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Action!!!

March 30th, 2010 por | Categorias: Fórmula-1 2010.

Yessss!!!!!! Yesssssss!!!!! Ho ho ho!!!!!!!

Yessss!!!!!! Yesssssss!!!!! Ho ho ho!!!!!!!

O GP da Austrália de 2010 simplesmente entrou para a história. Foi uma das corridas mais frenéticas que pudemos ver nos últimos tempos. A chuvinha que molhou o traçado em Albert Park proporcionou tudo aquilo que o povo gosta: confusões na largada,variações de estratégia, acidentes (para os sádicos de plantão) e principalmente, ultrapassagens. Vários pilotos tiveram atuações daquelas para contar para os filhos.

Luscious Liz deixa Vettel na mão, de novo...

Luscious Liz deixa Vettel na mão, de novo...

Ainda não foi desta vez que que Sebastian Vettel venceu em 2010. Apesar da pole-position e da largada segura na ponta, sua corrida terminou muito cedo, quando os freios de “Luscious Liz” falharam e o alemão foi parar na brita. Segundo a Red Bull, nada alarmante, apesar de terem perdido duas vitórias certas. Tristeza de um, felicidade de outros. Robert Kubica e Felipe Massa também tiveram largadas brilhantes. O brasileiro pulou de quinto para segundo. O polonês saiu da nona colocação, evitou o enrosco na primeira curva e apareceu em quarto ao fim da primeira volta, vendo a bandeirada em segundo. Prêmio merecido ao belo bom piloto, que se depender exclusivamente de seu carro, não deve frequentar pódios esse ano.

Alonso vendo o mundo ao contrário... começou assim

Alonso vendo o mundo ao contrário... começou assim

O esparrame da largada envolveu Michael Schumacher, Fernando Alonso e Jenson Button. Alonso e Schumacher levaram a pior e ficaram nas últimas posições.  Também na primeira volta, o japonês Kamui Kobayashi perdeu a asa dianteira de seu BMW-Sauber (com motor Ferrari). Descontrolado, atingiu em cheio os carros de Nico Hülkenberg e Sebastian Buemi. Pregada feia, mas sem maiores consequências. O espanhol da Ferrari foi soberbo, ultrapassando a tudo e a todos até chegar na caixa de câmbio de Massa, fazendo aí direitinho o jogo da equipe: o brasileiro tinha problemas com os pneus, e provavelmente não poderia se defender do ataque de Hamilton e Webber, que vinham babando logo atrás – e graças às manobras defensivas de Alonso acabaram se encontrando a duas voltas do final. O toureiro lidera o campeonato (37 pontos), com Massa em segundo (33). Macarranada come solta na casa da nona.

Hamilton x Webber: um dos pontos altos da corrida

Webber x Hamilton: um dos pontos altos da corrida

Lewis Hamilton encarnou o demônio da Tasmânia. Desde que chegou à Austrália, diga-se de passagem. Na sexta, o piloto quase foi preso por estar exibindo sua “perícia” ao volante de uma Mercedes de rua na noite de Melbourne. Taxado merecidamente de “jovem imbecil” por um político local, Hamilton provou que não era bobo ultrapassando logo de cara o seu parceiro Button. E daí não parou mais. Travou grandes duelos contra Massa e principalmente Mark Webber, o trapalhão do dia, que  fez papelão em casa. Por pouco não ficou fora em virtude de uma derrapada, por pouco não tira Hamilton da prova no final. Nono lugar, mais a volta mais rápida como prêmio de consolação para ele. Mas ainda assim melhor o australiano abrir o olho, afinal qualquer hora Kimi Räikkönen cansa de capotar seu Citroën no Mundial de Rali – sob o patrocínio de uma certa marca de energéticos – e resolve voltar à F1. Quanto ao imbecil inglês reclamou por sua equipe tê-lo feito parar para duas trocas de pneus, e terminou em sexto.

Do outro lado da McLaren, Jenson Button fez apenas um pitstop, sendo o primeiro a colocar pneus lisos quando a pista ainda estava bem molhada. Foi a diferença. Após o abandono de Vettel seguiu firme para vencer pela primeira vez em seu novo time, e pela segunda vez seguida na terra dos ornitorrincos.

Rubens Barrichello foi bastante discreto, mas levou seu também discreto FW32 até o Q3 e pontuou novamente com o oitavo lugar. A ponto de Sam Michael, uma das cabeças pensantes da Williams, se indagar do por quê de Rubens nunca ter sido campeão, rasgando elogios ao brasileiro. Bom, no Brasil, há várias teses sobre o assunto. De qualquer forma, Barrichello é a aposta da equipe inglesa na interessante briga para ser a quinta força do campeonato, posto desejado também por Force India, Renault e mesmo pela BMW-Sauber (com motor Ferrari…), que já se desenhou nas duas primeiras etapas.

Nos idos lá de trás, as barangas da F1 continuam no calvário. Jarno Trulli nem conseguiu largar, coitado. Elas estão tão esquecidas que a TV simplesmente ignora solenemente Pelo menos, Karun Chandhok chegou ao fim da corrida (cinco voltas atrás) e Heikki Kovalainen cruzou a faixa com duas voltas de desvantagem. O finlandês, para resolver o problema da falta de exposição, sugeriu que se acabasse com a bandeira azul, e que os retardatários não fossem mais obrigados a abrir passagem aos líderes. Engraçadinho, ele. Queria ver se ele sugeriria tal atrocidade se ainda pilotasse pela McLaren. Parece que a sua capacidade de pilotar rápido e de fazer piadinhas está na sua melanina escandinava. Bruno Senna e Lucas di Grassi não deram nem tchauzinho para as câmeras.

Quem também não ficou tão bem na fita foi Michael Schumacher. O heptacampeão foi novamente batido por Nico Rosberg (5º) tendo passado umas trinta constrangedoras voltas atrás do espanhol mais ‘mudestinho’ Jaime Alguersuari. Conseguiu a ultrapassagem já nas últimas voltas, quando superou também Pedro de la Rosa para então marcar um único pontinho. Foi duramente criticado pela imprensa na Europa, mas mesmo assim, já vê avanço em seu desempenho após tanto tempo parado. Ele tem o apoio incondicional do time, e o melhor, está achando tudo muito divertido. Para ele, podemos citar para ele uma frase que ao mesmo tempo rende uma justa homenagem ao nosso saudosíssimo botafoguense Armando Nogueira, que se nos deixou sem a sua presença, certamente nos enriquecerá para sempre com suas perolas como esta:

“Heróis são reféns da glória. Vivem sufocados pela tirania da alta performance.”

O velho Schumacher vem aí, e nós não perdemos por esperar.

O GP da Malásia é no próximo domingo. Se as monções permitirem, é claro.

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10 Comentários para “Action!!!”

  1. Victor
    30/03/10 - 23:02

    Robinson, não sei se pela contraposição que o GP da Austrália trouxe ao GP do Bahrein, mas você tem a impressão que depois de muito tempo, a F1 está em um momento de alta com os nomes que lá estão (faça-se entender, feitos por lá mesmo)?
    5 campeões do Mundo na pista sendo dois reconhecidamente top-drivers.
    Isso para não falar na forte Red Bull.

    ****
    A dupla Alonso/Ferrari está em estupenda forma no início do Mundial.

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    Robinson

    Sem dúvida, há muito tempo não se via uma safra de pilotos tão interessante. E no momento em que temos no mínimo três times claramente em condições de vencer corridas (Red Bull, Ferrari e McLaren) com duplas bastante boas, mais a atual campeã Mercedes com ninguém menos que o Schumacher, temos ingredientes para um campeonato animado.

    São vários os pilotos em ponto de bala para serem campeões.

    Infelizmente, faltou o Kimi nessa festa.

    Se o regulamento e as pistas não estragarem tudo, teremos um capeonato disputado como aqueles da década de 70 e 80 (antes do predomínio da McLaren).

    *************

    A dupla da Ferrari está realmente na ponta dos cascos. Mesmo não tendo o carro mais rápido do momento, eles estão se aproveitando muito bem dos problemas de confiabilidade da Red Bull. Será o melhor duelo, apesar de eu achar que o Alonso tem alguma vantagem.

    A demonstração de espírito de equipe do Alonso ao escoltar e proteger Massa do ataque de Hamilton e Webber não será esquecido pela cúpula da equipe. Com certeza ele queria o pódio, mas ao não ir com tanta sede ele agradou em cheio a cúpula de Maranello, com todos os objetivos alcançados. O time lidera com folga a tabela de construtores, e Alonso, a de pilotos.

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  2. André Bona
    31/03/10 - 8:58

    Pra registrar: enquanto Nelsinho tomava escovada de Alonso, bi-campeao mundial, Bruno Senna toma escovada de um novato desconhecido… de sua mesma equipe.

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    Robinson

    Caro André,

    A equipe Hispania é tão, mas tão fraca, que é até injusto dizer que um piloto está escovando o outro.

    O maior problema do Nelsinho nem era o Alonso. O Nelsinho não conseguia dirigir em linha reta. Se era vítima de assédio moral, ou estava tristinho, não importa.

    Bruno Senna não tem credenciais para pilotar na F1. Chegou por causa do nome e sem nenhum resultado expressivo nas categorias inferiores. Se fosse braço mesmo, ele teria aposentado o Barrichello quando teve a chance. Mas o fato é que ele está lá, no volante de um carro que mais parece um GP2 e que quebra às pampas, e vai lhe vai ser exigido mostrar que não é só sobrenome.

    Eu não queria estar na pele dele.

    Karun Chandhok é outro coitado.

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  3. Serginho Valente
    31/03/10 - 9:41

    Alonso é favoritíssimo ao título. Gostaria de ver ele Hamilton duelando até o final do campeonato.

    Acho que dificilmente o Schumacher vai brigar por alguma coisa, mas ele não tem que provar nada a ninguém, e se aprontar alguns momentos de alta categoria, já vai valer sua participação.

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    Robinson

    A Mercedes está em processo de adaptação após adquirir a equipe campeã do ano passado. O fato de terem tirado o Schumacher da aposentadoria é mostra de que não estão para brincadeira. Eles estão sim um pouco atrás das outras três, mas não tenha dúvida de que qualquer molezinho delas… créu e hino da Alemanha. Sem ser para o Vettel.

    A atuação do Hamilton na última corrida foi de encher os olhos, apesar da eliminação no Q2. O campeonato pode tomar uma interessante tendência de se diluírem vitórias e pontos entre os principais pilotos. Ou seja, para ser campeão, será necessário pontuar SEMPRE.

    Mas quando eu vejo uma corridaça do Kubica como a de domingo, eu lembro logo de você… é uma pena que a tendência da Renault seja brigar no pelotão de trás. De todo o grid, esse era um dos pilotos que mais merecia um carro para brigar por campeonato.

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    Serginho Valente

    É verdade, a carreira do Kubica poderia já estar em outro nível se ele pilotasse um carro de ponta.

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  4. Bender
    31/03/10 - 17:45

    Infelizmente dormi no meio.
    Mas no compacto de manhã cedo, confirmei minha impressão. Corridáça! Impressionante a diferença da última corrida.
    Maneiro ter 3 equipes brigando pelo título. Acho que esse ano promete muito.

    ****

    por quê de Rubens nunca ter sido campeão… Bom, no Brasil, há várias teses sobre o assunto.

    Qual a sua Mr. Robinson?

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  5. Robinson
    31/03/10 - 22:07

    Cara, vou ter que fazer um post sobre isso…

    Para adiantar: não acho que seja “azar” nem acho que ele seja “um merda”, como muitos pensam dele por aqui.

    Algumas das razões são técnicas, outras são barreiras estritamente psicológicas.

    Mas acho que o valor dele como piloto é inquestionável, apesar da sua capacidade ser muito mais reconhecida fora do Brasil. Não é à toa que ele está aí até hoje em uma das equipes mais vitoriosas da história da F1.

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  6. As expectativas da Fórmula-1 no início de temporada 2010
    1/04/10 - 12:19

    […] demonstração de espírito de equipe do Alonso ao escoltar e proteger Massa do ataque de Hamilton e Webber não será esquecido pela cúpula da equipe. Com certeza ele queria […]

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