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Agora foi…

April 8th, 2010 por | Categorias: Fórmula-1, Fórmula-1 2010.
O cara em foco

O cara em foco

Decifrado o mistério que rondava a Red Bull: para vencer, o alemão Sebastian Vettel não pode largar da pole-position. Largando da terceira posição, o piloto não negou fogo e assumiu a ponta antes da primeira curva, e dessa vez nada o impediu de levar “Luscious Liz” para um agradável passeio pela Malásia. Sem chuva, dessa vez. O temporal que interrompeu a corrida de 2009 deu as caras apenas no treino classificatório, sendo o suficiente para embaralhar o grid ao colocar McLarens e Ferraris para lá da 17ª posição. Os pilotos desses times partiram para a recuperação, possibilitada pela pista larga com retas longas e freadas do circuito de Sepang.

Felipe Massa conseguiu um razoável sétimo lugar, resultado que o colocou na liderança do campeonato de pilotos mesmo sem nenhuma vitória até o momento. Fernando Alonso fez uma prova magistral, contando que seu carro estava sem embreagem desde a volta de apresentação. Mesmo com o problema, o espanhol conseguiria manter-se na ponta da tabela se o seu motor não piasse a duas voltas do final, quando duelava com Jenson Button pela oitava colocação. Problema para Maranello, pois tiveram no domingo outros dois motores quebrados (os dos carros da BMW-Sauber, que têm motores Ferrari), apesar de terem empurrado a culpa para a unidade de gerenciamento eletrônico – que é padronizada e fabricada pela McLaren. Valeu, então.

Hamilton apelou para não tomar do Lada-Renault

Hamilton apelou para não tomar do Lada-Renault

Lewis Hamilton foi um caso à parte. Foi combativo o tempo todo, fez várias ultrapassagens, porém teve uma conduta desleal na disputa com Vitaly Petrov. O russo finalmente mostrou o cartão de visitas, e quando ia dar o troco pela segunda vez no inglês, o piloto da McLaren ziguezagueou à sua frente, bloqueando a investida do piloto da Lada-Renault. E a regra é clara: só se pode mudar a trajetória uma única vez na defesa da posição. Hamilton se moveu três vezes e levou uma bela passada de mão na cabeça dos fiscais. Ficou em sexto lugar porque um bravo Force India empurrado também pela usina da Mercedes pilotado por Adrian Sutil se defendeu muito bem para garantir um bom quinto lugar.

Robert Kubica esbanjou sua categoria e provou que cada vez que as quatro “majors” vacilarem, vai ter um carrinho amarelo nas cabeças. Dessa vez, ele chegou em quarto. Como quem não quer nada, está a nove pontos do líder Massa na tabela.

Mark Webber completou a dobradinha do time que dá asas, enquanto a “princesa” Nico Rosberg subiu pela primeira vez ao pódio como piloto da Mercedes, e continua andando à frente de Michael Schumacher. O heptacampeão abandonou quando quebrou a porca de sua roda traseira esquerda. Teve que dormir com esse barulho.

Sam Michael: Rubens trabalha bem, mas fala demais

Sam Michael: Rubens trabalha bem, mas dá respostas demais à imprensa

No bloco intermediário os carros da Toro Rosso estiveram muito competitivos. Curiosamente, ambos os pilotos – além de Webber na matriz – têm o futuro ameaçado no conglomerado de Dieter Mateschitz para o segundo semestre. Mesmo assim, Jaime Alguersuari ganhou uma estrelinha. O espanhol foi pedra no sapato de Massa por várias voltas e passou como quis por Petrov e por Nico Hülkenberg, premiado no final com seus primeiros dois pontos na F1. O Hülk, beneficiado pelo abandono de Alonso para chegar em décimo, também debutou na zona de pontuação. Pela primeira vez conseguiu chegar à frente de Rubens Barrichello. O brasileiro empacou na largada e sua recuperação com a porcaria limitada Williams não passou do 12º lugar. Para variar, ele falou demais – chamou seu carro de “porcaria” em cadeia nacional ao fim da corrida – e a imprensa, obviamente, caiu na pele dele. Sam Michael continua elogiando efusivamente o piloto, mas são essas situações que dão pistas do porquê ele não ter sido campeão “várias vezes”, como se pergunta o dirigente. (Obs: esse post já está prometido.)

A turma do fundão vai bem, obrigado. A Virgin, a Hispania e a Lotus paraguaia malaia agora ao menos estão completando a corrida. Tudo bem que chegam com três ou quatro voltas de desvantagem, mas não é nada pior do que Colonis, Minardis, Osellas e AGS já não tenham feito.

A conclusão que se pode chegar é que a Red Bull tem o carro e o cara se chama Sebastian Vettel. Em situação normal, as concorrentes vão ter que se descabelar para acompanhar o time. A McLaren tem um trunfo que é o tal “duto-F”, um sistema acionado pelos pilotos que canaliza o ar frontal até a asa traseira, anulando parte do arrasto aerodinâmico nas retas e proporcionando alguns km/h extras. Cheira a coisa fora do regulamento, apesar de já ter sido liberada pela FIA. Tal qual o difusor duplo da Brawn em 2009, o sistema já está sendo copiado pelas outras equipes.

"No tempo que Dondon jogava no Andaraí..."

"No tempo que Dondon jogava no Andaraí..."

E para justificar a assertiva de que nem tudo são rosas na Fórmula 1, a preocupação com as ultrapassagens ainda é grande. Não esqueçamos que se as duas últimas corridas foram bem divertidas, o fator meteorológico teve grande colaboração. E se não chover? Do alto de sua sabedoria de bicampeão, Emerson Fittipaldi em entrevista concedida a Reginaldo Leme já mandou avisar que o caminho é aumentar a aderência mecânica e limitar a dependência aerodinâmica dos carros. Curiosamente, foi o caminho inverso o tomado pela FIA quando reduziu as medidas dos pneus dianteiros em 2010.

Mas por que cargas d’água os caras que entendem de carro e de pista e escreveram a história desse esporte não são consultados na hora de se fazer um regulamento? Ao invés disso, tio Bernie sugere, ironicamente, colocar uma mulher bonita e sortear os dez primeiros do grid.

Às vezes, a Fórmula 1 parece correr contra ela mesma.

Dia 18 tem o GP vermelho, em Xangai.

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3 Comentários para “Agora foi…”

  1. Robinson
    8/04/10 - 13:37

    Galera, por conta do cataclisma niteroiense, fiquei sem internet até ontem à noite… foi mal o atraso aê…

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  2. Victor
    8/04/10 - 14:27

    Robinson, ouvi de relance que a Ferrari com Alonso já baqueou três motores (creio que foi Celso Itiberé, mas não tenho certeza) e que isso é preocupaçao para o resto da temporada.
    Ainda existe o limite do número de motores a ser usado?

    Lembro ano passado, que a Red Bull teve um ótimo período, e depois uma queda, que foi creditada muito em parte à esse problema com os motores, pois já não se usava motores novos.

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    Robinson

    Fiquei sem internet de novo…

    Existe a regra sim, são oito motores por ano. Caso o piloto use motores extras, perderá dez posições no grid.

    Também ouvi o Itiberê falar, e é verdade. Alonso perdeu um, mas os outros ainda podem ser utilizados. Por hora, o piloto acha que ainda não é tão preocupante. Eu estaria de cabelos em pé. É muito precoce.

    A Red Bull teve um certo pavor de ultrapassar o limite, mas no final, os motores deram a conta do chá. Vettel inclusive venceu duas das três últimas corridas do ano.

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