Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Ataquem até o fim

March 3rd, 2011 por | Categorias: Fluminense, Libertadores 2011.

Mesmo com a herança dos péssimos resultados em casa, Muricy optou pela arriscada estratégia de jogar por um empate e seu time foi bem, foi bem dentro do esquema adotado.

Ficou naquele chove não molha buscando contra-ataques sem atacantes e entregando a bola ao América que pressionava sem fustigar, mas atacava. Melhores chances dos mexicanos vinham de bizonhices de Leandro Euzébio marcando que só conseguiu ser melhor que Leandro Euzébio deixando de marcar.

Diguinho se equiparou ao zagueiro em ruindade, Conca não estreou e foi substituído escrotamente quando já não era mais para ter sido sacado. De resto, qualquer jogador que não atenda pela alcunha de Ricardo Berna jogou algo para ser destacado. Cada excelente partida que faz Berna, mantendo o padrão de 2010, é uma alfinetada no vudu de quem colocou Cavalieri para agarrar contra o Argentino Juniors.

Inspiração de toda uma geração

A sui generis condição do Fluminense acaba por ser confortável para o time. Não há mais desgaste em escolher a melhor estratégia, ponderar fator casa ou entender o adversário. Ao Tricolor resta brigar por 9 em 9 pontos (matematicamente classifica a equipe).

Não há como haver dissimulação. O Fluminense terá de jogar para ganhar, e terá de atacar não importa com que atacantes. Seja com os que andam roendo o osso dentro de campo, seja com as estrelas que não entram em campo ou seja com o inexplicável Araujo, jogador que foi um parto para contratar e é usado no alvorecer das partidas sempre sendo mais útil no pouco tempo em campo que os substituídos.

****

Fluminense chegará na próxima rodada com vida no Engenhão. Naturalmente o apelo para o jogo será a lembrança do quase rebaixamento de 2009. Todavia, torço desesperadamente que o Fluminense consiga convencer seus torcedores a apoiar a equipe, pagando os preços de bilheteria definidos antes da comercialização do pacote Guerreiro Tricolor que eu adquiri.

Eu não me sinto ofendido ou lesado pelo time ir mal ou eventualmente ser eliminado. É um risco inerente ao esporte e à fórmula de disputa do campeonato absolutamente calculável. Entretanto, espero não correr o risco de pagar mais caro por ter comprado antecipadamente os ingressos.

Não fodam com a vida de quem comprou esta merda

Há esperanças ao Fluminense na Libertadores?
View Results

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

46 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

46 Comentários para “Ataquem até o fim”

  1. João Deiró
    3/03/11 - 7:20

    E pensar que semana passada eu deixei de apostar com um tricolor que o Fluminense seria campeão invicto…

    Realmente não sei sopesar os riscos…

    Responda a este comentário

  2. Alexandre N.
    3/03/11 - 8:16

    Quanto ao jogo de ontem, só posso dizer uma única coisa:

    Responda a este comentário

  3. Bender
    3/03/11 - 9:30

    Tentei assistir o jogo ontem mas não deu. Alguém sabe se Cabañas está recuperando ou mesmo treinando?

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Bom, ele ate está treinando. Se não me falha a memória, vem treinando em um clube do Paraguai (o Olímpia, talvez).

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Exato, o América mandou ele embora e ele está até processando, parece.

    Responda a este comentário

    luiz

    libertad do paraguai mas foi um treino meio que como homenagem pois ele so treino uma vez para tirar fotos essas coisas,na minha opniao acho que jamais vai voltar a jogar em alto nivel

    Responda a este comentário

  4. Bender
    3/03/11 - 9:31

    Se ocorrer alguma promoção maluca dessas de ingressos com “preços populares” para a galera incentivar o time, vc deveria pedir a diferença de volta.

    Responda a este comentário

    Victor

    Se rolar uma promoção maluca eu devo processar o clube.
    Tem um contrato garantindo que os preços na 1ª fase seriam fixos.

    Mas até agora, ninguém aludiu a nada disso. Tal elocubração é exclusiva da minha cabeça.

    Responda a este comentário

  5. Gaburah
    3/03/11 - 10:10

    Pergunta:
    Situação de Muricy no Flu ~ situação de Joel no Fogão?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Se for igual, é besteira.

    Torcedor do Flu devia saber que o Muriçoca sofre na Libertadores.

    E, além disso, o cara é o atual campeão brasileiro.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    É besteira nos dois times, mas a torcida do Flu tem muito mais motivo pra estar puta da vida.

    A do Botafogo eu não entendo. Tudo bem criticar Joel e tudo mais, mas esquecer que ele salvou o time numa hora humilhante pra mim é demais… é possível ser um torcedor contra a torcida?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ô se é.

    Eu já sou contra parte da torcida do Cruzeiro a tempos.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Juro que te entendo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    São situações diferentes, é claro.

    O Joel, como disse o Victor, é um cara que eu adoraria longe do meu time. O Muriçoca não. Mas eu saberia que o Muricy vai ganhar campeonato de pontos corridos, na maior parte das vezes. Libertadores vai ser raro.

    Meu problema com parte da torcida do Cruzeiro é outro. Mas pode acontecer fácil.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Torcida do Flu tem motivo nenhum, cara. O time foi campeão Brasileiro depois de 26 anos.

    Flu reapareceu pro Brasil, ainda que a política dele seja uma merda.

    Flu caiu num grupo perigosissímo da Libertadores, mas ainda dá pra ganhar. E digo que se o Flu classificar, vai ser o time mais perigoso.

    Cobra, quando tá agonizando, tem que matar. Eu espero que o Flu não se classifique.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    motivo

    *****

    Onde se lê Torcida do Flu tem motivo nenhum, cara. O time foi campeão Brasileiro depois de 26 anos, leia-se Torcida do Botafogo tem motivo nenhum, cara. O time foi tri-vice carioca, tomou uma goleada de SEIS antes do Natalino assumir e ainda assim acabou Campeão Carioca conquistando os dois turnos.

    O que me irrita é a ingratidão, mesmo apesar da necessidade de mudanças.

    Responda a este comentário

    thiago

    Quando um clube for contratar ‘o técnico’, deve ser levar em conta as características do mesmo, da torcida, jogadores, clima e de outras circunstâncias. Por exemplo; no botafogo, se sair Joel, não poderíamos contratar Muricy, primeiro, porque é caro, segundo, porque os jogadores, principalmente Loco, desejam um time ‘pra frente’ e, sabemos que Muricy é um retranqueiro pragmático³ que, só campeona, porque descobriu o mapa dos pontos corridos.

    Os times do sul se adéquam melhor a esses tipos de treinadores. Acreditei nisso e, quebrei minha cara, quando Renato, assumiu o Grêmio.

    Ano passado, Muricy campeonou com méritos, mesmo sem Fred pra decidir, mas, na ‘libertadores’ não há espaço para pragmatismos, você entra pra ganhar ou para ganhar, os times que jogam pelo empate, jogam como loucos em casa e, vencem. O Flu não. Até que me provem o contrário, Muricy não tem jeito pra Mata-Mata.

    Outro mal de clubes brasileiros, até mesmo por causa do calendário, é o planejamento visando a Libertadores; times desentrosados, cansados, sem volume de jogo. Os jogadores astecas estavam voando, quando o Flu partia pro contra-ataque, era uma lentidão.

    Lembram-se do jogo em ‘la bombonera’? Time pra frente estilo Renato Gaúcho e, olhem, era o ‘Boca’.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Boa a sua análise. Boa o suficiente pra me fazer ficar mais deprimido do que ja estou. rs…

    Quanto ao Renato, parte da torcida ainda torce o nariz pro estilo dele. Mas não reclamam tanto justamente por ele ser o Renato.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Para mim Muricy só ganha o Brasileiro pq premia o melhor elenco e ele sempre TEVE o melhor elenco, em TODAS as conquistas.

    Ou alguém vai dizer que alguma edição do Brasileirão nos últimos anos não premiou o melhor elenco? Podem até dizer, mas entrariam em contradição pois premiar o melhor é justamente a tônica que tanto defendem os Jucas da vida.

    Eu lembro que no Impedimento, em pleno ódio gremista pelo Roth, eu esbravejava que ele era melhor que Muricy e não deu outra, afinal o Roth agora tem aquilo que ao passo que se conquista, sai-se do NADA para a GLÓRIA MÁXIMA INSUPERÁVEL, a Libertadores.

    Responda a este comentário

    Bender

    Um bom elenco é mais importante que um bom técnico.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Alô, Andrade, aquele abraço!

    Responda a este comentário

    Bender

    Apenas mais uma evidência empírica da minha teoria. Digo isso há muito tempo e escrevo aqui desde o início do BBG. É só procurar.

    Responda a este comentário

    thiago

    4. Pessoa que se faz passar por aquilo que não é. = charlatão, curandeiro

    Rá!

    Responda a este comentário

    Bender

    Não conhecia essa definição. De qq forma recorro ao dicionário

    Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa
    empírico
    [Do lat. empiricu < gr. empeirikós.] Adjetivo. 1. Relativo ao, ou próprio do empirismo. 2. Baseado apenas na experiência e, pois, sem caráter científico: “as calamidades ou os simples dissabores nas relações do coração provinham de que o amor era praticado de um modo empírico; faltava-lhe a base científica.” (Machado de Assis, Histórias sem Data, p. 193). 3. Derivado de experimento ou de observação da realidade. 4. Filos. Diz-se de conhecimento que provém, sob perspectivas diversas, da experiência. [Cf., nesta acepç., racional (4).] ~ V. ciências —as, curva —a, fórmula —a e realismo —.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Eu acho – empiricamente – que uma coisa não vale de nada sem a outra.

    Responda a este comentário

    thiago

    empírico
    (latim empiricus, -a, -um)
    adj.
    1. Que segue o empirismo. = empirista
    2. Relativo ao empirismo. = empirista
    3. Que é baseado na experiência (ex.: conhecimento empírico).
    s. m.
    4. Pessoa que se faz passar por aquilo que não é. = charlatão, curandeiro

    Responda a este comentário

    Bender

    São visões diferentes. Eu acho que vale. O Flamengo foi campeão sem técnico.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    O Fluminense não chegou na final da Libertadores apesar do Renato?

    Responda a este comentário

    douglas

    Essa coisa de melhor elenco – ao menos no Brasil – eu acho uma lenda. Nunva vi esse elenco todo no Flu ou no SPFC comandado por Muricy.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Na boa? Taí uma questão que eu não faço amínima idéia.

    Depois de ontem, fico com a impressão de que o Muricy pode estar forçando a demissão. Afinal, uma coisa é ser retranqueiro. Outra completamente diferente é ser burro.

    Responda a este comentário

    Victor

    No intervalo do jogo contra o Nacional, um amigo (Alface) lançou essa.
    No fim da partida, Ana Paula falou a mesma coisa.
    Você é o terceiro.

    Mano que abra o olho.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Bom, qualquer coisa, troca-se um pelo outro. Sai o Muricy que vai pra seleção e vem o Mano.

    Talvez seja mais lucrativo para o Fluminense, caso isto aconteça.

    Responda a este comentário

    Bender

    Acho que sim. Como qualquer técnico de qualquer time que está passando algum sufoco.

    Responda a este comentário

    Victor

    Creio que não.
    A situação do Joel se ele mesmo já disse que não fica ao fim do contrato, é singular. Será questão de renovação ou não. A bem da verdade, se chegar até o final, podemos considerar bem-sucedido esse período de Joel no Botafogo.

    A do Muricy é aquela mais comum de pressões dos resultados.
    Não fosse quem é, e com o excepcional trabalho feito ano passado, já teria rodado.

    Responda a este comentário

  6. Macedus (Flamengo sempre)
    3/03/11 - 11:41

    Pelo pouco que ví do jogo ontem o Fluminense parecia ter ido para a Cidade do México todo se borrando de medo do América, Muricy esta meio que perdido dentro das Larangeiras, talvez em um fogo cruzado entre a diretoria e o patrocinador.

    Mas mesmo sob pressão ele não poderia cometer os erros que cometeu, principalmente nos dois jogos que tropeçou aqui no Engenhão, sem essa de que o grupo é complicado e tal, o Flu como atual campeão Brasileiro e com o elenco que possui tinha por obrigação ter vencido estes dois jogos aqui.

    Comparar Muricy/Flu com Natalino/Bota é bobágem, são realidades completamente diferentes e que me desculpem os amigos Botafoguenses aqui presentes a realidade de cada clube em termos de competição e elenco é bem distinta pois o Flu esta bem a frente do Glorioso.

    No mais, para mim o Flu só se salva por um milagre, pena pois queria ver o Flu jogando bem essa Liber.

    SRN

    Responda a este comentário

  7. luiz
    3/03/11 - 13:43

    cara nao e possivel que as pessoas repetem essa besteira que ele so ganha em pontos corridos,o time do flu é sofrivel e ele ja chegou na final contra o inter em 2006.
    se for assim pela essa visao limitada e repetida sem qualquer noção o joel é tecnico de estadual pois o seu único brasileiro assumiu nos jogos finais,esse tipo de coisa é bobagem do mesmo tipo que tele santana nao ganha titulo,fala serio.

    Responda a este comentário

  8. saulo
    3/03/11 - 15:29

    O que mais chamou atenção na partida foi a falta de imaginação do Muricy: Valencia machucou e colocou o Edinho. Não mudou nada a maneira de jogar e o meio campo “a la Joel” continuou. Naquela altura, seria a melhor opção para arriscar partir e buscar a vitória. O Souza entrou muito tarde e mesmo assim foi o mais efetivo em dez minutos. Pagou caro pela covardia e mereceu perder.
    Em relação ao Conca, concordo com a sua substituição. É visível sua má fase física e técnica, não tem condições de jogar uma partida inteira. E o Leandro Euzébio é horroroso, foi o responsável direto pela derrota, errou o posicionamento e deixou o jogador mexicano sozinho. O Digão seria a melhor opção para fazer dupla com o Gum.

    Responda a este comentário

    thiago

    Edinho tem hipotireoidismo?

    Responda a este comentário

    saulo

    Deve ter em cada perna.

    Responda a este comentário

    Victor

    O bizarro é que no SporTV insistiram (durante e depois do jogo) que a falha no gol foi do Digão.
    Ele escorregou em um momento e disseram que deixou o cara em condições.

    Putz…
    fui rever o lance e vi Digão escorregando, se recuperando, indo marcar, posicionar-se e Leandro Euzébio bundão ficar perdido largando o maluco sozinho.
    Culpa exclusiva de Leandro Euzébio.

    Responda a este comentário

    luiz

    e do carlinhos andando e pedindo impedimento em vez de ter acompanhado a subida do atacante no setor do leandro euzebio.

    Responda a este comentário

  9. Alexandre N.
    4/03/11 - 8:34

    Pra ver como a atuação do Muricy foi estranha, vai uma avaliação tática do time durnte a partida:

    http://globoesporte.globo.com/platb/tabuleiro/2011/03/03/o-3-6-1-do-fluminense-teve-ate-quatro-zagueiros/

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu concordo que Muricy armou o time com 4 zaegueiros e sem líbero. Também observei que o Tricolor nunca atacava com eles a fim de não correr riscos.
    Achei bizarro nas bolas paradas lá atrás a explanação da estratégia de suprimir o meio-campo quando Digão invariavelmente dava um chutão lá para frente (quem fez similar foi Portaluppi na estreia da Libertadores 2008 e funcionou).

    Spo que o cara forçou a barra no Printscreen. Se nenhum dos jogadores for Saulo que não sabe se posicionar em campo para marcar (até porque é sanguesuga), todos os atacantes do América estão marcados, ainda que alguns com aparente espaço na hora da foto.
    O que sobe pela esquerda é marcado pelo Valência, o que está com Valência fica com Gum. O que vem pela esquerda já está com Digão e Leandro Euzébio é o responsável daquele que está com a bola.
    Não há nada errado com o posicionamento da defesa do Fluminense nesse lance e muito menos ela está desguarnecida (poderia não estar errada, mas desguarnecida assim mesmo)

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Acredito que a “reclamação” quanto ao printscreen, seja o grande buraco que se forma a frente da defesa. É um espaço suficiente pra que o jogador adversário tenha tempo de carregar a bola pro ataque e ainda pensar na melhor jogada possível. Lembra o que fazia o Conca quando tinha um espaço parecido com este? Acho que até o Paulo Baier faria miséria tendo um espaço como este com a bola dominada.

    Agora, levando em consideração esta transição defensiva que você sugeriu não resta nenhum jogador na sobra, que é uma das caracterísiticas principais deste tipo de esquema escolhido pelo Muricy para o jogo. E o problema ainda continua, pois basta dois jogadores mais espertinhos pra criar várias jogadas perigosas de gol.

    Responda a este comentário

  10. saulo
    4/03/11 - 10:16

    Não é muito diferente das formações táticas do Joel.

    Responda a este comentário

  11. Paulo Pimentel
    4/03/11 - 12:39

    Victor,
    Quero sempre beber as cervejas da vida com a temperatura do teu pé, hahahah.
    “Cartão Guerreiro Secador, 1211-1979”

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário