Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Ah… aquele pontinho perdido

November 4th, 2009 por | Categorias: Atlético-MG, Campeonato Brasileiro 2009, Cruzeiro, Fluminense, Musas, Palmeiras, São Paulo.

O campeonato vem chegando ao fim com as pontuações aproximadas para cada objetivo se concretizando.

Sem maiores rigores matemáticos e probabilísticos, reproduzo as pontuações finais do ano passado (2008):

  • Título – 75 pontos (65,8%)
  • Libertadores – 65 pontos (57,0%)
  • Viver – 44 Pontos (38,6%)

Não serão as mesmas em 2009, para se ter uma ideia, Palmeiras ou São Paulo podem chegar no máximo a 73 pontos, isso com 100% de aproveitamento até o fim do torneio.

De toda forma, os números são aproximadamente conhecidos, e isto leva-se em conta por uma distribuição normal entre os 20 clubes razoavelmente equilibrados, partindo de um melhor para um pior ao longo da competição.

Avaí, o melhor do campeonato

Avaí, o melhor do campeonato

Outra questão é que ao longo do campeonato, os times além de mudarem os jogadores, não estão no mesmo nível de preparo em todas as datas do torneio. Exemplificando, o momento do Internacional quando enfrenta o Santos no Beira-Rio pode ser bastante diferente do momento em que enfrenta o Avaí no mesmo estádio. E naturalmente, como podem ser diferentes os momentos dos próprios Santos e Avaí.

Todo mundo que disputa e perde por pouco, sente-se no direito de lamentar pelo que lhe escapou pelos dedos. Não faltarão lamentos (na verdade, já existem) de pontos bobos deixados pelo caminho e que custaram o objetivo. Mas objetivamente, tais posições nunca foram do time, por mais fácil que a tabela diga que teria sido com um pouco mais de atenção em jogos-chaves.

Se 19 times tivessem vencido uma determinada equipe, e apenas a sua perdido, teriam sido pontos bobos deixados pelo caminho. Mas, existe algum time que destoe tanto assim no campeonato?

****

Os cruzeirenses devem estar se amaldiçoando duplamente pela derrota frente ao Fluminense e em caso de falha na conquista do título ou da vaga da Libertadores, lembrarão desta partida. Lembrarão por ter sido uma derrota para o até então lanterna do campeonato e pela forma como ocorreu tal derrota.

Mas comparativamente com o 1º turno quando ocorreu o empate no Maracanã, o momento cruzeirense é semelhante (o time é tão forte quanto) e o do tricolor melhor.

Desde a goleada sofrida contra o Grêmio no Olímpico, os resultados do Fluminense são de normal para bom. Nada suficiente para livrar-lhe a cara do rebaixamento (ainda mais porque os demais times na zona de degola melhoraram seus desempenho igualmente). E foi neste momento que se deu o confronto de surpreendente resultado.

Neste equilibrio, outros times menos cotados vem vencendo a turma lá de cima com alguma recorrência. Santo André encaçapou o Palmeiras, Botafogo venceu o Inter no Beira-Rio e o Flamengo empacou no Barueri. Há alguns outros exemplos se quiserem olhar a tabela.

Um campeonato de 38 rodadas entre times razoavelmente equilibrados, derrotas para times “fracos” ao longo do caminho são normais, somam-se às derrotas “normais” e chegam a obviedade de quem perde menos pontos é campeão.

****

Não foi por comparar jogador por jogador que postei São Paulo e Flamengo favoritos ao título no começo do campeonato. Na minha cabeça, esses seriam os times que melhor minimizariam seus problemas ao longo do campeonato e que de alguma forma chegariam na parte cima da tabela muito pelo histórico nos campeonatos anteriores e manutenção de elencos.

Faltando 5 rodadas, as duas equipes estão em ascenção entre os 4 primeiros na companhia de um constante Atlético Mineiro e um cambaleante Palmeiras.

O que não quer dizer que sejam favoritas.

****

Eleito 4 vezes melhor técnico do País pela imprensa que diz que seus times não tem variação de jogada. Hein?

Eleito 4 vezes melhor técnico do País pela imprensa que diz que seus times não tem variação de jogada. Hein?

Há uma deflagrada secação a Muricy Ramalho por parte de uma turma que creditava o sucesso do técnico ao São Paulo. Pois bem, eu também penso a mesma coisa. Jamais achei que o São Paulo foi tricampeão porque seu técnico era Muricy Ramalho. O que não quer dizer que o mesmo não tenha valor e que não tenho contribuido para os três títulos. Lógico que contribuiu e muito.

Detratores já bradam que Jorginho entregou a equipe líder, e que Muricy tratou de desfazer o trabalho do interino antecessor, o que é uma grande bobagem. Como explicado acima, em um campeonato como esse, os times passam por fases diferentes, inclusive físicas de seus jogadores que tem rendimentos heterogêneos ao longo da temporada.

Pode-se inferir que o Palmeiras de Jorginho não iria manter o percentual de aproveitamento sem a troca de treinadores, e pode-se afirmar que bem ou mal, o Palmeiras com Muricy chega nesse ponto candidatíssimo ao título.

Nem mesmo pode-se sacramentar um estado abaixo de São Paulo e Flamengo, porque a equipe pode estar se livrando de um período de baixa que ocorreu nos últimos jogos e buscar seu sprint.

Por falar em sprint, está baixo o aproveitamento dos times líderes, é bem provável que o campeão tenha aproveitamento maior que o seu atual. Sendo assim, há 5 jogos para se jogar e não ficar lamentando aquele pontinho perdido lá atrás.

****

A probabilidade de São Paulo ou Palmeiras fiquem com o título é enorme, pois um dos dois deve melhorar seu aproveitamento nestes 5 jogos. Todavia, a probabilidade de um ficar em primeiro e o outro em segundo já cai bastante, pois implicaria nos dois terem o rendimento aumentado em detrimento a Atlético Mineiro e Flamengo

****

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

4 Comentários para “Ah… aquele pontinho perdido”

  1. Yuri
    4/11/09 - 19:22

    ACREDITO EM CELSO ROTH, O MONARCA DAS COXILHAS, PIONEIRO DA VERDADE QUE ARRASA A MÍDIA MALÉFICA E OUSA DESAFIAR O IMUNDO SISTEMA DE PONTOS CORRIDOS!! FORÇA CELSO ROTH, COMANDE O PATÉTICO-MG RUMO AO PANTEÃO MÁXIMO DO FUTEBOL BRASILEIRO!!

    Responda a este comentário

  2. Rafael
    5/11/09 - 10:39

    É muito difícil mesmo um time manter o mesmo (bom) padrão durante todo esse campeonato. Pontos perdidos para times pequenos sempre vai ter.

    ****

    A melhor musa de 2009 do Globoesporte, Marcelle Lisboa representando o Avaí, já passou aqui pelo BlablaGol.
    http://www.blablagol.com.br/mais-material-por-favor/

    Responda a este comentário

    saulo

    O Flamengo pagou caro pelos pontos perdidos para o Naútico e Avaí no Maracanã.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Saulo, séguinte, de vez em quando é bom esquecer o futebol e lembrar de MULHER!!!

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário