Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Atrás de todo jornalista tem um pretenso consultor

July 17th, 2011 por | Categorias: Observatório.

Poucas profissões enfatizam tanto aos clientes sobre seu ofício quanto o jornalismo. Invariavelmente indo além de suas atribuições ao definir seu escopo. Além do chavão fiscalizar, volta e meia atribui-se o direito de torcer publicamente pela realização de um fato e, no caso da parcela militante no futebol, cobrar resultados em disputa desportiva.

Essa torcida, entretanto, é mais aberta ou fechada em função da abrangência geográfica do meio editorial, tendo na parcela mais óbvia a Seleção Brasileira.

Quando reduz-se a escala para os clubes, o direito de torcer limita-se ao bairrismo respeitando-se como supracitado a abrangência da mídia, ou então de forma velada e até mesmo não-intencional (a melhor por manter o ESTADO DE PUREZA).

Uma das formas veladas preferidas é a consultoria não solicitada onde depois de exacerbada explanação, o comenteiro alude em sua exposição a intenção de melhorar o clube justificando sua crítica (elogiosas inclusas).

O comentário de Lincoln ilustra bem (grifos meus):

a gente discutiu no outro topico. minha intenção foi de ser “ser mais vascaino” adotando uma postura critica sim para melhorar o time e nao apenas para defender um antigo presidente do clube =)

Lincoln critica com fim de melhorar o time, e não pela crítica em si (observação dos fatos pura e simples) prestando dessa forma ao Vasco uma consultoria não solicitada, ação comum ao jornalismo esportivo habitual. Ressaltemos, contudo, que o lema do BBG é e sempre foi expor o “futebol por torcedores sensatos” deixando claro que os que aqui comentam, torcem. E nas atribuições de torcer está desejar o bem do time.

Por trás de todo menino na arquibancada existe um consultor.

Devolva meu cachorro

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

19 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

19 Comentários para “Atrás de todo jornalista tem um pretenso consultor”

  1. douglas
    17/07/11 - 15:16

    O jornalista tem um oceano de conhecimento com um palmo de profundidade. Se o cara que omite opinião não é de fato especializado, essa vale tanto quanto ouro de tolo.

    Responda a este comentário

    Victor

    O jornalista tem um oceano de conhecimento com um palmo de profundidade.

    O jornalista é uma SALINA.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    Nos somos Saulinos e os jornalistas salinas

    Responda a este comentário

    Bender

    Quando a maré baixa que vemos quem está nadando pelado

    Responda a este comentário

  2. Gaburah
    17/07/11 - 15:25

    Devolva meu cachorro. [2]

    Modéstia à parte, acho que os clubes iam ganhar muita coisa ouvindo gente como a gente. O comentário destacado do Liku exemplifica bem a intenção da maioria que frequenta/escreve/comenta o BBG.

    Ah, esqueci… não somos jornalistas.

    Responda a este comentário

    Victor

    Ah, esqueci… não somos jornalistas.

    Todos aqui sabemos, mas é bom explicar para não tirarem que fazemos um maccartismo contra a classe: Não somos necessariamente jornalistas. Entendemos que a profissão e formação não são pré-requisitos para a observação do futebol e o que valem são as ideias.

    Responda a este comentário

  3. Julio Bastos
    17/07/11 - 20:07

    Emitir opiniões para ajudar o meu clube é o cacete!

    Sou adepto do jornalismo marrom, até porquê sou afro-descedente, e minha única e exclusiva missão neste site esportivo alheio é o de trollar o #bostafogo e as tentativas de exaltasamba ao #orgulhobotafoguense!

    Eu quero, do fundo do meu “égamo” que a diretoria do meu clube morra, pois só assim ele melhora!(caí em contradição! hehehehehehe)

    Responda a este comentário

    saulo

    Jornalismo marrom é praticado pelos veículos de maneira sensacionalista e apelativa. O fato de ser afrodesdescendente não significa que necessariamente vai gostar de samba ou de futebol. Isso é um rótulo preconceituoso.

    Responda a este comentário

  4. Lincoln
    17/07/11 - 20:38

    “Lincoln critica com fim de melhorar o time, e não pela crítica em si (observação dos fatos pura e simples)”
    Eu não acredito em “critica em si” no futebol. Futebol e politica sao ciencias que misturam dados quantitativos e qualitativos e nao podedmos observar fatos e acontecimentos isolados e toma-los como verdade sem entender/perceber o contexto.

    Utilizando o mesmo exemplo acima, nao podemos atacar fatos isolados de um presidente para prestigiar outro sem entendermos o processo até aquele fato e todo o contexto.

    É injusto dizer que Eurico só fez mal ao Vasco como é injusto dizer que Dinamite não fez nada pelo Vasco. Criticar por criticar eu nao concordo pois tem muito mais por tras que precisa ser levado em consideração.

    Mas como não tenho saco para ficar amarrando todos os nós de todos os meus comentários, as vezes sou interpretado como “Saulista” e isso me deixa triste. Mas, considerando que, assim estou promovendo o debate, motivo maior do blog, então que seja!

    Responda a este comentário

    Lincoln

    :P é dificil ser saulista querendo.

    Responda a este comentário

    saulo

    Trocando em miúdos: o fato de alguém não gostar da gestão do Roberto Dinamite, não é motivos para torcer contra e ser da política do “quanto pior, melhor”.

    Responda a este comentário

  5. Bender
    18/07/11 - 1:26

    Maluco colocou o crachá, já era. Sai cuspindo um monte pra todo lado e quando, fatalmente, acerta uma, faz o “limk” com o famoso “não disse?”.

    E não apenas como pretenso consultor, mas também nessa porra chata de mercado da bola = umas das coisas mais irritantes que existe nesse meio.

    menino na arquibancada >>>>>>>>>> jornalista pretenso consultor
    vaias >>>> “análises”
    xingamento >>>> “furo”

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário