Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

A grande tarde de Ricardo Gomes

April 23rd, 2011 por | Categorias: Campeonato Carioca 2011, Vasco.

Eder Luis coloca Vasco na semifinal do Fluminensão 2011 contra o vencedor do Clássico dos Lixões

Pela sagacidade de Filipe Bastos com a tranquilidade de Eder Luis o Vasco saiu vencedor do primeiro tempo equilibrado no Engenhão que se seguiu assim até o tempo técnico do 2º foi graças à segurança passada por Fernando Prass quando o time que atingiu a harmonia entre uniforme e patrocínio estragada nesse jogo de maior visibilidade passou a tocar a bola na entrada da área cruzmaltina e efetivamente levar perigo.

O Vasco que marcava bem e deixava o jogo sem grandes opções ofensivas para os dois lados ia perdendo espaço e não ameaçava. Lédio Carmona e Roby Porto na transmissão buzinavam Bernardo no lugar de Diego Souza quando Ricardo Gomes surpreendeu sacando o autor do gol Eder Luis. A torcida reprovou e vaiou o treinador.

Deveriam gritar em uníssono o nome do técnico ao fim da partida. Bernardo que entrou no lugar de Diego Souza Eder Luis deu brilho a equipe do Vasco que passou a se defender com mais jogadores tumultuando o ótimo toque de bola do Olaria e atacando com menos gente porém com muito perigo e efetividade, exclusivamente pela impetuosidade de Bernardo que logo conseguiu um penalty desperdiçado por ele mas que não arrefeceu o futebol vascaíno.

Se as vaias para a substituição demonstram que Ricardo Gomes acertou na escalação inicial, a nova disposição do Vasco sem maiores invenções corrigindo um mau futebol temporário escancaram o acerto nas substituições. Nota 10 para Ricardo Gomes, treinador vencedor da semifinal do turno entre dois bons times que jogaram um bom futebol de toque de bola pelo meio-campo.

****

O time carioca de Série A que não correr atrás de alguns jogadores do Olaria não pode abrir a boca durante o Brasileirão para reclamar de elenco. Waldir quando jogou pela centro-avância não incomodou o Vasco, mas caindo pela ponta foi perigoso. Felipe sumiu no quarto derradeiro da partida mas provou ter pensamento rápido na armação do time e boa dose de categoria assim como Victor volanteou competentemente além de belas viradas de bolas profundas em diagonal puxando seu time rapidamente para o ataque mesmo com o Vasco bem postado.

Olaria dignificou nesta partida sua participação das semifinais da Taça Rio, um campeonato tão bom como outro qualquer para quem quer ver futebol e não desfile de marcas.

****

Rápida vista nos gols dos jogos dos Cruzeiros, de Minas e Rio Grande do Sul, notou-se a presença das torcidas dos times pequenos que jogavam em casa em silêncio ao levar gols e comemorando fortemente ao fazê-los. Nada pode ser mais profano ao futebol no Campeonato Fluminense que a Cariocarização do estádios na fase final.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

26 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

26 Comentários para “A grande tarde de Ricardo Gomes”

  1. André Bona
    23/04/11 - 22:27

    Coisas para o bem do futebol do RJ:

    Vasco jogando contra o Olaria no Engenhão, e Botafogo jogando em S. Januário… é cada coisa…

    Vasco jogou realmente bem e o Olaria valorizou a vitoria cruzmaltina, atuando da mesma forma.

    Conforme o confronto da semana passada entre os dois escretes já mostrara, o equilibrio não foi obra do acaso nem de uma suposta zebra. Foi condizente com um time “pequeno” bem trabalhado e consciente durante todo o returno. O Olaria, antiga filial do Vasco, foi uma grata surpresa e sua participação, maravilhosa!

    Responda a este comentário

  2. Victor
    23/04/11 - 23:18

    O Olaria, antiga filial do Vasco, foi uma grata surpresa e sua participação, maravilhosa!” [1,8]

    Responda a este comentário

    Lincoln

    “O Olaria, antiga filial do Vasco, foi uma grata surpresa e sua participação, maravilhosa!” [2,8]

    Responda a este comentário

  3. Lincoln
    23/04/11 - 23:30

    Bernardo substituiu o ótimo Éder Luís que já estava a 70% e não conseguia ser mais tão perigoso nos contra ataques.

    Com a substituição, Gomes avançou D.Souza e Bernardo ocupou a meia que D.Souza deveria ter ocupado desde o inicio do jogo.

    Até este momento o único (e grandioso/importante) papel era de puxar a marcação de dois jogadores deixando Felipe invariavelmente no mano a mano com o marcador. Esta vem sendo a grande contribuição de Diego Souza para o Vasco de Gomes.

    Pois eis que Bernardo entrou ali correndo 100% até o penalty quando perdeu e se abateu.

    Neste momento (ou logo após) o Vasco começou a jogar mal pois Bernardo ficou abatido e sumiu. Gomes então sacou o Alan, colocou o E.Navalha.Costa e falou pro Diego Souza: VAI PRA CIMA LEKE!

    Com isso vimos o Diego como ponta esquerda e o próprio Bernardo melhorou.

    Ao contrário da torcida, Gomes demonstrou um perfeito conhecimento do elenco. Na mesma hora eu falei pra Manna.. ele deveria ter tirado o D.Souza que ta andando..ai em seguida o Lédio falou o mesmo. Na hora que ele falou o mesmo eu resolvi pensar melhor sobre, pois não gosto de concordar com comentarista de jogo. E me veio a mente (falei pra Manna na hora) que ele deveria ter feito a substituição para acontecer o que aconteceu acima. A grande verdade é que o treinador é a pessoa mais capacitada para compreender e modificar o time e o posicionamento dos jogadores. O cara recebe muito bem pra isso e convive com eles todos os dias treinando essas situações. Parabens para o Gomes, um treinador de verdade!

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    “Na hora que ele falou o mesmo eu resolvi pensar melhor sobre, pois não gosto de concordar com comentarista de jogo.” [2]

    “Parabens para o Gomes, um treinador de verdade!” [2]

    R. Gomes pode AINDA nao ter comprovado o seu potencial. Mas o cara é trabalhador – isso é 90% do caminho andado – e não é espalha brasa.

    Responda a este comentário

    Victor

    Pois eis que Bernardo entrou ali correndo 100% até o penalty quando perdeu e se abateu.

    Neste momento (ou logo após) o Vasco começou a jogar mal pois Bernardo ficou abatido e sumiu.

    Necas de pitibiribas. Bernardo voltando para seu posicionamento singelamente levantou a mão pedindo desculpas à torcida pelo chute na trave que aceitou prontamente gritando “Vasco, Vasco!”. Bernardo continuou jogando da mesma forma insinuante e bem, ainda ajudando o Vasco.
    Se eventualmente o Olaria tivesse empatado [até porque tinha time para isso(*)] Bernardo ainda com a perda do penalty teria propiciado ao Vasco subsídios para ganhar pois arrumou o jogo para que outros 10 do time decidissem (até por desafogar os zagueiros, que falharam especialmente com Dedé cagando nos passes absurdamente no 1º tempo achando que era Falcão)

    PS: Depois que escrevi, li que o Bernardo voltou a melhorar segundo Lincoln por alguma mudança que me passou despercebida.

    (*)Isso só pode afirmar quem viu o jogo. Quem não viu, resta ficar de elocubração inócua sobre o porquê um time vence, empata ou perde uma partida de futebol. Compra a lenga-lenga quem quer.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Sobre (*) – quem viu o jogo não tem mais dúvidas sobre um suposto corpo mole (que seria inconcebível pelas tradições do clube e também porque só beneficiaria, em tese, adversários) do jogo passado.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Também não compro nem comprarei essa ideia de ‘corpo mole’. Eu acho que o Vasco (apesar de ser meu favorito na Taça Rio) ainda é um time irregular, isso sim. Tá no caminho certo, mas é alterna muito.

    Quem dera o problema do Botafogo fosse o Vasco entregando jogo

    Responda a este comentário

    Yuri

    corpo mole, de verdade, só no Brasileirão mesmo.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    esse abatido foi por questão de minutos.. não passou de cinco. mas foi o suficiente para o Olaria dar um abafa! ai o Gomes mudou em seguida! Mas sim, ele teve personalidade de virar pra torcida e pedir desculpas e assumir.

    Responda a este comentário

    Victor

    Então Ricardo Gomes leva um ponto extra para somar na média. Nota 11.

    Responda a este comentário

  4. Bender
    24/04/11 - 12:11

    Não assisti essa partida.
    Os pequenos costumam encrencar (A final da Taça GB foi um jogo complicado).
    Parabéns ao Vasco de volta à uma decisão.

    Responda a este comentário

    Victor

    Os pequenos costumam encrencar (A final da Taça GB foi um jogo complicado).

    É uma lapso de memória ou revisão histórica?
    http://www.blablagol.com.br/flamengo-campeao-taca-gb-2011-12780

    […]
    A conquista invicta da Taça GB corrobora o trabalho que vem sendo feito desde o final do ano passado depois do turbilhão que passou pela Gávea. Vencedor em 100% dos jogos da 1ª fase, o Flamengo também foi superior nos confrontos do mata-mata. No jogo final pressionou o Boa Vista desde o início. No 1º tempo o time do Serguei conseguiu chutar uma vez depois que Maldonado escorregou.
    […]

    Aí o post se desenrolou com um monte de blá blá blá à respeito de Deivid e Vanderlei até que Macedus colocou sua opinião sobre a partida onde destaco o início:

    Amigos, eu vejo desta forma: Flamengo levou a Taça Guanabara sem muito esforço, mesmo no empate com o Botafogo o time da Gávea poderia ter resolvido a parada de forma mais simples pois o Natalino fez o favor de escalar seu time da forma mais estranha possível e só conseguiu arrancar o empate pois o Flamengo “ainda” busca sua melhor escalação.
    Na final contra “O TERROR VERDE” (?!?!?!?!?!?!) o Flamengo partiu para resolver logo o jogo, tomou a postura de time grande e favorito pois se ficasse como o Fluminense, que jogou contra esse mesmo Boavista como se a vitoria fosse certa, acabaria se complicando e conseguindo mais um vexame. (ENGENHARÁSSO ????)
    Flamengo marcou o Boavista de forma implacável não dando espaços para o time verde, claro que ainda existem detalhes no time a serem vistos, Ronaldinho deve jogar na frente como centro avante ou deve ficar na criação, e TH7 ? Negueba tem deve ser titular nesse time ? Renato Abreu ainda merece um lugar como titular ?
    […]

    A resposta foi sucinta:

    Concordo com sua visão. No outro post coloquei mais umas 3 ou 4 opiniões.
    Existe uma diferença quando estamos falando de fatos ou emitindo opiniões.

    ****
    Eu hoje, com dúvidas pergunto: A final da Taça GB foi um jogo complicado onde o pequeno encrencou ou não?
    É uma lapso de memória, revisão histórica ou desfaçatez?

    Responda a este comentário

    Bender

    “desfaçatez” – muito bom!
    Estou tentando te enganar para manipular e estabelecer meus interesses!

    ****
    É verdade. O Flamengo não passou aquele sufoco na final contra o Boa Vista. Mas não ganhou com tranquilidade de nenhum dos pequenos. O placar mínimo, sem nenhuma outra vantagem, é por definição “complicado”. O exemplo da final com a magra vitória foi para corroborar isso.

    Responda a este comentário

  5. Lincoln
    24/04/11 - 12:30

    é só elogiar. Prioridade TEM QUER SER SEMPRE A COPA DO BRASIL!
    poupar jogador na copa do brasil é sacanagem! Nao importa que foi 3×0 lá.. se chegar aqui os caras jogarem pra kct e meterem um saco o vasco ta eliminado da competição mais importante do time no semestre. Foda-se Guanabara, Carioca e etc. Prioridade tem quer a copa do brasil!

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2011/04/ricardo-gomes-adianta-e-diz-que-vai-poupar-alguns-jogadores.html

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu acho que a prioridade é ganhar tudo que se disputa na temporada. O Barcelona já conseguiu provando não ser impossível.

    Penso inclusive que seria um erro não utilizar o grande lucro obtido fora de casa. O Vasco pode perder por até dois gols de diferença para um time pior em São Januário. Nada além disso reverte em vantagens para a próxima fase.

    A única vantagem é descansar os jogadores mais para a frente e ganhar essa folga no calendário. Parabéns Ricardo Gomes.

    Responda a este comentário

    Victor

    Nota 12.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    discordo. mas quem tem que achar alguma coisa mesmo é o Gomes+Dinamite+Caetano

    Responda a este comentário

    Victor

    É um direito seu discordar, além de ser salutar.
    Só que repudio a afirmação de quem tem que achar alguma coisa mesmo são os dirigentes (técnicos, políticos e comerciais) do Vasco.

    À partir do momento em que eu me predispus a publicar minhas ideias sobre futebol, quem tem de achar alguma coisa sou eu. Ninguém além de mim é responsável pelo que eu publico e pelas ideias que eu emito.

    No mais, nada impede que um dirigente do Vasco leia minhas ideias e utilize-as. Arévalo por exemplo, lê o que Gaburah escreve.
    http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=10150569408795258&id=10150094849770258

    http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=115064638574858&id=10150094849770258

    Consultoria grátis.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Que isso?

    Que beleeeeeeza!

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Sem falar que gente do nível de Lédio Carmona, Raul Plassman e Gilmar Ferreira já deu as caras por aqui e ventilou nossas ideias.

    É só fazer o salutar exercício de não praticar a gratuidade.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    ta bom! Eu tenho a opinião de que se o cara pode jogar ele deve jogar TODAS. Concordo que jogador que não esteja bem fisicamente (cansado ou velho) ou desgastado emocionalmente pode ser poupado de um jogo X. Mas em regra geral todo mundo joga todos sempre! E continuo achando que Copa do Brasil >>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Carioca então força total SEMPRE na copa do brasil, pois não existe jogo ganho!

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Se o Vasco tivesse feito isso em 2000, teria sido campeao brasileiro e da Mercosul?

    Nao tenho opiniao formada sobre ser melhor o pior poupar jogadores. Mas se vai poupar, a classificação nao pode escorregar. O nautico nao vem pra passear.

    Responda a este comentário

  6. Hoje tem Clássico dos Lixões
    24/04/11 - 13:05

    […] Taça Rio em partida com times em condições praticamente simétricas de classificação aos que disputaram a boa semifinal de sábado, porém com mais mídia uma vez que vende-se camisas e marcas ao invés de […]

  7. rafael botafoguense
    24/04/11 - 15:26

    esse sentimento tá indo longe demais

    hauahhauahuauauahauhauahua

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário