebol.

Poderia falar de atuações, de Thiago Silva, Cícero, Fernando Henrique, Conca, Washington, até do predestinado Dodô. Mas o fundamental é que ontem todos eles eram uma coisa só: Fluminense.

É hora de dizer, não ao Boca, mas ao mundo: Muito prazer, Fluminense.

E viva o futebol.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

52 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

52 Comentários para ““Boca, muito prazer: Fluminense””

  1. Lincoln
    5/06/08 - 16:54

    hehehhe essa momento da carreira de um torcedor é engraçada e maneira. Saudades de passar por isso.. de falar pro mundo inteiro que seu time é o melhor e que não vê adversários a altura.
    Agora nós podemos falar Robinson: Eu vi!

    o pior são aqueles que nunca passaram por isso e mesmo assim têm a mesma empáfia de quem passou ou quem está passando!

    Responda a este comentário

  2. Victor
    5/06/08 - 17:50

    Aos poucos vou recobrando a sanidade.
    De qualquer forma, vou deixar um monte de impressões, sem preocupações cronológicas ou de conexão entre elas.

    ****

    O Boca foi o time do toque de bola nos dois jogos. Era o time que ditava o andamento das partidas.
    Condição essa mais evidenciada ainda pela forma como o Fluminense de Renato joga. Este Fluminense deixa a bola com o adversário. Chama o adversário para seu campo. Deixa tudo por conta de sua defesa e seu goleiro e estranhamente não joga no contra-ataque.
    É complicadíssimo tentar definir o time do Fluminense.
    Renato vem sendo uma espécie de anti-Cuca. Provavelmente para não se expôr, joga para o limite. Se não há necessidade, não solta o time. Arriscar-se para criar uma margem de segurança? Nem pensar.
    E joga assim sempre enquanto está 0x0. Vai levando e espera assim que o adversário canse, vacile, erre e o Fluminense vença.
    Mas se o adversário se sobrepõe ao Fluminense, Renato solta o time e ele resolve. É de rachar o coração.

    Os dois jogos contra o Boca foram a caricatura desta forma de jogar (mas até que contra o São Paulo porque o risco aí foi maior).

    Por isso, eu não consigo aceitar sem maiores ressalvas que o Boca tenha sido melhor que o Fluminense nos dois jogos. Foi um confronto de escolas diferentes de jogar. Uma que preza em ficar com a bola e outra que sei lá, não sei definir.
    É possível, realmente, que o Boca tenha sido levemente superior na postura em campo e criação de jogadas, mas não digo no conjunto, porque bem ou mal, goleiro faz parte desse conjunto, ora bolas.
    Se FH é criticado porque sai a bola atabalhoadamente e isso atrapalhava o jogo tricolor, enquanto o goleiro boquense distribuia melhor, e isso ajuda para que o Boca fosse melhor, por que não levar em conta que o Boca para ter essa melhor saída de bola, resolveu colocar um frangueiraço debaixo de suas traves?

    Eu ouvi em algum lugar, alguém dizer que se trocassem-se os goleiros, o Boca saia classificado.

    Outra coisa é que o Boca para fechar as suas jogadas, conta com Palermo e Riquelme. O Fluminense sabe que conta com Washington, Dodô, Thiago Neves, Cícero, Conca, Luis Alberto e Thiago Silva.
    O Boca arma, arma, arma, mas só quem empurra para a rede são aqueles dois.

    ****

    Dodô deu outra vida ao time (se bem que acho que o time ganharia a vida de qualquer forma depois de levar o gol, mas o que importa é que ele estava lá). Fez contra o São Paulo e contra o Boca valer a sua contratação. Essa história dele não querer ficar no banco, tá certo. Estranho seria se ele estivesse satisfeito. Renato e Branco que façam bem o trabalho de alimentar o ego do atacante e não deixar essa porra virar problema.

    ****

    Ficamos perto da torcida do Boca. Os caras mandaram muito bem no Maracanã. Torceram de fato sem parar pelo time deles, e ao fim do jogo faziam festa para o time.
    Sem contar que cortaram as tentativas dos “secadores” (que não eram apenas flamenguistas) de incitar uma rivalidade com o Fluminense.
    No intervalo, tentaram cantar qualquer música com a melodia da do Botafogo (“Ninguém Cala”) e entoar um 3ª Divisão.
    Infelizmente, houve uma porradaria feia ali com a PM. Justamente por conta de uma camisa de Fla-Boca.
    Para os caras, quem estava ali tinha de torcer para o Boca. O Fluminense que se foda.
    Secar o rival, rir da desgraça alheia é engraçado e o escambau. Mas lamentável é o cara se prestar a essa porra.

    ****

    Agora o Flu vai ter de saber jogar como favorito, porque assim ele será encarado pela mídia e torcida. Não tem jeito, não há como se esquivar disso.
    Por mais que alguém prove por A B que a LDU é mais time, a condição do favoritismo é tricolor agora.
    Por vários motivos:
    – Pelo seu time
    – Pela sua campanha
    – Por quem eliminou
    – Por como eliminou
    – Por fazer o 2º jogo em casa
    – Pelo Maracanã
    – Pelo futebool do Brasil ser muito superior ao do Equador
    – Pelo Monstro

    ****

    Se Arouca ficou na berlinda por ter de marcar Riquelme, a bola da vez agora é Junior Cesar tendo de marcar Guerron.
    No 0x0 o Guerron estava voltando de contusão e mesmo assim levou a melhor em vários lances sobre Junior Cesar.

    ****

    Putz… quando o Fluminense levou o gol com Ygor sendo convidado a bailar, eu só pensei em Serginho escrevendo aqui no dia seguinte:
    “Eu não disse”
    (mentira, pensei nisso agora)

    ****

    No 1º tempo, com o Boca envolvendo o Flu no toque de bola, cheguei a comentar com Lincoln e Gaburah (receio que Gaburah não tenha ouvido por conta da distância) que o Renato ia acabar tendo de colocar o Dodô em campo, para colocar essa bola para rolar um pouco mais pelos pés tricolores.
    Precisou a porra do Boca fazer um gol para ele mexer no time.

    Hoje ouvi alguém do Arena SporTV comentar quase a mesma coisa:
    – Se o Renato estava desesperado com o toque de bola do Boca no 1º tempo, por que diabos ele não mexeu no time no intervalo?

    Mas eu já desisiti de tentar entender como funciona o Fluminense.

    ****

    Quando vi o Mauricio para entrar, Lincoln imaginava que Cícero iria sair. Avisei a Lincoln que Cícero não sai nunca no esquema de Renato.
    A não ser que esteja muito ruim, é complicado mesmo tirar o Cícero.
    Pois se o Flu estiver na merda buscando o resultado, ele empurra o Cícero para a frente e tome chuveirinho na área. Se o Flu tiver de segurar (como ontem), o Cícero vai para a zaga tirar o chuveirinha adversário (e aconteceu bastante).
    Saiu Thiago Neves que pregou (substituição inúmeras vezes repetida ao longo do ano).

    ****

    VOU PLAGIAR O ANDERSON PAIVA:

    FERNANDO HENRIQUE E THIAGO SILVA SAUM HERÓIS!!!!!!

    ****

    A LDU não é baba. Mas nem adianta eu me estender muito sobre isso. Ninguém vai acreditar mesmo.

    ****

    O Maraca estava demais ontem

    ****

    O próximo jogo não é quarta que vem. Só dia 25. Vai saber o que o Fluminense vai fazer enquanto isso.

    ****

    Não vai ter aquela porra de gol fora de casa na final.

    Responda a este comentário

  3. Sérgio Soares
    5/06/08 - 20:24

    Sou de Minas Gerais, e sobretudo SOU TRICOLOR. Consquistamos do direito de ir a final da LIBERTADORES. O Boca já estava se achando na final, e agora é só torcendo pela TV.Fui ao maracanã, e vibrei com o jogo. Espero que o time tenha MUITA DETERMINAÇÃO E QUE NÃO DEIXE ESSE TÍTULO DO NOSSO CORAÇÃO.
    Obrigado Flu.

    Responda a este comentário

  4. Sérgio Soares
    5/06/08 - 20:33

    Sou de Minas Gerais, 350 km do Rio, e sobretudo SOU TRICOLOR CARIOCA. Fui ao maracanã e tive o privilégio de ver o FLU classificar para a final da LIBERTADORES. Que tenhamos a sabedoria de jorgar PARA GANHAR O TÍTULO. Não podemos deixar esse título escapar.
    Afinal, JÁ É MAIS QUE HORA DE O FLUMINENSE NOS DAR UM PRESENTE DE TAMANHA GRANDEZA.
    Abraços a todos os TRICOLORES.

    Responda a este comentário

  5. Robinson
    5/06/08 - 23:02

    Não acho que a LDU seja nem um pouquinho baba.

    Mas pela campanha, o Fluminense está credenciado como favorito, o Renato pode negar, mas ele sabe disso para tentar fugir ou da responsabilidade ou da pressão que o favoritismo impõe. São Paulo e Boca que o digam.

    Responda a este comentário

  6. Lincoln
    5/06/08 - 23:16

    filho da puta. um monte de comentarios meu do jogo voce incorporou pra voce e ignorou todo os que fiz que voce concordou! safado!

    Responda a este comentário

    Victor

    Chora não Lincão! Dodô é Tricolor

    Larga São Januário, Lincão. Dodê é Tricolor

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Pior é Lincoln TENTAR disfarçar a contrariedade…
    Essa porra é tricolor mesmo.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Esse sim é o verdadeiro casaca, casaca

    Responda a este comentário

  7. Lincoln
    5/06/08 - 23:25

    Dodo tem que ir pro vasco!

    Responda a este comentário

    Robinson

    Tem nada… Você que tem que se assumir de vez… Tricolor!!!!!

    Já viu alguma vez o Fluminense perder no Maraca?? Pro Vasco, então???

    Responda a este comentário

    Lincoln

    nunca vi o fluminense perder ao vivo.. nem pro vasco

    Responda a este comentário

  8. Victor
    5/06/08 - 23:39

    Mais algumas fotos lá do Maraca:

    Responda a este comentário

    Gaburah

    CADÊ A FOTO QUE EU TIREI COM VOCÊ E LINCOLN, PORRA???

    Responda a este comentário

    Gaburah

    E O QUE O SERRINHA TAVA FAZENDO VESTIDO DE PADRE?

    Responda a este comentário

  9. Pablo Martinez
    6/06/08 - 0:57

    Lincoln me dá vergonha.
    Não foi no vasco x sport, semi-final de copa do brasil, mas me aparece no jogo do flu, enrolado em bandeira…

    VERGONHA!!

    Responda a este comentário

  10. Robinson
    6/06/08 - 9:35

    É, Pablo, algumas pessoas dão sinais de evolução…

    hehehe…

    Responda a este comentário

  11. Vitor
    6/06/08 - 9:50

    Onde estava Lincoln em 97??? Por que não foi ao jogo contra o CRB???

    E ainda deu a chance que Victor espera há 11 anos, de vestir um vascaíno de fluminense, assim como o vestimos de Vasco naquele ano…

    Vergonha, vergonha…

    Responda a este comentário

    Lincoln

    eu fui na final em 97 mané! e com voce! na van que seu pai alugou!

    libertadores eu nao fui pq eu estava no hospital operado da coluna! lembra?

    2001 eu nao fui .. e ainda bem que nao fui pq deu aquela merda.

    Vasco e Manchester eu fui!

    Eu nao fui contra o Sport e 100% justificado. Aula e ia tocar.. lembra?

    e contra o Corinthians AL .. voce nao foi Pablo.. vc nao tem moral de falar nada ate porque antes de ser vascaino voce é flamenguista.

    Vasco e Gremio Sabado passado eu fui.. onde vc estava Pablo?

    Responda a este comentário

    Victor

    Não faz o menor sentido ver jogo de Copa do Brasil. Não depois que proibiram a venda de cerveja.

    Esse é o verdadeiro motivo pelo qual o Flu tem de garantir presença na Libertadores de 2009.

    Responda a este comentário

  12. Zargarotinho
    6/06/08 - 9:55

    Hahahahahaha…o Lincoln tá cansado de ser vice, Pablo!

    Responda a este comentário

  13. Fabinho
    6/06/08 - 10:02

    “Poderia falar de atuações, de Thiago Silva, Cícero, Fernando Henrique, Conca, Washington, até do predestinado Dodô. Mas o fundamental é que ontem todos eles eram uma coisa só: Fluminense.”

    BAIXOU O NELSON RODRIGUES NO ROBINSON. E viva o Sobrenatural de Almeida!

    Responda a este comentário

  14. Vitor
    6/06/08 - 10:07

    Zargaboy, quem VIU 13 títulos em 15 anos não muda de time… Títulos de relevância, como o que o Fluminense está à beira de vencer…

    O que me faz lembrar: FORA EURICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ——————————————————————————–

    João Brasil, o ídolo de Saulo:

    Responda a este comentário

    Victor

    Amigo, ver 13 títulos não é motivo tão forte como conhecer a Garra Norueguesa

    Responda a este comentário

  15. Vitor
    6/06/08 - 10:11

    Latino é o c$#%@&*#, o lance é João Brasil:

    Aí Saulo, vai na dança do pau molão!!!

    Responda a este comentário

  16. felipe
    6/06/08 - 11:44

    Caralho tudo na vida tem volta: Em 1998 o Fluminense estava sendo rebaixado para a terceira divisão; Em 2008 (dez anos depois) o Fluminense está à beira de assegurar uma vaga no Mundial de clubes e, antes disso, ser campeão da América!

    Quando o Manchester United entrou no Maraca pra jogar contra o Vasco eu tive uma inveja positiva (torci provasco naquele dia).

    Agora, estou oprestes a ver o Flu enfrentar o Manchester em dezembro. Inacreditável.

    Aí Zargarotinho, to precisando encontrar Zargamel!!! No reveillon ele disse que era impossível o Flu ser campeão… que ia ser eliminado na primeira fase, etc!!!! PQP, vai prever mal os resultados….

    Fica o registro: Como havia dito antes, Thiago Neves jogou suas duas melhores partidas da libertadores (mata-mata) exatamente contra o Boca. Simplesmente porque não teve marcação individual. Se ele melhorar isso (sair da marcação) passará a ser um grande jogador e não apenas um bom jogador.

    Responda a este comentário

  17. Vitor
    6/06/08 - 12:19

    Pois é caro Alface, o mundo dá voltas (e isso me dá esperança…)

    Não é bem a “garra” das norueguesas que eu queria conhecer…

    Desde quando o Zarga original entende de futebol??? No futebol da galera, era goleiro reserva de Daniel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responda a este comentário

  18. Lincoln
    6/06/08 - 14:59

    Um dos objetivos de vida do Victor é me fazer virar tricolor. Ele nunca conseguirá isso! Mas isso não me impede de ir ver um jogaço no maracanã. Eu pretendo ir na final tambem.

    Responda a este comentário

    Victor

    Deixa de ser maluco.

    Eu tenho 13 objetivos de vida, e em nenhum deles está te fazer virar tricolor.

    À saber, meus 13 possíveis objetivos de vida:

    – 24 territórios
    – 18 territórios com dois exércitos em cada
    – Ásia e América do Sul
    – Ásia e África
    – América do Norte e Oceania
    – Ámérica do Norte e África
    – Europa, Oceania e um terceiro continente à minha escolha
    – Europa, América do Sul e um terceiro continente à minha escolha
    – Destruir no totalidade os exércitos Azuis
    – Destruir no totalidade os exércitos Amarelos
    – Destruir no totalidade os exércitos Vermelhos
    – Destruir no totalidade os exércitos Verdes
    – Destruir no totalidade os exércitos Brancos

    Responda a este comentário

  19. Ana Paula
    6/06/08 - 15:45

    Lincoln,

    Além de querer que você vire Fluminense, Victor quer que EU vire Fluminense…
    Esses objetivos de War são só fachada!
    Mas nós, Vascaínos com “V” maíusculo, não ligamos para sair em fotos com essas bandeiras de outros times aparecendo. Isso não muda nada, amigo!
    E mais, não somos traíras e não torcemos para Argentinos como algumas pessoas de outros times fazem… Torcer para a Argentina é o “Ó” !!! NINGUÉM MERECE!!! Daqui a pouco vai ter amigo nosso de cabelinho comprido e com arquinho na cabeça!!!!! Ah!!! Nãooooooooooooo!!!
    E passando férias em Balneário Camburiú!

    Responda a este comentário

    Rafael

    Victor está enfrentando uma síncope. Lincoln ou Ana Paula?

    Lamentável…

    Responda a este comentário

    Robinson

    Nada como um namorido preocupado com seu bem-estar, né??

    Agora, Lincoln devia sair desse armário cruzmaltino. Logo.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    até tu Binson!

    Responda a este comentário

    Rafael

    “Binson”.. hehe.. que meigo.

    Responda a este comentário

  20. Rafael
    6/06/08 - 15:52

    O amigo de cabelinho comprido e com arquinho na cabeça estava aqui no Rio e foi ao Maraca na quarta?

    Responda a este comentário

  21. Rafael
    6/06/08 - 15:53

    Em tempo,

    Victor, se tiver ingresso sobrando eu vou. De graça até ônibus errado. E ainda mais para conhecer a garra norueguesa.

    Responda a este comentário

  22. Victor
    6/06/08 - 15:57

    Barrigudinho já foi o primeiro a me ligar querendo ir.
    E ele torce mesmo.
    Já comemorou o gol 1000 do Abedi em Vasco x Flamengo

    Responda a este comentário

    Rafael

    Hehe… barrigudinho decepção mesmo.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Tem nêgo que pede pra ser sacaneado…
    Que gravatinha de puto!

    Responda a este comentário

  23. Zargarotinho
    6/06/08 - 16:04

    Lamentável duplamente…

    Responda a este comentário

  24. Robinson
    6/06/08 - 16:25

    Cena terrível…

    Responda a este comentário

  25. Vitor
    6/06/08 - 18:09

    Sensacional…

    Estava presente no dia em questão, em que barrigudinho comemorou muito o 3º gol do Vasco contra o Flamengo, o famoso gol mil do Abedi…

    Responda a este comentário

  26. Gaburah
    6/06/08 - 21:36

    Sinto vergonha pela salsicha.

    Responda a este comentário

    Barrigudinho

    Hahahahahahahaha! E a salsicha tava boazona!!!

    Responda a este comentário

  27. Zargarotinho
    11/06/08 - 10:15

    Acho que o Flu perdeu um pouco do favoritismo agora: Rei do Futebol afirma que vai torcer pelo Tricolor na final da Taça Libertadores.

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Fluminense/0,,MUL596218-9866,00-PELE+AGRADECE+AO+FLU+POR+TER+ACABADO+COM+A+POSE+DO+BOCA+JUNIORS.html

    Responda a este comentário

    Victor

    Até aí não tem problema.
    O problema do Pelé é apontar um grande favorito, como a Colômbia em 94.
    O ideal seria ele achar que não daria, mas aí seria moleza demais…

    Responda a este comentário

  28. Robinson
    11/06/08 - 16:15

    Vira essa boca pra lá!!!

    Responda a este comentário

  29. Matheus
    11/03/11 - 14:15

    A LDU não é baba. Mas nem adianta eu me estender muito sobre isso. Ninguém vai acreditar mesmo.

    Eu acredito!

    Saludos de Guerrón, EL MEJOR JUGADOR DEL MUNDO!

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário