A força do Mata-Matas
May 25th, 2008 por Victor | Categorias: Estrutura.Não é de hoje que simpatizo com a idéia de um campeonato brasileiro por pontos corridos nos moldes como ocorre desde 2003.
Basicamente por motivos de organização e possibilidade de investimentos serem feitos com maior previsibilidade de metas e resultados.
Mas sempre que fala-se em Pontos Corridos pelo Brasil, invariavelmente o contra-ponto é o Mata-Mata. E enquetes pipocam com opções 8 ou 80: “Você prefere Pontos Corridos ou Mata-Mata?”
Pois bem, as duas coisas não são excludentes. E como acontece na Europa, há possibilidade das duas formas de disputas serem contempladas em um calendário.
E os Pontos Corridos garantem um orçamento regular, um mínimo para que os clubes se planejem. Garantia de jogos o ano todo e delimitação das forças de um País, além da possibilidade de se comparar evolução ou decadência de um clube.
Mas inegavelmente, é o Mata-Mata que chama a atenção. Que coloca um clube no foco de torcedores de outro, mesmo torcedores de outras regiões. O Mata-Mata é quem tem mais poder de arregimentar novos espectadores, mobilizar os não-iniciados.
Mulheres que gostam de futebol, mas não-fanáticas, são uma excelente fonte de observação.
Tive duas amostras deste poder hoje.
Sport e Fluminense jogavam pela 3ª rodada do Brasileirão e o jogo era transmitido para o Rio de Janeiro pela TV Globo. Ambos os times eram mistões, uma vez que teriam jogos decisivos, um pela Copa do Brasil e outro pela Libertadores no meio da semana. Fui para a academia e pedi para deixar o jogo rolando na TV.
Ana Paula estava comigo e perguntou:
Quem é SPT?
Depois de fazer brincadeiras com a sigla, respondi que se tratava do Sport. Ela levantou as orelhas dando mais atenção e indagou:
Ué? Então é o Vasco que está jogando?
Pouco depois, outra mulher se mostrou um tanto interessada pelo jogo. Olhou para a TV, ficou lá parada com cara de dúvida, até virar para perguntar (já estava 1×0 para o Sport):
É o Fluminense?
Sim
Se perder hoje, o que acontece?
Nada. Este é outro campeonato
Ah… não é a Libertadores, né? A Libertadores é quarta, né? É contra o argentino ?!
Isso.
Inegável, como esses exemplos comprovam, a força de marketing de um Mata-Mata. Não dá para abrir mão deles. Só não seja 8 ou 80. Nem todos precisam ser Mata-Matas. Já há garantia de emoção para o ano todo com alguns sendo.
Não é questão de marketing do mata-mata. É mais emocionante, é mais marcante. Apenas isso.
Qual foi o jogão do campeão SP ano passado? A “final” contra o América de Natal no Morumbi? Alguém lembra?
Esse “misto” entre pontos corridos e mata-mata pode ser muito bem feito dentro do mesmo campeonato.
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Também sou mais o mata-mata.
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