Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Alguma coisa está fora da ordem

November 5th, 2009 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Brasileiro 2009, Copa Sul-Americana 2009, Grêmio, São Paulo.

Os jogos da noite de quarta-feira trouxeram duas situações peculiares:

Quem diria? Tulio Gente Boa apanhando.

Quem diria? Túlio Paulada apanhando.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

63 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

63 Comentários para “Alguma coisa está fora da ordem”

  1. André Bona
    5/11/09 - 9:45

    Botafogo exibiu um bonito futebol… infelizmente isso já não é mais nenhuma garantia de nada. Vide os 3 titulos do SPFC no brasileirão…

    Responda a este comentário

    Victor

    …e suas 3 eliminações seguidas nas quartas de Libertadores para times brasileiros com futebol mais bonito.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Bem lembrado! Há salvação!

    Responda a este comentário

    Victor

    De qualquer forma, mais uma evidência que os Pontos Corridos não premiam o melhor futebol.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Só o mais vitorioso.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Depende Matheus. Se houver empate na primeira colocaçao, o que perdeu mais leva o titulo.

    Nao há modelo no mundo que premie o melhor futebol. Apenas o mais pragmático.

    Responda a este comentário

    Matheus

    “Se houver empate na primeira colocaçao, o que perdeu mais leva o titulo.”

    Não vamos misturar alhos com bugalhos. O que ganha mais leva o título. Times que empatam muito é que são pragmáticos. Mas é bom pensar da seguinte forma: é muito difícil 2 times com uma diferença de 2 vitórias a mais para um deles ficarem empatados. Simplesmente porque o outro time teria que empatar 6 jogos pra igualar os pontos. Sendo assim, não dá pra entender seu ponto de vista. Você afirma, entre outras coisas, que a Copa do Brasil é fraca porque um time pode ser campeão sem ganhar uma única vez. Mas um time ganhar e perder mais do que outro que só empata tá errado?

    Responda a este comentário

    André Bona

    Nao. Aqui, vamos por partes.

    1- Sobre pontos corridos. Nao vejo problema nenhum em um time ganhar e perder mais do que outro que empata mais. No entanto, o curioso disso é ver o seguinte: o time que mais vence, tb é o time que mais facilmente é superado pelos adversários. Por isso acho que apenas o ajuste do critério de desempate poderia ser de grande valia para o campeonato por pontos corridos. E qual seria? O confronto direto. Empatados em pontos, critério primeiro: confronto direto. Sem história de gol na casa. Dessa forma, os jogos espalhados pelo campeonato seriam ainda mais decisões do que são hoje. Pelo menos dessa forma, vc supera seu adversário direto e nao vai buscar o desempate em situaçoes que surgem de jogos com times reservas, coisas assim.

    2- Sobre a Copa do Brasil, nao critico tanto assim. Só acho que técnicamente é inferior. Por isso nao devia dar vaga para a LIbertadores e sim para a Sulamericana. Porque é inferior? Porque o enfrentamento de clubes de primeira divisão pode ocorrer quase que nas semi-finais. Entao, um time pode ser campeão ganhando de vários times inferiores. E vencendo um ou dois adversários de bom nivel. Por isso acho que tecnicamente é uma competiçao inferior. de tal forma que, o campeonato do rio de janeiro, o paulista, por exemplo, sao mais dificeis que a CB. Pois o numero de adversários tradicionais é maior do que a CB.

    3- Sobre a CB, acho que essa historia de gol fora de casa é um grande exemplo da disputa profissionalismo/produto x aspecto técnico. Colocaram isso somente pra TV nao ficar mostrando prorrogaçao, penaltis, etc. Mas essa historia de gol fora de casa é ridicula. Nao vai mudar mesmo, mas que é ridicula e deturpa totalmente um campeonato, isso deturpa. Na Libertadores por exemplo, na final nao tem isso. Como todos os torneios eliminatórios fazem assim, isso infelizmente nao vai mudar. Mas, temos que concordar que até a LIbertadores já teve um Once Caldas campeão. Teria sido esse time o melhor da américa?

    Resumindo: acho a CB tecnicamente inferior e com um regulamento ridiculo. Por isso, entendo que, tecnicamente, estaduais de RJ e SP sao mais dificeis. E acho que deveria dar vaga para a Sulamericana.

    Acho que a CB poderia até premiar o campeao, sendo possivel este time nao ganhar nenhuma vez. Mas, por outro lado, se o nivel técnico do torneio fosse decente, pelo menos, o time teria que suportar varios adversarios de nivel.

    E acho que a Libertadores só deveria ter campeões nacionais. O inchaço até que nao dimiui o nivel pelo lado dos times do Brasil. Mas entra cada bagaça na primeira fase que nao tem condições de jogar torneio de várzea…

    Veja vc por exemplo: vamos pegar alguns campeões da CB:
    – Criciuma
    – Juventude
    – Santo André
    – Paulista de Jundiaí

    Em 21 torneios, 4 grandes zebras. é um percentual alto nao acha???

    Sobre empatar sem pragmatismo, acho que vc nao conhece o significado da palavra. Pragmatismo significa ser pratico. Ou seja, neste caso, buscar os pontos independente de qq coisa. Se vai jogar bonito ou nao, dane-se. Se é o melhor ou nao, dane-se. Isso é ser pragmatico. Ser pragmatico nao tem como ser caracteristica de times de empate.

    Por isso tudo, continuo acreditando que, num modelo misto, decide-se diretamente entre os adversários, eliminado quaisquer duvidas ou divergencias de pontuaçao ocorridas numa primeira fase longa, com times que se modificam, com prioridade a outros campeonatos. É o tira-teima. Que na minha ótica, corrige essas situações. Todas. Pega os melhores e eles decidem diretamente.

    Mas, to mudando meu pensamento sobre gostar ou nao dos pontos corridos. Esse modelo tem sua vantagem. Só acho que ele nao premia de forma nenhuma o melhor time e sim o mais pragmatico.

    Pra mim a discussào pontos corridos x mata-mata nao passa de discussão de gosto. Nao há outros aspectos a mais a analisar.

    Responda a este comentário

    Victor

    Mas, to mudando meu pensamento sobre gostar ou nao dos pontos corridos. Esse modelo tem sua vantagem.

    Boa, André.
    Essa é a questão que não se discute em lugar algum.
    É um saco. Existe “defensores” de Pontos Corridos ou Mata-Mata (há bem da verdade, esses ainda erram porque deveriam definir como sistema misto).
    Invariavelmente os dois lados se colocam como superiores em todos os aspectos sobre o outro, o que não é verdade.
    É isso que venho comnbatendo, e não os Pontos Corridos.

    Não acho que seja justo nem honesto que jornalistas tomem suas preferências e levantem apenas os prós de um lado, e os contras do outro.

    Além do que acho que aqueles que defenderam com veemencia a implantação dos Pontos Corridos, estão perdendo uma ótima oportunidade de avaliar os sucessos e fracassos após 7 campeonatos disputados.

    Toda vez que vejo manifestos pró-Pontos Corridos eu coro de vergonha por um dia no passado ter defendido vários daqueles pontos.
    Felizmente eu pude usar os campeonatos como laboratório e observar o que não gostei.

    Reforçando: nada tenho contra qualquer tipo de campeonato, e acho que o simples fato de prolongar a Copa do Brasil pelo ano e colocar os times da Libertadores neça também já seria um avanço e tanto.

    Responda a este comentário

    André Bona

    O nome correto é modelo misto. Assim que me refiro a esse modelo sempre. Dizem: pontos corridos x mata mata. Nao é isso. É modelo somente com pontos corridos ou modelo que tem as duas formas. Portanto, me parece obvio ser mais completo. Mas tudo bem.

    No caso da CB, que vc fala com times da libertadores, eu imagino uma coisa diferente. Imagino que a CB tá em cima do muro. Nao tem a qualidade técnica do Brasileiro, mas da vaga pra libertadores. Por isso acho que o principal é definir a posição da CB.

    Na minha otica, as coisas tem que ser sequenciais.

    Vejo assim:

    Caminho 1: Estadual – CB – Sulamericana – Libertadores – Mundial
    Caminho 2: Brasileiro – Libertadores – Mundial

    Eu acho que a CB como é hoje, tem que ser dessa forma. O devido lugar dela hoje, é de torneio de nivel equiparado aos Estaduais.

    Sobre o calendário, penso o seguinte:

    O nosso calendário já é igual ao Europeu. Temos férias no verão. Igual eles. Só basta ajustar as janelas. O que me incomoda muito é um campeonato como o Brasileiro, atravessar janelas. Fode tudo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Como assim o time que mais vence é mais facilmente superado por adversários? Até entendo o que você quer dizer, mas não faz o menor sentido. O regulamento prevê que aquele que tiver mais vitórias é campeão. Ele privilegia os times que buscam. Nem que sejam aqueles que fazem 1×0 e ficam amarrando o jogo como o São Paulo, por exemplo. Os times, como você bem esclareceu, pragmáticos (minha interpretação foi distinta, como time pragmático aquele time previsível até e que, muitas vezes, não atinge nada no campeonato).

    *****

    “Mas, to mudando meu pensamento sobre gostar ou nao dos pontos corridos. Esse modelo tem sua vantagem.”

    E eu tô mudando minha visão quanto aos mistos. Só acho que se não houver uma mudança no calendário (retirando os estaduais, inclusive) não existirão datas para turno, returno e finais.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Matheus:

    1- “Como assim o time que mais vence é mais facilmente superado por adversários?”

    Pega dois times empatados em pontos na liderança. Só pra ilustrar, vamos pegar na tabela atual do campeonato, supondo que esses dois times fossem Goiás e Avaí, ambos com 47. Goiás venceu 13 e Avaí venceu 12. Por isso, Goiás está na frente. Por outro lado, Goiás perdeu 12 e Ava;i perdeu 10. To dizendo que sempre que houver empate em pontos, o time que sairá vencedor será o que tem maior numero de vitórias e também maior numero de derrotas. Ou seja, mais times superaram o Goiás do que o Avaí. E o Goiás seria o campeão da mesma forma? É matemático. Sempre que houver empate, o time que foi mais vencido será campeão.

    Desempate entre Vitória e Barueri. Idem.

    Se o Galo vencer o urubu no domingo, o desempate entre ele e o SPFC será da mesma forma. E se o Palmeiras perder, teremos o lider com esse criterio maluco onde o que é mais vezes superado, estará na frente do seu oponente direto.

    Entendeu agora?

    Por isso, confronto direto elimina essas merdas. Pelo menos.

    *******

    Pragmatico pode ser previsivel ou nao. mas vai buscar a vitoria da forma que for. Sem se preocupar em ser o melhor, mas sim em ganhar tudo de 1 x 0 se for possivel. Pode ser, por exemplo, fazer 1 e ficar na retranca. Isso pode ser pragmatismo. Tem várias formas. O pragmantismo dispensa o intelectualismo da discussão. Se joga melhor, grandes teorias, etc… Vai pegar e fazer de tudo pra usar regulamento, regras, tudo a seu favor. E vencer o campeonato. Isso é ser pragmático. Nao gosto de futebol assim. E não acho que o pragmático seja o melhor. NUNCA. E nos ultimos tres anos, foi assim. Aquela gozada antes da hora… em todos os 3 anos.

    *******

    Retirar os estaduais não tem lógica. Inclusive, como seria abastecida a CB? Como seria abastecida a Série D? Esse pensamento de retirar os estaduais é um pensamento de time médio. Porque? Porque os seus estaduais nao valem nada e se apoiam nos nacionais, que compreendem grandes clubes. Todo mineiro quer tirar estadual né? Putz. Impressionante…

    Eu acho assim: RJ e SP tem excelentes estaduais, sucesso de publico, de renda, de receitas, de vendas de PPV. Esses, nao precisam que acabem com os estaduais. Tem seu publico, e são viáveis. Se viabilizam no proprio Estado. Entao essa conversa de tirar Estadual é pra resolver problema dos times que nao possuem, em seu próprio Estado, viabilidade no futebol. Lembra daquele papo que eu falo de vez em qdo: RJ e SP pagam toda a conta. É isso. Se MG, GO, RS, nao se viabilizam sozinhos, entao que montem um regional.

    Esvaziar estadual em RJ e SP nao tem sentido. Como vc diz de vez em qdo, já fizeram isso e nao deu certo.

    *******

    Gostei de vc dizer “modelo misto”. Estamos alinhando nesse ponto.

    Os pontos corridos sao bons. Precisa de ajustes. Pode ser melhorado.

    *******

    Sobre o calendário em si, vc quer tirar os estaduais porque?

    Responda a este comentário

    André Bona

    Outra possibilidade é encurtar a CB para os clubes grandes. Atualmente sao 10 vagas pelo ranking cbf e 54 pelas federaçoes.

    Entao, que seja pelo menos assim:

    Sobre de 64 para 76 o numero de particpantes. 12 pelo ranking e 64 pelas federaçoes.

    Os 12 do ranking (incluindo os da libertadores) entram direto nas oitavas, juntando-se aos 4 sobreviventes da fase das federações.

    Formam-se as oitavas da seguinte forma:

    1o. do ranking x 4o. fase federaçoes
    2o. x 3o.
    3o. x 2o.
    4o. x 1o.
    5o. do ranking x 12o. do rangin
    6o. x 11o.
    7o. x 10o.
    8o. x 9o.

    Pronto. Vc reduz os jogos dos times de maior tradição dos atuais 12 (campanha até a final) para 8. E coloca os grandes se confrontando com apenas 4 bois de piranha.

    Pro boi de piranha ganhar, ele vai ter que jogar pra caralho e para os grandes ganharem, tb vao ter que jogar pra caralho. pq vao pegar outros grandes.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não digo nem acabar com os estaduais. Mas permitir que os times grandes de cada estado se abstenham de jogá-los. Em Minas, pelo menos, Cruzeiro e Atlético pagam as contas dos pequenos. O mesmo acontece no RS e já ouvi gente reclamando que no RJ é a mesma coisa.

    De resto, o seu modelo de CB é bastante bom. Até porque eu acho de extrema importância que se incluam os que disputam a Libertadores, como era antes. Dá aquela valorizada na competição.

    E por fim a questão do número de vitórias. Ora, se o time que mais venceu, foi mais batido pelos outros times, ele também bateu mais times. Acho que até se pode mudar essa parte do regulamento. Mas acho que privilegiar o número de vitórias é importante. Até porque, em todos os casos, as vitórias valem muito mais e dificilmente quem vai estar na frente não vai ser o que mais venceu.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Permitir que os times se abstenham de jogar pode ser.

    No entanto, os times grandes de RJ e SP nao irao se abster de jogar os seus que são lucrativos. Entao esse é um problema que não é geral. É fora do RJ-SP. Os pacotes PPV do RJ sao os que mais vendem, por exemplo, o que comprova o interesse no campeonato, além de ser sucesso de publico todo ano.

    Era isso que eu tava falando. Os times de RJ e SP nao vao se abster.

    Os times de RS, MG, etc… que tem que dar o jeito de viabilizar as competições deles… O que nao dá é dizer que os estaduais sao inviáveis. Nao sao. Os de RJ e SP nao sao. Entao, essa discussão nao deve interferir onde a coisa funciona. Acho que cada Estado individualmente pode buscar a solução. Nao precisa querer mexer com todo mundo pra resolver isso. Cada um resolve o seu. Coloca lá galo e cruzeiro nas semi direto. Por exemplo. Ou nas quartas. ISso realmente nao é problema que diga respeito ao eixo RJ e SP.

    A CB tem o modelo dela. É bom? nao sei se é bom ou nao é. Sei que é o modelo dela. e nesse modelo, torna-se um campeonato técnicamente mais fácil do que o estadual do RJ ou de SP. Por isso acho que nao deveria dar vaga para libertadores.

    Sobre o numeros de vitorias, acho que pra nao ter essa divergencia, seria melhor ainda privilegiar o saldo de gols (que nada mais é do que um indicador de vitoria), mas em primeiro critério, sem sombra de dúvidas, o confronto direto. Como é feito, por exemplo, na Espanha.

    Responda a este comentário

    Victor

    Só um breve pitaco na discussão de vocês:

    Eu nunca dei muita bola para critério de desempate. Há um tempo atrás, pelo que me lembro, vi muito campeonato que o primeiro critério era saldo de gols.
    Depois que passou a ser unânime o número de vitórias.
    Acho que pode ser qualquer um.

    Na verdade, acho uma coisa muito tênue um critério de desempate hermeticamente infalível para um campeonato com 38 jogos todo mundo jogando contra todo mundo.

    Porra, sem sacanagem, depois de tanto jogo neguinho vai dizer que um time é campeão porque ganhou um ou perdeu um jogo a mais? Porque um tem saldo 14 e outro 12?

    Neguinho devia é deixar espaço para jogo extra.

    Se vocês forem discutir critério de desempate, vão morrer discutindo porque qualquer um serve.

    ****

    Ah sim, sem fazer a palhaçada que aconteceu um ano na Argentina, onde 3 times terminaram empatado e aí, fizeram um triangular.
    Até aí beleza.
    Só que o triangular terminou com dois times empatados, e aí fizeram valer critério de desempate. Estranhão.

    Responda a este comentário

    André Bona

    É. na verdade o resultado é o empate. O critério de desempate, como o nome diz é um critério de desempate, mas o resultado final é de fato o empate. Assim como jogos com prorrogação e penaltis. O resultado é o do tempo normal. O resto é desempate. Tanto que gols em prorrogaçao e penaltis nao computam na tabua de artilharia de jogadores e times.

    Eu acho que o pensamento é o seguinte: terminou empatado. Agora vamos ver: dos dois quem é o melhor? como ver isso? Bem, o numero de vitórias nao diz que a campanha de um foi melhor que a do outro. Ele diz como cada um obteve o mesmo numero de pontos.

    Pensamento 1: se queremos saber, entre aqueles dois empatados, qual melhor, primeiro critério, deveria ser confronto direto. Se um ganhou do outro duas vezes, por exemplo, não há que se fazer jogo extra, pois ele já venceu o outro duas vezes. Há empate novamente? jogo extra. Isso realmente seria o mais adequado.

    Aí voltamos no esquema do modelo misto.

    Os pontos corridos, com essa duraçao toda, em 38 rodadas, tem jogos contra times reservas, os times se modificam, etc… o resultado final apresenta distorções. Por isso pegar os mais bem colocados para o tira-teima é perfeitamente aceitável do ponto de vista de tentar extrair o melhor time e declara o campeão.

    Mas, de qq forma, como disse anteriormente, é impossível buscar isso. Que o melhor tenha sido o campeão. Nao tem como. Nós nao concordamos aqui, e nao tem como existir uma unanimidade.

    Assim como o proprio ranking da CBF apresenta distorçoes incríveis. O que posso afirmar que tb nao acho possível que se misture dois campeonatos tao diferentes. Muito complicado.

    To concluindo que essa discussão é desnecessária. E inútil.

    Responda a este comentário

  2. Rafael
    5/11/09 - 11:02

    HUAHuhaHuahHAhuHAhuhUHAhUAH… excelente a foto do Gaburéx entrando com o time.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    hahaha muito maneira mesmo.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    E Nilton Santos tomando cuidado pra não pisar em mim.
    Quem dera tivesse sido esse time a entrar em campo ontem…

    Responda a este comentário

  3. saulo
    5/11/09 - 14:36

    Todas as expulsões foram corretas. Diferente daquele careca Héber Roberto Lopes, o árbitro Jaílton Macedo cumpriu a regra à risca e não teve medo em deixar o São Paulo bem inferiorizado em campo. Apenas sua atuação não foi brilhante, devido a penalidade não marcada a favor do Grêmio. O puxão foi acintoso na área. Interferiu no resultado e praticamente tirou alguma chance do time da casa buscar uma vaga no G4.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ou do Mengão passar o SPFC.

    Responda a este comentário

    saulo

    Flamengo,Galo e o Palmeiras. Essas três equipes foram prejudicadas. De resto, o árbitro teve um boa atuação. Aliás, durma-se com um barulho desses, Leonardo Gaciba vai apitar Atlético X Flamengo. Para quem não se lembra, marcou uma penalidade contra o mesmo Flamengo com o jogador do Atlético-PR fora da área. Era a última rodada e interferiu diretamente no resultado a ponto de perder a vaga para a libertadores deste ano. E anteriomente tinha feito a mesma coisa. Chega ser absurda sua indicação no sorteio de um árbitro do qual até pouco tempo foi reprovado nos exames físicos. E o Simon vai apitar o jogo do Fluminense. Um dos times vão penar diante de um assoprador de apito do qual uma vez marcou um impedimento de cobrança de lateral na taça libertadores!!!!!

    Responda a este comentário

    André Bona

    E qual sua sugestão para NUNCA MAIS ocorrerem erros de arbitragem?

    Responda a este comentário

    Rafael

    Talvez impedindo de apitar os árbitros que não passaram nos testes. Seria um bom começo.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Isso nao impediria. Apenas minimizaria. E isso já é feito. Nao? Agora a pergunta: e se nao sobrar nenhum?

    Erros sempre vao existir. O que deve ser combatido, na minha ótica, é qualquer coisa relacionada a má fé.

    Fora isso… é complicado…

    Responda a este comentário

    Rafael

    “E isso já é feito. Nao?”

    O Saulo tá aí dizendo que árbitros que não passam em tais testes estão apitando.

    Não sei nem se tal atitude minimizaria os erros. Só digo que se há um teste físico para tal função, é pré-requisito o cara ser aprovado nele.

    Discutir a “má fé” que é complicado.

    ****

    Minha sugestão é a utilização da tecnologia em certos lances de um jogo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Bem… basear-se no que Saulo escreve para embasar algum argumento é um troço para lá de complicado.
    Mas supondo que topemos correr esse risco, ele não disse ali com todas as letras que Gaciba não está apto.
    Ele disse que foi reprovado recentemente, mas não se foi aprovado depois.

    Eu já fui reprovado em cálculo 2 e Resistência de Materiais mas depois passei e fiquei apto.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Bom… não sou eu que vou ficar pesquisando pra ver se o tal do Gaciba (ou o tal Simon) fez prova final ou está de recuperação e verificar o status da ocorrência.

    Responda a este comentário

    saulo

    Fica muito complicado utilizar tecnologia para o futebol de campo. Vai retardar muito a dinâmica do jogo, com paralisações e muitas divisões não tem condições de adequação.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Que fica dificil eu concordo, mas vc tava falando aí que o arbitro isso e aquilo, que atrapalhou, seu time e outros…

    Então, quero saber o seguinte: qual é a sua sugestão? Pq até agora, vc só reclamou e disse o que nao dá… no máximo idéias vagas…

    Responda a este comentário

    saulo

    Falta melhor qualificação dos árbitros e menos ingerência política na indicação no sorteio. Fora a participação destes mesmos vetados por ordens físicas.

    Responda a este comentário

    André Bona

    O que falta sabemos… resumindo, vc é corneteiro, nao tem noçao do que pode ser feito de fato. Nem idéia do que pode ser feito vc tem.

    Pelo visto se os arbitros nao errassem contra o seu time, vc nem estava preocupado…

    Responda a este comentário

    saulo

    E por acaso não falta qualificação aos árbitros e melhor preparo???? Por acaso o nível está bom??? E para que serve os testes físicos??? Não deveriam estar na geladeira quem foi reprovado???? E por que Simon continua árbitro FIFA mesmo sendo reprovado seguidamente nos testes físicos???? Por que não vale o mesmo critério para Ana Paula Oliveira???? Comentei sim erros contra o Flamengo, Grêmio… Aliás, este foi prejudicado contra o mesmo São Paulo no Olímpico, quando o jogo estava empatado. O puxão foi muito claro. Praticamente tirou as chances desta mesma equipe da casa seguir com chances para uma vaga na liberadores. Nesta fase final, um erro pode prejudicar vários times envolvidos.

    Responda a este comentário

    Victor

    Nesta fase final, um erro pode prejudicar vários times envolvidos.

    Saulinho filhotinho lindo de papai, não é você o principal “defensor” dos pontos corridos aqui no site, e não é você que diz que esse campeonato premia planejamento (hahahaha, adoro essa palavra), que todo jogo é importante e que nele não ocorrem injustiças de um time perder um jogo por causa de um jogo?
    Você não está dando importância demais a essas últimas rodadas e seus supostos erros em detrimento às anteriores?
    Acho que seria interessante você lembrar disso quando tiver nova discussão sobre o modelo de campeonato.
    Eu vou lembrar que você dá mais importância e valor às últimas, considerando-as mais importantes e cruciais que as demais.
    Ou então, só posso aceitar ou o que André Bona te taxou, corneteiro, ou então alguém absolutamente parcial que está em frangalhos vendo o Flamengo deixar escapar seus objetivos (lembrando que não vejo problema algum nisso, pois, ora bolas, é futebol)

    Responda a este comentário

    saulo

    É claro que todos as partidas são decisivas durante todo o campeonato. Nunca neguei esse fato. Apenas afirmei que nesta fase com tanto equilíbrio, qualquer erro de arbitragem prejudica qualquer time envolvido na parte de cima ou debaixo da tabela.

    Responda a este comentário

    Victor

    Alguém sabe se o Saulo passou por aqui para comentar o erro bizarro do Simon que Praticamente tirou as chances desta mesma equipe visitante seguir com chances de ganhar o título. Nesta fase final, um erro pode prejudicar vários times envolvidos?

    Responda a este comentário

    André Bona

    Rapaz, a resposta a sua pergunta, está no meu post do dia 06. Nao pensei que minha profecia se concretizaria tao rápido:

    *****************
    André Bona reply on novembro 6th, 2009 21:43:

    O que falta sabemos… resumindo, vc é corneteiro, nao tem noçao do que pode ser feito de fato. Nem idéia do que pode ser feito vc tem.

    Pelo visto se os arbitros nao errassem contra o seu time, vc nem estava preocupado…
    *****************

    Realmente, ele comprovou que nao está nada preocupado com o erro em favor do seu time.

    Responda a este comentário

    saulo

    O Leonardo Gaciba foi vetado justamente para o mundial sub 17 pelos testes físicos realizados recentemente. E o Simon outro reprovado, será árbitro na próxima copa…

    Responda a este comentário

    Rafael

    As arbitragens de uma forma geral estão ruins demais. Puta merda! Acho que está pior que ano passado.
    Isso é ruim, pois não vemos nenhuma evolução.

    Assistindo partidas da Liga dos Campeões vemos que lá é bem melhor. Claro que sempre terá erros (recente anulação do gol do Pato), mas de uma forma geral o nível da juizada lá é superior ao daqui.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Mais uma vez, Victor, por favor?

    Responda a este comentário

    Victor

    Nesse ponto a arbitragem é uma merda mesmo, e sempre foi assim (agora temos mais câmeras).
    Sobre lá fora ser pior ou melhor, não sei. Não acompanho muito os jogos de lá.

    Para mim, até cabe citar erros de árbitros como fator integrante do jogo, porque afinal, faz parte dele, ora bolas.
    Mas deve-se até por isso mesmo, conviver com o mesmo.

    O que não impede que se corra atrás para ver se não há roubo deliberado, como a História já provou acontecer.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Pô, chefia, me ajuda a zuar também.

    Responda a este comentário

    Victor

    E deixar de zuar um cruzeirense após a virada?
    Jamais :-)

    Responda a este comentário

    Matheus

    Te achei até bastante contido. Hehehehehe. Domingo pensei: “Putz, agora os caras vão me zuar igual boi-ladrão.”

    Mas cabou que nem tive muito com que preocupar.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Matheus, zuar cruzeirense nao conta.

    Zuar Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo, SPFC, Corinthians, Palmeiras e Santos, aí sim…

    Zuar cruzeirense é só na falta de assunto mesmo…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Aham, tá bom.

    Quem te lê pela primeira vez até acredita.

    Hehehehehehe.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Matheus, seu chorão, lê meu comentário de novo.

    Sempre aponto esse ou aquele erro que acho fundamental. Mas aqui nesse não. Estou falando de forma geral.

    Pra vc ter ideia, a arbitragem de Fla x SPFC foi horrorosa. Uma das piores que vi no campeonato. Os caras só acertaram no lance do pênalti. Mas tb comento sobre lances contra o Flamengo. No Fla x Santos, apesar dos caras da CBN falarem que não viram, a penalidade foi clara.
    No Barueri x Fla, o 1º gol do time municipal foi irregular. Era um impedimento até fácil de marcar, mas o cara não quis. Um pouco antes disso o gol do Airton pelo Fla, ele estava impedido e foi bem anulado.

    Apenas digo o que acho dos lances. Independente do time. Mas no meu comentário de “novembro 5th, 2009 15:23” nem isso fiz.

    Responda a este comentário

    Matheus

    “Apenas digo o que acho dos lances. Independente do time.”

    Ah tá, Bender. Aham. Te conheço só um bocado, viu? Hehehehehehe.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Leu de novo o comentário?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Eu li. Mas não te zuei em função dele. Só peguei carona no seu combinado com o do Saulo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Então mandou mal mesmo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ficou bravinho por nada, Bender?

    Vai falar que cê nunca, em hipótese alguma, puxa a sardinha pro Flamengo? Coisa que acho normal, por sinal, ao contrário de muitos aqui. Muito diferente do que fez o Saulo nesse comentário quando deixou implicíto que o juiz prejudicou o Flamengo quando deixou de marcar o pênalti contra o SPFC.

    Por fim, não acho que seja tão bom assim os níveis dos árbitros lá fora. Vide casos dos árbitros ingleses, alemães e italianos.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Hehe… bravinho?
    Relaxa Matheus. Vc só mandou mal. Normal. Acontece.

    Não é questão de puxar sardinha. Acompanho mais o Flamengo. Naturalmente vou falar mais sobre esse time. E das arbitragens dos jogos desse time.
    Mas foi o que eu NÃO fiz em “novembro 5th, 2009 15:23”.

    As arbitragens da Liga dos Campeões têm um nível melhor. Os poucos jogos que vejo desse campeonato já demonstram isso.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Claro que as arbitragens têm um nível melhor. É a nata do leite aquela competição pra todas as áreas do futebol.

    Você não pode comparar ela com o campeonato brasileiro. Agora, se um juiz brasileiro deixa passar o que aconteceu com o Eduardo Silva na Inglaterra ou se acontesse aqui o que houve na Alemanha no escândalo das arbitragens o pau come. Comeu com o caso Edílson e tudo mais. Na boa, acho que o nível das arbitragens brasileiras é uma bosta mermo. Só não acho tão pior que as europeias.

    Responda a este comentário

    Rafael

    “Você não pode comparar ela com o campeonato brasileiro.”

    E logo depois (e antes tb) vc mesmo faz.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não, Bender. Eu comparei com os campeonatos nacionais dos países. O caso do Eduardo Silva aconteceu no Inglês e o dos alemães na Bundesliga.

    Só to dizendo que você deve comparar o nível dos árbitros das continentais entre elas. Apesar que não quer dizer muita coisa também porque tem uns caras na sulamérica que são bem fracos. Mas como disse, acho que é uma tendência mundial isso. Uns poucos se salvam.

    Responda a este comentário

    saulo

    Nesta partida, o Richarlyson deu duas entradas criminosas de carrinho com os dois pés fora do chão. Apenas recebeu um cartão amarelo no segundo lance.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Imaginem vcs o que rola nos esportes cuja pontuação é dada por nota de juízes…

    No surf é assim. Aí fica o cara precisando de uma onda 7,25 pra vencer a bateria… vem a onda, ele faz a onda e a nota sai, tipo, 7,15… porra!

    Mas uma coisa aprende-se nesse meio: os surfistas dizem: “Se vc está melhor tem que vencer a bateria de maneira incontestável. Ficar chorando por décimos pra lá e pra cá, significa que sua superioridade não foi absoluta e portanto pode não ter existido. Dessa forma, não cabe culpar a arbitragem.”

    Penso o mesmo no futebol. Se um time for superior de forma incontestável, um ou outro erro de arbitragem nao é suficiente para mudar o placar. Mas se um ou outro erro o forem, então não houve superioridade inequívoca. Qualquer um poderia ter vencido…

    É um ponto de vista interessante.

    O que acho é que a má fé do juiz de futebol, está nas faltinhas no meio de campo. Ali, ele vira mais um marcador… ali ele impede o jogo de um time se quiser…

    Responda a este comentário

  4. André Bona
    7/11/09 - 19:08

    Agora o Matheus vai escrever: “Noite de redenção – parte II”.

    As “noites de redenção” do café com leite sao contra Santo André e Sport… quanta felicidade…

    Responda a este comentário

  5. André Bona
    7/11/09 - 19:17

    Vascainos, favor não escrever nada sobre esse acesso ridiculo. O vasco nao vai ser campeao de nada. O campeonato brasileiro só tem 1 vencedor. Os modulos sao as subdivisoes. Logo, o Vasco vai ser o 21o. do campeonato.

    O pesadelo acabou. Finalmente vou poder assitir 1 jogo inteiro. Pq ver esse torneio ridiculo nao dava. Infelizmente. Bem vindo, Vasco, depois desse coma profundo…

    Parabens Dinamite, vc dinamita o Clube e aparece em todos os jornais e fotos como o salvador… Grande politico… Eleição garantida… Palhaço.

    Responda a este comentário

  6. saulo
    9/12/09 - 20:51

    PALmeirasss fora da libertadoressssss….
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário