Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Atenção torcedores de Botafogo e Flamengo

October 22nd, 2009 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Brasileiro 2009, Flamengo.

O Globoesporte.com divulgou importante reportagem sobre o clássico de domingo:

A Polícia Militar não vai permitir a entrada de torcedores uniformizados em setores do Engenhão destinados à torcida adversária no clássico.

O subcomandante do Gepe criticou a posição (irresponsável e criminosa no MEU ponto de vista) do vice-presidente do futebol do Flamengo, Marcos Braz, que defendeu que torcedores do clube comprassem ingressos para áreas destinadas a botafoguenses se a parcela reservada para o Rubro-Negro  se esgotar.

– Não tem nada que comprar. Podemos até entender a atitude de quem tentar entrar no outro setor como algo de má-fé. É algo que estraga todo o planejamento feito para a partida. Se acabarem os ingressos para os setores reservados, o torcedor daquele clube deve ficar em casa – aconselhou o policial.

O capitão José Genésio afirmou que o torcedor que tentar entrar uma área proibida, mesmo com ingresso na mão, não será remanejado para outro setor.

– E se insistir, poderá até ser encaminhado para o Jecrim (Juizado Especial Criminal) – acrescentou.

Se torcedores não uniformizados entrarem em área destinada à torcida adversária, José Genésio garantiu que a Polícia Militar está preparada para evitar possíveis tumultos.

– Estaremos atentos para intervir, se for o caso. Serão 300 policiais na parte interna do estádio. E mil no total.

Em outra reportagem,  o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, lembra que o incentivo à mistura de torcedores no Engenhão, apesar da setorização, prejudicará um espetáculo que deve ficar apenas na rivalidade dentro de campo.

– Se isso realmente acontecer, será um ato de irresponsabilidade, que vai gerar um conflito desnecessário ao espetáculo. Fizemos a divisão, concordamos em compartilhar pela metade o espaço entre Botafogo e Flamengo. Mas se houver problemas no domingo, passaremos a ceder apenas 10% dos lugares a partir do ano que vem. E como o estádio é nosso, será um problema para as outras equipes. Além disso, o Estádio Olímpico tem o benefício de impedir que haja o encontro de torcidas na parte de dentro, o que não acontece no Maracanã – afirmou Maurício Assumpção ao GLOBOESPORTE.COM.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

111 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

111 Comentários para “Atenção torcedores de Botafogo e Flamengo”

  1. Gabi
    22/10/09 - 18:20

    já viram que esse jogo vai dar merda..

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu não iria.

    Responda a este comentário

    Victor

    Gabi,
    Eu acho que não vai dar não.
    Até pelo cuidado e pelo falatório prévio.
    Isso deixa quem organiza ligado. Mesmo que de forma excessiva.

    Responda a este comentário

  2. Victor
    22/10/09 - 18:31

    Eu já deixei claro meu posicionamento teórico e utópico quanto a questão da divisão dos ingressos.
    Acho que deva ser bolado algum sistema que não precisasse contar com a cooperação da população, isto é, que os torcedores como consumidores, não tivessem de se preocupar se tem ou não ingresso para o setor do time que torce.

    Entretanto, não estamos no mundo teórico e utópico, porque a bem da verdade, neste mundo não teria nem que haver lado de cada torcida.
    Sendo assim, é válido que busque-se alguma forma para ajustar o evento ao bom funcionamento.

    Outra questão que eu levanto corriqueiramente, é que não vejo como errado deixar a cargo do mercado e a torcida com maior interesse e gente para comprar, naturalmente compre mais. Fica-se então, todo o torcedor teoricamente em igualdade de condições.
    Por outro lado, alguém pode entender que a instituição envolvida poderia ter uma igualdade garantida pelo clube, e não pelo número de torcedores. Paciência, flameguistas briguem com flamenguistas pelos seus ingressos, alvinegros com alvinegros, e entusiastas em geral em qualquer lugar.

    Mas neste caso, de campeonato de turno e returno com mando de campo, a questão de deixar uma certa liberalidade vai por água abaixo, afinal, cada clube tem um mando, ora pipocas.

    E pelo que parece, o Botafogo se dispõe a dividir o estádio quando poderia não dividir, e espera dessa forma, colaboração do clube e torcida rival. É válido.
    Quem sabe cria-se a cultura da divisão espontânea e civilizada em todos os clássicos, o que seria bem mais legal que o uso irrestrito do mando.

    Só que se der merda, forem rubronegros a mais e esses quiserem com ingresso na mão irem para a área alvinegra, eu não os condenarei.
    E faço respaldado que sempre me mostrei favorável a que fosse feita a venda com algum mecanismo eficaz de selecionar os torcedores.

    Mas sem querer bancar o bonzinho, torço para que dê certo dessa forma acochambrada. Ainda que seja uma supressão de direitos individuais. Todo mundo meio que caga para o que tem direito mesmo.
    Para mim, vai ser mais confortável. Como gosto de ir mais a jogos de Botafogo e Fluminense, e as torcidas são pequenas mesmo, aumenta meu conforto com essa reserva de mercado.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Foi divulgado quais setores pertenceriam a quais torcidas.

    “os torcedores como consumidores, não tivessem de se preocupar se tem ou não ingresso para o setor do time que torce”

    Ora Victor, todo consumidor tem sempre de se preocupar com o que consome. Se o cara é grande e compra uma camisa p, a camisa não vai entrar.

    Responda a este comentário

    Victor

    Certamente,
    além do que o futebol possui inúmeras peculiaridades, que não nego.
    Como eu disse, minha ideia é mais um exagero utópico que aplicável no Mundo real.

    Cabe lembrar que no mundo real, os torcedores estão cagando para esses aspectos que discutimos aqui, os que não cagam, não necessariamente tem discernimento desta mudança.

    O que se espera dos organizadores:
    – Farta publicidade (está sendo feita pelo que parece)
    – Esquemas de orientação
    – Plano B se der merda (parece que está providenciado)
    – Entrar em acordo com os verdadeiros marginais que na verdade são o ranço que promovem essa merda toda de insegurança, as Organizadas (foi feito)

    Pelo que li, haverá todo um esquema mafioso com as Organizadas (polícia “escoltando” bandidos) para que tudo dê certo.

    Até se imputar essa cultura, talvez seja necessário essa aberração.

    Responda a este comentário

    Daniel

    Perfeito Victor. Parabens.

    Serginho, se o cara compra galeria e quer entrar no camarote, nao pode. Mas se ele compra plateia, ele tem que poder entrar na plateia.

    Concordo com a Gabi, acho que vai dar merda. Muita confusao.

    Responda a este comentário

    Victor

    Daniel,
    só uma ressalva (a mim mesmo), que o exemplo das camisas que Serginho deu ilustrou bem:

    Assim como fumar cigarro não é algo ilegal, mas há restrições qunato ao fumo em alguns lugares (tanto que há restaurantes que separam uma área para fumantes), não é insano em um espetáculo tão peculiar separar uniformizados em cada lado.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Daniel, o cara compra uma arquibancada do Caprichoso, não pode chegar lá e torcer pro Garantido.

    Quando ele compra a arquibancada do Caprichoso, ele tácitamente assina um contrato de que não vai se manifestar lá a favor do Garantido, uma vez que isso evidentemente vai gerar conflito com o resto da torcida do Caprichoso.

    Nada, evidentemente, impede que ele compre vá e assista tudo na sua, sem incomodar os outros.

    Se não houvesse motivo, não venderiam arquibancadas Caprichoso e arquibancadas Garantido, venderiam apenas arquibancadas.

    Como disse o capitão Gepe, isso é uma “atitude que poderá ser interpretada como criminosa”.

    Aliás, eu já havia dito isto. Agora o capitão falou, mas ele entende mais do que eu.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Pois é, ontem mesmo eu estava assistindo o jogo cinco da final ALCS no baseball, Angels x Yankees, em LA (jogaço, by the way, os Angels fizeram 4×0 logo no primeiro inning, espetacular). Me surpreendi quando, em certo momento, deram um close na torcida comemorando uma corrida e, no meio dos angelenos, haviam dois torcedores dos Yankees, com aquela cara de tacho, sendo zoados. Confusão zero, civilidade dez. Esse seria o mundo ideal, mas aí tem toda aquela questão da cultura estúpida do brasileiro, do nível de educação baixíssimo, etc, etc.

    Responda a este comentário

  3. André Bona
    22/10/09 - 20:07

    Sempre que o flamengo tem que enfrentar um dos grandes fora do maracanã, causa tumulto. Na ultima vez que jogaram em S. Janu, separadinhos lá, com 10%, fizeram uma quizumba do caralho. E esse diretor só pode ser maluco. Quer ganhar no grito. A verdade é a seguinte: 10% para o visitante. Existem regras que, infelizmente, precisam ser cumpridas para que vandalos nao criem asas.

    A torcida do flamento é maior do brasil? entao construam um estádio pra 500 mil pessoas. Problemas deles e do clube.

    Responda a este comentário

  4. Gabi
    22/10/09 - 20:13

    o esquema da diretoria, da ferj, da polícia, enfim.. de todos que estão organizando esse jogo, na minha opinião, pode até dar certo. o problema é que se um flamenguista chegar sem camisa, sem nada que possa identificá-lo como torcedor do flamengo, pra comprar ingresso pro setor dos botafoguenses, e vice versa, não tem como o cara falar: não vou vender pra voce, porque esse setor é do outro time! e no dia do jogo, a mesma coisa.. esse cara vai chegar sem camisa do time e vai entrar tranquilamente! o que preocupa é que os flamenguistas estão, sim, comprando ingresso pra superior do botafogo! porque? porque só sobrou ingresso de 100 reais do lado deles e nem todo mundo está disposto ou tem condições de pagar isso pra ir ao jogo. e em várias comunidades do orkut, por exemplo, tanto nas do botafogo quanto nas do flamengo, estão todos comentando sobre isso. vários já falaram que compraram ingresso pro outro lado e ficam cada um de um lado falando que vão invadir, que vão causar confusão, que vão cair na porrada.. e a probabilidade de isso acontecer é grande! o que vai acontecer é que a polícia vai ter que intervir, vão bater em um monte de gente, inclusive em quem não tem nada a ver. e é por isso que muita gente fica com medo de ir. principalmente do lado do botafogo, que a torcida é menor. é quase impossível de não dar confusão nesse jogo. eu vou, com certeza, mas eu sei que vai dar merda.

    Responda a este comentário

    Victor

    putz…
    ainda tem esse negócio do preço dos ingressos das inferiores e superiores.
    O cara não vai pagar 100 se tem disponível mais barato.
    Vai ser uma bagunça mesmo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu acho que vai dar confusão, muito por causa do idiota do vice de futebol do Flamengo, que deveria ter uma postura educativa para com sua torcida.

    Mas, se como alguns dizem, a confusão é inevitável, que ela venha, que seja bem aproveitada por todas as partes envolvidas como exemplo.

    Se um sujeito acha que pode comprar um ingresso para um setor da torcida botafoguense e entrar lá com a camisa do Flamengo, que perca seu dinheiro, tempo e energia à toa. Difícilmente vai fazer outra vez.

    Até porque, presume-se que se farão esforços para que nos próximos anos o brasileiro, principalmente o carioca, aprenda a comprar e a utilizar lugares definidos. Já que na Copa e nas Olimpíadas isto, teoricamente, é necessário.

    Responda a este comentário

  5. saulo
    22/10/09 - 20:30

    Essa reação do vice Marcos Braz é consequência da instransigência da diretoria do Botafogo. Caso cumpri-se o acordo de ceder metade dos ingressos a torcida do Flamengo, não aconteceria esse problema. Pelo momento do campeonato, a torcida alvinegra será em número muito inferior.

    Responda a este comentário

    Victor

    Pedro Bó,
    faz um favor para a gente:
    relê o que você mesmo acabou de escrever.

    Uma dica:
    50% = metade

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    É Saulo, pela enésima vez, o acordo foi mantido, quem está descumprindo o acordo, é o idiota do Marcos Braz.

    E mesmo que o Botafogo tivesse feito isso, a postura desse cara continuaria sendo uma lástima.

    Quero ver se senhor vai levar porrada de PM junto com trouxas que caíram na pilha errada dele.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    A imbecilidade da cúpula rubro-negra não tem fim. Mas ainda me espanto com atitudes como essa, totalmente irresponsável por parte deste Sr. Marcos Braz.
    Quero ver se senhor vai levar porrada de PM junto com trouxas que caíram na pilha errada dele.[2]
    Já devia ser inclusive detido por incentivo à perturbação da ordem. Algum advogado presente, há respaldo legal pra isso?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Hehehe… como é a parada? Fumou macaquinhos?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Gatinhos. Você anda fumando gatinhos?

    HUASHUUHASUHASUHASHUSAHUUHSAUHSAHUAS.

    Responda a este comentário

  6. Victor
    22/10/09 - 20:50

    Meio nada a ver com a discussão, mas acho curioso para postar:
    Fui no Botafogo x Fluminense (que jogo merda), e não tinha nem para aquele jogo tranquilo espaço “misto” como há no Maracanã, especialmente nas cadeiras.
    Como fui com Paulo Affonso, acabei vendo o jogo na torcida do Botafogo. Eu não estava uniformizado.

    Passou um casal, o cara com a camisa do Botafogo e a menina com a do Fluminense.
    Acabou que o cara teve de tirar a camisa dele e colocar na menina por cima da do Flu para eles poderem entrar.

    Eu acho uma falha no estádio não prever situações como essa.

    Nem me importo se em outros lugares do Mundo funciona assim. Sei que a cadeira do Maracanã se não fosse a visibilidade merda seria totalmente irada para ver o jogo com todo mundo misturado.

    Teve uma vez que no Maraca cheio, eu e Robinson ficamos de um lado, Paulo Affonso e Gabão do outro. No intervalo eu fui uniformizado lá para o lado onde tinham mais botafoguenses e fiquei tranquilaço conversando com eles até recomeçar o jogo.

    Só para constar:
    Não poderemos mais ter isso por conta dos babacas organizados.
    Lembremos que estamos discutindo aqui, especulando na hipótese de dar ou não merda, por conta desses babacas que não sabem viver como gente em sociedade evoluída.

    Responda a este comentário

  7. Matheus
    23/10/09 - 9:52

    Gaburéx, isso é meio complicado. O cara não falou algo como “vamo lá comprar os 10 mil ingressos do Botafogo e, se precisar, dar porrada neles”. Isso é incitação ao crime de rixa e tudo mais. Além de ser crime de perigo contra a paz pública.

    O Marcos Braz deveria ter sido chamado na xinxa mermo por um promotor ou como fez o subcomandante por ele ter incitado a torcida rubro-negra à tomar uma atitude temerosa. Mas como o cara não incitou a nenhum crime propriamente dito, até porque é possível que a torcida do Flamengo compre os ingressos e não haja confusão, apesar de improvável. Sendo assim, não vejo muitos motivos pro cara ser processado.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Nesse caso então eu tenho que concordar com o Serginho: se esse aqui fosse um país sério à beira de receber uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, tal esporro aconteceria SIM, e com grande cobertura da mídia.
    A hora de começar a moralização e a injeção de civilidade à marra seria exatamente agora, pra que se pudesse chegar ao Éden descrito pelo João Deiró na NBA.
    Porque 2014 é amanhã e essa babaquice sem tamanho já é enraizada na cultura. Pra piorar, tem facções que ainda se orgulham em sustentar a prática.

    Responda a este comentário

    Matheus

    E você tem que ver as babaquices que tô lendo no twitter.

    Por mim, cara, o futebol nos grandes centros tá virando desculpa pra atitudes desse tipo e pancadaria entre caras que não tem mulher. O problema é que “2014 é amanhã”.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Vcs estão falando toda hora de Olimpíada e Copa do Mundo. Nesses eventos não terá esse problema. Os problemas serão conseguir comprar os ingressos (mesmo a 1.000 dólares) e entrar nos estádios.

    A não ser que se crie uma Raça-Esmeralda-Amarela e venha uma Podría-Róven-Arrentína.

    Responda a este comentário

    Victor

    Tenho a mesma opinião de Rafael (ô fase).
    Na Olimpíada e Copa do Mundo, apesar de pequenos constrangimentos, como no Pan, não haverá problemas maiores.
    Nesses eventos a coisa funciona, como funcionou no Pan e na Eco-92.
    Mas será pontual.
    Antes e depois, continuará a mesma merda.

    E seguirá assim, enquanto pintarem o diabo e a preocupação da Justiça no País seja discutir se pode ou não pó-de-arroz no estádio.
    Dai-me paciência.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Eu não concordo.
    Na minha terra isso se chama “gambiarra”, tapar o sol com a peneira.

    Responda a este comentário

    Victor

    Gaburah,
    Ninguém está falando que isso não seja gambiarra.
    Aliás, estamos longe de exaltar isso.

    Só dizendo que é o que vai acontecer, infelizmente.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Por falar em tapar o sol com a peneira, em diversos estádios sei que é proibido o uso de sinalizadores. Não sei a opinião de vocês, mas acho que é uma medida que não tem razão de ser enquanto medidas mais urgentes não forem tomadas. Lembrei do Gaburéx dia desses enquanto assistia o jogo entre Avaí x Cruzeiro em Floripa. Os caras armaram um quiprocó lá com os sinalizadores que ficou doido demais.

    Aí é tranquilo isso, Gaburá?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Criaram quiproquó justamente porque não é prática comum por aqui.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Pô, mas foi sinixxxxxxtro como dizem vocês cariocas. A Ressacada inteira com aquela parada.

    Responda a este comentário

    Victor

    Matheus,
    aqui no RJ podia fogos mesmo, até os debilóides da torcida do Flamengo resolverem brincar de usar os mesmos em cima da própria torcida que ficava embaixo na Geral.

    Mas quanto aos sinalizadores, não sabiam que já tinham arrumado problemas.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Na verdade, o “Éden” que descrevi ocorreu na MLB, mas creio que ocorra também na NBA, NFL e afins.

    Quanto aos sinalizadores, só eu que acho que prejudica pra caramba a partida? Acho uma bosta quando o jogo começa e mal se consegue ver o jogo, imagino o inferno que deve ficar lá embaixo. Até hoje culpo esta merda pelo primeiro gol que o Flamengo levou naquele Fla x Flu do Thiago Never…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cara, pra te ser bem sincero o que eu ouvi foi o seguinte. Quando o estádio é pequeno e/ou fechado, como a Bombonera, por exemplo, realmente prejudica o início. Mas em estádios como Mineirão, Maracanã, Morumbi, Ressacada (que é totalmente aberto), esse problema não existe tanto.

    Já fizemos quase um inferno (literalmente) no Mineirão num Cruzeiro x Cerro Porteño e não teve problema algum.

    Isso é muito ruim pra TV porque a fumaça sobe e fica em frente às câmeras.

    Responda a este comentário

    Victor

    Em São Januário fica uma bosta.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Também pudera!!!

    Aquilo ali é um pardieiro!!! UHASUHHUSAHUSAHUSAHUASHUASHUUAHSHUASUHSAUHSAHUSAUHSAUHSAUHHUSAUHASHUASHU

    Responda a este comentário

    Matheus

    Arrumaram desde a Libertadores de 2008. Em vez de se preocupar com troca de vestiário e sinalizador deviam ir prender os chefes de TO e quem depedra 16 ônibus depois do clássico.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu acho sinalizador incômodo e fedorento. E atrapalha pra cacete a televisão, o que por si só é motivo pra proibição.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Sinalizador é fedorento mesmo.
    Quanto à atrapalhar a visão, é verdade. Mas dependendo do local que vc estiver (falando de Maracanã) as bandeiras atrapalham mais.

    Por mim pode proibir ou não. Tanto faz.
    Sinalizador não é determinante na minha escolha de ir ou não ao estádio.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Eu acho que fica bonito e tudo mais.

    E foda-se a Tv!

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Foda-se a TV não, foda-se quem pagou o pay-per-view, pra tv não faz diferença.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ah, velho. A parada não dura nem 5 minutos antes do jogo e fica bunita pra caralho!

    Não vamo fazer tempesta em copo d’agua também.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Dane-se o direito de quem pagou pra ver o jogo. O que importa é porcaria bonitinha e fedorenta que não serve pra nada. Ok.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ok. Que bom que você concorda. Rs

    No caso, todo mundo, tanto quem tá no estádio quanto quem tá no sofá, pagaram.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    É verdade, só que o sinalizador só impede um de ver o jogo.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Mas não é só isso, acho que prejudica também em campo…

    O Diego Bracinho nunca tomaria aquele gol se tivesse visão completa (a quem quero enganar??)…

    Responda a este comentário

  8. Dudu
    23/10/09 - 10:07

    Se der merda, a culpa é de todo mundo, menos do Botafog.

    Acho uma babaquice sem tamanho esse terrorismo todo que fazem com a torcida do Flamengo. Ou melhor, que faz A torcida do Flamengo. Ora, se tem 20 mil ingressos disponíveis pq não podem ir apenas 20 mil torcedores e o resta fica em casa? É tão simples! Foda-se que é jogo de apelo, são 20 mil e ponto, o Botafogo tem o direito de jogar no seu estádio!

    Responda a este comentário

    Victor

    Olha…
    se der merda, nós e os jornalistas de estúdio podemos até bradar que o Botafogo é inocente e etcetera.
    Mas no Estatuto do Torcedor ele não seria, como uma das entidades envolvidas na partida e mandante.

    Se der merda, a culpa é de todo mundo, e o responsável é o Botafogo.

    Responda a este comentário

  9. Dudu
    23/10/09 - 10:10

    E outra, um amigo meu, flamenguista, disse “mas se eu comprar ingresso no outro lado, eu tenho direito de entrar no estádio, é meu direito de ir e vir”. Não, não tem. Qd o cara compra o ingresso, ele garante entra no setor que ele comprou, e não “no estádio”. E se o setor não é o dele, ele tá agindo sim de má fé, e provocando desordem.

    Responda a este comentário

    Victor

    Dudu,
    teu amigo viajou sério.

    Ele pensa em que?
    Comprar para a área do Botafogo, chegar cedo e entrar na do Flamengo?

    Porra. Se isso acontecer pode trocar a sede da Copa porque aí não haveria condição de nada no País.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Teu amigo é um triste exemplo daquilo que exatamente estamos lamentando nesse post. E da mentalidade que trouxe as coisas pro ponto em que estão.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Indeed. Mas que ele tem direito a entrar na área do Botafogo, ainda que vestido de Carmem Miranda, isso ele tem…

    Responda a este comentário

    Matheus

    O cara toma uma atitude de idiota e depois não pode reclamar de nada.

    Responda a este comentário

    Dudu

    O grande argumento dele foi que “ninguém pode impedir ele de usar a roupa que ele quiser, pois isso interfere no direito de ir e vir” e que “era inscontitucional a PM proibir isso”.

    Ora, a PM teoricamente deve manter a ordem, e isso não é exatamente manter a ordem.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Pois é, cabe à PM ponderar o que prevalece.

    Mas acho que caberia uma bela de uma ação, caso o cara fosse proibido de entrar…

    E concordo que é irrazoável querer ir no meio da torcida do Botafogo com a camisa do Flamengo, mas para proibir isso, voltamos à questão da destinação específica dos ingressos, que não houve.

    Responda a este comentário

    Victor

    João,
    o que ele quer é comprar para o setor do Botafogo (sei lá, porque tem á venda) e ir para o do Flamengo.
    Isso não rola.
    Ele que vá para onde comprou.

    Se pode ir com a camisa do Fla ou não… é outra discussão.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    A questão não é que ele quer comprar para o setor do Botafogo (por qualquer motivo imbecil que seja) e ir para o do Flamengo.
    A questão é que o imbecil quer comprar para o setor do Botafogo (por qualquer motivo imbecil que seja) e ir pra lá com a camisa do Flamengo.
    Então ele que vá pra puta que o pariu com a imbecilidade dele.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    … mas doutor, se eu comprar ingresso no outro lado, eu tenho direito de entrar no estádio, é meu direito de ir e vir! Ninguém pode me impedir de usar a roupa que eu quiser, pois isso interfere no direito de ir e vir! É inscontitucional a PM proibir isso!

    Palavras dele para o advogado?
    Não.
    Para o ortopedista depois da aventura.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Ou atendente da Emergência, hehehe.
    Mas foi o que eu disse, acho que cabe ação se ele for proibido de entrar…

    Responda a este comentário

    Victor

    João,
    De fato, cabe sim.

    Mas acho que há a destinação sim no ingresso, tipo: Setor Oeste Inferior (não sei se há, estou especulando).
    E se o cara comprou Setor Oeste Superior, não tem como entrar em outro (pelo menos na teoria)

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Verdade, mas a questão é se o cara for proibido de entrar no próprio setor para que comprou ingresso, por conta da roupa que usa…

    Responda a este comentário

    Victor

    Sim.
    Tem briga.
    O cara tem aí uma boa questão a levantar em um juizado. Inquestionável.
    Se vai em frente? Não sei te dizer.

    Se eu mudar o enfoque e te disser que você não pode entrar em um restaurante que você fez reserva porque você é um fumante inveterado.

    O direito de ir e vir está preservado, entretanto, com restrições em como se portar.

    São questões jurídicas mesmo.
    Embora eu adoraria poder (de ter o direito e tranquilidade, não que eu queira fazer isso) ficar no lado com mais torcedores de outro time, com a camisa do meu e torcendo.

    Um motivo real e factível para isso pode acontecer?
    Bem… um pai flamenguista levando o filho de 11 anos botafoguense para ver o jogo.

    Esses não tem vez no Engenhão.
    Falha de Projeto lamentável em uma cidade com quatro grandes times que por incrível que pareça, toleram-se.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Nas cadeiras inferiores no Maracanã tá todo mundo junto. E às vezes até misturado. Inclusive em Flamengo x Vasco.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não tem briga, o cara pode processar a vontade que vai perder tranqüilamente.

    O Pai pode perfeitamente ir sem camisa e torcer discretamente.

    Responda a este comentário

    Victor

    Não estou ligando uma coisa a outra.
    Levantei com isso esse outro aspecto que no meu ver só tem a perder com esse Apartheid.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não tem questão, tem que ser proibido, ele não tem o direito de provocar tumulto em lugar algum.

    Não pode entrar com a camisa, como também não pode entrar sem a camisa e arrumar confusão com torcedores do Botafogo, ou seja, se torcer descaradamente pelo Flamengo e a torcida alvinegra protestar a PM vai retirá-lo do estádio. É simples.

    Pela milésima vez, quem compra um ingresso expressamente destinado à uma torcida, tem que se contentar com as limitações desta compra, até para preservar o direito alheio.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Insisto em me reportar ao que postei no comment 41233.

    Vai dizer que um cachorro não tumultua um balé?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Afirmo que não. O cachorro é altamente treinado e muito mais educado que 95% dos torcedores.

    Mais essa comparação é tão tosca que não merecia nem resposta.

    Responda a este comentário

    Rafael

    “Afirmo que não”
    “…95% dos torcedores”

    Isso sim é tosco.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Aí você entra em uma outra seara, quanto á sociabilidade dos torcedores, quanto à qualidade do treinamento do cachorro, etc, etc, fora a questão “medo de cachorro”.

    É tosca a comparação sim, e isso foi proposital, mas serve perfeitamente para demonstrar que, muitas vezes, o direito da maioria é mitigado pelo interesse de um(ns) indivíduo(s).

    Responda a este comentário

    Victor

    João,
    na final entre Fluminense x Volta Redonda em 2005, estávamos na arquibancada do outro lado da Organizada do Fluminense. Lá do lado da torcida do Voltaço.

    Pois bem, lá naquele local, um debilóide de uma dessas Força-Flu, Young-Flu, Dácú-Flu, sei lá, resolveu ir para lá ficar em pé na nossa frente e ficar torrando a paciência com aquele papinho de não é torcedor de verdade e chatices à parte.

    Cismou depois de ficar prostado na frente de um casal na nossa frente e a destratar a menina que pedira para ele sair dali.

    Serginho simplesmente chamou um policial e o PM sobre aplausos da torcida tirou o sujeito dali.

    O cara teria o direito de ficar ali.
    Teria o direito de torcer.
    Não teria de quizumbar e tumultuar a ordem.

    O cachorro do cego, certamente é treinado e o diabo à quatro. Se fizesse merda no Municipal, o cego no mínimo ia ficar constrangido. O cara não pegou qualquer cachorro e pleiteou o direito de entrar.

    Entendemos que seria civilizado um flamenguista entrar no lado do Bortafogo com a camisa do seu time, mas sabemos que não é assim que a banda toca por aqui.

    A polícia provavelmente irá orientar. Até pelo barulho prévio, é capaz de fazer com educação.
    Entrar com a camisa do Fla na torcida do Botafogo, pode ser sim uma forma de pertubar a ordem.
    Mas como disse, o cidadão tem o direito dele em ir preservado. Só que com restrições de comportamento.

    Da mesma forma que eu não posso fumar onde eu bem entendo, por mais que eu posso ir a onde bem entendo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Já entendi seu ponto e até concordo em parte.
    Só não acho assim tão simples como vc acha.

    “até para preservar o direito alheio”

    Mas tb não tem o direito de quem comprou o ingresso para aquele setor? Será impedido pela camisa que está trajando? Isso não é preconceito? Qual é a função da PM, impedir o ir e vir ou dar proteção ao cidadão?

    Em tempo, não quero polemizar mais. São apenas dúvidas minhas.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Rafael, sim, até pela segurança dele mesmo será impedido.

    Se ele comprou um ingresso na área do Botafogo, ele pode assistir lá tranqüilamente, desde que não afronte o resto da torcida no setor.

    Não é preconceito. Preconceito seria se torcedores de qualquer lado fossem tratados de maneira diferente. Não é o caso.

    A PM está protejendo os dois lados ao agir assim.

    Uma pergunta básica: A PM deixa você entrar na torcida do Vasco com a camisa do Flamengo no Maracanã, mesmo que você tenha ingresso para aquele setor? É a mesma situação.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Beleza.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    O ponto é esse, é uma ponderação que o PM deve fazer.

    Até concordo que a “ordem pública” deve prevalecer, mas, como disse n vezes, acho que o cara tem direito de ação nisso aí.

    Mas enfim, o papo tá bom, mas o expediente se encerra e preciso dar início aos trabalhos etílicos.

    Grande abraço a todos!

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu tenho a mesma indagação retórica do Rafael.
    Eu também não quero polemizar, mas acho que há aí um caso espinhoso.
    Porque de um lado, há de fato o bem-comum e da coletividade, mas do outro, está um direto individual do cara.
    Eu tenho sérias dúvidas mesmo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Bom, não consigo ver o porque da dúvida. Como disse antes, fico pasmo.

    O cara tem todo o direito de torcer pro Flamengo, colocar sua camisa, levar sua bandeira e etc. Para isso basta comprar seu ingresso para arquibancada da torcida rubro-negra.

    Não vejo porque o direito de um botafoguense deva ser suprimido porque um flamenguista comprou um ingresso destinado a ele.

    Responda a este comentário

    Victor

    Não entendo porque você vem sendo tão zeloso quanto à restrição do cara que não conseguiu comprar ingresso na torcida do Flamengo, mas comprou na torcida do Botafogo ir torcer pelo Flamengo como bem lehe convir, isto é, tem tanta certeza do “não-direito” do cara ir assistir e torcer pelo seu time pacificamente (embora a gente saiba que haverá tumulto e coisa e tal), enquanto ache um absurdo que se coiba alguém no seu direito individual de dirigir alcoolizado sem que esse tenha feito qualquer barbeiragem.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Bom, eu não entendo porque vocês insistem em usar exemplos de coisas completamente diferentes pra justificar essa situação.

    Um deficiente físico, que necessite de uma cadeira de rodas, ou de um cachorro altamente treinado, para se locomover, não atrapalha o direito de outras pessoas.

    Eu beber e dirigir sem fazer qualquer barbeiragem, idem.

    Agora, a minha certeza na falta de direito do flamenguista em comprar um ingresso na torcida do Botafogo, e torcer pelo Flamengo, começa na formulação da própria frase:

    O cara comprou um ingresso na torcida do Botafogo, não comprou um ingresso na torcida do Flamengo. Se não houvesse problema pro cara fazer isso, não haveria ingresso para torcida do Flamengo e ingresso para torcida do Botafogo. Haveria apenas ingresso. Milésima vez.

    Milésima vez, mesmo assim, nada impede que o flamenguista compre o tal ingresso. Mas terá de se comportar de modo que não crie confusão com a torcida adversária.

    Usar a camisa do time rival cria confusão, logo este não pode, e não poderá, usá-la. Seja em setores do Engenhão, do Mineirão, do Morumbi, do Maracanã, e sei lá mais onde. Mesmo que o sujeito tenha comprado o ingresso.

    O cara pode abrir um processo, e dizer que comprou um ingresso pra torcida do Vasco e queria entrar lá com a camisa do Flamengo, e que a PM não deixou. Vai perder mais dinheiro com advogado e tempo, além do que já perdeu.

    Pelo que eu saiba, eutanásia e suicídio ainda não são incentivados pela justiça brasileira.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Em tempo, “subcomandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), informou que os torcedores que tentarem entrar uniformizados nos setores não correspondentes à sua equipe serão retirados e encaminhados a outra área, numa atitude que poderá ser interpretada como criminosa.”

    Isso não é à toa. Vocês ficam com elucubrações utópicas e acabam perdendo o foco na realidade.

    E esqueci de complementar, na minha opinião, ingresso da torcida do Botafogo, é dela, e ela tem o direito de dispor dele como quiser, inclusive não comprando-o.

    Quando um flamenguista o compra, está praticando uma espécie de falsidade ideológica, crime contra economia e afins. Não deveria, até por fins educativos, ter mesmo qualquer tipo de direito sobre isso.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Então vou começar a participar dos churrascos na Granja do Torto. É meu direito de ir e vir!!! Poucos direitos são absolutos. Flamenguista não pode assistir jogo na torcida do Botafogo. Dá merda, e não há nada ilegal em proibir. Ilegal é deixar juntar e acontecer merda. Roda todo mundo, mandante do jogo, responsável pelo policiamento e por aí vai..

    Responda a este comentário

  10. Rafael
    23/10/09 - 10:41

    “Ciente Capitão, já avisei que vai dar merda.”
    Vai dar merda [4, acho]
    Não que teremos grandes tragédias, mas a dificuldade para entrar no estádio ocorrerá. E a possibilidade de confusão dentro do mesmo (ou fora) é grande com toda essa história.

    As confusões são independentes do que disse o tal do Braz, mas ele perdeu uma grande chance de ficar calado.

    ****

    Faço parte do mundo utópico citado por Victor e exemplificado “americanamente” pelo João Deiró. Toda essa discussão pessa pelos marginais das organizadas aqui no Brasil. Se isso não existisse não teríamos diversos problemas, inclusive esse.

    “…se ele compra plateia, ele tem que poder entrar na plateia.” – concordo inteiramente. Mas cada produto tem suas caracteristicas, e jogo de futebol (pelo menos esse) não é teatro. Deveria ser, mas aí é no meu mundo imaginário.

    Responda a este comentário

  11. Victor
    23/10/09 - 11:27

    Bender,
    se bem que como você disse, nosso mundo imaginário é assim aqui no Brasil.

    Outro dia estava conversando com um cara que morou no Canadá, nem conhecia o sujeito, só bati papo, e ele estava contando de tudo o que eles fazem lá, de serem civilizados, de deixarem portas e portões de casa abertos e todas essas coisas que nos causam inveja.

    Aí ele falou o seguinte:
    “Existe uma coisa lá, um lugar que os transforma. É dentro de um gináio de hockey. Os caras ficam insandecidos lá dentro durante o jogo, em nada se parecem com o canadense ameno do dia-a-dia.
    Torcem freneticamente e fanaticamente parecendo animais. Mas… não arrumam uma confusão ou sequer atiram qualquer copinho de plástico na quadra.
    E se alguém fizer, vai em cana mesmo.”

    Bem… junta-se os melhores dos Mundos, o de poder estar civilizadamente dentro de um estádio, podendo torcer como o mais fanático dos torcedores.
    É uma pena que aqui, talvez por conta do bom-mocismo babaca e exacerbado, confunda-se bom comportamento com passividade.
    Acham que sem as Organizadas, os torcedores ficariam como japoneses vendo um show de Bossa-Nova.

    E seguimos sem beber cerveja no espaço. Aguardo ansiosamente por 2014

    Responda a este comentário

    Rafael

    Hehe… é mesmo.
    Caralho, fico puto quando nêgo manda “mas sem as organizadas não teria essa festa bonita”.

    Porra! Lógico que teria. Já teve! E se não tivesse, foda-se. Abro mão da bonita festa pela paz.

    Responda a este comentário

    Victor

    Aliás,
    hoje em dia com Internet, dá para se ORGANIZAR para fazer festa.
    Nas finais da Libertadores a torcida do Fluminense fez dessa forma, inclusive para arrecadar e bancar (claro que usaram as Organizadas, mas foi uma manifestação geral e não localizada.

    Responda a este comentário

  12. Victor
    23/10/09 - 13:00

    http://espnbrasil.terra.com.br/maurocezarpereira/post/82232_CHAMPIONS+E+LIGA+EUROPA+REUNEM+TORCEDORES+DE+TODOS+OS+CANTOS+EM+PAZ

    Responda a este comentário

    Rafael

    Maravilha.
    Chegaremos nesse nível. Tanto na questão da ordem, como no meu pessoal, e farei minhas andanças pela Europa assistindo aos jogos, indo tranquilamente de metrô ou nos pubs, bares, villages… e escrevei no BlablaGol lá de Liverpool. Hahahaha…

    PS. Problema de ingresso tem em todo lugar heim!

    Responda a este comentário

  13. Serginho Valente
    23/10/09 - 13:21

    Algumas coisas aqui me deixam pasmo. É impressionante como algumas pessoas tem facilidade em negar a realidade.

    É claro que o flamenguista que comprou ingresso destinado a torcida do Botafogo não pode entrar lá com a camisa do Flamengo. E vice-versa.

    É claro que houve destinação específica dos ingressos. Se não, nem haveria este post.

    É evidente que quando você compra um ingresso, concorda com as condições implícitas nele.

    Há setores no estádio expressamente destinados à torcida do Botafogo, e há setores expressamente destinados à torcida do Flamengo.

    A dificuldade das pessoas em entender isso explica muita coisa.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Explica isso?

    201a

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    COLA ?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Como que é o muleque cantando a música do Enem?

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Cara, foi o que eu disse, é uma questão de ponderação de interesses. Qual o maior interesse: a liberdade do cara, seu direito de consumir ou a ordem pública?

    Cabe ao PM, na hora, definir, o que não impede que o cara, posteriormente, busque o resguardo do seu direito. Oras, já teve até caso de cego entrando no Municipal com cachorro!!

    Agora, quanto à destinação específica, vocês aí andaram falando que o ingresso não determina qual o time do setor. Se isso é verdade (sei lá se é), mais um argumento a favor do malandro.

    Mas, as i said, concordo plenamente que o malandro está sendo irrazoável. Estou apenas divagando quanto às consequências jurídicas da quizila, advogado que sou, hehe.

    E, poxa, como diz o comercial da Nova Schin, que nem por isso é bebível, pega leve!

    Abs

    Responda a este comentário

  14. Victor
    23/10/09 - 13:45

    Não há mais ingressos para a torcida do Grêmio

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Difícil fazer não é?

    Responda a este comentário

    Victor

    http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-gremio,2694569,Ingressos-para-a-torcida-do-Gremio-estao-esgotados.html

    Os associados do Grêmio adquiriram todas as três mil entradas que a torcida tricolor terá direito para o Gre-Nal das 16h de domingo, no Beira-Rio, pela 31ª rodada do Brasileirão de 2009. Até esta sexta-feira, somente o sócio do clube poderia adquirir os bilhetes.

    A entrada da torcida gremista no Beira-Rio será feita onde tradicionalmente os tricolores assistem os clássicos no estádio rival, nos portões próximos ao Gigantinho.

    Responda a este comentário

    Victor

    Esgotados ingressos para o Gre-Nal

    Para os colorados, ainda resta uma esperança. O Inter pede que aos associados que não forem ao clássico que confirmem sua ausência com antecedência. Assim, poderá lançar nova carga de ingressos para os sócio-torcedores, que pagam 50% do valor da entrada. Há uma lista de espera disponibilizada no site oficial do clube: http://www.internacional.com.br

    Responda a este comentário

    Victor

    A saber:
    eu não sei como funciona por lá.
    Estou buscando na imprensa como é feito o esquema no RS.

    Ainda estou com a impressão que funciona dentro do que eu considerei a normalidade de ter um sistema de separação baseado em qualquer coisa na compra, como ser sócio ou sócio-torcedor, e venda controlada e antecipada de ingressos.

    Algo que ao meu ver, é a forma correta de se fazer valer o mando de campo entre times da mesma cidade (aliás, seria entre times de outras também se houvesse o risco de uma compra em massa dos ingressos pelo visitante)

    Responda a este comentário

    Victor

    No Paraná, pelo que me parece, não preferência para sócios do Coritiba, mas as vendas para os atleticanos no clássico seguiu critérios de fila de sócios. O jogo será no Couto Pereira, casa do Coxa. Há um incentivo na forma de desconto para torcedores que comprarem antecipadamente com a camisa do Coritiba

    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2009/10/22/ult5895u12642.jhtm

    Em cerca de cinco horas, a torcida do Atlético-PR esgotou, nesta quinta-feira, os 3.400 ingressos oferecidos à torcida visitante para o clássico Atle-Tiba do próximo domingo, às 16h, no Couto Pereira.
    Todos os bilhetes foram adquiridos por sócios-torcedores do Furacão, que tinham preferência na compra. Assim, torcedores comuns não poderão assistir ao jogo, pois não haverá aumento de carga.
    Na tarde desta quinta também se esgotaram os ingressos de arquibancadas, destinados à torcida do Coritiba. Restam, agora, apenas entradas para os setores de cadeiras, Mauá e Social.
    Até sábado, o torcedor que comprar ingressos por antecipação, vestindo a camisa do Coxa, terá descontos.

    Responda a este comentário

  15. saulo
    23/10/09 - 15:19

    Espero que o sistema de segurança funcione. Caso o Flamengo vença, tenho absoluta margem de tranquilidade nas ruas em torno do estádio. Caso perca…prefiro não imaginar…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Huauahauhaua…é uma ameaça?

    Botafogo, pelo bem da humanidade, entrgue o jogo pro Mengão!

    Huahauhauhaua….

    Responda a este comentário

    Victor

    Saulo,
    1) Esse avatar ficou bem melhor em ti. Até parece com você
    2) Já pensou em se candidatar a alguma coisa na direção do Flamengo? Você tem ideia igual ao pessoal de lá. Michael Corleone seria aprendiz na Gávea.

    Responda a este comentário

    saulo

    Apenas faltou bom senso da diretoria alvinegra. Caso a partida fosse disputada no Engenhão, iria ser muito mais rentável.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Quanta infelicidade

    Responda a este comentário

  16. Serginho Valente
    25/10/09 - 16:35

    Como sempre:

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL1354242-9827,00-TORCEDORES+DO+FLAMENGO+E+POLICIAIS+SE+ENFRENTAM+NOS+ARREDORES+DO+ENGENHAO.html

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL1354219-9827,00-TORCEDORES+DE+BOTAFOGO+E+FLAMENGO+BRIGAM+E+CAUSAM+TUMULTO+EM+NITEROI.html

    Responda a este comentário

  17. Matheus
    26/10/09 - 13:50

    Eu não consegui ouvir o vídeo, mas alguns torcedores do Flamengo não conseguiram entrar na área do Botafogo por que estavam uniformizados?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Enfim me deste motivo pra querer que você se foda.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário