Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

2008 – Quem subiu, quem desceu

December 23rd, 2008 por | Categorias: Futebol.

SUBIRAM:

Cruzeiro: Classificou-se em 2007 para a fase eliminatória da Libertadores que chamam de Pré-Libertadores. Naquele momento, decidiu mandar embora o técnico que esteve à frente do feito e trazer um novo para a temporada 2008. Este técnico fez com que o time jogasse bem desde o 1º semestre, sendo eliminado pelo Boca, o que não chega a ser o fim do Mundo. Mas já naquele momento destacava-se Ramires. O elenco foi mantido e o time chegou em 3º lugar no Brasileirão e com base montada para 2009. Base montada e indo para segunda Libertadores seguida, o que já discuti sobre o significado aqui .

Grêmio: Uma draga de 1º semestre, quando o time todo reformulado, já sem Mano Menezes, foi simplesmente ridículo no Estadual e campanha pífia na Copa do Brasil ficando de férias em abril. Optou por demitir Wagner Mancini sem que esse tenha perdido uma partida sequer e contratado Celso Roth. O time contou com a sorte da saída de Roger, e chegou em segundo lugar no campeonato.

.

.

Coritiba e Vitória: Vieram da 2ª Divisão e mantiveram-se com tranquilidade na 1ª deste ano. Tendo revelado dois valores: Keirrison e Marquinhos.

.

Palmeiras: Pode ser que o palmeirense esteja decepcionado. Eu nunca me iludi com essa equipe. Pelo menos não em 2008. Mas o que importa para quem olha friamente, é que o time conseguiu o que a realidade propunha. Montado em 2008, com técnico e jogadores novos, o time ganhou o Paulista e conseguiu a vaga para a Libertadores. Quem não enxerga um palmo além do nariz, diz que foi pouco para o time que mais investiu em 2008. Só esquecem de dizer que injetar um caminhão de dinheiro em 2008 não necessariamente significa ultrapassar quem já estava à frente em termos de investimento anteriores como São Paulo, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e Fluminense. Ainda assim ficou à frente de Fla, Inter e Flu. Admito. Espero mais do Palmeiras em 2009.

Corinthians: Depois do ridículo que foram as participações corinthianas nos Brasileiros de 2005 e 2006, o Corinthians começou a re-encontrar seu rumo em 2007 ano em que foi rebaixado com um time desportivamente honrado e com direção com idéias renovadoras já no ano do rebaixamento. Entendeu e teve a possibilidade de montar um time de Primeira mesmo à partir de 2007, buscando o técnico sensação Mano Menezes. Pensando na temporada, foi recompensado com ótima campanha na Copa do Brasil onde foi vice-campeão. Passou pela Segundona com os pés nas costas e não se cogita que voltará como time efetivamente grande em 2009.

Goiás: Ano passado lutou contra o Corinthians até o fim para não cair. Nesse ano ficou longe apesar de um primeiro turno ruim. Fico com a pergunta: Quando o Goiás vai jogar bem os dois turnos?

Fluminense: É bem possível que se eu não fosse torcedor do Fluminense, estaria o time na parte dos times que desceram em 2008, porque apesar de ter sido vice-campeão da Libertadores, fez um Brasileiro na conta do chá para não cair. Efetivamente chega em 2009 menor que começou 2008. Acontece que como torcedor do Tricolor Carioca, recuso-me veementemente a aceitar o ano de 2008 como ruim. Mas a avaliação nesse caso não é pragmática, mas tem cunho emocional e histórico. Afinal de contas, depois de anos vendo quase todos os times grandes do Brasil terem um time respeitado pelos rivais, que em algum momento foram apontados como times de melhor futebol, que impõe respeito e que encantam, pude ter esse gosto nas quartas-feiras desse 1º semestre. Tãopouco a fraca campanha do Brasileiro me influenciaram negativamente, quando em momento algum tive raiva do time, ou mesmo achei que o time viesse a ser ruim de bola, tanto é que não conseguiria ver muitos jogadores que pudessem integrar uma possível barca. Pelo que fez na Libertadores, o Flu subiu em 2008 (desconsidero os abusos da diretoria para com seus torcedores).

DESCERAM:

Santos: Éca. Coisa nojenta. Está certo que planejou 2008 para não ser grandes coisas, mas não precisava ser tão ridículo. Ainda mais para um time que tinha a Libertadores para jogar. Se não fosse para disputar título brasileiro ou mesmo vaga para Libertadores de 2009, que pelo menos ficasse com um residual e vida tranquila no Brasileirão. Foi se ver livre de rebaixamento lá para o fim, e com time jogando mal. Curiosamente, teve o artilheiro do campeonato, e por incrível que pareça, não teve Libertadores bizonha, onde foi escandalosamente garfado contra o América-MÉX. O alento para o Peixe é que 2009 não deve ser pior que 2008.

Internacional: O inter foi o “Bola Murcha” de 2008. Em 2007 fez um campeonato maroto com a expectativa de estar re-montando o time, saiu Abel, voltou Abel e iniciou 2008 como um time com tudo para ganhar Copa do Brasil e ficar pelas cabeças no Brasileirão. Não rolou. Ficou pelo meio do caminho na Copa do Brasil e começou muito mal o Brasileirão. Pelo meio do campeonato, começou a contratar re-iniciando o loop de preparação para o ano seguinte. Só que já não se sabe se o time será o mesmo em 2009. Como prêmio de consolação levantou a Copa Sul-Americana, mas isso foi mais acidente de percusso do que o objetivo a ser alcançado.

São Paulo: Foi eliminado de novo para um brasileiro nas quartas-de-finais da Libertadores, além do time de 2008 parecer mais fraco que os anteriores. Acontece que o São Paulo pior que dos anos anteriores é ainda suficiente para ganhar o Brasileirão. A evidência maior que a diretoria do SPFC considerou que o time caiu está sendo a avalanche de contratações do time.

Flamengo: Era para o time classificar-se para a 3ª Libertadores seguida. Não conseguiu. Por si só isso é a queda. A exdrúxula eliminação na Libertadores para o fraco América-MÉX nem levarei em consideração como queda de rendimento, uma vez que no ano anterior a Libertadores não fora um mar de rosas para o rubro-negro. Achei uma pena o CRF não ter conseguido a vaga com seu time que vem junto há bastante temporadas e já é conhecido. Cai também porque passa-se a ter menor confiança que o trabalho com tal grupo estava no caminho certo.

Botafogo: Mudou boa parte do time de 2007 com saidas de Jonilson, Juninho, Zé Roberto, André Lima, Dodô e Cuca (sem que alguns desses tenham sido necessariamente perdas). A priori, quem entrou deu conta do recado, mas o time ficou nas semi-finais da Copa do Brasil para o Corinthians e depois no Brasileiro, continuou com a questão do time jogar longe de seu 100% na maioria dos jogos. Para piorar, além de resultados semelhantes ao de 2007, o que não foi grandes coisas, nem ilusão como o time do ano anterior conseguiu passar. E para 2009, nova grande mudança no time. Uma hora isso vai dar merda. Acho que 2007 foi o degrau mais alto na escalada de subir passo a passo. Está descendo o alvinegro.

Náutico: Ano passado ainda foi maneiro o time brigando contra o Corinthians, e principalmente porque meteu uma arrancada nos seus jogos de 6 pontos. Só que esse ano foi mais melancólico. Aliás, uma pena não ter caído esse time com estádio com um gramado tão porcaria. Uma pena mesmo.

.

Atlético-PR: A campanha fala por si.

.

INDIFERENTE:

Atlético-MG: Ano passado ainda veio da 2ª Divisão, então manter-se sem sobressaltos foi um indício de melhora. Esse ano, ficou na mesma. Sem o risco de cair, mas sem incomodar ninguém. Se ficar na mesma ano que vem, entrará na seção dos que desceram, ainda mais por compará-lo intuitivamente com o rivam mineiro.

Sport: Estou cagando se o time ganhou a Copa do Brasil, campanha aliás que foi muito boa. Achei a campanha no Brasileirão medíocre, ao contrário da que fez o Flu quando foi campeão da Copa do Brasil. Posso queimar a língua, mas creio que vai ter destino como dos times que venceram a Copa mas eram de 2ª Divisão, ou do Flamengo que ganhou a Copa em 2006 mas fez Brasileiro para não cair no mesmo ano. Para mim, não evolui em relação ao ano anterior

.

AFUNDOU, DESPENCOU, QUASE MORREU

Vasco: Que coisa horrorosa o Vasco 2008. Resolveu começar o ano sem técnico brincando literalmente com Romário e Alfredo Sampaio, porque isso só pode ser brincadeira. Conseguiu ser lamentável no Estadual e ir seguindo sem ganhar de ninguém na Copa do Brasil até perder do Sport com o tresloucado Edmundo, sequestrador do CRVG, isolando penalty. Não sei quando o CRVG foi ganhar o primeiro jogo de verdade na temporada, se é que ganhou algum. Diferente do Corinthians do ano passado, que caiu, mas quando já vinha em curva de crescimento do tombo que tomara em 2005 e 2006 pela rasteira da MSI, o Vasco chegou ao fim de 2008 caindo mesmo. A transição política do clube é tumultuada. Serve de alento aos vascaínos, não a base do time que caiu que é muito fraca, pouco aproveitável (novamente, diferente da base corinthiana de 2007), mas uma perspectiva de receitas que possibilitem montar um time minimamente necessário para estar entre os 4 primeiros da Série B de 2009. A diferença de orçamento para os demais será muito grande, e lembrar que o campeonato deste ano teve Túlio Maravilha como artilheiro.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

27 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

27 Comentários para “2008 – Quem subiu, quem desceu”

  1. Victor
    23/12/08 - 0:50

    Pelo andar da carruagem, não vai dar para esperar muito mais do Palmeiras em 2009…

    Responda a este comentário

  2. Serginho Valente
    23/12/08 - 4:36

    O Vasco este ano subiu…no telhado.

    Se não alterarem a lei da Timemania, muitos clubes vão quase sumir ano que vem. Principalmente os que dependem do dinheiro de empresas públicas ou de economia mista.

    Cuidado com o Palmeiras de Keirrison, Marquinhos e Luxemburgo.

    Responda a este comentário

  3. Rafael
    23/12/08 - 9:30

    São Paulo consolida sua hegemonia no futebol brasileiro quebrando o recorde do Flamengo de títulos brasileiros, que igualara ano passado (um marco) e está nos que desceram? Se apenas foi “ainda suficiente para ganhar o Brasileirão”, mérito dos caras. Perder um mata-mata num clássico de dois grandes times do país é normal. E aquele jogo foi o jogo de um Washington épico. Serviu pra colocar o Flu no “subiram”, mas não o São Paulo no “desceram”.

    Ano passado o Náutico brigou com o Corinthians e esse ano brigou com Vasco, Atlético-PR e Figueirense. Não vejo muita diferença. O Timbu conseguiu seu objetivo.

    E discordo tb dos dois ‘indiferentes’.

    Torcedor de time grande não deve estar indiferente com esse timeco do Galo. Deve estar é muito puto. O Galo caiu muito. Foi ridícula sua participação. Foi ridículo seu ano.

    O Sport ganhou o título mais importante da sua história e se manteve com mais tranquilidade do que seu rival regional na primeira divisão. Excelente ano do Leão da Ilha.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    O São Paulo abre 2 títulos brasileiros de vantagem.

    Responda a este comentário

    Rafael

    HUAhuaHUAHuahuHAUhAUhauA…

    Responda a este comentário

    Victor

    O São Paulo está a 3 títulos para alcançar a hegemonia.

    Responda a este comentário

  4. Dudu
    23/12/08 - 9:37

    Só corrigindo, o Corinthianas foi campeão em 2005… não foi ridículo… rs

    Responda a este comentário

    Victor

    Dudu, se tem erro no que escrevi não foi involuntário (pode até ser conceitual, mas não involuntário).
    Corinthians 2005 foi o ano “auge” do crime, da lavagem de dinheiro do sei lá o que.
    Uma vergonha. Eu se sou corinthians, torceria contra o time. Se não chegasse a tanto, pelo menos não torceria por algo assim.
    Ganhar qualquer coisa com um time daquele foi pior que a estourada de champagne.
    E ressalto que não estou falando do caso Edilson, onde pelo menos aí parece que não houve dolo por parte do Coritnhians.
    Em 2006, o time ainda estava sob o efeito MSI, só que agora no desmanche completo.
    Em 2007, o time estava pagando os pegados desse “legado”, mas só por estar pagando e de uma forma que parecia correta, já foi uma melhora (o que ficou evidente com a campanha do time neste ano de 2008)

    Responda a este comentário

    Dudu

    Depois que eu escrevi que eu imaginei esse lado mais concentual… se sim, é verdade mesmo, concordo.

    Dentro das 4 linhas 2006 que foi terrível… mas não caiu sabe-se lá pq.

    Responda a este comentário

  5. Victor
    23/12/08 - 10:44

    Saulo, seu comentário foi transferido para o tópico aberto só para isso.

    Responda a este comentário

  6. Asimov
    23/12/08 - 11:18

    Se tivesse sido eu a classificar seria assim:

    No sétimo céu,no Olimpo, no Paraíso, acima dos comuns mortais e cheios de virgens ao redor:
    – São Paulo
    Bom ano acima das expectativas:
    – Grêmio, Sport
    Bom ano dentro das expectativas:
    – Cruzeiro, Palmeiras e Coríntians
    Bom ano abaixo das expectativas:
    – Flamengo, Botafogo, Fluminense
    Surpresa total:
    – Avaí, Duque de Caxias
    Limbo:
    – Vasco
    O resto:
    – os outros que não foram citados

    Responda a este comentário

    Victor

    No sétimo céu,no Olimpo, no Paraíso, acima dos comuns mortais e cheios de virgens ao redor:
    – São Paulo
    [2]

    Agora meu parâmetro de comparação para o São Paulo é o próprio dos anos anteriores. Se for comparar com os rivais não tem nem brincadeira.

    Responda a este comentário

  7. Asimov
    23/12/08 - 11:24

    Esqueci do Inter, que certamente não é resto, pois, apesar do título gaúcho, foi consciente de ter perdido o bonde pro Brasileirão e montou um ótimo time pra ser o supercampeão de todos os títulos. Possui uma excelente base pro próximo ano.
    Eu acho que se tivesse tido um pouquinho de dedicação conseguia a classificação pra Libertadores mole. Mas por questão de estratégia priorizou a $ulamericana, o que não foi mau negócio.
    Eu o coloco entre o Super SP e a 2ª categoria.

    Responda a este comentário

  8. Asimov
    23/12/08 - 11:32

    Fluminense
    Porque situado abaixo das expectativas?
    1) pela atuação pífia no carioca. Sei que não é torneio sério, mas para um time bom e caro não podia perder como perdeu os 2 turnos. Libertadores não era desculpa.
    2) épica Libertadores, foi o melhor time e eliminou ninguém menos que Boca e SP. Caiu na final pra um grande e surpreendente LDU de Guerron. Fez juz ao investimento.
    3) se no Carioca foi pífio, no Brasileiro foi desprezível. Primeiro pq a diretoria deixou meio time ir embora. Priorizou corretamente a Libertadores e cagou, como eu tb cagaria, pro início do Brasileiro, mas não deu carga pro resto depois que a vaca foi pro brejo.
    Na média coloca abaixo das expectativas

    Responda a este comentário

    Victor

    Concordo em gênero, número e grau.
    Mas sei que daqui a alguns anos o time que lembrarei do Fluminense será o da bela campanha da Libertadores de 2008. Como citado no post, por essas razões totalmente pessoais classifiquei o Fluminense na parte dos times que subiram.
    Mas friamente, o FFC deveria ter feito mais no Estadual e no Brasileiro (como aliás, fizeram os times brasileiros que chegaram às finais de Libertadores recentemente)

    Responda a este comentário

  9. Zargarotinho
    23/12/08 - 11:43

    Na Liga Marieta, o Botafogo teve um ano excelente! Já o Vasco…hahuahuahuahuahuahua

    Responda a este comentário

    Victor

    Fluminense -> Dentro das expectativas, prejudicado por fator extra-campo no returno contra o Botafogo no que seria o “jogo da vida” do time na temporada.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Acho que se colocarem a camisa do Vasco no Bolt, ele perde os 200m rasos pro Jô Soares…inferno astral total e absoluto.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    O Flamengo começou desunido, se reorganizou com as táticas do Herói, mas como já é tradição na Gávea, achou que o título estava ganho e,como na Libertadores, rolou um “marietazo”. Pra completar, o Cuca assumiu o time…

    Responda a este comentário

    Victor

    Há quem diga que o Herói usou uma prancheta para orientar o time…

    Responda a este comentário

  10. Gaburah
    23/12/08 - 15:15

    Não colocaria, pasmem, o ano do Botafogo entre os que desceram. Explico:
    1 – a campanha de 2008 não deu em nada, assim como em 2007, porém este ano viramos o primeiro turno em franca arrancada rumo ao topo – o que foi em boa parte atrapalhado pela questão dos salários;
    2 – nos livramos daquele encosto;
    3 – fomos eliminados nas duas competições que realmente disputamos por finalistas dos torneios (Copa do Brasil e Sulamericana);
    4 – Bebetão deu os primeiros passos para acabar com a farra das organizadas;
    5 – uma nova diretoria assume no fim do ano e dá claras mostras de que quer acertar;
    6 – iniciamos 2009 com um técnico competente e livres daquelas malas Wellington (merda de paulista), Triguinho, Carlos Alberto, Jorge Henrique, Adriano Felício e outras.

    Acho que o Botafogo tem tudo pra fazer um 2009 médio, sem grandes aspirações. No máximo, poderá aparecer como uma surpresa. Mas nem nisso acredito muito.

    Responda a este comentário

    Saulo

    A situação do Botafogo em 2009 deverá ser crítica. A nova gestão vai assumir o clube cheio de dívidas e com suas categorias de base abandonadas. Não dá praticamente para aproveitar os jogadores juniores. Bebeto não priorizou e agora vai ser diretor de futebol do Atlético-MG. Estranhei essa opção do novo presidente Alexandre Kalil. Sua posição recente quando diretor de futebol do mesmo Galo era bem independente e crítica da CBF. Sua administração pode fortalecer a aliança independente em relação ao Clube do Treze.

    Responda a este comentário

  11. Glauco
    23/12/08 - 15:32

    Não consigo sequer ficar contente com as contratações algo duvidosas da incompetente diretoria do Santos, mas que podem até render algo. Se olho pro vizinho São Paulo dá uma certa vergonha e se vejo o “comandante” do banco de reservas então… Nada a esperar em 2009.

    Responda a este comentário

  12. SAULO
    24/12/08 - 17:53

    FELIZ NATAL PARA TODOS!

    SAULOBOTAFOGO.BLOGSPOT.COM

    Responda a este comentário

  13. cesar
    28/12/08 - 22:36

    A minha maior decepção foi o Mengão fora da Libertadores. Tinha tudo para ganhar no ano que vem, mas fazer o que. Contentar-me-ei com a copa do Brasil.

    vlw abraço e um Feliz 2009

    Responda a este comentário

    edjane

    o flamengo e time de corno so mais sport

    Responda a este comentário

  14. edjane
    27/11/11 - 18:54

    ja que o meu time e o sport que desceu para a 2 divisao e sobiu
    para a 1 divisao muitas vezes.a ultima vez que ele desceu foi
    em 2009 e sobiu a 1 divisao em 2011eu acho que foi bom

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário