Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

ALONSO – Líder com facilidade

April 9th, 2007 por | Categorias: Fórmula-1.

Pablo Martinez. Sepang, Malásia – Foi um verdadeiro show dos bólidos da McLaren/Mercedes. Com um calor desgastante, temperatura altíssima, que quase me deixou sem ar, os carros da escuderia inglesa desfilaram pelo belo e novíssimo circuito de Sepang.

O momento decisivo da corrida foi a largada. No ‘grid’, a ordem era Massa, Alonso, Raikkonen e Hamilton, ou seja, Ferrari, McLaren, Ferrari, McLaren. Quando o sinal vermelho se apagou autorizando a saída dos monopostos, Alonso e Hamilton deram show de audácia, inteligência e garra. Aceleram fundo e ultrapassaram os Ferrari. Alonso saltou para a primeira posição ultrapassando Massa. Ainda atordoado com a ultrapassagem do espanhol, quando menos esperava, Hamilton já estava com seu carro ao lado, ultrapassando o brasileiro. Inicio perfeito para a McLaren. No final da primeira curva já estava definida toda a corrida.

A partir daí, Alonso disparou e em 5 voltas já abria uns 8 ou 9 segundos do segundo colocado, seu companheiro de equipe. Escolhi a 5ª volta como outro marco. Marco negativo para os brasileiros. Após 5 voltas de pressão de Massa sobre Hamilton, com o brasileiro vendo Alonso disparar na liderança, abrindo segundo por volta, tendo em vista que seu companheiro de equipe fazia um ritmo mais lento justamente para segurar os Ferrari, Massa ousou, tentou tudo e forçou. Forçou tanto que errou, saiu, passeou com o carro na grama e caiu para o 5° lugar, prejudicando toda a corrida.

Hamilton teve 50% do mérito da vitória de Alonso. Foi um autêntico companheiro de equipe! Mostrou novamente o que já tinha feito na Austrália: ser totalmente frio, de gelo, concentrado, que agüenta de maneira ímpar a pressão dos adversários. Na Austrália agüentou a pressão de Alonso, agora foi de Massa. Não cometeu um erro quando pressionado.

A partir daí, a corrida não teve mais emoção. As McLaren mostrando que tinham um ótimo ajuste, voando baixo, sempre mais rápidos que os Ferrari, iam abrindo espaço. DOBRADINHA!

Massa tentava se aproximar de Nick Heidfeld. Não conseguiu. Terminou em 5. Acho que o brasileiro fez uma corrida muito fraca. Sim, mostrou personalidade e ímpeto tentando ultrapassar Raikkonen nas primeiras voltas. Arriscou porque Alonso abria muita vantagem. Até ai é compreensivo. Mas se esquecer do campeonato, atirar tudo para o alto, na base do tudo ou nada acho que foi exagerado. Apostou tudo e acabou dando errado. É nessa hora que me pergunto se Alonso faria o mesmo… Eu tenho certeza que não. Ficaria em 3°, esperaria por um erro do adversário, tentaria uma ultrapassagem nos boxes… Alonso corre sempre para o campeonato. Certo, ele é pratico, mas isso é chato e tira a emoção da corrida. Gostei da atitude de Massa, sim. No entanto, isso não faz com que a corrida dele possa ser considerada aceitável. Duas corridas, duas vezes atrás de Raikkonen. Já está surgindo uma bipolarização na luta pelo título entre Alonso/Raikkonen. Péssimo para o brasileiro.

Já Raikkonen fez o que Alonso faria. Percebeu que não tinha carro para competir com os McLaren. Aceitou o fato. Correu para o campeonato. Segundo pódio para ele em duas corridas, vice-liderança na corrida pelo título. Esperava-se mais dele, mas mesmo assim foi muito bem na corrida.

Alonso venceu, de ponta a ponta. Ultrapassou Massa na primeira curva. Largou muito bem, voou baixo e com certeza deixou a Ferrari com medo para as próximas corridas. O espanhol é de uma regularidade absurda e tem tudo ainda para fazer muita história na F-1. É muito jovem e pode ainda ser mais técnico e constante que Prost, que é algo assustador. Inegável reconhecer sua habilidade e regularidade, apesar de achar seu tipo de corrida extremamente burocrático. Eu não gosto. É o favorito ao título com o Raikkonen.

O que este grande prêmio mostra mesmo é que a vantagem da Ferrari não é tão grande quanto se imaginava. Os McLaren vêm se mostrando bem rápidos e confiáveis. Parece que as próximas corridas serão verdadeiras batalhas, principalmente entre Alonso e Raikkonen. O campeonato promete muito!

Altas na corrida

Além de Alonso e Hamilton;

Giancarlo Fisichella – Depois de um início ruim nos treinos, largando em 11°, se recuperou e fez uma bela corrida. Seu carro largou com tanque mais cheio. Fez uma corrida de recuperação e terminou em 6°. A Renault parece ter um bom carro.

Nick Heidfeld – foi elogiado por mim na corrida da Austrália. Eu disse que ele tinha muito potencial para brigar pelo 5° a 8° lugar. Conseguiu seu segundo 4° lugar consecutivo. Correu muito bem. BMW vai lutar com a Renault pela 3ª melhor equipe do ano.

Barrichello – Teve problemas com o carro no treino. Acabou indo para a volta rápida com o carro reserva, que estava configurado para Button. Conseguiu um péssimo tempo. Preferiu largar dos boxes, em último lugar, mudando o ajuste do carro. Saiu de tanque cheio e fez uma bela corrida de recuperação. Foi muito bem no geral. Chegou em 11°, na frente de seu companheiro de equipe, em nova vitória pessoal. 2 corridas e duas vezes largou atrás e chegou na frente de Jenson Button.

Heikki Kovalainen – Fez uma corrida de estréia tenebrosa. Foi super criticado, mas dessa vez andou bem, sempre na balada de seu companheiro de equipe Fisichella. Acabou em 8° e conseguiu seu primeiro ponto na F-1.

Em baixa

Honda – O carro não anda. Promessa no ano passado, terminou mal o campeonato. Esse ano a expectativa era de um carro competitivo. Os pilotos estão sofrendo. Barrichello é um piloto experiente e não consegue correr. Button é um piloto muito veloz e não aparece mais nas corridas. Talvez a grande decepção do ano.

Jenson Button – Apesar do carro da Honda ser horrível, não esta correndo nada. Está levando um banho de Barrichello na luta interna da equipe. Muito pouco para quem era dado como a grande promessa inglesa. Em Sepang, largou na frente de Rubinho e novamente terminou atrás do companheiro. Terminou em 12°.

Massa – Errou e teve a corrida prejudicada. Sim, ousou, tentou. Mostrou fibra. Sabia que tinha que atacar. Viu Alonso abrir vantagem em cada volta, ao mesmo tempo em que Hamilton segurava o ritmo e impedia qualquer possibilidade de ultrapassagem do brasileiro. Mesmo assim, se precipitou, errou e perdeu várias posições. Numa F-1 super disputada, um errinho é fatal. Acabou em 5°. Pouco para quem tinha uma Ferrari nas mãos largando na ‘pole position’. Tem que abrir o olho urgentemente. Alonso tem 18 pontos, Raikkonen 16, Hamilton 14. Massa possui apenas 7 pontos e já está em 6° no mundial. Além disso, já está começando uma Bipolarização do campeonato: Alonso (McLaren) e Raikkonen (Ferrari). Massa vai acabar perdendo a liberdade e vai acabar virando o segundo piloto da equipe. Preocupante.

Com relação aos boatos de que Nelsinho Piquet poderia ainda esse ano assumir a Renault, acho muito difícil. Conversei com o Victor Pimentel por skype após a corrida da Malásia, e ele concordou comigo que as criticas ao jovem Kovalainen foram precipitadas. Sim, na estréia ele teve uma atuação pífia e cheia de erros, mas na Malásia já demonstrou que tem condições de lutar pelas 8 primeiras posições. Afinal de contas, está no carro da equipe campeã do mundo no ano passado..

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

6 Comentários para “ALONSO – Líder com facilidade”

  1. Victor Pimentel
    9/04/07 - 2:04

    Fiquei empolgado com a manobra do Hamilton defendendo sua posição contra o Massa.Ele travou e deixou o Massa passar que nem uma vaca.A McLaren pelo visto está jogando com seus dois pilotos. Massa ainda não entrou no jogo. Prejuízo para a escuderia italiana.Fez muito bem o Raikkonen em segurar a onda. Sem dar uma de Galvão Bueno e bancar o advinhão, vai saber se o carro dele estava baqueado?Se não dava para ser o 1º, fez o feijão com arroz mesmo e pontuou.Salve skype. Encurtando distâncias e diminuindo custos. Esse jabá aqui fica pela economia nas ligações mesmo (na verdade, não ia falar no telefone nunca.)

    Responda a este comentário

  2. bender
    9/04/07 - 10:56

    Acho a McLaren mais objetiva nesse início: "Hamilton, o cara é Bi Mundial, vc é o 2º piloto". Talvez pela "liberdade" dada ao Massa e ao Raikkonen de duelarem, a prejudicada seja a própria Ferrari.Eu gostei da atitude do Massa, mesmo essa não sendo talvez a melhor pra ele no campeonato. Fica a dúvida se Massa é realmente bom piloto, ou se faltou experiência. Pelo domínio nos treinos nas duas corridas iniciais da temporada, fico com a segunda opção.

    Responda a este comentário

  3. Serginho Valente
    9/04/07 - 11:01

    Bom, ainda acho o Kovalainen muito fraco…O Hamilton tem tudo pra protagonizar com o Alonso um grande duelo na Fórmula 1 durante vários anos…uma pena pra gente que o Massa e o Nelsinho não estejam no mesmo nível.

    Responda a este comentário

  4. Victor Pimentel
    9/04/07 - 14:14

    Massa pode ser bom, mas não é TOP.
    Os TOP’s mostram isso de cara. Vide Senna, Schumacher e Alonso.

    Hamilton pode ser um TOP. Até agora não há nada que contrarie.

    Responda a este comentário

  5. Pablo Martinez
    9/04/07 - 18:36

    Realmente esse Hamilton ainda vai dar muito que falar.

    Duas corridas na F-1, dois pódios, um terceiro e um segundo lugar.

    Mostrou tranquilidade, velocidade e o mais importante: regularidade.

    Além disso, tem o bicampeão que-não-erra-nunca-Alonso como professor. Ainda vai poder aproveitar e aprender muito com o companheiro de equipe…

    Sem dúvida alguma, Alonso é top. É top e muito jovem ainda. Lembrando que Senna e Prost fora gigantes e só tem 3 títulos mundiais. Alonso já tem 2.

    Responda a este comentário

  6. Marcelão
    10/04/07 - 13:55

    A pedido do meu amigo Pablito, ai vai meus comentáriosconcordo que o Massa ainda não pode ser classificado como TOP, a Ferrari talvez irá amargar um ano de derrotas por não ter pilotos de primeira linha, porém ele sem dúvida é o melhor piloto brasileiro da era pós Senna (talvez perca para o Helinho "Spiderman" da F-Indy), ele mostrou a ansiedade da juventude, porém a garra e coragem que o Rubinho em tantos anos de Ferrari não o fez. É isso, vamos esperar a corrida do próximo sábado. Acho que essa vai ser do seu Hamilton, ou Robinho como o Galvão Bueno gosta de perturbar. (qdo o Galvão fala alguma coisa nova ele repete mil vezes)

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário