Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

ATENÇÃO: O Flamengo não é hexacampeão

February 21st, 2011 por | Categorias: Campeonato Brasileiro, Copa União 1987, Flamengo, Justiça.

“Apenas” possui 6 títulos brasileiros.

Na Gávea, desde dez/1987

Utilizamos de forma errônea os prefixos (gregos ou latinos) para a contagem de títulos. Tais prefixos são utilizados para a contagem de títulos seguidos. Era notadamente claro quando se contava os campeonatos estaduais. O Flamengo se gabava dos TRIs da décadas de 1940 e 50, mesmo já tendo mais títulos no currículo. Fluminense e Botafogo tiram onda que são os únicos que têm um tetra estadual no RJ.

Pesquisei mas não encontrei a causa da distorção. No chute fico com a conquista da Copa do México em 1970, que ficou conhecida como TRI mesmo tendo perdido a Copa anterior.

Fato é que hoje cedo, Ricardo Teixeira não pôs fim à discussão. Num primeiro momento as discussões podem ser calorosas. Mas mesmo concordando que elas podem esfriar, classifico o episódio de hoje como mais um capítulo da novela 1987.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

152 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

152 Comentários para “ATENÇÃO: O Flamengo não é hexacampeão”

  1. Julio Cesar
    21/02/11 - 15:00

    Culpa do imbecil do GB que na final de 94 ficou gritando tal qual atriz de filme pornô simulando o orgasmo: “É TETRA! É TETRA! É TETRA!”

    De lá pra cá, a nomenclatura tem sido usada errôneamente e concordo com o título do post. O Flamengo é 6 vezes campeão brasileiro e eu quero que os são-paulinos façam pompoarismo com as bolinhas da taça recém-“adquirida”!

    SRN

    Responda a este comentário

    Bender

    Julio,
    GB pode ter sido o estopim. Mas não é a causa.

    O SPFW vai cagar bolinhas. Só que a bambizada faz na contra-mão.

    Responda a este comentário

    Yuri

    ATENÇÃO: O BLABLAGOL VAI EXPLODIR!!!!!!!!!!!!!

    Responda a este comentário

    Bender

    HAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHA

    Responda a este comentário

  2. Sancho
    21/02/11 - 15:11

    O futebol brasileiro caminha para o abismo. Esses “reconhecimentos” da CBF, corretos ou não, são ridículos. Seleção é a Casa da Mãe Joana. Competições de clubes são verdadeiras bagunças. A Copa do Mundo está uma palhaçada. Dirigentes não tem nenhuma consciência de Liga (seja nacional ou estadual o que for). É cada um por si e seja o que D-us quiser.

    Que bonito…

    Responda a este comentário

  3. João Deiró
    21/02/11 - 15:19

    Devolve a taça, Juvenal!!!

    Responda a este comentário

    Bender

    Todo mundo quer essa taça. Fala sério! Feia pra caralho.

    Já fiz uma proposta de onde deve ficar tal taça.
    http://www.blablagol.com.br/proposta-para-a-taca-das-bolinhas-enferrujadas-8198

    Mas aceito outro lugar
    http://www.blablagol.com.br/museu-do-futebol-de-sp-10421

    Responda a este comentário

  4. Victor
    21/02/11 - 15:20

    Flamenguista não sabe mesmo contar.
    Soubesse, já estaria falando ter 8 títulos nacionais e não apenas 6.

    – 5 Campeonatos Brasileiros da CBF
    – 1 Liga do Clube dos 13
    – 2 Copas do Brasil da CBF

    E há até como ir em busca de mais dois.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Como ganhamos a Copa dos Campeões em 2001, nos sagrando “campeão dos campeões”, acho que podemos até nos considerar eneacampeões…

    Responda a este comentário

    Victor

    Tá considerado lá no link.
    Dá uma lida que podem chegar até a 10.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Os nomes estão errados, Victor. Os títulos do Flamengo seriam, pela ordem:

    Torneio Roberto Gomes Pedrosa, 1961
    Copa Brasil, 1980
    Taça de Ouro, 1982
    Taça de Ouro, 1983
    Copa União (ou Copa João Havelange), 1987
    Copa do Brasil, 1990
    Campeonato Brasileiro, 1992
    Copa dos Campeões, 2001
    Copa do Brasil, 2006
    Campeonato Brasileiro, 2009

    Responda a este comentário

    Victor

    Obrigado.
    Eu por ignorância preguiçosa chamo os campeonatos da CBF entre 1971 e 2010 que não Copas ou Taças, com exceção de 1987, de Campeonatos Brasileiros.
    Digo ignorância preguiçosa por saber que tem nomes específicos, mas por ter preguiça em decorar/pesquisar para escrever.

    Mas é exatamente isso que eu queria escrever no que está correlacionado.

    Responda a este comentário

  5. Sancho
    21/02/11 - 15:21

    A propósito, “hexa” significa seis EM QUALQUER CONTEXTO.

    Responda a este comentário

  6. Lincoln
    21/02/11 - 15:35

    Eu acho que desse time só Ailton nao foi pra seleção.. certo?

    http://www.flamengo.com.br/flapedia/images/4/45/TimeFlamengo1987a.jpg

    Responda a este comentário

    Bender

    Isso. Somente Ailton não vestiu a amarelinha. Mas era muito bom jogador. Cria da Gávea, passou por outros clubes. Inclusive fez o gol do título carioca do Flu em 1995 (bola que bateu no Renato e entrou).

    Responda a este comentário

    Sancho

    Detalhe. Não interessa. O que importa é o fato de Aílton estar na Seleção do meu CORAÇÃO (que viadagem!!)!

    O “Bate palma para mim agora! EU SOU FODA!!!” é o momento mais do C@R@LH* de toda a minha vida de torcedor de futebol:

    Responda a este comentário

    Sancho

    Outros jogadores que se salvam desse time aí são Edinho, Zinho e Renato. O resto não sei nem quem é…

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Pra quem gosta do assunto, vale a leitura:

    http://globoesporte.globo.com/platb/olhotatico/2011/02/21/desconstruindo-o-esquadrao-do-flamengo-campeao-brasileiro-de-1987/

    Responda a este comentário

    Bender

    Maneiro!

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Assumo que achei uma bizarrice extrema quando ví os nomes dos jogadores reservas que foram usados durante a campanha…. rs

    Responda a este comentário

    Yuri

    HAHAHAHHAHAHAHAA

    “o resto eu nem sei quem é”

    Responda a este comentário

    Bender

    HAhuHU AHuhaUhuHAuhuA huahUAHAHua… que viadagem [2]

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Aquilo foi realmente genial. Eu assumo que torci pra caramba pro Grêmio naquela final.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Esse lance supera até o gol do Ânderson em Recife. Eu passara o campeonato inteiro defendendo o Aílton dos corneteiros no Olímpico. Na hora, eu senti que o gol e o desabafo também eram meus…

    Responda a este comentário

    Victor

    O último campeonato carioca foi disputado em 1996 com o Botafogo campeão. Ailton ainda era do Fluminense apesar de vir a jogar no Botafogo posteriormente.

    Ailton fez gol de título, mas pelo Grêmio no Campeonato Brasileiro 1996.

    O derradeiro gol do Campeonato Fluminense de 1995 foi marcado por Renato Portaluppi (a.k.a. Renato Gaúcho)

    Responda a este comentário

    Victor

    Um grande time injustiçado pela bagunça da CBF e Clube dos 13 (especialmente da 1ª).
    Tivesse havido Campeonato Brasileiro em 87, teria boas chances de ter sido o campeão.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Houve o Campeonato Brasileiro de 1987. Envolveu dois clubes (Sport e Guarani) e teve dois jogos. O Sport venceu.

    Responda a este comentário

    Bender

    HAHAHAHA… o arco-íris sangra…

    Responda a este comentário

    Sancho

    Nunca neguei minha condição de membro da TAI, a maior e mais fiel do Brasil.

    Responda a este comentário

    Bender

    hehehe… com certeza

    Responda a este comentário

    Yuri

    tinha que virar título

    Responda a este comentário

    Bender

    hehehe… é perigoso. Hoje tive provas que alguns só leem os títulos dos posts

    Responda a este comentário

    Victor

    Teve um chamado “Campeonato Brasileiro” (ou sabe-se lá que nome adotaram) em 87 e foi organizado pela CBF.
    Teve um chamado “Copa União” em 87 e foi organizado pela Copa Uniãopelo Clube dos 13.

    Nenhum dos dois reunia as características que entendo para acreditar estar diante de um campeonato brasileiro.

    Responda a este comentário

    Bender

    Quando vc quiser uma opinião livre e natural, pergunte para uma criança de até 10 anos.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Teve um chamado “Copa União” em 87 e foi organizado pela Copa União.

    Copa União? Não seria Clube dos Treze?

    Responda a este comentário

    Sancho

    Quase isso, Victor. O Campeonato Brasileiro reuniria quatro times (dois de cada um desses torneios), mas um certo time chegado a vexames de proporções épicas e o clube mais popular do Brasil desistiram de participar. Sobraram só os dois que relatei acima.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    #FICAROTH! Hehehehehehehehehehehehe…

    Responda a este comentário

    Julio Cesar

    Grande time! Dava gosto ver jogar!

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Dava mesmo. Uma pena terem amarelado nas finais.

    Responda a este comentário

  7. Bender
    21/02/11 - 16:03

    http://globoesporte.globo.com/platb/ilanhouse/2011/02/21/fla-hexacampeao-antes-tarde/

    Responda a este comentário

  8. Bender
    21/02/11 - 16:06

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/02/cbf-reconhece-titulo-do-brasileiro-de-87-do-flamengo.html

    Responda a este comentário

  9. Bender
    21/02/11 - 16:07

    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/02/surpreso-presidente-do-sport-vai-tentar-reverter-decisao-da-cbf.html

    Responda a este comentário

  10. Bender
    21/02/11 - 16:27

    http://globoesporte.globo.com/platb/arthurmuhlenberg/2011/02/21/mengao-campeao-de-87-me-contem-algo-que-eu-ja-nao-saiba/

    Responda a este comentário

  11. Bender
    21/02/11 - 16:29

    Para quem acha importante
    http://www.cbf.com.br/media/87014/rdp%2002%20-%202011.pdf

    Responda a este comentário

    Bender

    CBF reconhece título do Fla
    Entidade, através de resolução da presidência, reconhece Sport e Flamengo como campeões brasileiros de 1987

    A CBF, através de Resolução da Presidência nº 02/2011, reconheceu o Sport Club Recife e o Clube de Regatas do Flamengo como campeões brasileiros de 1987.

    Na mesma Resolução, foram reconhecidos como vice-campeões brasileiros de 1987 o Guarani Futebol Clube e o Sport Club Internacional de Porto Alegre.

    A decisão da CBF foi comunicada pelo presidente Ricardo Teixeira a presidente do Flamengo Patrícia Amorim em encontro que aconteceu nesta segunda-feira, na sede da entidade.

    Do encontro participaram ainda o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro Rubens Lopes e diretores do Flamengo.

    A presidente Patrícia Amorim agradeceu ao presidente Ricardo Teixeira e ao departamento jurídico da CBF pelo reconhecimento de um título que o clube conquistou no campo, de fato, e agora, o tem de direito.

    – Esse é um dia histórico para o Flamengo. Quero homenagear todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis títulos de campeão brasileiro.

    O presidente Ricardo Teixeira esclareceu que o reconhecimento do título de 1987 a Sport e Flamengo segue a linha traçada quando da recomposição histórica feita no final do ano passado pela CBF, representada pela unificação dos títulos de campeão brasileiro que beneficiou Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense e Bahia.

    Ainda segundo o presidente da CBF, a decisão, tomada depois de novos e convincentes argumentos apresentados pelo departamento jurídico do Flamengo, contempla ainda o reconhecimento de que em 1987 houve dois campeonatos brasileiros, que tiveram Sport e Flamengo como campeões,

    Ricardo Teixeira enfatizou ainda o fato de que não houve prejuízo esportivo ao clube pernambucano, que foi inclusive, ao lado do vice-campeão Guarani, o representante brasileiro na Taça Libertadores de 1988.

    http://www.cbf.com.br/noticias/competicoes/campeonato-brasileiro—serie-a/2011/2/21/cbf-reconhece-flamengo-campeao-brasileiro-1987

    Vacilo. Um título tão maneiro como esse ter agora a chancela da CBF.

    Responda a este comentário

  12. Alexandre N.
    21/02/11 - 16:56

    Bom e agora? A CBF deu o aval. Continua-se a discussão acalorada sobre o mérito do título rubro-negro?

    Responda a este comentário

    Sancho

    Não passarão!

    Responda a este comentário

    Sancho

    Brincadeiras à parte, o Bender está certo. Trata-se de apenas mais um elemento a cercar 1987. O grande problema é que 1987 é único. O que chega mais perto é 2000, mas não foi exatamente a mesma coisa. Então, não existe nenhum parâmetro para auxiliar na compreensão do que efetivamente aconteceu naquele ano. Houve uma ruptura, a realização de dois torneios paralelos, e uma tentativa de compromisso com a realização de finais entre os finalistas dos dois torneios. Como o compromisso não foi aceito (em 2000, houve as finais normalmente), a questão ficou no ar.

    O CND se manifestou. O Judiciário se manifestou. Agora, a CBF também se manifestou (mas sem esclarecer baseado em quê). E foram três respostas diferentes!

    Sinceramente, o fato de a “Revolução” não ter sido completa, já que a Liga de Clubes não se confirmou e o C13 voltou a disputar torneios da CBF, e um verdadeiro compromisso foi consolidado somente em 1989, acho que a Copa União não consegue estabelecer-se totalmente como um Campeonato Brasileiro. Mas isso sou eu…

    Responda a este comentário

    Bender

    1987 é único [2]
    É isso que sempre disse. Mas tem uma galera que se faz de desentendida.

    Responda a este comentário

    Sancho

    A m… toda é ler comentários sobre 1987 que relevam absolutamente TODOS os aspectos que circundam o que aconteceu, e se centram no “eu acho que é assim e deu”.

    Alguns, tipo o Bender (hehehe!), pelo menos, se dão o trabalho de esconder isso por trás de um acúmulo de fatos que corroboram com a tese (escondendo sutilmente aqueles que não corroboram); mas, outros, por favor!, chega a ser patético não ficarem com vergonha de dizer ou escrever o que dizem ou escrevem.

    E isso vale para qualquer lado…

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Sinceramente, o fato de a “Revolução” não ter sido completa, já que a Liga de Clubes não se confirmou e o C13 voltou a disputar torneios da CBF, e um verdadeiro compromisso foi consolidado somente em 1989, acho que a Copa União não consegue estabelecer-se totalmente como um Campeonato Brasileiro. Mas isso sou eu…

    Levando isto em consideração, analirsando friamente, acho que mesmo a Copa João Havelange (a de 2000) entra nesta classificação (mesmo tendo as finais disputadas) que você sugeriu.

    Responda a este comentário

  13. RB
    21/02/11 - 17:11

    se a taça das bolinhas tá no SP nem tem conversa. isso aí é tudo putaria.

    Responda a este comentário

    RB

    PATY DIZ:
    O meu desejo é que o São Paulo tenha a nobreza de devolver a taça para a Caixa Econômica.

    KALIL DIZ:
    A Taça das Bolinhas é do São Paulo e ninguém vai tirar.

    BRIGA BRIGA BRIGA BRIGA BRIGA BRIGA BRIGA BRIGA

    Responda a este comentário

    Matheus

    Que é que o Turco tá metendo o bedelho aí?

    Quando o assunto é título, ele entende tão bem quanto eu entendo de, sei lá, motor de arranque de britadeiras silenciosas.

    Responda a este comentário

    RB

    é o nome do cara do jurídico do são paulo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ah tá.

    Mas também, com um sobrenome desse, só podia ser chorão.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    A isto podemos chamar de mágoa…

    Responda a este comentário

    Yuri

    vai vir o BOPE prá SP pegar o que é de direito…

    Responda a este comentário

  14. Bender
    21/02/11 - 18:09

    Bebeto: “Reconheceram o que ganhamos em campo”
    http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/12109

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    A questão é a seguinte:

    A CBF reconheceu o titulo de 87 no mesmo processo de reconhecimento dos titulos anteriores, de Taça Brasil e Robertão.

    Dessa forma, se for considerar isso, entao quem seria o primeiro penta para efeito de taça de bolinhas? Pelo que entendi, foi reconhecido dessa forma. Então, a taça continua com o SPFC.

    O fato é: se a taça sair do SPFC pode começar a significar alguma coisa. Fora isso, continua sendo o mesmo que todos nós aqui já falamos trocentas vezes: todos nós jã reconhecemos o urubu campeao da CU de 87.

    Mas continua a ser um torneio paralelo…

    E, coincidentemente, o urubu desistiu de excluir Ricardo Teixeira do quadro social no mesmo dia. Portanto, sobre o urubu, temos mais do mesmo: mau-caratismo.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/02/apos-reconhecimento-fla-desiste-de-expulsar-ricardo-teixeira.html

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Tanto é paralelo, que só foi reconhecido agora… 24 anos depois.

    Responda a este comentário

  15. Yuri
    21/02/11 - 22:27

    É o seguinte: minha teoria é que o Serginho obteve INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS da CBF e sumiu daqui já sabendo que o título seria reconhecido em alguns dias. Só pode.

    Responda a este comentário

    Victor

    FOI A PRIMEIRA COISA QUE ME VEIO A MENTE TAMBÉM

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Se a CBF teve que “reconhecer” o titulo, é porque não era um titulo de fato.

    Enquanto o urubu nao pegar de volta a taça de bolinhas, a CU equivalerá ao reconhecimento da Taça Brasil, ou seja, uma competição nacional nao oficial não organizada pela CBF.

    Se a CBF reconheceu nessas condições o titulo de 87, a taça continua sendo do SPFC de fato e de direito.

    Caramba: eu passei 20 anos acreditando numa mentira. Quando pude me aprofundar e descobrir a verdade, vem a CBF dizer que agora a verdade nao interessa mais…

    Responda a este comentário

    Bender

    Hahaha… agora que o Bona pira de vez

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Bender,

    To digerindo… mas na verdade, nao vai doer tanto. Afinal, vivi a maior parte da minha vida considerando esse titulo. Mas acho que teremos novos capítulos, já que o parecer juridico da CBF 1 ano atrás erra conclusivo… e agora, na canetada, resolve-se o contrário. Mas, enfim, paciência.

    Saulo,

    Voce que cobra que o Eurico pense no bem do futebol… Veja essa noticia:

    Urubu pode deixar C-13:
    http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27752534

    Responda a este comentário

    Bender

    Entendo sua indigestão.

    Responda a este comentário

    saulo

    A direção do Flamengo tem todos os motivos para deixar o Clube dos Trêze, em nenhum momento deu apoio e o Fábio Koff ficou sempre em cima do muro.

    Responda a este comentário

  16. Mari
    22/02/11 - 0:00

    Caraca
    vim lendo tudo até aqui em baixo só pra perguntar onde Serginho tinha ido parar. Mas pelo visto nao fui a unica q senti falta dos inháaaaa dele.
    hehehhe

    Responda a este comentário

  17. saulo
    22/02/11 - 0:48

    http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/juca-kfouri/JUCA-KFOURI.htm

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    O mais impressionante nesse link, Saulo, é o que um cara escreveu:

    ==================================================
    “Parabéns a um dos poucos jornalistas isentos deste país como o Renato Mauricio Prado e Carlos Cereto, vc que sempre defendeu o titulo do FLAMENGO agora pode falar com seus criticos que vc sempre esteve certo.Obrigado continue, assim e continuarei te ouvindo”

    Erico Fernandes, enviado em 21/02/2011
    Se este comentário for inapropriado, clique aqui
    ==================================================

    Será que Juca disse hoje como sempre diz, em todos os programas: “tomando chá de cadeira esperando a queda do Ricardo Teixeira”?

    E outra pergunta: como vc concenceu ao Bender que o Juca não é funcionário das organizações Globo?

    Responda a este comentário

    Yuri

    Essa eu também quero saber… hahaha… o Bender ainda ADMITIU A DERROTA na discussão, foi bem convincente.

    Responda a este comentário

    Bender

    Reconhecendo o próprio erro, a situação é simplificada (não precisa nem abandonar o blog). Vc diz que errou, se corrige, tira uma onda de sensato e ainda sai por cima.

    Numa discussão mandei essa mesma bola fora do Bona: “Juca é funcionário da Globo”, ou algo parecido. Tinha isso em mente pelo tal programa que o Juca tem (ou tinha) na CBN, a rádio FM da emissora. Saulo me zuou dizendo que Juca não era da Globo. Fui pesquisar e vi que ele está certo. Juca foi da Globo. Ele ter um programa na rádio não significa que é funcionário. Zé Fogão há uns meses tentou viabilizar um programa sobre o Botafogo na Band AM. Não rolou. Se rolasse não quer dizer que ele seria funcionário da Band.

    Juca foi da Globo de 1988 a 1994.

    Responda a este comentário

    saulo

    Tomou.

    Responda a este comentário

    Bender

    Porra Yuri!

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Mas Bender, vamos lá.

    Numa rádio menor, funciona como numa TV. O cara compra o horário e explora a publicidade. Normal. Tipo os crentes nas tvs. Nao sao funcionarios da emissora.

    No entanto, estamos falando da CBN. Nao acredito que a CBN tenha essa necessidade de vender horário. Ainda mais, que o horário do Juca é por volta das 20 hs, até as 21 horas. Sempre voltava do trabalho ouvindo o programa (e xingando muito ele!).

    Ainda que nao seja funcionário direto, existe uma relação profissional entre ambos. Se o Juca achar algo conta a Globo ele dirá no seu programa abertamente sem represálias? Entao, dessa forma, a isenção inexiste.

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    O programa saiu do ar esse ano.
    Mas, independente do que ele acha sobre a Copa União (o que discordo), considero um dos melhores jornalistas desportivos do país.

    Responda a este comentário

    Bender

    Vejo pelo histórico do cara no link que postei. Diz que ele apresenta(ou) um programa lá (seria o mesmo caso do Zé). Não sei qual a relação contratual que ele tem (tinha) com a CBN.

    Responda a este comentário

  18. Andre Bona
    22/02/11 - 1:07

    Seriedade do Juca colocada em cheque por um ouvinte:

    ===================================================
    Juca, hoje em seu comentario na cbn voce condenou a atitude da record referente ao andre colocando falta de transparencia jornalistica. Pergunto, o que te leva a acreditar que o jornalismo da globo é mais transparente e que nao tem interesses nas suas exclusividades?Um forte abraço.

    Renato, enviado em 21/02/2011
    Se este comentário for inapropriado, clique aqui
    ===================================================

    Responda a este comentário

  19. Bender
    22/02/11 - 2:05

    Não foi o melhor jogo, mas foi o último

    Responda a este comentário

  20. alexandre
    22/02/11 - 11:12

    Feliz Natal (atrasado) a todos os framengos.

    Responda a este comentário

  21. saulo
    22/02/11 - 14:28

    Dia D: http://blogdojuca.uol.com.br/2011/02/o-dia-d-do-clube-dos-13-ou-nao/

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Engraçado essa historia de C-13… justamente na época de negociar os contratos. Será que urubu e Corinthians estao com tanto rabo preso com a Globo?

    Responda a este comentário

  22. saulo
    22/02/11 - 15:40

    Justiça manda devolver a taça: http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/02/justica-determina-que-sao-paulo-tem-24h-para-devolver-taca-de-bolinhas.html

    Responda a este comentário

  23. saulo
    22/02/11 - 17:02

    http://www.cartacapital.com.br/cultura/presidente-do-corinthians-anuncia-que-vai-abandonar-o-clube-dos-13

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Se o Corinthians e o urubu sairem do C-13, vao fazer um jogo entre eles e se declarar campeoes brasileiros.

    Saudade do Eurico no C-13… ia colocar os dois no lugar deles, rapidinho.

    Responda a este comentário

    saulo

    Você deve pensar que seu messias é um rei absolutista e comandava todos os clubes, santa ingenuidade. Quem manda no futebol é a CBF, por um simples motivo: trata-se de uma entidade rica e credora da maioria dos clubes.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Nao comandava nao. Mas nao engolia sapo. O vasco tinha uma vice-presidencia. e seu candidato para presidente do C-13 em todas as eleiçoes saiu vencedor. Já qto ao urubu, sempre tomou ferro no C-13.

    Responda a este comentário

    saulo

    Nunca tive nenhum candidato, assim como a maioria dos clubes, o Flamengo foi comandado por vários parasitas dos quais dilapidaram as finanças. A diferença estar em distinguir a pessoa da instituição. Assim como o Vasco teve uma história importânte no futebol, o Flamengo não foi diferente. As diretorias rubro-negras quase sempre perderam as eleições por interesses divergêntes, isso é normal na disputa do poder. O Eurico mesmo nunca teve peito e coragem para lançar uma candidatura avulsa a presidencia da CBF ou do Clube dos Trêze, porque sabia que iria levar uma surra. É o mesmo caso agora nas eleições vascaínas em abril, sabe do seu desgaste e usa um fantoche(Fernando Horta) para voltar.

    Responda a este comentário

  24. Daniel
    22/02/11 - 17:34

    Apesar da Taca nao estar onde deveria (por enquanto) considero assunto encerrado.

    Responda a este comentário

  25. luiz
    22/02/11 - 19:06

    entao o america e guarani semifinalista do campeonato anterior são rebaixados e nao tem o direito de disputar o campeonato brasileiro.Assim foi feito o confronto dos finalistas dos dois campeonatos

    Responda a este comentário

  26. luiz
    22/02/11 - 20:52

    E outra coisa o flamengo ta se vendendo pra trafic(parceira da globo) ea tv globo e subsequente pra cbf! todo mundo sabe que essa taça de bolinhas so veio agora por causa dos direitos de televisao.
    pra agradar praceiros o flamengo aceita receber menos(deve rolar um por fora pros dirigentes)

    Responda a este comentário

  27. Andre Bona
    22/02/11 - 22:02

    Acho muito legitimo a comemoraçao pelo campeonato de 1987 pelo urubu.

    Aliás, um titulo a cara do urubu. Durante todos esses anos, divulgou como se o tivesse. Mas precisou chorar muito para o tal reconhecimento. Que aliás veio 1 ano após um parecer conclusivo sobre o caso, dando o caso por encerrado sem 1987. Um título contra a verdade dos fatos. Ganho no grito. Mais um. E naquela sensação do torcedor do urubu, que não importa a verdade, o que importa é se dar bem. E com eu disse anteriormente, ao máu-caráter, as pessoas de bem, são motivos de piada. E assim se comportam os urubus após esse escândalo.

    Só me resta pensar que, após essa decisão do presidente da CBF, urubu declarado, inclusive, a conversa ocorrida naquela sala de reunião, com Patricia Amorim e seus campangas com Ricardo Teixeira, que assuntos podem ter sido tratados?

    Mais um “titulo” com a cara do urubu. Ilegal. E mentiroso. Agora, nao cabe mais dizer que nao é, pois foi declarado como tal pelo orgao competente. E isso deve ser respeitado. Mas há que se tentar identificar os pilares da decisão que, agora, com todos os fatos de 86 explicitados pela ferramenta da internet, torna-se contraditória e mentirosa.

    Ao urubu, como sempre, nao importa como. O que importa é repetir o mesmo de sempre. Mentir, mentir, mentir.

    Dizer que é superior ao Vasco no tri 99/00/01, quando o vasco conquistara 2 brasileiros 97/00, um RJ-SP 99, uma libertadores, 99 e uma mercosul 00. Além de esculachar o Manchester no Maracanã.

    A arte da desinformação é, sem dúvida, mais uma mancha na historia da imprensa esportiva e do urubu. O que é correto nao importa. O que importa é se dar bem. E assim caminhamos… rumo a novos Brunos, Vagner Loves e Adrianos, com seus comportamentos marginais, amparados pela conduta pra lá de imoral de quem os rodeia.

    Parabéns seus mentirosos. Vcs deveriam ter vergonha na cara. Comemorar 87 é o mesmo que ser um ladrão. E achar bonito então… nem se fala.

    Responda a este comentário

    saulo

    Edmundo passou longe de ser um atleta e um cidadão ímpar e nunca misturei a instituição do ídolo. Se no seu entende comemorar é o mesmo que ser um ladrão, Eurico é o pioneiro da bandidagem no seu raciocínio. Ele foi um dos primeiros a defender o título do Flamengo em 87.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    O desvio do conduta da Edmundo, foi pontual. Ainda assim é hoje um comentarista de TV. Diferente do Bruno, que foi meu exemplo.

    O desvio de caráter do urubu, é institucional.

    Sobre o que e como Eurico disse, já falei anteriormente. Mas entendo perfeitamente sua dificuldade de alcance.

    Responda a este comentário

    saulo

    Deve ser bem pontual uma pessoa da qual negava reconhecer seu filho com a modelo Cristina Mortágua e fez ao máximo na justiça para pagar uma pensão alimentícia ínfima. Fora questão do atropelamento, acelerou quando avançou o sinal. Esse processo está quase no fim e infelizmente quem é rico fica inpune ou pega um pena bem leve.
    O desvio de caráter do urubu, é institucional.
    Cite pelo menos um ítem do estatuto do Clube Regatas do Flamengo se existe alguma menção sobre alguma normalização e institucionalização sobre desvio de caráter. É bem capaz de um conselheiro Juiz, Desembargador… te processar por calúnia, injúria e difamação. Os cofres do clube agradecem.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Mongol, como sempre, perco meu tempo com vc.

    Responda a este comentário

    alexandre

    O Edmundo, qdo atropelou, tava jogando no urubu…

    Responda a este comentário

    saulo

    Esqueceu de um detalhe, o Vasco bancou boa parte dos custos com advogados enquanto Edmundo esteve no Vasco seu burro.

    Responda a este comentário

    alexandre

    burro é a ***, seu ***

    Responda a este comentário

    Victor

    Aos Moderadores:
    Favor deixarem os xingamentos. Eu quero ler.

    MODERAR NÃO É APAGAR OU EDITAR!

    Responda a este comentário

    Bender

    Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa
    moderar
    [Do lat. moderare.]
    Verbo transitivo direto.
    1. Conter nos limites justos ou convenientes; pôr no meio-termo; regrar, regular:
    2. Ajustar às conveniências.
    3. Refrear, sofrear, reprimir, suster:
    4. Tornar menos intenso ou acentuado; diminuir, modificar.
    5. Dirigir, reger.

    Responda a este comentário

    alexandre

    modera essa aqui:
    Saulo: vai chupar o cocô do bruno.

    Responda a este comentário

    alexandre

    foda-se. cometeu o crime enquanto jogava nos times do bandidos. advogado todo mundo tem. inclusive vcs por aqui,

    Responda a este comentário

    thiago

    palma, palma, não criemos…

    Responda a este comentário

    Bender

    Bona,
    a torcida do Flamengo comemora o título desde o gol do Bebeto.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Mas aí, Bender, dois motivos:

    1- Ignorancia – que assolou a todos os demais torcedores, inclusive eu, de 87 a 2008, por falta de informação.

    2- Por mau caratismo – aqueles que tinham noção da verdade.

    Qual era o seu motivo?

    Responda a este comentário

    Bender

    3- foi o campeonato brasileiro possível naquele ano.

    Responda a este comentário

    alexandre

    a torcida do framengo comemora qq merda q qq jornaleco publica.

    Responda a este comentário

  28. Bender
    23/02/11 - 0:25

    1980 1982 1983 1987* 1992 2009

    *EU JÁ SABIA

    Responda a este comentário

    alexandre

    No grito vc sabia mesmo. Só no grito, pq em campo, onde é bom e valído, vc não sabe ***** nenhuma.

    Responda a este comentário

    Bender

    A auto-moderação já é um sinal de evolução.

    Responda a este comentário

    alexandre

    Bender: vá chupar as fezes do Bruno vc tb, caríssimo.
    Um abraço.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Xará, pergunta: Você não se interessa pelos outros assuntos discutidos aqui no blog? rs…

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Engraçado é que no comunicado da CBF, eles fizemra questao de dizer quem eram os 2 vices tb… sabe qual a preocupaçao do urubu?

    Segundo campeao de 1987, pra mim, é vice!

    O maior vice do Brasil!

    Responda a este comentário

    Sancho

    O maior vice é… o Vasco!

    13. Quem são os maiores vice-campeões?
    Ao todo, 27 clubes conquistaram vice-campeonatos. Piadas à parte, o clube com mais vice-campeonatos é o Vasco da Gama, com 10. O vice, nesse quesito, é o São Paulo, com 8.

    Dentre os 10 clubes que nunca foram campeões mas foram vice, há um tríplice empate entre São Caetano (SP), Vitória (BA) e Fortaleza (CE), com 2. Bangu (RJ), Bragantino (SP), Brasiliense (DF), Ceará (CE), Figueirense (SC), Goiás (GO) e Náutico (PE) completam a lista dos não-campeões que “morreram na praia”, com um vice cada.

    http://campeoesbrasileiros.blogspot.com/

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Vc ta falando de que campeoantos? so no RJ, o urubu foi 30 vezes vice. Maior vice do estado disparado.

    http://www.marcosarouca.com/blog/esportes/os-maiores-vice-campeoes-do-rio-de-janeiro/

    Um babaca fez esse post aqui e quis criar um % pra nao colocar o urubu como maior vice.

    http://www.ricaperrone.com.br/2009/09/e-o-rei-dos-vices-e/

    veja vc como a é a imprensa: a historinha do vice, surgiu no tri-urubu de 2001. Interessante que nesse periodo, o vasco foi campeao brasileiro 97,2000, libertadores 98, rio-sp 99, mercosul 2000… e eles tinham que arrumar esse apelidinho pro campeonato estadual… fala sério…

    Responda a este comentário

    Bender

    Nardoni,
    o alexandre não fala do vasco nunca. Nem quando o time existia. É o mané-mor aqui do blog.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Nunca tinha visto ele por aqui antes. Mas agora só aparece nos posts onde, de alguma forma, o assunto é o fantasma de 1987. Achei estranho.

    Responda a este comentário

  29. Andre Bona
    23/02/11 - 18:29

    Só para lembrar:

    2000 – O VASCO depois de assinar e concordar com o regulamento imposto em 2000, não teve que jogar e GANHAR do São Caetano, oriundo da segundona??

    1985 – O campeonato não foi disputado também por 2 (dois) clubes( CORITIBA E BANGÚ) que vieram da segunda divisão???? Pois estava no regulamento.

    1994 – O PALMEIRAS não foi o campeão Brasileiro disputando também o título com um Clube( VITÓRIA) vindo também da segunda divisão, porque foi combinado antes por todos os Clubes que seria desta forma????

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Porque o urubu nao poderia ter disputado a final com um time QUE ERA DA PRIMEIRA DIVISÃO?

    Responda a este comentário

    luiz

    Ná época em que a cbf sinalizou que nao ia realizar o campeonato por falta de verba ,o clube dos treze assumiu a pendenga e se prontificou a realizar o campeonato.Com medo de perder espaço a cbf voltou atrás e queria realizar juntos.FOI AEEEEEEEEE QUE COMEÇOU O PROBLEMA.O clube dos treze mandou um dos seus representantes,e mandaram logo o EURICOOOOOO!!!(HAHAHA IA FEDER)
    Ele assinou um acordo em nome do clube dos treze se prontificando a ter o cruzamento na fase final,o clube dos treze nao gostou e disse que nao ia fazer o confronto,ae começou a pendenga pois tava tudo assinado!!!1

    Responda a este comentário

    alexandre

    Ou seja, a CBF tinha verba para 50 times, mas não para os 13 times da Copa União? Que gracinha…
    E quem assinou o contrato com a CBF, assinou ele com a devida procuração do C13. Ou será q eu posso assinar um documento no seu nome sem uma procuração tua?

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    E tem mais: O c-13 nao organizou o campeonato brasileiro nunca. campeonato brasileiro, significa envolver as federa~coes de todo o país. o que o C-13 fez foi resolver o problema de 16 clubes. E todo o resto? a CBF so voltou pq o C-13 nao organizou nada. Apenas cuidou dos seus. Provou portanto, que nao tinha condições de realizar campeonato de porra nenhuma.

    Responda a este comentário

    Sancho

    1993, Bona.

    O campeonato foi disputado por 32 clubes (como em 1987!), divididos em dois módulos de 16 (como em 1987!), cada módulo com dois grupos de 8 (como em 1987!).

    Não houve nome para os módulos, mas nas chaves A e B ficaram os clubes do C13 (como em 1987, inclusive o Grêmio!), mais Bragantino, Sport e Guarani (pela campanha em 1992, mas que ironia!); nas C e D, o resto (como em 1987!).

    Rebaixamento, só nas chaves C e D (como em 1987!), caindo 8 clubes (como em 1987!).

    No ano seguinte, a Primeira Divisão teve 24 clubes (como em 1988!).

    Não que o caso seja IGUAL a 1987, mas guarda lá suas semelhanças! Muito provavelmente, 1987 foi usado como MODELO de disputa.

    Responda a este comentário

    alexandre

    Errado sobre tudo q escreveu aí.
    Vá ler sobre:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_João_Havelange#Os_4_Módulos

    Responda a este comentário

    Sancho

    Antes, VOCÊ vá ler TUDO o que eu escrevi. Principalmente, a parte onde se lê “1993, Bona“.

    Abraço.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    So que 93 foi cumprido entao, né?

    Nunca um campeonato brasileiro teve menos de 20 clubes. e querem que o de 87 tenha sido…

    Responda a este comentário

    Bender

    Tem “campeão” por aí que fez 4 ou 5 jogos.

    Responda a este comentário

    Bender

    Sancho, qual foi o time que causou toda a confusão desse período?

    Responda a este comentário

    Sancho

    O único que vale a pena, oras!

    Responda a este comentário

    Bender

    hehehe… os tricolores carioca e gaúcho possuem tal dívida

    Responda a este comentário

    Sancho

    Subimos no campo, sem alterar regulamentos. A mãozinha foi diferente: aumentar o número de clubes de 20 para 32…

    Responda a este comentário

    Sancho

    Falando sério, a confusão é resultado da cagonice que tomou conta dois grandes clubes em 1991, com a inesperada queda do Grêmio (era o melhor time de 1990, perdeu porque é futebol). Aumentaram o número de clubes para 32, e resolveram reduzir para 24. Mas como fazer isso sem que um grande caísse?!

    1987!

    Poderiam ter feito um campeonato decente, mesmo com 32 clubes. Inclusive, poderiam ter mantido 32 clubes. Não há desculpa para terem feito o que fizeram.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    A desculpa é a ganância. Nao queriam dividir os patrocinios…

    Responda a este comentário

  30. Bitchelo
    20/11/12 - 16:46

    Essa porra desse babaca ñ sabe de porra nenhuma !!!

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário