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A força do Mata-Matas

May 25th, 2008 por | Categorias: Estrutura.

Não é de hoje que simpatizo com a idéia de um campeonato brasileiro por pontos corridos nos moldes como ocorre desde 2003.

Basicamente por motivos de organização e possibilidade de investimentos serem feitos com maior previsibilidade de metas e resultados.

Mas sempre que fala-se em Pontos Corridos pelo Brasil, invariavelmente o contra-ponto é o Mata-Mata. E enquetes pipocam com opções 8 ou 80: “Você prefere Pontos Corridos ou Mata-Mata?”

Pois bem, as duas coisas não são excludentes. E como acontece na Europa, há possibilidade das duas formas de disputas serem contempladas em um calendário.

E os Pontos Corridos garantem um orçamento regular, um mínimo para que os clubes se planejem. Garantia de jogos o ano todo e delimitação das forças de um País, além da possibilidade de se comparar evolução ou decadência de um clube.

Mas inegavelmente, é o Mata-Mata que chama a atenção. Que coloca um clube no foco de torcedores de outro, mesmo torcedores de outras regiões. O Mata-Mata é quem tem mais poder de arregimentar novos espectadores, mobilizar os não-iniciados.

Mulheres que gostam de futebol, mas não-fanáticas, são uma excelente fonte de observação.

Tive duas amostras deste poder hoje.

Sport e Fluminense jogavam pela 3ª rodada do Brasileirão e o jogo era transmitido para o Rio de Janeiro pela TV Globo. Ambos os times eram mistões, uma vez que teriam jogos decisivos, um pela Copa do Brasil e outro pela Libertadores no meio da semana. Fui para a academia e pedi para deixar o jogo rolando na TV.

Ana Paula estava comigo e perguntou:

Quem é SPT?

Depois de fazer brincadeiras com a sigla, respondi que se tratava do Sport. Ela levantou as orelhas dando mais atenção e indagou:

Ué? Então é o Vasco que está jogando?

Pouco depois, outra mulher se mostrou um tanto interessada pelo jogo. Olhou para a TV, ficou lá parada com cara de dúvida, até virar para perguntar (já estava 1×0 para o Sport):

É o Fluminense?

Sim

Se perder hoje, o que acontece?

Nada. Este é outro campeonato

Ah… não é a Libertadores, né? A Libertadores é quarta, né? É contra o argentino ?!

Isso.

 

Inegável, como esses exemplos comprovam, a força de marketing de um Mata-Mata. Não dá para abrir mão deles. Só não seja 8 ou 80. Nem todos precisam ser Mata-Matas. Já há garantia de emoção para o ano todo com alguns sendo.

 

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2 Comentários para “A força do Mata-Matas”

  1. Rafael
    26/05/08 - 10:28

    Não é questão de marketing do mata-mata. É mais emocionante, é mais marcante. Apenas isso.

    Qual foi o jogão do campeão SP ano passado? A “final” contra o América de Natal no Morumbi? Alguém lembra?

    Esse “misto” entre pontos corridos e mata-mata pode ser muito bem feito dentro do mesmo campeonato.

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  2. Serginho Valente
    26/05/08 - 12:49

    Também sou mais o mata-mata.

    Responda a este comentário

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