Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

A força da marca Flamengo

December 11th, 2007 por | Categorias: Flamengo, Futebol.

capajb.jpg

É sempre uma mesmice ficar falando do poder e força da marca do Clube de Regatas Flamengo, sua maior torcida, maior patrocínio com a maior empresa do país, a Petrobras, com a maior marca de artigos esportivos do mundo, a Nike… e blablabla…

Mas realmente espanta quando você vive na pele e fica com evidências empíricas do fato.

Minha saga começou em meados de novembro. Querendo comprar a camisa lançada no modelo de 1981 (mundial em Tóquio) fui ao Plaza, principal Shopping de Niterói.

Depois de rodar todas as lojas de artigos esportivos, fui apelar para as lojas de calçados que também vendem camisas de times. O resultado foi o mesmo. Não só não tinha a camisa que eu queria (de R$ 59,00), como não tinha nenhuma camisa do Flamengo, nem de malha, nem de treino, nem a oficial de R$ 170,00. Fiz a procura também no Rio Sul, mas o resultado foi o mesmo.

A capa do Caderno de Esportes do Jornal do Brasil trouxe na semana passada a matéria falando sobre o assunto. Na legenda da foto está escrito: “Torcedores procuram e não encontram camisas oficiais do Flamengo nas principais lojas do Rio. Frustração pela falta do manto é compensada pela alegria de Joel, que já fala em títulos e provoca o Fluminense“.

No Lance!, do dia 06 de dezembro, tinha uma nota dizendo: “A Nike prometeu ao clube que resolverá a falta de camisas nas lojas até janeiro“.

Conversando com a dona de uma loja especializada em artigos esportivos ela me disse: “Recebi um lote de 60 camisas do Zico antes do feriado (2/nov) e acabou tudo em 4 dias. Já pedi outro, e até já paguei, mas ainda não recebi“.

O Flamengo foi recordista de público e renda no campeonato brasileiro 2007. Além disso, a recente liberação da grana da Petrobras (presa a meses pela dívida com o INSS, e liberada após a apresentação da Certidão Negativa de Débito), também encheram ainda mais os cofres do Clube. Não preciso nem falar em ganhos com venda e compra de jogadores, cotas de transmissão dos jogos, e outros mais.

Pegando carona na arrancada do time e no atual sucesso, o Departamento de Marketing do Flamengo lançou um “estudo” provando que o poder da marca Flamengo é maior que qualquer outro Clube brasileiro, inclusive do forte São Paulo, em termos de valor, consumo… Na boa, acredito que a torcida brasileira não precise de nenhum estudo para saber isso. Os dirigentes já começam a perder o foco.

camisafla.jpgIsso tudo só serve para, cada vez mais, perceber que um mínimo de organização e seriedade de seus dirigentes, o Flamengo pode voltar a ser o maior time do Brasil. Irrita saber que um potencial desses não é aproveitado.

promocao1.jpgQuanto à minha saga, consegui comprar a camisa que queria numa loja do Centro do Rio. Acabei perguntando para a vendedora, e só tinha mais 3 daquelas (modelo de 81) e outra de tecido por R$ 149,90. Mas também encontrei outras coisas interessantes na loja.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

44 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

44 Comentários para “A força da marca Flamengo”

  1. Victor
    11/12/07 - 17:09

    Artigo panfletário e irresponsável.

    Responda a este comentário

  2. paulo affonso
    11/12/07 - 17:41

    Panfletário e pretencioso.
    Se o Flamengo quer ser grande como os verdadeiros grandes, leia-se São Paulo, Real Madrid, Manchester, Inter, Milan, Boca, primeiro tem que pisar no chão.
    Se organizar, montar CT, equipes de apoio, ganhar com comercio de jogadores sem perder a base. Tirar os amadores da diretoria que encharcam a folha e não trabalham.
    Não falta apoio. Há pelo menos uns 30 anos.
    Viveu um grande período e depois sucumbiu (em termos de Brasil e Mundo).
    Vender camisa é importante, mas tem que manter a linha.

    Responda a este comentário

  3. Victor
    11/12/07 - 17:56

    Paulo Affonso,
    Pode incluir o Internacional de Porto Alegre na sua lista.

    Responda a este comentário

  4. Serginho Valente
    11/12/07 - 18:27

    Li só metade do primeiro, e enjoativo, parágrafo.
    Do que li, só posso dizer que acho uma imbecilidade a Petrobrás patrocinar o Flamengo, qualquer esporte, ou clube, de ponta do Brasil. Esse dinheiro seria muito melhor utilizado pelo COB, por exemplo.

    Responda a este comentário

  5. Glauco
    11/12/07 - 19:06

    Poxa, Rafael, vc conseguiu comprar a camisa? Já ia adquirir uma aqui em uma loja da Paulista pra ver se te vendia com ágio… rs

    Responda a este comentário

  6. Carlão Azul
    11/12/07 - 20:31

    Sem querer diminuir a força do Mengo, mas temos que reconhecer que a mídia trabalha on line e full time pro Flamengo, né não???

    Responda a este comentário

  7. Robinson
    12/12/07 - 8:07

    Fiquei tocado por tal história, tão dramática…

    E com final feliz…

    Bender ME POUPE!!!!!!

    Responda a este comentário

  8. Carlão Azul
    12/12/07 - 8:24

    Qual o problema? Se não acham a camisa do Mengão, comprem a camisa mais linda que um time de futebol pode criar, a camisa azul com 5 estrelinhas brancas.
    Garanto que todos que comprarem ficarão muito bem vestidos, hehehehe
    Abraços a todos

    Responda a este comentário

  9. Rafael
    12/12/07 - 8:57

    HauuHAAUHAhaua.. Valeu Victor… meu Deus… como eu não tenho responsabilidade… huahuAHAHUahua… só faltou o “é mentira”.

    Paulo, não fui pretencioso. Não comparei nenhum time do Brasil com Real Madrid, Manchester, Milan ou até outros menores da Europa. Seria muita burrice fazer tal comparação.

    Serginho continua achando que sabe mais do que o pessoal do Depto. de Marketing da Petrobras. A Petrobras também patrocina o Botafogo através de sua subsidiária Liquigás.

    Pois é Glauco, eu ia fazer isso aqui com as camisas do Vasco e Botafogo. Comprar por 19,90 e vender bem mais caro, mas fiquei preocupado por não haver demanda.

    Carlão Azul, a culpa da Nike não conseguir orfertar um número suficiente de camisas, é da Globo.

    Responda a este comentário

  10. Serginho Valente
    12/12/07 - 10:19

    Bêbado essa hora da manhã? Parece eu.

    Responda a este comentário

  11. Victor
    12/12/07 - 10:22

    É bem sensato e responsável (tanto que eu concordo) quando diz que não devemos analisar o sucesso do Campeonato de Pontos Corridos apenas por essa última edição.
    Mas para planfetar o teu time de opção, vale-se apenas do ano de 2007. Ano atípico em que o Flamengo pode jogar seguidas vezes no Maracanã.
    ****
    “Evidências empíricas” não são casualidades, ou pontualidades. Para tal é necessário ter critério de análise. Uma camisa esgotada em um bom momento não representa muita coisa. Se quer fazer um estudo desse, é necessário analisar as vendas com os times em baixa e em alta (incluindo o Flamengo).
    Talvez por eu nunca comprar camisa por conta do preço, tenho mania de ficar olhando nas lojas, meio que paquerando as camisas. Acabo olhando de tudo quanto é time (eu sei que não ocorre, mas fico imaginando que o preço da camisa pudesse variar com a situação do time no momento). Não é também incomum que eu puxe assunto com o vendedor sobre as vendas das camisas, e quais esgotam logo. Ainda bem que eu não uso o vendedor da Sport Factory como fonte para alardear a força da marca do Botafogo que no meio do ano esgotou suas camisas.
    ****
    Dia 12 de novembro, fui comprar um short do Fluminense na Sport Factory (Itaipu Multicenter) pois estava com 50% de desconto (modelo antigo). O que era da Nike e da Adidas estavam com grande desconto. Comentei, então que o do Flamengo deveria estar saindo que nem água e o vendedor respondeu que deveria sair, mas não estavam entregando.
    ****
    Perdeste um filão para publicação ao transoformar um problema de logística e falta de previsão por planfetagem irresponsável (qualquer planfetagem que tenta se valer de “estudos”, “ciência” ou “bom senso” é irresponsável) ,apoiado sobre nada (ou dados pontuais, o que de longe pode ser levado à sério), de uma marca.

    Responda a este comentário

  12. Zargarotinho
    12/12/07 - 11:35

    Por falar em Flamengo, o diploma que o prefeito vai entregar ao Marcio Braga em homenagem à torcida rubro-negra está sendo finalizado aqui na publicidade da Prefeitura. O Blablagol poderá mostrá-lo em primeira mão.

    Responda a este comentário

  13. Rafael
    12/12/07 - 16:01

    hehe… Victor, na ânsia de querer discordar de alguma coisa (na verdade de qq coisa), escreve um monte de coisa e se embola todo.
    ****
    Não estou panfletando nada. Se é pra falar de um ano específico do meu time, vou falar de 81, 87, 92 ou até mesmo 2001 (tri-vice do vascão). Só estou falando agora pois nem nesses anos citados houve tanta procura por camisas do Flamengo como agora.
    ****
    Sem essa de “critério de análise”. Não vou fazer nenhum “estudo”. Apenas me informo sobre os assuntos que gosto.
    Não vem ao caso, mas já que vc acha isso… no biênio 97/98 (maior da história vascaína), conversei com a mesma dona da mesma loja (que é amiga da minha mãe), e ela me disse que as vendas de produtos do Vasco aumentaram, mas mesmo nessa época, não superaram as vendas de produtos do Flamengo.
    ****
    De novo se perde e acaba se contradizendo. Diz nunca comprar por causa do preço, mas na linha seguinte afirma que foi comprar pq estava com 50% de desconto.
    ****
    Pra finalizar se perde completamente. Não foi minha intenção fazer um filão. Não sou jornalista que está sempre atrás do “furo”. Não existe esse negócio de “panfletagem”. Só quis expor o potencial que existe e não é aproveitado pelos dirigentes do Flamengo.

    Responda a este comentário

  14. Rafael
    12/12/07 - 16:13

    Serginho, vc bêbado ou enjoado quando vê alguma coisa relacionada ao Flamengo, é normal, até compreensível.

    Mas o que me preocupa é saber que meu amigo ainda não sabe que existem organizações de capital misto, onde há Estado, Empresas privadas e pessoas físicas acionistas. Todos querendo retorno$.

    Responda a este comentário

  15. Wilson Hebert
    12/12/07 - 16:17

    Rafael, faça que nem eu. Só compro camisa do Fla, quando está perdendo. Acho facil e um pouco mais barato. E quando começa a ganhar fica todo mundo desesperado atrás de uma, eu só fico passeando com a minha.
    **********
    Victor, te enviei um e-mail sobre o led zeppelin.

    Abraço a todos.

    Responda a este comentário

  16. Victor
    12/12/07 - 16:22

    Desisto

    Responda a este comentário

  17. Rafael
    12/12/07 - 16:37

    Alguns depoimentos na página do Flamengo do Globo Esporte seriam barrados no site oficial do Clube. Aliás, quase todos.

    “Cara, esse pessoal de mkt/diretoria é brincadeira. Primeiro lança uma série de camisas pólo, simples, comuns, e pedem no mínimo 130 reais! (…) Eles são retardados ou são burros mesmo?
    (…) uma vaguinha pra mim lá nesse dpto de mkt… nego é muito amador.”
    Alex | E – mail |

    “A tal da camisa 12 da torcida ainda não chegou nas lojas, e as outras, acabaram. Maior palhaçada”
    cesar | E – mail |

    “(…)Reforços, Já, Gerson magrão não é reforço, Conca não é reforço, Adriano Vulgo Imperador não é reforço. Essas são os tipos de contrataçõese q vc só reforça os times adversários, pq eles jogam contra.”
    Torcedor P da vida |

    Responda a este comentário

  18. Rafael
    12/12/07 - 16:42

    Hauhuahuahua… “Desisto”.. HAUahHAUua

    Bem típico.

    Fui…

    Responda a este comentário

  19. Serginho Valente
    12/12/07 - 16:48

    Com muita paciência, consegui ler o post inteiro.

    É engraçado que Rafael viva dizendo que o Flamengo não precisa que ninguém diga que foi campeão de 87, ou que tem a maior torcida do Brasil. No entanto, não faz outra coisa além de ficar gritando isso em tudo que escreve.

    Se o objetivo deste texto foi apontar as falhas das administrações flamenguistas, isso ficou bem escondido entre as enormes e desnecessárias babações de ovo ao Flamengo.

    Essa falta de camisa do Flamengo, é fácil de se explicar. Como a procura seria, evidentemente, grande, o pessoal segura a distribuição desequilibrando a relação de oferta e procura. O que acontece então? Não preciso nem dizer.

    Agora, é importante destacar que o Flamengo realmente tem potencial pra ser um dos grandes clubes mundiais e se for corretamente administrado, continuadamente, isso beneficiaria a todo o futebol brasileiro. Inclusive, um dos maiores beneficiados com este cenário, seria o próprio Vasco, sendo o maior rival rubro-negro.

    PS: Ah, meu Deus! Vou mudar de time! A torcida do Flamengo compra mais camisa que a do Vasco! Oh!

    PS2: Não entendo esse novo factóide do César Maia. O que significa tombar a torcida do Flamengo? Vão chamar a SUDESB pra tomar conta do Maracanã?
    Ou, numa situação hipotética, se flamenguistas resolverem mudar de time, não vão poder pois estão tombados? Não entendo.

    Responda a este comentário

  20. Serginho Valente
    12/12/07 - 17:04

    Eu sei muito bem que existem empresas de capital misto.
    Sei também que a Petrobrás não precisa do Flamengo pra dar visibilidade a sua marca. E o Flamengo só precisa da Petrobrás, porque é extremamente mal administrado e o clube mais endividado do país , se não fosse, não precisaria.
    Sei ainda mais, que em uma empresa de capital misto, corre dinheiro público, e que por isso empresas assim deveriam investir aonde o país precisa, e não em clubes de ponta privados, seja o Flamengo, o Botafogo, o Vasco, ou a Xonga.
    Eu sou o surdo, você é cego.

    Responda a este comentário

  21. Rafael
    13/12/07 - 9:02

    Vc viu eu falar sobre, citar, ou pelo menos uma alusão à 87 nesse post principal? Aponta pra mim, pois eu não vi. Não sou eu que fico gritando, apenas respondo dando minha opinião.
    ****
    Não preciso falar nada. Realmente a torcida e o Brasil sabem. Pega o Lance de hoje: “20 anos do Tetra”. O Lance nem existia na época.
    ****
    Não houve babação, mas apesar do seu equívoco, concordo com vc quando diz “desnecessárias babações de ovo ao Flamengo”. A CBF é ridícula, e o “tombamento” pela Prefeitura eu tb não entendi.
    ****
    HAuhAHauahau… Continua hilário! Então quer dizer que a Nike segura as camisas no depósito, e espera passar a euforia, pra depois vender menos…
    ****
    Diferente dos outros times o patrocínio da Petrobras com o Flamengo existe há quase 3 décadas. Desiste Serginho, vc não entende mais que os profissionais que lá trabalham. A Petrobras patrocina até time argentino (!?!?!).
    ****
    Já que vc não deve ter percebido no texto:
    “Os dirigentes já começam a perder o foco.”
    “… um mínimo de organização dos dirigentes, o Flamengo pode voltar a ser o maior time do Brasil”
    Irrita saber que um potencial desses não é aproveitado”
    Quem é cego?

    Responda a este comentário

  22. Serginho Valente
    13/12/07 - 9:37

    Huahauhauhauha..não sabe ler mesmo.

    Responda a este comentário

  23. Rafael
    13/12/07 - 9:46

    Também é típico: “não sabe ler, não sabe contar…”
    Eu não esperava nada mais que isso mesmo.

    Responda a este comentário

  24. Serginho Valente
    13/12/07 - 9:48

    Rafael, você está sendo ridículo, pois você é o único do Blá Blá Gol que defende cegamente seu clube. E o pior, todos já perceberam isso. Acorda cara.
    Eu nunca tive a pretensão de saber mais do que os caras que trabalham lá. Com certeza, se você não fosse cego, ou soubesse ler, veria também que eu nunca disse que é mau negócio investir no Flamengo.
    Mas com certeza você sabe muito mais de marketing que os caras da Nike. Huahahaua.

    Responda a este comentário

  25. Rafael
    13/12/07 - 10:00

    Vc é maluco!
    Eu sempre critico as merdas que os cartolas do Flamengo fazem. Critico os técnicos, e alguns jogadores.
    Quando é pra vaiar eu vaio, se eu achar que merece aplausos, vou aplaudir.
    Cego é quem acha que um Eurico faz bem ao seu Clube. Cego é quem acha que a CBF é idônea. Cego é quem admite que o cartola rouba seu clube e acha que isso não tem problema.
    Quem precisa acordar?
    ****
    Se ser ridículo é comemorar títulos, vitórias ou classificações do meu time, então me desculpe, mas eu vou continuar sendo.
    ****
    Nunca disse nada disso. Só achei incompetência dos caras da “maior empresa do mundo” não fornecer as camisas e deixar o consumidor na mão. Se eu fosse o dono da Nike Brasil (se é que isso existe), ficaria muito irritado. Mas vc não, pois vc entende a estratégia deles.

    Responda a este comentário

  26. Serginho Valente
    13/12/07 - 10:17

    Cego é quem acha que um Eurico faz bem ao seu Clube. Cego é quem acha que a CBF é idônea. Cego é quem admite que o cartola rouba seu clube e acha que isso não tem problema.
    Quem precisa acordar?
    Não sei, não conheço ninguém assim. Se está se referindo a mim, peço que diga quando falei isso.
    ***
    “Só achei incompetência dos caras da “maior empresa do mundo” .”
    Ah, eles são incompetentes, e trabalham na maior empresa do mundo? Faz muito sentido. Com certeza os caras do Blog do Torcedor deveriam trocar de lugar com eles.

    Responda a este comentário

  27. Rafael
    13/12/07 - 10:40

    Cara, se vc não se garante no que fala, não sou eu que vou ficar procurando os links e ficar lembrando o que vc mesmo disse claramente ou nas entrelinhas, coisas como “a CBF não recebe dinheiro público”… “o Eurico comprou casa em Angra com dinheiro do Vasco”…
    ****
    Depois eu que não sei ler.

    Responda a este comentário

  28. Victor
    13/12/07 - 11:13

    Acho que a posição de Serginho à respeito de Eurico está muito clara neste artigo.
    O artigo é simples e claro. Novamente há irresponsabilidade (ou deficiência em interpretação de texto) quando se afirma que Serginho acha que um Eurico faz bem ao seu Clube (sic).Favor reler o artigo indicado para saber o que Serginho pensa à respeito de Eurico.
    ****
    Também não lembro nunca de ter lido, ou ouvido de Serginho que a CBF era idônea. Novamente há irresponabilidade (ou deficiência em interpretação de texto) ao se imputar tal pensamento a Serginho.
    É bem possível que esteja havendo confusão sobre o que Serginho acha sobre legitimação de títulos e idoneidade. Nunca Serginho dá a entender que a CBF é idônea. Ele defende (no que eu discordo) que no mundo do futebol sobre a chancela da FIFA, um título para ser válido como à vera, deve ter a chancela das entidades ligadas à ela. Não importa a idoneidade ou não da instituição.
    ****
    Novamente sobre Eurico, a postura de Serginho é que o Vasco não é o clube dele, pois ele não é associado do Vasco. Ele é torcedor do Vasco, o que há uma diferença grande. O que Serginhe invariavelmente escreve, é que se Eurico rouba o Vasco, isso diz respeito aos associados do Vasco. Ele acha um problema Eurico prejudicar o Vasco, mas acredita que quem deve resolver o problema do Vasco são os associados, os verdadeiros donos do clube (no que eu concordo).
    ****
    Não são conceitos complicados de se entender, apesar das explicações longas.
    Eu tinha desistido, mas achei importante fazer essas colocações como contra-ponto às simplificações erradas expostas sobre as opiniões de Serginho.

    Responda a este comentário

  29. Victor
    13/12/07 - 11:17

    Em tempo, apenas para esclarecer o que ficou mal escrito, eu não discordo sobre a legitimação dos títulos sobrea a chancela da FIFA. Isso é condição sine qua non. É chover no molhado dizer que a FIFA só aceita os títulos que ela reconhece. Eu também sou assim.
    Eu discordo é do fato de eu ter de aceitar os critérios da FIFA. Tanto que não são os meus.

    Responda a este comentário

  30. Rafael
    13/12/07 - 11:36

    Quando o cara passa a ser Deputado Federal (eleito pelos vascaínos), passa também a roubar o meu dinherio, e não só o dos vascaíno sócios.

    Se vcs acreditam que o Eurico nunca roubou, que o Lula não sabia de nada, que o Ricardo Teixeira paga suas viagens do próprio bolso, que o Kléber Leite não levou nada no caso ISL, que o Renan pagava pensão do seu salário… e blabla… blabla…. problema de vcs.

    Responda a este comentário

  31. Serginho Valente
    13/12/07 - 11:55

    Apenas corroborando o que o Victor já disse:
    Não fui apenas eu quem disse que a CBF não recebe dinheiro público, foi também o estatuto da entidade, o relatório final da câmara dos deputados federal e o relatório final da CPI do Senado Federal sobre a CBF. E dizer isso, em hipótese alguma significa atestar a idoneidade de quem quer que seja.
    Repito, o Eurico não tem uma acusação sequer de corrupção, ou desvio de dinheiro público. Se tiver, mostre, se for procedente, minha posição sobre o assunto muda. Agora isso não significa que ele seja honesto. Repetindo o já exposto: Eu NUNCA disse que não tem problema ele roubar o Vasco. Isso, obviamente, me aborrece profundamente, como a qualquer torcedor. O que eu disse é que eu não sou sócio do Vasco, e quem pode, e tem, que tomar atitudes são os sócios do Vasco.
    ***
    A grande questão aqui, é que tem problema o Eurico supostamente roubar dinheiro público, mas não tem problema o Estado jogar dinheiro fora fazendo uma inútil taça de isopor, isso até legal, ou ainda, a Petrobrás usar o meu dinheiro para patrocinar um time argentino.

    Responda a este comentário

  32. Serginho Valente
    13/12/07 - 11:57

    “Se vcs acreditam que o Eurico nunca roubou, que o Lula não sabia de nada, que o Ricardo Teixeira paga suas viagens do próprio bolso, que o Kléber Leite não levou nada no caso ISL, que o Renan pagava pensão do seu salário… e blabla… blabla…. problema de vcs.”Mais uma vez falando de alguém que eu não conheço, ou mentindo.

    Responda a este comentário

  33. PAULO AFFONSO
    13/12/07 - 12:39

    O que acho engraçado nas entrelinhas desta história é a gana que os flamenguistas tem de se sentir superiores. Não falo de vc Rafael especificamente, falo genericamente.
    No início e meio do campeonato todos rubro negros que conheço (e não são poucos) só criticavam o campeonato, sua estrutura, jogos enfadonhos…
    Depois q o Fla subiu, mudou-se a fala. Enaltecem os feitos rubro negros, o passado, a empolgação da torcida…
    Onde está a revolta de alguns meses atrás?
    O Flamengo é um time importante. Ninguém discute. Acho ótimo meu time disputar um campeonato conrtra o Fla. Quero que ele ganhe. Todo torcedor quer isto.
    Mas, pros flamenguistas a coisa extrapola. Todos os meios são lícitos para se chegar à um bom fim.
    O Flamengo teve sim, uma enorme ajuda do regulamento e juízes do STJD. Teve Obina suspenso e retornando ao time em tempo recorde. Teve facilidades quanto ao adiamento dos jogos do PAN. Teve objetos arremessados ao campo que não resultaram em punição, enquanto outros foram exemplarmente punidos por garrafas de água jogadas por um inergúmeno.
    O flamengo tem maior espaço na mídia? Não sei, nunca cronometrei, mas nesse final de semana vi um vídeo do YOUTUBE que mostra algumas coisas interesantes sobre trabalhos de bastidores da TV GLOBO, ditas por ninguém menos que ARMANDO NOGUEIRA que causaram imenso desconforto no apresentador GALVÃO BUENO e nos comentarista ao redor. Algo como algumas manobras da GLOBO para facilitar coisas pro Fla, por interesse de seu grande torcedor ROBERTO MARINHO.
    Não sou ingênuo de achar que não existe nada disso com outros clubes. Mas, digo hoje o que disse em 1992 na final do brasileiro. Não torço por time bancado por fontes ilegais. Não torci pro botafogo, nem pro fla. Não vi o jogo, fui jogar frescobol na praia.
    Deveria haver punições exemplares para os Corintias de Duaibi, Vasco de Eurico, Fla de Dunshee, Botafogo de Emil…
    Pra finalizar, mudando de assunto. Victor, não coloco o Inter ainda na relação dos grandes pq seu próprio presidente, humildemente, reconheceu que deixou enfraquecer demais o time neste ano. Acho que um time grande deve se manter grande sempre. Organizadamente. Com certeza o Inter seria hoje o 2º grande time do brasil, não fosse isso.

    Responda a este comentário

  34. Rafael
    13/12/07 - 14:51

    Serginho, não vou discutir mais isso. Vc quer acreditar no Eurico, R. Teixeira, Lula… tudo bem, é um direito seu. Não vou fazer como vc e desrespeitar opiniões, vou aceitar. Até pq nenhum desses nunca foi acusado de nada, né mesmo?

    A taça oferecida pelo Estado do RJ em homenagem ao Penta do Flamengo (bem diferente da babada de ovo da CBF), realmente deve ter sido muito cara. Do mesmo valor da mansão em Angra e do apartamento em Miami.

    A Petrobras usar o SEU dinheiro??? Só se vc tem ações da empresa. Se não, foi mais uma histórica pérola Sergiliana.

    Responda a este comentário

  35. Rafael
    13/12/07 - 15:07

    Paulo,
    o mais engraçado pra nós, é a gana que o arco-íris tem de sempre tentar diminuir o Flamengo, seus títulos ou suas conquistas.
    ****
    Já te disse, não existe isso de superioridade. TODOS os flamenguistas que eu conheço (provavelmente mais que vc) admitem ter um time fraco ainda para 2008. Percebe-se isso conversando no Maracanã.
    ****
    Quanto ao campeonato, eu continuo achando pontos corridos um sistema pior do que qq outro com finais. Mas admito que uma parcela da torcida do flamengo, assim como a torcida brasileira, já está se acostumando.
    ****
    Não entendi os “Todos os meios são lícitos para se chegar à um bom fim”. Só se vc estiver falando do doping do Botafogo.
    Na boa, esse papinho de que o Flamengo foi beneficiado por isso ou por aquilo é balela. Ficou claro durante o campeonato que o STJD não tem critério nenhum, é uma zona. Assim como o COB e a Prefeitura, que se enrolaram todo com o PAN e o Flamengo ficou com vários jogos a menos na zona de rebaixamento. Se essa lanbança toda depois veio ajudar o time, não foi culpa nem mérito do Flamengo.
    ****
    Mídia? A culpa é da Globo!
    ****
    Inter? O Grêmio é mais time.

    Responda a este comentário

  36. Serginho Valente
    13/12/07 - 15:23

    Huahauhauhaua….
    Então, a taça foi barata, roubar pouco ou jogar pouco dinheiro fora pode, não pode se for muito.
    A Petrobrás não é uma empresa de economia mista? Como economista, você deveria saber que numa empresa assim, o Estado poderá ter uma participação majoritária ou minoritária; entretanto, mais da metade das ações com direito a voto devem pertencer ao Estado. Ou seja, meu dinheiro sim.
    Eu respeito opiniões coerentes.
    Não respeito panfletagem, mentira e irresponsabilidade.
    Você devia se resguardar mais, só falar merda em público é muito feio.

    Responda a este comentário

  37. Rafael
    13/12/07 - 15:56

    Roubar????????? O Estado roubou dinheiro pra fazer taça? VC NÃO SABE O QUE É ROUBAR??? Tá explicado. Vai beijar sua estátua do Eurico vai.
    ****
    Fica tranquilo Serginho. Pode dormir sossegado. Nenhum centavo do seu dinheiro pago de imposto (que vc aconselha não pagar), vai para a Petrobras. Então, nem indiretamente vc dá dinheiro para o Flamengo.
    ****
    É chatão explicar, mas vou fazê-lo para vc não ficar falando besteira por aí em público, pega malzão.

    A Petrobras não recebe grana do Governo, ela capta recursos no mercado quando precisa. Mas atualmente isso não é necessário. A receita da empresa vem das vendas de petróleo e derivados. De impostos a Petrobras só paga, e paga muito imposto. Por ser uma Estatal de capital misto, o Governo tem 51% das ações com direito a voto, mas do total de ações, esse percentual cai para aproximadamente 30%.
    ****
    “panfletagem, mentira e irresponsabilidade”. Não vou usar o adjetivo “merda” pra qualificar o que vc diz, mas que é banal é, muito banal.

    Responda a este comentário

  38. Serginho Valente
    13/12/07 - 16:06

    Você sabe quanto custou a taça? Provavelmente foi superfaturada e alguém levou uma bela grana por fora. Não é assim que você faz? Acusações sem fundamento e sem responsabilidade.
    O Governo tem 30% do total de ações, logo 30% da Petrobrás é do povo brasileiro, portanto o meu dinheiro sim. Complexo não?

    Responda a este comentário

  39. Rafael
    13/12/07 - 16:20

    “Taça superfaturada” (???). Não sei. A única certeza que tenho é das suas alucinações.
    “Petrobrás é do povo brasileiro”, eu vendo a minha parte.
    Não Serginho, pode ficar tranquilo. Já disse. Nenhum centavo do dinheiro que vc gasta de impostos vai pra Petrobras. Mas quando o Eurico era Deputado Federal, aí sim, seu dinheiro servia pra pagar o salário dele.

    Responda a este comentário

  40. PAULO AFFONSO
    14/12/07 - 15:47

    Raphael,
    Meu caro, debater com vc é tarefa para psiquiatra. Fanatismo tem CID (TOC).

    Responda a este comentário

  41. Rafael B.
    14/12/07 - 16:10

    Psiquiatra é legal, todo mundo deveria fazer uma consulta, principalmente quem compara time brasileiro com europeu.

    Responda a este comentário

  42. PAULO AFFONSO
    14/12/07 - 16:33

    Diga 33

    Responda a este comentário

  43. Rafael B.
    14/12/07 - 16:44

    HUahuhAUHUahaua

    Responda a este comentário

  44. PAULO AFFONSO
    14/12/07 - 16:51

    Ve se não sai por aí explodindo padarias…

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário