Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

A temporada que vai começar

March 10th, 2008 por | Categorias: Fórmula-1.

A próxima madrugada de domingo marcará a abertura da temporada 2008 de Fórmula 1. Durante os ensaios de inverno ficou claro que, pelo menos no início do campeonato, Ferrari e McLaren continuarão disputando as vitórias como em 2007. A dupla da escuderia italiana continua afiada. Além de terem contado com o auxílio luxuoso de ninguém menos do que Michael Schumacher na preparação do carro novo, Kimi Räikkönen e Felipe Massa já podem ser considerados os principais candidatos ao título. E pelo fato de ter corrido pela equipe quando não tinha mais chances matemáticas de título, o brasileiro ganhou ainda mais simpatia do time. Deve correr, a princípio, em igualdade de condições com o campeão. Mas se não estiver em boa posição na segunda metade do ano, será novamente o piloto número dois, assim como o número que seu carro carrega.

Na McLaren, mesmo tendo obtido grandes resultados na pré-temporada, os pilotos Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen, para não perderem o fôlego na disputa, terão de provar que sabem fazer um carro evoluir ao longo do ano. Coisa que o bicampeão preterido pelo time sabia muito bem. A equipe ainda sofre respingos do escândalo de espionagem do ano passado, e dizem que as coisas ainda estão estremecidas entre a Mercedes-Benz e os cabeças do time. Fala-se até na possibilidade da própria cabeça do Ron Dennis rolar. Pode ser tudo boato, mas que a pressão pelos resultados lá vai estar enorme, isso vai.

O pelotão intermediário viu uma embaralhada geral. A Williams ressurge com o bem-nascido e belíssimo FW30. Aposta suas fichas em Nico Rosberg, muito mais do que em Kazuki, o kamikase da vez do folclórico clã Nakajima. A BMW-Sauber, sensação em 2007, perdeu terreno em relação às suas rivais diretas e vai ter que ralar muito para manter seu terceiro (segundo, em função da eliminação da McLaren) posto.

Outra que corre nesse bolo é a Renault, que esse ano alinha com uma dupla muito interessante: Alonso, de volta à sua casa, e Nelson Piquet Jr.. E o brasileiro parece ter herdado não só o talento, mas a malandragem do pai. Desde o início já deixou claro que não pretende superar o companheiro, atitude tomada por Massa quando dividiu o box com Schumacher e pelo próprio Piquer Sr., quando chegou jovem à Brabham e aprendeu – e muito – com o então bicampeão e futuro tri Niki Lauda. É claro que, tendo a chance, ele vai sim andar na frente do espanhol. Mas o discurso humilde e conciliatório já o faz ganhar pontos com os franceses. Não bater de frente com Alonso é a coisa mais inteligente que ele pode fazer. É definitivamente melhor que ele tenha Alonso como amigo, ou tutor, no mínimo como referência, do que tê-lo como inimigo íntimo. Com bons pilotos e o poderoso chefão Flavio Briatore, que conhece o caminho das pedras, a equipe tem grandes possibilidades de voltar ao páreo, talvez na segunda metade do campeonato, no máximo em 2009.

O resto do grid brigará pelas migalhas. A Red Bull pode ter algum destaque, pois Adrian Newey não brinca em serviço. Na satélite Toro Rosso, outro estreante que promete é o francês Sébastien Bourdais, depois de ganhar tudo até perder a graça na Champ Car. Além de Sebastian Vettel, que correu algumas vezes no último ano, substituindo Robert Kubica após seu acidente, na BMW, com resultados pra lá de competitivos. Tanto que foi contratado pela Toro Rosso ainda durante a temporada, para o lugar do caubói mala (e nem tão rápido) Scott Spped. A Honda tentará andar mais tempo na frente de sua prima nanica Super Aguri, e Barrichello deve bater o recorde de largadas na categoria. Se será um prazer ou um suplício, os engenheiros japoneses vão dizer.

Ainda no Japão, a Toyota conseguiu se livrar do bonde chamado Ralf Schumacher. Mas a equipe, um dos orçamentos mais polpudos da F1, ainda tem muito a provar, e na minha opinião, não possui uma dupla à altura do desafio.

Um tempero especial para a temporada é sem dúvida a proibição do TC, o controle de tração. Por muito tempo, mesmo proibido, o sistema foi utilizado na encolha. Para evitar que os times burlem o regulamento, a FIA padronizou a central eletrônica (ECU) – produzida pela McLaren, criticada pelas rivais – o que possibilitaria uma fiscalização mais efetiva. O que esperar? Mais erros, principalmente em pista molhada. A sensibilidade no pé direito volta a ter importância, e quem for muito afoito no acelerador, fatalmente vai perder algumas posições. Deve aumentar um pouco as disputas e diferenciar mais os pilotos em função do talento. Um bom passo para que as corridas se tornem mais emocionantes. O próximo, a volta dos slicks. Quem sabe em 2009…

Quem é o favorito da temporada de F1?
  • Add an Answer
View Results

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

23 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

23 Comentários para “A temporada que vai começar”

  1. Serginho Valente
    10/03/08 - 9:13

    Acho que com o fim do controle de tração e a melhora da Renault, a disputa vai ficar entre os dois melhores pilotos do mundo atualmente, Alonso e Hamilton.

    Estou ansioso pelo desempenho do Piquet. Quem sabe o Brasil volta a ter um piloto top.

    Responda a este comentário

  2. Rafael B.
    10/03/08 - 10:07

    Se a Ferrari dominar mesmo, Massa não pode dar mole no início. Uma porradaria dentro da equipe no estilo Piquet x Mansel, ou Senna x Prost é tudo que a F1 precisa. Eu acho o brasileiro melhor que o homem de gelo.

    Mas tenho a impressão que a McLaren não vai dar mole. Provavelmente virá com carro competitivo para Hamilton tentar o título.

    Já Nelsinho não terá a mesma estréia do inglês, pois a Renault é bem inferior. Mas se o carro melhorar mesmo, Alonso pode brigar com as McLaren e Ferrari, e Nelsinho pode vir “correndo por fora”.

    Responda a este comentário

  3. Victor
    10/03/08 - 10:27

    Será que com o fim do controle de tração volatará a ter o “especialista em largada”? Caso exista, alguém consegue chutar (ou até mesmo os treinos já indicam) um?

    ****

    Nelson Angelo (orientado pelo pai) falou o que deve já acontecer naturalmente. Em seu primeiro ano, mesmo querendo, é improvável que Nelson Angelo andasse mais que Alonso.
    Se andar por falhas de Alonso no início, Nelson Angelo tampouco deverá fazer alarde, tendo em vista que o espanhol foi contratado como estrela em equipe média. Uma eventual briga com o piloto nº1 da Renault não seria tão boa para ele como foi para Hamilton. O inglês tinha mais a ganhar, pois possuia o carro favorito da temporada 2007, o que passa longe de ser o caso do brasileiro.

    ****

    A porrada já estancou ano passado entre Alonso x Hamilton.

    Responda a este comentário

  4. Victor
    10/03/08 - 10:28

    Ah sim…

    Räikkönen é superior a Massa.

    Responda a este comentário

  5. Rafael B.
    10/03/08 - 10:39

    A porrada já estancou ano passado entre Alonso x Hamilton. E a temporada 2007 foi a melhor dos, pelo menos, últimos 10 anos. Se não mais.

    Massa é mais rápido que Räikkönen. Mostrou isso nos treinos ano passado, e nas corridas mostrou ser mais arrojado. Deu muito azar em problemas no carro e desclassificações.

    Responda a este comentário

  6. Robinson
    10/03/08 - 11:12

    A chance de sair porrada na Ferrari é muito pequena, pois eles sabem muito bem controlar o ímpeto dos seus pilotos. Quando não o fizeram, ainda com o Comendador à frente do time, sucederam os eventos que culminaram no acidente fatal de Gilles Villeneuve. Pode crer, a briga lá fica muito mais no psicológico e não vai extrapolar em forma de declarações, guerra aberta. O discurso vai ser sempre o da equipe.
    As largadas serão mais tensas para os pilotos. Até o ano passado, eles punham o péno fundo do acelerador e seguravam um botão no volante. Ao apagarem as luzes, soltavam o tal botão e o carro siplesmente fazia tudo sozinho. Agora, eles terão que dosar a aceleração para não patinar, e ter ainda um cuidado extra para não deixarem o carro morrer. Essas preocupações podem aumentar a ocorrência de queimas na largada. É difícil apontar os caras que vão se dar bem. Mas os mais novatos, acostumados com as facilidades do launch control altamente desenvolvido, podem ter mais dificuldades do que os macacos velhos.
    Não acho o Kimi melhor que o Felipe. Mas o brasileiro precisa de mais sorte no início do ano. Se no final a disputa entre os dois for no braço, eu aposto no Massa de olho fechado.

    Responda a este comentário

  7. Serginho Valente
    10/03/08 - 11:34

    Esse papo de sorte me lembra muito a ladainha pra sustentar o fraco Rubinho. Vale lembrar que o Kimi, até o ano passado, era considerado o Botafogo da F1.

    Acho que nenhum piloto da F1 atual já competiu sem o controle de tração.

    Responda a este comentário

  8. Rafael B.
    10/03/08 - 11:59

    Serginho não deve ter visto as corridas ano passado quando, em momentos capitais, o carro do Massa quebrou ou ele foi desclassificado.

    Responda a este comentário

  9. Robinson
    10/03/08 - 12:27

    Com certeza, só Barrichello e Coulthard. Os mais antigos ainda têm experiência com o launch control menos desenvolvido. A turma nova que já aprendeu a largar com tudo no automático pode ter um pouco mais de dificuldade para domar os mais de 800 cavalos da categoria. Essa sempre foi a maior desafio da F1: a potência. Uma vez que a eletrônica embarcada minimizou esse problema, foi possível que pilotos muito jovens e pouco experientes em termos de alta potência povoassem o grid. É questão de adaptação, e principalmente no início pode fazer alguma diferença.
    Sorte influencia a tudo e a todos na vida, na F1 não é diferente. Só para citar um caso de má sorte, o brasileiro José Carlos Pace morreu num acidente de avião no ano em que era favoritíssimo ao título. A história da F1 é recheada de grandes pilotos que ganharam muito em outras categorias, apareciam com grandes atuações na F1 e foram embora sem vencer um grande prêmio. Acontece. E, ao contrário, quando a maré de sorte virou para o lado do Kimi, ele teve braço e principalmente frieza para ser campeão. Não há competência que dê certo sem sorte.

    Responda a este comentário

  10. Rafael B.
    10/03/08 - 12:41

    Sabe o quê é Robinson?

    Uma hora, “sem sorte não atravessa a rua”, outra hora “sorte é ladainha”.

    A incoerência impera no Blá blá Gol ultimamente.

    Responda a este comentário

  11. Serginho Valente
    10/03/08 - 12:52

    Não dá pra justificar quase 20 anos de carreira medíocre com o azar.
    O Massa está indo pelo mesmo caminho, e até agora não mostrou nada que o diferencie na categoria. Tomara que isso mude, mas a cada temporada a esperança nele diminui.

    Responda a este comentário

  12. Victor
    10/03/08 - 12:55

    ????

    Robinson claramente argumenta que a sorte é essencial na F1 e serve como argumento para um piloto não ter sido campeão de F1.

    Serginho argumenta que falar em falta de sorte é ladainha.

    Onde está a incoerência?

    Responda a este comentário

  13. Victor
    10/03/08 - 13:02

    Em tempo,

    Eu concordo com a opinião de Serginho. Temporadas com 16, 17 provas… várias temporadas…
    F1 é talento, competência, trabalho e engenharia.
    Quebra muitos carros pilotos que tem “pé-pesado”. Ser rápido depende do feedback passado para os engenheiros que culminarão nos acertos do carro e na própria elaboração dos desenhos.
    É por aí que se elabora estratégias de corrida, onde requisito fundamental (por mais óbvio que seja) é levá-lo inteiro até o fim da corrida.
    Piloto que quebra = piloto mediano.
    Piloto desclassificado = piloto sem controle emocional.

    Responda a este comentário

  14. Rafael B.
    10/03/08 - 13:15

    Porra Victor, fazendo-se de burro novamente??

    Pra quem muda de opinião toda hora é normal não existir tal incoerência.

    Em outros posts Serginho afirma: “sem sorte não atravessa a rua”, agora diz que “sorte é ladainha”.

    A incoerência é essa. Robinson não tem nada com isso.

    Responda a este comentário

  15. anderson paiva
    10/03/08 - 13:23

    U filipi massa vai ser campeaum qq dia desses.

    Responda a este comentário

  16. Serginho Valente
    10/03/08 - 13:55

    Anderson Paiva deveria ensinar interpretação de texto ao coitado Rafael B.

    Responda a este comentário

  17. Rafael B.
    10/03/08 - 14:45

    Se vai ser campeão eu não sei, mas compará-lo ao Rubinho é demais.

    Interpretação Serginho Valente?
    Vc não tem nem opinião formada se a sorte é importante ou se é desculpa pela falta de.

    Vc quer mesmo falar de interpretação??

    Responda a este comentário

  18. Vitor
    10/03/08 - 15:09

    Como sempre vou acompanhar a temporada… Mas vai ser difícil igualar o ano passado…

    Não acho o Raikonnen tão superior assim ao Massa… Acho que ele tem a vantagem de ser um pouco mais experiente (e de agora ser campeão do mundo). Mas ele tem um problemão, que o Mika Hakkinen também tinha (vai ver é mal de finlandês): É PÉ-FRIO!!! E do jeito que acabou o campeonato passado, a sorte que ele tinha já foi usada até 2074!!!

    O Rubinho é esforçado, mas é fraquinho coitado.. Ainda assim acho que o Massa tem muito o que provar pra haver uma comparação…

    Veremos o que esperar do novo Piquet…

    Que saudades do Senna…

    Responda a este comentário

  19. Serginho Valente
    10/03/08 - 16:15

    Tão burrinho coitadinho…

    Responda a este comentário

  20. Rafael B.
    10/03/08 - 16:20

    Serginho, não acho Vitor tão burro assim. Os comentários dele são bem mais coerentes que os seus.

    Responda a este comentário

  21. Vitor
    11/03/08 - 12:40

    hauhauhauhauahuhauha isso é que dá meter a colher em briga de marido e mulher… Me pegaram no fogo cruzado!!!

    Responda a este comentário

  22. Reginaldo
    12/03/08 - 10:42

    Aproveitando que a temporada 2008 da Fórmula irá começar nesse final de semana, li essa matéria e estou te repassando por citar todos os pilotos brasileiros que já disputaram a Fórmula 1.
    Abraços
    Reginaldo

    http://www.oragoo.net/quantos-pilotos-brasileiros-ja-correram-na-formula-1/

    O Brasil já teve 28 pilotos na Fórmula 1, levando em conta a estréia de Nelson Ângelo Piquet (foto), filho do tricampeão Nelson Piquet, no GP da Austrália de 2008, pela Renault.

    O primeiro brasileiro a disputar um GP foi Chico Landi, que disputou seis corridas entre 1951 e 1956 e foi também o primeiro a pontuar, ao chegar em quarto no GP da Argentina de 1956, sua última prova na categoria. Ao todo, os brasileiros conseguiram oito títulos mundiais (com três pilotos), 93 vitórias (com seis pilotos) e 118 poles (com seis pilotos). Dos 27 que já correram, dez jamais marcaram pontos. Confira a lista, com os pilotos em ordem alfabética:

    Alex Dias Ribeiro
    Antonio Pizzonia
    Ayrton Senna
    Chico Landi
    Chico Serra
    Christian Fittipaldi
    Cristiano da Matta
    Emerson Fittipaldi
    Enrique Bernoldi
    Felipe Massa
    Fritz d’ Orey
    Gino Bianco
    Hermano da Silva Ramos
    Ingo Hoffmann
    José Carlos Pace
    Luciano Burti
    Luiz Bueno
    Mauricio Gugelmin
    Nelson Ângelo Piquet
    Nelson Piquet
    Pedro Paulo Diniz
    Raul Boesel
    Ricardo Rosset
    Ricardo Zonta
    Roberto Moreno
    Rubens Barrichello
    Tarso Marques
    Wilson Fittipaldi

    Responda a este comentário

  23. Rafael B.
    12/03/08 - 11:56

    Hehehe… maneiro.

    Se juntar todos os brasileiros em termos de vitórias dá quase um Shumacker.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário