Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

As pedras no sapato da Red Bull

July 14th, 2011 por | Categorias: Fórmula-1.

Alonso não perdoa

O que pode ter significado o Grande Prêmio da Grã-Bretanha para a equipe Red Bull?

a) um bom resultado afinal, pois seus pilotos chegaram em segundo e terceiro;

b) um ponto fora da curva, pois a vitória só escapou por um erro no pitstop;

c) um sinal amarelo aceso, por causa da ascensão da Ferrari e principalmente, de Fernando Alonso;

d) um sinal vermelho aceso, por causa dos novos velhos conflitos internos provocados pelo ornitorrinco, ou melhor, a ovelha negra Mark Webber;

e) as letras b, c e d estão corretas, e isso é só a ponta do iceberg.

Pode marcar a letra e, sem susto meu amigo.

Tudo parecia se encaminhar para mais um passeio quando Sebastian Vettel superou Webber na largada. Mas como não há nada que esteja dando certo que não possa dar errado de uma hora para outra, veio o desastrado e desastroso pitstop do alemão. Uma vez na ponta, Alonso barbarizou. Mas não foi apenas o erro dos mecânicos da Red Bull que ocasionou a ressurreição do pessoal de Maranello. Foi uma vitória da Ferrari dentro e fora das pistas.

A equipe dos touros  já pode colocar as barbas de molho. As mudanças seguidas no regulamento técnico (inintelegíveis para mortais como eu e você, mas com consequência sensível no desempenho dos carros) mesmo durante a temporada mostram o claro objetivo da FIA de atingir em cheio a equipe que vinha dominando o campeonato com uma pata nas costas, e assim apimentar a segunda metade do campeonato. Primeiro foram os mapeamentos de motor, cujas alterações entre o treino classificatório e a corrida foram banidas desde o GP da Europa. E agora…

O sistema de utilização dos gases do escapamento do motor para melhorar a eficiência aerodinâmica dos difusores traseiros – vulgarmente chamado “difusor aquecido” – era acreditado como sendo o pulo do gato na performance da equipe líder do campeonato, porém, quem a cartolada atingiu em cheio foi a Renault-Lotus, esta sim despencou dramaticamente. A classificação provou que há muito mais por baixo daquele capô azul da Red Bull, mas a conjunção dos fatos ocorridos durante a corrida foram como um roteiro dos sonhos para a Ferrari.

A proibição dos difusores aquecidos já foi revogada no tapetão. Só que agora a Ferrari está empolgada, não apenas com a vitória de Alonso como também com a melhora do nível de Felipe Massa, que bem ao seu estilo, protagonizou uma bela disputa até a linha de chegada contra Lewis Hamilton. E o melhor, por mais estranho que possa parecer foi o despertar de Webber. Nada melhor que um arranca-rabo interno na Red Bull para aumentarem as chances da concorrência.

Se as manobras extrapista são éticas, justas ou bonitas, eu sinceramente não sei. Mas se é na base da apelação e da artificialidade que os donos do circo querem criar equilíbrio na competição, que seja. Do meu sofá, eu quero mesmo é que esse circo pegue fogo.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

8 Comentários para “As pedras no sapato da Red Bull”

  1. Alexandre N.
    14/07/11 - 21:20

    Este ano está me lembrando um pouco o de 1994. Bom, pelo menos em relação às mudanças de regulamento e proibições. Só tá faltando a FIA suspender o Vettel (como fizeram com o Schummacher) por algumas corridas.

    E não tem como evitar: Fernando Alonso é o melhor piloto de F1 da atualidade.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Não é à toa que a Ferrari paga (esse valor é estimado e negado pela equipe, mas…) 30 milhões de euros por ano para contar com ele.

    Responda a este comentário

  2. Bender
    14/07/11 - 22:16

    A Red Bull peidou bonito com a possibilidade de outra colisão entre seus carros. E o Webber a cada dia vira mesmo o novo Rubinho (ou Massa).

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Bender, não esqueci da discussão do outro post sobre F1. Estou procurando o documentário onde o Piquet falou sobre a rixa dele com o Senna. Quando achar, eu te digo onde está e você analisa.

    Abraço.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Não me lembro se é esse, mas se for o “Age of the Champions”, tem no youtube.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    É este mesmo. Mas não tenho mais encontrado ele no youtube. Eu lembro que baixei todo o documentário. Só preciso encontrar onde eu guardei… rs

    Responda a este comentário

    Robinson

    O problema é que ele já foi maluco o suficiente para bater no próprio companheiro de equipe. O que tornou a situação uma sinuca de bico.

    E ao dar a ordem, digamos que a Red Bull “ferrareou” legal. Fez aquilo que afirmava não fazer.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário