Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

2009 – Quem subiu, quem desceu

December 24th, 2009 por | Categorias: Futebol.

SUBIRAM:

  • Flamengo: Tricampeão Carioca e Campeão Brasileiro. Precisa mais? Como um plus, o Flamengo colocará caraminholas nas cabeças dos formadores de opinião, que por não ter o CT da Soneca bradam pelos cinco mil alto falantes que o clube não tem estrutura. Desconsideram uma das folhas salariais mais caras do País (senão a mais cara) há 4 anos, não levantam que tipo de profissionais cerca o clube e por aí vai. É só não tem CT e o presidente é fanfarrão. Agora corram atrás para explicar o título rubro-negro. Mas não se preocupem, para isso existe a torcida ou dizer: “deixou chegar, ninguém segura o Mengão
  • Internacional: O time mais wanna be melhor do Brasil chegou próximo dessa vez. Vice no Brasileiro, vice na Copa do Brasil, Vice na Recopa Sulamericana. Vice na lista do Quem Subiu Blá blá Gol. Canta aí gordinho.
  • Cruzeiro: Para o Bicampeão Mineiro faltou aquela vitória contra o Estudiantes e o primeiro semestre seria um sonho. Sonho esse que se renovou no 2º semestre com o competentíssimo Campeonato Brasileiro. 2009 mais para o bem que para o mal.
  • Corinthians: Fechou de forma magistral com a Copa do Brasil o ciclo iniciado em 2007. Dormiu no Brasileirão e inicia o ciclo da Libertadores.
  • Atlético-MG: Cada ano melhor. Ficar de fora da briga pela Libertadores no fim pode ter sido uma ducha de água fria, mas considerando que brigar por isso já soava estranho, como não considerar 2009 um ano positivo para o Galo?
  • Avaí: Para quem veio com a meta de fugir do rebaixamento, foi o time sensação do Campeonato Brasileiro, jogado sem sustos.
  • Vasco: Planejou o mínimo com folgas para 2009 e viveu um ano sem maiores atropelos, cumprindo com sua obrigação em função de seu tamanho, receita, estrutura e diferença para os demais clubes da Segundona. Apenas razoável no 1º semestre quando infelizmente seus torcedores vestiram a carapuça da humildade exacerbada. Poderiam ter cobrado um título.
  • Seleção Brasileira: O time de Dunga resolveu jogar bola sem estrelismo, conseguindo, por isso, simplesmente por jogar bola, atrair a identificação do torcedor mais ranzinza e gerar empatia. Há muito não se via torcida para o Brasil ganhar como na Copa das Confederações.
  • Dunga: o ítem Seleção Brasileira já responde por ele dentro de campo. Sem contar que ele está dando show no trato com a imprensa. Frescura Zero, inclusive com os cardeais.

INDIFERENTES:

  • São Paulo: Ser eliminado por Brasileiro nas Quartas da Libertadores não é novidade. Dessa vez não ganhou o Campeonato Alemão Brasileiro, mas sempre achei que isso é um plus no planejamento são-paulino. O negócio desse time é classificar para a competição continental. Conseguiu, como sempre.
  • Goiás: Foi Goiás como sempre. Sem Paulo Baier, ao menos não correu riscos de rebaixamento.

DESCERAM:

  • Botafogo: Uma das visões acerca do Botafogo no Blá blá Gol diz respeito à sobrevivência do clube em médio e longo prazo com vistas ao crescimento sustentável. Nesse aspecto, ficar na Primeira Divisão não credenciaria o clube para o Desceram. Mas um time como o Botafogo ficar sempre nesse sufoco estrangula sua torcida, que não comparece ao estádio. Se existe essa política no clube, ele desce por não conseguir vendê-la para seu torcedor, não fazê-lo encampar essa briga do clube. Desce porque não conseguiu sinergia com seu torcedor.
  • Santos: mais um ano para o santista esquecer.
  • Grêmio: Um ano de pasmaceira. Maldito Gauchão. Acelerou mudanças e criou ambiente propício para a vinda de Paulo Autuori que em nada resultou. Alías, a perda do Gauchão ainda tirou a possibilidade de criar um slogan para o rival: “Vice de Tudo”. Ano trash para o Grêmio.
  • Fluminense: Coisas do futebol, e o tricolor terminou 2009 sorrindo de orelha a orelha e esperançoso. Mas o Fluminense somente sobreviveu. O ano não começou na arrancada. Bisonho estadual, elimado na primeira adversidade na Copa do Brasil e pífia campanha em 2/3 do Brasileirão. O Fluminense de 2010 sai como o vencedor de uma guerra, mas guerra em seu território. Nem uma vaguinha na Sulamericana.
  • Náutico: Já foi tarde
  • Atlético-PR: Ano após ano vai perdendo a pujança que atingiu no início da Lei Pelé.
  • Coritiba: Mal no Estadual, Copa do Brasil mediana e um Brasileiro sempre com a corda no pescoço, Brasileiro iniciado com Renê Simões já de bombeiro e sem muito o que Ney Franco fazer. Um time constante na ruindade em 2009.
  • Palmeiras: O fanfarrão-mór de 2009 com seu presidente “mudernu” e seu planejamento de parceria. O Palmeiras/Traffic foi montado há dois anos para vender jogador, em especial, Diego Souza. Nisso, lá se vão Libertadores, Paulistas, Brasileiros… A única alegria esmeraldina foi contra o pior time do ano que segue abaixo.
  • Sport: Campeão da Copa do Brasil 2008, o Sport encarou a Libertadores 2009 com Paulo Baier de estrela. Faz-me rir. Afundou e levou o time junto com ele. Exímio especialista em fugir do rebaixamento, não fez o que dele não se esperava, disputar um título. Após a eliminação para o Palmeiras na Libertadores, o Sport foi ladeira abaixo até rebaixamento antecipado no Brasileirão. Brasileirão esse, sem Paulo Baier. Na hora que era para o cara disputar o que sabe, não o usaram.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

28 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

28 Comentários para “2009 – Quem subiu, quem desceu”

  1. Gaburah
    24/12/09 - 10:58

    Perfeito.

    Quanto ao Botafogo, somo ainda a equivocada mentalidade que confunde apostas com soluções – o que quase culminou com a volta de um asqueroso ao clube com status de superstar. Esse crack teve inclusive que reduzir a pedida para acertar com o Vasco, por modestos R$ 150 mil ao mês mais as luvas de quinhentão.

    Aliás, a cabacice da (inexperiente) diretoria do Botafogo pode ser considerada como todo um grande ponto negativo em 2009. Mas vejam bem que apesar disso reconheço a tarefa hercúlea que foi manter as contas do clube em dia mesmo quando a casa caía sobre a cabeça de todo mundo. Bem-intencionada a diretoria É, indiscutivelmente. Porém, tal qual em War, queimaram a sua troca em 2009.

    Que em 2010 os vinte exércitos conquistados sejam usados com sabedoria, e não fiquem apenas marcando passo em Madagascar.

    Responda a este comentário

    saulo

    O mau desempenho do Botafogo no campeonato brasileiro era esperado diante da redução drástica de custos no elenco realizada pela diretoria. Aliás, uma posição responsável diante do desastre da administração Bebeto de Freitas. O clube não pode simplesmente gastar muito além das suas possibilidades e deixar rolar penhoras para frente. A proposta de não estourar o orçamento foi muito bem clara. Com o fechamento do Maracanã, aumentará a receita e a qualidade do elenco.

    Responda a este comentário

  2. rafael botafoguense
    24/12/09 - 11:48

    esse ano foi uma bosta liquída pro fogão fodão,devemos esquecer,e esperar por uma boa vontade do eike batista.

    Responda a este comentário

  3. rafael botafoguense
    24/12/09 - 11:49

    líquida*

    Responda a este comentário

  4. Robinson
    25/12/09 - 11:57

    Obviamente que o Fluminense aproveitou para fazer um marketing pesado com a recuperação totalmente inesperada do seu “time de guerreiros” e deve ter vendido uma dúzia de camisas com esses dizeres.

    Mas se prestamos um pouquinho de atenção, os flamenguistas foram aqueles que realmente terminoram o ano felizes. Vascaínos, não apenas felizes como também aliviados.

    Para botafoguenses e tricolores, apenas aliviados. E olhe lá.

    Responda a este comentário

    Victor

    O Brasileiro que foi o “Me Engana Que Eu Gosto” para os cariocas. Há uma euforia enorme considerando-se três times com resultados abaixo da crítica.

    Robinson, dá uma lida nesse post.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Para o Botafogo não teve nada de “me angana que eu gosto”.
    O time nem enganou nem deu pra gostar.

    Responda a este comentário

  5. saulo
    26/12/09 - 20:45

    A Lei Pelé não tem nada a ver com o desempenho do Atlético-PR no campeonato brasileiro. É preciso deixar bem claro, diferentes dos outros clubes, o Atlético não vai financiar a reforma do seu estádio com dinheiro público. A própria diretoria publicamente afirmou sua intenção de sacrificar investimentos mais caros no elenco, em prol da reforma para a Copa de 2014.

    Responda a este comentário

  6. saulo
    26/12/09 - 20:49

    Em relação à torcida do Vasco, não posso classificar em humildade “exarcebada”. O torcedor entendeu a mensagem da atual diretoria sobre as dificuldades financeiras encontradas no clube. Por causa disso, teve paciência com o time.

    Responda a este comentário

  7. saulo
    26/12/09 - 20:52

    E o Corinthians não é difícil de explicar, perdeu meio time em um espaço muito curto de tempo após a Copa do Brasil. Não é de surpreender a queda acentuada na segunda metade do brasileirão 2009.

    Responda a este comentário

  8. Bender
    28/12/09 - 9:14

    Tricampeão Carioca e Campeão Brasileiro. [2]

    PQP… Ontem no programa esportivo de domingo a noite da CNT (canal 9 aqui no Rio) o apresentador, comentaristas e convidados falaram sobre o destaque do ano. Porra, foi um tal de torcidas do Rio, arrancada do Flu, salvação do Botafogo, Roberto, Vasco série A, Patrícia Amorim (destaque 2009?!?!)…

    Sem desmerecer o trabalho e participação desses todos aí [torcida do Fla (eu) inclusive] o GRANDE DESTAQUE DO ANO no Brasil foi o Flamengo campeão carioca e brasileiro.

    Responda a este comentário

    Victor

    Destaques do Ano:
    1º Cruzeiro
    2º Flamengo
    3º Corinthians
    Menção honrosa em 4º Internacional
    5º Fluminense
    6º O Resto
    7º Palmeiras
    8º Sport

    Responda a este comentário

    Bender

    Para o Bicampeão Mineiro faltou aquela vitória contra o Estudiantes [2]

    Responda a este comentário

    Matheus

    Desiste, Victor. Em ano de título do Flamengo, nem se o Cruzeiro fosse mundial não seria destaque.

    Responda a este comentário

    Bender

    Ganhando a Libertadores seria sim.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não acho, Bender.

    Pra gente, pode ser. Pra alguns jornalistas mais “sensatos”, também. Mas pro resto, não. Até porque a cultura brasileira é muito imediatista. Se o Cruzeiro é campeão e perde pro Barcelona, o Flamengo ainda seria o destaque. Talvez, se o Cruzeiro fosse mundial, ele seria merecidamente o destaque.

    Veja bem, não tô dizendo que são os flamenguistas ou a “fla-press”. É uma questão de cultura. Como o Flamengo é um time com muito mais torcida que os outros, com exceção do Corinthians, qualquer assunto relacionado a ele é potencializado. Um título tão bem conquistado como foi o Brasileiro, então.

    Além do que, a cultura brasileira preza pelo triunfo. O Cruzeiro teve um ótimo ano, mas não conquistou nada, ora bolas.

    *****

    Pô, eu achei que o Cruzeiro fez um baita papel. Que por conta de 2, 3 jogos que foram surpresas, o Cruzeiro perdeu o campeonato. E a Libertadores foi a Libertadores.

    Talvez, por vocês acompanharem mais esse ano, também concordem comigo.

    Acho que esse ano foi uma demonstração de força, de que um clube que em julho foi visto como perdido, quase conseguiu um campeonato. De que o time vai ganhando, ano após ano, relevância no cenário nacional, sendo pauta de conversas de blog’s, de bar, etc.

    Responda a este comentário

    Victor

    – O Cruzeiro não passou perto de conseguir o Brasileiro.
    – Sei lá de onde você tira que o Cruzeiro vai ganhando relevância no cenário nacional. O Cruzeiro é relevante ponto acabou.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Passou, cara. Uma vitória contra o Fluminense no Mineirão e o jogo contra o Grêmio, com um gol de empate aos 47 minutos.

    Mas, veja bem, vacilos todos tiveram. Ele passou tão perto quanto São Paulo, Palmeiras, Galo. Quanto o Inter não, porque o Inter tinha chances reais na última rodada.

    ****

    Sei lá, Victor. Cê teve que correr atrás de SporTV pra ver a final da Libertadores.

    Quando era o São Paulo, a chamada da Globo Minas era quase um mantra. Hehehehe.

    Responda a este comentário

    Victor

    Troca a vitória no Fluminense pela derrota pro Inter e abre uma cerveja.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Pode deixar.

    Pensemos em 2010, afinal.

    Responda a este comentário

    saulo

    Com todo o respeito ao Cruzeiro, o clube não fez um bom papel na Libertadores. Tinha totais condições de decidir em casa contra a equipe do Estudiantes pela maior superioridade técnica e pela vantagem do empate. Houve um certo clima de oba-oba divulgado pelos dirigentes. O próprio presidente antes mesmo da partida em entrevista ao canal Sportv falava de planos de faturamentos para o Mundial de Clubes da FIFA como se o título estivesse garantido. Mesmo com aquele vexame do Flamengo em 2008, a lição não foi aprendida.

    Responda a este comentário

    saulo

    Não dá para levar à sério um programa desses…

    Responda a este comentário

  9. saulo
    28/12/09 - 14:34

    Em relação a seleção brasileira, o Dunga não deveria “fechar o grupo” para a copa. Pode parecer um chavão, mas o futebol é cheio de surpresas. Tudo vai depender do momento. Isso é válido para todos os jogadores. Para quem não se lembra, o Imperador Adriano estava em péssima fase no primeiro semestre de 2006. Parreira como todos sabem, leva muito em conta o passado ao invés do presente do jogador. Pagou caro com a eliminação com show de Zidane. E o próprio Ronaldo Fenômeno em 1994, apenas foi convocado pela primeira vez um mês antes em cima do laço para o passaporte. Caso fosse disputada a primeira partida da copa semana que vem, não levaria o Robinho. Ele mesmo mal, continua com vaga no grupo. Fora o rompedor Júlio Baptista….

    Responda a este comentário

    Bender

    Dunga disse que Ronaldinho Gaúcho ainda tem chance de ir à copa.

    Responda a este comentário

    saulo

    Tomara que seja para tirar o lugar do Júlio Baptista.

    Responda a este comentário

  10. Daniel
    28/12/09 - 16:10

    CRF Hexa Campeao Brasileiro em 2009. Isso que conta.

    Bom ano novo a todos do BlablaGol.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário