Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

A Nova Separação de Torcidas

August 30th, 2013 por | Categorias: Torcidas Organizadas.

Brasília experimentou estádio sem separação de torcidas e, não coincidentemente, os porradeiros de sempre avacalharam o negócio. Separar torcidas parece inevitável, mas uma nova proposição deve ser pensada. Em termos de segurança, não é temerário que flamenguistas e botafoguenses assistam jogos juntos, mas é aterrorizador que torcedores individuais indefesos e desorganizados dividam o mesmo espaço com os habituais porradeiros de sempre, organizados em Quadrilha.

A separação nos estádios atende à demandas erradas como as experiências nas cadeiras azuis do Maracanã pré-reforma, jogos em Brasília e na Copa das Confederações comprovaram. Os torcedores que desejam assistir aos jogos e que tem como objeto de adoração única e exclusiva a camisa de seus times não representam ameaça a ordem pública, mas sim aqueles que vestem camisas de times que nem existem como Young Flu, Força Jovem e essas babaquices que tem nomes associados à juventude porque velhos costumam ser menos babacas.

Quadrilhas Organizadas tem seus códigos de conduta marginal próprios que destoam da normalidade (tanto que são marginais, ora bolas) como necessidade de erguer bandeiras gigantes, assistir jogos em pé, ignorar numeração de lugares, dificuldade de aguardar em fila e outras coisinhas mais. Ainda assim, é válido que sejam preservado o direito ao acesso dessa turma ao estádio e para ordenar a convivência entre esses de comportamento marginal e os demais de comportamento normal (gaussianamente falando) Bona sugeriu uma nova separação dentro dos estádios. Eu apoio em 100% e complemento que no outro setor, o dos desorganizados, a cerveja fique liberada à título de experiência.

“Eu acho que a polícia deveria reservar um lugar para torcidas organizadas e colocar todas no mesmo local sem separação.”

Marias e Sheikes se confratenizam na concentração fora do estádio

Marias e Sheikes se confratenizam na concentração fora do estádio

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

29 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

29 Comentários para “A Nova Separação de Torcidas”

  1. Bender
    30/08/13 - 11:12

    “… que destoam da normalidade (tanto que são marginais, ora bolas) como necessidade de erguer bandeiras gigantes, assistir jogos em pé, ignorar numeração de lugares, aguardar em fila

    Vc quer dizer, furar fila, não?

    Responda a este comentário

    Victor

    Consertei. O efeito seria o mesmo na prática, mas pela semântica eu quis dizer “dificuldade de aguardar em fila”.

    Responda a este comentário

  2. Andre
    30/08/13 - 11:18

    Que o problema seja um problema para quem o gera e não pra quem não tem nada a ver.

    É sempre uma questão de inverter o interessado na solução.

    Responda a este comentário

  3. Matheus
    30/08/13 - 13:38

    “Marias…”

    Estamos de olho.

    Responda a este comentário

  4. Gaburah
    30/08/13 - 16:04

    A imprensa achou lindo na matéria. A reportagem fez até piadinha porque ninguém respeitou o lugar marcado.

    Se fosse um país sério fichava essa corja toda e proibia de entrar no estádio. Mas estamos no Brasil, né.

    Esse país está caminhando a passos largos pro colapso. Estamos entregues ao Deus-dará.

    Responda a este comentário

  5. saulo
    31/08/13 - 0:38

    Colocar torcidas organizadas misturadas no mesmo local é declarar guerra aberta dentro dos estádios. Contraria justamente o conceito de buscar a tranquilidade do torcedor comum.
    Caberia aos clubes depois da copa propor algumas mudanças necessárias em respeito a cultura do nosso futebol, acabar esse negócio de lugar marcado em lugares populares. É óbvio que a tendência é o preço reduzir, os novos gestores e os antigos cartolas são tão incompetentes a ponto de forçar uma elitização não planejada. Cobrar desse jeito e manter esse péssimo calendário é o caminho do fracasso.

    Responda a este comentário

    Andre

    Contraria justamente o conceito de buscar a tranquilidade do torcedor comum.

    Não. Ao contrário. O torcedor comum ficará em outro local. Protegido e com tranquilidade.

    Ja as torcidas organizadas, deveriam ter um lugar sem cadeira nenhuma e ficarem juntas. E já terem o seu local de entrada junto também no acesso ao estádio.

    Responda a este comentário

    Victor

    É a versão “beija tua irmã” quando Sua Mãe te obriga a isso depois de sairem na porrada.

    Responda a este comentário

    saulo

    É ingênuo pensar dessa maneira, a briga generalizada dentro do estádio se alastra nas saídas e o torcedor comum corre maior risco de levar a pior. A melhor medida é sempre a preventiva, separar as torcidas organizadas evita esse clima ruim.

    Responda a este comentário

    Andre

    Saulo, quando os lutadores entram lá naquele troço que alguns retardados gostam de ver pela tv e saem na porrada de sunga, aquilo não é violência. Os caras vão lá pra essa finalidade: enfiar a porrada um no outro.

    Se as torcidas organizadas forem ao mesmo lugar pra se matar, não é violência. Não agride ninguém.

    Agora preparem-se: duvido que a Globo ainda não vai justificar a atitude da torcida do gambá com a história da morte do torcedor Corinthiano assassinado pela FJV anos atrás em SP.

    Duvido que não vai. Mas vai justificar um erro com o outro.

    Pensar que a Caixa Econômica ainda montou um fundo de investimentos chamado FIC FIEL. Tomar no cu.

    Responda a este comentário

    saulo

    Estou literalmente cagando para essa bandidagem, podem se matar a vontade. É ingenuidade pensar em briga apenas dentro dos espaços reservados dos estádios, a continuação da porradaria começa na entrada e na saída dos jogos. O torcedor comum é o mais prejudicado e corre o risco de ser agredido ou ser atingido por algum objeto. A solução é punir e tirar esses péssimos elementos das redondezas. O maior entrave é a promiscuidade dos dirigentes, deveriam ser responsabilizados pela financiamento das torcidas organizadas e continuam a frequentar as dependências dos clubes e receber uma série de regalias.

    Responda a este comentário

    Andre

    Se eles se porrarem dentro do estádio, talvez estejam bem surrados pra continuar depois.

    Aliás, isso também é fácil. Os portões para entrada da torcida organizada fecharia 2 horas antes. Dessa forma, todos eles estariam já dentro de sua “arena” com antecedência.

    Depois do fim do jogo, ficariam mais 2 horas lá dentro. Daí então os portões seriam abertos.

    Os sobreviventes saem, já todos porrados. Ninguém vai sair com energia de porra nenhuma.

    Responda a este comentário

    Andre

    6 horas de porrada. Quero ver “macho” pra isso.

    Responda a este comentário

    saulo

    Esqueceu de um detalhe, as brigas são marcadas longe dos estádios e nas redes sociais. A bandidagem não quer entrar nunca em condições de igualdade, prefere sem levar vantagem e usar a tática da covardia.

    Responda a este comentário

    Andre

    Certo. Mas aí é um caso similar a gangues. Aí não tem a ver com esporte.

    O que não pode é os caras saírem nos tapas dentro do estádio no meio de pessoas normais.

    Responda a este comentário

    saulo

    E por acaso essa bandidagem não é uma gangue??? Alguns deles tem uma ficha corrida na polícia por uma série de crimes cometidos: assalto, lesão corporal, tráfico de drogas… são alguns exemplos.

    Responda a este comentário

    Andre

    Sim. É claro que é.

    O que estou dizendo é que DENTRO DO ESTADIO, que sejam colocadas juntas. E se matem.

    E fora do estádio, sejam tratadas como tal.

    Responda a este comentário

    saulo

    Raramente as brigas ocorrem dentro dos estádios, porque eles sabem muito bem que serão identificados pelas câmeras. Justamente o fato das confusões e embates aconteceram longe.

    Responda a este comentário

    Andre

    Sim, mas o fato é que estamos falando das brigas dentro dos estádios. Brigas fora dos estádios acontecem aos montes, com torcidas ou sem torcidas, com gangues, traficantes e etc.

    Isso aí é caso de polícia e nos afeta no quesito segurança pública.

    No caso dos estádios, o ponto aqui é garantir segurança pra quem vai ao evento.

    Imagine você ir num cinema e correr risco de tomar porrada. Não faz sentido. No meio da rua, você está exposto a isso de uma forma ou de outra, pode ser assaltado, estuprado, o que quer que seja.

    Eu não sei se sua intenção é conversar sobre o assunto ou simplesmente discordar de tudo. Vc leva a conversa para um rumo que nao tem nada a ver com a origem.

    Será que é difícil entender que estamos falando de ter segurança na atividade de lazer que deveria ser ir a um campo de futebol?

    Ou você está falando de segurança pública como um todo?

    Eu não ligo se eles se matam em locais combinados, marcados e etc. Foda-se. Deixem se matarem.

    Que isso não me afete e nem pessoas que querem apenas ver futebol.

    Responda a este comentário

    Matheus

    André…cara, por que você insiste?

    Hahahahaha.

    Responda a este comentário

    Victor

    Não insiste. Usa como escada.

    Responda a este comentário

    saulo

    “Eu não ligo se eles se matam em locais combinados, marcados e etc. Foda-se. Deixem se matarem.”

    Gostaria que fosse assim, mas as brigas são combinadas em locais públicos e pessoas comuns sofrem as consequências. A solução é punir essa bandidagem e encarcerar todos eles.

    Responda a este comentário

    Andre

    Animal, mas isso acontece independente de ser torcida organizada ou qualquer outra desgraça.

    Responda a este comentário

    saulo

    A melhor solução é prender essa bandidagem no mesmo pavilhão do presídio e deixar eles se matarem. Ficar no rua solto é arriscar a vida dos outros.

    Responda a este comentário

    Andre

    Boa. concordo. Brilhante!

    Responda a este comentário

  6. Serginho Valente
    31/08/13 - 23:30

    Tenho essa mesma sensação. A guerra esta perdida, e é questão de pouco tempo para irmos de vez para o buraco.

    As manifestações recentes só confirmaram a total falta de capacidade de reação do Brasil. Todo mundo quer é putaria, e lixo.

    Os poucos que conseguem ainda ter algum raciocínio, ou se mandam, ou se sujeitam, ou enlouquecem.

    A falência de todas instituições é gritante. Absolutamente nada funciona, e tudo é feito para não funcionar.

    Eu desisti. Só estou na dúvida se me sujeito, se me mando, se enlouqueço, ou se faço tudo junto.

    Responda a este comentário

    Andre

    Tem um cara que trabalha conosco aqui em SP. Ele morou 3 anos na Irlanda. Penso sempre nisso e se teria tido realmente a necessidade de ele estar aqui ou permanecer por lá.

    Hoje, tenho tentando transferir cada vez mais a minha atuação para o ambiente online.

    Dessa forma, com a tecnologia, a cada dia fico menos dependente de localização. Hoje, o nosso telefone de atendimento, que é um 0800, poderia direcionar a chamada pra qualquer lugar do mundo sem custo adicional algum ao que tem hoje.

    Recentemente tenho pensado, ainda com um horizonte de muito longo prazo, na verdade começado a flertar, que, quando o projeto se solidificar, uma possiblidade seria ir morar em algum lugar que prestasse… Quem sabe????

    Você pode se sujeitar, mas pode também andar meio em paralelo. Cagar pra tudo e focar nas suas coisas. Essa é uma boa possibilidade.

    Atualmente mantenho meu título eleitoral em SERGIPE. Motivo? Nunca votar. É mais prático justificar. E posso justificar em qualquer lugar e não especificamente em uma seção. E nunca voto. Foda-se. Pra que?

    Esses pilantras sempre vencem. Eles não largam o osso nunca. E não vão largar.

    E só de pensar que nossa “independência” às “margens do Rio Ipiranga” foi meramente uma composição de dívida de Portugal com a Inglaterra, já dá pra ver que essa porra NUNCA vai ser séria.

    A sacanagem está definitivamente no DNA.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Cara, quanto mais lembro das manifestações que aconteceram há alguns meses e tomo ciência de TUDO que está (continua) acontecendo hoje, mais chego à conclusão que o Brasil tem um povo ridículo.

    No meu ponto de vista, o colapso é iminente. As instituições estão ABSOLUTAMENTE falidas do ponto de vista MORAL e financeiro, por incrível que pareça. Porque apesar dos recordes de arrecadação de impostos ano após ano, cada vez mais os órgãos que devem prestar serviços à população (em diversas áreas) estão sendo desaparelhados, sofrendo cortes de orçamento e engolindo as politizações de cargos técnicos.

    Não lembro de tanta vergonha acontecendo nesse país desde que me entendo por gente. E NA CARA DE TODO MUNDO.

    Responda a este comentário

  7. Ana Paula
    1/09/13 - 12:29

    Concordo muito com vocês sobre a situação no Brasil. Preocupação constante e crescente com o rumo das coisas por aqui…

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário