Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

A opinião botafoguense

October 27th, 2009 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Brasileiro 2009, Flamengo.

Respondendo aos milhões de curiosos sobre as impressões alvinegras à respeito do clássico de domingo, onde mais uma vez a mulambada acabou levando a melhor, transcrevo uma conversa fictícia entre dois personagens do imaginário coletivo – um chamado Boca-de-Aratéia e outro chamado Gaburah – sentados em uma mesa de bar em alguma bodega sulista (partes de interesse aos framenguistas sublinhadas e em negrito para facilitar o entendimento):

Boca-de-Aratéia: Estive longe do Rio por 2 semanas e não vi nenhuma vitória do nosso time durante o período.

No jogo contra o Cruzeiro, fiquei esperançoso, principalmente ao ler na internet que o adversário jogaria todo desfalcado. Mesmo assim, perdemos. No jogo contra o Avaí, estava em Salvador e fiquei muito triste em ver que o clube não sabe aproveitar o momento bom à época e o comparecimento do público. Por pouco não perdemos…

Gaburah: Contra Avaí e Cruzeiro voltou aquela urucubaca de jogar melhor e não ganhar, que contribuiu em muito pra colocar a gente na situação em que estamos hoje. Isso é coisa de time sem ambição, sem coragem, sem confiança.

Volta Juvenal

Boca-de-Aratéia: O jogo contra o Cerro foi o único que eu vi, mesmo assim sem volume, já que minha esposa dormia. Foi impressão minha ou o gol do cerro o cara estava impedidaço? Ele anulou um gol duvidoso do Fahel (se houve falta, ela foi antes de cabecear), deu vermelho para Léo Silva e Emerson (esse eu nem entendi o penalty e o cartão) sem sequer terem amarelo e o gol do Reinaldo (achei bola na mão e barriga). Enfim, time fraco, poderíamos vencer se não fosse a arbitragem e a falta de ousadia. Não entendo porque ele insiste com Léo Silva, Fahel e Renato…

Gaburah: O Cerro é um time fraco e desarvorado, indiscutivelmente ajudado pela arbitragem. Mas tem mais raça que o Botafogo, e isso pode fazer a diferença. O vexame do River é um trauma pra mim. De qualquer forma, estarei fazendo a minha parte e me esguelando no Engenhão.

Boca-de-Aratéia: Contra o Fla, assisti ao segundo tempo em um bar repleto de flamenguistas e vi o Botafogo perder chances, acuar o rival, mas pecar nas finalizações, embora sem muita organização tática ( 4 atacantes). Não achei penalty e sabia que não seria gol (Lúcio Flávio tem cara e é derrotado , treme para o Bruno, aliás, contra ele, se o cobrador não fizer paradinha, perde).
Agora a decisão é contra o Náutico e espero que a torcida entenda o recado. Depois, não podemos perder para o Inter e Barueri fora, pois contra SP e Palmeiras no Engenhão dificilmente venceremos… Temo cair por causa do Sport.

Victor Simões em ação

Gaburah, Karlitus e Boca-de-Aratéia discutem o Botafogo

Gaburah: cara, depois de ontem fiquei desanimadaço. O Botafogo acuou o framengo durante todo o segundo tempo da partida, o que como você bem viu não adiantou merda nenhuma pois a total falta de operação do meio-campo alvinegro não fazia a bola chegar ao ataque. E com Victor Simões em campo então, a tristeza só aumentava. O cara é bisonho demais…
Não entendo porque o Estevam mudou de novo o que tava dando certo… Jobson e André Lima jogaram no lugar errado. Não dá pra inverter o Reinaldo com o André Lima, porque ele não corre nada e não tem 1/10 da visão de jogo do camisa 9. O certo do Botafogo, como já comprovado na prática, é jogar no 4-3-3 com André Lima e Jobson invertendo posição e plantando Reinaldo na área.
Não foi pênalti, mas o juizão deu pra compensar a cortada escandalosa do Toró dentro da área no lance imediatamente anterior (que ele não marcou). Lúcio Flávio
é freguês do Bruno, aquele mascarado filho-da-puta. Aliás, agora já tá perdendo um pênalti atrás do outro. E as faltas do Juninho então? Ontem foi mais um show de horror daquela defesa de merda, Adriano fez o que quis no gol dele… E se o Pet não fez tudo o que podia, graças ao Leandro Guerreiro que ficou na cola dele o tempo todo.

O problema agora é: somos fregueses do Náutico; ganhar de Inter e Barueri fora não vai ser fácil; bater o SP é impossível. A esperança é o Palmeiras, que tá entregando o ouro pra todo mundo. Mas não sei não… tento manter a esperança, mas já me preparo para o pior.  O que não entendo é essa porra de fragilidade emocional que flagela o Botafogo já há alguns anos. Não consigo mais entender o que acontece por lá…

E continuamos a encher nossas devidas caras.

*****

Quanto aos acontecimentos do jogo envolvendo a torcida do framengo, sinceramente: surpresa pra alguém?

*****

Mas indiscutivelmente esse jogo serviu para calar diversas bocas: a da cúpula do framengo com esse papo de que não dá pra jogar no Engenhão (esquecendo que o próprio Márcio Braga tentou dar uma de joão-sem-braço e cavar uma “co-habitação do Engenhão”, nas próprias palavras do dirigente); a da torcida do framengo que teve que se contentar com a carga de ingressos destinada aos visitantes; aos criminosos torcedores arruaceiros que tomaram cacete da PM; e a quem ainda acredita que Lúcio Flávio pode ter alguma responsabilidade maior em momentos decisivos.

A única boca que poderia ter permanecido fechada é a do técnico Andrade ao final do jogo.  Lamentável um cara com o currículo dele bancar o mau-ganhador.

*****

Fico com os melhores momentos do clássico de domingo:

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

30 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

30 Comentários para “A opinião botafoguense”

  1. Serginho Valente
    27/10/09 - 9:26

    Já sei que vão vir com o papo de arco-irís, perseguição, blá blá e coisa e tal. Sei que não vai adiantar dizer que se fosse com o Vasco, minha opinião seria a mesma. Mas vou falar mesmo assim:

    O Flamengo deveria ser punido com perda de mandos de campo. A incitação à violência feita pela sua diretoria, e principalmente o comportamento dos torcedores rubro-negros, não deveriam ficar impunes.

    Gostaria de criticar a torcida do Botafogo, mas não tenho como, eu também não iria ao jogo.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Cara, se você mostrar um link com dirigente do Flamengo incitando a violência, assino embaixo. Mas acho que não vai encontrar…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não vou encontrar porque não vou procurar.

    Está cheio de ameaças da diretoria do Flamengo sobre o que poderia acontecer se o clube fosse obrigado a jogar no Engenhão pela Internet, assim como o incentivo do vice de futebol do clube a que torcedores rubro negros comprassem ingressos a que não teriam direito.

    Pra mim, parece bastante óbvio que ao instaurar esse clima pro jogo a diretoria do Flamengo deveria ser responsabilizada. Mas nem precisa, só o que os torcedores fizeram no estádio já é motivo pro clube ser punido exemplarmente.

    Mas isso não vai acontecer, e se por um milagre tomarem alguma providência, evidentemente, a punição seria aplicada só no ano que vem.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Bom, você não procura, então procuro eu. O que acho é isso aqui: http://www.abril.com.br/noticias/esportes/futebol/flamengo/marcos-braz-cobra-bom-senso-pede-classico-maracana-571066.shtml ou então isso aqui: Marcos Braz acha temeridade Botafogo e Flamengo jogarem no Engenhão

    O pior que você encontra é esse aqui: http://www.sidneyrezende.com/noticia/60960 ingressos em falta para a torcida rubro negra e so comprar os do botafogo

    Na sua opinião, ele está estimulando a comprarem ingressos a que não tem direito (sic), mas não vejo em lugar nenhum ele incitando a violência ou quebra-quebra.

    E, by the way, destaco que acho corretíssimo que o Botafogo cobre do Flamengo os prejuízos com banheiros, cadeiras, etc. Fez merda, tem que pagar.

    Abs

    Responda a este comentário

  2. Victor
    27/10/09 - 10:28

    Andrade garoteou ao falar algo que não lhe diz respeito. Ainda falou bobagem.

    ****
    Não lotou o estádio? Paciência.
    Ou o Botafogo acredita em seu estádio, ou chuta o balde.
    O Botafogo quer criar o hábito do torcedor ir ao Engehão. Inverter o mando de campo deliberadamente por um acréscimo de renda neste jogo seria o fim da picada.
    Sem contar que desvalorizaria outros produtos além da venda de ingressos tais quais leilão de camarotes e placas publicitárias.

    ****
    A divisão do estádio entre as torcidas foi uma quebra de paradigma. Repito que não acho nem certo nem errado. Mas faz-se obrigatório notar o fato.

    ****
    A insegurança não é problema de ruas estreitas, animosidade natural entre rivais ou coisas do gênero.
    O problema é que bandidos vão em bandos para os estádios.
    Cenas similares aos do Maracanã ou qualquer outro estádio por aqui ocorreu.
    Peculiaridade já consagrada, torcidas rubronegras brigaram entre si.
    Para se manter a ordem pública, ao invés de proibirem o Engenhão deveriam sugerir a proibição do futebol.

    Será que não entra na cabeça de quem ganha grana com futebol que esses caras são um fator limitante de público?
    Esses caras que deveriam ser coibidos de ir ao estádio, além de tudo são privilegiados por terem acesso mais fácil aos ingressos, quiçá mais barato.
    A TV deita e rola. Quanto menos paciência eu tiver de ir ao estádio, mas verei por ela.

    Responda a este comentário

  3. Serginho Valente
    27/10/09 - 10:39

    Presidente do Botafogo:

    Como você recebeu as declarações de dirigentes e jogadores do Flamengo, que questionaram a capacidade do Engenhão de receber o clássico? O vice de futebol rubro-negro, Marcos Braz, se mostrou decepcionado com a arrecadação da renda, devido pouco número de torcedores no estádio…

    Todos sabem que o motivo real de tudo isso era financeiro. Precisávamos mostrar aos nossos patrocinadores que nos próximos três anos sem Maracanã podemos mandar grandes jogos em nosso estádio. Apesar do público pagante de 25 mil pessoas, o Botafogo ganha, proporcionalmente, mais do que numa semifinal contra o Flamengo no Maracanã, pois em nossa casa temos mais receitas e menos despesas. O Flamengo, por outro lado, tem mais receitas no Maracanã. Além disso, a operadora de ingressos do Estádio Olímpico não é a mesma do Maracanã, com a qual o Flamengo tem contrato. A partir de agora eles não terão mais o argumento da violência, porque o Rio de Janeiro mostrou que há condição de promover o espetáculo.

    Responda a este comentário

  4. Gaburah
    27/10/09 - 12:26

    Mais melhores momentos:
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL1354260-9827,00.html

    Responda a este comentário

  5. Gaburah
    27/10/09 - 12:35

    E mais um pouco de melhores momentos.

    Detalhe:

    O ambiente tranquilo que tomava conta dos arredores do Engenhão foi interrompido por uma grande confusão na parte sul do estádio. Cerca de 500 torcedores do Flamengo entraram em conflito com os policiais. As torcidas organizadas do time rubro-negro brigaram entre si e a PM entrou em ação.

    No Maracanã é assim ou capricharam desta vez só porque o jogo foi no Engenhão? Foi orquestrado ou não foi?

    A partir de agora eles não terão mais o argumento da violência, porque o Rio de Janeiro mostrou que há condição de promover o espetáculo.

    Simpatia

    Responda a este comentário

    Matheus

    “Ó, vou ficar com os dois joelhos destruídos, mas a Raça é o que vale!!!”

    Pensamento de torcedor de qualquer organizada. VSF mermo.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Lamentável mesmo, mas infelizmente existem inúmeros energúmenos como este em todas as organizadas, sejam cariocas, paulistas, mineiras, whatever.

    Concordo com o Victor, o caminho é identificar e proibir o comparecimento desta gentalha, bem como acabar com qualquer tipo de facilidade concedida pelas diretorias. Caramba, eu comprei 3 camisas oficiais esse ano, sou Cidadão Rubro Negro Prata, pago a FlaTV, tudo pra ajudar o clube. Esse idiota é mais rubro negro que eu? Por que não tenho nenhuma vantagem?

    Ridículo…

    Responda a este comentário

    Victor

    http://extra.globo.com/blogs/futebol/posts/2009/10/27/sinal-dos-tempos-235878.asp

    Gente Boa
    Este é um flagrante do fotógrafo Cezar Loureiro colhido horas antes do clássico entre Botafogo e Flamengo, domingo à tarde, no Engenhão.
    Em troca de ideias com o companheiro Bernardo Pombo, do blog Bola de Meia, de O Globo, ficamos a nos perguntar se estes torcedores foram para o estádio com o único intuito de torcer.
    Sinceramente, tormara que essa tenha sido a única intenção deles _ embora não acredite muito nisso.
    Mas deixo a imagem para a análise de vocês.
    E, pergunto: é este o clima que queremos para uma simples partida de futebol?

    Responda a este comentário

  6. Gaburah
    27/10/09 - 12:41

    E de forma brilhante Maurício Assumpção conclui:

    Acredito que o Flamengo, como entidade, também não fique satisfeito com o que aconteceu, pois não é bom ter sua imagem associada àquelas cenas. Depois, todo mundo vai dar razão quando disponibilizarmos apenas 10% dos ingressos à torcida visitante.

    Responda a este comentário

  7. Zargarotinho
    27/10/09 - 12:56

    Essas brigas da Jovem e da Raça já deram no saco. Isso não acaba nunca, chato pra caralho! Por mim as duas iam pra vala e ficávamos só com a Manguaça e a Urubuzada, que até então, são exemplos de festa sem briga.

    Teve uma outra porradaria, mas entre botafoguenses e flamenguistas, em Nikity. Lá na Praça da República. Passei um pouco depois por ali e tinha muita polícia e os ônibus pareciam estar sendo revistados. Tava feia a coisa ali…

    Sobre o Leandro Guerreiro (que eu acho bom jogador), realmente dá pena. Ele joga sozinho num time digno de Madureira. Pra piorar ainda levou uma caneta linda do Pet, coitado….

    Não tinha visto nenhum jogo do Botafogo e me surpreendi. Só não fez dois ou três gols por pura incompetência. O Flamengo pediu pra perder. God Save Adriano and Bruno.

    Responda a este comentário

    Victor

    Regra de três do rebaixamento e abnegação:

    Leandro Guerreiro está para o Botafogo assim como Conca está para o Fluminense.

    Responda a este comentário

    saulo

    Com todo o respeito ao Leandro Guerreiro, existe um fosso abissal técnico entre o futebol do Conca. O jogador do Fluminense é praticamente 50% da força da sua equipe. Caso estivesse em campo contra o Goiás, poderia ter melhor sorte na partida.

    Responda a este comentário

  8. Gaburah
    27/10/09 - 12:57

    Boca-de-Aratéia e amigos,
    o Botafogo está rebaixado:
    1. Jônatas e Léo Silva ganham vaga e elogios de Estevam Soares
    2. Reinaldo quer a volta das vitórias e diz que não se incomoda em atuar recuado

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Cerca de 1/3 do estádio já chamou o treinador de burro no meio do segundo tempo contra o fra.
    Ainda é cedo pra eu gritar também?

    Responda a este comentário

    saulo

    Estevam Soares consegue a façanha de prejudicar o time com sua insistência em escalar o Reinaldo recuado na armação. Não tem características para fazer essa função. Prefiro o Renato. E o Jônatas pode ser uma opção para melhorar a qualidade no passe e bons lançamentos.

    Responda a este comentário

  9. Gaburah
    27/10/09 - 15:22

    Esqueci.
    Ficou faltando uma boca a ser calada, a do comentarista do SporTV Paulo Cesar Vasconcellos – o Wally Gator de carne e osso. O cara passou os 90 minutos repetindo incessantemente o mesmo comentário sobre os valores individuais do Flamengo e a desorganização tática do Botafogo. Não que qualquer um dos dois seja mentira, mas só falar isso o jogo todo é dose pra mamute. Não é exagero. Nem as palavras mudavam.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    E isso que ele é botafoguense, hein!

    Teve uma hora engraçada tb: ele falou “o Botafogo erra quase todos os passes” e não sei quem fez um lançamento foda no pé do lateral esquerdo. Aí ele tentou consertar, mas já era…muito bom!

    Responda a este comentário

  10. Gaburah
    27/10/09 - 15:39

    REPITO AS PERGUNTAS:
    No Maracanã é assim ou capricharam desta vez só porque o jogo foi no Engenhão? Foi orquestrado ou não foi?

    Responda a este comentário

    João Deiró

    É sempre assim, cara. Jovem e Raça vem se enfrentando seguidamente há anos, tanto que chegaram a ser separadas pelo GEPE, com a Jovem ocupando as amarelas “do Vasco” nos jogos de uma torcida e a cadeira azul nos de duas torcidas.

    Na realidade, tinha fazer que nem fizeram em SP uma época e dissolver estas drogas…

    Responda a este comentário

  11. rafael botafoguense
    27/10/09 - 19:59

    ih alá obina voltou pro flamengo e rasgou os joelhos.

    Responda a este comentário

    Matheus

    ASHUSAHUUHSAUHSAUHSAUHHUSAUHSAUHSAUHSAUH

    Responda a este comentário

  12. saulo
    27/10/09 - 20:17

    O Botafogo não merecia perder esse jogo por tudo que criou, principalmente no segundo tempo com um Flamengo recuado. Vergonhoso foi a atitude da torcida do Flamengo, como sempre quebrando cadeiras, banheiros dos estádios.

    Por que essa inveja com o Engenhão?

    Responda a este comentário

  13. Dia do Torcedor Flamenguista
    28/10/09 - 11:31

    […] É oficial. Existe isso pelo menos no município do Rio de Janeiro e os festejos começaram no domingo. […]

  14. Rafael
    4/11/09 - 16:48

    Gaburah,
    respondendo “aos milhões” de curiosos? Então o juizão marcou aquela queda do jogador do Botafogo para compensar um outro supoto pênalti? Decepcionante. Acha mesmo que o Toró foi cortar com a mão aquela bola? Vai me desculpar heim…

    É bem simples. O Botafogo foi amplamente beneficiado pela arbitragem, jogava “inhááá…” em casa e mesmo assim perdeu. Perdeu pq o time é ruim. É pior que o Flamengo, que estupidamente se recusou a jogar no 2º tempo. Repito, se um pênalti RIDÍCULO desse fosse marcado a favor do Flamengo, seria chororô até 2014.

    ****

    Passei rapidamente pelos comentários. O pior que acontece aqui é quando colocam os marginais da RRN e TJF como representação de toda a torcida do Flamengo. ISSO QUE É UM CRIME.
    Os bandidos são sempre os mesmos. É caso de polícia, tem que prender. Não vão fazer nenhuma falta. Os próprios PMs conhecem alguns desses delinqüentes, geralmente os líderes (isso não é suposição minha, tenho certeza mesmo, já vi). É preciso acabar com esse sistema. Esse é o problema.
    Aqui proponho que acabe tb com Urubuzada e Fla-Manguaça. Se ainda não brigaram, um dia vão. Só lamento, perdeu pelas outras.

    Agora, “Flamengo deveria perder mando de campo” ou “capricharam desta vez só porque o jogo foi no Engenhão” ou “incitação à violência”… e outras tiradas desse tipo não vale nem comentar.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário