Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

A relevância dos Estaduais

February 19th, 2011 por | Categorias: Botafogo, Estaduais, Flamengo, Fluminense, Vasco.

Apesar de finalista da Libertadores de 2008, Sulamericana de 2009 e Campeão Brasileiro em 2010, o Fluminense tem tido participações débeis nos campeonatos fluminense.

Soma-se à figuração do tricolor, o Vasco da Gama que anda débil em qualquer campeonato e ficam como protagonistas cariocas apenas Botafogo e Flamengo.

Excetuando-se a edição anterior do campeonato fluminense quando o Botafogo levou ao vencer os dois turnos, as edições anteriores registaram três finais consecutivas entre o Glorioso e o Urubu, isso para não dizer que antes desta série, o Botafogo fora o campeão estadual.

Cavadinha de Loco Abreu contra Bruno Microcéfalo em final de Taça Rio acirrou a rivalidade

Tal predomínio de Flamengo e Botafogo dentro de casa induz naturalmente a forma com que as pessoas observam o clássico, não é para menos o que o recém-chegado Felipe falou sobre o clássico da semifinal de domingo:

Para nós seria interessante que tivesse sido logo depois do jogo contra o Murici. Mas tivemos de esperar um pouco mais. Nos últimos anos, a rivalidade entre Flamengo e Botafogo tornou-se a mais forte no Rio. Agora é decisão. Durante a fase classificatória, você podia errar ou perder que dava tempo de recuperar. Agora é um degrau importante para tentar a vaga na final.

Não há objeção alguma a fazer na ideia de Felipe, mesmo com os resultados do Fluminense fora do Estadadual, o tricolor está alijado da festa caseira, e só irá recuperar fazendo frente aos dois rivais em âmbito doméstico.

Ao Vasco da Gama, também cabe pensar em vencer um Estadual à frente de outras competições, afinal, o cruzmaltino não foi alijado do posto de protagonista pelo Botafogo pelos resultados do Glorioso Brasil afora.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

247 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

247 Comentários para “A relevância dos Estaduais”

  1. Sancho
    19/02/11 - 13:31

    Aqueles que repetem o mantra “Os Estaduais não valem nada”, o fazem na esperança que um dia isso se torne verdade. Hoje, ainda não é.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Parte dos que criticam (como eu, assumo), critica a atual fórmula de algum deles.

    Na minha opinião, se o número de clubes que disputam a competição fosse menor e os estaduais ainda fossem usados pra definir vagas para outras competições (como a Copa do Brasil, como era durante até a metade dos anos 90) teria mais atrativo.

    Como eu falei, esta é a minha opinião. Ninguém precisa concordar com ela.

    Responda a este comentário

    Taís

    Sancho, concordo com vc.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Sancho, eu tb concordo com vc.

    “Aqueles que repetem o mantra “Os Estaduais não valem nada”, o fazem na esperança que um dia isso se torne verdade. Hoje, ainda não é.”

    Pra mim quem quer o fim dos estaduais, sao os que tem estaduais fodidos, como MG e RS. Como SP e RJ nao possuem essa realidade, os estaduais continuam… No dia que RJ e SP entenderem que os estaduais sao desnecessarios, mesmo que MG e RS achem o contrario, eles acabarão.

    Responda a este comentário

  2. Sancho
    19/02/11 - 13:33

    Baú do BBG:

    Tiago Cardoso
    8/12/09 – 9:53

    A verdade é só uma, o Clube dos 13 ACEITOU a intervenção da CBF pelo mesmo argumento levantado no texto, DINHEIRO!!! Queriam disputar a Libertadores e queriam levar as vagas no queixo, na virada de mesa, na moral, a CBF então pra não entregar de mão beijada propos o cruzamento e os CLUBES ACEITARAM por hora prentendo no final virar a mesa!!!

    Isso é justo?? Vocês acham que realmente o Flamengo merece o caneco?? Ele (e todos os outros) aceitou uma formula visando a LIBERTADORES pensando que no final ia virar a mesa e o que FOI ACORDADO FOI MANTIDO…

    Façam-me o favor, vão catar coquinho, uma das poucas vezes que a CBF tem um ato digno e decente de manter o que foi firmado não apenas com os clubes do “modulo verde” ou elite, mas tambem com o modulo amarelo e todos criticam!!!

    Vocês ou você que escreve esta materia deveria ter vergonha do que escreveu!!

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    O urubu nao entende o que é manter o acordado… tanto é que sua historia tem alguns WOs. Todos com medo de tomar porrada.

    Responda a este comentário

  3. Gaburah
    19/02/11 - 13:47

    Eu acho Estadual um troço muito bacana, mesmo que na verdade sirva como pré-temporada de luxo para as grandes competições do ano (apesar do que, Libertadores e Copa do Brasil começam praticamente ao mesmo tempo). Mas pra mim a tradição fala muito alto. São torneios eternos, que sempre existiram e deram brilho aos clubes, em tempos imemoriais quando não existia Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil, Sulamericanas, etc…

    Não sei nos outros estados, mas no Campeonato Fluminense a gente só tem a real noção da importância do torneio quando começam as semifinais. Decisão de turno então (TG e TR) tem quase status de título.

    Os zé manés que desvalorizam o Estadual deviam pelo menos ter a vergonha na cara de não comemorar quando seu time conquista o título. Esse tipo de demagogia é que me irrita.

    *****

    Em Santa Catarina, o Estadual é uma droga. Cheio de timecos, fraco pra caramba. Mas nas finais a galera se empolga, mesmo que o título fique entre Chapecoense ou Joinville.

    Responda a este comentário

    saulo

    Independente da tradição, o campeonato precisa ser atraente e interessante ao público. Ninguém tem mais paciência de ver o seu time do coração e saber previamente do resultado da partida. Essa fórmula saturada e cheia de clubes pequenos esgotou, o nível técnico a cada ano cai. São muitos clubes e pouca estrutura para receber os quatro grandes, podemos ver isso no veto aos estádios do América, Bangu…não é de surpreender o descompromisso do Fluminense e outros clubes participantes da Libertadores. E uns gaburah´s da vida não entendem o desprezo da minha pessoa em relação aos títulos insignificantes do Joel.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    O nível técnico a cada ano cai? Eu não vejo isso. Mesmo que timidamente, vejo os pequenos cada vez mais estruturados e com campanhas melhores mesmo apesar de todas as dificuldades. Qual a fórmula encontraram para isso eu não sei, mas equipes como o Duque de Caxias, o Nova Iguaçu e o Boavista estão aí pra não me deixar mentir.

    Quanto aos estádios dos pequenos, sou favorável ao veto para aqueles que não apresentam condições de receber as equipes e muito menos as torcidas – como Edson Passos, p.ex. O que eu sou terminantemente contra é o alijamento dos pequenos em jogar em casa contra os grandes.

    Eu entendo o seu desprezo pelo Joel. Não tô nem aí pra isso. O que eu não entendo é como uma pessoa pode meter tanto o malho nos estaduais e se sentir no direito de comemorar eventuais resultados. Isso sim os Gaburah’s da vida não entendem, mas não só em relação à sua pessoa.

    Responda a este comentário

    Taís

    Eu tb não vejo o nível técnico cair, Saulo…
    Vc há de convir comigo que este ano temos temos 2 técnico de ponta disputando o Carioca (Muricy Ramalho e Luxa), e se ativar sua memória vai lembrar que nos últimos anos tivemos jogadores de ponta em campo, defendo os times em Estaduais.

    Sua opinião pessoal não deve simplesmente falar mais alto, pense nisso.

    A tradição do Campeonato Carioca é impressionante, emociona. Eu, por puro bairrismo vou dizer ainda, que o Carioca é o Estadual mais charmoso do Brasil.

    Os clássicos mostram que não estou equivocada. Os escândalos de arbitragem, os personagens antigos e novos tb não, e a repercussão nacional do mesmo falam por si…

    Já vi o Olaria, há alguns anos golear o Fla, o Resende despachá-lo, o Boa Vista golear o Fogão, bem como assumo que somos fregueses da Friburguense.
    Aliás, não é tão fácil PRA NENHUM DOS 4 GRANDES vencer dos times menores do Rio.

    A sua opinião pessoal sobre o Joel é algo que não me importa, mas no final das contas não venha falar mal, que ele só ganha Estadual, ou que o Botafogo só ganhou o Estadual pq é um campeonato segunda linha, morto, tampouco mandar “chupa fulano” quando o seu time vence. Simplesmente não assista o campeonato nem comente aqui essas coisas, já que pra vc o campeonato em tela é IRRELEVANTE, SEM GRAÇA E SEM IMPORTÂNCIA.

    Responda a este comentário

    saulo

    O fato do Boa Vista, Nova Iguaçu e Duque de Caxias terem feito boa campanha, não significa absolutamente nada. A fórmula é feita para os quatro grandes se enfrentarem e este ano coincidiu do Vasco tropeçar nas três primeiras rodadas. O nível é fraco e pior com esse inchaço. A falta de público é o reflexo dessa desmoralização.
    Em relação aos estádios dos clubes pequenos, nenhum deles segundo o laudo do corpo de bombeiros e defesa civil apresentaram condições para receber um grande público. Com exceção do Macaé. E o Resende nunca teve estádio e manda seus jogos em Volta Redonda. É infundado essa argumentação de alijamento.
    O meu desprezo ao Joel é muito em função da hipervalorização infundada sobre sua fama. Não teve nenhum título significativo, a imprensa carioca é condescendente e muitos jornalistas são verdadeiros baba-ovos oficiais. A própria imprensa Sul Africana ironizou como o senhor “Ninguém”. E minha opinião sobre os estaduais é a mesma, um baita “me engana que eu gosto” e não serve de parâmetro a nada. Nunca afirmei que ninguém deva comemorar, apenas não deve iludir pela fragilidade da competição e mascara os problemas do time.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Nenhum grande passou por nenhum pequeno com facilidade. A fraca campanha do Vasco não desmerece a dos demais.

    O alijamento a que me refiro – e explico pra você que foi o único a não entender isso – é aquela decisão de outros anos em que os grandes tinham mando de campo em todos os jogos contra os pequenos. Uma tremenda covardia com os pequenos, além de afundar ainda mais as finanças dos mesmos. Em 2011, a situação é diferente. Os pequenos podem jogar em casa contra os grandes desde que seus estádios apresentem condições para tanto. Se não apresentam (como Edson Passos), que não seja utilizado. É a diferença entre as situações, captou?

    Joel X Saulo, passo longe.

    Responda a este comentário

    saulo

    Captei sim, apenas Volta Redonda e Macaé tem condições segundo a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

    Responda a este comentário

    Vitor

    Os times pequenos do interior estão nitidamente melhores a cada ano, com os investimentos cada vez maiores das prefeituras e dos comerciantes locais.

    É só comparar com as campanhas de América e Bangu, times da capital que não contam com esse privilégio.

    Volta Redonda e Macaé possuem ótimos estádios (conheço ambos), utilizados corriqueiramente por Fla e Flu…

    Pra variar, Saulo falando merda…

    Responda a este comentário

    saulo

    Não disse nenhuma merda, apenas você mesmo confirmou minhas afirmações.

    Responda a este comentário

    Taís

    Saulo calado é um poeta e precisa com urgência de aulas de interpretação de texto e raciocínio lógico, começando por textos que ele mesmo escreve.

    Responda a este comentário

    saulo

    Esses times pequenos do interior cada vez “melhores” é apenas impressão. É claro que o Fluminense não prioriza o estadual e tem todas as razões para tal. Ser campeão da libertadores dá visibilidade enorme e garante vaga no mundial da FIFA. E a preparação desses times estão bem mais adiantadas no aspecto físico e não disputam nenhuma outra competição. Portanto, o desgaste é menor. Não acredito que mantenham esse mesmo desempenho na Taça Guanabara.

    Responda a este comentário

    Taís

    JOEL X SAULO = ARANHA X BELFORT
    Saulo cai, fácil!

    Responda a este comentário

    Sancho

    … fórmula é feita para os quatro grandes se enfrentarem…

    O Campeonato Carioca foi feito para TURISTAS! Turista quer clássico e estádio cheio. O RS, que não tem nenhum, não entendeu e copiou (piorou) o modelo…

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Acho que o charme do Campeonato Fluminense é justamente a tradição de sempre ter acontecido em dois turnos, dando relevância a cada um deles. Não sei até que ponto o fato de já terem existido dois campeonatos estaduais (Guanabara e Carioca) valorizou cada Taça.

    O fato é que apesar de todas a mazelas, o Campeonato do Rio de Janeiro é sim o mais charmoso do Brasil. O Paulista, com todo seu dinheiro e investimento, apenas sonha em ser o que o Cariocão sempre foi. E no RS e demais estados a fórmula pode ser copiada e tal, mas (vou usar a palavra de novo pois é a mais adequada) a tradição sempre vai falar mais alto.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Me refiro as finais de cada Taça, Gaburah. No mais, retira o tempero localista e concordo com tudo…

    Responda a este comentário

    Sancho

    Quero dizer, exceto o fato de a fusão não ter nada que ver com o fato de se ter duas taças. A Taça Guanabara, salvo melhor juízo, foi criada para determinar o representante do estado na Taça Brasil.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Sim, nessa época sim. Mas depois disso optou-se por não extinguir as duas Taças do campeonato estadual do Rio. Pra mim esse foi o grande pulo do gato: diminuiu-se o papel da Taça Guanabara, porém não se diminuiu sua importância.

    Além disso, acredito que nos outros estados o fato de a decisão da maioria dos estaduais ser bipolarizada prejudica o apelo do campeonato (pura teoria minha): em MG, só dá Cruzeiro ou Galo; no RS, Inter ou Grêmio; na Bahia, Vitória ou Bahia. São Paulo é chato e ponto. Paraná, Santa Catarina, Goiás e demais são neófitos, então nem entram nesse juízo.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Paulistão sempre teve seu jeito próprio, seu TÔNUS, na década de 70 chegou a haver boicote de clubes paulistas ao Brasileirão por este ser mais insignificante perante o estadual. Em suma: o BRASILEIRÃO ATRAPALHAVA O PAULISTÃO, ESSA É A REAL. Até a Portuguesa já boicotou Brasileirão, tamanha a fodeza do Paulistão na época.

    O tônus é INTERIOR FORTE, muitos jogos, muitos MESMO e 3 turnos… pena que não dá mais esse modelo, mas no auge era assim. Hoje, com poucas datas, fica IMPOSSÍVEL fazer uma coisa épica como era antes.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Eu mandei para o Victor uma sugestão de Campeonato Estadual para o Rio, só para mostrar como o atual é ruim.

    Mantém a idéia de torneio para turista, inclui os dois turnos com Taça Rio e Taça Guanabara, volta as origens com um campeonato carioca e outro do interior, deixa os 16 clubes, e garante finais sempre.

    Comparações

    Hoje: disputados 6 clássicos garantidos (pode chegar a 14).
    Sugestão: disputados 12 clássicos (pode chegar a 16).

    Hoje: cada clube grande disputa 3 clássicos garantidos (pode chegar a 9).
    Sugestão: cada clube grande disputa 6 clássicos garantidos (pode chegar a 9).

    Hoje: disputado em 21 rodadas (pode reduzir a 19)
    Sugestão: disputado em 18 rodadas (pode reduzir a 17)

    O Victor sumiu com o torneio, ficou de passar ao Bender, mas até agora não obtive resposta. O pior é que limpei o computador e a fórmula foi junto…

    Responda a este comentário

    Taís

    O Paulista, com todo seu dinheiro e investimento, apenas sonha em ser o que o Cariocão sempre foi. [2]

    O sonho em SP é que o Paulistão se torne um Super Bowl. Fica algo forçado, sem graça…

    Saulo só fala merda, impressionate.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    “O Paulista, com todo seu dinheiro e investimento, apenas sonha em ser o que o Cariocão sempre foi.” [3]. PERFEITÁSSO!

    Taís, se tiver interesse em mais informações, dá uma olhada nesse link pra ver algumas consideraçoes daquele processo, ditas pelo cara que era o réu.

    Link: http://www.casaca.com.br/home/2011/02/19/autoexplicativo-2/

    Responda a este comentário

    Taís

    Sim, muito perfeito mesmo!
    Obrigada, Andre. Vou olhar o link mais tarde.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Bem que poderia, se lográssemos a Independência futebolística do país.

    O formato de MAIS DE 50 JOGOS seria explorado ao máximo.

    Mas com esse calendário, não dá mais. Só deu até 1984, por aí.

    Responda a este comentário

  4. Gaburah
    19/02/11 - 13:53

    Baú do BBG:

    FODA-SE SAULO

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Sei não, viu. Muito conveniente ter saído justo este comentário. hehehehehehehehe…

    Responda a este comentário

    Taís

    Ainda não vou mandar o FODA-SE SAULO. Vejam bem, ainda não.

    Responda a este comentário

  5. Yuri
    19/02/11 - 17:13

    Apesar de finalista da Libertadores de 2008, Sulamericana de 2009 e Campeão Brasileiro em 2010, o Fluminense tem tido participações débeis nos campeonatos fluminense.

    vem justamente daí a ideia do prestígio do Flu na FERJ ser menor que na CBF. e isso não foi uma conclusão minha, como pareceu da primeira vez que disse isso, mas sim de um indignado torcedor do Fluminense.

    Responda a este comentário

    Douglas

    Yuri, com todo o respeito, mas você não acompanhou as arbitragens do brasileiro nos jogos do Flu nos últimos anos. Ao menos, é o que parece.

    Responda a este comentário

    Douglas

    O Flu é um time nanico para arbitragens e mídia.

    Aliás, ainda sobre arbitragens, justiça seja feita: no plano nacional, o Fla – queridinho dos árbitros da federação – , não tem tido vida fácil com os juízes no Brasileirão. Há três anos que é mais prejudicado do que ajudado. Sinal dos tempos.

    Responda a este comentário

    Bender

    O Flu é um time nanico para arbitragens e mídia.

    01

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Mas que cão mais simpático! A cara do “Cão arrependido” do Chaves… hehehehehehe

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Pra quem não se lembra:

    “Volta o cão arrependido
    Com suas orelhas cansadas
    Com seu osso roído
    E com o rabo entre as patas…” (BOLAÑOS, R.G., década de 1970)

    Responda a este comentário

    thiago

    o verso de repete 47x…hehhehehe

    Responda a este comentário

    Matheus

    Uma das melhores fotos da HISTÓRIA do BBG.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Uma das melhores fotos da HISTÓRIA do BBG. [2]

    Responda a este comentário

    Yuri

    como disse, quem MO disse isso foi um torcedor do Flu.

    claro que não acompanhei. Cada um, na real, só acompanha MESMO, a ponto de lembrar de erros, seu próprio time. Ninguém (a não ser Juca Kfouri) assiste jogos simultâneos.

    mas dá prá ter BASE.

    Responda a este comentário

  6. Lincoln
    19/02/11 - 18:23

    Bela partida do time de saquarema

    Responda a este comentário

  7. Sancho
    19/02/11 - 18:24

    Papai Joel sabe muito. Empatou com o Macaé e escapou de pegar o Boavista!

    P.S.: ZEEEEEEEEEEEEEEEIROOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

    Responda a este comentário

  8. Gaburah
    19/02/11 - 18:30

    Aguardemos o post tricolor.

    TODOS os méritos ao time do Boavista.

    *****

    Quem assistiu via PFC deve ter dado muita risada ao ver o amigo Dr. Bruno em campo pelo time de Saquarema. Figuraça e pé-quente!

    Responda a este comentário

    Taís

    Valeu Boa Vista!
    Mereceu!

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu não vi o jogo. Dois aniversários ontem (em um deles encontrei até com um antigo colunista vascaíno aposentado. Falamos sobre futebol da época do cara – muito mais velho que a gente – foi bem legal).
    Se alguém quiser tecer de forma “mais elaborada” sobre a partida, fique à vontade.

    Dr. Bruno deve estar em êxtase. Mandei mensagem e liguei mas não atende. Ia pedir para ELE escrever o post, ainda mais que a figuraça, tricolor fanático, deve ter passado pela insólita situação de ter explodido de alegria ao fim das penalidades.
    Nos anos anteriores com o Duque de Caxias na Segundona bem, e agora levando o Boavista próximo ao titulo estadual. Dr. Bruno vem consolidando a carreira para destronar Joel do posto de Rei do Rio.

    ****
    No churrasco onde se encontrava o antigo colunista vascaíno aposentado, conversava com os tricolores Alface e Jota que um jogo desses, a única emoção que um tricolor poderia sentir é se desse merda na partida. A glória na vitória inexistiria.
    Foi o que aconteceu.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Comentário estupefato: EU JURAVA QUE DR. BRUNO ERA BOTAFOGUENSE!

    Responda a este comentário

    Lincoln

    quem diabos é Dr. Bruno?

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    quem diabos é Dr. Bruno? [2]

    Responda a este comentário

    Yuri

    quem diabos é Dr. Bruno? [3]

    vai dizer que o goleiro tirou diploma de ensino superior no cárcere???

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    quem diabos é Dr. Bruno? [4]

    Yuri, imposssível ser o mesmo…

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Desconsiderar o comentário anterior. E o dito cujo se apresentou logo abaixo…

    Responda a este comentário

    Bruno Pinheiro

    BOA NOITE PARA TODOS!

    REALMENTE PARTICIPAR DESTA COMPANHA VITORIOSA ESTÁ SENDO MUITO BOM.
    o BOAVISTA POSSUI NÃO SÓ UMA BOA EQUIPE DENTRO DE CAMPO, MAS TAMBÉM FORA DELA. NOSSO OBJETIVO NESTE ESTADUAL FOI DE SERMOS REALMENTE COMPETITIVOS E ACREDITO QUE CONSEGUIMOS.
    TENHO NO DEPARTAMENTO MÉDICO UMA EQUIPE INTEGRADA COM TODOS OS OUTROS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA PERFORMANCE DOS ATLETAS E TAMBÉM COM O TREINADOR E SEUS AUXILIARES. ACREDITO QUE QUALQUER UM QUE TENHA ACOMPANHADO O CARIOCA 2011 E VIU NOSSO BOM DESEMPENHO DEVE IMAGINAR O ESFORÇO FEITO PARA CHEGARMOS À FINAL DA TAÇA GUANABARA.

    GDE ABÇ AOS AMIGOS DO BLÁ BLÁ GOL
    BRUNO

    Responda a este comentário

  9. Paulo Pimentel
    19/02/11 - 18:54

    Modo ironia pragmática:
    Muricy fez o que dele se espera. Entregou o jogo e o campeonato e vai se dedicar de corpo e alma ao título que realmente vale a pena para o Flu este ano.
    Isso não quer dizer que não valorizo o estadual, mas o Flu tem alvos mais nobres a conquistar.

    Responda a este comentário

    Taís

    Então boa sorte ao Flu.
    Apenas acho que um dos grandes ensinamentos da vida é: “nunca mesnospreze”.

    Responda a este comentário

    Douglas

    É verdade. Esqueci que Muricy é o rei da Libertadores.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    A dúvida que fica é: Será que o time vai jogar como jogou ontem na quarta-feira?

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Estava divagando sobre o Muricy e os técnicos mais racionais versus técnicos mais emotivos.
    Não sei se faz sentido mas a dificuldade que o Muricy parece apresentar em mata-mata, ao contrário da facilidade com que lida com o modo pontos corridos pode estar na sua racionalidade.
    Acredito que no modo mata-mata técnicos mais emotivos, a lá Felipão, tendem a ser mais vitoriosos.
    Com esse raciocínio poderia prever um desfecho ruim para o Flu e Cruzeiro do Cuca e um melhor resultado para Inter do ROth e Grêmio do Renato na Libertadores. Não conheço o estilo do Adilson Batista.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Não, não se engane em relação a Celso Roth. Aquele título do ano passado foi um aborto.

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Eu não me engano.
    Na minha teoria um bom treinador para torneios mata-mata é o que não sabe a diferença de chuchu pra abacate, mas desfibrila com competência.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    De certo modo, fico com uma leve impressão de que Muricy Ramalho é um Celso Roth com muita grife…

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Não, neste caso o problema é outro. A partir desta fase, o campeonato é eliminatório (ou no popular, o mata-mata).

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Paulo, nesse sentido, apesar de não gostar do Luxemburgo, concordo com uma teoria que vi numa entrevista dele. A mesma dizia que, mesmo tendo uma competição mais importante/interessante do que outra, não se deve menosprezar qualquer tipo de competição, visto que a torcida quer títulos, não importa qual seja. Não me lembro onde li a entrevista em que ele disse isso, se no Lance!, no Marca, ou na última Revista do Flamengo, mas não discordo dessa teoria. Como exemplo da mesma, citou o ocorrido em 2008, quando treinava o Palmeiras na reta final do Paulistão e brigando por vaga na Copa do Brasil, mesmo a segunda sendo mais importante, ele privilegiou a primeira sob a justificativa da falta de títulos do clube. Objetivo conseguido. Só se concentrou na Copa do Brasil depois da conquista ( e, pra variar, se danou).

    Responda a este comentário

  10. Sancho
    19/02/11 - 18:57

    A propósito: só acha que pênalti é loteria quem perde…

    Responda a este comentário

    Taís

    Pois é. Não é fácil pra ninguém.

    Responda a este comentário

  11. saulo
    19/02/11 - 23:49

    Podemos dar um péssimo exemplo do esgotamento do atual modelo dos estaduais sem o menor atrativo aos grandes clubes: http://www.lancenet.com.br/internacional/Inter-perde-penaltis-fora-Gauchao_0_430157076.html

    Responda a este comentário

    Sancho

    O detalhe é que houve protesto da torcida, e a direção já anunciou que tomará providências. A crise só não bateu forte, mesmo, porque há a segunda taça, e o time ainda pode ser campeão…

    Responda a este comentário

    Yuri

    já tomou, hehe

    http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27740444

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Saulo, o seu conceito de esgotamento do estadual é quando um grande perde?

    Responda a este comentário

    saulo

    O conceito de esgotamento do estadual é um campeonato inchado, fraco, baixa audiência e estádios vazios

    Responda a este comentário

  12. Andre Bona
    20/02/11 - 11:14

    Estaduais nao sao apenas importantes. Eu diria que eles são FUNDAMENTAIS na estrutura do futebol brasileiro. acabar com os estaduais significará reduzir drasticamente a quantidade de clubes no brasil. E eu nao acho isso bom. Nesse caminho, viraremos uma Italia da vida, com 4 times fortes, o resto lixão.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Eu ainda penso no aspecto psicológico dos Estaduais para os times. Times que iniciam bem no regional sempre tem um início (pelo menos) de Brasileirão mais tranquilo que os demais.

    Um time como o Vasco, por exemplo, começa o Brasileiro com uma pressão absurda – salvo alguma grande mudança ou a sorte de o time se encaixar de uma hora pra outra.

    O Fluminense pode não vir bem no estadual, mas tem obtido resultados expressivos em outras competições do primeiro semestre – o que sempre deixa o tom da crítica mais baixo. Porém é visível que a situação já incomoda torcida e dirigentes, pois de uma maneira ou de outra é terrível para um time ficar tomando pau em qualquer campeonato que seja. Como o Campeonato Fluminense é permeado por forte rivalidade entre os times, a falta de resultado cataliza a insatisfação.

    A situação também pode ser inversa, caso do Botafogo em 2009 e do framengo em 2010, anos em que fizeram bons estaduais porém tiveram campanhas ridículas no BRão. Nesse caso, frustrou-se a expecativa de boa campanha.

    Não sei se consegui me fazer entender, porém resumindo é isso: salvo percalços, o Estadual meio que dá o tom da campanha dos times para o resto do ano (usei o exemplo dos times do RJ, porém acredito ser extensivo ao resto do país).

    Claro, isso em estaduais relevantes, pois não adianta p.ex. o Figueirense fazer uma campanha brilhante no Catarinão, invicto e com um saldo de um milhão de gols, que a expectativa para o Nacional vai ser a mesma: levar cacetada.

    Responda a este comentário

    Taís

    Eu concordo, Gaburah.
    Concordo tanto que nem vou copiar o texto e colocar [2] nos colchetes, pq o texto que vc escreveu é grande.

    Mas há sempre quem se ofenda, além de falar merda.
    Aguarde que com certeza vem comentário por ai.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Mas, Gaburah, em muitos casos, o Estadual é o objetivo por si só. Nao precisa ser visto como etapa inicial de nada. Conquistar o estadual é importante.

    Acho que os estaduais menos importantes do Brasil sao RS e MG. Uma posição dificil pelo seguinte: RJ e SP possuem disputa entre grandes, visibilidade e interesse. E os campeonatos SE, RN, PA, ES, entre outros, sao muito importantes para os clubes que o disputam. Aliás, sao o que há de mais importante.

    Para RS e MG, isso nao ocorre. Nao vale nada. Nem pros campeoes. Foda isso.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Mas, Gaburah, em muitos casos, o Estadual é o objetivo por si só. Nao precisa ser visto como etapa inicial de nada. Conquistar o estadual é importante.

    Concordo totalmente. Minha opinião se refere ao pós-estadual. Tanto é assim que no fim-do-ano, na hora em que todo mundo faz o balanço, sempre vem aquela: “Fomos campeões estaduais”. O título tem peso.

    Quanto a MG e RS, tens um ponto de vista interessante. Times do Nordeste devem disputar o seus estaduais com a vida, já que é praticamente o único torneio importante que disputam. A foda é que tem estaduais que ficam no limbo disso aí, tipo Santa Catarina, Paraná e Goiás. São os mais inexpressivos de todos.

    Responda a este comentário

    Sancho

    VALE, Bona! Vale! Aqui, no Rio Grande, vale.

    Primeiro, experimenta PERDER para ver o que acontece. Segundo, repara na festa do campeão.

    Eis os últimos 5 títulos:
    2010, Grêmio Campeão – Grêmio 0-1 Inter
    2009, Inter Campeão – Inter 8-1 Caxias (sem final, o vice foi o Grêmio)
    2008, Inter Campeão – Inter 8-1 Juventude (o Juventude nunca mais se refez do baque)
    2007, Grêmio Campeão – Grêmio 4-1 Juventude
    2006, Grêmio Campeão – Inter 1-1 Grêmio

    Só por curiosidade, os últimos campeões estaduais que não Grêmio ou Inter foram:
    2000 – Caxias
    1998 – Juventude
    1954 – Renner
    1939 – Riograndense

    Em compensação, os últimos vice-campeões que não Grêmio ou Inter foram:
    2008 – Juventude
    2007 – Juventude
    2005 – 15 de Novembro
    2004 – Canoas (como Ulbra)
    2003 – 15 de Novembro
    2002 – 15 de Novembro
    2001 – Juventude

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Entao Sancho, quem é contra os estaduais?

    Vamos pontuar aqui?

    1- Bona – a favor dos estaduais hoje e sempre.

    Responda a este comentário

    Victor

    2 – Victor – a favor dos estaduais e cada vez mais incomodado com o papel de coadjuvante do Fluminense.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Só uma observaçao Vitor: desde que a Globo passou a transmitir, o urubu tem a supremacia (do periodo)… que coincidencia…

    Responda a este comentário

    Gaburah

    3 – Gaburah – a favor dos estaduais hoje e sempre. E sempre prestando atenção nos pequenos.

    Responda a este comentário

    Sancho

    4 – Sancho, fervoroso defensor dos estaduais! O que não me impede de achar que os dirigentes estão acabando com eles…

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    5 – Jorge Caldas – defensor dos estaduais e da eterna rivalidade entre os grandes locais. Aos opositores: O q vcs acham melhor: vencer um ASA de Arapiraca da vida na Copa do Brasil ou o seu maior rival no Estadual?

    Responda a este comentário

    thiago

    6 – Thiago – defensor dos estaduais com apenas 12 clubes.

    Responda a este comentário

    Yuri

    7- Yuri, the Legend – defensor dos estaduais por passionalismo e tradição, mesmo sabendo que meu clube seria beneficiado e muito se copiássemos a Europa.

    Responda a este comentário

    Bender

    8 – Bender, defende os estaduais desde que Serginho era novo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    5 – Matheus, antigo defensor da falácia sauloniana-kfouriana. Hoje, defensor dos estaduais e torcendo por um fortalecimento dos times pequenos de MG.

    Responda a este comentário

    thiago

    ihh…Mathaaus…engoliste uma bela de uma barrigaaa

    Responda a este comentário

    Victor

    Também penso a mesma coisa que Bona para o Campeonato Carioca (e não tanto para o Campeonato Fluminense).
    Para os times da capital, ele vale por si só e isso é suficiente, em qualquer fórmula que se dispute.
    Em si eu nem gosto muito desse tipo que vem sendo disputado, mas admito que fica compatível com a cada vez mais constante presença de times do RJ na Libertadores (campeonato que eu gostaria de ver a importância reduzida ao contrário do que ocorre[*])

    Entendi que você alude que o Estadual acaba tendo influência no início de participação do time no Brasileirão (ainda que isso lá na frente não concretize em bom resultado só por uma boa participação no Estadual) mas eu não estou convicto disso.
    Todavia, ao contrário de Saulo Mauricio Prado, não vejo sentido em taxar o campeonato de “Me Engana Que Eu Gosto” (termo cuhado para explicar os fracassos do Flamengo fora dos Estaduais apesar de vencer por aqui), porque como entendo, o Campeonato Fluminense fala por si só, e não essa besteira que é uma Pré-Temporada.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Eu acho que o campeao brasileiro deveria fazer um triagnular incluindo o campeao do RJ e o campeao da Libertadores, pra definir o participante no mundial da FIFA.

    Trollagem… aprendi hoje… rs…

    Responda a este comentário

    Victor

    Lamento te decepcionar, mas você não tem características de Troll.

    No máximo pode ser acusado errôneamente de, mas não tem características nem de longe.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Hehehee… nao tenho noçao exata do significado do termo ainda… na pratica. Só vi o conceito… rs…

    Responda a este comentário

  13. RB
    20/02/11 - 11:25

    http://www.lancenet.com.br/minuto/Flamengo-Botafogo-classico-rivalidade_0_430756927.html

    interessante. finalmente vão se atentando aos fatos. já até desenterrarm o apodo do clássico que pra mim nunca sairía da wikipédia.

    kd o zarko?

    Responda a este comentário

  14. RB
    20/02/11 - 11:28

    SPIRIT OF GUANABARA 2009 (?)

    Responda a este comentário

    Taís

    Don’t thinl so…

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Que os pequenos tb vençam o campeonato. Porque nao?

    Tratam isso sempre como uma vergonha. Eu acho uma virtude.

    Responda a este comentário

    Taís

    Eu tb considero uma virtude, e acho que por aqui apenas Saulo trata isso como um absurdo. Vai vendo…

    Responda a este comentário

    RB

    não caia na trollagem

    Responda a este comentário

    Taís

    Eu to trollando, RB?

    Responda a este comentário

    RB

    o bona

    Responda a este comentário

    Taís

    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh :)

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Trollagem?

    Depois de procurar na internet o que significa essa porra, se o significado for o que achei nesse link aqui:

    http://blogradiobla.blogspot.com/2011/01/o-que-e-trollar-internet.html

    Acho que está condizente com a realidade… rs… vou negar? pra que? rs…

    A polemica é o que me interessa… rs…

    Responda a este comentário

    Bender

    Tomou a pílula vermelha.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Bender,

    Falta vc tomar… e aceitar a importancia dos 5 titulos brasileiros do urubu…

    Responda a este comentário

    Bender

    Sempre baixando o debate ao nível do seu Messias. Lamentável.

    Todos os títulos do Flamengo são importantes. Até cuspe à distância.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    O meu messias que vc usa a declaraçao para se encher de razão e gritar: campeao brasileiro de 87! kkkkkkkkkkkkkkkk

    VAI, TOMAR NO C… BENDER…

    EU SOU EURICO…

    O SEU TERROOOOOOOOORRRRRR…

    Responda a este comentário

    Bender

    “que vc usa a declaraçao para se encher de razão”

    Entendeu o troll? Pois é, o troll não entende nada.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    E vc me “ataca” para tentar tirar credibilidade do meu argumento. Em vao.

    Responda a este comentário

    Bender

    “ataca”
    troll não entende nada [2]

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Bender, eu gosto de ser polemico.

    Mas onde onde vem a minha polemica? De contestar o que é “geralmente aceito” sem critérios. Nessa mesma linha, acho o Ayrton Senna uma bosta. Sempre achei. E acho Nelson Piquet o melhor brasileiro na F-1. E acho com uma distância galática.

    é polêmico? é. Mas pra mim, é a verdade nao por uma mera opinião, mas por fatos. Por ser uma realidade aceita por uma minoria (minoria essa que por coincidencia gosta de forma mais profunda de F1), a minha afirmação torna-se polemica. Mesmo sendo verdadeira.

    Responda a este comentário

    Bender

    Valeu Milton Neves.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Milton Neves = Galvao Bueno piorado = RMP = Juca Kfouri = Urubu – tudo farinha do mesmo saco.

    Responda a este comentário

    Bender

    Milton Neves = … Urubu

    AHUAHUAH uHAUhA UhUAH U AHAUHUAHUAHuHAu HAu HAUH AUHUAaa

    Responda a este comentário

    saulo

    Os times pequenos são verdadeiras barrigas de aluguel de empresários durante o estadual, com raríssimas execções, tem atividade durante toda a temporada. Posso citar o Macaé(joga a série C) e o Duque de Caxias(série B), ambos disputam o brasileirão em divisões diferentes. O que defendo é um fórmula desses clubes não ficarem na rabeira dos grandes clubes e serem auto-sustentáveis.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    E os grandes sao sustentáveis? Quais?

    Responda a este comentário

    Taís

    Pois é. É impressionante como esse senhor fala demais e fala besteira.

    Responda a este comentário

    saulo

    Os grandes são sustentáveis, apenas foram e são pessimamente mal administrados.

    Responda a este comentário

    Sancho

    O mesmo vale para os pequenos, e para os campeonatos…

    Responda a este comentário

    saulo

    A responsabilidade é muito maior aos dirigentes dos grandes clubes, tem muito mais condições de captar patrocínios, publicidade…

    Responda a este comentário

    Sancho

    O que aumentam os custos, a pressão por resultados, a inclinação para comoeter loucuras, etc. Os problemas são diferentes. No fim, há um equilíbrio.

    Responda a este comentário

    saulo

    Sem caixa e receitas, qualquer criatividade vai por água abaixo. Posso citar o América.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Tá certo, corneteiro.

    Responda a este comentário

  15. Bender
    20/02/11 - 13:04

    O Campeonato Carioca é foda! Só conheço 0,75 pessoa que não gosta.

    Responda a este comentário

  16. Andre Bona
    20/02/11 - 14:16

    Vitor, estou com preguiça de escrever um post e te enviar…

    Mas teve um jogo na Copa do Brasil, de suma importância, entre o Vitória-ES x Goiás.

    O Jogo acabou em 4 x 1 para o Goiás. o que sugere que o esmeraldino tenha passado fácil pelo alvi-anil capixaba.

    Mas isso nao foi verdade. O juizão entrou em cena de forma grotesca, anulando 2 gols do Vitória e deixando de marcar um penalti absurdo.

    http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/02/gazetaesportes/futebol/futebol_nacional/copa_do_brasil/2011/775408-apos-eliminacao-da-copa-do-brasil-site-oficial-do-vitoria-diz-que-arbitro-estava-mal-intencionado.html

    Nao é a primeira vez que o goiás é favorecido contra equipes capixabas. A mais marcante foi, sem dúvida, quando, em 94, com um gol de penalti que nao foi falta e que foi fora da área…

    a sina do futebol capixaba com o Goiás é triste:

    “Invecibilidade goiana desde 94
    O Goiás não perde para um time capixaba desde a semifinal da Série B de 1994, quando tomou 2 a 0 da Desportiva no Engenheiro Araripe – depois, aliás, os goianos devolveriam o placar, no Serra Dourada, com o gol que lhes valeu o acesso vindo de um pênalti que só o juiz Edmundo Lima Filho viu.

    De lá para cá, o Goiás venceu o Serra quatro vezes pela Copa Centro-Oeste (2001 e 2002) e empatou uma com a Desportiva, na Série B de 1999. Retrospecto que não ilude o técnico Artur Neto, cujo alviverde não vem tão bem. É só quarto colocado no Campeonato Goiano, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas.”

    Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/02/gazetaesportes/futebol/futebol_nacional/copa_do_brasil/2011/773907-contra-o-goias–carrasco-do-futebol-capixaba-vitoria-inicia-sua-jornada-na-copa-do-brasil.html

    Responda a este comentário

  17. Victor
    20/02/11 - 16:20

    15′ Flamengo 1×0 Botafogo – Ronaldo Angelim sobe por trás de Loco Abreu e coloca o Fla na frente.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Pô, Victor, não força…
    Independente de quem estava marcando (juro) o mérito do gol foi 80% do Léo Moura. O efeito que colocou na bola matou a marcação.

    Responda a este comentário

    Bender

    No escanteio? Foi o Thiago Neves que cobrou.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Pois então.
    80% do gol foi do Thiago Neves. Esse desequilibra.

    Responda a este comentário

    Victor

    Flamengo 1×1 Botafogo – Loco Abreu se redime de não ter marcado Angelim ao aproveitar grande passe de Alessandro.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    foi penalti no caja!

    Responda a este comentário

  18. Lincoln
    20/02/11 - 17:14

    que gol do Loco

    Responda a este comentário

  19. Victor
    20/02/11 - 17:34

    Fábio Santos vem comendo o Santos com a camisa 69. Alguma coisa está fora de ordem.

    Responda a este comentário

    Yuri

    hahahahhahahahaa

    CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPA, hehehehehhehehe

    Responda a este comentário

  20. Lincoln
    20/02/11 - 17:50

    lol .. entrou a Serena Willians no Flamengo (repórter PFC)

    Responda a este comentário

  21. Victor
    20/02/11 - 18:04

    Se Felipe pular no penalty de Loco Abreu é frouxo.
    Se Loco Abreu não fizer cavadinha é frouxo.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    ahhahaha loco vai dar cavadinha.. its beyond his control.

    Responda a este comentário

  22. Lincoln
    20/02/11 - 18:10

    puta azar do jefferson

    Responda a este comentário

  23. Victor
    20/02/11 - 18:10

    gol do léo moura. fiquei com pena do Jefferson

    Responda a este comentário

  24. Lincoln
    20/02/11 - 18:12

    auauhau o cara falou meia hora que foi no meio do gol e foi na direita! hauhuahu

    Responda a este comentário

  25. Lincoln
    20/02/11 - 18:14

    hahahhahahahha o narrador errou huahuahuhua

    Responda a este comentário

    Yuri

    eu assisti NO MUDO e pensei que foi gol, perdoável

    Responda a este comentário

    Sancho

    O Felipe teve que acenar para os colegas que a bola fora para fora!

    Responda a este comentário

    Sancho

    Essa de acabarem com [a maioria d]os acentos diferenciais dá nisso!

    Responda a este comentário

  26. Gaburah
    20/02/11 - 18:14

    Ao vencedor, o post.

    Responda a este comentário

  27. Andre Bona
    20/02/11 - 18:18

    O melhor penal foi batido pelo primeiro jogador do botafogo. Começou aqui no ES. Bateu igual homem.

    Ronaldo Gaucho é a cara do urubu – já vi que é um merda – sempre deixa a perninha e entra na maldade

    Bender – parabens! a supremacia do urubu na era globo se mantém, para vibraçao de Juca Kfouri, funcionario das Organizaçoes Globo.

    Com essa vitória, a cada dia mais fica claro: o Vasco é e sempre será a antí-tese do urubu.

    Responda a este comentário

    Bender

    “Juca Kfouri, funcionario das Organizaçoes Globo”
    PORRA BONA! Acerta uma!

    ****
    O campeonato ainda não acabou.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Bender, o Juca nao tem um programa diário na radio CBN, com participaçao inclusive do RMP?

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Talvez esse link te diga algo:

    http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/juca-kfouri/JUCA-KFOURI.htm

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Ele inclusive todos os dias fala: “Tomando chá de cadeira, esperando a queda do Ricardo Teixeira. Tomando suco de kiwi, esperando Carlos Nuzman cair…”

    Ele nao quer melhoria de nada. O lance dele é pessoal. E ele usa o programa pra isso.

    Responda a este comentário

    Bender

    Já cometi esse mesmo erro. Certa vez, disse que o Juca era da Globo. Perdi a discussão pro SAULO.
    Disse isso pois eu sabia da existência desse programa. Mas nunca escuto. Eu não consumo Juca Kfoury.

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Em tempo: “ANTÍTESE” se escreve junto.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    é verdade. tinha observado, mas deixe pra lá. de qq forma, obrigado.

    Responda a este comentário

  28. Sancho
    20/02/11 - 18:23

    Só o Loco treina pênaltis no Botafogo…

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Nao senhor! o jogador capixaba que bateu o primeiro tempo foi implacável.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Primeiro tempo nao. primeiro penalty. A melhor entre todas, na verdade.

    Responda a este comentário

    Victor

    Loco afinou.
    Ao contrário do Flamengo que tem pelo menos 4 cobradores habituais (Renato, Ronaldinho, Thiago Neves e Leonardo Moura) e por isso pode se dar ao luxo de colocar a ordem que quiser (tanto que Luxa, o decadente, já tinha definido tudo logo), o Botafogo conta apenas com Loco, que teve de auxiliar Joel e se colocou para cobrar por último, fato que nem aconteceu.
    Ególatra como só, deve ter feito para aumentar mais o marketing em torno de si mesmo e acabou prejudicando o time.

    Responda a este comentário

    saulo

    Quem escolhe a ordem é o treinador. Está bem claro que o Joel não teve a menor confiança para deixar o Abreu ser o primeiro cobrador.

    Responda a este comentário

    Bender

    a câmera focalizou por bastante tempo, Loco e Joel conversando e decidindo sobre as penalidades.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Mas tá mais na cara ainda que Loco Abreu praticamente EXIGE que seja o último, a fim de consagrar.

    Responda a este comentário

  29. Sancho
    20/02/11 - 18:25

    A propósito:

    CINCO A ZERO!!

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Quem ganhou de 5 x 0?

    Responda a este comentário

    Sancho

    Ora, quem?! Quem mais poderia?! Numa palavra: I-MOR-TAL

    Responda a este comentário

    Yuri

    que cara de pau.

    Imortal é o CRUZEIRO, por CONSEGUIR existir até hoje…

    Responda a este comentário

    Sancho

    Yuri, se é assim, isso também vale para… o PALMEIRAS!

    Existe uma necessidade de se ditinguir os tricolores. O Fluminense alega que só ele é “O TRICOLOR”. Nesse caso, os outros tiveram que adotar outra alcunha. O São Paulo passou a ser “O TRICOLOR PAULISTA”; nós, “O IMORTAL TRICOLOR”.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Não entendi a referência ao P*lmeiras…

    Responda a este comentário

    Sancho

    São os Palestra perseguidos…

    Responda a este comentário

    Yuri

    bah!!!

    sou mais outro time da Barra Funda, esse sim um lutador CONTRA TUDO E TODOS!!!!

    Responda a este comentário

  30. Andre Bona
    20/02/11 - 18:27

    Parece que o gramado do engenhao tá uma bosta mesmo hein?

    A ultima cobrança, sem inocentar o batedor, foi quicando igual a uma perereca…

    E falam mal de S. Januário…

    Sabe pq nao querem jogar os classicos em S.Januário? Historico do Vasco:

    Adversário J V D E GP GC SG
    Botafogo 43 17 11 15 66 51 15
    Fluminense 46 22 13 11 81 56 25
    Flamengo 34 15 10 9 66 51 15
    J – jogos; V – vitórias; D – derrotas; E – empates;
    GP – gols pró; GC – gols contra; SG – saldo de gols;

    Responda a este comentário

  31. saulo
    20/02/11 - 18:33

    Chupa Gaburah!!!

    Responda a este comentário

    Taís

    Vc é mal-educado, desagradável e pede para ser ridicularizado e insultado por aqui. Ponha-se no seu lugar.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Digam-me: esse Saulo é retardado?

    Responda a este comentário

    saulo

    Entendo um retardado aquela pessoa da qual tem uma devoção absoluta e sem qualquer senso crítico a uma pessoa(leia-se Eurico Miranda).

    Responda a este comentário

  32. Julio Cesar
    20/02/11 - 18:58

    A justiça foi feita! A cachorrada botafoguense apresentou sua bela competência e a #palhaçadafinal se consolidou. Que venha o Boavista!

    Chupa Gaburah!!! [2]

    Responda a este comentário

    Taís

    Feio, Julio.
    Além de sacanear meu companheiro alvinegro, vc ainda repetiu o que disse Saulo… Não pode!!! rsrs

    By the way, no momento da dancinha do goleiro Felipe, meu celular tocou… Era o Saulo. Nem preciso dizer mais nada.

    Responda a este comentário

    Julio Cesar

    “Não pode isso Arnaldo?”…desculpe. Não por sacanear o Gustavo mas por parafrasear o Saulo! hehehehe

    Responda a este comentário

    Taís

    Exato!
    Gaburah é seu amigo, vcs se entendem…
    Mas parafrasear o Saulo, NÃO PODE!
    It’s a murder!
    rsrs

    Responda a este comentário

    Matheus

    Da série “Complete a rima”:

    “Gaburah é meu amigo, Gaburah é meu colega…”

    Responda a este comentário

    Taís

    “Gaburah é alvinegro”

    Responda a este comentário

    Sancho

    … ser Botafogo é um castigo, peças que a vida prega!”

    Responda a este comentário

    Taís

    “A musa do BBG também é alvinegra”

    Responda a este comentário

    Sancho

    Nada contra o Botafogo (a não ser a derrota de ontem). Só completei a rima!

    Responda a este comentário

  33. Julio Cesar
    20/02/11 - 20:12

    Gustavo é um safado. Disse via Twitter que ia pro cinema…bela desculpa para não escrever o post da derrota e burlar a minha trollagem! hehehehehe

    Responda a este comentário

    Taís

    hahahahaha
    Ele é esperto.
    Eu fui a igreja, me consolar. Se quiserem , eu posso fazer o post da derrota, sem ressentimentos.

    Responda a este comentário

    saulo

    Cuidado para não virar freira de tanto de consolar depois da derrota.

    Responda a este comentário

    Bruno Pinheiro

    BOA NOITE.

    GDE JÚLIO, MEU AMIGO FLAMENGUISTA. TE VEJO NO ENGENHÃO NO DOMINGO. TENHO CERTEZA QUE SERÁ UM ÓTIMO JOGO E VALERÁ O INGRESSO (PARA OS QUE VÃO PAGAR).
    ABÇ
    BRUNO

    Responda a este comentário

    thiago

    Boa vista 4(2) x 3(2) Fla.
    E tenho dito.

    Responda a este comentário

    Yuri

    “TENHO CERTEZA QUE SERÁ UM ÓTIMO JOGO E VALERÁ O INGRESSO (PARA OS QUE VÃO PAGAR)”

    hauhauhahuahuhauhauhahuhahuhuahuauhauhuahauhuauahuhauh

    Responda a este comentário

  34. Paulo Pimentel
    20/02/11 - 22:47

    Modo ironia pragmática [2]:
    Joel fez o que dele se espera. Entregou o jogo e vai se dedicar de corpo e alma ao título que realmente vale a pena para o Bota no primeiro semestre.
    Isso não quer dizer que não valorizo o estadual, mas o Bota tem alvos mais nobres a conquistar.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Funciona ao contrário, tocaio. Se ganha a Taça Guanabara para se dedicar a outros títulos com tranqüilidade.

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Aí deixaria de ser ironia Véio.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Dã! Sorrvêtchi na teschta…

    Responda a este comentário

  35. Sancho
    20/02/11 - 23:25

    Achei!

    Mantendo a atual situação, o Campeonato Carioca poderia ser organizado assim:

    Voltando às origens, os atuais 16 clubes seriam divididos em duas ligas regionalizadas de 8. Liga Carioca – América, Bangu, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Olaria e Vasco. Liga Fluminense – Americano, Boavista, Cabofriense, Duque de Caxias, Macaé, Nova Iguaçu, Resende e Volta Redonda.

    FASE REGULAR – Ligas Regionais (14 Rodadas)
    *Primeira Fase (Turno – Taça Guanabara/Taça ??): Jogos em turno único, dentro da própria liga. Os campeões de cada liga estão classificados para as finais.
    *Segunda Fase (Returno – Taça Rio/Taça ??): Mesmo sistema do turno, com mandos invertidos.

    FASE CLASSIFICATÓRIA (2 rodadas)
    *Final de Liga: Os campeões de cada turno se enfrentam dentro de suas respectivas ligas. Os vencedores garantem vaga nas finais do Estadual (Rio Super 4). Os perdedores disputam os Torneios Classificatórios. Se um time vencer ambos os turnos, é decalarado campeão de Liga e está classificado direto ao Rio Super 4. Nesse caso, a segunda equipe a somar mais pontos nessa liga, se classifica direto à final dos Torneios Classificatórios.
    *Torneios Classificatórios: Disputada em fases eliminatórias de jogo único pelas equipes com melhores campanhas nas suas respectivas ligas. Semifinais – 3º Interior x 4º Capital (R1); 3º Capital x 4º Interior (R2). Finais – 2º Capital x Venc. R1 (R3); 2º Interior x Venc. R2 (R4). Os campeões se classificam às Finais do Estadual (Rio Super 4).

    FASE FINAL – RIO SUPER 4 (3 rodadas)
    *Semifinal: Em jogos de ida-e-volta, com o segundo jogo de mando dos campeões de Liga – 1º Interior x Venc. R3 (SF1); 1º Capital x Venc. R4 (SF2).
    *Final: Disputada em jogo único, em estádio definido pela Federação, pelos times vencedores das semifinais. Decide o título estadual do Rio.

    Rebaixamento: Os últimos de cada liga disputam as finais da Série B, podendo evitar o Rebaixamento. A Série B também seria regionalizada.

    Total: 19 rodadas.

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Sancho, daqui a pouco o pessoal vai t pedir sugestão pra Liga Marieta. hehehehe

    Responda a este comentário

    saulo

    Não iria mudar muita coisa, continuaria inchado e monótono. Precisaria haver uma seletiva e classificarem os melhores clubes pequenos. No máximo 12 e terminar no início de abril. Os grandes clubes teriam menos jogos durante a semana entre competições internacionais(Libertadores e Sul Americana), Copa do Brasil e não jogaria duas vezes por semana o brasileirão. Poderia se dar o luxo de não haver rodada quando a seleção brasileira jogar amistosos e competições.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Inchado, como, Saulo? Seriam oito clubes!

    Menos que isso só se fosse um quadrangular entre os grandes, jogando em turno-e-returno, classificando todos os quatro para as semifinais da Taça Guanabara (semifinais e finais em ida-e-volta). Depois, na Taça Rio, se faz igual. Os campeões de cada Taça decidem o título, em melhor-de-cinco-pontos.

    São 23 datas em que se resolve tudo; num torneio muito mais asséptico!

    Responda a este comentário

  36. Sancho
    20/02/11 - 23:32

    Um dos meus passatempos é criar fórmulas de campeonato. O Paulista, eu organizaria assim:

    TORNEIOS REGIONAIS
    Fase de Classificação (rodadas 1-18)
    Dois grupos de 10 clubes: Capital (ou seja, os mais próximos à capital) e Interior (o resto)
    – Liga da Capital: Corinthians, Palmeiras, Portuguesa, São Paulo, Santos, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Paulista e Ituano.
    – Liga do Interior: Linense, Mogi Mirim, Botafogo, Noroeste, Americana, Bragantino, Grêmio Prudente, Mirassol, Ponte Preta e Oeste.
    * Jogos em turno-e-returno dentro do próprio grupo. (18 rodadas)
    ** Os clubes que fizerem mais pontos nas suas respectivas ligas são declarados: campeão do Interior; e campeão da Capital.
    *** Classificam os 6 primeiros de cada chave para a Fase Eliminatória: os 2 primeiros para as semifinais de; os demais, para a Repescagem.

    CAMPEONATO PAULISTA propriamente dito
    Torneio de Permanência (rodadas 19-22)
    Os 4 últimos disputam a Permanência, em turno único, contra os últimos da outra chave. (4 datas)
    Mantém-se os pontos dos jogos disputados na fase de Classificação entre os times que disputam a Permanência (6 partidas). São rebaixados para a A-II os clubes que somarem menos pontos no total dos 10 jogos, independentemente da chave.

    Fase Eliminatória (rodadas 19-21)
    As equipes são divididas em duas chaves:
    – Copa Bandeirante: 1º, 3º e 5º da Liga do Interior; 2º, 4º e 6º da Liga da Capital.
    – Copa 9 de Julho: 1º, 3º e 5º da Liga da Capital; 2º, 4º e 6º da Liga do Interior.
    * Todas as etapas são em jogo único, de mando da equipe melhor classificada na Fase de Classificação.
    ** A equipe melhor classificada na Fase de Classificação joga pelo empate.
    *** Os campeões de cada Copa disputam a Final.

    Repescagem (rodada 19)
    -Copa Bandeirante-
    3ºInt x 6ºCap
    4ºCap x 5ºInt
    -Copa 9 de Julho-
    3ºCap x 6ºInt
    4ºInt x 5ºCap

    Semifinal (rodada 20)
    -Copa Bandeirante-
    1ºInt x Pior classificado da Repescagem (B1)
    2ºCap x Melhor classificado da Repescagem (B2)
    -Copa 9 de Julho-
    1ºInt x Pior classificado da Repescagem (J1)
    2ºCap x Melhor classificado da Repescagem (J2)

    Final (rodada 21)
    -Copa Bandeirante-
    Venc.B1 x Venc.B2 (BF)
    -Copa 9 de Julho-
    Venc.J1 x Venc.J2 (JF)

    FINAL (rodada 23)
    O Paulistão é disputado em jogo único, em estádio pré-estabelecido pela FPF (Morumbi, Pacaembu, Santa Cruz, Prudentão, Brinco, Teixeirão, etc.).
    * Não há vantagem entre os participantes.
    ** A semana de folga serve para preparar o estádio (e para valorizar a última rodada do Torneio de Permanência).

    Responda a este comentário

    Yuri

    Sancho, meu passatempo é esse também. Fique à vontade para trocar fórmulas e ideias comigo, seria interessante. Só que a diferença é que eu vou mais pelo IDEALISMO da coisa, sem tentar adaptar à realidade atual.

    Por exemplo, o INIGUALÁVEL Paulistão, DEVE POR DECRETO ter mais de 40 datas, por baixo. Aliás, NENHUM campeonato estadual com menos de 40 datas tem minha admiração.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Mas, se o modelo é idealista, não tem como ter diálogo, Yuri. É um sonho contra outro…

    Responda a este comentário

    Yuri

    FODA O FORMATO, com as datas que tem difícil fazer melhor (mantendo a pirâmide divisional A-1, A-2, A-3… há teorias que DINAMITAM essa divisão e fazem o Paulistão com 60 clubes mesmo, envolvendo toda a galera).

    Responda a este comentário

  37. Sancho
    20/02/11 - 23:40

    A foto do Gravatar é meu filho, Henrique, de um ano e meio, sorvendo um mate na sua própria cuia…

    Responda a este comentário

    thiago

    Argh, desde pequeno vocês já ingerem esse boldo?

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Que mané boldo, rapá. Tenha mais respeito pelas coisas.

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Daqui a pouco ele vai mandá-lo tomar na cuia e vc vai levar pro lado da maldade… hehehehe

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    A piada é ruinzinha. Mas é válida… hehehehehehehe

    Responda a este comentário

    Yuri

    BOLDO… hauhahauha

    BOLDO É FODA. Chá de boldo é tiro e queda pro estômago, mas eficaz que esses ESTOMAZIL CAPITALISTA AÍ.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Assim que o pediatra libera, ‘tá valendo, oras. É a melhor infusão da História do Mundo mundial!

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Maior verdade do dia até agora. hehehehehehehehe…

    Responda a este comentário

  38. Gaburah
    21/02/11 - 11:29

    Como não teve post sobre o jogo (sempre deixo o trabalho a cargo do representante do time vencedor) e bastante coisa já foi dita, deixo apenas dois comentários:

    1. Sobre o Botafogo, o jogo foi perdido na escolha dos cobradores de pênalti. Márcio Rosário queimou a minha lingua, mas Everton (colocado na fogueira) e Somália (é brincadeira…) não me deixaram mentir. Tragédia anunciada. Na minha modesta opinião, assim como o Dentucho seria o último cobrador do framengo, o ÍDOLO CAPITÃO Loco Abreu tinha mesmo que ser o último pelo Botafogo. Coisa de cojones, caso a decisão tivesse ido até as últimas cobranças;

    2. Sobre o framengo, feliz do time que conta com Thiago Neves e tem uma revelação como Negueba. E mais uma: só eu achei que a juizada peida fino na farofa quando tem qua marcar alguma falta feita pelo Dentucho? O que o cara entra forte não é brincadeira… Fosse um Angelim da vida podia até ter sido expulso.

    *****

    Vida que segue. Vamos à Copa do Brasil.

    Até quarta-feira.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Última opinião: não vi absolutamente NENHUMA superioridade do framengo em campo. Se Jefferson fez belíssimas defesas, o goleiro do urubu também teve que mostrar serviço em pelo menos quatro oportunidades.

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Gaburah, já q ninguém faz a p… do post, pode me dizer como posso fazê-lo? Grato desde já.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Vou te mandar um email. Me manda em resposta por lá.

    Responda a este comentário

    Bender

    Como não teve post sobre o jogo
    ???????????

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Não teve um post DECENTE. (Ao menos eu pensei assim)

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Não, não teve nenhum mesmo.
    Houve a discussão do jogo neste aqui – que trata de outro assunto – e foi criado um post do pré-jogo da decisão da Taça Guanabara.

    Se houve post sobre o jogo de ontem me passou batido.

    Be my guest, Jorge.

    Responda a este comentário

    Bender

    ??????????? [2]

    Agora entendi alguns devaneios. Nêgo lê apenas a “manchete” e não o conteúdo.

    O time do Luxemburgo dominou o 1º tempo. Jefferson teve boa atuação pra variar. O técnico flamengo explicou que conseguiu anular as bolas aéreas que ele considera como uma das principais jogadas do Botafogo. Eu vi foi o Willians carrapato grudar no Cajá, melhor jogador alvinegro no campeonato mas nervoso hoje, e facilitar as ações do rubro-negro. No 2º tempo o Glorioso empata logo no início e equilibra o jogo. Poderia ter virado, mas dessa vez foi Felipe que apareceu bem. O Flamengo melhora com a entrada do Negueba, mas a decisão vai mesmo para as penalidades, onde o goleiro rubro-negro saiu como herói.

    Responda a este comentário

    Bender

    Cheguei a pensar que o post não estaria visível

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Ele queria mais, entendeu?

    Em todo o caso, assim que encontrar um tempo (a coisa aqui no trampo tá feia e sobra pra mim resolver), mandarei a minha ‘visão do jogo’.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Gaburah, tb achei que o Ronaldinho aloprou nas entradas e, apesar de rubro-negro, pensei a mesma coisa: se fosse outro, era expulso.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Teve um lance lá que ele literalmente pulou sentado nas pernas do Somália (ou do Samambaia, acho). Juiz afinou muito feio.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Inclusive não foi o primeiro jogo em que isso aconteceu, ele está pegando muito pesado. Acho que na Europa o jogo é mais pegado e ele ainda está se aclimatando, mas é fato que merece levar cartão como outro jogador qualquer.

    Mas a pressão do cara expulsar o R10 é foda mesmo…

    Responda a este comentário

  39. Andre Bona
    21/02/11 - 14:21

    CBF reconheceu 87.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Mas reconheceu nos mesmos moldes das Taça Brasil e Robertão. Portanto, se o urubu era penta em 92, teriamos que considerar tb os titulos anteriores dos demais clubes.

    Responda a este comentário

  40. Andre Bona
    22/02/11 - 0:17

    O titulo do post é sobre a relevancia dos estaduais. Como nao houve NENHUM voto contrário ao assunto, apenas formas de melhorá-lo, gostaria de fazer uma pergunta: de onde vem toda essa conversa de fim dos estaduais? A imprensa, quando coloca o assunto, o faz como se isso fosse uma coisa desejada por todos os torcedores. Mas acabamos de crer, numa amostragem reduzida, é claro, que não há público interessado no término dessa charmosa competição.

    Responda a este comentário

    Sancho

    O desejo do público não interessa, Bona.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Aliás, a maioria sequer se importa…

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    É verdade…

    Na verdade o futebol é algo sem importancia alguma. E a maioria das pessoas quer apenas usufruir um pouco disso, nada mais.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário