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As expectativas da Fórmula-1 no início de temporada 2010

April 1st, 2010 por | Categorias: Fórmula-1 2010.

Em busca de um carro para fazer bonito (sic)

Há muito tempo não se via uma safra de pilotos tão interessante na Fórmula-1. Ainda coincindindo com o momento em que temos no mínimo três times claramente em condições de vencer corridas (Red Bull, Ferrari e McLaren) com duplas bastante boas, mais a atual campeã Mercedes ex-Brawn com ninguém menos que Schumacher em um dos cockpits. Ingredientes de sobra para um campeonato animado.

A dupla da Ferrari está realmente na ponta dos cascos. Mesmo não tendo o carro mais rápido do momento, eles estão se aproveitando muito bem dos problemas de confiabilidade da Red Bull. Será o melhor duelo, apesar de eu achar que o Alonso tem alguma vantagem.

A demonstração de espírito de equipe do Alonso ao escoltar e proteger Massa do ataque de Hamilton e Webber não será esquecido pela cúpula da equipe. Com certeza ele queria o pódio, mas ao não ir com tanta sede para cima do brasileiro ele agradou em cheio a cúpula de Maranello, com todos os objetivos alcançados. O time lidera com folga a tabela de construtores, e Alonso, a de pilotos.

A atuação do Hamilton no GP da Austrália foi de encher os olhos, apesar da eliminação no Q2. Para completar a dupla com o campeão de 2008, a McLaren trouxe o campeão de 2009, Jenson Button. Apesar da estreia apagada, Button entregou suas credenciais no English Team já na segunda prova. Para muitos, ele seria facilmente batido por Hamilton. Agora, a certeza não é tanta. O campeonato pode tomar uma interessante tendência de se diluírem vitórias e pontos entre os principais pilotos. Ou seja, para ser campeão, será necessário pontuar SEMPRE.

A Mercedes está em processo de adaptação após adquirir a equipe campeã do ano passado. O fato de terem tirado o Schumacher da aposentadoria é mostra de que não estão para brincadeira. Além dele, Nico Rosberg está sendo um bom motivo para que Schumacher volte à sua velha forma o quanto antes. O duelo é entre a experiência e de um e o ímpeto de outro. Estão sim um pouco atrás das outras três, mas não tenha dúvida de que qualquer molezinho delas… créu e hino da Alemanha. Sem ser para Vettel.

Falando de Sebastian Vettel, está aí o cara a ser observado de perto. Pelo menos no começo da temporada, ele tem o carro mais rápido. Apesar de ter sido infeliz nas duas primeiras corridas, quando tinha as vitórias praticamente no bolso, seu amadurecimento é notável. Ele lidera a Red Bull e elevou o nível do seu time, coisa que nem David Coulthard nem tampouco seu companheiro Mark Webber conseguiram depois de várias temporadas trabalhando com o mesmo Adrian Newey. Vettel era o talento que o projetista esperava para finalmente voltar às vitórias. Webber pode ter boas atuações sim, colaborando com a dispersão das vitórias e pontos entre os pilotos de ponta, mas a aposta dos energéticos para o título atende pelo simpático apelido de Tião. Candidatíssimo ao título.

Mas quando eu vejo uma corridaça do Kubica como a de domingo, eu lembro logo de Serginho… é uma pena que a tendência da Renault seja brigar no pelotão de trás. De todo o grid, esse era um dos pilotos que mais merecia um carro para brigar por campeonato. Os gauleses não dão a menor pinta de que farão esse carro.

Se o regulamento e as pistas não estragarem tudo, teremos um capeonato disputado como aqueles da década de 70 e 80 (antes do predomínio da McLaren).

São vários campeões com fome de mais, e outros pilotos em ponto de bala para serem campeões.

Infelizmente, faltou o Kimi nessa festa.

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2 Comentários para “As expectativas da Fórmula-1 no início de temporada 2010”

  1. Victor
    1/04/10 - 20:31

    Robinson, você já tinha visto na F1 alguma vez um jogo de equipe como esse, isto é, o piloto mais rápido proteger o mais lento para que os dois carros da equipe chegassem na frente?

    Porque até hoje, não me lembro de ter visto um jogo, literalmente, de equipe. O que sempre vimos foi um piloto escoltando o outro para que o piloto favorito ganhasse.
    O que acontecia era mais vassalagem que cooperação.

    Outra forma que lembro era em 1991 Senna largando atrás de Berger, deixando que esse voasse na frente enquanto ele segurava as Willians. Mas o objetivo ali não era que a McLaren marcasse mais pontos, mas sim que Mansell não ganhasse a prova dificultando que ele chegasse à pontuação de Senna (para lembrar, Senna acumulara grande gordura no começo da temporada). A intenção do jogo de “equipe”, era em Mansell x Senna, e não Willians x McLaren.

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  2. Robinson
    1/04/10 - 22:07

    O jogo de equipe é tão velho quanto o motor a combustão. Lá na década de 50, se seu carro quebrasse, a equipe poderia oferecer o carro do seu companheiro de equipe para que você terminasse a prova. Ao menos, os pontos eram divididos.

    O mais comum mesmo é esse expediente da McLaren, usado uma infinidade de vezes.

    Mas a visão da Ferrari nesta corrida foi muito acertada. Eles poderiam teminar em terceiro e quarto com Alonso escoltando Massa ou terceiro e sétimo, considerando que se Alonso ultrapassasse Massa, tanto Hamilton como Webber e Rosberg engoliriam o brasileiro sem a menor cerimônia.

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