Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

A probabilidade do Botafogo ser Campeão Carioca 2010

February 22nd, 2010 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Carioca 2010, Flamengo, Fluminense, Números, Vasco.

(ou Porque a Taça Guanabara é mais que uma reles semifinal)

Joel Santana está confiante em buscar o título estadual. Aliás, sempre esteve. Chegou ao Botafogo falando nisso e está definitivamente à frente dos rivais.

Mas, quanto à frente? Quais as chances do Botafogo campeonar?

Chegamos a essa conquista, mas a festa continua. Vamos levar o campeonato. Temos 50% de chance. Agora todas as quatro equipes têm 25% de pegar esse pedacinho do bolo. Começará tudo de novo. Temos uma pequena vantagem, mas tudo está sob controle

A matemática de Joel é similar ao seu inglês. Não é exato, mas é possível com boa-vontade de se entender. E boa-vontade com o campeão da Taça Guanabara é o que não nos falta, logo, debulharemos os números de Joel.

O técnico entende que a Taça Rio será disputada novamente pelos grandes, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, o que eu concordo com ele (aliás, concordo e parabenizo pela autenticidade em diferenciar quem é quem no futebol do Estado). Joel vai além, e discretiza que os 4 estão em igualdade de condições (o que considerando que Joel Santana e Fred possuam premissas corretas, permite-nos deduzir que Fred não chegará 100% na Taça Rio).

Com essas premissas, Joel está correto em avaliar que cada grande tem 25% de pegar esse pedacinho do bolo, mas subavalia as chances botafoguenses ao estimar 50%.

50% o Botafogo já adquiriu ao vencer o Vasco e levar a Taça Guanabara.

Tudo que o Botafogo tiver de chances na Taça Rio, podem ser consideradas como bônus.

CUIDADO: O Botafogo, pelas premissas de Joel, tem 25% de chances de levar a Taça Rio. Isso não significa que possui 75% de chances de campeonar, uma vez que já possui 50% pela conquista da Taça GB. São coisas diferentes. Por esse raciocínio errado, o Botafogo teria 75% e cada um de seus rivais 25%, totalizando 150%, o que não faz sentido.

Mas, então, quais as chances do Botafogo e dos demais times campeonarem ao fim de toda essa bagunça?

Mago e poliglota. Matemático não.

Primeiro, levantemos de que forma cada um pode ser campeão. Flamengo, Fluminense e Vasco não tem facilidade pelo caminho. A eles resta apenas vencer o 2º turno e vencer a final contra o Botafogo.

São eventos dependentes. Logo, uma vez que um desses vença o 2º turno, passaria a ter 50% de chances na final do Estadual contra o Botafogo

  • Chances do Flamengo ser campeão ==> ganhar o 2º turno (25%) e posteriormente ganhar do Botafogo na final (50%) = 25% x 50% = 12,5%
  • Chances do Fluminense ser campeão ==> ganhar o 2º turno (25%) e posteriormente ganhar do Botafogo na final (50%) = 25% x 50% = 12,5%
  • Chances do Vasco ser campeão ==> ganhar o 2º turno (25%) e posteriormente ganhar do Botafogo na final (50%) = 25% x 50% = 12,5%

Não é difícil compreender que os três times tem as mesmas chances de levar o título, 12,5% cada.

Se os três tem 12,5% cada, Os três juntos tem 3 x 12,5% = 37,5%

Se as chances do rival alvinegro serem campeões é 37,5%, a chance do Botafogo ser campeão estadual, pelas premissas de Joel é igual a 100% – 37,5% = 62,5%.

Com o intuito de conferência, podemos efetuar o cálculo como procedido para os rivais das chances do Glorioso.

O Botafogo tem uma folga em seu caminho tendo duas formas que pode ser campeão:

Ganhando o 2º turno ou perdendo o 2º turno e vencendo a final do Estadual contra um de seus rivais citados acima.

  • Chances do Botafogo ser campeão ==> ganhar o 2º turno (25%) ou perdendo o 2º turno (75%) e posteriormente ganhando a final (50%) = 25% + (75% x 50%) = 62,5%

ATENÇÃO: Por mais estranho que pareça, devemos considerar que sim, uma das formas do Botafogo ser campeão é perder o 2º turno e depois  ganhar a final. E a chance disso acontecer, de acordo com as premissas de Joel, é 75% de chance de perda (ora, cada um dos 3 adversários juntos possuem 25% de chance de vencê-la) e posteriormente, 50% de vencer a final.

Concluimos assim que (sempre pelas premissas de Joel):

O Botafogo tem 62,5% de chance de ser o grande Campeão Carioca 2010

Torcedores dos demais grandes tem 12,5% de chances, cada um, de saírem com a faixa no peito

Vencer uma reles semi-final, daria a times semelhantes 50% de chances de ser campeão, uma vez que esse mesmo time não teria poder de influência na outra semi-final. Ao vencer a Taça Guanabara, um time consegue algo além de vencer uma semi-final, corroborando com o quase status de título citado por Gaburah. Pode comemorar botafoguense. Só guarde 37,5% de euforia para o final.

****

PS1: Para a turma de 2º grau que inicia agora o ano letivo, pode imprimir esta página e colar no caderno e usar como exercício resolvido de Análise Combinatória.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

33 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

33 Comentários para “A probabilidade do Botafogo ser Campeão Carioca 2010”

  1. Julio Cesar Bastos
    22/02/10 - 20:17

    Para a turma de 30. grau, segue a equação:

    f(x’)= lim [0==>1] ex'(x3) ou f(botafogo)= lim[0==>1] ex'(flamengo x vasco x fluminense)

    O gabarito, divulgo antes das semifinais. hehehehehehe

    Responda a este comentário

  2. Serginho Valente
    22/02/10 - 20:25

    A Fórmula Bender é muito menos suscetível a erros.

    Um dos quatro grandes deve ganhar a Taça Rio, se o Botafogo ganhá-la, o campeonato acaba. Sem surpresas.

    Pode-se acrescentar que favoritismo não garante nada, e que os times que não ganharem, fatalmente irão perder. A menos que empatem, claro.

    Responda a este comentário

    Matheus

    UHASUHAHUSAUHUHSAUHSAHUSA

    Responda a este comentário

    Bender

    O cara não me esquece. Começo a ficar preocupado.

    Já te falei cara. Ao invés de ficar falando um monte de merda, faz seu modelo. Começa colocando 1/3 para cada possibilidade de resultado. Eu gostaria de saber qual é a “fórmula Serginho”.

    Responda a este comentário

  3. Francesco Scuto
    22/02/10 - 20:27

    Matemática não ganha campeonato. O Campeonato Brasileiro de 2009 provou isso,quando o Palmeiras tinha 80% de possibilidades de conquistar o título e nem para a Libertadores foi e o meu Fluminense,que tinha 99,9% de ser rebaixado.

    A História todos já sabem.

    ST.

    Responda a este comentário

  4. rafael botafoguense
    22/02/10 - 21:02

    hahaah o leonardo baran acabou de falar no E+I que o botafogo tem 75% de ser campeão,fiquei pensando até ver que ele tinha falado merda.

    mas enfim,matemática é outra merda.

    porém se me perguntarem,direi agora que o botafogo tem 62,5% de chances de ser campeão,correndo risco de fracassar que nem o oswald de souza.

    Responda a este comentário

  5. Taís
    22/02/10 - 21:50

    Seria Arranjo, combinação, raiz quadrada,binômio de Newton ou o que?

    Responda a este comentário

    Victor

    Isso é que nem receita de mãe.
    Ele nunca sabe passar as medidas, mas sempre sabe como fazer.

    Nunca soube usar essas fórmulas (assim como as de PA e PG).

    Responda a este comentário

  6. Matheus
    22/02/10 - 22:02

    Dá-lhe Victor. A cabeça pensante do Blá Blá Gol.

    Responda a este comentário

  7. Taís
    22/02/10 - 22:08

    Responda a este comentário

  8. Sávio (o reles irmão do Saulo)
    22/02/10 - 23:07

    No Brasileirão do ano passado, eu ri dos 99% de chances de o Flusinho cair. Eu sofri por ver os poucos por cento de o Mengão ser campeão. E vi um de 37 com a 43 deixar todos de 4, de tão surpresos. Deve ser para isso que os números servem: diversão, pura diversão…

    Responda a este comentário

  9. André Bona
    22/02/10 - 23:12

    Concordo com todos os numeros… mas uma questão para provocar:

    – Partindo do princípio que os 4 chegam nas semi-finais, devemos colocar 25% de chance pra cada. Pq um tem que superar os outros 3 candidatos e cada qual tem 25% de chance de ser campeão né isso? Não. Pq pra ser campeão da Taça RJ, o clube não precisará superar outros 3 clubes, mas sim outros 2, já que ele nao enfrentará o perdedor da outra semi.

    Para provocar, poderíamos dizer entao que a chance do time, após chegar a semi-final, é de 1 pra 3, ou seja, 33%? NEste caso poderiamos elevar a possibilidade do titulo do botafogo?

    Nao é minha tese, é só pra provocar, ok?

    Responda a este comentário

    André Bona

    Ainda sobre essa teoria, poderiamos afirmar com certeza de que, do ponto de vista de um time, o perdedor da outra semi nao existe, ou é irrelevante?

    concordam que na visão do clube, o titulo é possível entre ele, seu adversário direto na semi e o outro adversário na final, que seria o vencedor da outra semi?

    Nesse caso as chances dele seriam de 33% na semi-final e subiriam para 50% na final?

    Ou seja, seria de todo o campeonato, a metade de 33%, que é 16,50% e não os 12,5%?

    Concordaríamos tb que, chegando a final da taça rio, a possibilidade de titulo nao seria de 75%, mas sim de 83% uma vez que para perder o titulo ele teria que perder pelo menos 2 em 3 partidas? (a final da taça rio 2 jogos da final?)

    matemáticos, vamos as contas…

    Responda a este comentário

    Victor

    Sem frescuras:
    Se o Botafogo chegar à final da Taça Rio contra um grande, as chances, segundo as premissas de Joel, passam a ser de 75%.

    Ganhar a Taça Rio(50%) ou(+) Perder a Taça Rio(50%) e(x) Ganhar a Final(50%)
    ==> 0,5 (0,5 x 0,5) = 0,75 ==> 75%

    Responda a este comentário

    Victor

    André,
    Provoque a mim mas não provoque a matemática.
    Coloque o lápis no papel e chegue a uma conclusão.

    Caso seja diferente da minha, discutamos.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Victor, ok.

    Entao, é mais fácil ou menos fácil vencer um quadrangular com 4 clubes jogando todos contra todos ou num esquema de semi-final e final?

    Entao, pq sabemos que a Copa do Brasil é mais fácil do que o Brasileirão, sendo que ela tem mais clubes e portanto as chances são menores?

    Responda a este comentário

    André Bona

    OU mais: é mais fácil ser campeão da Taça Rio ou do campeonato estadual?

    Para vencer o estadual, é preciso vencer um jogo e empatar outro, ou dependendo, até perder o outro.

    Para vencer a TR, é necessário vencer dois jogos…

    As suas chances sao identicas se vc tiver que obter 100% de aproveitamento em 2 jogos ou se tiver que obter 66% de aproveitamento em dois jogos tb?

    Além disso, as chances, nao precisam somar 100%. Podem ser mais do que isso. veja por exemplo as chances de classificação do campeonato Paulista num site especializado: http://chancedegol.uol.com.br/sp10.htm

    Nao estamos falando somente de matemática, mas de probabilidade estatística…

    Responda a este comentário

  10. André Bona
    23/02/10 - 7:36

    Dessa forma, acho possível dizer que a chance de titulo de cada um dos 4 nas finais da taça rio nao seria de 25%, mas sim de 33% pra cada.

    Responda a este comentário

  11. André Bona
    23/02/10 - 7:41

    outro exemplo Victor: vamos supor que a regulamento fosse: o time de melhor campanha já está na final da Taça Rio. E sobram mais duas vagas. Essas duas vagas, os times classificados se enfrentam para enfrentar o já classificado para a final da Taça Rio.

    Dessa forma, para o time que entra na semi-final, nao seria a mesma probabilidade de titulo que é hoje?

    Responda a este comentário

  12. Gaburah
    23/02/10 - 8:15

    Sempre fui péssimo em matemática.
    Mas até que ia bem em física, então fico com a Teoria da Relatividade aplicada ao alvinegro:

    Tem coisas que só acontecem com o Botafogo.

    Coração na chuteira, condicionamento físico em dia, retorno aos trabalhos e uma batalha a cada jogo. É assim que se ganha um campeonato.

    Responda a este comentário

  13. Gaburah
    23/02/10 - 8:22

    Encerrei o assunto Taça Guanabara por aqui. A partir de hoje só quero saber da Taça Rio.

    Eu PRECISO ler uma matéria do tipo ‘Sob sol de 36ºC, Botafogo encerra comemorações e inicia forte preparação para a disputa da Taça Rio’.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Taí, Gaburah, o que você queria!

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Podia ser melhor, mas valeu.
    Ajudou a melhorar o dia.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Pô, Gaburah, só por que pegaram um marzinho depois?

    Ninguém é de ferro também.

    Responda a este comentário

  14. Bender
    23/02/10 - 10:19

    As premissas do Joel são perfeitas. 25% de chances de cada um levar a Taça Rio.

    Responda a este comentário

  15. Luxfero6
    23/02/10 - 10:37

    Joel refere-se em 25% de chances de conquistar os outros 50% e assim formar o 100% total

    Responda a este comentário

  16. saulo
    24/02/10 - 0:17

    Caso fosse um quadrangular as decisões dos turnos, poderia dizer 25%. Por ser uma partida decisiva para cada etapa( semifinal e final), fica em torno de 50%.

    Responda a este comentário

  17. Rodrigo Uchôa
    24/02/10 - 12:38

    A probabilidade é TOTAL
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Botafogo/0,,MUL1500453-9861,00-FILME+DOS+TRAPALHOES+DE+PROFETIZOU+TITULO+ALVINEGRO+DE.html

    Responda a este comentário

  18. Bruno Litio
    25/02/10 - 17:09

    Matemática absurda. Os cálculos estão completamente errados e desconsideram que tem pelo menos mais quatro times na pegada por alguma das quatro vagas das semifinais da Taça Rio.

    Quem quiser manter este pensamento elitista e, até certo ponto, cretino, que mantenha. Mas desrespeitar times menores já demonstrou ser errado antes. Vide Paulista e Santo André, campeões da Copa do Brasil em cima de Fla e Flu, quando sequer da Série C do Brasileiro eram.

    Nada impede que America, Madureira, Olaria e Boavista não possam ser campeões.

    Botafoguenses costumam ser boa gente, mas esquecem que só ganharam a Taça Rio de 2006 com uma arbitragem flagrantemente ladra, naquela final que o America jogou tudo e foi garfado escandalosamente.

    E tenho dito!

    Responda a este comentário

  19. Cleyton
    26/02/10 - 21:47

    Verdadeira porcentagem do Botafogo ser campeão:
    Já é campeão da Taça GB 50%.
    Vasco, já foi vice nada impede de nem se classificar para a final da taça rio suas chances são de 0,000000000000000000000000001%.
    Fluminense não precisa falar nada vai ficar nas semi-finais.
    Flamengo: soma perfeita do titulo: Vitoria na libertadores (2X0) Tri- carioca (2007,2008,2009) Hexa brasileiro elenco bem montado Andrade Botafogo com o cú-na-mão = Flamengo tetra botafogo vice.

    Responda a este comentário

  20. Paulo Pimentel
    27/02/10 - 6:40

    Belo raciocínio Creitu, assim o Framengo chega sempre lá.

    Responda a este comentário

  21. Semi-finais da Taça Rio 2010
    4/04/10 - 20:27

    […] que faz valer boa parte da premissa de Joel Santana e deixa assim, nesse momento as seguintes probabilidades de título […]

Deixe seu comentário