Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Análise gráfica do futebol brasileiro por UF – Tentativa 1

December 18th, 2009 por | Categorias: Futebol.

Por André Bona – Blog André Bona

Premissas do estudo:

– Todos os esforços, erros e acertos, de clubes e federações, ao longo dos anos, se refletem de alguma forma em números. Neste caso, em títulos da principal competição nacional.

– Os números do passado são indicadores do futuro, uma vez que, em conjunto, podem refletir o nível de desenvolvimento de uma federação para outra.

Dessa forma, o primeiro gráfico apresentado é o gráfico geral de conquistas:

Títulos por Federação

Analisando o gráfico pelos últimos anos, podemos perceber um processo de distanciamento de SP com relação ao RJ. Numa análise possível, se poderia concluir que a tendência, dessa forma, é que o distanciamento entre SP e RJ torne-se ainda maior. Essa é uma análise baseada no histórico. Poderíamos, portanto, refletir essa análise utilizando duas linhas de tendência do próprio Excel.

Faremos a projeção das duas linhas para um período futuro de 10 anos. A primeira é uma linha de tendência linear.

Títulos por Federação 2

No gráfico acima, podemos ver que a linha de tendência linear apresenta algumas possibilidades de observação. A primeira é a de que a diferença de títulos entre SP e RJ continuará, no entanto, num ritmo menor do que nos últimos anos. Tal fato baseia-se obviamente no histórico completo da competição e dá peso aos anos 80 e 90 onde o RJ teve muitas conquistas. Mostra também que, RS tende a permanecer em terceiro, mas que a diferença para o RJ também aumentará. E mostra o Paraná com possibilidades maiores do que MG para os próximos 10 anos. Vale observar que a equação montada, não dará, ao seu final, um número exato de títulos. Assim, seu resultado pode ser mais 0,7 titulos para uma federação, por exemplo. Por isso ela não é uma previsão efetiva, mas sim uma linha de tendência.

É interessante observar também que, toda vez que a quantidade de títulos se afasta muito da linha de tendência, essa correção tende a ser feita. Estando a quantidade abaixo ou acima da linha.

Vejam por exemplo, como a linha de tendência de SP estava abaixo da quantidade de títulos. E o que aconteceu? A quantidade de títulos “buscou” a linha de tendência para encontrá-la em 76 pela primeira vez. De 76 a 78, a quantidade de títulos de SP esteve acima de sua linha. E naturalmente, a correção novamente ocorreu em 81. Em 85, a quantidade de títulos estava abaixo da linha. E ela foi buscar a linha de tendência, em 94. Se pegássemos o gráfico de títulos de SP até 73, veríamos SP se encaminhando para o todo. Mas reparem que no tempo, as coisas não seguiram aquela trajetória. O mesmo ocorre se verificarmos o ano de 78. Depois de 78, agora em 2008, analisando o gráfico, podemos ver que a distância está grande entre a quantidade de títulos de SP e a linha de tendência. Assim como hoje avaliamos que SP irá continuar sua escalada indiscriminada ao topo, essa avaliação já foi possível no passado. Mas, o que podemos ver é que essa “verdade” pode não ser tão verdade assim.

Nesse mesmo gráfico, vemos que RJ atualmente, começa a buscar aproximação da sua linha de tendência.

Outro ponto interessante de ser verificado, principalmente entre RJ e SP, é que, após um período maior sem títulos, ambos os estados encaixam sequencias vencedoras.

Olhando SP temos:
De 73 até 76. Depois engatou 2 títulos seguidos.
De 78 até 85. Depois engatou 1 titulo, ficou até 90 na espera, pra iniciar uma subida com paradas sem títulos cada vez menores. 4, 3 e 2 anos.

Olhando RJ temos:
De 74 a 79. Depois engatou uma sequencia de 4 títulos até 84.
De 89 até 2000, engatou uma sequencia de 6 títulos tendo o intervalo maior entre eles, de 3 anos.

Uma possível explicação para isso?

Será que nesses Estados, os títulos contribuem para o desenvolvimento do futebol no Estado como um todo? Será que o SPFC campeão, ajuda no desenvolvimento do Palmeiras, do Corinthians ou do Santos? Será que o Vasco campeão, ajuda no desenvolvimento de Flamengo, Fluminense e Botafogo? E por isso, acontece a sequencia de títulos?

Reparem que isso não ocorre nos outros Estados: RS, MG e PR.

Reparem que os anos 80 podem ter se iniciado, para o RJ com a final de 79. E a sequencia da década de 80 se deu.

Se tal fenômeno se repetir, teríamos agora uma nova arrancada para o futebol do RJ projetada? Não sabemos. Mas o gráfico, da mesma forma como sugere a continuidade da hegemonia paulista, também pode sugerir uma arrancada carioca.

No caso das demais federações, percebe-se que ainda caminham com dificuldades para que possuam consistência em conquistas.

Seria isso fruto da pouca quantidade de times competitivos? Seria isso fruto de uma “inferioridade” mercadológica? Seria isso fruto de quê? De qualquer forma, nessa análise percebe-se que RS é o líder dos “pequenos”. Como diz sempre Galvão Bueno, “Ferrari e McLaren são outra F1, amigo!”. Assim poderíamos dizer sobre RJ e SP.

Vamos ver agora uma linha de tendência polinomial. Nesse caso, a tendência de supremacia de SP parece ser mais forte.

Títulos por Federação Polinomial

Já nessa linha, podemos observar que a força do movimento carioca tende a diminuir. Assim como o RS. Mas convém fazer uma observação acerca dessa linha: a quantidade de títulos nunca diminui. Então. Se continuarmos projetando essa linha para um futuro ainda maior, teremos uma situação que, nesse gráfico, somente aparece no RS, mas Tb apareceria no RJ. A tendência negativa. O que é impossível, pois a quantidade de títulos não diminui. Ela, na pior das hipóteses, pára de crescer. Por isso, essa linha, embora dê maior peso para as últimas conquistas, tem essa incoerência. Vejam que, pelo gráfico, no décimo ano, RS, MG e PR estariam empatados. Mas RS não vai “perder” títulos. Vai permanecer com seus 5 títulos. Dessa forma, ainda faltariam títulos para MG e PR igualarem ao RS nos próximos 10 anos. Ou seja, caso Cruzeiro e Galo, por exemplo, conquistem 3 títulos nos próximos 10 anos, o que nunca aconteceu com times mineiros, poderiam alcançar o RS, caso o mesmo não vença nenhum campeonato.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

26 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

26 Comentários para “Análise gráfica do futebol brasileiro por UF – Tentativa 1”

  1. Victor
    18/12/09 - 13:13

    André,
    experimenta pensar em RS e MG como uma coisa só.
    Isto é, igualando em três grandes grupos com 4 times.
    Dessa forma fica pelo menos em termo de quantidade, mais próximas as chances de contar como ocorrência de título (lembrando que SP teve 5 times contando)

    Outra coisa, é pensar que a curva está no começo, e que SP pela força econômica (ou qualquer outro motivo), compete contra o resto, e somar esse resto e verificar a curva de SP x Não-SP

    Responda a este comentário

    André Bona

    Eu acho que poderia ser dividido em 3 grupos: SP, RJ e o resto. Mas incluiríamos NE também, com Sport e Bahia?

    Não acho necessário igualar os grupos com quantidade de times, pois a quantidade de times já é fruto também da capacidade local de organização e fortalecimento.

    Responda a este comentário

  2. Rodrigo "Gabão"
    18/12/09 - 13:27

    Obrigado Victor,

    Agora posso deixar a página do Blablagol aberto escancarado nesse artigo aqui na repartição, vão pensar que é trabalho devido ao gráficos, hahahahaha

    Responda a este comentário

  3. Rodrigo "Gabão"
    18/12/09 - 13:31

    Vou fazer uma regressão no E-views, plotar os dados num gráfico e realizar uma previsão para os próximos anos.

    Responda a este comentário

  4. Rodrigo "Gabão"
    18/12/09 - 13:34

    Há algum motivo para a linha de SP ser rosa?

    Responda a este comentário

    André Bona

    O Excel gerou essa cor automaticamente na hora… O Excel tem razões que a própria razão desconhece…

    Responda a este comentário

  5. Bender
    18/12/09 - 15:48

    Cara, vale o esforço e qualquer tentativa de se modelar o futebol. Mas sou mais o mercado de ações para isso.

    Por mais que o gráfico, ou os dados, ou qualquer análise aponte para um 2010 com maiores chances de título para um clube carioca que um paulista, eu não apostaria nada agora.
    E Paraná com maiores chances que Minas para os próximos anos? Complicado acreditar nisso.

    Previsões podem ser feitas sem problemas, mas preciso ver o índice de acertos maior que o de erros.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Bender, de qualquer forma, no mercado de ações, os graficas partem do princípio que todos os fundamentos, inclusive, estarão precificados. partimos desse pressuposto: de que todos os títulos, são a “precificação dos ativos” e que neles estão contidos todos os fatores implícitos no desenvolvimento regional do futebol. Por isso, acho que vale a pena considerar.

    Mas eu não acho que o gráfico aponte para 2010 com maiores títulos para o RJ. De forma nenhuma. Essa é uma das interpretações das milhares possíveis. Quando falamos em gráficos, falamos também em tendências e em prazos.

    Eu apostaria no óbvio: que daqui 10 anos, continuaremos tendo, sem medo de errar, SP e RJ na dianteira. Essa diferença pode subir e pode cair. Não sei. Mas considero impossível RJ encostar.

    E que RS, MG e PR continuarão disputando a “outra F1, amigo”… Até porque, para RS, MG e PR superarem RJ, precisam, na década, superar tb SP muitas vezes. Pq ganhar titulos representa superar a todos no respectivo ano… E dessa forma, RS, MG e PR, para superar o RJ, precisam não somente superar o RJ nos próximos anos, mas o RJ e muitas vezes o próprio SP.

    A linha de tendência traçada é a equação dos resultados anteriores. Por isso, ela já se transforma num índice de acerto.

    Responda a este comentário

    Bender

    Não tinha visto esse seu comentário.

    Cara, claro que vale a pena considerar. A estatística trabalha com tendências. A maioria das análises são feitas olhando no retorvisor a “precificação”.

    Eu também aposto que SP e RJ continuarão na ponta. Até porque estão na frente em termos quantitativos. As outras federações não chegarão a rivalizar com as duas primeiras no agregado. Mas claro, isoladamente, podem buscar um título ou outro. Principalmente RS ou MG.

    Viu como o gráfico apontava 2010 com mais chances para o RJ? hehe… se achar esse arquivo me manda por email.

    Responda a este comentário

  6. Andre Bona
    15/11/10 - 2:42

    Será, senhores que o tricolete do Victor vai levar o brasileiro e confirmar a análise gráfica feita no final do ano passado?

    Responda a este comentário

  7. Victor
    10/06/11 - 15:10

    Atualiza o Excel com o campeonato de 2010, André.

    ****
    Olhando por alto, podemos bicar que o título de 2011 fica para RJ ou RS?

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Só uma observação Victor:

    Nao é pretensão da analise grafica advinhar o futuro. Apenas encontrar padrões, pontos de entrada e saída, no caso de ações. Mas os resultados desse “trade futebolístico” para o broker aqui, foram lucrativos… rs…

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu sei disso (tanto que usei o “bicar”), mas é bom deixar a observação por aqui para esfregar nas fuças dos chatos de plantão se SP ganhar 2011.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Bicho, eu perdi o arquivo. Vc nao tem mais tb né?

    Acho que SP e RJ convergiram para a reta… caralho, maneiro!

    Parece realmente que RS pode aparecer em 2011… mas tem que atualizar…

    Nao tem ainda o arquivo?

    Responda a este comentário

    Bender

    “perdi o arquivo”

    Amador.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    rs…

    Eu nao quis dizer que apaguei…

    E esse estudo não fica gravado no Profit Chart… rs…

    Responda a este comentário

    Bender

    SP ou RS, não?

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Na verdade, em tese, SP ainda nao tocou na sua linear. Parece que não, já que nao tenho o arquivo mais. Tá quase tocando. RJ voltou pra sua linear.

    RS tem que buscar. Pelo comportamento de RS, há um padrão de espaçamento dos titulos que para se confirmar, sugere a proximidade de um titulo.

    MG e PR pelo gráfico, ainda estao muito proximos da linear. Dessa forma a ausencia de titulos proximos pode continuar.

    Puramente pelo gráfico, RS seria a bola da vez. SP, pelo polinomio, parece entrar no páreo. Mas sobre SP, to forçando a barra, sabendo que apostar contra SP é querer perder a aposta. Simplesmente pelo gráfico, minha aposta é RS.

    No aspecto qualitativo, coloco RJ e SP na parada. RJ por conta da sequencia que eleva patrocinios para todos do Estado e SP pelo favoritismo de sempre.

    Responda a este comentário

  8. Andre Bona
    10/06/11 - 15:38

    Mas Victor, vc tem que postar o grafico vasco x urubu em cariocas acumulados a partir de 1923 e após entrada da Globo.

    Responda a este comentário

  9. Sancho
    10/06/11 - 18:06

    1º. SP – 45 (30 ligas, 15 taças), com 8 clubes (6/5)
    2º. RJ – 25 (19 ligas, 6 taças), com 4 clubes (4/4)
    3º. RS – 11 (5 ligas, 6 taças), com 3 clubes (2/3)
    4º. MG – 7 (2 ligas, 5 taças), com 2 clubes (2/1)
    E5º. PR – 2 (2 ligas), com 2 clubes
    E5º. BA – 2 (1 liga, 1 taça), com 1 clube
    E5º. PE – 2 (1 liga, 1 taça), com 1 clube
    E8º. PA – 1 (1 taça), com 1 clube
    E8º. SC – 1 (1 taça), com 1 clube

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Essa analise grafica, Sancho, refere exclusivamente ao campeonato brasileiro pós 71, o que já é uma bela amostragem.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Farei uma pós-89, e trago em seguida.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Pode fazer, sem problemas.

    O fato e que em 2010, eu meio que matei a charada com essa estatistica… rs…

    Responda a este comentário

    Sancho

    Hehehe! Também conhecido como falácia do grafista.

    P.S.: Desde 1989 (que é quando o Brasileiro, de fato, se organiza e se cria a Copa do Brasil), o Rio tem 12; o RS, 7; MG, 5. Bahia some, e o resto tem 1. SP deixei para mais tarde.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    hehehe…

    Mas com esse estudo incluindo os dois “mercados” (Copa e Campeoanto), vc vai comprar qual “ativo” (Estado/clube)?

    Esse seu gráfico é intraday… rs…

    Responda a este comentário

  10. Andre Bona
    14/06/11 - 9:22

    Victor, já te mandei o email atualizado com o excel. Deixa de ser preguiçoso, pára de só ganhar dinheiro e posta o novo gráfico.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário