Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Aos pés do monte Fuji, sentei e não vi nada

October 1st, 2007 por | Categorias: Fórmula-1.

A prova no Japão, para alguns, teve um certo ar de déjà vu. Em 1976, a chuva e a neblina no circuito fariam o campeão e recém-recuperado de um gravíssimo acidente, Niki Lauda, na Ferrari, abrir mão do sonho do bicampeonato ao abandonar a corrida na segunda volta, e assim entregando o título de mãos beijadas para James Hunt.

Ultimamente, se quiser fazer da F1 uma corrida muito maluca, basta colocar água na mistura. Mas favor não exagerar na dose. O mau (péssimo) tempo local causou uma aberração chamada safety car, o que pode até ter agradado ao Pablo, mas quarenta minutos atrás de um carro de passeio não é o que eu considero muito emocionante no automobilismo. Naquela situação, a decisão correta seria retardar a largada, até que as condições melhorassem, pelo menos um pouco. But money talks, my friend. Segue o jogo, ou melhor, a corrida.

A Ferrari soltou mais uma do seu arsenal de patacoadas, e seus dois pilotos com pneus intermediários pagaram mais um mico, vestidinho de vermelho, enquanto todos os outros calçavam pneus wet. E o time deve ter ficado pensando na saudade que eles têm do professor Ross Brown. A equipe italiana perdeu o campeonato de pilotos para ela mesma, por conta de seus inúmeros equívocos ao longo da temporada. E levou o de construtores só porque é Ferrari mesmo.

Numa autêntica corrida de destruição, vários toques e acidentes, o lance primordial da madrugada aconteceu na volta 41, quando Alonso rodou, aquaplanou, errou, enfim, encheu o muro e agora está quase certo de ser o vice-campeão de 2007. Para tentar decidir o título no Brasil em igualdade de condições com Hamilton, ele vai ter que vencer a etapa de Xangai e torcer para que o seu inimigo íntimo não pontue. Muito difícil, mas sonhar não custa nada.

Lewis Hamilton, nada muito o que falar. Pole, conseguiu sobreviver às intempéries e conseguiu dar provavelmente o penúltimo passo para ser campeão. Muito maduro e competente. Alonso vai ter que engolir que, caso o mundial termine como está se desenhando, ele perdeu para um estreante. E com muitos méritos.

Barrichello, preocupante. O carro é péssimo, mas largar em em décimo-sétimo e ver seu parceiro no sexto posto, acendeu a luz de emergência. Ele continua sem um mísero pontinho, e se não encontrar motivação logo no começo do próximo ano, ele não chega ao fim da temporada.

E o grande prêmio de consolação para quem aturou as duas horas dessa corrida foi a ultrapassagem de Massa sobre Kubica. Lembrou, e como, o duelo de Villeneuve pai com René Arnoux, no GP da França de 1979. Pena para o brasileiro que foi apenas pelo sexto lugar.

Vale lembrar que Heikki Kovolainen foi segundo (sua estréia no pódio e no champagne) e Räikkönen, terceiro.

 

 

 

Eu gostaria que o campeonato visse o desfecho no Brasil, mas se o Hamilton, agora com doze pontos de dianteira, fizer tudo direitinho, liquida a fatura no próximo final de semana, e comemora sua conquista correndo nu pela Grande Muralha.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

8 Comentários para “Aos pés do monte Fuji, sentei e não vi nada”

  1. Paulo Affonso
    1/10/07 - 20:52

    Cara, é gostoso ler suas mensagens. Vc escreve bem p/ cacete. Agora, falar com essa desenvoltura toda sobre Giles e Rene Arnoux, aí exagerou. Vc lembra disso? Eu só tinha 10 anos e já via F1, mas não lembro.
    Uso seu Post para comentar o 3º lugar do Brasil no Pré Olímpico do Chile. Era previsível pois ninguém ganha dos EUA.

    Responda a este comentário

  2. Victor Pimentel
    1/10/07 - 21:28

    Ora-pro-nobilis Paulinho,
    A História serve para que?

    Muito boa mesmo a lembrança da briga de Gilles Villeneuve com René Arnoux. Aquela foi disputa pela vitória. O ingrediente peculiar dessa do Massa com o Kubica é que foi pelo 6º lugar.

    Torço pelo Massa depois disso.

    Responda a este comentário

  3. Robinson
    1/10/07 - 23:31

    Obrigado, cara!!!!
    Algumas correções: o GP da França citado foi a edição de 1979. Na verdade, quem venceu aquela corrida foi o francês Jean-Pierre Jabouille, da equipe Renault. Na batalha, Villeneuve impediu que Arnoux completasse a dobradinha de pilotos franceses de um time francês em seu próprio país. Foi a primeira vitória da equipe, a primeira de um motor turbo na Fórmula 1.
    Não me lembro disso tudo mesmo. Em 1979 eu ainda estava de mamadeira. Mas a fissura pelos carros daquela época é tanta que de vez em quando eu tiro umas horinhas para pesquisar sobre essas corridas clássicas. Dá para encontrar muita coisa em vídeo e race reports pela net.
    A turma da Ferrari gosta muito do Massa porque ele tem um quê de Gilles Villeneuve, tanto fisicamente quanto no estilo de guiar o carro. O problema é que a pressão por resultados é tão grande que hoje em dia, mesmo o showman Gilles poderia ser demitido antes de terminar uma temporada. O Felipe é muito bom, mas se virar totalmente Villeneuve, dança.

    Responda a este comentário

  4. Pablo Martinez
    2/10/07 - 0:11

    Só para deixar claro para robinson, eu não adorei os 40 minutos de safety car. Eu disse que a hora e vinte restante compensou e valeu pelos 40 minutos de safety…
    abraços

    Responda a este comentário

  5. Rafael
    2/10/07 - 9:41

    Excelente mesmo. Só não concordo com o bordão outrora vascaíno e agora botafoguense, “a Ferrari perdeu para ela mesma”. Como se a McLaren não existisse e não tivesse o melhor carro.

    Mas de qualquer forma é justo o Hamilton ser campeão. Dos 2 que tiveram o melhor carro, ele foi o melhor.

    Responda a este comentário

  6. Victor Pimentel
    2/10/07 - 9:51

    Voltando um pouco ao McLarenGate,

    Lembram que Alonso lá pelo meio do campeonato deu uma de botafoguense e começou a chorar que Hamilton copiava seus acertos de carro e por isso levava vantagem. Ele queria Hamilton parasse de usar seu know-how.

    À partir de então Alonso deu uma crescida e Hamilton uma caída.

    Mas aí…

    Caiu a máscara e Alonso teve de parar de copiar o acerto de carro da Ferrari e a diferença voltou a 12 pontos.

    Responda a este comentário

  7. danilo
    2/10/07 - 10:47

    Peço desculpas pela mudança de endereço, mas é para eu ter um foco. Do jeito que tava, não dava pra continuar, ia ficar uma zona.

    Mas então, sobre a Fórmula 1, esse ano, a Ferrari deu show no quesito palhaçadas, para com, principalmente o Felipe Massa. Incrível como a Ferrari não erra o combustível do Räikkönen, entre outros.

    A FIA também, na corrida que o Massa era pole, estava correndo bem pra caramba, e ia ganhar, deu bandeira preta pra ele, e depois disse que se equivocou.

    Agora, o pessoal vem falar que o Massa não é um bom piloto, e que ele tem que sair da Ferrari (ouvi isso ontem, não li aqui não). Palhaçada né? (Sim, eu gosto de ver o Massa correndo).

    O Alonso por sua vez, esse campeonato já até caiu o nível, quando quis “comprar” os mecânicos. E ao Hamilton, com essa mistura de sorte com habilidade, merece o campeonato mundial. Um excelente piloto.

    Responda a este comentário

  8. Robinson
    2/10/07 - 11:42

    Eu sei Pablo!!! :P
    Desculpe pelo chavão, Rafael, mas o que eu quis dizer não tinha a ver com a McLaren, que depois de passar o ano de 2006 sem nenhuma vitória, veio com um super carro para 2007. Acredito que de qualquer forma os prateados sairiam vencedores, mas ainda acho que as lambanças da própria Ferrari foram as responsáveis pela eliminação precoce dos seus pilotos na disputa do campeonato. McLarengate à parte, Ron Dennis e sua turma fizeram melhor o dever de casa e ficam com campeão e vice com sobras.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário