Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

A McLaren dita nova ordem no Canadá

June 17th, 2010 por | Categorias: Fórmula-1, Fórmula-1 2010.

Boa corrida, bela vitória, mas a pole ainda não desceu

Fórmula 1 em tempos de Copa não faz o menor Ibope. Ainda assim, encontraram um buraco na programação das TVs no mundo para encaixarem entrea pelada de Argélia e Eslovênia e a blitzkrieg da Alemanha para cima da Austrália. Se todos esperavam outro passeio da dupla da Red Bull pelo Circuito Gilles Villeneuve após o trágico fratricídio ocorrido na Turquia, a McLaren provou que estávamos redondamente enganados. Apesar da vista grossa com a “tática do migué” empregada para conquistar a pole-position no sábado, quando Lewis Hamilton andou com tão pouco combustível que ele teve que desligar o carro na volta de retorno aos boxes para sobrar o litro de gasolina obrigatório no tanque para aferição ao fim das corridas e treinos. E foi assim começou.

A estratégia adotada pela equipe taurina, que utilizou em seus carros os pneus mais duros para classificação e largada, mostrou-se ineficiente. Sebastian Vettel novamente enfrentou problemas para chegar ao fim da corrida. Mark Webber – de contrato já renovado até o fim de 2011, provando que o episódio turco foi superado – ainda liderou, mas a queda drástica de rendimento deixou claro que sequer chegaria ao pódio. Como consequência, a dobradinha da McLaren deixou a dupla da equipe britânica na frente do campeonato.

Schumacher foi a chicane móvel e achou tudo muito engraçado

Fernando Alonso se esforça para fazer a Ferrari reagir. Ele até poderia ter sido segundo se não tivesse se embananado na ultrapassagem de um retardatário, oferecendo uma oportunidade perfeita para que Button desse o bote. Mas a sua terceira posição na corrida e o quarto lugar no campeonato mascaram a decepção com o F10, muito badalado na pré-temporada e cuja evolução deixa a desejar. As nuvens negras estão sobre Felipe Massa (outro de contrato renovado, este até 2012). O piloto brasileiro teve sua pintura estragada e seus aerofólios quebrados em diversas oportunidades. Sua recuperação até ia bem, quando uma fechada de Michael Schumacher na disputa pela módica nona posição acabou com a corrida do brasileiro. Ele foi obrigado a mais uma parada, e ironicamente, recebeu um acréscimo de 20 segundos em seu tempo final por ter excedido a velocidade no pitlane, enquanto o seu tutor de queixo avantajado não teve sanções por sua manobra, no mínimo, desastrada.

O algoz de Rubens Barrichello desta vez se chamou Jaime Alguersuari, que em mais um dos infinitos incidentes dessa edição da corrida canadense causou um problema nos freios do brasileiro após um toque não captado pelas câmeras. Tudo que deu para conseguir foi o 14º lugar, um à frente de Massa e logo atrás de Nico Hülkenberg. Já é comentado que Barrichello seguirá em 2011 no time de Frank Williams.

Uma estrelinha vai para o suíço Sébastien Buemi. O representante da Toro Rosso marcou seu melhor resultado esse ano (oitavo) depois de um passadão sensacional sobre o problemático Mercedes de Schumacher. Se parece pouco, Massa não conseguiu esse objetivo voltas depois. Os ares canadenses fizeram bem ao rapaz, que depois de ser duramente criticado pela cúpula do time, ao fim do GP já era cogitado como sucessor de Webber na equipe matriz dos energéticos, seguindo o caminho das pedras de Vettel e fazendo dupla com o próprio.

A equipe que no meio do ano letivo já apresenta sinais de que vai ficar de recuperação é a BMW-Sauber. O time ainda sofre com problemas em seus propulsores fornecidos pela Ferrari, desta vez com Pedro de la Rosa, apesar de Maranello já tê-los resolvido em seus carros. Kamui Kobayashi foi pífio, destruiu o carro na primeira volta e deve ter levado uma ensaboada do patrão Peter Sauber. O cartola helvético conhecidamente odeia esse tipo de prejuízo.

Os olhos arregalados de Kimi

Fora das pistas, o que vem agitando a F1 é a demora da FIA em anúncios importantes: o resultado do “vestibular” no qual uma nova equipe dentre as candidatas entrará para o clubinho em 2011 (esperamos que não seja outra falcatrua como a USF1, tampouco outro HOAX como a Lotus paraguaia malaia); e principalmente, qual será o fornecedor de pneus para a próxima temporada, uma vez que a Bridgestone abandona o circo ao fim do ano. À boca pequena fala-se na vitória da Pirelli. A Michellin deverá ser preterida por causa da sua posição de não querer exclusividade, o que desportivamente seria mais interessante. Porém, como o mantra da redução de custos ainda soa na Place de la Concorde (onde fica a sede da FIA), a possibilidade já está virtualmente afastada.

Outro assunto quente é a possível volta do campeão de 2007 Kimi Räikkönen. O monossilábico finlandês passa suas férias andando no Mundial de Rali pela Red Bull, mas como a dupla do time na F1 já foi confirmada, seu nome agora é cotado para a Renault.

No campeonato, apenas 15 pontos separam o líder do quarto colocado: Hamilton,109; Button, 106; Webber, 103; Alonso, 94. Logo depois vem Vettel com 90 pontos. Os cinco protagonizarão a disputa pelo título. Está bom ou quer mais?

A próxima corrida é o GP da Europa em Valência, dia em que segundo a minha aposta no Bolão Blablagol, se enfrentarão Argentina e Uruguai pelas oitavas de final.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

3 Comentários para “A McLaren dita nova ordem no Canadá”

  1. Sergingo
    20/06/10 - 2:32

    Você pensou que iria bater o recorde de 0 comentários?
    Tolinho!

    Responda a este comentário

  2. Robinson
    20/06/10 - 8:27

    Nãããããããããããããããããooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Eu tenho a senha de administração, vou apagar isso antes que alguém veja!!!!!!!

    Responda a este comentário

  3. Victor
    20/06/10 - 11:12

    Hahahahahahahaa
    A F1 passou batido para mim. Amanhã se a ressaca pemitir eu leio o post para me informar e descobrir quem ganhou a corrida.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário