Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

A carta do Loco Abreu – na íntegra

January 24th, 2011 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Carioca 2011, Observatório.

A imprensa funciona como intermediária o que não é um papel que se despreze. Afinal, quem lê jornal precisa de concisão.

Mas, PUTA QUE PARIU, resumir uma carta de um jogador de futebol? Ainda mais essa aberta, simples, bem escrita e postada no site do mesmo?

Mas bem… lendo o conteúdo da carta e para quem ela é de fato direcionada, entende-se a motivação da supressão dos trechos principais.

Wikileaks futebolero JÁ

Por Washington Sebastián Abreu Gallo

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

100 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

100 Comentários para “A carta do Loco Abreu – na íntegra”

  1. Raphael Zarko
    24/01/11 - 10:07

    Concordo em partes com a carta, mas há certa falsidade quando diz que ele participa da marcação, que não fez crítica, enfim, esse papo de “todos precisamos melhorar”. Loco é inteligente e tem personalidade, como faz questão absoluta de deixar claro sempre, mas a maior astúcia dele é saber jogar para a galera, como nessa carta.

    Antes que digam que defendo a imprensa esportiva (aonde estou nem há cinco meses, pois antes trabalhava com Política e Economia…) porque pertenço a ela, não perca seu tempo com isso. Discordo muito e quase sempre do enfoque das matérias e mudo sempre o que posso. E cismo e discuto para isso.

    E ele estava na coletiva ou ouviu a gravação para saber como é que o tal repórter perguntou ao Joel? Ou ouviu falar também como foi?

    Por fim, essa coisa de “deixou meu cargo à disposição” foi mais “pra galera” ainda.

    Responda a este comentário

    Raphael Zarko

    Ah, e o engraçado é que o Globoesporte.com retira a palavra crítica logo na primeira frase, exatamente como o Loco pediu. “Depois de dar declarações negativas sobre o sistema defensivo armado por Joel Santana na partida contra o Duque de Caxias”.

    Responda a este comentário

    Victor

    O legal Zarko, é que com a entrevista do Loco e a carta, podemos discutir, até mesmo se Loco deu um migué ou não. Mas para isso, tem de ter a carta na íntegra.

    O que sei, é que faz um bem danado a presença desses caras estrangeiros cascudos como Loco e Petkovic falando de futebol. Pena que não aproveitam decentemente, a preferência é pelas atrações de circo.

    Responda a este comentário

    Márcio Carvalho

    Simplesmete Raphael você está sendo corporativista!
    A imprensa deve iniciar um amplo debate sobre a falta de futebol e ética em campo. Um jogador não pode dar bribles e outros malabarismos com a bola que é logo comentado ser falta de respeito, mas pode simular faltas,agressões e contusões recebidas e logo em seguida se levanta, como se nada houvesse ocorrido,andando e jogando normalmente, quando deveria ser expulso!
    Faz um gol no time em que jogava antes e não comemora em respeito a antiga torcida, esquecendo-se que esta faltando com o TOTAL RESPEITO à nova torcida, deveria receber multa e suspensão!
    Devemos incentivar o futebol arte, o drible o gol gozador.
    NÃO A PARADINHA NA BATIDA DO PENALTI, QUEM QUER FAZER BONITO FAÇA COMO LOCO ABREU NO PENALT BATIDO NA FINAL DO CARIOCA DE 2010.
    Abraço a todos!

    Responda a este comentário

    Raphael Zarko

    Márcio, não acho que estou sendo corporativista.

    Pelo que lembro, as pessoas da imprensa aplaudem a coisa de dribles, malabarismos. Do mesmo jeito que muita gente critica os caras que não comemoram gol.

    Então acho que você pode até não concordar comigo e me achar corporativista, o que discordo, mas você se equivoca nas outras coisas.

    Abraços

    Responda a este comentário

    Victor

    Zarko é Calazanista roxo.

    Responda a este comentário

    Raphael Zarko

    Completamente. Senti falta dele nas férias. Ui!

    Responda a este comentário

  2. Gaburah
    24/01/11 - 10:24

    O que novamente me chama atenção nessa história toda é o papel da imprensa fomentando crise (e antes que os trolls apareçam, já informo que esse fomento é indiscriminado. Mas dessa vez o escolhido é o Botafogo).

    A reportagem do Globoesporte.com que aborda o assunto trata do tema como mera manifestação do jogador sobre um desentendimento com o técnico. Na VERDADE, a própria carta do Loco traz escrito quem é o verdadeiro vilão da história (ultimo parágrafo). Aliás, Abreu abre e fecha a carta apontando a verdadeira causa dessa palhaçada toda. Diz até que vai identificar e limar os Arautos do Apocalipse de seu convívio:

    Aí a imprensa não veste a carapuça e dá destaque à declaração do jogador de que coloca(ria) o cargo à disposição (até nisso o Loco é diferente e subverte a ordem: não lembro de já ter visto jogador de futebol colocar o cargo à disposição, hUHAUHauhUAHUhauhUAHuahuhUAHuahuHAUhauhUAHUhuahUAHauh! Muito ÍDOLO!).

    Tem gente que ainda assim não vai entender e vai dizer que é complexo de perseguição. Tem gente da própria torcida que vai entender a carta do jeito errado.

    A foda é que isso vem num momento em que tudo caminhava para uma resolução tranquila do episódio, depois da acachapante goleada sobre a Cabofriense.

    Crise? Não acredito. Creio sim que a diretoria do Botafogo precisa resolver isso nos bastidores de uma vez por todas. Não há espaço no clube para um cabo de guerra por telefone sem fio.

    Resumindo tudo fica a palavra de um torcedor de Minas Gerais, que entende melhor a imprensa do Rio de Janeiro do que muito carioca, niteroiense e/ou fluminense ixperto:

    Pra variar, a Globo só dá ênfase a parte da carta. No todo, Loco foi impressionante nas palavras.

    Responda a este comentário

  3. Gaburah
    24/01/11 - 10:24

    Mau caratismo é pouco.

    Loco é ÍDOLO e a imprensa é uma filha da puta.

    Responda a este comentário

  4. Julio Cesar
    24/01/11 - 11:20

    Que #mimimi botafoguense hein!

    “Imprensa feia e má! Se você continuar fazendo maldades contra o meu Botafogo, não vou mais comprar jornal, assistir seu programa esportivo e vou chamar meu tio para bater em você!”

    Uma palavra pra resumir isso: PALHAÇADA!

    SRN

    Responda a este comentário

    Yuri

    Pois é… bom é no América, lá nunca tem crise, a mídia nunca implica.

    Responda a este comentário

  5. Raphael Zarko
    24/01/11 - 11:25

    Escrevi no lugar errado, mas repito: o mais legal nisso é a engraçadinha assinatura do Loco.

    Responda a este comentário

  6. Gaburah
    24/01/11 - 12:34

    Globoesporte.com:
    Loco confirma falta de ‘conversa fluente’ com Joel, mas nega crítica – Atacante escreve uma carta na qual coloca o posto à disposição da diretoria do Botafogo caso personalidade esteja incomodando: ‘Prefiro mudar de ares’

    VS

    Gazeta Esportiva:
    Abreu confessa relação “pouco fluente” com Joel, mas descarta sair

    Responda a este comentário

  7. Yuri
    24/01/11 - 12:56

    Wikileaks FUTEBOLERO já, a começar pelo fato de que tal expressão foi cunhada por MIM, e NINGUÉM, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM (Elite, Tropa de) detém a patenta de tal verbete a não ser EU.

    Responda a este comentário

  8. Victor
    24/01/11 - 13:11

    Aprendi a usar o parênteses com reticências que leio na imprensa.

    “Resolvi escrever esta carta depois de ter visto e ouvido tudo o que foi falado pela imprensa a respeito do episódio que envolveu o meu nome, do treinador Joel Santana e principalmente do clube.(…) só ocorreu por conta de um deslize e interpretação errada do que eu disse e por consequencia passado por um jornalista ao treinador na conferência de imprensa.(…) O que me deixou muito chateado foi o fato de que os jornalistas prescisam entender o futebol.(…) a verdade precisa ser dita, sem meias palavras e isto não ocorreu neste jogo. Foi mudado o que eu disse e o jornalista que fez a pergunta a Joel não acredito ter sido maldoso, mas foi infeliz de ter formulado a pergunta diferente do que falei no campo e ter iniciado toda essa confusão.(…) queria pedir aos jornalistas que entendam mais a minha maneira de falar, de minha sinceridade e desculpem a falsa modéstia, do meu conhecimento sobre futebol.(…) Uma coisa é você apurar a informação, outra é entrar na onda e aumentar o fogo que não existe.”

    Responda a este comentário

  9. RB
    24/01/11 - 14:32

    site dele é mto roots,tem até pinball hauahuahau

    http://www.loco13abreu.com/flipper13.htm

    Responda a este comentário

    Matheus

    HUUUUUUAAAAA!

    Já ia começar a jogar quando reparei que tô no trabalho!

    Responda a este comentário

  10. Paulo Pimentel
    24/01/11 - 17:12

    Certamente foi uma carta feita por uma acessoria. Não acredito que o Loco esteja tão fluente no português.
    Mas, independente disso, mostra que há vida mental entre os atletas de ponta.
    Melhor que as tuitadas dos santistas.

    Responda a este comentário

  11. saulo
    24/01/11 - 21:20

    Se cuida Botafogo: http://www.lancenet.com.br/gremio/Renato-Gaucho-exige-reposicao-Jonas_0_414558713.html

    Responda a este comentário

  12. Bender
    24/01/11 - 23:30

    HUAHuhAUhuA HUhuHAUHAUhUAHuHA UHUAHuhuaa… cartinha no fogão??? Não me diga!

    Essa carta aí tá com letrinha demais. Poderiam postar o tal resumo do Globo que causou tanta indgnação por aqui. Façamos do BBG um blog imparcial e “sensato”.

    Aliás, faço eu mesmo meu resumo mesmo sem estar acompanhando de perto:

    – Loco e Joel não se bicam
    – Loco fez merda ao falar na saída do jogo
    – a imprensa, claro, repercutiu
    – Loco tenta se explicar com cartinha e aumenta o fomento
    – #mimimi botafoguense

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Aliás, faço eu mesmo meu resumo mesmo sem estar acompanhando de perto:

    Sem comentários.

    Responda a este comentário

    Matheus

    A carta publicada, ainda que sem introdução, foi menos mal.

    O pior foi, na reportagem, os caras terem dado ênfase pra partes da carta tirando ela do contexto. Aí é foda!

    Responda a este comentário

    Bender

    Qual reportagem? Não tem link?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Tae:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/01/loco-confirma-falta-de-conversa-fluente-com-joel-mas-nega-critica.html

    Responda a este comentário

    Bender

    Valeu. Essa já tinha visto. Achei que fosse outra.
    Resumo confirmado.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Porque, pra mim, a parte mais importante é o segundo parágrafo.

    É onde ele mostra com quem ele tá puto.

    E é exatamente a parte que foi retirada. De qualquer forma, achei foda!

    Responda a este comentário

    Bender

    Acabei de ler tal carta:

    Está se explicando. Achei desnecessária. Loco fomentou a crise que ele mesmo criou fazendo declarações na saída do campo.

    Em tempo, pra mim as declarações para o repórter da SporTV não têm nada demais. Mas ele deveria saber que o que diz o maior ídolo de um clube grande reverbera. Loco é “inteligente”.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Aí é que tá.

    Ele não fomentou a crise. Ele tentou se explicar, o que eu também achei desnecessário.

    A reportagem da Globo, nesse ponto, pra mim, é de má-fé.

    Mas nem acho que seja exclusividade do Botafogo. Tem neguinho já dizendo que o Roger tá insatisfeito no Cruzeiro. É cada coisa.

    Responda a este comentário

    Bender

    neguinho diz tudo o tempo todo

    Loco foi se explicar. Se disse “conhecedor do futebol” e de “personalidade”. Quem é não precisa dizer. E finalizou de forma constrangedora jogando pra galera. Burro demais.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Não achei nada demais a entrevista, mas achei a carta dele realmente desnecessária. Ainda mais depois de uma goleada.

    Desnecessária no sentido de não precisava e não no sentido de gratuita. Pode ter sido uma necessidade de desabafo, sei lá… mas foi inoportuna (é a melhor palavra, sem dúvida).

    Responda a este comentário

    Bender

    [2]

    Responda a este comentário

    Matheus

    (3)

    Responda a este comentário

    thiago felix

    [4]

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Eu já acho que a carta foi bem colocada, mesmo com o excesso de caracteres.
    Já estava pensando que o Loco estava arrumando confusão para sair por melhores propostas a “lá Jobson”.
    O cuidado que teve em escrevê-la “ou ditá-la” mostra que tem caráter, responsabilidade e cultura, apesar de não ser filhinho do papai Joel.
    Que daqui pra frente se evitem os maus entendidos, tanto o Loco, quanto a imprensa.

    Responda a este comentário

    Julio Cesar

    Bender, qual clube grande? hehehehehehehe

    Responda a este comentário

    Bender

    Hehehe… não podemos acabar com a ilusão deles…

    Responda a este comentário

  13. Gaburah
    25/01/11 - 8:46

    A verdade é que tá tudo muito, mas muito estranho mesmo nessa história toda.

    Segundo o @AndreMarquesRG (setorista da Rádio Globo no Botafogo), o time já vinha treinando pra jogar no 4-4-2 depois que Éverton enfim entrasse no time. Ainda segundo ele (que nunca me deu motivo pra achar que falava algo de má fé), Joel está mais do que prestigiado com a diretoria – que por outro lado não vem gostando nada das declarações do Loco. Jogador e técnico pouco ou nada se falam, e quando o fazem é pra trocar farpas.

    Ou seja, bastidores quentes. O que entendo disso tudo é:

    1. Uma eventual saída do Loco vai ter um impacto negativo gigantesco sobre a torcida, que nunca foi unânime sobre a satisfação com o treinador;
    2. Existem mais jogadores insatisfeitos com o esquema, mas nenhum com Joel;
    3. A declaração do Jefferson é muito esquisita (mas trato a fonte da notícia com desconfiança);
    4. Lembro que o Loco nunca escondeu de ninguém que queria porque queria jogar a Libertadores, porém, inteligente do jeito que é, acho muito difícil criar caso pra sair pensando de maneira tão imediatista. Mesmo com 34 anos, as perspectivas do Botafogo são boas (principalmente porque o elenco de 2011 é sensivelmente melhor que o de 2010);
    5. Joel exerce sua malandragem até a última gota, deixando o jogador se queimar sozinho com os dirigentes e se valendo do prestígio que tem com a imprensa pra ficar na dele bonitinho. A imprensa repercute o troço, divulgando mais e mais notícias que mostram a coisa toda piorando a cada minuto pro/do lado do jogador;
    6. O Departamento de Marketing do Botafogo reza coisa de setenta Ave-Marias e noventa e cinco Padre-Nossos todo dia de manhã;
    7. A mulambada regozija. Podem perder (de novo) a porra toda esse ano, mas já darão 2011 por encerrado se tudo isso tiver o fim que a imprensa alimenta.

    De minha parte, lamento sobretudo pelo Botafogo. Nem tanto pela briga de bastidores, mas porque não precisava de nada disso neste início do ano de coroamento da vitoriosa gestão de Maurício Assumpção.

    Responda a este comentário

    thiago felix

    6. O Departamento de Marketing do Botafogo reza coisa de setenta Ave-Marias e noventa e cinco Padre-Nossos todo dia de manhã;

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda a este comentário

    Julio Cesar

    Como sei que ‘mulambada’ se refere à torcida do mais querido e odiado clube brasileiro, fico bem à vontade para tecer meus comentários altamente pertinentes.

    Se o meu querido amigo e brother Xerox, não ficasse com essa viadagem explícita de ‘locoabreulete’, eu certamente ignoraria o fato de Loco Abreu estar ou não no Botafogo, ser ídolo ou não do Botafogo, fazer gol do título carioca de pênalti com cavadinha, etc…até porquê o Botafogo não passa de um time regional com um pico anormal de popularidade e competência – seria o mesmo que o Nova Iguaçú, a Laranja Mecânica da Baixada, chegasse às finais do Carioca 2011!
    Impressiona-me-lhes a tamanha carência por um ídolo(?), que nada mais é do que um jogador profissional e que está cagando alfajores uruguaios ( que são muito bons também! ) para os 15 manés botafoguenses que pegam a van pra encher o Engenhão.
    O cara que diz ( ou escreve ) que ‘seu “cargo” está a disposição da diretoria’ quer dizer ‘alguém me ofereça uma bolada que eu largo essa mierda’!

    Sem querer ser o mensageiro do inferno, mas se o Grêmio ou o Cruzeiro, que segundo a imprensa ‘marrom’, ‘filhodaputa’ e outros adjetivos dignos de garotinhos que tiveram seu pirulito roubado pelo cara mais forte do colégio, sinalizarem para W.S.Abreu com um bom salário e condições condizentes com as de um clube grande e de expressão nacional, podem ter certeza ‘locoabreuletes’, ele sai do ‘glorioso’.

    Sugestão? Apóiem seu clube! Sejam fiéis ao seu clube! Não aos fanfarrões que fingem ter seu clube no coração e aquele bláblágol todo que vcs conhecem!
    É o Botafogo que precisa de torcida, independente de Loco Abreu ou quem quer que seja e isso vale para qq torcedor de qq time, meu incluso.

    Responda a este comentário

    Bender

    Arrebentou Julio!

    Daqui a pouco a torcida do Bota vai estar com Loco como a galera do Vasco ficava com Edmundo.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Sorte de vocês que o framengo não oferece essas situações, já que não tem ídolos.

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Oferece sim.
    Se o Loco escreveu uma cartinha, o Zico teve um programa inteiro de televisão, oferecido pelo Kfouri, para explicar o inexplicável.
    Que amarelou, cagou nas calças, deu medinho e arrumou uma encrenca idiota para sair antes de um possível rebaixamento.

    Responda a este comentário

    Bender

    Assunto em pauta: cartinha do Loco.
    Comentário botafoguense: Zico é amarelão e blablabla

    Responda a este comentário

    saulo

    Poucas pessoas realmente perceberam que o Zico foi usado por setores da diretoria do Flamengo. Ele não amarelou, apenas tem todo o direito de não ser um joguete de todos os problemas.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não sei quem é mais ingênuo, Saulo.

    Se é o Zico ou se é você.

    Responda a este comentário

    saulo

    O Zico foi o menos ingênuo e percebeu logo a situação. Iria brigar, desgastar, não resolver nada e levar todo o ônus dos problemas do clube.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Eu sinceramente não posso fazer nada se – ao que tudo indica – não saber/querer interpretar texto seja mal comum à framengada.

    Pra começo de conversa, o post foi escrito por um tricolor e encontrou respaldo entre as amostragens cruzeirense e vascaína, além, óbvio, dos botafoguenses. Se os representantes mulambos insistem em classificar tudo que aqui está escrito como viadagem explícita de garotinhos que tiveram seu pirulito roubado pelo cara mais forte do colégio, então assumo que a maior vontade de vocês é a trollagem mesmo e ponto. Assumam e acabou o problema.

    Refrescando a memória de vocês, o garotinho aqui disse o seguinte:
    http://www.blablagol.com.br/a-carta-do-loco-abreu-na-integra-12365#comment-81878

    Se querem continuar fazendo questão de não entender, então fodam-se.

    FATOS: 1. a imprensa pegou uma carta muito bem escrita e com mensagem clara e a editou conforme achou melhor; 2. só a mulambada não entende isso.

    ESPECULAÇÕES: Loco sai, Loco fica, Loco é bonzinho, Loco é mauzinho, Loco dá cavadinha pra sair, Loco quer ficar e foi mal entendido.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    P.S: 7. A mulambada regozija. Podem perder (de novo) a porra toda esse ano, mas já darão 2011 por encerrado se tudo isso tiver o fim que a imprensa alimenta.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Aliás, releia o meu comentário e me diga onde defendo o jogador, por obséquio.

    Responda a este comentário

    Julio Cesar

    Como diria Jack, The Ripper, vamos por partes:

    #Já avisei ao Vikthor, o Edhitthor que meu intuito aqui é o de, simplesmente, promover a discórdia, premissa prescípua aos que rezam na cartilha do Lado Negro da Força – literalmente no meu caso – e trollar o #mimimi botafoguense é diversão, porquê têm coisas que só acontecem com o Botafogo;
    #Você, claramente defende o jogador, em qualquer situação quando o descreve como ‘ÍDOLO’ pelo simples fato que ele o é para você e ponto final!;
    #O Flamengo realmente não tem ídolos hoje. Já os teve. Hoje não mais. Fodam-se os ídolos! Eu torço para o Flamengo e não para o “Ronaldinho”, para o “Adriano” ou outro qualquer. Eu quero apenas que eles justifiquem o investimento errado que o clube fez ao contratá-los sendo profissionais e tendo compromisso com o clube e não ficando de oba-oba e recebendo tratamento diferenciado como costuma acontecer. E acho que isso serve para todos os clubes, pois em maior ou menor grau, isso acontece a todos, sem exceção!;
    #At last but not least, deixo bem claro, neste fórum, que continuo odiando especialmente o Botafogo no ano de 2011 e continuarei sim com o movimento #palhaçadafinal. Continuarei sim esculhambando com a hashtag #FicaLoco no Twitter e continuarei sim, torcendo para que a “Laranja Mecânica da Baixada com seu Ruud Gullitt genérico” continue sacaneando os outroras grandes e os de fato grandes com vitórias sobrenaturais!

    SRN

    Responda a este comentário

    Gaburah

    A sua grande vantagem é justamente a de se assumir gratuito.

    # Ainda assim, sua justificativa não responde a minha pergunta, que retomo: me diga onde defendo o jogador, por obséquio – e dê atenção ao item 3 e ao comentário inteiro:
    http://www.blablagol.com.br/a-carta-do-loco-abreu-na-integra-12365#comment-81857
    O fato de considerá-lo ÍDOLO (coisa que realmente é) não me impede de ficar com a pulga atrás da orelha na hora de juntar 1 mais 1. Mas isso não anula o fato de a imprensa ter sim, deliberadamente, editado da forma que achava melhor a carta que o jogador colocou em seu site .

    #Não vou nem falar nada da sua opinião sobre a necessidade de um clube ter ídolos. Só uma pergunta: já pensou o quanto o framengo fatura explorando a imagem do único ídolo histórico que realmente tem (não mete essa de o framengo realmente não tem ídolos hoje, tá?). Acha que é desnecessário mesmo? (Vou entender se disser que acha, afinal não condiz à realidade do urubu. Não dá pra entender o que se deixa de ganhar se nunca teve)

    Encerrando, novamente, a sua grande vantagem é justamente a de se assumir gratuito.

    *****

    E encerro esse assunto por aqui, porque já deu o que tinha que dar. O que importa é que o Botafogo é líder invicto e incontestável, vindo de uma vitória reverberante.

    No mais, a maior verdade foi dita por você mesmo:

    É o Botafogo que precisa de torcida, independente de Loco Abreu ou quem quer que seja e isso vale para qq torcedor de qq time, meu incluso.

    Responda a este comentário

  14. thiago felix
    25/01/11 - 9:26

    COMUNIDADE BOTAFOGO NO ORKUT

    [MODERAÇÃO] Comunicado sobre o caso Loco Abreu
    Carta construída de comum acordo por toda a equipe

    Pedimos a todos que não caiam em boatos plantados pela imprensa. O que deveria estar sendo repercutido hoje é a nossa expressiva vitória em cima da Cabofriense. O que um repórter posta em seu Twitter não deve ser levado por nós, torcedores calejados, como verdade absoluta. O que tiver de acontecer, acontecerá normalmente. Não se desesperem antes do tempo nem alimentem as cobras com o desespero. Devemos sim nos preocupar com nosso clube, mas sem alardear a comunidade por uma especulação ou achismo. Observamos que o Lance! claramente tenta distorcer os fatos e em sua notícia tendencia o alvinegro a acreditar que uma crise profunda está instalada. Para evitar a disseminação dessas falsas notícias ou o desespero dos membros, VAMOS APAGAR TODOS OS TÓPICOS QUE DE QUALQUER FORMA DESESTABILIZEM O AMBIENTE NO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS. O fato é um só: somos líderes de nosso grupo no Campeonato Carioca. O resto é mimimimi dos repórteres. A carta foi construída de comum acordo pela equipe de moderação e expõe o pensamento de todos diante do problema.

    Assinado: Givaldo, João, Pedro e Joca

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Bem, acredito que o foco do BBG está justamente sobre o papel da imprensa neste episódio todo. Mas esse é um erro (repercussão dos fatos distorcidos) que eu já esperava que muitos torcedores cometessem.

    Responda a este comentário

    Bender

    boatos plantados pela imprensa

    HAUHUAhU AhUAHuHAuh UAHuHAUHUAh UAHuHUA
    huHAU HAUH UAHu HAUHAU HUAhUAHu hahaa
    HUAHUAHUHAUhU Ahu HUAhUAHuHAU HUAHUAHUa

    Responda a este comentário

    Matheus

    Agora, uma coisa há que ser dita:

    Se “Loco” fosse tão apaixonado pelo Bota assim, nem teria cogitado sair. Mais velho e tal, não precisa disso.

    Responda a este comentário

  15. csr
    25/01/11 - 10:15

    que chororo hein…
    por isso que Flamengo é Flamengo, enta crise sai crise e continua de pé…

    Responda a este comentário

  16. Gaburah
    25/01/11 - 12:35

    Com a palavra, Joel: Joel Santana coloca ponto final em polêmica com Loco

    O que significa conversa fluente? Estou aberto a conversas sempre e em qualquer lugar. Se é isso que está incomodando, se ele precisa de carinho, então está resolvido.
    Já jogaram o jogador contra mim, e isso não existe. Estou igual à Joana D’arc, sendo queimado. Não posso entrar numa briga que não é minha. Se ele quiser ficar ou sair, é problema dele. Só não posso entrar numa briga que não é minha.

    Com a palavra, a criançada: Criançada idolatra Loco Abreu durante treino do Botafogo – Torcida mirim grita nome do atacante durante atividade da manhã desta terça-feira, em General Severiano

    Responda a este comentário

    Gaburah

    (Joel exerce sua malandragem até a última gota)²

    Responda a este comentário

    saulo

    Joel como sempre enfia o rabo entre as pernas e põe panos quentes no assunto. É óbvio que as rusgas existem e a roupa suja se lava em casa. Apenas o Narigudo não faz gol ou resolve os problemas dentro de campo, apenas atrapalha. Abreu é sem dúvida o líder do grupo e o mais inteligente, tem exata noção do seu espaço.

    Responda a este comentário

  17. Gaburah
    25/01/11 - 13:18

    Em tempo: a carta já não está mais no site do Loco.

    Responda a este comentário

  18. RB
    25/01/11 - 13:45

    vai dar em nada isso… só uma briguinha pra depois fazerem as pazes no título e dar um ar de volta por cima.

    aposto q é coisa do marketing.

    fogão continua fodão

    Responda a este comentário

  19. Gaburah
    25/01/11 - 18:26

    Fim de papo. De novo.
    Marcelo Mattos também minimiza crise entre Loco e Joel

    E outra: Dirigente do Grêmio nega querer Loco Abreu: ‘Isso é loucura’

    *****

    Espero que isso esgote de vez o assunto. Foco no Madureira amanhã pra acabar com isso de vez.

    Responda a este comentário

  20. Matheus
    25/01/11 - 23:11

    E você reclamando de perseguição ao BOTAFOGO, Gaburah?

    Toma vergonha!

    Olha o que a Globo fez com o Vasco.

    Meteu na primeira página o Gaúcho guardando um gol no Fifa 2011. Puta falta de sacanagem!

    Vasco perdeu a moral, coitado.

    Responda a este comentário

    thiago felix

    4:20 – Ele dando um lençol no Alessandro.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda a este comentário

  21. Julio Cesar
    25/01/11 - 23:48

    O Nova Iguaçú ganhou meu respeito, não porquê ganhou do Vasco – até por quê, ganhar do Vasco é obrigação de qualquer clube de futebol independente de divisão! Até meu time no Hattrick, o Piratininga F.C. vai desafiar o Vasco com seu esquema 4-4-2 matador!hehehehehehehe

    O meu respeito se deve ao fato de, além de ter a camisa genérica da Holanda comprada numa loja de esportes de bairro, apregoando-lhe o singelo apelido de “Laranja Mecânica da Baixada”, o NI ainda tem o seu próprio “Ruud Gullitt” genérico. Sensacional!

    Será a surpresa do campeonato! Infelizmente, seu próximo compromisso será com o próximo campeão da porra toda em se tratando de futebol brasileiro, sul-americano e mundial em 2011/2012, mas isso o NI sabe e não abalará sua auto-estima de time promissor.

    SRN

    Responda a este comentário

    Matheus

    Infelizmente, seu próximo compromisso será com o próximo campeão da porra toda em se tratando de futebol brasileiro, sul-americano e mundial em 2011/2012…

    Eu sei que o Cruzeiro já fez os times do Rio de freguês, mas a gente joga contra o Campeonato Mineiro. Esse risco o Nova Iguaçu não corre.

    Rá!

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Impressionante como você só faz comentário sobre o time dos outros… Não tem nada que valha a pena comentado sobre o framengo?

    Responda a este comentário

    Julio Cesar

    Claro que têm!

    Posso comentar que a Patrícia Amorim é um fantoche para a incompetência em forma de diretoria simbolizada por Helio Ferraz e Luis Augusto Velloso, posso comentar sobre a vergonha que essa contratação imbecil do Ronaldinho Gaúcho significou para a vida financeira do meu clube, que certamente tomará na tarraqueta e fará encherá a conta bancária de muita gente nesse processo e bláblágol…porém, sou apenas um dos comentaristas do fórum e gosto, especialmente, de trollar o #mimimi botafoguense! hehehehehehehe

    Responda a este comentário

  22. RB
    26/01/11 - 13:36

    ahahah cola a charge aí do zé fogareiro,gaburah!

    Responda a este comentário

    Bender

    Hahaha…
    Uma coisa preciso confessar. O Botafogo realmente tem a torcida mais homogênea que conheço.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Quê isso… gentileza sua.

    A torcida do framengo é imbatível na homogeneidade.

    Responda a este comentário

    RB

    tanto que apagaram o post lá no blog do cara…

    Responda a este comentário

    Victor

    http://globoesporte.globo.com/platb/joaoroberto/2011/01/26/infelizmente-etica-nao-se-aprende-na-faculdade/

    Tá lá. Só não está mais em destaque.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Victor,

    O próprio cartunista informou via Twitter que a charge fora retirada do ar sob argumentos do site (e confirmou que houve censura sim a um seguidor). Imediatamente, como podes imaginar, iniciou-se uma corrente no microblog com toda espécie de impropérios ao GE repugnando o ato.

    Não é nada impossível que o pessoal do GE, vendo a merda maior ainda que fez, tenha colocado o desenho de novo na página só que sem destaque. Remendo porco.

    Como o GE tem se mostrado campeão em especulação, assumo que presumidamente posso estar, quem sabe, correto.

    *****

    [Via @zefogareiro] – amigo do Zarga, que pode confirmar ou não a história para os trolls de plantão (negritos por minha conta)

    Mesmo assim, o GloboEsporte – por ñ querer cutucar a concorrência desta forma – resolveu tirar a charge do ar. Fazer o quê? Bola pra frente.

    Vou continuar na minha verdade, Zé, sem passar por cima de nada e também SEM RABO PRESO com ninguém. Quando não concordarem, que me censurem.

    Zé, se ler isso sei que vai me entender: hahaha

    Responda a este comentário

    Victor

    É FATO que o portal tirou do ar. Wikileaks na veia.
    Deixar lá é só um salva cú. (não tirou, mas ninguém vê).

    Responda a este comentário

    Gaburah

    [Via @zedascharges] – o dono da charge publicada no GLOBOESPORTE.COM

    A CHARGE SAIU DO AR!

    *****

    Vergonha absoluta. Nojeira. E tem gente que não quer enxergar…

    Responda a este comentário

    Bender

    hahahaha… sim… claro, claro

    Responda a este comentário

    Gaburah

    *****

    Sempre se superando.

    Responda a este comentário

    RB

    bender só não concorda pra manter o posto de ‘mimimi arco-íris mengão mais odiado’. ele sabe que existe um favorecimengo.

    Responda a este comentário

    Bender

    RB,
    Há um tempo (em 2007 ou 2008, não lembro) fiz uma coisa bem simples: contava de qual time era a manchete principal na capa do caderno de esportes do O Globo impresso – quando era de seleção brasileira ou outro assunto descartava do levantamento. Não durou muito pois tinha dia que esquecia e como não sou assinante prejudicava a análise (quem é assinante poderia fazer, inclusive retroativo, no O Globo on line que traz o jornal impresso). Seria um EXCELENTE POST PRO BBG.
    Fato é que mesmo com uma pequena amostra (aprox. 2 meses de coleta) obtive alguns resultados. O Flamengo ocupou a primeira matéria do jornal em 40% das vezes. Os outros 3 times variaram entre os 20% cada com pouca volatilidade. Tive o cuidado de não pegar um período sazonal como finais de campeonatos ou janela com grandes contratações.
    ISSO eu posso chamar de um “favorecimento” ao Flamengo. Nas CNTPs a maioria do espaço é do Flamengo mesmo.
    Fato é que tanto nos 40% do Fla ou nos 20% dos outros times são explorados com sensacionalismos ou não. Há matérias vagabundas do tipo “Obina se recupera e vai pro jogo” como matérias escrotas “Juan bate boca no treino e gera crise no Fla”. Portanto, até mesmo o tal “favorecimento” é relativo. Mas concordo que na maioria das vezes é bom pois gera maior visibilidade para o time da Gávea.

    Com a internet percebi – principalmente depois de BBG (2006) – que uma parcela dos 20% do Botafogo, que chamei de sensacionalista, repercute mais que outros, apesar de aparecer para todos os times. Imprensa quer vender jornal e só.

    A internet pode ser bem e mal usada. A web – como ela é hoje, com redes sociais, blogs e diversos fóruns – possui um multiplicador keynesiano. É incrível como as notícias se propagam, inclusive tal parcela dos 20%. Exemplos:

    – goleiro do Botafogo leva um monte de perus no jogo e a culpa é da bandeirinha. Registrei aqui.
    – Juiz marca pênalti claro a favor do Fla contra o Fogo e a choradeira se alastra de forma exponencial. Foi a coisa mais chata dos últimos anos. Começou com a patética cena no vestiário da renúncia do Bebeto e (não) terminou com a provocação do Souza.
    qualquer coisa que saia na imprensa que não seja o que o botafoguense quer ouvir.
    – até mesmo quando vc escreve uma coisa, pensam que é outra.

    Esses itens tomaram um enorme vulto pela potência da internet e encheram demais o saco. DEMAIS. No caso do 3º tópico ainda enche – e pelo visto sempre será. ISSO que classifico como mimimi. São trollers que não sabem usar a internet. Desconhecem sua melhor função: base de dados

    Com relação ao “mais odiado” vou pelas pesquisas. Esse é o Corinthians.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    #mimimi chororô

    Essa também é velha demais.

    Responda a este comentário

    Bender

    Típico. É homogeneidade demais.
    Mas claro, há exceções.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Pena que as do framengo não aparecem por aqui. Não mais.

    Responda a este comentário

    Victor

    O que sempre disse ser a Flaprensa (e não uma imprensa que deliberadamente favoreça o Flamengo nas opiniões em detrimento aos rivais), mas que nem em pensamento chega perto do domínio corinthiano em São Paulo.

    ****
    Nos canais com cobertura nacional, essa diferença fica menor, talvez pelo tempo de lenga-lenga que possuem. Nesse caso, a diferença gritante é entre o espaço e qualidade de informação concedida ao eixo RJ-SP para os demais.

    Mas isso para mim é um problema do passado, porque não preciso mais ficar de frente à TV esperando uma boa alma passar o gol que quero ver ou iniciar a discussão que quero ouvir.

    Responda a este comentário

    Victor

    A saber:
    Volta e meia lanço mão de um post “Observatório”. Quem pensa que eu faço um observatório de “Flaprensa” está perdendo tempo.

    Responda a este comentário

    RB

    teve um cara aqui de jf, que em 2006, fez uma monografia comparando as coberturas dos times e entrevistando jornalistas

    http://www.facom.ufjf.br/projetos/2sem_2005/pdf/RVenancio.pdf

    HIGHLIGTHS QUE MEIO QUE RESUMEM O PENSAMENTO DO BOTAFOGUENSE:

    Roberta Oliveira:

    “Como botafoguense e como jornalista, sinto que o foco
    às vezes não está onde deveria. Às vezes, rusgas sem importâncias e comuns no
    meio futebolístico ganham uma repercussão gigantesca e caótica no Botafogo”

    e arremata:

    “Existe um preconceito da
    imprensa, que rotulou a torcida botafoguense de pessimista, pequena e acha que
    não tem problema se falar o que bem entende”.

    o Roberto Porto diz pro cara que já recebeu policiamente no Globo e JS em relação a notícias do Botafogo.

    Luís Mendes, o Conde de St Germain do ludopédio nacional, diz que:

    ‘Sim, isso é uma coisa que a gente nota, a gente vê. O Botafogo tem um
    tratamento diferente, diferenciado pra baixo e não pra cima. Quando o
    Botafogo está mal, eles fazem gozações que não acabam mais. Eles
    superestimam as derrotas do Botafogo e o subestimam.’

    e ainda diz que o Fluminense é um clube num pedestal (de fato, o flu é protegido mesmo).
    _____________________

    essa eu num sabia

    Washington Rodrigues:

    “O Botafogo, isso são números, vende mais jornais
    quando em alta do que qualquer outro. O espaço do Botafogo quando está bem é
    sempre destacado. Quando está mal cai a audiência mais do que Flamengo e
    Vasco, por exemplo”.
    ______________________

    acho legal nego q viveu na época dar seu parecer. Não me incomodo com o tempo de mídia e número de notíca de cada clube. O problema é da forma que ela é veículada. Quem acompanha o Botafogo sabe que o escárnio rola solto toda hora (aquela página do GE com 2 jogadores chorando foi de sacanagem).

    ontem depois do jogo no ge.com dava que o ‘Botafogo sofreu pressão e foi vaiado’. sendo que o madureira atacou uma vez e tiveram alguns segundos de gritedo.

    creio tamém que nisso títulos e torcida (como os do contra no link citaram ser o fator para tal tratamento) não sejam importantes. tanto que o vasco, pra mim, é meio que ignorado. ainda mais na era eurico.

    aí vem a diferença pra imprensa de SP. parece que lá, apesar de ser mto conritnhians, eles não se avacalham. São mais unidos. No rio tem interesses e rivalidades.

    Responda a este comentário

    Bender

    Hahaha… roubaram minha ideia! Pena que fizeram mal.
    A doidera é maior do que se possa imaginar. Até monografia mimimi existe!!!
    Enfim, só pela tentativa eu já aprovaria o chorão. Nota 6. Se a média for 7, que seja.

    Mas infelizmente li apenas na diagonal. Projeto com 127 páginas sem gráfico, tabela, painel, ou pelo menos um quadro (são 4 objetos diferentes, acredite) não merece a devida atenção. Por isso vou recorrer, de novo, ao meu sintético resumo (que geralmente dá certo)

    – pule a gigante Introdução e vá direto para a pág. 45 (antes disso é famoso encher linguiça)
    – No Desenvolvimento, da pág. 46 até a pág. 79, selecione 3 parágrafos ao acaso. Vc já terá a ideia básica do que se trata o trabalho.
    – Leia a Conclusão.
    – Ignore o resto.

    Se não quiser ler a Conclusão inteira, basta ficar essa parte (negritos são meus):

    “Ao analisar o caderno de esportes de dois jornais, “O Globo” e o “Jornal do Brasil” em três períodos diferentes, ficou evidente, principalmente com o primeiro, que há uma diferenciação no tratamento destinado a Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. E que a paixão clubística interfere sobremaneira nessa diferenciação, afinal de contas, antes de serem jornalistas, são torcedores.”

    Pronto. O cara acabou com o próprio trabalho.

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Um perfeito discípulo RMP.
    Desclassifica a monografia da imparcialidade por não ter gráficos? Quadros?
    Você queria o que seu mané. É um aluno de faculdade apresentando um trabalho.
    Quantos alunos de faculdades brasileiras saem destas escrevendo um trabalho? E ainda se dando ao trabalho de acrescentar algo de original.
    Criticar por ser um autor botafoguense tudo bem. Pode não ser do seu gosto.
    Mas, malhar o cara por não ser um PhD. Faça-me o favor.

    Responda a este comentário

    Bender

    É um perfeito botafoguense. Não consegue desassociar o comentário de quem faz. Não percebe meu comentário por inteiro e sai falando um monte de bobagem, como eu “desclassificar o trabalho”.
    Repetindo: “só pela tentativa eu já aprovaria”

    A crítica por não ter gráficos é passageira. A crítica por ser botafoguense não existe. Disse que achei o trabalho mal feito. Não explanei mais por não ter saco. Mas posso resumir: o cara ao invés de falar dos jornais, falou dos colunistas dos jornais.

    Responda a este comentário

  23. Victor
    26/01/11 - 14:55

    Curto à vera quando um jogador escreve uma carta dessas. Não necessariamente pela carta, mas sim pela oportunidade de colocar como bem entende a sua versão sem ficar a mercê de edição ou mesmo precisar de favor de veículo de mídia.
    Loco fez isso, assim como Fred fez com as críticas de RMP e Gilmar Ferreira.

    Não me importam que:
    1) Tal carta, vídeo ou o que seja tenham sido preparados por assessores. Esses jogadores são marcas. Natural que tenham estrutura empresarial e isso inclui uma pessoa para fazer uma boa redação de texto, conselheiros e consultores.
    2) o conteúdo das cartas e das reclamações sejam corretos. O simples fato de terem a possibilidade de se manifestar e claro, que a manifestação tenha atingido o público-alvo (os torcedores de seu time e seus fãs) já denotam o sucesso da comunicação.

    A nós, cabe fazer o que fazemos aqui: discutir a correção, validade, motivação, relevância, etcetera. Tudo isso é para ser colocado na mesa de discussão.
    Mas cabe observar que a internet através da aproximação das empresas (no caso, jogadores e clubes) com o público consumidor pelos sites oficiais e redes sociais (que nada mais são que uma interface propícia a propagação da comunicação) traz mais voz a esses extremos.
    Hoje, Fred, Loco Abreu e Kaká dispoem de relevância e espaço suficientes para responder a um RMP, a um Juca Kfoury ou um canal de TV. Mesmo que usem seu espaço para dizer tanta besteira quanto os supracitados. O que importa é que os “agentes” não precisam mais escutar calados e nem fica a mercê do veículo do “inimigo”.

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    That’s the point.
    Hoje temos a vantagem de saber as versões sem intermediários.
    Citei acima a história do Zico, que teve um programa inteiro para se defender, para dar a idéia dos tais pesos e medidas.
    Loco não tem o mesmo tratamento do Galinho, isto é óbvio. Mas foi inteligente e sincero para expor seus sentimentos onde lhe foi possível. Melhor do que remoer calado.
    Imagino como deve ser, para um estrangeiro, ter que avaliar o peso de suas atitudes. Lembram-se do episódio da escolha da música para o Fantástico, citado pelo Flávio? Primeiramente veio um tango do Gardel à sua cabeça de ídolo, nada mais típico. Depois alguém mudou sua escolha para um remelixo (Quem!?!?!!?).
    É preciso um pouco mais de sensibilidade para entender os gringos que aqui vêm (bom exercício de cosmopolitismo). Em geral são mais instruídos que a média brasileira, mas não sabem nivelar a medida dos atos.
    Um pouco de sociologia é preciso também para se analisar as atitudes dos ídolos dos times de massa. O que faz um Juan enfiar o dedo na cara do Mago após um drible? O que faz um Edmundo rebolar na frente do Gonçalves? Ou um Bruno cometer as atrocidades a luz do dia?
    O futebol proporciona os exageros (e falhas) de caráter que são trazidos a tona por um falso sentimento de superpoderes gerados pelas paixões das arquibancadas. Não deve ser fácil lidar com isso.

    Responda a este comentário

  24. Gaburah
    27/01/11 - 6:11

    Levantando outra bola: alguém mais aqui se lembra de um redação SporTV (ou outro programa do canal) onde o favorito do Saulo – RMP – dizia que existem redações da imprensa esportiva que mais parecem torcidas organizadas?

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário