Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

3-5-2 na Berlinda

July 23rd, 2010 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Brasileiro 2010, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras.

Fluminense x Cruzeiro era chato como um bom jogo de Copa do Mundo deve ser. Enquanto cada time contava com seu jogador de Copa, os Azuis eram ligeiramente mais insinuantes na pasmaceira do Maracanã. Quando só o Tricolor ficou com o seu, a igualdade randômica se instalou e asim seguiu até sair o gol do Flu.

Depois desse momento, acabou-se a randomização. Fluricy deliberadamente postou-se defensivamente como a competentíssima Suiça e ao Cruzeiro restou girar a bola na entrada da área carioca por meia hora como se fosse uma equipe de handball.

Ao contrário do jogo contra o Prudente, o Fluminense não merecia levar o gol. O clima de festinha da partida contra o Prudente deu lugar à apreensão. O empate deu lugar a vitória.

A torcida saiu exultante do Maracanã ao final, mesmo receosa com o desenrolar. 3-5-2 na berlinda.

Por Alexandre N.

Bom, vamos ao relato do jogo do atual líder do campeonato.

Fui, ví e, mesmo com a vitória, não gostei! Não gostei por que ontem ficou notório pra quem quisesse enxergar, que este esquema 3-5-2 não funciona para o elenco do Fluminense. Digo isto pois, devido ao posicionamento necessário para o esquema, o time fica completamente travado (ofensivamente falando, é claro). Os laterais ficam praticamente isolados sem ter com quem jogar, o mesmo acontecendo com Conca, que acaba ficando isolado no meio, facilitando a sua marcação. O posicionamento deixa os jogadores tão distantes que acaba fazendo com que o Fred seja obrigado a sair de próximo da área pra vir buscar jogo. E devido a inoperabilidade do ataque, o time acaba passando mais tempo acuado defendendo no seu próprio campo (coisa que também aconteceu no jogo contra o Santos). Alguns jogadores saíram do jogo extenuados, mas mais por estarem correndo desnecessariamente. Conca foi um destes jogadores.

E o pior de tudo, foi ver que o técnico via o mesmo jogo que a torcida e não fez nada pra mudar o panorama do jogo. Tudo bem, todo técnico tem as suas convicções, mas ontem ficou notório que o time estava afundando e o Muricy afundava junto abraçado a sua convicção quanto àquele esquema.

Quando escalado no 4-4-2, o time se comporta de maneira muito diferente. Pela proximidade dos jogadores de meio de campo, permite que o Conca desempenhe melhor seu futebol, além de permitir um melhor aproveitamento dos laterais, já que há sempre um meia para fazer uma triangulação.

Espero que o Muricy abra os olhos. Nas últimas partidas usando o 3-5-2, o Fluminense não foi nada bem. Perdeu para o Ceará, ganhou do Santos e do Cruzeiro (vitórias conseguidas no detalhe, pois o resultado justo para estas partidas seria o empate). Com o 4-4-2, mesmo não conseguindo a vitória, o time ao menos se portava muito melhor do que vem se portando no 3-5-2.

****

O 3-5-2 botafoguense anda igualmente na berlinda. Ao contrário do Tricolor, o time não consegue vencer. Como ainda assim defende-se, Joel deve entender que beira mais a derrota que a vitória. Na equação da defesa fraca, três zagueiros tentam fazer o papel de um.

Por Gaburah

Jogo chato no primeiro tempo, melhorou um pouco no segundo.

Nada me tira da cabeça que Joel só escala três zagueiros pra ver se somados valem UM. Dois gols sofridos forçaram o Natalino a partir pro ataque tirando Fahel e LF (apagado) para a entrada de Edno e Renato Cajá.

A substituição deu tanto resultado que o empate veio e agora me pergunto se não seria essa a formação ideal até o Mago e El Loco estarem em campo. O problema vai voltar ao início: a defesa.

Diz a lenda que o Botafogo negocia com dois zagueiros pra virem e assumirem as posições. No passo da diretoria, eu acredito – mas para o Estadual 2011.

****

Dois gols, dois passes de Marcelo Cordeiro. Põe o Somália na direita e o Marcelo Mattos na cabeça-de-área. Já ajuda muito.

****

Jobson começa a pegar ritmo. Vai dar trabalho pra Joel encaixá-lo no time. Expulsão vergonhosa. Deu uma pedalada, apanhou de DOIS jogadores do Palmeiras e foi expulso.

O OUTRO LADO DA MOEDA:

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

25 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

25 Comentários para “3-5-2 na Berlinda”

  1. Victor
    23/07/10 - 11:33

    Nardoni deu escreveu, escreveu, escreveu, martelou o esquema de 3 zagueiros, defendeu o com 2 e tudo isso poderia ser substituido por uma frase que está em seu âmago pedindo para ser publicada e que anda o corroendo por dentro:

    “Faltou o Marquinho no time”

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    HAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHA…

    Rapaz, eu juro que ontem me ví obrigado a dizer aquilo durante o segundo tempo. Mas, a coisa também não é assim tão simples. Não bastava só entrar o Marquinho, que entrou no jogo de ontem, no lugar do Conca no final do jogo (e que talvez podeira entrar no lugar do Diogo ou do Diguinho). Bastava pôr o time no esquema certo. A marcação encaixaria da mesma forma, pois o time do Cruzeiro estava jogando com a mesma composição de meio de campo.

    Responda a este comentário

  2. Victor
    23/07/10 - 12:16

    Pelo visto se o Fluminense vai ficar no 3-5-2 pode não ser decidido pelo Muricy

    Responda a este comentário

    Bender

    Hoje é Muricy e Felipão mesmo.
    Mano e Luxa estão um degrau abaixo.

    Gostei da escolha.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Bom, o único nome disponível no momento agora é o Adilson Batista, caso o Muricy não queira manter os dois cargos. E ele não costuma escalar os times dele neste esquema.

    Agora, só falta o Dono do Fluminense querer aprontar uma das suas

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Adilson é um grande técnico, mas também costuma ter problemas com a imprensa.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Respondi sobre o Adilson sem saber mas tá no globo.com que Muricy é o novo técnico da seleção.

    Responda a este comentário

    Victor

    A imprensa não sabe nada de bola, o que não é demérito, o demérito é achar que sabe. Quanto mais problemas com a imprensa alguém tiver, mais recomendado para o cargo.
    Definitivamente eu gostaria de ter alguém à frente do meu time que mandasse isso:

    (como aliás, Portaluppi faz. Pena que se arrepende depois)

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Te falo Victor, melhor técnico celeste desde Enio Andrade. Homem de respeito.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Concordo, Marcus.

    O cara colocava a camisa mermo.

    Até to gostando do Cuca, mas o Adílson foi um capítulo à parte.

    Responda a este comentário

  3. Marcus Oliveira
    23/07/10 - 13:01

    Gostei do jogo, principalmente do primeiro tempo com pelos menos 3 chances claras para cada um dos times.

    Imaginei que o Cruzeiro não teria time pra encarar o Flu em casa, mas teve sim.

    Pior de tudo foi escutar o Leandro Euzebio dizer que o Cruzeiro jogou na retranca, vai entender. Os dois time jogaram pra vencer, até o gol do Flu, que se retrancou com a competencia do Muricy e aí já era.

    Esse negócio de rodar a bola na entrada da área faz parte da caracteristica dos jogadores cruzeirense (Cuca não vai conseguir mudar, ainda que queira), porém, sem alguem de qualidade é totalmente improdutivo. Pena Gilberto ter saído, poderíamos ter melhor sorte.

    Destaque positivo: Parece que o vaidoso Jonathan vai ter companhia na disputa de posição, Romulo fez um bom primeiro tempo e agradou.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Marcus, o que vou dizer agora é puro exercício de imaginação. Mas, se o Fluminense estivesse escalado no 4-4-2, a história do jogo talvez seria completamente diferente. Bom, pelo menos o Fluminense não iria passar a maior parte do tempo se defendendo aos trancos e barrancos.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Pode ser… realmente esperava muita pressão do Fluminense, o que não ocorreu em nenhum momento do jogo. Porém, competência para se defender não é demérito então… 3 pontos na capanga do Flu, sem choro.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu até trocaria mais ideia sobre o jogo. Mas, excepcionalmente hoje, estou deprimido

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Já tá garantido que o Muricy não vai continuar no Flu? A seleção não vai disputar eiliminatorias, dá pra conciliar tranquilo. Uma copa américa, uma copa das condefederações e amistosos.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Tenho que concordar com você Victor. A sensação que estou agora é a mesma de alguém que broxou com a Mariana Ximenes…

    Essa foi de doer nos ovos e de currar o c* do palhaço. Desculpe aí, gente. Mas a decepção foi grande…

    Responda a este comentário

  4. Yuri
    23/07/10 - 13:29

    Sobre Botafogo e Palmeiras

    O Kléber, como malandro que é, ficou cavando faltinha perto da área. Uma hora, eles iam acertar. Daí, um cabeça de área nosso inventa de ir pro ataque e tomamos o segundo gol. No segundo tempo foi hora de dar uma MEXIDA e saímos pro ataque… aliás, o bom desse jogo foi que havia no banco dois treinadores capazes de mudar o jogo com uma MEXIDA. É sempre bom empatar fora, com o Palmeiras em casa, torcida inflamada… felizmente conseguimos.

    Este comentário é um oferecimento de Joel Santana.

    Responda a este comentário

  5. Gaburah
    23/07/10 - 16:31

    Eu odeio o 3-5-2.
    E não é de hoje.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Não combina com o tipo de jogador que temos aqui. É um esquema que necessita de muita aplicação tática, característica quase inexistente no jogador brasileiro.

    Responda a este comentário

  6. Flávio
    23/07/10 - 17:28

    Gaburah,
    Dê uma olhada na análise do cara do Aliança Alvinegra. Perfeita!
    Sugiro a direção alvinegra providenciar armaduras para o elenco no jogo de volta. Como bate esse time do Palmeiras! O tal do Pierre é brincadeira. Um amarelo com 3 minutos de jogo. E contou com a complacência do juiz para permanecer os 90 minutos dando porrada!
    O Joel coloca o Edno par jogar no meio???? Tinha que ficar enfiado lá, aproveitando as jogadas de velocidade pelas pontas criadas por Jobson e Caio.

    FAHEL É HORROROSO. ENTREGOU OS 2 GOLS ONTEM! O que esperar de uma diretoria que leva 4 meses negociando com um volante do SantA Cruz e no final desiste???

    Botafogo perdeu o Everton, ex-Barueri, no início do ano para o Flu de bobeira. O Fluminense atravessou a negociação e depois não aproveitou ele até o final do estadual. Encaixaria bem como segundo volante…

    Saudades do Thiaguinho, sabia?

    Segue abaixo a análise do aliancaalvinegra.com

    Esperei a manhã de hoje para escrever este post, pois se fosse ontem, as páginas do blog estariam cobertas de xingamentos e barbaridades que não fazem jus ao padrão do blog. Enfim, o jogo de ontem me deixou assim, alucinado! Sim, foi um empate batizado de “heróico” pela mídia, pois empatar fora de casa depois de estar perdendo por 2×0 realmente merece aplausos. Mas, só estávamos perdendo por 2×0 por culpa nossa. Dominamos grande parte do primeiro tempo e só não fizemos gol por pura incompetência. Caio logo perderá seu posto de primeiro reserva do ataque pois Jóbson mostrou a que veio e com claros indícios de que vai aproveitar ao máximo sua “segunda chance” no mundo da bola.

    A culpa é do Joel e me explico. O manjado esquema retrancado do Joel, uma espécie de 5-2-1-2, expõe demais o Botafogo. Nossa tática parece querer que o time adversário nos martele antes que possamos fazer qualquer coisa. Por mais que ontem tenhamos envolvido o Palmeiras na primeira etapa, quando o Felipão entendeu que nosso meio campo não tinha nada nem ninguém, ele adiantou seus volantes e colocou Lincoln e Ewerthon pra se mexerem, e nos perdemos em campo. O esquema do Joel permite que o adversário, quando percebe, nos encurrale o jogo inteiro. Contra o Flamengo foi assim, não tinhamos nenhuma presença de meio campo. Ficamos todos atrás, esperando um erro do adversário, mas muitas vezes esbarrando nos nossos próprios erros pra tentar um contra-golpe.

    O Botafogo sofre de uma sindrome de Rocky Balboa em que precisa apanhar pra melhorar e ganhar a luta. Muitas vezes, a hora que o time acorda, é tarde demais. Citando o excelente post do Francisco sobre como a Espanha se defende atacando, o Botafogo faz o contrário. Se defende na esperança de conseguir atacar. Um time grande como o Botafogo não pode jogar com esquema do Olaria. No Carioquinha, a teoria de jogar fechado e depois se garantir no mata-mata funciona. Mas no Brasileirão, tem que ganhar, ganhar e ganhar. O Brasil jogou a Copa do Mundo covardemente fechada, com apenas 1 meia de ligação, assim como nós jogamos com o Lucio Flavio. Enquanto Chile e Paraguai, times com menos tradição e poder de fogo jogavam com 3 atacantes, nós jogamos com 3 volantes (me desculpem mas Elano é volante). A Argentina, eterno rival e base de comparação jogava com 2 meias e 3 atacantes. O único volante era o batedor Mascherano. O Botafogo tem que jogar pra não deixar jogar. A melhor defesa é o ataque, ja dizia o batido jargão.

    Sobre o jogo ontem, destaques para Marcelo Cordeiro com dois cruzamentos perfeitos para seus companheiros. Pode não marcar bem, mas se fizer essa parte já está valendo. Jóbson vem voando baixo e foi premiado com o gol ontem. Injustamente expulso ontem, foi punido por praticar o belo futebol que encanta enquanto o “experiente” M. Assunção foi dar xilique. Mais um Juan na vida do Botafogo…

    Por outro lado, Lúcio Flavio não está bem. Parece que a Copa apagou a melhora do início do Brasileirão. Quem sabe o Mago não dá uma força. Agora Leandro Guerreiro… O que dizer? Não consegue fazer uma jogada vertical. É volante, sim! Mas quando você rouba a bola na sua defesa e vai até a intermediária do adversário, sem combate e quando tem que passar a bola pra 3 jogadores abertos, perde o lance, acho que tá na hora de dar um passada no banco. Pra passes laterais e chutões pra frente já temos o Alessandro.

    Domingo tem os flores, agora lideres. Me preocupa, mas confio no Botafogo. Herrera volta, mas Caio deve seguir titular. Um problema no meu modo de ver. Temos que ganhar pra encostar na ponta.

    P.S. Quanto tempo será que o Loco precisará pra voltar a jogar depois das férias

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    e o lincoln? perdemos ele pro palmeiras pq a diretoria deu o negócio como certo antes de fechar.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Perfeita a análise.

    Leandro Guerreiro tá muito mal. E se até eu tô dizendo isso, é porque tá mal mesmo. Tá na hora de pegar um banco, agora que o Marcelo Mattos tá chegando. Se Joel jogasse no 4-4-2 (esquema campeão, ofensivo, futebol de homem), ia me preocupar quem seria o segundo volante. Hoje não temos (Fahel e Túlio Souza não contam e o Usain Bolt é lateral direito). Saulo pode dizer que o time está cheio de volantes, mas a lógica da volância é a mesma da zaga – muita quantidade, nenhuma qualidade.

    LF mal demais ontem. O time melhorou muito depois que ele saiu, mas também passou a jogar com um armador na direita e um na esquerda (Edno e Cajá), aí melhoraria de qualquer jeito. Mas ainda creio que o antigo Maestro vai jogar bola assim que o Mago entrar no time.

    Jobson e Caio visivelmente sobem de produção a cada jogo. Herrera e Loco voltando. O ataque do Fogão só me dá alegria. A foda é não ter quem faça a bola chegar lá.

    Já estive muito mais animado. A lerdeza com que as contratações são feitas no Botafogo me desanimou. Já acho mesmo que quando o time enfim se acertar, será tarde.

    Libertadores esse ano é título.

    *****

    Que Joel cumpra seu contrato até dezembro. Não aguento mais o Botafogo pagando salário a treinador demitido. Só rezo a todos os Santos alvinegros que iluminem aquele narigão assim que tiver peças disponíveis para a zaga. Enquanto não chegarem reforços para o setor, não consigo criticá-lo.

    *****

    O treinador planeja e indica reforços. Acredito que Joel tenha feito isso, mas as eternas negociações da diretoria alvinegra isentam o técnico de culpa. Se indicou mal alguma contratação, com certeza ela ainda nem chegou.

    Responda a este comentário

  7. rafael botafoguense
    23/07/10 - 18:45

    deu raiva aquele jogo. mais uma vitória jogada fora. e ainda a expulsão escrota no gênio jóbson…FIQUEI DE CARA, REVOLTANTE AQUILO!

    domingo tamo fudido.

    Responda a este comentário

  8. Victor
    30/07/10 - 13:13

    Nardoni, seja feliz.

    Responda a este comentário

  9. Birovisky
    20/10/15 - 9:57

    Olá também fiz uma divagação sobre a Síndrome de Rocky Balboa em meu blog, parafraseando a teoria do Filósofo brasileiro Cortella, com a carreira de Stallone com a franquia Rocky Balboa. Ficaria muito feliz se pudessem dar uma conferida.

    https://rezenhando.wordpress.com/2015/10/07/a-sindrome-de-rocky-balboa-rezenha/

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário