Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

2010 – Quem subiu, quem desceu

December 19th, 2010 por | Categorias: Futebol.

Segue a subjetiva listagem. Esse ano carente de explicações com exceção do Palmeiras, que em primeira instância não apareceria na lista, mas conseguiu a proeza de ser pior em 2010 do que foi em 2009. Ainda arrastou Felipão junto.

SOBEM DESCEM
Portaluppi Campeonato Brasileiro
Fluminense Luxemburgo
Conca Flamengo
Muricy Goiás
Botafogo Fred
Joel Tadeu Schmitd
Engenhão Cruzeiro
Uruguai Julio Cesar
Fórlan Estevam Soares
Copa do Mundo Velho Babaca
Grêmio Globo
Santos Patricia Amorim
Unimed Adriano
Neymar Fórmula-1
Internazionale Jorginho
Copa Sulamericana São Paulo
Bahia Batavo
Loco Abreu Casalberto
Dunga Palmeiras
Alemanha Leão
He-Man Internacional
Montillo França
Polvo Paul Mick Jagger
Copa do Brasil Felipão
Um Dia de Fúria Libertadores
Red Bull Dorival
Phillippe Coutinho Avaí
Bruno Cesar Kaká

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

75 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

75 Comentários para “2010 – Quem subiu, quem desceu”

  1. Marcinho Müller
    19/12/10 - 17:34

    Só não entendi pq sobe o Dunga

    Responda a este comentário

  2. Rômulo
    19/12/10 - 17:40

    É, pq o Dunga subiu? Acho que foi bem o contrário… Ele e o Jorginho desceram a ladeira!

    Responda a este comentário

  3. Ana Paula Esteves
    19/12/10 - 17:45

    Adorei o Polvo Paul!!! Estrela do ano mesmo! uheuuae

    Responda a este comentário

  4. Gaburah
    19/12/10 - 18:03

    Sobre o Botafogo, definitivamente 2010 foi um grande ano para o resgate do orgulho alvinegro.

    Em seu segundo ano de gestão, Maurício Assumpção e André Silva mantiveram com mão-de-ferro a política de austeridade financeira do clube. Como resultado, nenhum mês de salários atrasados, jogadores comprometidos até o fim e a contratação enfim de jogadores que fizeram a diferença no time.

    E que sagraram-se ídolos no Botafogo. A diretoria fez algumas apostas felizes (Somália, Marcelo Mattos, Caio), soube contratar grandes jogadores (Maicosuel, Herrera e o ÍDOLO Loco Abreu – este último que veio para preencher uma lacuna deixada em aberto desde Túlio Maravilha) e ainda apresentou alguns novos talentos das categorias de base (Lucas Zen, Milton Raphael, Luís Guilherme, Alex). Como plus, soube ainda enfim se livrar de algumas amarras que prendiam o time num passado muito pouco saudoso (LF, Wellington, e quiçá #FAILhel e Leandro Guerreiro).

    Como se isso fosse pouca coisa (e não é), o clube acertou na contratação de um técnico com perfil vencedor (apesar de muita contestação) que assumiu o time após uma vexaminosa derrota por 6 a 0 para o Vasco no Carioca. Joel assumiu o time e rapidamente deu sua (vitoriosa) cara à equipe, que não só se livrou do fantasma do tetra-vice como também derrotou seu principal rival simplesmente nas duas finais de turno que disputaram. Uma conquista memorável e altamente comemorada pelos botafoguenses de todos os cantos. No Brasileirão, uma campanha que fez o time brigar pelo título até as últimas rodadas, quando – corroborando a máxima – o alto número de lesões que vitimou exatamente as principais peças da equipe impediu que o time alçasse vôos mais altos.

    Como se tudo isso fosse pouco (e não é), o Botafogo desenvolveu ao longo do ano diversas ações de marketing que buscaram fortalecer a marca Botafogo, atrair novos investidores, aproximar a torcida do clube e do time e, óbvio, gerar novas receitas. Em todas elas foi extremamente bem sucedido, e hoje o Botafogo é tido pelo jornalista Gilmar Ferreira (sujeito com algum crédito) como uma das três melhores opções de investimento no futebol brasileiro (ao lado de Cruzeiro e Grêmio). Orgulhosamente, o Botafogo é hoje o clube mais bem estruturado e gerenciado entre os quatro grandes do Rio de Janeiro.

    Como se tudo isso ainda fosse pouco (e não é), temos o Engenhão – estádio altamente criticado e objeto de diversas discussões em todas as esferas (viabilidade, custo, futuro, custo-benefício, etc, etc, etc…). O fato é que com o fechamento do Maracanã, o Engenhão – querendo ou não – tornou-se a única opção para os clubes do Rio de Janeiro (até o Vasco) em grandes competições. Ou seja, ainda acho uma tremenda sacada da diretoria do Botafogo (na época ainda do Bebeto de Freitas) arrendar o estádio vislumbrando o futuro retorno. Em 2011, com o Maraca ainda fechado, Sulamericana (três cariocas disputam), Flu na Libertadores, Copa do Brasil e finais do Carioca, é a hora de fazer dinheiro com o estádio – que já tem propostas de patrocínio de algumas empresas para batizá-lo.

    Enfim, 2010 foi o ano da retomada para o Botafogo. Um ano em que o orgulho alvinegro voltou com toda a força e se mantém firme com a certeza de que – a continuar assim – 2011 será muito melhor.

    Responda a este comentário

    Saulo

    A gestão Maurício Assumpção reestruturou o caos deixado pelo sucessor. O clube passou a honrar seus compromissos financeiros, o futebol da base passou a ter atenção devida, o marketing esportivo deu um salto de qualidade…apenas errou na contratação do Joel. Se trata de um treinador ultrapassado e dissonante das mudanças da filosofia em campo, após aquela famigerada copa de 1994. Vai jogar qualquer pretensão de títulos mais releventes no lixo. Não dá mais para armar times em brasileirões, copa do Brasil…apenas no erro do adversário e nos contra-ataques.

    Responda a este comentário

  5. Julio Cesar
    19/12/10 - 18:52

    Putaqueopariu!

    Gustavo irrita quando começa com essa porra desse #mimimi de ‘resgate do orgulho botafoguense’! Tem coisa mais gay do que ‘recuperar o orgulho’?
    Faça-me o favor né Gaburah!

    Tive que escrever/protestar aqui pois o ano ainda não acabou, logo, meu ódio especial pelo Botafogo permanece até 31/12/2010! hehehehehehe

    Responda a este comentário

  6. Gaburah
    19/12/10 - 18:57

    Grandes momentos de 2010:

    Responda a este comentário

  7. Lucho
    19/12/10 - 18:59

    Poderia ter colocado no time dos que sobem o América-MG. Ainda mais se for imaginar que a alguns anos atrás a equipe estava no fundo do poço. Na segundona do mineiro e na terceira do Brasileiro.
    .
    E nos times que descem, poderia ser colocado o Náutico e o Guarani.
    .
    E eu sinceramente não entendi o porquê do Dorival estar no time dos que descem. Foi campeão paulista e da Copa do Brasil com o Santos em 2010 (quando foi a última vez que o Santos foi campeão de dois campeonatos no mesmo ano?) e só saiu do Santos por ter “tratado mal” a estrelinha da equipe (antes do Dorival, alguém tinha ouvido falar do Neymar?). Foi para um Atlético-MG praticamente rebaixado e não só salvou o galo do rebaixamento como colocou a equipe na sulamericana.
    .
    E antes que venham dizer alguma coisa, eu sou santista, nunca tinha ouvido falar antes do Neymar e não dava nada pelo Dorival. Mas ele se mostrou um dos grandes técnicos da atualidade.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Concordo sobre o Dorival. Cresceu no meu conceito com essa história toda da pivetada da Vila e mais ainda quando assumiu o Galo e mudou a cara do time. Terminou 2010 melhor ainda do que começou, apesar dos pesares.

    Responda a este comentário

    Saulo

    Gaburah leva em conta o ranking da simpatia pessoal e joga fora os critérios da frieza dos números.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Concordei com o Lucho. Além disso, a frieza dos números mostra que Dorival fez mais pelo Galo em menos rodadas do que o Vanderlei em mais de um ano.

    Ah, mas esqueci que do Luxemburgo você com certeza não vai falar nada…

    Meu negócio é mulher, Saulo.

    Responda a este comentário

    Saulo

    Concordou apenas o caso do Dorival. O Dunga não tem qualquer argumento plausível em 2010, a participação da seleção foi pífia. Deixar Ganso e Pato fora da copa foi uma decisão desastrosa. Nem se fala na insistência do eterno reserva e dispensável da Roma, o Júlio Baptista. Fora a opção burra em convocar dois laterais esquerdo improvisados(Michel Bastos e Gilberto).
    Vou repetir mais uma vez, já comentei a situação do Luxemburgo várias vezes no Blablagol. Não questiono a sua competência, apenas precisa se reciclar. Faz uns quatro ou cinco anos que não faz um bom trabalho. Agora na pré-temporada do Flamengo, terá liberdade de indicar e montar o elenco ao seu gosto. Não vai ter desculpas esfarrapadas pela falta de tempo. Será sua verdadeira prova de fogo na sua carreira: ou levanta ou desce de vez na ladeira.
    O seu negócio é “mulher”!!!! E daí???? Perguntei alguma coisa????? Pelo que sei, a temática do blog é esportiva. Se quer falar sobre problemas sexuais, o Gigovate tem seu blog e responde na CBN.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Você tomou seus remédios hoje? Onde eu falei do Dunga, sua mula?

    Responda a este comentário

    Saulo

    Eu não disse que você falou do Dunga, apenas não tem nenhum sentido dele estar no seu “ranking” do sobe.

    Responda a este comentário

    Victor

    Por culpa de vocês estou tendo de dormir no sofá. Cai na besteira de ler isto aqui antes de dormir e mijei na cama de tanto rir deste biálogo surreal.
    Hahaha hahaha hahaha

    Responda a este comentário

    Gaburah

    QUEM FEZ O POST FOI O VICTOR, CRIATURA!!!

    Responda a este comentário

    Saulo

    http://cbn.globoradio.globo.com/programas/no-diva-do-gikovate/NO-DIVA-DO-GIKOVATE.htm

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Cada um com a sua preferência, cabeludinho esquisito.
    Eu prefiro esse aqui.

    Responda a este comentário

    Saulo

    Eu tenho a mesma preferência, não tenho a necessidade de auto-afirmação, pessoas bem resolvidas não precisam aparecer.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Saulo, não sei se você lembra disso, mas o Pato estava lesionado durante o período da Copa (sem contar que até a Copa ele não fez nada que demonstrasse merecer estar naquela seleção).

    E o Ganso também. Tanto que durante a Copa, passou por uma cirurgia (acho que no joelho).

    Responda a este comentário

    Saulo

    A cirurgia do Ganso foi apenas antecipada pelo departamento médico do Santos, devido ao longo intervalo de quarenta dias da copa. Essa decisão foi tomada apenas pela absurda opção do Dunga levar o fraco Júlio Baptista. O caso do Conca é bem parecido, sua cirurgia ficou para depois do brasileirão.
    O Pato realmente teve uma contusão, porém sua lesão não iria atrapalhar em nada a participação na copa. O fato do Dunga ter optado pelo Grafite foi muito criticado pelo Mano Menezes. O critério do trabalho ao longo dos três anos foi jogado no lixo.

    Responda a este comentário

  8. Gaburah
    19/12/10 - 19:00

    Blá Blá Gol

    Responda a este comentário

  9. Bender
    20/12/10 - 9:27

    Dunga teve 2010 como seu pior ano na seleção. Victor fanfarrão.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Acho que o que credenciou o Dunga na coluna ‘sobe’ foi a maneira como tratou a imprensa e não se dobrou à ditadura global. Dunga fez a mesma campanha de seu antecessor, só que em momento nenhum deu moleza para jogadores e ôba-ôba da imprensa.

    Quebrou o paradigma. Daí o crédito.

    Assim acredito.

    (Querem apostar como o Saulo vai dizer que eu falei bem do Dunga e não tenho coerência?)

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Apostar em algo que eu sei que vou perder? Pra quê? rsrsrsrsrsrsrs…

    Responda a este comentário

    Saulo

    A única decisão acertada do Dunga foi acabar com a farra global de exclusividade, apenas isso. De resto, foi um festival de incompetência e falta de experiência durante a copa.

    Responda a este comentário

    Rodrigo

    Bom, pra mim, o pior da seleção em 2010 foi o 2o tempo do jogo contra a holanda … de resto, não tem o que falar … todo mundo criticou o Kaká, porque precisava da tal cirurgia e jogou no esforço. Fosse o Ganso no lugar do Kaká, todo mundo ia criticar o cara, por ter feito isso …

    Eu não levaria nem Ganso, nem Pato (que vinha jogando uma bolinha bem mixuruca), nem Neymar. E ponto.

    Responda a este comentário

  10. Matheus
    20/12/10 - 12:26

    Por que o Cruzeiro desceu?

    Responda a este comentário

    Victor

    A do Dunga e do Dorival eu vou responder. Admito que são questões de critérios para lá de subjetivos.
    Mas essa do Cruzeiro é tão óbvia e concreta que nem tem graça.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Vai jogar essa na conta do Cuca? Se for, sacanagem isso.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não, não.

    Pensando bem, olha só:

    Campeão Mineiro com um 5×0 em cima do Galo na final em 2009. Vice em 2010.

    Vice-campeão da Libertadores em 2009. Eliminado nas quartas-de-final em 2010.

    Se você pensar bem, só o Brasileiro foi melhor. E nem tão melhor assim.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Na boa? Estadual, pra mim, não deve ser levado em consideração. Pra nada. Agora, no restante, se compararmos direitinho, dá pra dizer que o desempenho foi o mesmo do ano anterior.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Fala isso pras meninas rosadas pra você ver.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Sei como é. Passo pela mesma situação ao falar com rubro-negros (e agora em menor quantidade, botafoguenses).

    Responda a este comentário

  11. Bender
    20/12/10 - 14:00

    2010 – não necessariamente na ordem:
    Subiram: Fluminense, Botafogo, Corinthians, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético-PR, Coritiba e Bahia.
    Desceram: Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Atlético e Cruzeiro.
    Nulidade: Vasco.

    Responda a este comentário

    Yuri

    A cada dia que o Vasco continua com Dinamite, desce. Logo não é nulidade. Enquanto ele estiver lá é DESCE com todas as letras.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Pra mim Inter e Santos desceram.
    E o futebol catarinense subiu (dois times na série A e o Cri-Cri de volta à série B).

    Responda a este comentário

    Bender

    O Santos encantou. Além de levar 2 títulos no ano.
    Inter fez uma excelente Libertadores. Levou o caneco. E com Roth(!)

    ****
    Tem razão quanto ao futebol de SC. Não lembrei.

    Responda a este comentário

  12. Matheus
    20/12/10 - 14:58

    E Saulo

    Responda a este comentário

  13. Paulo Pimentel
    20/12/10 - 15:04

    Acho que faltou o Bernardinho e todo volei masculino no desce. Motivos óbvios.
    Faltou o Zé Roberto e todo volei feminino no sobe. Perderam a final para a Rússia e choraram, mas dessa vez sem amarelar.
    Faltou a Russa que acabou com o Brasil no sobe. Ela é brincadeira.
    E o Lebron James no desce.
    E a Lindsay Vonn, que desce muito bem, no sobe. Aliás como sobe, sobe muuuuiiiito.
    E cadê o Messias no desce?
    Mas o BBG tinha que estar no sobe.

    Responda a este comentário

    Bender

    Lindsay Vonn – (finalmente!)
    Valeu a lembrança

    Responda a este comentário

  14. Paulo Pimentel
    20/12/10 - 15:07

    O Dorival, concordo com o Victor, tem mesmo que estar no desce. Tinha tudo para continuar por cima e ganhar tudo no ano. Foi querer bater de frente com uma criança mimada para se fazer de durão. Ele não precisava daquilo.
    Talvez não tenha outra oportunidade como aquela em toda sua vida.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Sei não… cresceu no meu conceito. Terminou salvando o galo e assediado por outras grandes equipes. Não acho isso um descenso…

    Responda a este comentário

    Bender

    Dorival 2009 contra Dorival 2010? Hehehe… é goleada!

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Sei lá. Em 2009 a coisa era muito mais fácil pra ele.
    Em 2010 sim, teve que tirar leite de pedra.

    Responda a este comentário

    Bender

    Gaburéx, eu tô na mesma que vc. Acho que Dorival 2010 goleia o de 2009.

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Avaliando-se o Santos do primeiro semestre não tem mesmo como comparar.
    Mas ele optou pela via do confronto com a estrela.
    E voltou a um patamar, talvez inferior ao de 2009, onde foi inquestionável por toda temporada.
    O Dorival pode ter (eu torço para que não) jogado fora a chance de ser, quem sabe, um novo Lula. Pode ser delírio, mas pelo menos o Santos segurou o Neymar e o Ganso.

    Responda a este comentário

    Bender

    Dorival 2009 fez o dever de casa. Só.
    Dorival 2010 sobrepujou, excedeu as expectativas.

    Responda a este comentário

  15. Victor
    20/12/10 - 15:55

    Dunga não está no sobe porque bateu na Globo. Isso é o de menos e pouco me importa (a recíproca não é verdadeira, a Globo e Tadeu Schmitd estão na lista porque foram covardes com Dunga)
    Está pelo que fez à frente da Seleção Brasileira. Por ter tratado e oferecido ao torcedor um time de respeito, que jogou bola e se impôs como deve ser uma Seleção Brasileira de Futebol.

    Levou para a Copa quem ele julgou mais capaz exclusivamente pelas suas convicções (como ressaltou Robinson antes da Copa) e que foram de fato, para desespero das doidivanas dos factóides testados publicamente e tiveram beneplácito dos mesmos que marretaram.
    Neymar e Ganso surgiram de última hora. Não tivessem surgido, as doidivanas tentariam empurrar Ronaldinho Gaúcho que fora crucificado nas convocações do mesmo Dunga 2 anos antes.

    Na Copa, jogou com o que tinha de melhor (eu entendo que poderia ter levado Neymar, mas concordei com quase todo o resto) e perdeu em um jogo em que seu time foi muuuuuuito melhor que o desleal adversário. Jogo que para mim, a Seleção Brasileira foi garfada, mas esse assunto técnico vai ficar relegado porque ele mandou um careca com cara de looser que confabulava ao telefone ir tomar no cú.

    ****
    A forma como ele tratou o time como um time de futebol e não como uma atração dominical da TV foi a cereja no bolo.
    Mas isso entrou no ítem “Copa do Mundo”, porque Dunga com isso obrigou os canais que cobriam a Copa a ir mostrar a Copa e não a Seleção.
    Pena que a classe que passa a vida inteira choramingando publicamente por conta dos privilégios que uma empresa tem (e faz por onde, ressalto), quando teve a oportunidade de trabalhar em igualdade de condições colocou o rabo entre as pernas por corporativismo piegas.
    Vão ter de aturar as exclusivas no Hotel da Seleção em 2014 de bico fechado (mentira – vão chorar assim mesmo).

    Responda a este comentário

    Bender

    Ou seja, Dunga está no sobe porque bateu na Globo. FATO

    Responda a este comentário

    Victor

    Se Dunga nem bateu na Globo, como poderia estar na lista por isso?

    Responda a este comentário

    Bender

    Não bateu? Bom… são vcs que estão dizendo. Mas pelo menos tentou.

    Responda a este comentário

    Victor

    Para não passar em branco, achei sim que Dunga cometeu erros na Copa, mas não foram tão determinantes para a derrota para a Holanda quanto a roubalheira do coreano.

    Cito que a principal cabacice do Dunga foi não ter substituído logo o Ramirez na partida anterior quando este estava pendurado e o jogo decidido.

    Responda a este comentário

    Bender

    Dunga mandou mal antes mesmo da Copa. Não levou o Neymar que estava voando. Manteve-se na sua filosofia cabeça-dura de “não vou deixar que escalem meu time”. E ainda insistiu com Kaká. Levou um jogador quebrado pra Copa.
    Ficou nessa paranóia de concentração de exército e mostrou todo o desequilíbrio na tal coletiva. Desequilíbrio que refletiu na sua seleção quando levou o gol de empate no jogo contra a Holanda.

    Em tempo, no geral, eu gostei do trabalho do Dunga. Montou um time competitivo e ganhou competições. Mas em 2010, pra mim, desceu.

    Responda a este comentário

    Victor

    Dunga explicou bem claramente depois da Copa porque não levou o Neymar. Eu não concordo com ele mas entendi seu ponto de vista e achei válido.

    Eu não entendo é como alguém condena o Dunga por não levar o Neymar para não jogar a Copa achar exultante o ano de Dorival que caiu do Peixe porque não soube lidar com… Neymar.

    Responda a este comentário

    Bender

    Não entendi a relação.
    De qualquer forma, Dorival também explicou.

    Responda a este comentário

  16. Paulo Pimentel
    20/12/10 - 16:13

    Dunga foi o que se esperava dele, para o bem e para o mal, que podem ser o inverso, dependendo do ponto de vista.
    Gostaria de ter, um dia, o Dunga como técnico do Fogão.

    Responda a este comentário

    Victor

    O chato é que a dicotomia impera.
    Pouco se lembra que Dunga foi alçado ao cargo em contraposição ao “bundalelê” de 2006. Se tecnicamente não foi brilhante, é burrice jogar fora o ambiente de time de futebol de verdade que ele conseguiu por conta do “fracasso” na Copa.
    Podia-se muito bem renovar a Seleção com Mano ou qualquer técnico aproveitando o legado que Dunga deixou, com desgaste de sua imagem inclusive.

    Responda a este comentário

  17. Paulo Pimentel
    20/12/10 - 16:39

    São exatamente o mesmo ponto de vista que defendo, assim como o Juca Kfouri (sem trocadilho).

    Responda a este comentário

  18. Victor
    20/12/10 - 18:18

    Dorival teve um ótimo 2009 com o Vasco onde atingiu seu objetivo e deu um salto(*) para o Santos. Começou 2010 com tudo colocando aquele time para jogar, encantar, vencer e campeonar.
    Aí… jogou merda no ventilador quando perdeu o vestiário para a molecada.

    O que Ganso fez na final contra o Santo André foi fodaço pela parte do jogador em campo, mas o técnico ficou com a cara no chão. Sairam-se bem no pós-jogo.
    Se fosse um lance isolado, teria colado a história do momento do jogo. Não foi.
    Neguinho continuou perdendo a linha e o técnico aplicando suas sanções, até então com respaldo de sua diretoria, mídia e torcida como um todo.
    As merdinhas e punições iam se sucedendo enquanto a diretoria fazia seu esforço para manter Neymar. Fosse para valorizar o passe ou para fazer história, o que importa é a importância que o clube dava ao seu camisa 11.

    Assim como no caso de Ganso, Neymar se insurgiu à ordens do técnico e fez pirracinha. O técnico ao invés de fazer como Joel com Loco Abreu, ficou de trololó como professor de científico na beira do campo.
    Ainda assim, deu a sua punição que foi acatada pela diretoria. Ganhou respaldo da mídia e torcida.
    Não satisfeito, insubordinou-se contra a diretoria e o que fora acertado dentro do clube e anunciou aumento da punição chamando para si aquela responsabilidade coletiva.

    Cavou sua saída do clube. Saiu com apoio de torcida e mídia. Saiu por cima da carne seca com a convicção que não ficaria desempregado. Mártir sem morrer.

    Daí, foi esperar o primeiro grande fudido e ir tentar a sorte. Funcionou.

    Mas para mim, ficou que ele evoluia do Vasco para o Santos com uma oportunidade daquelas que acontecem a poucos e acabou o ano no Atlético-MG.

    ****
    Nem entro no mérito da questão se fez isso por má gestão da carreira ou por princípios. Acredito, inclusive que a 2ª opção somado ao fato exposto que ele era sabedor de ter mercado no futebol brasileiro seja a resposta.
    De qualquer forma, escolhi colocar o peso na decisão de abrir mão de “ter o melhor carro” como negativa, por mais nobre que fosse sua atitude. Não o julguei como pedagogo.

    Responda a este comentário

    Victor

    (*)Antes que algum chato venha torrar: sim. Sair do Vasco para o Santos em 2010 foi um salto, como ir do Santos para o Galo foi uma queda. Como em 2000 ir do Santos para o Vasco era um senhor upgrade.

    Responda a este comentário

    Bender

    Esse objetivo de 2009 foi “bater em bêbado”. Se não atingisse seria trucidado.
    Em 2010 Dorival saiu do limbo dos técnicos. A marca “meninos da Vila” quase virou “meninos do Dorival”. A trupe toda no Jô Soares com seu comandante foi inédito. Como toda a babação (merecida) da mídia.
    É complicado controlar a insubordinação do Neymar, craque com 17 anos, milhões na conta e vento na cabeça. Neymar é jóia no Santos, não tem como ser diferente. Levou um senhor (e justo) esculacho do Renê Simões e ambos, Neymar e Santos, colocaram o rabo entre as pernas.
    Dorival saiu por cima, ganhou mercado, visibilidade. Foi para outro grande clube e fez muito mais que o badalado Luxa em bem menos tempo. Não acho a oitava maravilha do mundo mas Dorival subiu em 2010.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Lembrou muito bem. Há tempo ainda de se corrigir essa injustiça:

    ↑↑ Renê Simões

    Responda a este comentário

  19. Blog do Lucho
    22/12/10 - 19:27

    Quem subiu e quem desceu no ano de 2010….

    Esse texto é meio que baseado nesse texto do UOL e nesse texto do blog Blablagol mostrando quem subiu, quem desceu e quem se estagnou no esporte no ano da graça de 2010….

  20. Fernando
    22/12/10 - 21:01

    Casalberto, não. CAZABÉ.

    Aqui em Samp… ops, em São Paulo, pra torcida do Corinthians, só havia um único e glorioso CAZABÉ.

    No mais, concordo com a(s) lista(s). Mas quem seria o VELHO BABACA?… hahahahah!

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário