Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Fluminense 2009: A dívida está paga

December 8th, 2009 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2009, Fluminense, Musas.

Há os que acreditam que o Fluminense tem uma dívida sabe-se lá com quem e que deveria um dia cair e ganhar a Segunda Divisão no campo.

Eu que não emprestaria grana para esse tipo de pessoa. Creio que para me pagar, pediriam-me dinheiro emprestado para quitar a dívida.

Mas além de não cobrarem que o Fluminense vá abruptamente para a Segundona sem a necessidade de cair no campo, o que seria o logicamente correto, ainda cobram a dívida errada.

Invariavelmente, é dito que o Fluminense é o mal do Mundo pois em 2000 saiu da Terceira para a Primeira sem jogar a Segunda. O que não deixa de ser verdade, mas não o fez por conta dele. Aliás, nem se preparou para isso. Lembro bem da época que o Tricolor se preparava para disputar a Série B quando por confusão envolvendo Gama, Botafogo, São Paulo e Sandro Hirsohi mudaram a porra toda e criaram a João Havelange pescando Fluminense e Bahia lá de baixo, que agradeceram e voltaram sem constrangimento.

Curiosamente, deixa-se passar em branco a verdadeira virada de mesa bancada pelo clube, a que o Fluminense brigou para encontrar brechas. 1996, simbolizada pelo estouro de chamapagne de Alvaro Barcellos. Ano em que Fluminense e Bragantino deveriam cair pelo que fizeram em campo, e Corinthians e Atlético-PR fora dele.

Mas para esses que cobram esta dívida maluca, alego em defesa do Fluminense que está paga. E com juros.

Em 2009, O Tricolor do Abnegado jogou a Segunda Divisão contra times de Primeira. Ganhou e está de volta.

****

O Fluminense 2010 deverá ter o mesmo rival de todos os anos, o Apartheid Unimed/Fluminense. Sabe-se lá o que foi feito para deixar este problema em standby no fim do ano (nem quero saber). Ao contrário do Botafogo, não parece que a política tricolor seja tão franciscana e com a volta à Primeira Divisão não me parece que ela irá mudar. Imaginamos onde isso vai parar, mas enquanto não acontece, segue quem deve entrar na barca:

  • Assessor de imprensa
  • Senhor Rebaixamento
  • Cassio – pouca bola.
  • Ruy
  • João Paulo – está sempre assustado.
  • Ricardo Berna – terceiro goleiro, virou titular e voltou a ser terceiro goleiro. Coloca um junior.
  • Liminar Amaral – ainda está lá?
  • Marquinho – fez um gol em Quito  e entregou dois. Fez o gol em Curitiba e depois só cagada. A diferença para os demais jogos é que não fez gol.
  • Fabinho e Wellington Monteiro – auto-explicativo.
  • Roni – era rápido e mediano. Hoje é lento e ruim.
  • Gum – fica por enquanto, mas pelamordedeus arrumem outro zagueiro titular.
  • Urrutia – Nem sei como joga, mas se não foi usado boa coisa não deve ser.
A torcida do Fluminense e o que ela tem de melhor

A torcida do Fluminense e o que ela tem de melhor

****

A historinha lá de cima é para ir na onda midiática do milagre tricolor, que falando francamente, não existiu. À partir da 24ª rodada, o Fluminense fez uma campanha absolutamente normal com exceção da partida contra o Cruzeiro no Mineirão. Da mesma forma que o Coritiba que caiu também a fez. A diferença é que o Tricolor tinha pontos para buscar fora de casa e o Coxa não.

Quem acha que analisar tabela é projetar no futuro o aproveitamento presente vai continuar a se surpreender ao fim do campeonato.

Na mesma linha, o Cruzeiro não arrancou assombrosamente. A verdadeira arrancada foi do Flamengo.

Mas isso pode ser assunto para outro post.

Demais Balanços de 2009:

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

34 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

34 Comentários para “Fluminense 2009: A dívida está paga”

  1. Serginho Valente
    8/12/09 - 11:19

    Cacete…Suzaninha está demais, fiquei até tonto.

    Responda a este comentário

  2. Bender
    8/12/09 - 11:30

    A gente sacaneia de tri-rebaixado, entrou para o Guiness, champagne… mas na base da brincadeira mesmo. Essa história de “dívida moral” não cola.
    Aliás, um substantivo qualquer seguido de “moral” geralmente é um sofisma. Devem achar a palavra “moral” bonita, sei lá.

    Como dito, o Fluminense nada tem a ver com as maluquices feitas pelos brilhantes dirigentes.

    ****

    “Quem acha que analisar tabela é projetar no futuro o aproveitamento presente vai continuar a se surpreender ao fim do campeonato.”

    Tristão?

    ****

    Que imagem heim…
    Fiquei tonto [2]

    Responda a este comentário

    Victor

    Como dito, o Fluminense nada tem a ver com as maluquices feitas pelos brilhantes dirigentes.

    Bem… o Fluminense de 96 tem, ora bolas. Afinal, eram dirigentes do… Fluminense.

    Responda a este comentário

    Bender

    Falei sobre a “dívida”.

    96 foi tragicômico.

    Responda a este comentário

    Rodrigo "Gabão"

    Em 87, qual foi a participação dos dirigentes/clube?

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    O problema de 87, no que se refera ao Fla, foi a “não participação”.

    Responda a este comentário

    Victor

    O Tristão e o Oswald Souza fazem direito. Aquela tabela de porcentagens é uma ferramenta. Porcentagem não determina nada.
    Só acho que o modelo deles para os times estão descalibrados (muitos casos em pequeno universo de previsões com 1% para times grandes que acontecem).
    Mas pode ver que ela é bem certeira nas pontuações.

    Jornais que usam indiscriminadamente sem ressalva alguma que fodem a porra toda.
    O tal do Cahê Mota é um manézão. Deve ir para o trabalho com a camisa do Flu.
    A porra do veículo de mídia dele é usuária assídua e divulgador-mor dessas probabilidades, e aí no fim o cara vem e manda um irônico “mestres dos números”

    Responda a este comentário

    Bender

    Criticar sem conhecer é foda, mas vou fazer assim mesmo. Acho que Tristão e Oswald Souza devem rever suas metodologias.

    Responda a este comentário

  3. Matheus
    8/12/09 - 12:01

    MEU DEUS!

    Já diria um amigo: Suzaninha como a mais gata do Showbiz brasileiro não é nada absurdo.

    Responda a este comentário

  4. Victor
    8/12/09 - 12:09

    É da Garra

    Responda a este comentário

    Rodrigo "Gabão"

    Ninguém é perfeitA

    Responda a este comentário

  5. rafael botafoguense
    8/12/09 - 12:30

    senti um movimento nas calças…

    Responda a este comentário

  6. Paulo Pimentel
    9/12/09 - 10:51

    O problema que há no futebol é a maucaraticecronica.
    Eu não me preocupo se um paciente hipotético com diabetes (papeletas amarelas), doença periodontal (Eurico), pressão alta (penalti não marcado a favor do América) e obesidade (TJD) de uma hora para outra começar com dor de ouvido (não rebaixamento do Flu).
    Ou trato o cara como um todo e proporciono a verdadeira cura – afinal está tudo interligado – ou prescrevo umas gotinhas e mando ele se danar.

    Responda a este comentário

    Victor

    A questão de dor de ouvido não deve ser tratado no consultório, pois é epidemia, sendo portanto, questão de saúde pública. Talvez não perceptível porque só dói nos ouvidos de poucos. E ainda assim, por pancada externa mascarando o verdadeiro problema interno

    Tecla SAP:
    O Flu é comumente acusado e condenado pela virada de 2000, quando deveria ser pela de 1996, comumente ignorada.
    Junto do Flu, deveriam ser demonizados Corinthians, Atlético-PR por 96 e os times da bagunça Sandro Hiroshi/Gama/São Paulo/Botafogo (eu não lembro aqui quais times deveriam ser rebaixados, mas alguém deveria, não?).

    Responda a este comentário

    Rodrigo "Gabão"

    Copa (des)União 87, rebaixamento 96, Havelange 00, compra de árbitro 05, taça de bolinha ou de caravela, divisão de títulos, dentre tantas outras ocorrências.
    Enquanto o Brasil não for um país sério, no futebol, nunca serão!

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Tanta coisa mais importante para se preocupar…pinga umas gotinhas ou põe um tapa-ouvidos.

    Responda a este comentário

  7. Anselmo
    9/12/09 - 14:16

    eu acho que o Flu merece cair pra pagar essa dívida moral de 2000. ajudou o apito do Simon, neste ano, mas nao foi decisivo.

    por outros motivos, eu tbém acho que o Corinthians e o São Paulo deveriam cair.

    Com certeza é mais pela troça do que por algum motivo que convença qqr torcedor desses times.

    mas não é por isso que você vai deixar de me emprestar dinheiro. é fim de ano, as dívidas tão apertando… descola um troco aí… hehe.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu acho que o apito do Simon foi decisivo.
    Se o árbitro tivesse errado naquele lance do Obina com o Maicon, aquele jogo teria sido bem difícil e um resultado negativo ali dificultaria um bocado as coisas (na melhor das hipóteses, teria-se de jogar para vencer em Curitiba na última rodada, além do que seria uma ducha de água fria na recuperação psicológica do time).

    Uma pena que não existe (pelo menos não se publica) um levantamento quantitativo de erros (qualquer erro, independente da gravidade) de arbitragem durante uma partida para embasar melhor qualquer avaliação. Mas lances como esse me levam a entender porque o Simon é sempre o árbitro brasileiro na Copa.

    ****
    Dependendo do juros tem conversa hahaha

    Responda a este comentário

    Anselmo

    O Mauro Beting se propos a fazer análise de erros decisivos. nunca mais fui olhar o ranking.

    O que acho q nao foi decisivo no apito do Simon foi o peso disto pra eu opinar sobre a dívida do Fluminense. No jogo, claro que foi decisivo.

    Como não comentei o caso da arbitragem aqui, faço-o agora. Por mais que simon tenha se complicado no lance, o palmeiras jogou mal, muito pior do que o time da casa. mereceu perder. não por causa do erro, mas pelo futebol que mostrou. Como no futebol nem sempre quem merece vence, isso muda pouco. Além disso, o palmeiras ainda se estourou em mtos outros jogos. foram muitos pontos perdidos. nao dá pra atribuir todos os problemas aos três pontos perdidos (que poderiam ter sido dois perdidos, ou três ganhos, com muita, muita sorte).

    Responda a este comentário

  8. Paulo Pimentel
    9/12/09 - 15:05

    Que fique claro Victor, que a menção ao roubo do América foi a favor do Botafogo.
    Não tiro as benesses que o meu time recebeu da onda da maucaraticecronica, apesar de terem sido bem menos significativas que as outras.

    Responda a este comentário

    Victor

    Deixo claro que quando eu falo desse “roubo” do América em favor do Botafogo falo mais de pilha. Eu é que não vou enlouquecer com tudo quanto é erro de arbitragem, que podem até ser roubo.Mas isso é trabalho de auditor e de polícia, ou mesmo de mídia investigativa, como nos casos Edilson Pereira de Carvalho e Ives Mendes.

    Também, pouco me cago para defender o Fluminense (feito isso, eu não passaria tantos anos atacando esses episódios, como continuo fazendo aliás).
    Comentei porque ao ampliar a minha base de discussões sobre futebol, percebi que é generalizada a martirização tricolor, enquanto outros casos ficam escondidos.
    Aliás, Fluminense e Grêmio. O Grêmio acaba entrando na onda por ter subido em um campeonato esquisito, mas que era de fato esquisito como tantos na época.

    É comum que me falem que o Fluminense deve uma passagem pela Segunda. Eu ouço atentamente aos “historiadores”, mas eles param por aí. Infelizmente para mim, eu não fico chateado com essa cobrança. Aporrinha-me mais como um cartesiano convicto, que meus debatedores cheios de argumentos não coloquem outros exemplos menos midiáticos no banco de réus, mesmo que seja para me dizer que: “verifiquei e continuo achando que apenas o Fluminense deve pagar”.
    Aliás, fico tão aporrinhado que levantei nesse post para esses, a questão de cobrarem dobrado do Tricolor. Por que cobram apenas 2000 e não cobram 1996 (o legal também é que falam da virada de 2000 ilustrando com a champagne)?

    Dito isso,
    não me espanta que rubronegros, em geral, neguem papeletas, 87 e afins, olhando friamente, são apenas mais um defendendo seu lado na discussão, como os demais, em vias de regra, o fazem.

    Responda a este comentário

  9. Paulo Pimentel
    9/12/09 - 15:08

    Quanto ao Simon, pior árbitro do Brasil. E não preciso de planilha pra dizer isso.

    Responda a este comentário

  10. Paulo Pimentel
    9/12/09 - 19:46

    Entre outras bobagens, o Simon há 2 anos acabou com as desculpas alvinegras para a teoria da conspiração contrária. Roubou o Galo e colocou o Bota na semi da Copa Brasil.

    Responda a este comentário

    Victor

    Lembro desse caso, e lembro que depois ele admitiu sem constrangimento que errou no lance e pediu desculpas.
    Fez da mesma forma que negou erros nos lances do Tardelli e do Obina que a TV mostrou depois que ele estava com a razão (pena que a mesmo mídia que fez escarcéu para dizer que ele estava errado, somente informou que ele estava certo ao verificarem).
    Volto a dizer que se ele é bom ou ruim, eu não sei dizer até porque não fico prestando atenção em árbitro. Mas aparentemente ele mostrou ter personalidade e caráter firmes.
    Acho que se ele não tivesse isso, já teria sambado fora, como a Ana Paula Oliveira sambou.

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Victor, ele errou sim. A tv até agora não mostrou que ele acertou, só deixou rastros de dúvidas, o que não ocorreu na história do Alex.
    O Simon tem várias histórias pitorescas. Quem conhece é o Peninha.

    Responda a este comentário

    Victor

    Seguem duas opiniões.
    Não creio que no 2º vídeo sejam rastros de dúvida sobre o bração do Obina no Maicon.
    Rastros de dúvida tem a imagem original onde foi sentenciado o erro do Simon, como o Arnaldo deixa o salva-cú.

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Victor, o Obina protege com o braço, do mesmo jeito que o zagueiro puxa o ombro dele. É lance de disputa dentro da área e o contato é normal. Nenhuma chance. Você viu rastros meu caro.
    Eu sempre coloco aqui no bla… que não aceito anulação de gol, não marcação de penalti, exagero nos impedimentos pois punem o que há de mais sagrado no futebol. O gol.
    O lance permite interpretação. Concordo. Mas permite deixar a jogada seguir pois o agarrão foi de ambos. Não é preciso nem o 2º vídeo para ver isso.
    O José Roberto Wright tb tem essa mania quando comenta. Há que se ter bom senso de não anular gols ou dificultá-los sem um motivo muito justo pra isso.

    Responda a este comentário

    Victor

    O 2º vídeo é bem claro que o Obina fez falta, o Simon viu e marcou.
    Esse vídeo comentado eu achei agora, mas ele foi exibido na TV com imagem decente e tudo dias depois do jogo sem muito alarde. Só que não achei agora

    ****

    Eu sempre coloco aqui no bla… que não aceito anulação de gol, não marcação de penalti, exagero nos impedimentos pois punem o que há de mais sagrado no futebol. O gol.

    A trupe alvinegra fez um escândalo por aqui com o puxão de camisa no Fabio Luciano em uma final entre Flamengo x Botafogo.

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Logo voce Victor, vem me azucrinar com um assunto paralelo?
    Não sei de quem se trata a trupe, mas eu to ficando careca de explicar. Vai lá mais uma vez.
    Não fui contra o penal, fui contra marcar só aquele.
    Um cara sem critérios pode achar aquilo normal, eu não. Infelizmente tenho miolos.
    Se é para marcar aquele penal (único do tipo no ano), ótimo, marque todos os 437 puxa-puxa que acontecem na área. As partidas vão terminar igual jogo de basquete. Maravilha. Pagamos ingresso pra isso.
    Do jeito que aconteceu ficou parecendo muito com um juíz ladrão arrumando resultado.
    ____
    Sobre o vídeo do Simon: Voce viu o agarrão no ombro do Obina? Viu que o Obina já estava na frente do zagueiro no cruzamento? Se é para marcar aquilo, acabou o Adriano, que faz isso o tempo todo. Discordo de voce meu caro. Não foi falta.
    ____
    Entenda que isso não tem nada a ver com o restante do jogo, clubes envolvidos ou o resultado final. Estou discutindo somente o lance.

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Sobre a Ana Paula, posso afirmar que ela errou em um dos gols que anulou, mas no outro ha dúvidas pois havia outro atleta do bota participando da jogada e a interpretação fica mais difícil.
    Se ela saiu por causa daquela partida acho a pena exagerada.
    Pra mim ela só saiu por causa da história da playboy.

    Responda a este comentário

  11. Rômulo
    23/12/09 - 12:21

    Ah, mais ou menos, né, Victor? A campanha do Flu na reta final do campeonato não foi bem ‘normal’. Ganhar tantos jogos seguidos não é tarefa normal para ninguém. Ainda mais para um time que tinha feito uma trajetória para lá de ruim até então. A surpresa foi o time funcionar com o Cuca, o ícone do mau agouro!

    Responda a este comentário

    Victor

    Rômulo,
    de fato, o post tem um “Q” de exagero, mas não é nenhum absurdo de imaginar.

    Para não ser cabotino, intuitivamente teve um momento do campeonato que eu joguei a toalha.
    Daí fiz a simulação na 24ª rodada para complementar uma discussão que estava tendo sobre o Botafogo (que eu garantia que não cairia pelos pontos perdidos no começo não por ruindade mas por falhas de arbitragem, o que na minha concepção diminuiriam para o time e até poderia ser ajudado) e curiosamente vi a dificuldade do Coritiba e a teórica facilidade do Fluminense caso se portasse como time grande.

    Apesar do post, concordo com a tua visão sim. A matemática corrobora com meu exagero, mas tem também o lado que esse time teve de cumprir o papel dele, mas no limite e sem muito espaços para falhas.
    E também, não foi algo que se vê todo dia mesmo. 6 vitórias consecutivas não se desprezam.

    Elaboro mais o raciocínio aqui:
    http://www.blablagol.com.br/impossible-is-nothing/

    Responda a este comentário

  12. Victor
    19/11/12 - 23:53

    A minha barca teria mandado embora Marquinho e Berna, dois protagonistas de 2010, e Gum, exímio coadjuvante de 2012.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário