Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Barueri 0x1 Cruzeiro.

September 26th, 2009 por | Categorias: Barueri, Campeonato Brasileiro 2009, Cruzeiro.

Ironia? Pode ser. O Cruzeiro acaba de ganhar do Barueri por 1×0 em Barueri, pela 26ª rodada do EVANDRÃO/09.  E o jogo já tem polêmica. No gol de Gilberto (aliás, que toque de categoria pra deslocar o goleiro), o camisa 10 estrelado estava impedido. Alguns dirão até que claramente impedido.

Gilberto comemora o gol da vitória!

Gilberto comemora o gol da vitória!

A bem da verdade, eu não vi o jogo. Nem quis. Meu pai foi prum bar aqui perto de casa assistir, mas eu não tava com cabeça, até em função da sapecada de quarta-feira última. Mas liguei o Tempo Real da Globo.com aqui em casa e fiquei cochilando e esperando o barulhinho. Parece que, além do gol impedido, houve uma mão do zagueiro Gil dentro da área azul, não marcada pelo Beltrami (que é fraco, por sinal). Não vi o lance ainda. O gol foi irregular e isso é um fato. O pessoal da Itatiaia falou depois do jogo que o Kléber, que parece ter jogado razoavelmente bem, foi caçado e que o juiz deixou de marcar várias faltas para o Cruzeiro e mandar uns 2 pra rua do Barueri. Quanto a isso, não posso afirmar também. O que sei é o seguinte: se foi pênalti mermo e somando-se ao gol impedido, a arbitragem pode ter deixado os torcedores do Barueri com o mesmo sentimento que nutri no fatídico dia em que parei de acreditar nesse campeonato.

O que deixa uma margem de dúvida: será que não se busca, às vezes, equilibrar os erros, “ajudando” o time que foi prejudicado na rodada anterior? Principalmente se o time adversário é um time considerado “pequeno”? Seria revoltante. Mas eu já não duvido de mais nada. O que me consola é que sei de muito tempo que esse Beltrami é muito ruim, mas não me parece mal-intencionado.

Bom, no frigir dos ovos o Cruzeiro, mais uma vez me surpreendendo (odeio isso!!!), foi a 35 pontos e segue em busca de pretensões maiores para 2010. Já o Barueri estaciona na 11ª colocação com 36 pontos.

A visão sobre como foi o jogo fica para quando eu conseguir ver, pelo menos, os melhores lances.

Abraços!!!

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

25 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

25 Comentários para “Barueri 0x1 Cruzeiro.”

  1. Serginho Valente
    27/09/09 - 9:32

    Eu devo ser muito otário mesmo, devo ser o único que acha que as arbitragens são ruins pra todo mundo e que isso não interfere na ordem do campeonato.

    A moda agora aqui no Rio, e pelo jeito em Minas, é dizer que há um complô dos árbitros para favorecer São Paulo. Claro, sem isso os times mais ricos e organizados do país não teriam como predominar contra as potências cariocas e mineiras.

    Eu pego a classificação do Campeonato, e acho que os melhores times estão no topo da classificação. A única equipe que me causa estranheza é o Atlético-MG.

    Devo ser otário mesmo por acreditar que São Paulo, Palmeiras e Internacional, esses clubes medíocres, estejam novamente brigando pelo título sem ajuda da arbitragem. O Goiás, há anos um clube organizado, deve ter também seus tentáculos neste “crime”.

    O Cruzeiro, ou melhor, o Chorãozeiro depois de, corretamente, priorizar a Libertadores, queria estar com seu Super-Elenco entre os quatro do campeonato em duas rodadas, mesmo não jogando nada. Só não deve ter conseguido por causa da arbitragem.

    Eu achava que o Chorãozeiro iria mesmo brigar por isso, para voltar a Libertadores. Principalmente, porque não sabia o quanto o melhor jogador da equipe estava comprometido com o clube. Mas diante de tanto comprometimento, só mesmo a arbitragem pra sabotar o Azul.

    Responda a este comentário

  2. Victor
    27/09/09 - 12:18

    Quinta-feira, no CBN Esporte Clube do Juca Kfoury, aquele cara que escreve a Coluna do Torcedor no Jornal O Globo, estava se exasperando todo no seu quadro no programa, o Deixa que eu Chupo.

    O tresloucado bradava (era rádio, não tinha nem erro de interpretação. Parecia que ele arrancava os cabelos) como era impressionante que a arbitragem errava sempre em favor dos paulistas.
    O irresponsável foi taxativo em dizer que as arbitragens favoreciam aos times paulistas.

    Não sei se escreveu em sua coluna do O Globo. Serginho, você é assinante, não? Dá uma conferida para mim no arquivo digital, só para ilustrar este comentário.

    Não sei o quanto seria jornalismo responsável dizer com todas as letras que o campeonato apresenta vício em relação a clubes paulistas. Coisa que só estimula esse festival chororô de teorias conspiratórias que o Matheus embarcou e levanta a bandeira.
    Não tenho conhecimento que o jornal O Globo tenha apurado esse tipo de favorecimento.

    ****
    RMP é apenas uma amostra desse tipo de imprensa, nada embasasa tecnicamente sobre o que cobre e preocupada em emitir conceitos instântaneo sobre qualquer coisa.
    E acaba que essa imprensa vira a escola, e os aficcionados que acabam seguindo em frente adentrando na mesma, tem ela por modelo, o que gera um ciclo vicioso como o exemplo deste mesmo post.
    Aqui, só está feito de forma descarada, o que em muitos casos acontecem de forma velada, mesmo que inconsciente (nos dois casos).

    Eu, sempre vi espaço para campeonatos de pontos corridos, com turno e returno, mas sempre me inibi de entrar na briga pré-pontos corridos, porque via que os tinha o mesmo interesse final que eu (adoção de um campeonato dessa forma), utilizavam os argumentos errados e pensavam de forma errada.
    Com isso, mudamos o sistema de se jogar, mas em nada mexemos na estrutura do futebol tupiniquim, e essencialmente, na cultura dos que acompanham o futebol.
    Uma das bobagens, acontecia sempre que acontecia alguma arbitragem polêmica em jogo decisivo. E levantavam como vantagem dos pontos corridos o fato de tais erros não serem determinantes.
    A baboseira continua, porque além de levarem à sério o chororô, preocupam-se com os erros somente no fim do raio do campeonato. Basicamente, erro sobre erro.

    E voltando ao pensamento anterior, é nesse estilo fanfarrônico, que o Blá blá Gol chegou aqui HOJE, repercutindo a fanfarronice de uma rádio regional.

    ****
    Pergunta que sempre me faço: Como alguém avalia se árbitro é melhor ou pior que outro se ninguém faz levantamento do número de erros e acertos do mesmo?

    ****

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cara, não acho que seja um complô para as equipes Paulistas. Tudo bem que tava revoltado quarta-feira e xinguei todo mundo. Mas de cabeça fria, é outra coisa. Quando o Cruzeiro foi campeão em 2003, vários reclamaram. Depois, o único campeonato em que se pode reclamar de algo, é o de 2005. O resto, ganhou o melhor time e ponto.

    Mas EU NÃO ACHO NORMAL o meu time estar em 6 jogos com arbitragens muito ruins, sendo 3 do mesmo árbitro. Pelo simples fato de que com uma arbitragem ruim, o cara já toma gancho. Outra, outro gancho. Se toda vez que seu funcionário erra, você dá um gancho e depois o coloca pra errar de novo, o errado é você. O pessoal da CNA devia preparar melhor os árbitros e não dar margem para discussão. Fato é que o nível das arbitragens brasileiras é fraco. O Simon que é o Simon é considerado o melhor árbitro brasileiro.

    ****

    Estou tentando me desvencilhar desse tipo de imprensa. E não vou repassar aqui o que foi dito na Itatiaia ontem. Até porque eu sei que a transmissão dela é extremamente viciada.

    ****

    Eu avalio que um árbitro é ruim quando, ao ver os mais diversos jogos dele, sempre me deparo com uma profusão de erros pros dois lados.

    ****

    Só uma resposta ao Serginho. Cara, o Cruzeiro não tem jogado MAL. Tem errado gols e isso é um fato. Mas jogou muito bem contra São Paulo, Internacional (ninguém do Inter no Beira-Rio jogando mal), Palmeiras e Barueri – detalhe que são times brigam ou brigaram pela ponta da tabela. Não ganhou de São Paulo e Palmeiras por circunstâncias do jogo.

    Fato é que até a derrota para o São Paulo, o Cruzeiro vinha de 6 jogos sem perder e ontem completou o 6º jogo fora de casa sem perder. Buscando pontos dessa forma, é provável que volte sim ao G4. No lugar de quem é que eu não sei. Espero que do Galo. Hehehehehehe.

    Responda a este comentário

    Victor

    Ao contrário do que se pensa, NORMALIDADE pode ser mensurada.
    A Itatiaia não sabe, o SporTV não sabe e creio nem o PVC sabe.
    Mas o Blá blá Gol sabe (pena que não tem os dados).
    O Simon é considerado o melhor árbitro brasileiro por quem não vê os jogos e não conta os erros. Talvez porque ele seja “enérgico” ou porque gostam do “estilo” dele. Ou então, porque é mais fácil escolher qualquer um para votar mesmo.
    Cagadas de arbitragem, enquanto não houver levantamento quantitativo, é mero papo prosaico que eu não levo à sério. Muito menos escolhe entre pior e melhor árbitro.

    ****
    Não estou comparando no todo as situações, muito menos os times, mas… lembro em um distante 1997, que eu via os jogos do Fluminense e sempre achava algum motivo pontual para não vencer as partidas, que se seguiram até um rebaixamento antecipado.
    O Cruzeiro não ganhou de São Paulo e Palmeiras, porque SPFC e Palmeiras são times melhores. Nem que seja coisa de 5%.
    O jogo é duro, mas no detalhe eles levam. Não que vençam todas, mas uma das características desse campeonato gigantesco, é que no final, os melhores times estão lá em cima mesmo.
    O Cruzeiro, é um bom time. Mas ficou lá por baixo por conta de uma Libertadores e complica recuperar o tempo perdido, até porque a vida, assim como para os outros times, não é doce para o Cruzeiro. É irreal achar que o time não teria percalços pelo caminho como jogos fora de casa, contusões, estrelas cadentes, erros de arbitragem e também jogos contra times melhores que o venceriam por circunstâncias de jogo.

    No post do jogo contra o Palmeiras, teve algo que nem comentei, mas que me causou certa estranheza, que foi o comentário de que não daria mais para o time chegar no G4 com a derrota para o líder do campeonato.
    Eu acho que o time do Cruzeiro é bom para estar lá na frente, mas achava que seria sonho de uma noite de verão, imaginar que tiraria toda a vantagem dos demais a ponto de chegar na zona de Libertadores.

    Responda a este comentário

    Matheus

    “O Cruzeiro não ganhou de São Paulo e Palmeiras, porque SPFC e Palmeiras são times melhores. Nem que seja coisa de 5%.”

    Interessante como as coisas mudam. Há 2 meses atrás eu poderia jurar que todo mundo achava o Cruzeiro melhor que os 2. Tudo bem, saíram Wagner e Ramires. Mas ainda assim…

    ****

    “Eu acho que o time do Cruzeiro é bom para estar lá na frente, mas achava que seria sonho de uma noite de verão, imaginar que tiraria toda a vantagem dos demais a ponto de chegar na zona de Libertadores.”

    Cara, ultimamente eu vi o Flamengo sair da Z4 para o G4 em 2007, assim como vi o Cruzeiro ganhar 10 jogos seguidos, o São Paulo tirar 11 pontos de vantagem para o Grêmio, entre outras coisas.

    Pra te falar a verdade, eu não jogo a toalha nem pro Flu.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não…na Coluna do Torcedor deste domingo, ele não fala nada de arbitragens.

    Ele apenas critica o Dunga por ele considerar a seleção mais importante que os clubes, e convocar quem ele acha que deva pra disputar jogos de Eliminatórias da Copa do Mundo.

    Pro idiota é um absurdo o treinador da seleção desfalcar times como o Flamengo, por exemplo, já que o Brasil está classificado.

    Seria interessante se o Dunga não convocasse ninguém, e tomasse uma piaba da Bolívia, ver o que o imbecil ia falar.

    Além disso, ele dá uma ferrada num concorrente do grupo dele, candidato a presidência do Clube.

    Depois insinua que o dinheiro dos direitos da TV pode garantir Chicago como sede das Olimpíadas, fala de volêi, tênis, e termina brilhantemente dizendo que Flamengo e Botafogo precisam vencer, mas que para o Fluminense isso não adianta mais.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu tive o desprazer de ler a de hoje.
    Ele disse essa asneira no Deixa que eu Chupo de sexta-feira.

    E só para complementar, por conta da entrevista bem direta falando de forma clara e cabeça erguida no Arena SporTV (tem os vídeos, claramente cortados no site), onde Dunga diz algumas verdades para gente que estava ali mesmo o entrevistando ele insinuou também que o Anão anda arrogante.

    Meu irmão. Eu meti o malho no Dunga. Por enquanto, resta a mim calar a minha boca.
    O time sem craque algum ganhou tudo que disputou, passou para a Copa com os pés nas costas, está entrando em campo e dando o devido peso para a camisa amarela e não tem um jogador sequer ali de estrelismo.
    Mas esses dinossauros não podem dar a mão à palmatória. Como não podem abrir a boca para falar do time do cara, resolveram espezinhar o sujeito porque ele resolveu se portar com atitude de vencedor e não é subserviente aos jornalistas oitentedozianos.

    Em tempo, os “brasileiros” que o Dunga convocou, são os que já vinham sendo convocados.
    E Dunga faz o que sempre entendeu do que deveria ser a convocação. Chamar os melhores.

    Essa criança poderia dizer lá no programa dele na SporTV, que o campeonato poderia ser jogado naquelas datas de jogo único para a TV e deixar as datas FIFA marcadas com sei lá quanto tempo de antecedência livre…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Ah sim…na da sexta ele falou. Nada me irrita mais do que esse estilo, dizer uma coisa pra tirar da reta, quando na verdade está falando exatamente o contrário. “Não acredito em esquema, mas “in dúbio pró Sampa”.

    E, claro, isso não deveria impedir que ele fosse questionado por quem for competente, sobre a tal “influência paulista” nos resultados dos jogos.

    Responda a este comentário

  3. Matheus
    27/09/09 - 12:46

    Peraí, galera! Em que parte vocês não entenderam que eu, que infelizmente não vi o jogo, apenas os lances, achei que o Cruzeiro foi BENEFICIADO?

    Responda a este comentário

    Victor

    Isso eu entendi.
    O que eu não entendi é o que de tão importante tinha na arbitragem de um jogo em que você não viu.
    Aliás, o que diabos estou eu fazendo discutindo a arbitragem, e de um jogo que ninguém viu, sobre lances que ninguém viu.

    A impressão que ficou, o que posso estar enganado, é que o foco central do artigo é desqualifica a arbitragem do campeonato, motivado por uma meia-dúzia de jogos que prejudicaram o Cruzeiro e/ou beneficiaram São Paulo e Palmeiras.

    Eu gosto da abordagem Sergiliana sobre arbitragem. Deixa correr porque isso é do Mundo do futebol que é o mesmo há 100 anos e são raras as vezes em que o time mais forte deixou de vencer.
    Ainda assim, por falta de apuração dos dados quantitativos, eu gosto da brincadeira feita por Mauro Beting.
    Sem abrir meu Excel, não me parece que haja fuga da distribuição normal de Gauss, e muito menos que algum time esteja fora da faixa de normalidade (se bem que a de se conferir a situação do Botafogo).
    http://blogs.lancenet.com.br/maurobeting/2009/09/25/bota-teima-rodada-25-2/

    Responda a este comentário

    Matheus

    “O que eu não entendi é o que de tão importante tinha na arbitragem de um jogo em que você não viu.”

    Isso só foi pra evitar comentários do tipo: “Quando o Cruzeiro é prejudicado, arma-se um escarcéu. Agora que o Cruzeiro foi beneficiado, você não falou nada.” Tá aí, Cruzeiro beneficiado, os lances foram vistos, eu não achei pênalti, mas o gol estava impedido. Não estou reclamando, mas é a posição de um torcedor sobre os lances polêmicos de um jogo do seu time.

    ****

    “A impressão que ficou, o que posso estar enganado, é que o foco central do artigo é desqualifica a arbitragem do campeonato, motivado por uma meia-dúzia de jogos que prejudicaram o Cruzeiro e/ou beneficiaram São Paulo e Palmeiras.”

    Meia-dúzia de jogos são 18 pontos. Faça as contas, Victor. Digamos que dos 18 pontos perdidos, o Cruzeiro ganhasse 12.

    ****

    “Eu gosto da abordagem Sergiliana sobre arbitragem. Deixa correr porque isso é do Mundo do futebol que é o mesmo há 100 anos e são raras as vezes em que o time mais forte deixou de vencer.”

    Apesar de tudo que falei nessa última semana, cada vez mais me apego à sua teoria. Isso sempre aconteceu e não é meu protesto que vai mudar. É do jogo e foda-se.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    “será que não se busca, às vezes, equilibrar os erros, “ajudando” o time que foi prejudicado na rodada anterior? Principalmente se o time adversário é um time considerado “pequeno”?”

    No caso, o Cruzeiro não foi beneficiado, foi recompensado. Eu não concordo com isso.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Nem eu!

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Mas segundo o post você aventa a possibilidade chegando a dizer que não duvida de mais nada.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cara, me pareceu que você disse que não concorda com um time ser recompensado.

    Eu também não!

    Responda a este comentário

    Matheus

    Se o Cruzeiro tiver sido recompensado ou qualquer time que seja, em função dos erros de um jogo anterior, estamos na merda. 1 erro + 1 erro = 2 erros e não 1 acerto.

    O Cruzeiro, NA MINHA OPINIÃO, foi prejudicado contra o Parmera. Mas o Barueri não tem nada a ver com isso. Se o Azul foi recompensado, por medo do juiz ou qualquer coisa, eu não concordo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Houve uma falha de comunicação. Eu não acredito que o Cruzeiro tenha sido beneficiado intencionalmente, muito menos recompensado.

    Na verdade eu não concordo com a teoria de manipulação dos resultados. Sacou?

    Responda a este comentário

    Matheus

    E deixei meu ponto de vista bem claro na frase que você não colocou:

    “O que deixa uma margem de dúvida: será que não se busca, às vezes, equilibrar os erros, “ajudando” o time que foi prejudicado na rodada anterior? Principalmente se o time adversário é um time considerado “pequeno”? SERIA REVOLTANTE.”

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    O fato de você achar revoltante, não elimina o fato de que você lançou essa suspeita no ar, e acha possível que seja realidade. É uma opinião sua que que eu não concordo. Apenas isso.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ah tá. Agora entendi.

    Bom, cara. É como falei, depois do EDILSÃO/05, do caso das apostas no campeonato Italiano…

    Foda.

    Eu sou do tipo que prefiro muito mais acreditar que o Brasil perdeu a Copa de 98 na bola com direito a show de Zidane. Acho que se eu descobrisse que o futebol é um jogo de cartas marcada, nunca mais assistiria.

    Por isso, apesar das explosões de fúria de vez em quando, prefiro acreditar que são coisas da Pelota.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Então, pensamos parecido cara.

    Lógico que às vezes um jogo ou outro, infelizmente, deve ser armado, numa atitude isolada de um personagem. O que nem sempre, inclusive, garante que a armação vai dar resultado. Mas não acredito que manipulem o resultado de um campeonato inteiro. Ninguém conseguiria isso.

    Como sempre digo, pega a tabela, e os times estão onde devem estar. E quase sempre é assim. Eu acharia que a parada fosse armada se o Fluminense estivesse no G4. Apesar do futebol ter muitas zebras, no fim das contas, os melhores sempre levam.

    Pra mim, por exemplo, não há hipótese de haver manipulação numa final de Copa do Mundo. É importante demais, e tem muita gente envolvida pra fazerem isso e manterem em segredo.

    Mas claro, quando os erros prejudicam a gente é foda. Eu, por exemplo, se fosse dirigente do Vasco me recusaria a entrar em campo se o juiz fosse o Paulo Cesar Oliveira, que sempre tem uma má vontade imensa com o Vasco…rs.

    O pior é que a imprensa coloca a maior pilha. E a gente acaba embarcando às vezes.

    Responda a este comentário

    Victor

    Tem outra coisa para acreditar no Copa de 98 que não seja que o Brasil perdeu na bola com direito a show de Zidane e a ridícula imposição da escalação de uma estrela mimada após uma convulsão? (tirando a convulsão, a frase vale ipsis litteris para 2006)

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cara, o pior de tudo com relação à final é o seguinte: POR QUE É TÃO DIFÍCIL PRO BRASILEIRO ACEITAR QUE O TIME DA FRANÇA JOGOU MAIS?

    Ora, se o time da França fosse Zizou e mais 10 seria de se estranhar a derrota. Mas ali jogavam caras que fizeram fama no futebol internacional. Thuram, Blanc, Petit, Henry, Barthez, Lizarazou, entre outros. Acho até estranho ninguém contestar a vitória de 2006.

    O time da França de 98 era até pior que o do Brasil, eu acho. Até porque foi das melhores Amarelinhas que vi jogar no auge (Brasil x Holanda em 98 foi o melhor jogo da seleção que vi até hoje, ou o mais emocionante). Mas jogou mais aquele dia. A única coisa que não entra na cabeça da galera é como um time até então desconhecido faturou uma Copa dum time que tinha o Gordo na sua melhor forma.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Perder no futebol é um drama pro país mesmo. Mas o Brasil foi atropelado por um gigante, tirando Pelé, um dos 5 maiores de todos os tempos, não havia time no mundo que ganhasse do Zidane naquele dia.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário