Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

2014 – Uma verdade

March 24th, 2014 por | Categorias: Botafogo, Libertadores 2014.

Da página oficial da Copa Libertadores no facebook:

#chupaimprensaesportivabrasileira

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

71 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

71 Comentários para “2014 – Uma verdade”

  1. Yuri
    24/03/14 - 15:48

    300 pagantes no carioca.

    Não, estar eliminado nao justifica.

    Não, ser em Moça Bonita não justifica.

    Não, jogar Libertadores muito menos.

    NADA NO MUNDO justifica o que Botafogo e Flamengo fizeram, botar menos de 400 pagantes.

    Também nada justifica os 5000 de ontem para ver o Flamengo levantar taça no Maracanã.

    Acho no geral que os públicos no Brasil são patéticos, mas mais ainda no Rio de Janeiro e que o Maracanã é salva-cu.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Fazer o quê se eu concordo contigo?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Mas me pergunto, por curiosidade, quantos torcedores cada time sulamericano que disputa a Libertadores coloca no estádio em seus respectivos regionais…

    Será esse esvaziamento uma característica do futebol brasileiro?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Média do Cruzeiro no Mineiro beira 10 mil.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Falando nisso ficou show de bola os gráficos de média de público do Globoesporte.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu acho que essa característica é acentuadíssima no Rio de Janeiro. Não sei se os caras já estão alinhados com a perspectiva da nacionalização definitiva do futebol brasileiro e daí, já preparando o terreno para a torcida única no Estado.

    Responda a este comentário

    Andre

    Nao ir ao estádio não significa NAO VER.

    Responda a este comentário

    Victor

    No atual estágio, o projeto de Flamenguização do Futebol carioca vem se mostrando de um fracasso retumbante. Só não descarto eventual sucesso porque a globalização futebolera Eugenista pode se perpetuar e aí os paradigmas regionais podem se alterar fazendo um pouco de sentido a opção por torcida única no Rio de Janeiro.

    Responda a este comentário

    Andre

    Yuri, pela relação presentes/torcedores na cidade, gambá é o de pior desempenho.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Isso só para quem acredita em pesquisas, o que não é meu caso. Portanto nem farei o calculo.

    Timemania e facebook. O resto é treta.

    Outra: Por que contar os torcedores presentes na cidade? pq não no BAIRRO? Pq não na regiao metropolitana?

    Meu time não é o Vice pra por 800 pagantes em casa.

    Responda a este comentário

    Yuri

    São Bernardo ganha em média de todos os cariocas… essa porra sem Maracanã NÃO EXISTE.

    Responda a este comentário

    Yuri

    O menor público do São Bernardo foi maior que a MÉDIA do Santos.

    SB é fenômeno demais.

    68% de ocupação, melhor taxa do campeonato. Quanto maior a média, mais a OCUPAÇÃO é o fator principal.

    Responda a este comentário

    Andre

    Mas o case do SB já foi falado aqui desde anos anteriores… Realmente é o case de sucesso, acho que do Brasil.

    Só perderia para o Botafogo, se mandasse jogos em JF.

    Responda a este comentário

    Andre

    Timemania e facebook mostram o número absoluto.

    Poderiamos fazer as mesmas contas por eles e verificar o % de aderência também.

    Responda a este comentário

    Andre

    Eu sei que seu time nao é o flamengo. Isso nao tem importancia nem relação nenhuma com o caso. Reação demonstrando fraqueza. Nesses poucos momentos é que não te reconheço.

    É a cidade, porque nao existe um time em cada bairro e você sabe disso.

    Mas se você quer e puder cruzar os dados por bairro, também acho interessante. E fará por TODOS OS BAIRROS. Assim, provavelmente a taxa do Botafogo subirá ainda mais. Só que lembre-se que a mensuração é:

    – Presentes dividido por total de torcedores na área escolhida x 100.

    A relação não é: presentes dividido pela população do bairro x 100. O que está se colocando aqui é o engajamento da torcida.

    Então escolha o universo que quiser.

    No caso dos sem campo, qual seria o bairro de referência? Qual seria o bairro de referência do gambá? Itaquera? Pacaembu? Pacaembu também seria do Palestra nesse ano?

    Enfim, a idéia é usar a métrica para a área geográfica que melhor represente a possibilidade de presença do consumidor.

    Usei os dados de Estado, pois eram os dados disponíveis. Mas poderia até levar pra cidade, calculando os mesmos % para um universo proporcionalmente menor. É uma estimativa. Se conseguir cruzar de outra forma, ok.

    Eu tb nao acredito em pesquisas, mas me basearia nela para o início de qualquer avaliação de ROI para posteriormente validar de acordo com o projeto em questão.

    O fato é que com 30 mil, com 800, com 400 ou com NADA, esse número absolutamente não dá NENHUMA DICA do fanatismo de uma torcida.

    Ainda mais com Barça e Real na tv…

    Responda a este comentário

    Andre

    Tem algumas cidades no Espirito Santo:

    Ecoporanga
    Irupi
    Colatina
    São Mateus
    Cachoeiro de Itapemirim
    Linhares
    Vitória

    É dose pra leão discutir se o prefeito de Ecoporanga é mais foda que o de Irupi. Certamente o de Colatina é mais foda que ambos. Mas isso o torna tão somente o prefeito de Colatina.

    O cara pode também ser prefeito de Vitoria. O que é MUITO FODA no ES. Mas insignificante no Brasil…

    Então, se alguém “cantar de galo” em qualquer uma dessas prefeituras, foda-se.

    O prefeito de Nova York nunca vai saber que esse MERDA existe…

    ===================================

    Então, seja a relação como for, a timemania como for, lembre-se: é tudo Ecoporanga e Irupi. No máximo Colatina.

    Responda a este comentário

    Andre

    E confesso: esse entendimento tem me feito flertar um pouco mais com o futebol capixaba… e de questionar a real necessidade de torcer pra qq outro Ecoporanga…

    Enfim, é desde infância, então sempre tem esse peso… mas hoje, nao vejo a menor diferença.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Eu acho que o que dá para fazer no máximo é uma BRINCADEIRA com isso, relativizando coisas e criando “taxas de aderência” e fanatismo…

    Por exemplo, o Monte Azul, quando subiu para a primeira divisão, colocava até 25% de sua população no estádio, o que é muito foda, certamente, mas não denota fanatismo (daí eu concordo). Jamais significou, ou significa, que os torcedores do Monte Azul são os mais fodas do Brasil.

    Falo regiao metropolitana tambem pelo fato de haver cidades pequenas com uma região metrop. bem maior (ex: Porto em Portugal), no que ao fazer a média, daria uma “taxa de aderência” bem maior que o que realmente é.

    Agora, seus comentários sobre fraqueza é que eu não entendo MESMO, falando sério. Nem quando me elogia nem quando me critica. Nunca entendi.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Vamos à NFL:

    Green Bay Packers – Green Bay – População: 104.868
    Lambeau Field – Capacidade: 72.968 – Totalmente lotado, com fila de 74.000 pessoas.

    E não são considerados os mais fanáticos do Mundo.

    Outro exemplo disso é o Borussia Dortmund.

    Responda a este comentário

    Andre

    Falho.

    1) Por exemplo: qual é o primeiro consumidor propenso a comprar lugar pra assistir um evento de futebol de um time? Seu torcedor.

    Então quantifica-se a torcida numa região e você tem a derência.

    No exemplo que você deu, você deveria comparar com concorrentes. Se no total da torcida comparecem 200%, tudo bem. Compara-se com o concorrente. Estarão certamente 200 contra 180%, contra 210%. Essa será a ordem de grandeza da relativização.

    2) Se a venda de ingressos ocorre em quantidade significativa para pessoas QUE NAO SAO torcedores de um clube, então você só pode concluir que esse clube sabe vender ingresso e presta um bom serviço, melhor ou pior do que os demais.

    3) Agora desconsiderar o tamanho da torcida como fato importante na capacidade de venda de ingressos de um clube, sinceramente, é meio burrice.

    Lembre-se. A adesão NUNCA é 100%. Nunca 100% dos torcedores estarão assistindo seu clube. Sempre uma fração. O que se mostra, em termos de participação efetiva de uma torcida, é quantos % assistiram e isso mostra sim a capacidade de consumo da torcida e inclusive você pode começar a mensurar retornos de vendas sobre isso.

    Se o ponto for olhar UNICAMENTE o numero absoluto, então, amigo, na India, com pouco esforço, TODOS OS CLUBES podem ser maior que quase todos os demais.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Um exemplo maior que eu descobri quando assistia a NASCAR: cidades que levam público MAIOR QUE SUA POPULAÇÃO em corridas, haha!!

    Responda a este comentário

    Andre

    Por isso que usar bairro é idiotice. E até mesmo cidade. MAs mesmo as que levam mais publico do que sua população, nao apresentam adesão de 100% da população. Logo é um % inferior a 100% da população e um % muito inferior de um universo maior, somado.

    Isso se chama população e população flutuante. Normalíssimo. Qualquer cidade que tenha sazonalidade turistica em determinadas épocas vivencia isso. Quanto maior a cidade, como vc disse abaixo, menor a possibilidade da população flutuante superar a local.

    Embora isso nao tenha absolutamente NADA A VER com o fato que colocamos em discussão… Que é o % de adesão dos torcedores de um clube aos seus jgoos.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Uma coisa importante que eu esqueci de frisar: a curva de público x população claramente não é linear, tornando-se cada vez mais “horizontal” a medida que a populaçao da cidade cresce. Até chegar ao ponto de ser impossível encher o estádio de modo a coadunar com a cidade.

    Responda a este comentário

    Andre

    População total – torcedores de outros clubes = mercado primário (MP)

    Torcedores de outros clubes + população flutuante = mercado secundário (MS)

    Mercado Total (MT) = MP + MS

    MP x adesão média = publico efetivo 1 (PE1)

    MS x adesão média = publico efetivo 2 (PE2)

    ===============================================

    Sendo assim:

    Público presente = PE1 + PE2

    ===============================================

    O que acho importante calcular é a adesão do MP, pois certamente é a mais representativa nas cidades dos clubes a que nos referimos, em maior ou menor grau.

    Logo;

    taxa de adesão = PE1/MP

    Responda a este comentário

    Bender

    Eu acredito em pesquisas. E penso que timemania e facebook ainda corroboram-nas.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Você já esteve no agradável estádio de Moça Bonita?

    Responda a este comentário

    Bender

    Yuri, Rio não é São Paulo.

    Responda a este comentário

  2. RB
    24/03/14 - 18:06

    MANDAMOS EN LA POPULAR, PAPÁ! LOS PECHOS DE FLAMENGO NO LO PUEDEN CREER!

    SOMOS LA LOCURA Y LA ENFERMIDAD DE LA CIUDAD! PURO ALENTO Y DESCONTROL!

    Responda a este comentário

  3. Andre
    24/03/14 - 19:35

    Saulo se remexendo na camisa de força… é preciso reforço para conter o garoto!

    Responda a este comentário

  4. Sancho
    24/03/14 - 22:32

    O Grêmio passa com mais 33.000 no último jogo. Não sei do resto.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Estadual: 13.850 de média.

    Responda a este comentário

  5. Sancho
    24/03/14 - 22:34

    Com um jogo a mais facilita! O Grêmio passaria com mais 33.000 no terceiro jogo, mas o Botafogo ainda tem um quarto…

    Responda a este comentário

    Andre

    Quantos torcedores o Gremio possui no seu Estado?

    Responda a este comentário

    Sancho

    Faço a menor idéia.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Ao que parece, são 4 milhões.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Mas há lugar do RS MUITO mais longe de Porto Alegre que Juiz de Fora do Rio.

    Responda a este comentário

    Andre

    Sim, considerando o Estado então, 33 mil/4milhoes = 0,825% de presença.

    É mais longe, claro, mas é libertadores. OU ENTÃO, considere somente POA, considerando a torcida no ESTADO fazendo a proporção da população da capital.

    Responda a este comentário

  6. Serginho Valente
    26/03/14 - 14:53

    E aí chegamos ao ponto em que é notícia uma torcida do tamanho da torcida botafoguense, colocar 100 mil pagantes em três jogos…

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Na verdade, sob o meu ponto de vista, a notícia é a de que o Botafogo botou mais torcida do que qualquer outro clube até aqui. Enquanto que passamos 2013 inteiro (e além) lendo pela imprensa que a torcida não comparecia e pelos trolls que o Botafogo não tem torcida e que o fodalhão coloca mais gente que qualquer um.

    Mas não estou discordando de você. Só que o foco do assunto é outro.

    Responda a este comentário

    Andre

    Significa certamnete que a torcida do Botafogo está dando mais importancia ao certame do que os demais.

    Quanto ao que foi dito em 2013, sinceramente, nao li muito isso em lugar nenhum. Li do Saulo falando, mas ele podia estar repetindo, entao faz sentido…

    Mas nao vi nada demais nisso. Colocou mais na final contra o Juventude do que agora, proporcionalmente.

    Responda a este comentário

    RB

    Pô, 2013 foi isso direto, ESPN então…

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Cara, globoesporte e lancenet chegaram a dar raiva*. Busca rápida te responde isso.

    Agora reina o mais absoluto silêncio. Impressionante.

    *Incrivelmente alimentados pelo fdp do OdeO e pela diretoria imbecil que rege o Botafogo

    Responda a este comentário

  7. Bender
    28/03/14 - 12:59

    HAuhauh AhUAHUHAu HAuHAuHAUH UAHuAHuH AuHAUa…

    Tá Serto! Tem que comemorar mesmo. Saporra é que nem cometa Halley

    Responda a este comentário

  8. Glendon
    2/04/14 - 4:55

    I really love Brazil! Like their brazilian jin jitsu to their soccer. Hope that brazil will win this year world cup!
    Glendon.

    Responda a este comentário

  9. RB
    2/04/14 - 23:31

    Era só empatar…

    Responda a este comentário

    Andre

    OdeO fez falta…

    Responda a este comentário

    RB

    Fez falta poder ofensivo, coisa que não temos desde Loco e Herrera.

    Agora é óbvio que peidará na Argentina, jogador brasileiro é uma raça desgraçada.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Nem sempre. Olha um bom exemplo aqui:

    Responda a este comentário

    RB

    Aí depois caiu pro Libertad, né?

    Jogador brasileiro é tudo filho da puta, técnico mais ainda, diretoria nem se fala.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Sim, mas não caiu pra um argentino. Bom, pelo menos não neste ano… hehehehe

    Responda a este comentário

    Yuri

    Esse foi o jogo que Gum enfrentou as cucarachas todas sozinho uma hora lá. Teve cojones.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Gum é um dos zagueiros mais injustiçados de todo o Brasil. Não é um zagueiro técnico e isso acaba se tornando uma virtude. Este foi um dos jogos onde ele conseguiu o meu respeito. O jogo em que comecei a respeitá-lo foi este aqui:

    Responda a este comentário

    Victor

    Gum inventou o epípeto de Time de Guerreiros.

    Time que sai na porrada é time comprometido.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Que jogo foi este aí. Lembro de ter saído do Maracanã completamente sem voz neste dia. E digo que o Fluminense merecia ganhar esta Sulamericana muito mais até que a Libertadores de 2008.

    Puta mundo injusto… (BOTAFOGUENSE, Rafael.)

    Responda a este comentário

  10. Sancho
    3/04/14 - 4:25

    Flamengo pronto para o crime…

    Responda a este comentário

    RB

    Eles passam e nós caímos fora.

    Sempre assim.

    Mundo fudido.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Botafogo sendo Botafogo. E agosto nem precisou chegar…

    Responda a este comentário

  11. Sancho
    3/04/14 - 19:47

    Pessoal do Unión Española achou que o mosaico dizia “Somos um 50″ e tascou-lhe um Maracanaço…

    Responda a este comentário

    RB

    Mais 43 mil na bancada.

    Melhor torcida da América!

    Responda a este comentário

  12. RB
    3/04/14 - 21:42

    Ó o Cruzeiro…

    Responda a este comentário

    Sancho

    Já passei por isso em 1997.

    Responda a este comentário

  13. Matheus Caldas
    3/04/14 - 22:59

    Estamos vivos…

    Responda a este comentário

  14. Gaburah
    9/04/14 - 11:19

    Quatro nomes assombrando meus pensamentos hoje: Estudiantes, River Plate, Eduardo Húngaro e Maurício Assumpção.

    Responda a este comentário

  15. Matheus
    9/04/14 - 11:21

    Mais de 112000 garantidos em três jogos:

    Link 1 (Jogo às 17:30h de uma terça-feira, dia útil)
    Link 2
    Link 3

    Responda a este comentário

    RB

    Responda a este comentário

    Andre

    Se levar gente valesse gol hein…

    Responda a este comentário

    RB

    Esse é o ponto. Ano passado parecia que valia…

    Responda a este comentário

    Andre

    Mas RB, esse ano tb valeu. Só que a multidão botafoguense escreveu no estádio:

    “Nós somos 1 só.” Entao só marcou um ponto!

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário