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Alonso em dia de super-herói

March 28th, 2012 por | Categorias: Automobilismo, Fórmula-1, Fórmula-1 2012.

O castellano poderá ser o segundo idioma na Ferrari em breve...

Para começar, vamos falar sobre o que NÃO vamos comentar:

1) Nenhuma palavra sobre a teimosia da FIA em marcar a corrida para a hora que todo mundo sabe que chove na Malásia. O que para nós é uma burrice e uma chateação, e perigosíssimo para os pilotos – que, por sinal, não se manifestam -, para alguém é bastante lucrativo. Assim é, assim permanecerá.

2) Nada a declarar sobre o suposto panic button que a Ferrari tem à disposição para fazer com que todos os carros com motores que saem de sua sede façam o seu “jogo de equipes”. O suspeitíssimo be careful… we need this position lembrou muito aquele Fernando is faster than you, e de qualquer forma, sendo ou não por influência ou ordem do pitwall vermelho, o fato é que todos sairiam felizes de qualquer jeito: Peter Sauber, que ganhará um belo ticket de desconto na compra de novos motores da Ferrari; Sérgio Pérez, que depois da sensacional atuação tem tudo para se mudar para Maranello em um futuro muito próximo (e vamos combinar que Felipe Massa está trabalhando muito para que isso aconteça o mais rápido possível); a Ferrari, que mesmo com um carro horroroso, simplesmente lidera o mundial de pilotos só porque tem Fernando Alonso, e terá algumas semanas de paz até que uma corrida em condições normais mostrem a real posição do F2012.

Entretanto, olhanhdo pelo prisma da Sauber, a mensagem faz sentido, e muito. É claro que todo mundo queria ver o mexicano passando atropelando Alonso e partindo para a glória, mas pergunte ao Pastor Maldonado se isso é simples assim. Para quem não se lembra, o venezuelano só precisava receber a bandeirada para levar nota 10 na Austrália, e então encontrou o toureiro de Oviedo. A poucas curvas do fim da corrida, perdeu o controle de sua Williams e enfiou a cara no muro. Voltou para os boxes a pé e sem pontos. O choro do helvético, hermético e matemático Sauber é a medida da façanha que seu pupilo alcançou.

Se foi mesmo uma ordem vinda da Ferrari, recolhamo-nos à nossa insignificância diante dos negócios alheios. Só que dessa vez não parecem mesmo ter sido esse cenário.

Falemos do que vale a pena.

1) Fernando Alonso teima em deixar claro que é ele que sobra na turma. Enquanto os outros lutavam contra as condições estão adversas, El Fodón de las Astúrias pegou seu carro nas costas e levou uma Ferrari sem rumo a uma das vitórias mais improváveis da história da equipe. Só o muchacho Sérgio Pérez conseguiu acompanhá-lo de perto… E falando do mexicano, esse piloto mostra uma novo desafio da categoria: os jovens talentosos de hoje têm de superar, em primeiro lugar, o estigma de ter de pagar através de seus patrocinadores para ter uma oportunidade. Pérez acaba de deixar essa marca para trás. Despontou como uma nova estrela da F1 e a partir de agora será observado, muito de perto, por todos que acompanham o circo.

2) Valeu a pena a primeira corrida de gente grande grande mesmo do Bruno Senna. Após se envolver em um toque não muito bem explicado pelas imagens, parar no box e cair para último, o Senninha ultrapassou, foi ultrapassado, ultrapassou de novo… E pode ser indicado sem muitas dificuldades como o piloto mais combativo da corrida. O sexto lugar foi um prêmio para ele e para a Williams, que com a volta aos propulsores Renault, tem um carro muito melhor do que nos últimos anos. Titio gostou.

Lewizinho paz e amor

3) Lewis Hamilton foi soberano nos treinos, mais uma vez. De novo, não conseguiu a vitória, porém marcou pela segunda vez a presença no pódio. Uma hora tudo se encaixa. Com a namoradinha de volta ao paddock, o inglês parece estar mais centrado e tende a repetir a excelente pilotagem de seu início de carreira.

4) Kimi Räikkönen voltou muito melhor do que se esperava. Mesmo perdendo posições no grid por ter trocado o câmbio do seu E20, fez ótima classificação ele chega duas provas concluídas na zona de pontuação. O homem de gelo já fez valer a aposta da Lotus.

Vettel mostra outro dedo a Karthikeyan

Os destaques negativos ficaram para Romain Grosjean e Narain Kartikeyan, que estragaram as corridas de Michael Schumacher e Sebastian Vettel respectivamente. No caso do heptacampeão, foi uma pena. Seu Mercedes ainda sofre com o desgaste crítico dos pneus, o que provoca uma queda maior de desempenho antes dos demais competidores, mas uma corrida imprevisível como essa era propícia para que o talento do Schumacão sobressaísse. O homem está com fome em 2012, e o banquete será nosso. Já o atual bicampeão vinha se virando bem, mesmo com um Red Bull meio fora de forma. Ainda há muitas corridas pela frente, e seu objetivo é não deixar os adversários dispararem até que sua equipe recupere a performance dos dois últimos anos.

Sobre o  troféu roda presa, não há como evitar: vai para Felipe Massa.

É inexplicável a diferença de desempenho em relação ao Alonso: enquanto ninguém chegou à frente de espanhol, o brasileiro só superou os carros das nanicas. Em outras palavras, não chegou ninguém atrás dele. Não fossem os problemas para a substituição de um piloto com a temporada em curso e as poucas opções de pilotos no mercado, já se pode duvidar que a carreira do piloto em Maranello se estenda em caso de outro fiasco. Massa já faz por merecer uma demissão por justa causa por deficiência técnica.

Até Xangai, daqui a três semanas.

Massa: sem palavras

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29 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

29 Comentários para “Alonso em dia de super-herói”

  1. Victor
    28/03/12 - 12:07

    A essa altura Felipe Massa nem mesmo pressionado por resultados deve estar. A coisa está tão largada que o cara deve estar só aguardando.

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    Robinson

    A situação do Massa é muito difícil.

    Ao contrário das crises e críticas recebidas no passado, desta vez ele não mostra qualquer poder de reação. Parece, como disse uma publicação italiana, que ele está derrotado.

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    Bender

    É essa impressão que passa mesmo. Desânimo.

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    Imposto de Renda

    Eu acho que é muito cedo pra julgar. Ontem mesmo foi divulgado que ele deixou de descansar essa semana no Brasil pra se dedicar a descobrir seus problemas. Acho que lá pela 5º ou 6º etapa da temporada vai dar pra gente tirar essa dúvida.

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    Victor

    Pela-saco.
    Para divulgar teus sites caça-níqueis de merda você muda o nome e email toda hora mas teu domínio já cai direto na caixa de Spam. Spammer aqui é marcado em cima para não retirar espaços dos bons comentaristas.
    Não há mal nenhum em você comentar nos posts. Para isso utilize UM nome e UM email único e de preferência interaja.
    Não há mal nenhum em você querer anunciar no site. Para isso entre em contato pelo link de contato.
    Enquanto insistir em anunciar de graça através do Spam, eu continuarei tendo o prazer de aprovar seus comentários SEM os links para seus sites.

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    Andre Bona

    hehehe… Pela-saco é um belo xingamento… rs…

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    Robinson

    O que está acontecendo??

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    Victor

    Esse Pela tem um domínio e sai fazendo uma pregada de sitezinhos. Talvez com o intuito de divulgar, ele volta e meia aparece mudando o nome, email e url (para o site em questão).
    O pior é que o desgraçado lê para comentar porque tem algum nexo (mas não participa, pois uma vez tendo comentado, teoricamente fez a parte dele e não volta para réplicas e tréplicas)
    Se ele mantivesse UM nome e UM site eu deixaria passar a publicidade.

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    Robinson

    Por exemplo, no início de 2008, após um péssimo começo com dois abandonos, o discurso dp Massa mostrava muito mais segurança de que aquilo era apenas má fase e que ele era plenamente capaz de superá-la. Não apenas se recuperou, como obteve seis vitórias na temporada e disputou o título até a última curva da última volta da última prova.

    Hoje, o brasileiro consegue apenas repetir, fracasso após fracasso, que “agora é pensar na próxima corrida”. Para chegar lá e fracassar de novo.

    É muito difícil acreditar que ele tenha a disposição de voltar batalhar para vencer. E nem a Ferrari parece acreditar mais.

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    Bender

    Talvez aquela pesquisa que colocaram aqui outro dia – dizendo que Barrichelo seria a melhor opção para substituir o Massa – faça mesmo sentido. Rubinho chegaria pilhadão.

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    Julio Bastos

    Serei apedrejado, ainda mais por quem entende, mas Barrichello e Massa são dois embustes pra mim!
    Em uma carreira que estava um pouquinho acima da flatline, tiveram alguns picos arrítmicos. Só servem mesmo para disputar grande prêmio de Autorama…

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    Bender

    Não será apedrejado.

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    Robinson

    Claro que não será apedrejado, amigo…

    Mas a verdade é que a pesquisa não reflete o conteúdo das possíveis conversas da cúpula ferrarista sobre a situação do Massa. Um convite ao Barrichello – apesar de que, na minha opinião, o desejo dele é retornar à F1 – seria muito improvável por toda a história que ele viveu dentro da Ferrari. Não apostaria um tostão furado que a volta seria via Maranello.

    Kimi, quando foi substituído por Alonso na Ferrari, se viu em uma situação em que a F1 não tinha lugar para ele, e a opção única era tentar sair por cima. Era um campeão rejeitado pelo seu time, não existia outra vaga e nenhum time queria pagar por ele.

    Com Barrichello foi parecido. Não havia vaga, tampouco quem quisesse bancá-lo. A diferença entre ele e o Kimi é que o finlandês é mais jovem, e pôde esperar três anos até que uma boa oportunidade surgisse. Pela idade, o brasileiro não tem esse tempo todo.

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    Robinson

    Um problema enfrentado por estes dois pilotos brasileiros é que, aqui no Brasil, os parâmetros são Senna, Piquet e Fittipaldi. Ou você é campeão ou você não é absolutamente nada.

    Fora os campeões, Barrichello e Massa foram os únicos pilotos brasileiros realmente bem sucedidos e vencedores na F1.

    Pense nisso.

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    Yuri

    Ma ma ma mas… e o Pedro Paulo Diniz?

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    Robinson

    Seria como hoje o Thor Batista resolver ser piloto de F1.

    Mas com tantos pontos na carteira, acho difícil que ele conseguisse a superlicença…

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    Andre Bona

    Mr. Robinson, mas o Piquet também tem muitos pontos na carteira… rs…

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    Robinson

    Tem mais nada… fez cursinho no Detran e tudo!!!!

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    Julio Bastos

    Tentarei ser menos “comparativista” e farei esse exercício, até pq a probabilidade de vc estar certo é gigante.

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    Robinson

    Nós damos nossos pitacos…

    Se você for ver o percentual de pilotos que venceram corridas no universo daqueles que passaram pela categoria, vai ver que o grupo é bem restrito.

    Dentre os vencedores, só uma nata alcançou a marca de vencer mais de 10 GPs… e eles estão nessa nata.

    Fora Barrichello e Massa (e obviamente, os campeões…), só tivemos mais um piloto vencedor de GP: José Carlos Pace. E foi linda. Histórica. No velho Interlagos, com Emerson Fittipaldi em segundo lugar.

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    Andre L

    Eu ia falar do Pace lá em cima, mas vc já o citou… Esse é um que podia ter ido mais longe. Dos não vencedores, tenho pena do Gugelmin. Sempre achei que merecia mais.

    Sem ser pacheco, não estou lembrando de nenhum brasileiro “ruim” (no nível de algumas bombas indianas, malaias, filhos de fabricantes de cigarro, etc). O mais fraco talvez seja o PP Diniz, mas mesmo ele dava pro gasto.

    Mas foi isso que vc falou, o funil é estreito. E tem a questão da geração, e de estar no lugar certo na hora certa. Será que um Patrese, um Alboreto, um Boutsen, não poderiam ser campeões em outras épocas, com outros carros? Idem para Rubinho, Massa, e outros desse nível um pouco abaixo dos Grandes Senhores das Pistas.

    Nenhum deles é pior que Alan Jones, Damon Hill, Keke Rosberg, Lewis Hamilton… (OK, me apedrejem.)

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    Alexandre N.

    Putz, velho, Damon Hill era um bom piloto. De bom para ótimo, na minha opinião. E Hamilton é um piloto fabricado. Tem talento, mas sempre teve um SENHOR suporte nas costas. Será que seria isso tudo se não fosse o caminhão de dinheiro da McLaren nas costas?

    Quanto aos brasileiros, pilotos que poderiam ter um futuro melhor caso as condições ajudassem (na minha opinião, claro): Ricardo Zonta, Enrique Bernoldi, Lucas di Grassi, Maurício Gugelmin e o Roberto Pupo Moreno. Abro um parêntese ao Nelson Piquet Júnior. O garoto sempre mostrou potencial (mesmo com o paitrocínio). Só resolveu vender a alma pra se manter na F1 e acabou com a carreira na categoria.

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    Andre Bona

    Mr Robinson, outro dia fiquei mais espantado ainda ao dar outro filtro nos campeões de F1. DOs ultimos 30 anos, peguei todos os anos que um piloto foi campeão sem que a equipe fosse campeã de construtores. 20% apenas.

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  2. Alexandre N.
    28/03/12 - 15:29

    Mesmo sabendo da situação climática, um fato que não podemos negar é: As corridas na Malásia têm sido sensacionais. E tenho que fazer um reconhecimento: Antes eu achava que Alonso era só um piloto bom num carro sensacional. Agora, sou obrigado a dar o braço a torcer e reconhecer que El Fodón de las Aturias é o melhor piloto de F1 em atividade. Sobre Perez, que também fez uma grande corrida, um adendo: Ele é piloto pagante, mas tem as costas quentes. Faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da própria Ferrari.

    Quanto a Raikkonen, é mesmo muito bom ver ele de volta. Lembram do episódio do sorvete em 2009? Vejam só o que ele aprontou nesta corrida:

    http://flaviogomes.warmup.com.br/2012/03/one-comment-387/

    Como não gostar de um cara destes?

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    Robinson

    Totalmente excelente…

    Claro que não é o Kimi em pessoa que solta um press-release, mas a ideia foi fantástica!!!

    Ice cream man… muito boa…

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  3. Robinson
    29/03/12 - 12:56

    Luca di Montezemolo reiterou o apoio e a confiança incondicionais ao Felipe Massa.

    E aproveitou para dizer que não existem muitos pilotos de qualidade de bobeira no mercado.

    Ou seja: Massa está mantido no emprego, por hora, por falta de opção.

    Vale lembrar que a dispensa de Kimi Räikkönen com contrato em vigor foi uma oportunidade. Alonso já tinha tudo acertado para um dia ir para a Ferrari, mas a coisa foi acelerada pela saída do espanhol da Renault.

    Massa ainda pode ser pego no susto. Não há confiança que dure se as atuações ruins persistirem.

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  4. Por essa, nem Hugo Chávez esperava…
    15/05/12 - 16:09

    […] feito uma  corrida para se orgulhar em Melbourne (apesar do desfecho decepcionante), enquanto Sergio Pérez levou o mundo ao delírio na perseguição frenética a Alonso pelo primeiro lugar na Malásia no clima da trilha sonora de […]

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