Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Boca Jrs 2×2 Fluminense – Ficou para o Maracanã

May 29th, 2008 por | Categorias: Fluminense, Futebol, Libertadores 2008.

Boca Jrs 2x2 Fluminense

E começou o 2º tempo.

Pressão maluca do Boca e Fernando Henrique devia só estar pensando que ia se dar bem, pois o Boca não mandava bola fácil para seu gol. Só pedreira. E com 10 minutos, 4 defesas difíceis. Uma delas em cabeceada frontal com um Palermo livrinho na área.

O Boca apenas esperava a hora de vencer Ferando Henrique, isto ia acontecer, e parecia que não havia o que o Fluminense fazer, a não ser confiar em seu goleiro e rezar para o ímpeto ofensivo do Boca esfriar.

E parecia que o Boca se arriscava, que cederia o contra-ataque para o Tricolor carioca. Que falharia na louca marcação sobre pressão já na saída de bola do Flu e levaria o 2º. Mas não era isso que ocorria. Jogava no limite, e quando perdia a bola, não tinha a preocupação. Já estava recomposto na defesa.

O Fluminense todo atrás não parecia nem ao menos estar descansando. O Flu corria atrás. Definitivamente, não saberia o que fazer se estivesse na situação de Renato. Talvez colocar Dodô para ficar próximo de Washington, tentar tirar o Boca do campo de ataque. Mas isso poderia complicar ainda mais a vida do Fluminense, que aos trancos e barrancos se defendia.

Riquelme comemora gol de faltaRenato sacou Mauricio e colcou Romeu. Imagino que tenha optado em sacar o menos experiente do time, colocado um outro jogador de marcação e tentar melhorar o passe liberando um pouco Arouca de sua responsabilidade.

E sem ao menos que Romeu tenha tido tempo de tocar na bola, falta perigosíssima para um time que tem Riquelme. Gol de Riquelme. 2×1 Boca.

Ironicamente, a falta saiu de uma mão para lá de discutível. Mas de qualquer forma, o Boca já fazia por merecer.

Mas vai saber, se a alteração, o cansaço, ou o próprio gol do Boca, tenham tirado um pouco o ímpeto argentino. E foi-se a blitz dos 20 minutos iniciais.

O Fluminense manteve sua filosofia de jogo, só que conseguindo sair um pouco mais para o jogo. Mesmo assim, ainda parecia que o Boca tinha mais condições de fazer 3×1. Só que o Flu chegava com mais perigo no ataque. Junior Cesar conseguia subir mais. E Thiago Neves estava muito ligado na partida.

E o 10 tricolor foi premiado por estar no jogo, por arriscar. Chutou com veneno, e Pablo Migliore aceitou. Boca 2×2 Fluminense.

Thiago Neves mostrou porque é o 10

Claro que o Flu ainda ensaiou jogar para frente, mas logo depois se rendeu a segurar o ótimo* resultado. Faltando pouco, Roger entrou em jogo para segurar o resultado na maioria de jogadores na defesa. Era hora para tanto.

E o que aconteceu antes do 2º tempo?

Ora bolas, o 1º.

E pelo 1º tempo, nunca poderia esperar a blitz bostonera do início do 2º. Provavelmente nem Renato.

Riquelme marcou os dois do Boca. Joga fácilO 1º tempo começou naquele esqueminha tendendo um pouco para o Boca mas nada demais…

Ainda mais levando-se em consideração que o Fluminense já fora bem sucedido em amarrar partidas como contra a LDU na 1ª rodada e nos jogos de ida contra o São Paulo, e até contra o Nacional.

Mas logo, logo o Fluminense começou a se engraçar

Gabriel já arrancou pela direita driblando todo mundo e coisa e tal. E é nessa hora que o adversário se empolga que o Boca faz gol. 1×0.

Passou um pouco do tempo, e o Flu resolveu jogar bola. Tocar rápido no meio com vontade mas sem chutão. Aí saiu a falta.

Quem tem Thiago Silva não entrega jogoThiago Silva é foda. Gol. 1×1.

E o Flu jogava de igual para igual, se bem que deu campo ao Boca no fim que circundou bastante a área do Fluminense, algo percebido por Renato que comentou o mesmo na volta do intervalo.

Pelo menos o Flu fez um ataque perigoso no fim, mas que pela forma que o Boca voltou para o 2º tempo, não significou muita coisa.

****

Dátolo e Chávez foram os melhores do Boca sem contar Riquelme, porque definitivamente, Riquelme é um caso à parte. É complicado ser torcedor do time que está jogando contra ele porque acaba-se tendo de torcer contra o cara, e isso é difícil, pois ele joga tão fácil e bonito que não dá vontade.

É meio paradoxal torcer contra uma jogada do cara. O alento é que sendo tricolor, temos o alento de poder torcer sem que o futebol fique em segundo plano, pois sempre há a opção da bola ser cortada pelo Monstro (não foi o caso no jogo, é mais para tentar justificar minha torcida contra um cara que joga muita bola). Já posso imaginar minha angústia no Maracanã.

Eu não consigo entender porque diabos os espanhóis mandam esse cara embora.

Pelo lado do Fluminense, além da vontade do time e dos momentos em que fez valer o bom futebol, destaques individuais para Thiago Neves e Fernando Henrique, além do Monstro. Mas esse aí, assim como Riquelme, não surpreende ninguém. Apenas joga bola.

****

*Nas entrevistas no vestiário, tanto para jornalistas brasileiros como para argentinos, Renato fez questão de dizer que o Fluminense conseguiu um ótimo resultado, o que é uma verdade absoluta. Lógico que, os recentes resultados do próprio Boca fora de casa contra Cruzeiro e Atlas mostram que não tem nada resolvido. Mas esconder a alegria pelo resultado conquistado seria de uma hipocrisia sem tamanho.

Renato por um lado, vai buzinar na cabeça de seus jogadores e da mídia que nada está resolvido. Mas por outro lado, ele já incentiva o time do Fluminense e a torcida. Renato já disse ainda no vestiário que o Boca joga muito bem fora de casa, que construiu suas classificações fora, mas que ainda não jogou contra o Fluminense.

Não foi uma ou duas vezes que Renato repetiu que o Fluminense deveria impor sua força diante de 90 mil tricolores (palavras de Renato) na casa do Fluminense. Aliás, deveria não. Renato disse que o Fluminense mostraria sua força.

O mesmo Renato que disse ao fim do Brasileiro de 2007 que o time ainda era verde, é o que valoriza o time que vai ganhando cancha e chega à beira da final com toda condição do Mundo de disputá-la.

****

Os jogos que vi desta Libertadores não foram violentos, nem ao menos muito catimbado. Poderia até dizer que minha observação foi viciada por conta do fato dos times de Renato não baterem. Acontece que vi jogos de Santos, Cruzeiro e Flamengo, e não vi violência.

O detalhe é que acúmulo de cartão amarelo não suspende para partidas seguintes.

Vale essa observação, ainda mais comparando com os violentos campeonatos que vemos mundo afora em que 3 amarelos suspendem. Será que isso tem mesmo tanta influência. Acho que os jogos com boas arbitragens coibem mais que essas suspensões que os jogadores nem devem se dar conta mais, que estão no planejamento das equipes e tudo o mais.

****

A torcida do Boca é fantástica, como a de qualquer grande time

Pela transmissão da TV notou-se silêncio inúmeras vezes da torcida do Boca após os gols do Fluminense, momentos em que o time do Boca ficou morno. Quem esteve na Argentina garantiu que se a torcida do Fluminense não chegou a calar o estádio do Racing como fez no Morumbi, obrigou por umas três vezes que os bostoneros tivessem que vaiá-los. Não tem essa de torcida que canta o tempo todo independente do jogo. Isso seria coisa de autista. Perderia até o valor na hora de empurrar o time. A torcida do Boca é valorosa, porque o time assim o é. E assim espera-se que o Fluminense trata a sua no Maracanã, como fez em Avellaneda.

Time do Flu em sintonia com a torcida em Avellaneda

LEIA MAIS SOBRE O JOGO:

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

21 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

21 Comentários para “Boca Jrs 2×2 Fluminense – Ficou para o Maracanã”

  1. Rafael
    29/05/08 - 11:36

    Foi um bom jogo. Muito bom ver o Boca jogar. Muito bem “orquestrado” por Riquelme, com toques rápidos, toques de primeira, tabelas, jogadas pelas pontas… aliás, que foda essas jogadinhas pelas pontas com a bola cruzada rasteira para o meio da área… sufoco sempre.

    E foi merecido o empate? Sim, mesmo com o Boca melhor durante toda a partida (e às vezes BEM melhor, sufocando muito) o Flu jogou bola. TN foi o segundo melhor, o primeiro foi FH (o que vc fez para merecê-lo Robinson?). O Flu suportou a pressão impressionante (pleonásmo?) do início do 2º tempo e com o inspirado goleiro (pelo menos 4 defesáças) trouxe o excelente resultado.

    O Flu tb vem contando com a sorte. Os frangos dos goleiros do Boca e Ceni ajudaram bastante. Mas a sorte tb joga.

    Uma prova da boa partida do Flu foi o Riquelme gesticulando muito com os companheiros, passando-lhes instruções na volta para o 2º tempo.

    Recupero meu comentário de ontem:

    “O Flu leva alguma pouca vantagem de não jogar na Bombonera, mas mesmo assim não acredito numa vitória tricolete hoje. Mas sim, num bom resultado. E para a decisão no Maraca tudo continuará em aberto.”

    Sim, a Bombonera faz diferença.
    Sim, não ganhou, mas como já disse, excelente resultado.
    Sim, a decisão está aberta ainda. Mas a agora a vantagem é do Flu.

    ****

    Victor e Serginho: “Vou chamar TN de Morais”

    HUAHuAHUHAuhaUAHUAHUAHu…

    Responda a este comentário

    Robinson

    Fernando Henrique fez uma grande defesa, num chute seco, cara-a-cara, se não me engano do Palacio, aos 35, segurando o empate. Essa foi muito difícil mesmo, e muito importante. Noutra, ele fez pose em uma cabeçada do Palermo(que dava para segurar, mas ele mandou para escanteio) nas demais, apenas fez o trabalho que se espera de um goleiro: pegar as bolas possíveis. Nada de quatro super defesas, paredão, sensacional.

    (Imponente, maravilhosa, sem palavras para descrever, foi a abeçada do Thiago Silva, com menção honrosa ao cuzamento preciso, como de hábito, do Thiago Neves.)

    Mas as saídas de bola dele colaboraram muito para o sufoco que o Fluminense tomou. Diversas vezes ele soltou a bola em alguém que estava marcado, facilitando a recuperação do Boca e aumentando a pressão. Isso é característico dele, parece que não consegue pensar antes de sair a bola.

    Graças a Deus, ontem não foi das piores exibições dele.

    Você, Rafael, só fala bem dele porque você tem um goleiro. Quer trocar?? Continuo trocando ele, nem que seja por duas mariolas e um copo d´água.

    Tanto que foi falado pela imprensa argentina que o Fluminense era um bom time, com ponto fraco no goleiro. Falaram isso do Boca também. Mas se a postura do Fluminense, encarando e arriscando, mesmo consciente do perigo do adversário fez a fraqueza do Boca aparecer. Por isso mereceu o resultado, e eu continuo com medo do Boca, só que agora bem mais otimista.

    Faltam noventa minutos para confirmar que o time quer vencer. E passando do Boca…

    Responda a este comentário

  2. Rafael
    29/05/08 - 11:58

    Contextualizando…

    “TN é bem melhor que o Morais.”

    Aliás, legal esse meu comentário. “Acho que o Tricolete eliminado será o 2º pentacampeão brasileiro.”

    Só errei mesmo foi na final carioca na Copa do Brasil. Mas tb, pênaltis é loteria amigo.

    Responda a este comentário

  3. paulo affonso
    29/05/08 - 12:01

    Parece que o Renato não comprometeu ontem. Vi o primeiro tempo e gostei da não entrada do Dodo no inicio.
    Time arrumadinho e resposta rápida aos gols do Boca.
    Se Renato não é grande técnico, tem uma grande equipe, tem vontade de vencer, tem passado e impõe respeito ao time (isso tb vale).
    Acho que o Flu só depende dele (óbvio), no sentido que há equiparação das forças com o adversário, e se o Renato sequir a cartilhinha básica, não tem pros gringos.

    Responda a este comentário

  4. Rafael
    29/05/08 - 12:20

    Vou ter que retribuir o seu comentário no outro post Paulo.

    Concordo de cabo a rabo com o seu comentário acima.

    Quando o técnico não atrapalha, faz o básico e o time é bom, os resultados aparecem.

    Responda a este comentário

  5. Gaburah
    29/05/08 - 14:05

    O Fluminense é a salvação do futebol do Rio de Janeiro, que não fosse o tricolor ontem teria tido uma noite de amargar. Pra falar a verdade, teve uma noite de amargar.
    Resumo da ópera: 2 Thiago 2 Boca.

    Responda a este comentário

  6. Rafael
    29/05/08 - 14:44

    2 Thiago 2 Riquelme

    Responda a este comentário

    Gaburah

    uAHUHauhuAHUauhuAHHUA
    Podes crer…

    Responda a este comentário

  7. Rodrigo Ramos
    29/05/08 - 14:49

    Como eu comentei ontem, o Flu não podia ficar na retranca e fez um jogo muito equilibrado no primeiro tempo, mas confesso que quando o boca abriu o placar aos 11 min fazendo linha de passe, fiquei preocupado, mas como tb tinha dito ontem, a defesa do boca num é lá grandes coisas e palermo não subiu com o Thiago Silva que empatou. Esse gol foi determinante.
    No 2o tempo o boca voltou dopado! Nossa, que pressão! Arouca num achava mais o Riquelme, mas o Frangando Henrique surpreendeu e pegou grandes bolas! Mas a qualquer momento o Boca ia acabar marcando, e marcou.
    Com o Gol o Flu saiu mais e a pressão diminuiu bastante e mostrando sorte de campeão o Flu empatou no frangão do argentino.
    Ontem tentei, mas num consigo torcer pra argentino! Um grnade jogo, um ótimo resultado para o Flu. Mas não se enganem, assim como o flu teve time pra ir a Argentina e empatar, o Boca tem time pra ganhar aqui.

    Parabéns aos tricolores!

    SDS Rubronegras,
    Rodrigo Ramos

    OBS: Victor, post imenso heim! Ficou empolgado né? rsrsrsrs

    Responda a este comentário

  8. Rafael
    29/05/08 - 15:15

    Não Robinson, obrigado. Trocaria o Bruno pelos Thiagos.

    Realmente, depois dos árduos tempos de Clêmer, não posso reclamar. Júlio César e Bruno são excelentes goleiros. Mas eu não vi ainda o FH levar um frango tosco, ou uma falha bizarra que comprometesse um campeonato para o Flu. Acho vc muito radical com o cara.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Os Thiagos eu não troco não…

    É porque você não acompanha o Fluminense como eu. Quem vê só as defesas dele até pensa que ele é razoável, mas as falhas dele são muito recorrentes, em fundamentos, coisas que ele já deveria ter aprendido depois de 200 jogos pelo clube. Não aprendeu.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Espero que você continue sem ver frangos toscos que comprometam um campeonato. É justamente por esse medo que eu desde o título da Copa do Brasil venho dizendo que o Fluminense precisa de um goleiro.

    E a hora do vamuvê chegou.

    Responda a este comentário

  9. Saulo
    29/05/08 - 15:26

    Jogo muito disputado e com muita velocidade. Riquelme como de costume, foi o melhor jogador da partida. Fluminense é o favorito para o jogo de volta, porém as dimensões do campo do Maracanã são maiores e o Boca saberá aproveitar esses espaços para o contra-ataque.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Exatamente… Viu como os laterais do Boca estão sempre abertos lá na linha lateral? Isso dá tempo de receber a bola e pensar no que vai fazer (correr com ela, voltar, lançar alguém, jogada de ultrapassagem…) antes do marcador chegar. Belo futebol do Boca.

    Responda a este comentário

  10. Rafael
    29/05/08 - 17:47

    Robinson, qq goleiro corre o risco de levar frango tosco e comprometer um campeonato.

    Responda a este comentário

  11. paulo affonso
    29/05/08 - 20:08

    O Bruno levou um toscão na final. Mas eu queria ele no Fogão.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Cóe Paulo! Contrata uma cozinheira…

    Responda a este comentário

  12. paulo affonso
    30/05/08 - 20:39

    Prefiro cuzinheira rsrsrsrsr

    Responda a este comentário

  13. Mais um Boca Juniors x Fluminense para Lincoln de Castro
    7/03/12 - 12:03

    […] 2008 a partida em que o Fluminense calou o Boca na Argentina não ocorreu em La Bombonera, e sim Avellaneda onde o Tricolor jogava na condição de azarão e o […]

Deixe seu comentário