Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

A melhor defesa é o ataque. Literalmente.

March 12th, 2008 por | Categorias: Futebol.

Até o Joel vai para dentroLamento por colocar o post praiano mais pra baixo ainda, mas acho necessário fazer este registro.

Bons ventos sopram no futebol carioca. Seja pela fragilidade dos adversários, pelo perfil dos técnicos, pela situação do time, ou pelo material humano disponível, os times cariocas estão indo ao ataque.

O Fluminense, de Renato Gaúcho começou o ano com seus três atacantes. Pelo estilo de jogo deles, achava pouco provável que desse certo. E não deu.

Mas, independente do número de atacantes em campo, Renato sempre arma o time pra frente, jogando limpo, com poucas faltas e buscando o gol.

O Cuca arma o Botafogo tão ofensivamente que às vezes o time perde jogos inacreditáveis, para o desespero de sua torcida. No Botafogo é comum ver zagueiro, lateral e volante no ataque, fazendo gols. Sem falar que o time joga, na maioria das vezes, uma bola bonita de se ver.

No Vasco, se der certo o que está tentando fazer, salve Alfredo Sampaio. Na colina não tem zagueiros, nem volantes, que possam ser titulares em um time grande. Então ele coloca o time no ataque. Perfeito.

A escalação atual do Vasco conta com apenas um volante. Jonílson, Leandro Bonfim, Alex e Morais fazem o meio-campo mais ofensivo do Vasco nos últimos tempos. O jogador chave é o Leandro, que é muito bom jogador, com um bom passe. Se conseguir dar conta do recado na marcação, vai melhorar muito a saída de bola da equipe.

Resta saber se o Eurico não vai atrapalhar, isso se não foi ele que escalou o time assim.

E até Joel no Flamengo, quem diria. O técnico, talvez pela situação na Libertadores, resolveu escalar o time com Souza, Tardelli e Maxi, no meio jogam Cristian, Ibson e Kleberson. Para os padrões do técnico, é quase um milagre.

O perigo é que o Joel nunca armou o time assim antes, vai ter que acertar tudo em uma semana para o jogo contra o Nacional, e sem seu principal jogador, Léo Moura.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

42 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

42 Comentários para “A melhor defesa é o ataque. Literalmente.”

  1. Victor
    12/03/08 - 11:06

    O Edmundo joga no Vasco como no Palmeiras? Quase no meio-campo?

    Responda a este comentário

  2. Serginho Valente
    12/03/08 - 14:35

    O Edmundo está jogando no ataque, mas volta em alguns momentos pra buscar jogo, aí o Morais, ou o Alex, se adianta.

    Responda a este comentário

  3. Gaburah
    12/03/08 - 14:46

    O Botafogo vai todo para o ataque, e tem apenas dois goleiros – que são tão bons que vivem desfalcando o time por causa de suas sucessivas convocações para suas respectivas seleções.
    GATTI JÁ!

    Responda a este comentário

  4. Gaburah
    12/03/08 - 14:53

    O time vermelho da figura com certeza é o Botafogo.

    Responda a este comentário

  5. Saulo
    12/03/08 - 16:08

    Joel devido suas borradas nas partidas contra os fracos Coronel Bolognese e o Nacional,vai testar uma formação bem ofensiva devido a necessidade da vitória na próxima semana.Se fosse pela sua vontade,continuaria com apenas um atacante,um meia ofensivo e quatro volantes.Porém uma derrota ou empate nesse jogo decisivo, pode custar um enorme prejuízo financeiro ao clube e o seu próprio cargo com uma eliminação na primeira fase.Talvez se conseguisse consertar essa borrada,a diretoria poderia mandá-lo embora e dar uma chance ao promissor e não tão caro.Apenas gostaria de saber o por que o Joel quando a situação ficou difícil escalar uma equipe ofensiva???E por que não fez antes contra o Coronel Bolognese???

    Responda a este comentário

  6. Rafael B.
    12/03/08 - 16:28

    O futebol brasileiro está cada vez mais na baixa. Acredito que a “melhora” dos cariocas deve-se mais ao fato da piora dos outros, principalmente dos times paulistas.

    O SP foi campeão brasileiro jogando uma bolinha pequena demais, apenas um futebol eficiente e suficiente pra ganhar dos outros times.

    O Joel é retranqueiro. Como eu sempre digo, títulos são importantes, mas os resultados positivos do narigudo não o faz ser um ótimo treinador.

    Coloquei no open-bar minha opinião sobre o que deveria ser feito nos próximos jogos do Flamengo. Vou copiar aqui.

    ****

    Só existe agora o jogo contra o Nacional na próxima quarta. A “fase de grupos” da Taça Rio pode muito bem ser disputada com o time 100% reserva ou de Juniores.

    Vou mais longe, no caso de uma vitória no Maraca na próxima quarta (não pode haver outro resultado para o Flamengo), o time deveria ir para a altitude e ficar lá até o jogo contra o Cienciano.

    Responda a este comentário

  7. Saulo
    12/03/08 - 18:14

    Títulos mais importantes do Joel foram de mão beijada(Copa João Havelange e Mercosul) porque demitiu Oswaldo de Oliveira em cima do laço.Assim até um gorila é campeão como treinador.

    Responda a este comentário

  8. Lincoln
    12/03/08 - 19:56

    será que voce seria campeao Saulo? sei nao hein..

    Responda a este comentário

  9. Saulo
    12/03/08 - 21:53

    Nenhum treinador faz milagre.Tudo depende da qualidade do elenco,organização e comando.Mas se não souber escalar e indicar reforços,atrapalha.

    Responda a este comentário

  10. Lincoln
    12/03/08 - 22:55

    o que eu quero dizer, que o joel santana nao pode ser o melhor treinador do mundo, mas ele tambem não é nenhum idiota. é um treinador vencedor, e toda sua historia e seus titulos sao provas evidentes disso.

    Responda a este comentário

  11. Lincoln
    12/03/08 - 22:55

    se é pra desmecerecer, tem que fundamentar com classe e inteligencia.

    Responda a este comentário

  12. Gaburah
    13/03/08 - 10:29

    Joel pode não ser um gênio, mas compensa isso com uma malandragem magestral, além de ser muito largo mesmo. Eu chamo isso de estrela.
    É inegável que o cara é um vencedor. Ganhar título de mão beijada acontece mesmo, sem dúvida (por mais que eu idolatre o Autuori, tenho consciência de que 51% do título brasileiro do Botafogo de 95 pertence ao Jair Pereira, que deu pra ele o time arrumadinho). Mas não dá pra dizer nem de longe que todos os títulos do Joel caíram no colo dele. Alguns sim, outros não. Vamos lembrar que Joel Santana é o único (creio) técnico que dirigiu todos os 4 grandes do RJ e foi campeão com todos eles. Isso pra mim é incontestável.
    Tem técnicos que são cagões mesmo, ainda que não sejam brilhantes. Só no Framengo existem mais dois: os apagadores de incêndio Carlinhos e o Capita.
    Guardadas as devidas proporções, é claro.

    Responda a este comentário

  13. Rafael
    13/03/08 - 10:41

    Lincoln, um meio-campo com 4 marcadores já é fundamento para indicá-lo como retranqueiro. Lembra do quadrado do ano passado? Jailton, Rômulo, Cristian e Toró? Assustador.

    ****

    Gaburex, qual a porcentagem do título de 95 que vc atribui ao trio de arbitragem?

    Responda a este comentário

  14. Dudu
    13/03/08 - 11:33

    Mas e a Juliana, heim?

    Responda a este comentário

  15. paulo affonso
    13/03/08 - 11:44

    Não me faça rir Limão. Vc falando de arbitragem?
    O Bota foi tão ajudado no impedimento não marcado do Tulio quanto o Santos o foi na carregada do Marcelo Passos (se não me engano, esse era o nome do basqueteiro).
    Talvez o Bota tenha sido muito ajudado pelo ataque dos pesadelos em Fortaleza no ano do centenário do Fla.

    Responda a este comentário

  16. Victor
    13/03/08 - 11:55

    Responda a este comentário

  17. Rafael
    13/03/08 - 12:30

    Claro que estou falando de arbitragem. Só se fala nisso. Só se chora por isso, só se renuncia por isso…

    Para vcs, TODOS os títulos do Flamengo foram roubados, os árbitros estavam mal intencionados e comprados.

    Inventam um monte de histórias e não olham para o próprio umbigo.

    Responda a este comentário

  18. Gaburah
    13/03/08 - 13:22

    Respondendo:
    A arbitragem da final de 95 errou para os dois lados (teve até passe de mão no gol do Santos), e no primeiro jogo no Maracanã também. Basta tentar encontrar o gol do Geovane num YouTube da vida.
    O mais engraçado disso é o argumento OPORTUNO do framenguista:

    Para vcs, TODOS os títulos do Flamengo foram roubados, os árbitros estavam mal intencionados e comprados.
    Inventam um monte de histórias e não olham para o próprio umbigo.

    Pobre Bender. Condenado pela própria maldição.
    Sinceramente, você já foi bem mais astuto em suas ponderações.
    Responsabilidade da arbitragem? 0%, nem precisava responder isso.
    Mas deve ser difícil ver mérito numa equipe que não tem bandido.

    Responda a este comentário

  19. Rafael
    13/03/08 - 13:31

    HUAhuHAAuhau… tá fazendo teste pra comediante agora?

    Agora “a arbitragem errou para os dois lados”. HUAhuAHUha!!!

    “Maldição, bandido e bla bla bla… buá buá buá…” Sempre a mesma coisa.

    Só não é a mesma coisa quando fala-se no Santos em 95, o Maurício de 89, o América da Taça GB, o Galo da Copa do Brasil………..

    Faça-me o favor.

    Responda a este comentário

  20. Gaburah
    13/03/08 - 13:39

    Patético é você tentar justificar o título do framengo com esses exemplos. Você mesmo argumentou que “a arbitragem errou para os dois lados” numa das discussões da final da TG. O que eu reconheci, sempre, e não usei como descredenciador do seu time.
    Aliás, sempre disse que o framengo foi campeão de forma legítima. Meus posts falam por mim.
    Parece que você mesmo tá querendo se convencer procurando respaldo nos exemplos dos outros.
    Sempre a mesma coisa são os seus argumentos chamando quem não concorda contigo de chorão, arco-íris ou buá-buá-buá.
    O Botafogo de 1995 seria campeão de qualquer coisa que disputasse. Coisa que não se pode dizer do framengo de 2008.

    Responda a este comentário

  21. Serginho Valente
    13/03/08 - 13:51

    Pelo que se vê aqui, o único time que é campeão sem auxílio da arbitragem é o Vasco.

    Acho que Edmundo é botafoguense, ele nem comemorou o gol.

    Responda a este comentário

  22. Gaburah
    13/03/08 - 14:04

    REPITO:
    O mais engraçado disso é o argumento OPORTUNO do framenguista:

    Para vcs, TODOS os títulos do Flamengo foram roubados, os árbitros estavam mal intencionados e comprados.
    Inventam um monte de histórias e não olham para o próprio umbigo.

    Responda a este comentário

  23. Victor
    13/03/08 - 14:08

    REPITO:
    O mais engraçado disso é o argumento OPORTUNO do framenguista:

    Para vcs, TODOS os títulos do Flamengo foram roubados, os árbitros estavam mal intencionados e comprados.
    Inventam um monte de histórias e não olham para o próprio umbigo.

    Hehehehehe

    Responda a este comentário

  24. Saulo
    13/03/08 - 14:35

    Ontem quem assistou o jogo do Flamengo,se assustou com a atuação do árbitro assistênte Antônio Marcos Leme Machado.Errou por muito quatro impedimentos muito mal anulados.Não vou absolver a má atuação do Flamengo,mas influenciou o resultado do jogo.Nunca vi uma safra tão ruins de bandeiras.Sorte que os dois times trocam do lado de campo obrigatorimente.O Mesquita não teve trabalho com o assistente porque praticamente não atacou.Já ouvi muitas besteiras do Arnaldo César Coelho sobre a pouca importancia dos bandeiras,mas um impedimento mal anulado é muito mais prejudicial que um penalti mal marcado porque muitas vezes é uma finalização de um gol feito.Na penalidade existe o risco de perder.
    Em relação aos comentários sobre o Joel sobre os títulos da sua carreira,é bom frisar que nunca ganhou desde o início de uma temporada um título nacional ou sul americano.Sempre venceu estaduais e não serve como parâmetro para nada.O próprio Flamengo foi tri-campeão estadual(99/2000/2001) e fez campanhas ridículas no campeonato brasileiro.Na copa João Havelange apenas fez três jogos e na Mercosul participou da segunda partida decisiva em São Paulo com o Palmeiras.No fim desta partida,o Euller foi grato e honesto com Oswaldo de Oliveira e toda a sua comissão técnica na entrevista de agradecimento pela conquista.

    Responda a este comentário

  25. Serginho Valente
    13/03/08 - 14:39

    mas um impedimento mal anulado é muito mais prejudicial que um penalti mal marcado porque muitas vezes é uma finalização de um gol feito.Na penalidade existe o risco de perder.

    SENSACIONAL.

    Responda a este comentário

  26. Rafael
    13/03/08 - 14:42

    Gaburah agora entra para o hall dos que dizem que: “o Bender falou isso, Bender falou aquilo…”, e não vai conseguir sustentar suas afirmações, pois é mentira.

    Aonde eu estou querendo justificar qq coisa??? A Taça GB 2008 é um evento independente dos outros campeonatos.

    Eu não estou descrendenciando nada. Apenas digo que as arbitragens erram sim para ambos os lados. Até que se prove ao contrário (como no caso do Edilson), são apenas erros que acontecem todo jogo.

    Há erros mais claros, há erros menos evidentes. Há juiz bom, juiz ruim, juiz pior ainda.

    Eu não estou querendo me convencer de nada. De onde vc tirou isso???

    Não é quem não concorda comigo. Tenho que falar aqui de novo (DE NOVO) que opiniões são diferentes.., por isso há discussão…, que respeito todas…, apesar de não concordar com todas… bla bla bla..???

    Só brinco dizendo que é chororô, quando é mesmo!!! Agora a nova mania é o resgate de choradeiras lá de 1856.

    Responda a este comentário

  27. Rafael
    13/03/08 - 14:49

    Gaburah, o meu argumento, classificado por vc de “oportuno” é fato. Basta conversar com botafoguenses, vascaínos ou tricolores mais fanáticos. É patético, concordo, mas para esses, todo título do Flamengo foi roubado.

    Responda a este comentário

  28. Rafael
    13/03/08 - 14:50

    Ou foi roubado ou foi sorte.

    Responda a este comentário

  29. Serginho Valente
    13/03/08 - 14:51

    Ué…segundo um amigo meu, os campeonatos de 1856 devem ser encarados da mesma maneira que os campeonatos dos últimos anos pelos torcedores.

    Responda a este comentário

  30. Rafael
    13/03/08 - 14:55

    Exatamente.

    Eu não vi tal campeonato, mas “de maneira nenhuma diminui as conquistas de qualquer time, em qualquer tempo”.

    Porém, eu me referi APENAS à eterna choradeira. Sabe ler não? Ou é questão de “interpretação”?

    Responda a este comentário

  31. Serginho Valente
    13/03/08 - 14:57

    Ah!!! Sim…então tirar onda com um título que você não viu, pode. Falar que esse título foi roubado, não pode…ok.

    Ainda bem que eu não sou fanático.

    Responda a este comentário

  32. Victor
    13/03/08 - 15:00

    Serginho,

    Eu ouvi, vc não ouviu

    Responda a este comentário

  33. Serginho Valente
    13/03/08 - 15:07

    Hehehe…isso é verdade.

    Queria perguntar pro Rafael B. qual torcedor que ele considera mais feliz hoje, o uruguaio (2 copas) ou o francês (1 copa)?

    Responda a este comentário

  34. Rafael
    13/03/08 - 15:33

    Falar, vc pode falar qq coisa. QQ um, que não seja mudo, pode. Até mesmo ficar dizendo que os títulos do Flamengo foram roubados.

    O engraçado disso é são vcs falando toda hora. Vcs falam em roubar, mas roubar a taça da Copa João Havelange vcs não lembram mais. O dirigente invadir o campo e mandar parar o jogo já esqueceram… e por aí vai…

    Pode chorar retroativamente a vontade, só que eu acho ridículo isso.

    Já venerar as conquistas e os craques do passado não é ridículo.

    Responda a este comentário

  35. Rafael
    13/03/08 - 15:35

    “qual torcedor que ele considera mais feliz hoje, o uruguaio (2 copas) ou o francês (1 copa)?”

    Perdeu a noção total de tudo.

    Responda a este comentário

  36. Serginho Valente
    13/03/08 - 16:11

    Fiz uma pergunta tão difícil de se responder? Eu, por exemplo, acho que é o francês.

    O roubo da taça da Copa João Havelange influenciou o resultado da partida final?
    O fato de algum dirigente invadir o campo, altera o resultado de alguma partida? Certa vez um ladrilheiro invadiu o campo numa decisão, ele influenciou o resultado?
    Não lembro de alguma partida que tenha acabado por invasão de algum dirigente, mas se houve, o Tribunal com certeza deve ter aplicado alguma pena.

    Achar ridículo, ou não, alguma coisa é uma opinião pessoal. E como você disse, qq um pode falar qq coisa. QQ um, que não seja mudo, pode. Até mesmo ficar dizendo que os títulos do Flamengo não foram roubados.

    Mas concordo que venerar conquistas e craques do passado não é ridículo. Isso, quando essa veneração não é feita fechando os olhos para o que de fato aconteceu, ou aumentando a importância exarcebadamente de alguma coisa.

    Responda a este comentário

  37. Victor
    13/03/08 - 17:25

    acho que é o francês.[2]

    Responda a este comentário

  38. Lincoln
    14/03/08 - 9:18

    Victor Mar 13th, 2008 at 15:00:

    Serginho,

    “Eu ouvi, vc não ouviu“

    isso sim seria uma raridade.. serginho é surdo…

    e o video flaxbota.. tulio jogava muito!!! sensacional a pisada/calcanhar na bola

    Responda a este comentário

  39. Rafael
    14/03/08 - 11:13

    Sua pergunta não é difícil, sua pergunta só não faz sentido. Obviamente que a França está mais em evidência hoje. O Uruguai está em decadência há anos. Não consegue nem se classificar pra Copa mais. Mas duvido muito que o uruguaio, (nascido em qq época), que gosta de futebol e tem algum interesse pelo esporte não venere o Ghiggia.

    Pois, “de maneira nenhuma diminui as conquistas de qualquer time, em qualquer tempo.”

    ****

    Vc acha mais relevante um maluco qq invadir o campo do que o presidente do Clube? Tudo bem.

    Então quer dizer que o Vasco nunca teve “sorte” com a arbitragem? Paciência, muita paciência…

    Responda a este comentário

  40. Serginho Valente
    14/03/08 - 13:50

    Não perguntei por isso, é óbvio que os torcedores de um time devem venerar os ídolos do passado (eu e todos os integrantes desse site concordamos com isso).

    A questão é que tanto uma Copa do Mundo conquistada pelo Uruguai em 1930, quanto uma conquistada pela França em 1998, tem o mesmo valor.
    Mas os torcedores uruguaios que viveram as conquistas do seu país, sacanearam muito os franceses que viveram na mesma época. Hoje em dia, apesar até de serem históricamente menos vitorosos, os franceses é que sacaneiam os uruguaios. Porque eles viram, os uruguaios não viram.

    ****

    A relevância depende do quanto a invasão influênciou no resultado da partida, e da importância da própria. De qualquer jeito acho as duas coisas lamentáveis, principalmente, quando um maluco qq é posto em campo pela diretoria de um time.

    O Vasco já foi beneficiado sim pela arbitragem. Mas não me lembro de nenhuma polêmica que colocasse algum título vascaíno na berlinda.

    Responda a este comentário

  41. Rafael
    14/03/08 - 15:14

    “os torcedores uruguaios que viveram as conquistas do seu país, sacanearam muito os franceses que viveram na mesma época.”

    Deve ter sido uma enxurrada de e-mails de Montividéo para Paris em 1930.

    “Hoje em dia, apesar até de serem históricamente menos vitorosos, os franceses é que sacaneiam os uruguaios.”

    Tá se enrolando muito Serginho. Faz o sequinte, o dia que vc encontrar um fracês zuando um uruguaio, filma.

    ****

    Maluco posto em campo por quem? Maluco tá vc.

    ****

    Vc não quer lembrar.

    E pra mim, nenhum título do Flamengo esteve na berlinda.

    Responda a este comentário

  42. Serginho Valente
    14/03/08 - 19:10

    Ah é…como eu sou burro, uruguaios e franceses, tem razão.

    Eu não lembro de fato. Diz aí…

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário